You are on page 1of 25

SEGURANA EM SERVIOS ELTRICOS NR 10

INTRODUO

Os cursos da MED+MAIS tm como finalidade educar para prtica de Segurana do Trabalho. Assim, sabemos da necessidade de se implantar uma estrutura voltada preveno capaz de nortear os riscos de acidentes nas atividades do trabalho. Neste sentido, procuramos direcionar nossa metodologia, recursos didticos, etc., em atendimento ao currculo bsico da NR 10 para o curso de SEGURANA EM SERVIOS ELTRICOS. Ao longo dos tempos, a experincia tem mostrado que a preparao prvia do indivduo contribui sensivelmente para a melhoria do seu desempenho. No que diz respeito segurana, os esclarecimentos ao trabalhador quanto as possveis condies inseguras dos ambientes de trabalho e dos procedimentos seguros que dever adotar fundamental para o sucesso do Programa de Preveno de Acidentes. Com a aplicao do curso, acreditamos promover a combinao indivduo cargo - segurana, alicerando no treinamento, a implantao de conceitos e medidas de preveno de acidentes como tambm a prtica, quando necessrio, de primeiros socorros. A existncia de profissionais capacitados para preveno de acidentes, j constitui um avano a insensatez. Enfim, trabalhar o elemento humano fator complexo mas possvel, humanizar uma coletividade de trabalho e torn-la to compreensiva quanto eficiente consequentemente, consistir na continuidade do trabalho operacional seguro. A voc, profissional, desejamos bom proveito no curso e sucesso em sua aplicao.

Victor Reis Diretor Tcnico

Segurana com Eletricidade:


1) Sistema Eltrico Brasileiro:

A energia eltrica que alimenta as indstrias, comrcio e nossos lares gerada principalmente em usinas hidreltricas, onde a passagem da gua por turbinas geradoras transformam a energia mecnica, originada pela queda dagua, em energia eltrica. No Brasil a GERAO de energia eltrica 80% produzida a partir de hidreltricas, 11% por termoeltricas e o restante por outros processos. A partir da usina a energia transformada, em subestaes eltricas, e elevada a nveis de tenso (69/88/138/240/440 kV) e transportada em corrente alternada (60 Hertz) atravs de cabos eltricos, at as subestaes rebaixadoras, delimitando a fase de Transmisso. J na fase de Distribuio (11,9 / 13,8 / 23 kV), nas proximidades dos centros de consumo, a energia eltrica tratada nas subestaes, com seu nvel de tenso rebaixado e sua qualidade controlada, sendo transportada por redes eltricas areas ou subterrneas, constitudas por estruturas (postes, torres, dutos subterrneos e seus acessrios), cabos eltricos e transformadores para novos rebaixamentos (110 / 127 / 220 / 380 V), e finalmente entregue aos clientes industriais, comerciais, de servios e residenciais em nveis de tenso variveis, de acordo com a capacidade de consumo instalada de cada cliente. Quando falamos em setor eltrico, referimo-nos normalmente ao Sistema Eltrico de Potncia (SEP), definido como o conjunto de todas as instalaes e equipamentos destinados gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica at a medio inclusive. Com o objetivo de uniformizar o entendimento importante informar que o SEP trabalha com vrios nveis de tenso, classificadas em alta e baixa tenso e normalmente com corrente eltrica alternada (60 Hz).

Conforme definio dada pela ABNT atravs das NBR (Normas Brasileiras Regulamentadoras), considera-se baixa tenso, a tenso superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contnua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra. Da mesma forma considera-se alta tenso, a tenso superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra.

Gerao de Energia Eltrica Manuteno: So atividades de interveno realizadas nas unidades geradoras, para restabelecer ou manter suas condies adequadas de funcionamento. Essas atividades so realizadas nas salas de mquinas, salas de comando, junto a painis eltricos energizados ou no, junto a barramentos eltricos, instalaes de servio auxiliar, tais como: transformadores de potencial, de corrente, de aterramento, banco de baterias, retificadores, geradores de emergncia, etc. Os riscos na fase de gerao (turbinas/geradores) de energia eltrica so similares e comuns a todos os sistemas de produo de energia e esto presentes em diversas atividades, destacando: Instalao e manuteno de equipamentos e maquinrios (turbinas, geradores, transformadores, disjuntores, capacitores, chaves, sistemas de medio,etc.); Manuteno das instalaes industriais aps a gerao; Operao de painis de controle eltrico; Acompanhamento e superviso dos processos; Transformao e elevao da energia eltrica; Processos de medio da energia eltrica. As atividades caractersticas da gerao se encerram nos sistemas de medio da energia usualmente em tenses de 138 a 500 kV, interface com a transmisso de energia eltrica.

