You are on page 1of 10

Jornal Interno de Sade

(O Jornal Interno de Sade um documento interno do SMS do Engenharia/IETR/IEABAST/CMDS/SMS, desenvolvido com o objetivo de levar aos colegas de trabalho informaes teis sobre o tema da Sade. Lembramos que as informaes aqui contidas no se destinam a prescrever medicamentos e nem induzir os colegas a auto-medicao. Quem deve avaliar o estado clnico e medicar o Mdico Especialista)

Assunto da Semana: Animais peonhentos ou venenosos


O Brasil tem vrios animais venenosos e supomos que voc gostaria de conhec-los. Em geral, estes bichos despertam repulsa, medo e, at, pavor. Existem poucos pesquisadores, naturalistas e alguns malucos, que os admiram e at so fascinados por esses seres perigosos, porm, possivelmente, no h ningum, ningum mesmo, que os amem. Por outro lado, no faltam cultos religiosos esotricos em que as cobras so adoradas. Ler alguma coisa sobre eles sempre bom: aumentar sua cultura, tornar-lhe- mais seguro e, finalmente, poder ser til sua sade. Justamente para discutir este aspecto, sade, que estamos aqui conversando com voc. O perigo que os animais peonhentos representam deve ser colocado em perspectiva. Visto do ngulo dos filmes de aventura e terror, no somos um cenrio de primeira: os nossos bichos no so to venenosos como aqueles de outras regies, a frica por exemplo (foto: puf adder). No estrangeiro, nosso pas, tropical e possuindo a maior floresta do mundo, tido como mais perigoso do que realmente em matria de cobras e aranhas. Na verdade, no h por aqui rpteis ou insetos que matassem uma pessoa em poucos minutos. Contudo, no se pode negar que os acidentes causados por animais peonhentos constituem um problema de sade no Brasil. Sobretudo nas reas rurais que a populao est ameaada pela fauna venenosa que vive nos campos e nas matas. No se sabe o nmero de acidentes provocados por animais peonhentos, pois a grande maioria passa sem notcias, no comunicada as autoridades. As estatsticas de todo territrio nacional acusam de 1.500 a 2.000 casos mensais de mordidas de cobra, com menos de 1% de mortalidade, e 400 a 500 acidentes provocados por aranhas e escorpies, com 1 a 2 mortes por ms causadas exclusivamente por picada de escorpio. Certamente, esses nmeros so muito mais elevados.

Cobras
A classe dos reptis (ou rpteis) evoluiu dos anfbios e deu origem s aves e aos mamferos. Os primeiros espcimes da classe apareceram h 280 milhes de anos e deram aquele passo espetacular e decisivo de sair dos oceanos. Foram os primeiros vertebrados a explorar a superfcie terrestre. Os populares dinossauros pertenceram a classe dos reptis e se extinguiram completamente 60 milhes de anos atrs. As cobras so classificadas na ordem Squamata e na subordem Serpentes, da o nome serpente em portugus que se usa como sinnimo de cobra (no vernculo, a subordem Serpentes dos Ofdios). As primeiras serpentes provavelmente apareceram h 150 a 100 milhes de anos e diversificaram-se em diversas famlias ao decorrer da evoluo. J eram habitantes antigos da Terra quando o nosso ancestral direto, o Homo sapiens, apareceu no cenrio da vida h 400 mil anos atrs. O Brasil um paraso para os serpentlogos, mais corretamente chamados de herpetologistas, porque oferece uma rica variedade desses animais. Temos mais de 250 espcies registradas, distribudas em 9 famlias. A ns interessam apenas 2 destas famlias porque abrigam as cobras venenosas: Elapidae e Viperidae. A classificao dos serpentes muito complicada e ainda aberta a discusses. No h acordo entre os especialistas quanto taxinomia (classificao) desses animais. De qualquer forma, ns no precisamos penetrar neste cipoal de nomes em latim para conversarmos sobre o que nos interessa. NAVARRO/2003

Jornal Interno de Sade


Aspectos Morfolgicos e Funcionais
A anatomia das cobras caracterizada pela ausncia total de pernas e braos e por um corpo extremamente longilneo. interessante como a natureza empacotou todos os rgos em um tubo to alongado.

