You are on page 1of 7

NR-33 SEGURANA E SADE NOS TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS

O QUE SO ESPAOS CONFINADOS? Espao confinado um local que possui entradas e sadas com aberturas limitadas, possuem pouca ou nenhuma ventilao natural, costumam ter um nvel de oxignio baixo ou at mesmo no ter oxignio, sendo muito comum tambm a presena de produtos txicos. Estes locais no foram feitos para a presena contnua de trabalhadores. muito comum a presena de locais confinados na indstria, em cidades e at mesmo em nav ios. Alguns exemplos de locais confinados so sistemas de distribuio de guas e esgotos, sistemas de distribuio de energia subterrnea, construo civil, mineradoras, silos e biodigestores. MEDIDAS DE SEGURANA - OBJETOS PROIBIDOS Cigarros - Nunca fume no espao confinado! Telefone celular - No deve ser utilizado como aparelho de comunicao em espao confinado. Velas fsforos isqueiros No devem ser utilizados. Objetos necessrios execuo do trabalho que produzam calor, chamas ou fascas, devem ser previstos na Folha de Permisso de Entrada. PERIGOS ATMOSFRICOS Deficincia de oxignio: Uma atmosfera considerada deficiente de oxignio quando sua concentrao em volume for inferior a 18%, (Detector de Oxignio O2) conforme a NR6 e NR15. Temos que levar em considerao que a umidade e a presso do ar podem alterar a atmosfera num espao confinado. Materiais inflamveis/combustveis: So o resultado da evaporao de lquidos inflamveis, produtos derivados de reaes qumicas, atmosferas ricas em oxignio ou concentraes de poeiras inflamveis. Gases txicos : Vrias substncias (lquidos, vapores, gases, nvoas, materiais slidos e poeiras) so perigosas em espaos confinados. RISCOS QUANDO SE TRABALHA EM ESPAOS CONFINADOS: Falta de oxignio Incndio ou exploso Intoxicao por substncias qumicas Acidentes fatais ou incapacitantes Infeces por agentes biolgicos Equipamentos eltricos ou mecnicos:

Corte a energia e bloqueie todos os circuitos eltricos; desconecte os equipamentos eltricos antes de realizar qualquer trabalho em espao confinado.
Vazamento de gs/vapores: Purgue (Limpar) todo o sistema. Queda : Quando em silos com gros, tanques com talco, areia, alimentos, etc., causam afundamento e, em conseqncia, asfixia. Deve ser usado dispositivo trava quedas. Temperatura: Aguarde que os espaos purgados com vapor voltem temperatura ambiente para proceder entrada. Utilize proteo adequada tanto para ambientes quentes quanto para frios. Superfcies midas ou escorregadias: As superfcies midas podem provocar choques quando o trabalhador utilizar ferram entas, circuitos ou equipamentos eltricos. Podem tambm provocar quedas. Radiao: Podem estar presentes em decorrncia do uso de instrumentos medidores de nveis de fontes radioativas ou proveniente da luz ultravioleta emitida pelo arco eltrico quando dos trabalhos de soldagem. Rudo: Amplifica-se no interior de um espao confinado, conforme as caractersticas e a acstica deste mesmo espao. O rudo exce ssivo ocasiona dano capacidade auditiva do trabalhador, alm de afetar a comunicao dos que ingressarem. Efeitos psicolgicos: Os trabalhadores que desenvolvem atividades, com freqncia, em espaos reduzidos, midos e escuros, podem ser afetados, principalmente quando trabalham sozinhos. COMO EVITAR ACIDENTES EM ESPAOS CONFINADOS? Certificando-se que a empresa segue medidas de segurana do trabalho. Seguindo NBR 14.787 Espaos Confinados Preveno de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteo, atendendo NR 18.20 Locais Confinados e NR 33 SEGURANA E SADE NOS TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS. QUANDO VOC PODE ENTRAR EM UM ESPAO CONFINADO? Somente quando a empresa fornecer a autorizao na Folha de Permisso d e Entrada, Essa Folha de Permisso de Entrada (PE) exigida por lei e executada pelo supervisor. Para todos os trabalhadores que tm permisso para ingressar em espaos confinados, mantenha um rgido programa por escrito. Impea o ingresso de pessoas no autorizadas, mediante a colocao de avisos de advertncia e isolamento o local.

O servio a ser executado deve sempre ser acompanhado por um vigia.