Transmisso de Energia Eltrica Basicamente est constituda por linhas de condutores destinados a transportara energia eltrica desde a fase de gerao at a fase de distribuio, abrangendo processos de elevao e rebaixamento de tenso eltrica, realizados em subestaes prximas aos centros de consumo. Essa energia transmitida em corrente alternada (60 Hz) em elevadas tenses (138 a 500 kV). Os elevados potenciais de transmisso se

justificam para evitar as perdas por aquecimento e reduo no custo de condutores e mtodos de transmisso da energia, com o emprego de cabos com menor bitola ao longo das imensas extenses a serem transpostas, que ligam os geradores aos centros consumidores. Atividades caractersticas do setor de transmisso: Inspeo de Linhas de Transmisso:

Neste processo so verificados: o estado da estrutura e seus elementos, a altura dos cabos eltricos, condies da faixa de servido e a rea ao longo da extenso da linha de domnio. As inspees so realizadas periodicamente por terra ou por helicptero. Manuteno de Linhas de Transmisso:

Substituio e manuteno de isoladores (dispositivo constitudo de uma srie de discos, cujo objetivo isolar a energia eltrica da estrutura); Limpeza de isoladores; Substituio de elementos pra-raios; Substituio e manuteno de elementos das torres e estruturas; Manuteno dos elementos sinalizadores dos cabos; Desmatamento e limpeza de faixa de servido, etc. Construo de Linhas de Transmisso:

Desenvolvimento em campo de estudos de viabilidade, relatrios de impacto do meio ambiente e projetos; Desmatamentos e desflorestamentos; Escavaes e fundaes civis; Montagem das estruturas metlicas; Distribuio e posicionamento de bobinas em campo; Lanamento de cabos (condutores eltricos); Instalao de acessrios (isoladores, pra-raios);

Tensionamento e fixao de cabos; Ensaios e testes eltricos. Salientamos que essas atividades de construo so sempre realizadas com os circuitos desenergizados, via de regra, destinadas ampliao ou em substituio a linhas j existentes, que normalmente esto energizadas. Dessa forma muito importante a adoo de procedimentos e medidas adequadas de segurana, tais como: seccionamento, aterramento eltrico, equipotencializao de todos os equipamentos e cabos, dentre outros que assegurem a execuo do servio com a linha desenergizada (energizada). Comercializao de energia: Grandes clientes abastecidos por tenso de 67 kV a 88 kV.

Distribuio de Energia Eltrica o segmento do setor eltrico que compreende os potenciais aps a transmisso, indo das subestaes de distribuio entregando energia eltrica aos clientes. A distribuio de energia eltrica aos clientes realizada nos potenciais: Mdios clientes abastecidos por tenso de 11,9 kV / 13,8 kV / 23 kV; Clientes residenciais, comerciais e industriais at a potncia de 75 kVA (o abastecimento de energia realizado no potencial de 110, 127, 220 e 380 Volts); Distribuio subterrnea no potencial de 24 kV. A distribuio de energia eltrica possui diversas etapas de trabalho, conforme descrio abaixo: Recebimento e medio de energia eltrica nas subestaes; Rebaixamento ao potencial de distribuio da energia eltrica; Construo de redes de distribuio; Construo de estruturas e obras civis; Montagens de subestaes de distribuio;

Montagens de transformadores e acessrios em estruturas nas redes de distribuio; Manuteno das redes de distribuio area; Manuteno das redes de distribuio subterrnea; Poda de rvores; Montagem de cabinas primrias de transformao; Limpeza e desmatamento das faixas de servido; Medio do consumo de energia eltrica; Operao dos centros de controle e superviso da distribuio. Na histria do setor eltrico o entendimento dos trabalhos executados em linha viva est associado s atividades realizadas na rede de alta tenso energizada pelos mtodos: ao contato, ao potencial e distncia e devero ser executados por profissionais capacitados especificamente em curso de linha viva. Manuteno com a linha desenergizada linha morta:

Todas as atividades envolvendo manuteno no setor eltrico devem priorizar os trabalhos com circuitos desenergizados. Apesar de desenergizadas devem obedecer a procedimentos e medidas de segurana adequado. Somente sero consideradas desenergizadas as instalaes eltricas liberadas para servios mediante os procedimentos apropriados: seccionamento, impedimento de reenergizao, constatao da ausncia de tenso, instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos, proteo dos elementos energizados existentes, instalao da sinalizao de impedimento de energizao.

Manuteno com a linha energizada linha viva:

Esta atividade deve ser realizada mediante a adoo de procedimentos e metodologias que garantam a segurana dos trabalhadores. Nesta condio de trabalho as atividades devem ser realizadas mediante os mtodos abaixo descritos:

1) Mtodo ao contato: O trabalhador tem contato com a rede energizada, mas no fica no mesmo potencial da rede eltrica, pois est devidamente isolado desta, utilizando equipamentos de proteo individual e equipamentos de proteo coletiva adequados a tenso da rede. 2) Mtodo ao potencial: o mtodo onde o trabalhador fica em contato direto com a tenso da rede, no mesmo potencial. Nesse mtodo necessrio o emprego de medidas de segurana que garantam o mesmo potencial eltrico no corpo inteiro do trabalhador, devendo ser utilizado conjunto de vestimenta condutiva (roupas, capuzes, luvas e botas), ligadas atravs de cabo condutor eltrico e cinto rede objeto da atividade. 3) Mtodo distncia: o mtodo onde o trabalhador interage com a parte energizada a uma distncia segura, atravs do emprego de procedimentos, estruturas, equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes apropriados.

2) Riscos em Instalaes Eltricas:

a) Choques Eltricos: O choque eltrico um estmulo rpido no corpo humano, ocasionado pela passagem da corrente eltrica. Essa corrente circular pelo corpo onde ele tornar-se parte do circuito eltrico, onde h uma diferena de potencial suficiente para vencer a resistncia eltrica oferecida pelo corpo.

Embora tenhamos dito, no pargrafo acima, que o circuito eltrico deva apresentar uma diferena de potencial capaz de vencer a resistncia eltrica oferecida pelo corpo humano, o que determina a gravidade do choque eltrico a intensidade da corrente circulante pelo corpo. O caminho percorrido pela corrente eltrica no corpo humano outro fator que determina a gravidade do choque, sendo os choques eltricos de maior gravidade aqueles em que a corrente eltrica passa pelo corao.

Efeitos O choque eltrico pode ocasionar contraes violentas dos msculos, a fibrilao ventricular do corao, leses trmicas e no trmicas, podendo levar a bito como efeito indireto as quedas e batidas, etc. A morte por asfixia ocorrer, se a intensidade da corrente eltrica for de valor elevado, normalmente acima de 30 mA e circular por um perodo de tempo relativamente pequeno, normalmente por alguns minutos. Da a necessidade de uma ao rpida, no sentido de interromper a passagem da corrente eltrica pelo corpo. A morte por asfixia advm do fato do diafragma da respirao se contrair tetanicamente, cessando assim, a