Apesar da ausncia de membros, a locomoo das cobras gil e rpida. Ademais muito silenciosa e deixa poucos rastos. Para que a cobra possa rastejar necessrio que esteja sobre uma superfcie em que seu corpo possa se agarrar. Assim, este animal incapaz de progredir sobre uma tbua lisa. Ficar se debatendo inutilmente. Que se soubesse, todas as cobras so capazes de nadar, porm nenhuma das cobras venenosas brasileiras tm como habitat a gua e, por conseguinte, no representam perigo aos banhistas de guas doces ou salgadas. As cobras tm vsceras que cumprem todas as funes que conhecemos nos mamferos, como aquelas prprias do crebro, corao, pulmo (elas s possuem um), fgado, rim, tubo digestivo e rgos sexuais. Devido ao formato do corpo, os rgo pares (rins, ovrios, testculos) no esto em posio simtrica como, por exemplo, em ns, mas um mais a frente do que o outro. As serpentes no tm bexiga, os rins excretam cido rico na cloaca que uma bolsa onde tambm se esvazia o intestino. Nisto, os ofdios lembram as aves. O serpente macho tem dois pnis (chamado de rgo intrometente, pois muito diferente do rgo correspondente dos mamferos). As fmeas pem ovos ou do luz a filhotes completamente maduros para enfrentar a existncia sozinhos. Na verdade, neste caso, os ovos chegam a termo dentro dos ovidutos da cobra. Portanto, todos as serpentes reproduzem-se por meio de ovos. Jamais tm placenta. Quando efetivamente pem ovos, so chamadas de ovparas, e quando os ovos eclodem dentro do animal e nascem filhotes, so denominadas de ovovivparas. A cabea da cobra curiosa. Os olhos esto sempre abertos porque no possuem plpebras e isto lhes d um ar severo de extrema ateno. Talvez fosse esta caracterstica que deu origem lenda de que as serpentes hipnotizam. As pupilas so redondas nos ofdios de hbitos diurnos e so em forma de fenda bem fechada nas de hbito noturno (isto na luz do dia; claro que a noite, a ris abre e as pupilas ficam redondas). Nunca h orelhas ou mesmo ouvido interno. No tm laringe alguma. Portanto, poderamos dizer que so criaturas surdas e mudas, se no fosse pelo fato de que podem sentir rudos, atravs da conduo do som pelos ossos da cabea, e emitir rudos, como o famoso silvar ou sibilar dos serpentes. As cobras tm narinas e sentem odores. A lngua bfida (inofensiva; ao contrrio da crena popular, no pica) e leva continuamente informaes qumicas do mundo externo para o rgo de Jacobson, que est no cu da boca. Este um espcie de aparelho gustativo incrivelmente apurado, muito mais do que o nosso. Em muitos ofdios venenosos, entre as narinas e os olhos h uma depresso que a fosseta loreal. Esta parece um orifcio de cada lado da cabea e da que essas serpentes so popularmente chamados de "cobras-de-quatro-ventas". A fosseta loreal um rgo termorreceptor vital para a sobrevivncia da cobra. por meio desta que percebe a presena de animais de sangue quente, por exemplo um camundongo ou um passarinho, e garante sua comida.

NAVARRO/2003

Jornal Interno de Sade

a seta vermelha aponta para a fosseta loreal

Os ossos da mandbula so ligados entre si e ao crnio por articulaes tipo dobradia que so extremamente flexveis. Quando o animal necessita engolir algo que maior do que sua cavidade bucal normal, ele luxa essa articulao e afasta a sua mandbula da maxila. desse modo que uma cobra pequena consegue engolir um ovo de galinha, ou um sucuri, um bezerro.

