You are on page 1of 13

Psicologia no Desporto

2. O objectivo da Psicologia do Desporto A Psicologia do Desporto é uma disciplina científica que se dirige para a aplicação de técnicas e princípios psicológicos no sentido da promoção e optimização do rendimento e do bem -estar em contexto desportivo de atletas e demais agentes desportivos.

Poderá identificar-se dois objectivos primordiais: (a) compreender como os factores psicológicos afectam o rendimento físico dos indivíduos; e (b) compreender como o exercício e a participação desportiva afectam o desenvolvimento, a saúde e o bem estar psicológico dos indivíduos. Ora, a partir dos objectivos transcritos, algumas ideias f eitas acerca da intervenção da psicologia do desporto, concretamente, que era somente destinada ao desporto de Alto Rendimento, poderão ser agora dissipadas. Até porque, os desportistas de Alto Rendimento explicam somente 2% da população que prat ica desporto a nível mundial. Os âmbitos e contextos de prática e intervenção vão muito além do desporto de elite, ou seja, passam pelo desporto de crianças e jovens (iniciação e especialização desportiva), pelo desporto sénior, pelo desporto e actividade física de recreação e lazer, pelo desporto e actividade física de pessoas com necessidades especiais , exercício e saúde, etc. E as pessoas alvo de intervenção poderão provir dos mai s variados contextos do desporto e actividade física, tais como, atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, e os pais das crianças e jovens atletas. Estas populações têm, obviamente, características e necessidades próprias, e que a PD direcciona a interve nção também especifica para cada um destes indivíduos.

a Psicologia Clínica ocupa -se dos aspectos patológicos do comportamento humano. Ora. através do anteriormente escrito. Posto isto. Portanto. 5. estritamente. 2. Nesta perspectiva. e esta. árbitros. Neste sentido. Mas somente a licenciatura não é suficiente. podemos facilmente diferenciar determinados términos e funções que o contexto sociocultural costuma confundir e sobrepor. um/a licenciado/a em psicologia ± logo. Intervir em consonância com o treinador na modalidade desportiva e na optimização da sua prática. 4. O Psicólogo do Desporto Parece claro que. Educar e formar as demais pessoas implica das na actividade desportiva a qualquer nível (atletas. é somente uma das áreas da Psicologia. o psicólogo do desporto es tá capacitado para realizar as seguintes funções: 1. nem qualquer pessoa está habilita da académica e/ou pessoalmente para ser e estar como psicólogo em contexto desportivo. . sociedades. o psicólogo do desporto é um preparador e assessor psicológico. 3. A pessoa licenciada em psicologia para ser psicólogo do desporto deve cursar pelo menos 4 uma especialização em PD ± um mestrado ou doutoramento ± e. importa afirmar que a Psicologia é constituída por v árias áreas e disciplinas. exclui-se outra licenciatura que não seja a anteriormente mencionada. Planificar e assessorar pessoas e organizações (club es. treinadores. ter um conhecimento suficiente da/das modalidade/s desportiva/s em que vá intervir. a visão do atleta no divã é completamente desadaptada da realidade da inte rvenção e prática da PD. Cumpridos os anteriores requisitos. acrescente-se. Avaliar e diagnosticar pessoas e situações. com constructos teóricos próprios e aplicações e intervenções diferenciadas. Investigar a realidade desportiva. O psicólogo do desporto é. dirigentes. associações.3. pais). e federações desportivas).