DEVERES DO TRABALHADOR: Fazer os exames mdicos. Participar dos treinamentos e seguir as informaes de segurana Usar os equipamentos fornecidos. Comunicar riscos (SESMT, CIPA) A EMPRESA DEVE PROVIDENCIAR: (a) Exames mdicos (b) Treinamento a todos os trabalhadores (c) Folha de permisso de entrada (d) Supervisor de entrada (e) Vigia (f) Inspeo prvia no local (g) Sinalizao e isolamento da rea (h) Equipamentos medidores de oxignio, gases e vapores txicos e (i) inflamveis (f) Equipamentos de ventilao (g) Equipamentos de proteo individual (h) Equipamentos de comunicao, iluminao e resgate. DIREITOS DO TRABALHADOR ENTRADA SEGURA No entrar em espao confinado, caso as condies de trabalho no sejam seguras. Entrar em espao confinado somente aps o supervisor de entrada realizar todos os testes e adotar as medidas de controle necessrias DIREITOS DO TRABALHADOR - TREINAMENTO Todas as pessoas comprometidas com os trabalhos em espaos confinados, em que a permisso de entrada requerida, devem passar por rigoroso treinamento. A certificao por escrito deve ser requerida.

No Treinamento: (a) Conhecer os riscos do trabalho a ser executado (b) Conhecer o trabalho a ser executado (c) Conhecer os procedimentos e equipamentos de segurana para executar o trabalho. (d) Conhecer os procedimentos e equipamentos de resgate e primeiros socorros (e) Receber todos os equipamentos de segurana necessrios para execuo dos trabalhos. MEDIDAS DE SEGURANA FOLHA DE PERMISSO DE ENTRADA

A Folha de Permisso de Entrada contm procedimentos escritos de segurana e emergncia. Verificar se as medidas de segurana foram implantadas e se a folha de permisso de entrada est assinada pelo supervisor de entrada. O trabalhador deve entrar no espao confinado com uma cpia da folha de permisso de entrada.
Permisso de ingresso Ser Desenvolvido um sistema de permisso que garanta que cada um dos passos do processo seja levado a cabo de forma segura. A permisso de entrada por escrito deve estar disposio de todas as pessoas que ingressaro no espao confinado, e sua vigncia deve estar de acordo com o tempo necessrio realizao dos trabalhos. A permisso deve considerar: (a) O espao (b) O propsito do ingresso (c) A data e a durao da permisso do ingresso (d) O supervisor do ingresso (e) Os trabalhadores autorizados e os vigias (f) Os perigos do espao (g) Os mtodos de isolamento (h) O controle das condies de ingresso (i) O resultado dos levantamentos iniciais e peridicos. (j) Os servios de resgate ou emergncia e a forma de contato com estes servios (k) Os procedimentos de comunicao dos trabalhadores com os vigias (l) Os tipos de EPIs, dispositivos de recuperao. (m)Lanternas intrinsecamente seguras

EMPRESAS TERCEIRIZADAS Caso os trabalhos em espaos confinados possam eventualmente ser levados a efeito por trabalhadores pertencente s a empresas contratadas, certifique-se de que a empresa dispe de um programa elaborado por escrito. Certifique -se ainda, se os trabalhadores so devidamente treinados e conhecedores dos perigos do local de trabalho relacionados com as atividades a serem desenvolvidas. conveniente que os trabalhos sejam coordenados pela empresa contratante. EMISSO DE PERMISSO Depois do cumprimento satisfatrio de todos os procedimentos de ingresso, o supervisor de entrada emite uma permisso de acesso e coloca uma c pia prxima entrada do espao que requer permisso. Revise o programa de permisso a cada ano e atualize -o segundo suas necessidades.

Reclassificao dos espaos que requerem permisso Se o espao que requer permisso no apresentar nenhum perigo atmosfrico real ou potencial e aps os demais perigos dentro deste espao ter sido eliminado, ele pode ser reclassificado e a exigncia da permisso de entrada pode ser dispensada. Outra razo para a reclassificao de um espao que requer permisso se d quando seu nico perigo atmosfrico e quando a ventilao contnua por si s, for suficiente para manter a segurana do trabalhador. Porm, desde que a atividade no ocasione perigos adicionais. MEDIDAS DE SEGURANA SINALIZAO E ISOLAMENTO DA REA A sinalizao importante para informao e alerta quanto aos riscos em espaos confinados. O isolamento necessrio para evitar que pessoas no autorizadas se aproximem do espao confinado. MEDIDAS DE SEGURANA SUPERVISOR DE ENTRADA E VIGIA O SUPERVISOR DE ENTRADA DEVE: Verificar os riscos de acidentes. Realizar as medies dos nveis de oxignio, gases e vapores txicos e inflamveis. Providenciar e manter os equipamentos de segurana e de resgate necessrios. Se responsabilizar pelas informaes contida s na Folha de Permisso de Entrada. O supervisor de entrada: (a) Conhece os perigos do espao, elabora e assina a permisso. (b) Analisa o resultado das medies. (c) Verifica se os procedimentos e os equipamentos esto em ordem e em locais apropriados. (d) Verifica se os servios de resgate esto disponveis. e) Observa se todos os trabalhadores esto cumprindo os procedimentos. (f) Suspende o ingresso se as condies se tornarem desfavorveis. (g) Cancela a permisso logo aps o encerramento das atividad es.