A dentio muito importante e utilizada para fins de classificao das serpentes. Assim tem-se: Serpentes glifas, sem presas no osso maxilar (parte superior da boca) que s possui dentes pequenos. Serpentes opistglifas, que tm dentes maiores (pequenas presas) na regio maxilar posterior com sulcos mais ou menos esboados. Serpentes proterglifas, que apresentam um par de presas com sulcos, fixas na regio anterior do osso maxilar. Serpentes solenglifas, que possuem duas presas grandes e mveis, com canais, na regio anterior da maxila. A mobilidade das presas permite que as mesmas fiquem deitadas quando a cobra fecha a boca ou come. De outro modo, o tamanho desses dentes atrapalharia a passagem de alimentos. O veneno est armazenado em glndulas salivares especializadas (G).

Principais Cobras Venenosas do Brasil: Jararacas, Cascavis e Surucucus


NAVARRO/2003

Jornal Interno de Sade


A maioria dos ofdios brasileiros pertencem famlia Viperidae e esto agrupados em 3 gneros: 1. Bothrops so as jararacas. Jararaca um nome enganoso porque, tanto se refere a uma espcie, a Bothrops jararaca, como o nome coletivo do gnero Bothrops. Compreende umas 20 espcies: B. jararaca, que a jararaca propriamente dita, B. alternatus, que a urutu ou cruzeira, B. atrox, tambm chamada de jararaca ou de combia, B. bilineatus que verde e vive nas rvores e, por isso, chamada de cobra-papagaio, a B. insularis, uma jararaca singular que s tem na Ilha Queimada, no litoral paulista, na altura da cidade de Santos. O veneno dessa jararaca muito potente, pelo menos para pssaros dos quais essa cobra se alimenta quase que exclusivamente. Se no fosse isto, o animal morreria de fome, pois, aps a picada os pssaros voariam muito longe, fora da alcance da serpente. E assim h muitos outros ofdios do gnero Bothrops cujos representantes so encontrveis em todo territrio nacional.

2. Crotalus so as cascavis, com seu guizo ou chocalho tpico. A espcie durissus, com numerosas subespcies, todas muito parecidas umas com as outras. Sua distribuio geogrfica mais restrita a reas secas e arenosas das regies sul, sudeste e centro do pas. O maior nmero de acidentes por cascavel ocorre no Estado de So Paulo.

3. Lachesis a surucucu, o maior dos ofdios venenosos do pas. A espcie encontrada com maior freqncia a Lachesis muta muta, que pode alcanar 3 metros ou mais de comprimento. Na fronteira da Amaznia brasileira com outros pases existem algumas outras subespcies. A particularidade mais chamativa da surucucu a mudana da posio das escamas na ponta da cauda. Em vez de ficarem deitadas sobre o corpo, nesta regio as escamas esto eriadas. uma serpente cujo habitat a floresta tropical e, portanto, so mais comuns no norte do Brasil. Todas essas cobras da famlia Viperidae tm uma cabea grande, triangular, visivelmente mais larga do que o corpo. A presena da fosseta loreal constante e so solenglifas sem exceo (como j foi explicado, as serpentes solenglifas possuem presas grandes e mveis canalizadas, na regio anterior da maxila). A cauda importante. Nas jararacas ela afina bruscamente, ao contrrio dos ofdios no peonhentos nos quais o adelgaamento da cauda gradual. A cauda das cascavis termina em um chocalho caracterstico e as surucucus possuem escamas eriadas nesta regio.

NAVARRO/2003

Jornal Interno de Sade


Pode-se dizer que todas elas so mais ativas durante a noite, porm no so animais de hbitos estritamente noturnos.

Cobras Corais
famlia Elapidae pertence o gnero Micrurus que das serpentes corais venenosas. Temos vrias espcies, corallinus, fisherii, frontalis, etc... todas com caractersticas marcantes: so ofdios pequenos, de 15 a 60 cm de comprimento, excepcionalmente 1 metro, tendo anis de cor negra e vermelha, ou, ainda, branca e amarela, bem brilhantes e muito ntidos. A cabea dessas cobras pequena e estreita, quase da mesma largura que o corpo e no possui fosseta loreal. A boca tambm pequena e as presas so do tipo proterglifo, isto , com sulcos e fixas na regio anterior do osso maxilar. Estes detalhes so quase que irrelevantes considerando o colorido inconfundvel da pele destes ofdios. No h como no reconhec-los. A nica confuso possvel com a cobra-coral-falsa. Esta de outra famlia, Aniliidae, e uma serpente glifa, sem presas. Tem anis pretos e vermelhos mas menos ntidos que as corais verdadeiras.