respirao. Se no for aplicada a respirao artificial dentro de um intervalo de tempo inferior a trs minutos, ocorrer srias leses cerebrais e possvel morte. A fibrilao ventricular do corao ocorrer se houver intensidades de corrente da ordem de 15mA que circulem por perodos de tempo superiores a um quarto de segundo. A fibrilao ventricular a contrao disritimada do corao que, no possibilitando desta forma a circulao do sangue pelo corpo, resulta na falta de oxignio nos tecidos do corpo e no crebro. O corao raramente se recupera por si s da fibrilao ventricular. No entanto, se aplicarmos um desfribilador, a fibrilao pode ser interrompida e o ritmo normal do corao pode ser restabelecido. No possuindo tal aparelho, a aplicao da massagem cardaca permitir que o sangue circule pelo corpo, dando tempo para que se providencie o desfribilador, na ausncia do desfribilador deve ser aplicada a tcnica de massagem cardaca at que a vtima receba socorro especializado. Alm da ocorrncia destes efeitos, podemos ter queimaduras tanto superficiais na pele, como profundas, inclusive nos rgos internos. Por ltimo, o choque eltrico poder causar simples contraes musculares que, muito embora no acarretem de uma forma direta leses, fatais ou no, como vimos nos pargrafos anteriores, podero origin-las, contudo, de uma maneira indireta: a contrao do msculo poder levar a pessoa a, involuntariamente, chocar-se com alguma superfcie, sofrendo, assim, contuses, ou mesmo, uma queda, quando a vitima estiver em local elevado. Uma grande parcela dos acidentes por choque eltrico conduz a leses provenientes de batidas e quedas.

Fatores determinantes da gravidade


Analisaremos, a seguir, os seguintes fatores que determinam a gravidade do choque eltrico: percurso da corrente eltrica; caractersticas da corrente eltrica; resistncia eltrica do corpo humano.

Percurso da corrente eltrica Tem grande influncia na gravidade do choque eltrico o percurso seguido pela corrente no corpo. A figura abaixo demonstra os caminhos que podem ser percorridos pela corrente no corpo humano.

Caractersticas da corrente eltrica Outros fatores que determinam a gravidade do choque eltrico so as caractersticas da corrente eltrica. Nos pargrafos anteriores vimos que a intensidade da corrente era um fator determinante na gravidade da leso por choque eltrico; no entanto, observa-se que, para a Corrente Contnua (CC), as intensidades da corrente devero ser mais elevadas para ocasionar as sensaes do choque eltrico, a fibrilao ventricular e a morte. No caso da fibrilao ventricular, esta s ocorrer se a corrente continua for aplicada durante um instante curto e especifico do ciclo cardaco. As correntes alternadas de freqncia entre 20 e 100 Hertz so as que oferecem maior risco. Especificamente as de 60 Hertz, usadas nos sistemas de fornecimento de energia eltrica, so especialmente perigosas, uma vez que elas se situam prximas freqncia na qual a possibilidade de ocorrncia da fibrilao ventricular maior.

Ocorrem tambm diferenas nos valores da intensidade da corrente para uma determinada sensao do choque eltrico, se a vtima for do sexo feminino ou masculino. A tabela abaixo ilustra o fato anterior:

Resistncia eltrica do corpo humano: A intensidade da corrente que circular pelo corpo da vtima depender, em muito, da resistncia eltrica que esta oferecer passagem da corrente, e tambm de qualquer outra resistncia adicional entre a vtima e a terra. A resistncia que o corpo humano oferece passagem da corrente quase que exclusivamente devida camada externa da pele, a qual constituda de clulas mortas. Esta resistncia est situada entre 100.000 e 600.000 ohms, quando a pele encontra-se seca e no apresenta cortes, e a variao apresentada funo da sua espessura. Quando a pele encontra-se mida, condio mais facilmente encontrada na prtica, a resistncia eltrica do corpo diminui. Cortes tambm oferecem uma baixa resistncia. Pelo mesmo motivo, ambientes que contenham muita umidade fazem com que a pele no oferea uma elevada resistncia eltrica passagem da corrente. A pele seca, relativamente difcil de ser encontrado durante a execuo do trabalho, oferece maior resistncia a passagem da corrente eltrica. A resistncia oferecida pela parte interna do corpo, constituda, pelo sangue msculos e demais tecidos,

comparativamente da pele bem baixa, medindo normalmente 300 ohms em mdia e apresentando um valor mximo de 500 ohms. As diferenas da resistncia eltrica apresentadas pela pele passagem da corrente, ao estar seca ou molhada, podem ser grande, considerando que o contato foi feito em um ponto do circuito eltrico que apresente uma diferena de potencial de 120 volts, teremos:

Causas determinantes Veremos a seguir os meios atravs dos quais so criadas condies para que uma pessoa venha a sofrer um choque eltrico. Contato com um condutor n energizado: Uma das causas mais comuns desses acidentes o contato com condutores areos energizados. Normalmente o que ocorre que equipamentos tais como guindastes, caminhes basculantes tocam nos condutores, tornando-se parte do circuito eltrico; ao serem tocados por uma pessoa localizada fora dos mesmos, ou mesmo pelo motorista, se este, ao sair do veculo, mantiver contato simultneo com a terra e o mesmo, causam um acidente fatal. Com freqncia, pessoas sofrem choque eltrico em circuitos com banca de capacitores, os quais, embora desligados do circuito que os alimenta, conservam por determinado intervalo de tempo sua carga eltrica. Da a importncia de se seguir as normativas referentes a estes dispositivos.

Grande cuidado deve ser observado, ao desligar-se o primrio de transformadores, nos quais se pretende executar algum servio. O risco que se corre que do lado do secundrio pode ter sido ligado algum aparelho, o que poder induzir no primrio uma tenso elevadssima. Da a importncia de, ao se desligarem os condutores do primrio de um transformador, estes serem aterrados.

Falha na isolao eltrica Os condutores quer sejam empregados isoladamente, como nas instalaes eltricas, quer como partes de equipamentos, so usualmente recobertos por uma pelcula isolante. No entanto, a deteriorao por agentes agressivos, o envelhecimento natural ou forado ou mesmo o uso inadequado do equipamento podem comprometer a eficcia da pelcula, como isolante eltrico. Veremos, a seguir, os vrios meios pelos quais o isolamento eltrico pode ficar comprometido: 1) Calor e Temperaturas Elevadas: A circulao da corrente em um condutor sempre gera calor e, por conseguinte, aumento da temperatura do mesmo. Este aumento pode causar a ruptura de alguns polmeros, de que so feitos alguns materiais isolantes, dos condutores eltricos. 2) Umidade: Alguns materiais isolantes que revestem condutores absolvem umidade, como o caso do nylon. Isto faz com que a resistncia isolante do material diminua. 3) Oxidao: Esta pode ser atribuda presena de oxignio, oznio ou outros oxidantes na atmosfera. O oznio torna-se um problema especial em ambientes fechados, nos quais operem motores, geradores. Estes produzem em seu funcionamento arcos eltricos, que

por sua vez geram o oznio. O oznio o oxignio em sua forma mais instvel e reativa. Embora esteja presente na atmosfera em um grau muito menor do que o oxignio, por suas caractersticas, ele cria muito maior dano ao isolamento do que aquele.

4) Radiao: As radiaes ultravioleta tm a capacidade de degradar as propriedades do isolamento, especialmente de polmeros. Os processos fotoqumicos iniciados pela radiao solar provocam a ruptura de polmeros, tais como, o cloreto de vinila, a borracha sinttica e natural, a partir dos quais o cloreto de hidrognio produzido. Esta substncia causa, ento, reaes e rupturas adicionais, comprometendo, desta forma, as propriedades fsicas e eltricas do isolamento. 5) Produtos Qumicos: Os materiais normalmente utilizados como isolantes eltricos degradam-se na presena de substncias como cidos, lubrificantes e sais. 6) Desgaste Mecnico: As grandes causas de danos mecnicos ao isolamento eltrico so a abraso, o corte, a flexo e toro do recobrimento dos condutores. O corte do isolamento d-se quando o condutor puxado atravs de uma superfcie cortante. A abraso tanto pode ser devida puxada de condutores por sobre superfcies abrasivas, por orifcios por demais pequenos, quanto sua colocao em superfcies que vibrem, as quais consomem o isolamento do condutor. As linhas de pipas com cerol (material cortante) tambm agridem o isolamento dos condutores.

Fatores Biolgicos
Roedores e insetos podem comer os materiais orgnicos de que so constitudos os isolamentos eltricos, comprometendo a isolao dos condutores. Outra forma de degradao das caractersticas do isolamento eltrico a presena de fungos, que se desenvolvem na presena da umidade.

1) Altas Tenses: Altas tenses podem dar origem arcos eltricos ou efeitos corona, os quais criam buracos na isolao ou degradao qumica, reduzindo, assim, a resistncia eltrica do isolamento. 2) Presso: O vcuo pode causar o desprendimento de materiais volteis dos isolantes orgnicos, causando vazios internos e conseqente variao nas suas dimenses, perda de peso e conseqentemente, reduo de sua resistividade.