As pessoas que ingressam com autorizao: a) Conhece os perigos do espao, conhece os sinais/sintomas da exposio. b) Est familiarizado com as atividades no espao. c) Conhece como utilizar os equipamentos e como se comunicar com os vigias. d) Conhece o plano de emergncia. VIGIA: a) Conhece os perigos do espao, conhece os sinais/sintomas da exposio. b) Seu dever primordial monitorar as pessoas que ingressam no espao. c) Mantm comunicao com as pessoas que ingressam no espao.

d) Impede a entrada de pessoas no autorizadas. e) Monitora as atividades dentro e fora do espao. f) Convoca os membros do resgate. Ficar o tempo todo em contato com a equipe no interior do espao confinado. Acionar os servios de resgate e primeiros socorros.
MEDIDAS DE SEGURANA TESTES DO AR Os testes do ar interno so medies para verificao dos nveis de oxignio, gases e vapores txicos e inflamveis. Antes que o trabalhador entre em um espao confinado, o supervisor de entrada deve realizar testes iniciai s do ar interno. Durante as medies o supervisor de entrada deve estar fora do espao confinado. As medies so necessrias para que no ocorram acidentes por asfixia, intoxicao, incndio ou exploso.

MEDIDAS DE SEGURANA VENTILAO No ventilar espaos confinados com oxignio O uso de oxignio para ventilao de local confinado aumenta o risco de incndio e exploso. Durante todo o trabalho no espao confinado deve ser utilizada ventilao adequada para garantir a renovao contnua do ar. MEDIDAS DE SEGURANA - EPI Os equipamentos de proteo individual EPIs devem ser fornecidos gratuitamente. Devem ser utilizados EPIs adequados para cada situao de risco existente. O trabalhador deve ser treinado quanto ao uso adequado do EPI .

MEDIDAS DE SEGURANA - EQUIPAMENTOS ESPECIAIS DEVEM SER FORNECIDOS EQUIPAMENTOS ESPECIAIS PARA TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS COMO: Lanternas, rdios de comunicao e detectores de gases, prova de exploso ou intrinsecamente seguros. MEDIDAS DE EMERGNCIA E RESGATE O empregador deve elaborar e implantar procedimentos de emergncia e resgate adequados ao espao confinado. Estabelecer um plano de emergncia e resgate de modo que todos os trabalhadores se tornem consciente de suas responsabilidades e saibam o que fazer se ocorrer um acidente. Prximo ao local de entrada deve haver uma

cpia escrita dos procedimentos de operao e resgate enquanto durarem os trabalhos.


O plano de resgate deve: a) Identificar o espao (descrio, localizao na planta, caracterstica s especiais). b) Descrever o plano de comunicao. c) Identificar os perigos potenciais (atmosfricos e fsicos) do espao. d) Enumerar e especificar os equipamentos que possam ser utilizados em caso de emergncia (equipamentos de corte, primeiros socorros, extintor, etc.).

GRUPOS DE RESGATE Os servios de resgate fora do local de trabalho devem estar informados sobre os perigos nos espaos confinados. O nmero do telefone de emergncia dos servios de resgate deve ser de fcil acesso. Os grupos de trabalho no local devem estar equipados de forma apropriada e treinados da mesma forma que as pessoas que ingressam nos espaos com autorizao. Devem receber treinamento quanto utilizao de EPIs e procedimentos de primeiros socorros, incluindo respirao cardiopulmonar. Estes grupos de trabalho devem fazer simulados Durante o trabalho Manter a vigilncia durante todo o processo de ingresso. Monitore a atmosfera mantenha comunicao com os trabalhadores. Utilize obstculos, faixas de isolamento, avisos de advertncia, etc. Encerramento dos trabalhos Imediatamente aps o fim das atividades, cancele a permisso. Mantenha todos os documentos relativos s atividades no arquivo, pelo menos por um ano, para facilitar a reviso do programa.

You might also like