No procure distinguir as cobras corais verdadeiras das falsas. Deixe este trabalho para especialistas e no mexa com essas serpentes porque so extremamente venenosas ! As cobras corais tm hbitos noturnos e subterrneos. Ficam embaixo de folhas, de tocos podres ou da terra fofa. So encontrveis em todas as regies do Brasil.

NAVARRO/2003

Jornal Interno de Sade


Reconhecimento das Cobras Venenosas
O reconhecimento de serpentes peonhentas deveria fazer parte do currculo escolar, principalmente nas reas rurais do Brasil. Ns teremos que recapitular alguns pontos j colocados mas, antes, tentaremos explicar o porqu da importncia do assunto. O problema central o tratamento das vtimas de mordidas de cobra. Essencialmente, isto feito com a soroterapia que dever ser a mais especfica possvel.

Vejamos isto: O antdoto contra o veneno preparado a partir de soro de cavalos que so imunizados contra a peonha de cobras. Doses crescentes de veneno so injetadas durante um perodo para que o animal fabrique anticorpos contra o mesmo. Depois, retira-se o sangue do cavalo e preparase o soro anti-ofdico para uso em pacientes mordidos por ofdios. possvel injetar mais de um tipo de veneno, por exemplo de jararaca e cascavel no cavalo, a fim de que faa anticorpos contra ambos os serpentes. Isto feito e existem soros bivalentes: antibotrpico e anticrotlico (contra jararaca e cascavel), antilaqutico e antibotrpico (contra surucucu e jararaca), etc... Entretanto, a eficincia da teraputica muito maior com um soro especfico do que com soros multivalentes. Assim, se o acidente for com cascavel muito melhor injetar no paciente soro especificamente anticrotlico, do que um soro polivalente. ( Esquema da produo de soro) Talvez, neste momento, voc esteja formulando duas perguntas: "O mdico no capaz de diagnosticar pelos aspectos clnicos o tipo de cobra que mordeu a pessoa ?" "Ser que o hospital no tem algum teste para detectar o tipo de veneno ?" Ambas so excelentes questes e vamos respond-las. A prtica clnica com vtimas de ofdios peonhentos leva ao reconhecimento correto do serpente responsvel pelo acidente. Portanto, a resposta de que o mdico capaz de diagnosticar pelos aspectos clnicos o tipo de cobra que mordeu a pessoa. Mas, e um mas grande, so poucos os profissionais que tm a prtica necessria para fazer este diagnstico. Lembre-se que no incio dissemos que mensalmente existem 1.500 a 2.000 casos de ofidismo ? Isto no Brasil todo. Quantos sero os mdicos que tm experincia suficiente para reconhecer os quadros clnicos especficos de cada gnero de serpente ? Certamente poucos. S aqueles que trabalham nos grandes centros de referncia para tratar estes acidentados. Por exemplo, Hospital "Vital Brasil", Hospital das Clnicas de Botucatu, Hospital das Clnicas de Ribeiro Preto e alguns outros centros que concentram os casos de ofidismo no pas. Quanto a exames laboratoriais para diagnosticar tipos de venenos de cobra, eles existem e so capazes de identificar o veneno e at a quantidade que foi injetada pelo animal. Porm, h dois obstculos a vencer: primeiro, a lentido desses testes os pacientes no podem aguardar horas segundo, a dificuldade tcnica e o custo, que limitam sua utilizao aos centros de excelncia. Os acidentes ofdicos ocorrem, na mais das vezes, longe dos hospitais bem equipados e, quando os pacientes chegam aos postos de atendimento, preciso agir com rapidez e com os meios disponveis: soros e outros remdios. Certamente, at que no haja um meio de diagnosticar o tipo de veneno nos centros mdicos e postos de sade em todo o pas, importante que a vtima seja capaz de informar a espcie (pelo menos o gnero) de cobra que a mordeu: jararaca, cascavel, surucucu ou coral. NAVARRO/2003

Jornal Interno de Sade


Levar o ofdio vivo ou morto at o centro mdico uma tima idia, desde que a captura ou matana do animal no resulte em novas mordidas. Examine essa tabela de reconhecimento de serpentes peonhentas. Ela mostra os pormenores: tipo de cabea, fosseta loreal, dentio, aspecto das escamas e cauda.