QUEIMADURAS
A corrente eltrica atinge o organismo atravs do revestimento cutneo. Por esse motivo, as vitimas de acidente com eletricidade apresentam, na maioria dos casos queimaduras. Devido alta resistncia da pele, a passagem de corrente eltrica produz alteraes estruturais conhecidas como marcas de corrente. As caractersticas, portanto, das queimaduras provocadas pela eletricidade diferem daquelas causadas por efeitos qumicos, trmicos e biolgicos.

Em relao s queimaduras por efeito trmico, aquelas causadas pela eletricidade so geralmente menos dolorosas, pois a passagem da corrente poder destruir as terminaes nervosas. No significa, porm que sejam menos perigosas, pois elas tendem a progredir em profundidade, mesmo depois de desfeito o contato eltrico ou a descarga. A passagem de corrente eltrica atravs de um condutor cria o chamado efeito joule, ou seja, uma certa quantidade de energia eltrica transformada em calor. Essa energia (Watts) varia de acordo com a resistncia que o corpo oferece passagem da corrente eltrica, com a intensidade da corrente eltrica e com o tempo de exposio, podendo ser calculada pela expresso:

importante destacar que no h necessidade de contato direto da pessoa com partes energizadas. A passagem da corrente poder ser devida a uma descarga eltrica em caso de proximidade do individuo com partes eletricamente carregadas. A eletricidade pode produzir queimaduras por diversas formas, o que resulta na seguinte classificao:
queimaduras por contato; queimaduras por arco voltaico; queimaduras por radiao (em arcos produzidos por curtos-circuitos); queimaduras por vapor metlico.

Queimaduras por contato


Quando se toca uma superfcie condutora energizada, as queimaduras podem ser locais e profundas atingindo at a parte ssea, ou por outro lado muito pequenas, deixando apenas uma pequena mancha branca na pela. Em caso de sobrevir morte, esse ltimo caso bastante

importante, e deve ser verificado no exame necrolgico, para possibilitar a reconstruo, mais exata possvel, do caminho percorrido pela corrente.

Queimaduras por arco voltaico


O arco eltrico caracteriza-se pelo fluxo de corrente eltrica atravs do ar, e geralmente produzido quando da conexo e desconexo de dispositivos eltricos e tambm em caso de curto-circuito, provocando queimaduras de segundo ou terceiro grau. O arco eltrico possui energia suficiente para queimar as roupas e provocar incndios, emitindo vapores de material ionizado e raios ultravioletas.

Queimaduras por vapor metlico


Na fuso de um elo fusvel ou condutor, h a emisso de vapores e derramamento de metais derretidos (em alguns casos prata ou estanho) podendo atingir as pessoas localizadas nas proximidades.

CAMPOS ELETROMAGNTICOS
gerado quando da passagem da corrente eltrica nos meios condutores. O campo eletromagntico est presente em inmeras atividades humanas, tais como trabalhos com circuitos ou linhas energizadas, solda eltrica, utilizao de telefonia celular e fornos de microondas. Os trabalhadores que interagem com Sistema Eltrico Potncia esto expostos ao campo eletromagntico, quando da execuo de servios em linhas de transmisso area e subestaes de distribuio de energia eltrica, nas quais se empregam elevados nveis de tenso e corrente. Os efeitos possveis no organismo humano decorrente da exposio ao campo eletromagntico so de natureza eltrica e magntica. Onde o empregado fica exposto ao campo onde seu corpo sofre uma induo, estabelecendo um diferencial de potencial entre o empregado e outros objetos inerentes s atividades.

A unidade de medida do campo magntico o Ampre por Volt, Gaus ou Tesla cujo smbolo representado pela letra T. Cuidados especiais devem ser tomados por trabalhadores ou pessoas que possuem em seu corpo aparelhos eletrnicos, tais como marca passo, aparelhos auditivos, dentre outros, pois seu funcionamento pode ser comprometido na presena de campos magnticos intenso.

