Sistema para Operadora de Planos de Saúde

Plano de Desenvolvimento de Software

1. Introdução 1.1Escopo O propósito deste documento é definir como será desenvolvido o Sistema para Operadora de Planos de Saúde, especificando Estimativas, Cronograma, Recursos e Organização do Pessoal. O Sistema para Operadora de Planos de Saúde deve permitir a realização de vendas e o gerenciamento de planos já vendidos (quanto à cobrança de mensalidades, atualizações de planos e cadastros, liberação serviços) e a negociação de contratos com instituições e profissionais para atender seus conveniados. Além disso, deve permitir o controle do seu fluxo de caixa e a administração do seu quadro de funcionários. 2. Estimativas de Projeto 2.1Técnicas de Estimativas Pontos por Função Foi utilizada a contagem indicativa para o cálculo dos pontos de função. A contagem indicativa é realizada da seguinte forma: * determina-se a quantidade das funções do tipo dado (ALIs e AIEs) * calcula-se o total total de pontos de função não ajustados da aplicação da seguinte forma: tamanho indicativo (pf) = 35 x número de ALIs + 15 x número de AIEs Portanto esta estimativa é baseada somente na quantidade de arquivos lógicos existentes (ALIs e AIEs). A contagem indicativa é baseada na premissa de que existem no projeto a ser desenvolvido aproximadamente três EEs (para adicionar, alterar, e excluir dados do ALI), duas SEs, e uma CE na média para cada ALI, e aproximadamente uma SE e uma CE para cada AIE. Justamente por essa premissa ser muito semelhante ao Sistema para Operadora de Planos de Saúde, essa técnica de contagem foi eleita para calcular o PF da aplicação em questão.

2.2Estimativas Arquivo Tipo Pontos de Função (Pré-Definido) 35 35 35 35 35 35

Conveniados Planos Profissionais/Instituições Funcionários Caixa Taxas sobre serviços

Arquivo Interno Arquivo Interno Arquivo Interno Arquivo Interno Arquivo Interno Arquivo Interno

Lógico Lógico Lógico Lógico Lógico Lógico

Indicativo do tamanho funcional (PF não ajustados - PFNA) Cálculo do Fator de Ajuste Características Gerais do Sistema 1. Comunicação de Dados 2. Processamento de Dados Distribuído 3. Desempenho 4. Utilização do Equipamento 5. Volume de Transações 6. Entrada de Dados On-line 7. Eficiência do Usuário Final 8. Atualização On-line 9. Processamento Complexo 10. Reusabilidade 11. Facilidade de Implantação 12. Facilidade Operacional 13. Múltiplos Locais e Organizações do Usuário 14. Facilidade de Mudanças Nível de Influência Total (NIT)

210 pf

Peso 2 2 1 2 0 0 1 0 4 3 2 4 2 3 26

Fator de ajuste: FA = (NIT * 0,01) + 0,65 = 0,91 PF = PFNA * FA onde PFNA = Número de PFs não ajustados e FA = valor do fator de ajuste PF = 210 * 0,91 = 191,1 Utilizando o seguinte modelo para pequenos projetos E = -12,88 + 0,405*PF