Venenosas

No Venenosas

Cabea chata, triangular, bem destacada.

Cabea estreita, alongada, mal destacada.

Olhos pequenos, com pupila em fenda vertical e fosseta loreal entre os olhos e as narinas (quadradinho preto).

Olhos grandes, com pupila circular, fosseta lacrimal ausente.

Escamas do corpo alongadas, pontudas, imbricadas, Escamas achatadas, sem carena, dando ao tato uma com carena mediana, dando ao tato uma impresso impresso de liso, escorregadio. de aspereza.

Cabea com escamas pequenas semelhantes s do corpo.

Cabea com placas em vez de escamas.

Cauda curta, afinada bruscamente.

Cauda longa, afinada gradualmente.

Quando perseguida, toma atitude de ataque, enrodilhando-se.

Quando perseguida, foge.

Tudo poder ser facilmente verificado, se tivermos um animal morto ou imobilizado que poder ser examinado com calma e minuciosamente. Na prtica, quando ocorrem os acidentes, a situao bem outra, no entanto h algumas observaes que geralmente d para fazer. NAVARRO/2003

Jornal Interno de Sade


1. Verifique a colorao do corpo do animal que lhe mordeu. Os caractersticos anis coloridos das cobras corais so gritantes. Voc poder dizer ao mdico se foi ou no uma cobra coral. A confuso com as serpentes corais falsas irrelevante, pois no trar nenhum perigo sua sade. 2. Se no for coral, veja bem a cauda da cobra se tem ou no o chocalho tpico da cascavel. O chocalho tambm se ouve: antes de dar o bote, a cascavel balana vigorosamente a cauda para lhe espantar com o rudo. Repetimos que o chocalho muito bvio e fcil de reconhecer. J as escamas eriadas da cauda da surucucu muito mais difcil de ver.

Chocalho

As serpentes crescem rapidamente aps o nascimento e alcanam a maturidade aps 2 anos (as grandes cobras, jibia e sucuri, aps 4 ou 5). Durante suas vidas os ofdios mudam a pele regularmente e comum encontrar-se cascas de serpentes abandonadas no campo. A cascavel, por razes no bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantm parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro. Com o correr dos anos, estes pedaos de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda, balanam e causam o rudo caracterstico. A finalidade de advertir a sua presena e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. uma tima chance de evitar o confronto. 3. Tome nota da hora em que voc foi picado. uma informao preciosa ao posto de socorro. Por exemplo, poder servir ao mdico para diferenciar a cobra coral verdadeira da falsa: se aps pouco tempo voc no tem nenhum dos sintomas clnicos de envenenamento ofdico, ficar algum tempo em observao sem tomar soro. O tempo decorrido entre o acidente e a intensidade dos sintomas tambm fundamental para avaliar a gravidade do caso e guiar a teraputica a ser aplicada. 4. Se no tiver nenhuma observao sobre a cobra, pelo menos informe os aspectos do local em que aconteceu o acidente: floresta, areia, rochas expostas, etc... De tudo que foi dito, simples deduzir que a maior dvida sempre entre a jararaca e a surucucu.

O que que voc dever fazer se for mordido por cobra venenosa?
Antes de mais nada, vamos dizer o que NO FAZER. Lamentamos desapontar voc e contradizer todos os filmes, livros e histrias de aventuras, quando homens-macacos, heris do faroeste, nobres selvagens e mocinhos de todos os tipos, aplicam torniquetes na perna, cortam os msculos com a faca, chupam o veneno com a boca e aplicam brasas, ferros incandescentes, fumo, bosta de vaca e outros remdios hericos sobre a mordida de cobras. No faa nada disto. Nem o torniquete. Tampouco aplique p de caf, querosene ou teia de aranha, seguindo a sabedoria popular. Hoje, a experincia nacional muito grande e sabe-se que todas essas tentativas de cura, consagradas ao longo dos tempos, s prejudicam. Repetimos: no faa interveno alguma, melhor. Procure manter a calma: lembre-se que a maioria dos acidentes ofdicos no matam nem mesmo quando no tratados; lembre-se que a soroterapia resolve seu caso, mesmo se instituda muitas horas 6 a 12 horas depois. Se sentir dor, tome um analgsico.