DESENERGIZAO
A desenergizao um conjunto de aes coordenadas, seqenciadas e controladas, destinadas a garantir a efetiva ausncia de tenso no circuito, trecho ou ponto de trabalho, durante todo o tempo de interveno e sob controle dos trabalhadores envolvidos. Somente sero consideradas desenergizadas as instalaes eltricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados e obedecida a seqncia a seguir:

Seccionamento
o ato de promover a descontinuidade eltrica total, com afastamento adequado entre um circuito ou dispositivo e outro, obtida mediante o acionamento de dispositivo apropriado (chave seccionadora, interruptor, disjuntor), acionado por meios manuais ou automticos, ou ainda atravs de ferramental apropriado e segundo procedimentos especficos.

Impedimento de reenergizao
o estabelecimento de condies que impedem, de modo reconhecidamente garantido, a reenergizao do circuito ou equipamento desenergizado, assegurando ao trabalhador o controle do seccionamento. Na prtica trata-se da aplicao de travamentos mecnicos, por meio de fechaduras, cadeados e dispositivos auxiliares de travamento ou com sistemas informatizados equivalentes. Deve-se utilizar um sistema de travamento do dispositivo de seccionamento, para o quadro, painel ou caixa de energia eltrica e garantir o efetivo impedimento de reenergizao involuntria ou acidental do circuito ou equipamento durante a execuo da atividade que originou o seccionamento. Deve-se tambm fixar placas de sinalizao alertando sobre a proibio da ligao da chave e indicando que o circuito est em manuteno.

O risco de energizar inadvertidamente o circuito grande em atividades que envolvam equipes diferentes, onde mais de um empregado estiver trabalhando. Nesse caso a eliminao do risco obtida pelo emprego de tantos bloqueios quantos forem necessrios para execuo da atividade. Dessa forma, o circuito ser novamente energizado quando o ltimo empregado concluir seu servio e destravar os bloqueios. Aps a concluso dos servios devero ser adotados os procedimentos de liberao especficos. A desenergizao de circuito ou mesmo de todos os circuitos numa instalao deve ser sempre programada e amplamente divulgada para que a interrupo da energia eltrica reduza os transtornos e a possibilidade de acidentes. A reenergizao dever ser autorizada mediante a divulgao a todos os envolvidos.

Constatao da ausncia de tenso


a verificao da efetiva ausncia de tenso nos condutores do circuito eltrico. Deve ser feita com detectores testados antes e aps a verificao da ausncia de tenso, sendo realizada por contato ou por aproximao e de acordo com procedimentos especficos.

Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos


Constatada a inexistncia de tenso, um condutor do conjunto de aterramento temporrio dever ser ligado a uma haste conectada terra. Na seqncia, devero ser conectadas as garras de aterramento aos condutores fase, previamente desligados.

OBS.: Trabalhar entre dois pontos devidamente aterrados.

Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada


Define-se zona controlada como, rea em torno da parte condutora energizada, segregada, acessvel, de dimenses estabelecidas de acordo com nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados, como disposto no anexo II da Norma Regulamentadora N10. Podendo ser feito com anteparos, dupla isolao invlucros, etc.

Instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao

Dever ser adotada sinalizao adequada de segurana, destinada advertncia e identificao da razo de desenergizao e informaes do responsvel. Os cartes, avisos, placas ou etiquetas de sinalizao do travamento ou bloqueio devem ser claros e adequadamente fixados. No caso de mtodo alternativo, procedimentos especficos devero assegurar a comunicao da condio impeditiva de energizao a todos os possveis usurios do sistema. Somente aps a concluso dos servios e verificao de ausncia de anormalidades, o trabalhador providenciar a retirada de ferramentas, equipamentos e utenslios e por fim o dispositivo individual de travamento e etiqueta correspondente. Os responsveis pelos servios, aps inspeo geral e certificao da retirada de todos os travamentos, cartes e bloqueios, providenciar a remoo dos conjuntos de aterramento, e adotar os procedimentos de liberao do sistema eltrico para operao. A retirada dos conjuntos de aterramento temporrio dever ocorrer em ordem inversa de sua instalao.Os servios a serem executados em instalaes eltricas desenergizadas, mas com possibilidade de energizao, por qualquer meio ou razo, devem atender ao que estabelece o disposto no item 10.6. da NR 10, que diz respeito a segurana em instalaes eltricas desenergizadas.