o fisioterapeuta. Por outro lado. Por conseguinte. Algumas das habilidades psicol ógicas básicas mais comummente trabalhadas directamente com os atletas são as seguintes: nível de activação. tomada de decisão. relação com a imprensa. Neste caso. a comunicação. tal como o preparador físico. os factores físicos.). de forma a criar um ambiente psicológico positivo. estratégias de confronto competitivo e relações interpessoais. o psicólogo poderá realizar uma intervenção indirecta. Isto é. o psicólogo. A avaliação das necessidades depende de factores situacionais q ue deverão ser identificados e trabalhados.4. o psicólogo intervém junto do treinador. Algumas destas características poderão ser trabalhadas individualmente ou em grupo. controlo emocional.g. co municação nos treinos e jogos. técnicos e tácticos. a intervenção dirigir-se-á para a optimização de componentes como a liderança. etc. organização das palestras. o médico ou o roupeiro deverá trabalhar em consonância com o tr einador. que propicie a optimização do rendimento e bem -estar da equipa. tais como. motivação e auto-confiança. O treino dos factores psicológicos numa organização desportiva Os factores psicológicos sãotreináveis. . atenção e concentração. e a 5 motivação no treinador (e.

Será que algum treinador. Não duvidemos de que o tr einador tem que saber muito de psicologia para ser bem sucedido. mas a sua competência. etc. psicologia e outros. naturalmente. não faz milagres. o treinador não poderá substituir todos os técnicos especializados em qualquer destas áreas. 6 A psicologia do desporto é só para os atletas do Alto Rendimento. o treinador é o líder de uma equipa. Se alguém está á espera que o técnico em psicologia faça milagres. Importa afirmar que a Psicologia Geral é constituída por vária s áreas e disciplinas. Mas. como objecto de estudo. Não precisamos de psicólogo. O psicó logo não consegue substituir o treinador. médico. preparador físico. não compete ao treinador realizar a intervenção cirúrgica. Mas a psicologia é uma disciplina científica. há quem ainda compare« E existe quem ainda procure milagres no desporto. e como tal. com constructos teóricos próprios e aplicações e intervenções diferenciadas. se um atleta tiver uma lesão nos ligamentos cruzados. tem um limite. não é psicólogo. Portanto.Logo. o comportamento normal. A psicologia é com o treinador. a Psic ologia Clínica ocupa-se dos aspectos patológicos do comportamento humano. que competem ao mais alto nível . fisioterapeuta. e a ele cabe-lhe organizar uma equipa técnica q ue possa melhorar o rendimento dos atletas da equipa ± preparador físico. Incrivelmente. O treinador é uma figura essencial na vida de qualquer atleta e. é melhor contratar o bruxo. O objectivo será ajudar os atletas e treinador a atingir as etapas a que se propõe. de pessoas normais e em situações normais. gestão. Os atletas de elite. Mas. dirigentes. As competências do treinador deverão abranger algumas áreas importantes específicas ao contexto desportivo ± princípios de preparação física.5. ou até mesm o. e na equipa nin guém é maluco. No entanto. A Psicologia do Des porto é uma disciplina científica que utiliza técnicas e aplicações psicológicas para a optimização do rendimento e bem-estar de atletas e demais agentes desportivos (treinadores. muitas vezes. tem a responsabilidade de os preparar psicologicamente. e o treinador não substitui o psicólogo. conceitos básicos de me dicina e fisioterapia. Da mesma forma que o treinador deverá dominar alguns conc eitos de psicologia. é somente uma das áreas da Psicologia. Alguns mitos da intervenção do psicólogo em contexto desportivo O psicólogo é a mesma coisa que um bruxo . psicólogo. fisioterapeuta. Neste caso. árbitros). um atleta é contratado para fazer milagres? O psicólogo é para os malucos. e esta. promovendo ao máximo o rendimento desportivo.