"Se tiver ampolas de soro anti-ofdico por perto ?"


Primeiro considere as condies de armazenamento. As ampolas de soro anti-ofdico devem ser conservadas em geladeira entre 4oC e 6oC positivos; na temperatura ambiente duram NAVARRO/2003

Jornal Interno de Sade


pouco: alguns meses. A seguir, observe a validade dos soros, pois muito comum estarem vencidos h anos. Depois de certificadas as condies de estocagem e o vencimento das ampolas, elas devem ser aplicadas mas no por voc, sobretudo se estiver sozinho. um remdio para mos experientes. A soroterapia tem suas dificuldades que colocaremos logo mais. Busque socorro e leve as ampolas consigo.

O que fazer ?
Procure imediatamente chegar ao primeiro centro mdico que tiver a seu alcance e transmita suas observaes (aquelas quatro observaes mencionadas no texto sobre o "reconhecimento das cobras venenosas") primeira pessoa que lhe socorrer, a fim de que, em caso de desmaio, haja algum para prestar informaes ao mdico. Se estiver fcil, lave o local da mordida com gua e sabo mas no perca tempo: procure um centro mdico.

O que que o mdico poder fazer ?


Ao chegar no posto mdico, sua histria ser ouvida enquanto a regio mordida for lavada. Depois seguir um exame cuidadoso. As primeiras preocupaes sero de diagnosticar o tipo de cobra responsvel pelo acidente e avaliar a intensidade do envenenamento. O mdico procurar examinar bem as alteraes locais, isto a regio em que voc foi picado e, tambm, as suas condies sistmicas ou gerais. A regio mordida por cobras dos gneros Bothrops e Lachesis so os que mais provocam manifestaes locais. Aparecem a dor, o edema (inchao), hemorragia, bolhas na pele, reao inflamatria, com ou sem infeco, e a necrose (morte do tecido), em graus variados. Quanto mais intensos forem esses sinais, maior dose de soro ser lhe administrado. A cascavel e a cobra coral no costumam dar sinais locais importantes, a no ser quando aplicado garrote, incises a faca, etc... Contudo, a primeiro costuma deixar sinais evidentes da picada, visto que suas presas so bem desenvolvidas, enquanto que a segunda, praticamente, s deixa escoriaes. Os aspectos sistmicos variam bastante: As cobras dos gneros Bothrops e Lachesis causam hemorragias vrias, das gengivas, do tubo digestivo e dos rins, principalmente. Tambm provocam choque (queda da presso arterial) e insuficincia renal. A surucucu tem neurotoxicidade maior e, portanto, pode causar choque mais precocemente do que a jararaca, devida uma forte estimulao vagal (sistema nervoso autnomo). A mordida da cascavel seguida de nuseas e vmitos. Pouco tempo depois, nas primeiras 6 horas, aparecem queda de plpebra, distrbios visuais, dificuldade de movimentao dos membros e, at, dos movimentos respiratrios. So os sinais tpicos da neurotoxicidade do veneno crotlico. A vtima tambm se queixa de dores musculares generalizadas, pois o veneno miotxico. Em fases avanadas, costuma instalar-se a insuficincia renal. A coral basicamente neurotxica e impede a transmisso do sinal nervoso ao msculo. Seu veneno potente provoca queda de plpebra, distrbios visuais e paralisias musculares graves. Ainda bem que o animal pequeno e, em geral, inocula pouco veneno. Feita a avaliao, a equipe do hospital instalar a soroterapia, a mais especfica possvel. Voc receber de 4 a 12 ampolas de 10 ml cada, dependendo da gravidade do seu caso, por via intravenosa. Aps o medicamento anti-ofdico, receber soro glicofisiolgico pela veia, a fim de evitar a insuficincia renal. Tambm lhe aplicaro uma injeo de soro antitetnico, profilaticamente. Se existirem complicaes, como infeco, necrose ou insuficincia renal aguda j instalada, as medidas sero, respectivamente, antibioticoterapia, interveno cirrgica para remover os tecidos necrosados e dilise renal. Em caso de acidentes causados por cobra coral ou cascavel, o mdico observar a ao neurotxica do veneno e tratar de corrigir a situao com medicaes que ajudam a neurotransmisso, que fica seriamente comprometida e provoca as paralisias. NAVARRO/2003

