You are on page 1of 1

2O EM – REVISÃO – 2 BIM - FÍSICA 1.

Em um dado instante uma vara de 2,0 m de altura, vertical, projeta no solo, horizontal, uma sombra de 50 cm de comprimento. Se a sombra de um prédio próximo, no mesmo instante, tem comprimento de 15 m qual m, a altura do prédio? 2. Um objeto de 4,0 m de altura é colocado a 2,0 m de uma câmara escura de orifício, que possui 20 cm de profundidade. Qual o tamanho da imagem formada no fundo da câmara escura? 3. Considerando a teoria das três cores primárias, vermelho, verde e es azul, responda: Um objeto que é amarelo sob luz branca, é iluminado por luz vermelha. Qual a cor apresentada pelo objeto nesta situação? 4. Uma câmara escura de orifício fornece a imagem de um prédio, o qual se apresenta com altura de 5 cm. Aumentando resenta Aumentando-se de 100 m a distância do prédio à câmara, a imagem se reduz para 4 cm de altura. Qual é a distância entre o prédio e a câmara, na primeira posição? 5. A figura a seguir representa um espelho plano, um objeto, O, sua imagem, I, e cinco observadores em posições distintas, A, B, C, D e E. Entre as posições indicadas, determine a única posição da qual o observador poderá ver a imagem I.

10. O gráfico representa a transformação de um gás ideal que passa do estado I para o estado II e, depois, do estado II para o estado III. Para que o gás passe do estado I para o II, é necessário que se lhe forneçam 100 kJ de calor; para que passe do estado II para o III, que se lhe retirem 50 kJ de calor. Sabe-se que a pressão do gás no estado I é de 100 kPa. se Pode-se afirmar que a variação da energia interna do gás ao passar do se estado I para o III é de qual valor?

11. Uma certa massa de gás ideal, inicialmente à pressão p0, volume V0 s e temperatura T0, é submetida à seguinte seqüência de transformações: 1) É aquecida a pressão constante até que a temperatura atinja o valor 2T0. 2) É resfriada a volume constante até que a temperatura atinja o valor inicial T0. 3) É comprimida a temperatura constante até que atinja a pressão inicial p 0. a) Calcule os valores da pressão, temperatura e volume no final de cada transformação. b) Represente as transformações num diagrama pressão x volume.

12. Um sistema termodinâmico é levado do estado inicial A a outro estado B e depois trazido de volta até A através do estado C, conforme o diagrama p - V da figura a seguir. a) Complete a tabela atribuindo sinais (+) ou ( às grandezas (-) termodinâmicas associadas a cada processo. W positivo significa trabalho realizado pelo sistema, Q positivo é calor fornecido ao sistema e ∆U positivo é aumento da energia interna. b) Calcule o trabalho realizado pelo sistema durante o ciclo completo ABCA. 6. A figura a seguir mostra um objeto A colocado a 5 m de um espelho plano, e um observador O, colocado a 7 m deste mesmo espelho. Um raio de luz que parte de A e atinge o observador O por reflexão no espelho percorrerá, neste trajeto de A para O uma distância de qual valor?

vel, 7. Num recipiente indeformável, provido de válvula especial, encontram-se confinados 2 mols de oxigênio (molécula - grama = 32 g) se nas C. N. T. P.. Num dado instante, abre-se a válvula e permite que 8 se permite-se g do gás escapem, mantendo-se, contudo a mesma temperatu A nova se, temperatura. pressão do gás é de qual valor? Dado: R = 0,082 atm.L/mol . K 8. A que temperatura se deveria elevar certa quantidade de um gás ideal, inicialmente a 300K, para que tanto a pressão como o volume se dupliquem? 9. Um congelador doméstico ("freezer") está regulado para manter a temperatura de seu interior a - 18 °C. Sendo a temperatura ambiente igual a 27 °C (ou seja, 300 K), o congelador é aberto e, pouco depois, fechado novamente. Suponha que o "freezer" tenha boa vedação e que tenha ficado aberto o tempo necessário para o ar em seu interior ser trocado por ar ambiente. Quando a temperatura do ar no "freezer" voltar a atingir - 18 °C, a pressão em seu interior será de qual valor?

1