desportivo. tal como os treinos da técnica e da táctica desde a etapa da iniciação até à especialização. o trabalho de gabinete é. ele sabe o que é a concentração? . As competências psicológicas são alvo de desenvolvimento. por vezes. sem resultados diagnósticos credíveis. Já alguma vez lhe deram estratégias para se poder concentrar? Aliás. equipado. de outra forma. No entanto. devem ter uma preparação psicológica adequada para a optimização do rendimento desportivo. etc. a componente psicológica apresenta as mesmas características. teriam mais dificuldade para aceder. Considerando que a utilização de questionários no despor to. a aplicação dos conceitos psicológicos no des porto não se cinge aos atletas seniores ou de alto rendimento. Sabendo de antemão que. poderão ser treinadas. poderá tornar-se maçadora e. a trocar opiniões. que podem evoluir e/ou regredir consoante o n ível de prática e de treino. E. O psicólogo é um avaliador. que existe uma componente genética que é responsável por tudo. ter-se-á que fazer um diagnóstico avaliativo. Não é verdade. Para realizar uma entrevista aos atletas ou ao treinador. muitas vezes. o papel do psicólogo nesta situação é a de estar no campo. tal como a equipa técnica. Existe m dois tipos de psicólogos. a retirar informações das várias pessoas da instituição desportiva. que são treináveis. técnica ou física. Talvez. mas aprendidas. De forma similar ás componentes táctica. se pense que a dimensão psicológica seja a mesma questão.obviamente. para trocar opiniões privadas ou até para trabalhar os resultados obtidos. necessário. para qualquer intervenção. Aliás. Por isso. Só passa testes. No entanto. por vezes. reflexo de se pensar que o jogador já nasce. é injusto para qualquer atleta ser acusado de falta de concentração. os mais jovens. a avaliação psicológica deverá realizar-se através da observação e/ou da entrevista. portanto. de bloco na mão a tirar notas. Os psicólogos que passam testes e os psicólogos que fazem uso eventual de questionários para acederem a variáveis que. deverão ter uma preparação psicológica por etapas. Para quê o psicólogo? Os jogadores já nascem com as características psicológicas. no âmbito aplicado. As competências psicológicas não são inatas.

que quem souber explorar convenientemente estacomponente no treino. tambémsabemos. é incompreendida. será mais bem sucedido do que os outros no desporto. Por isso. E. muitas vezes.A dimensão psicológica. Sabemos que estamos perante um campo inexplorado no desporto. . alguns mitos irracionais face o desconhecimento.

Vou falar do reconhecimento da importância dos factores psicológicos no desporto e como a psicologia pode ajudar um atleta a ultrapassar obstáculos que possam surgir no desporto que frequenta. .Introdução Neste trabalho pretendo mostrar como e porque que a Psicologia do Desporto intervém no desporto. o que é Psicólogo do Desporto. o treino dos factores psicológicos numa organização desportiva e ainda alguns mitos sobre a intervenção do psicólogo no contexto desportivo. Abordarei o objectivo da Psicologia do Desporto.

Conclusão Cada vez mais se considera o fator psicológico determinante para um bom rendimento em qualquer desporto de um atleta. . A Psicologia do Desporto procura o equilíbrio e o bem -estar do atleta. por isso a Psicologia do Desporto intervém de forma muito positiva. a sua superação e o contributo positivo das vivências desportivas para todos os outros aspectos da vida. podendo ajudar um atleta a ultrapassar dificuldades muito m ais facilmente devido a intervenção da Psicologia.

Bibliografia Autor: António De Paula Brito Ano:2007 Título do livro: Psicologia do Desporto para atletas Editora: Editorial Caminho .

php?subaction=showfull&id =1179019927&archive=&start_from=&ucat=16& http://www.pdf .com/Ficheiros_PDF/A%20import%C3%A2nci a%20da%20psicologia%20no%20desporto.Sítios na internet http://www.com/psicol.luvaspretas.marciofariacorrea.

Escola Secundária Soares Basto Educação Física PSICOLOGIA NO DESPORTO Michael Almeida Vasconcelos 11ºB Nº17 Ano lectivo 2010/2011 .

Escola Secundária Soares Basto Educação Física PSICOLOGIA NO DESPORTO Data de entrega: Ano Lectivo 2010/2011 Índice .

3 Factores psicológicos numa organ ização desportiva 1. Introdução 3 1 .Psicologia no Desporto 1.4 Intervenção do psicólogo em contexto desportivo (mitos) 6 7.2 O Psicólogo do desporto 5 4 4 1.Pág.1 Objetivo da psicologia do Desporto 1.9 Conclusão Bibliografia Sítios da Internet 11 10 12 .8.