Jornal Interno de Sade


Finalmente, o mdico ter que observar cuidadosamente suas reaes durante a soroterapia. que, com certa freqncia, aparecem reaes de hipersensibilidade, imediatamente na hora da administrao do antiveneno ou at um dia aps a mesma, que precisam ser controladas. Isto feito com vrios medicamentos simpatomimticos (adrenalina, por exemplo) e anti-histamnicos. Considerando as reaes de hipersensibilidade, que se desaconselha que a soroterapia seja instalada por leigos.

Como Atuam os Venenos das Cobras


Existem venenos quimicamente simples como, por exemplo, o cianeto de potssio, e venenos complexos como o caso das serpentes. A frmula do famoso cianeto KCN, uma molcula de potssio, uma de carbono e uma de nitrognio, e a est o mortal inibidor da respirao celular. J os venenos de cobra no podemos expressar por uma frmula, pelo menos sem ser quilomtrica para cada espcie! Trata-se de um conjunto muito rico de enzimas, de txicos e outras protenas e variam, no apenas com a espcie, mas, tambm, dentro da espcie, com a idade e estado metablico do animal. Melhor do que analisar bioquimicamente, descrever as suas principais propriedades: Ao Proteoltica. Diversas protenas do veneno so capazes de lesar e mesmo necrosar os tecidos. Provocam uma reao inflamatria intensa, como o caso das jararacas e das surucucus. Rompem a coeso das paredes vasculares e provocam hemorragias. Estas propriedades so responsveis, principalmente, pelas leses locais. (figura de necrose) Ao sobre a Coagulao do Sangue. O sangue flui em nossas veias em delicado estado de equilbrio: no deve coagular a toa e nem pode ser incoagulvel. Os venenos dos ofdios perturbam esse equilbrio e tm poder coagulante e hemorrgico, ao mesmo tempo. Desencadeiam a coagulao do sangue na microcirculao, bloqueando o fluxo sangneo e dificultando a oxigenao de certos tecidos, o renal por exemplo. Com o decorrer do tempo, as enzimas txicas dos ofdios atuam sobre a fibrina, que uma protena fundamental para fazer um cogulo, diminuindo sua quantidade e prejudicando sua qualidade, e, portanto, comeam impedir a coagulao do sangue que corre nos vasos do corpo (isto sem desfazer os cogulos que causaram na microcirculao). O cenrio est pronto para as hemorragias, que podem ocorrer nas mais diversas partes do corpo atravs dos vasos lesados, e que continuam sem cessar por causa da ao anticoagulante dos venenos. Ao Neurotxica. Sobretudo a cascavel e a cobra coral possuem neurotoxinas potentes que provocam paralisias musculares. A transmisso dos impulsos nervosos para os msculos fazse atravs de sinapses. Veja na figura como funciona (figura). A cascavel produz uma frao txica que pr-sinptica, isto , inibe a liberao de acetilcolina pelos impulsos nervosos. A coral, ao contrrio, tem uma ao ps-sinptica, bloqueia o receptor nicotnico da acetilcolina. Em outras palavras, h liberao de acetilcolina, porm ela no consegue atuar sobre os receptores ps-sinpticos que esto ocupados pelo veneno. Em ambas as situaes, no chega nenhum sinal ao msculo que se mantm inerte, paraltico.

NAVARRO/2003

You might also like