ATERRAMENTO FUNCIONAL (TN / TT / IT); DE PROTEO, TEMPORRIO. Aterramento


Definio: Ligao intencional terra atravs da qual correntes eltricas podem fluir.
O aterramento pode ser:
Funcional: ligao atravs de um dos condutores do sistema neutro. Proteo: ligao terra das massas e dos elementos condutores estranhos instalao. Temporrio: ligao eltrica efetiva com baixa impedncia intencional terra, destinada a

garantir a equipotencialidade e mantida continuamente durante a interveno na instalao eltrica.

Esquema de aterramento

Conforme a NBR-5410/2004 so considerados os esquemas de aterramento TN / TT / IT, cabendo as seguintes observaes sobre as ilustraes e smbolos utilizados: A. As figuras na seqncia, que ilustram os esquemas de aterramento, devem ser interpretadas de forma genrica. Elas utilizam como exemplo sistemas trifsicos. As massas indicadas no simbolizam um nico, mas sim qualquer nmero de equipamentos eltricos. Alm disso, as figuras no devem ser vistas com conotao espacial restrita. Deve-se notar, neste particular, que como uma mesma instalao pode eventualmente abranger mais de uma edificao, as massas devem necessariamente compartilhar o mesmo eletrodo de aterramento, se pertencentes a uma mesma edificao, mas podem, em princpio, estar ligadas a eletrodos de aterramento distintos, se situadas em diferentes edificaes, com cada grupo de massas associado ao eletrodo de aterramento da edificao respectiva. Nas figuras so utilizados os seguintes smbolos:

B. Na classificao dos esquemas de aterramento utilizada a seguinte simbologia: primeira letra Situao da alimentao em relao terra:
T = um ponto diretamente aterrado; I = isolao de todas as partes vivas em relao terra ou aterramento

de um ponto atravs de impedncia; segunda letra Situao das massas da instalao eltrica em relao terra:
T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento

eventual de um ponto da alimentao;


N = massas ligadas ao ponto da alimentao aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado

normalmente o ponto neutro); outras letras (eventuais) Disposio do condutor neutro e do condutor de proteo:
S = funes de neutro e de proteo asseguradas por condutores distintos;

C = funes de neutro e de proteo combinadas em um nico condutor

(condutor PEN).

Aterramento temporrio
O aterramento eltrico de uma instalao tem por funo evitar acidentes gerados pela energizao acidental da rede, propiciando rpida atuao do sistema automtico de seccionamento ou proteo. Tambm tem o objetivo de promover proteo aos trabalhadores contra descargas atmosfricas que possam interagir ao longo do circuito em interveno. Esse procedimento dever ser adotado a montante (antes) e a jusante (depois) do ponto de interveno do circuito e derivaes se houver, salvo quando a interveno ocorrer no final do trecho. Deve ser retirado ao final dos servios. A energizao acidental pode ser causada por:
Erros na manobra; Fechamento de chave seccionadora; Contato acidental com outros circuitos energizados, situados ao longo do circuito; Tenses induzidas por linhas adjacentes ou que cruzam a rede; Fontes de alimentao de terceiros (geradores); Linhas de distribuio para operaes de manuteno e instalao e colocao de

transformador;
Torres e cabos de transmisso nas operaes de construo de linhas de transmisso; Linhas de transmisso nas operaes de substituio de torres ou manuteno de componentes

da linha;
Descargas atmosfricas.

Para cada classe de tenso existe um tipo de aterramento temporrio. O mais usado em trabalhos de manuteno ou instalao nas linhas de distribuio um conjunto ou Kit padro composto pelos seguintes elementos:
vara ou basto de manobra em material isolante, com cabeotes de manobra; grampos condutores para conexo do conjunto de aterramento com os condutores e a terra; trapzio de suspenso - para elevao do conjunto de grampos linha e conexo dos cabos de

interligao das fases, de material leve e bom condutor, permitindo perfeita conexo eltrica e mecnica dos cabos de interligao das fases e descida para terra;
grampos para conexo aos condutores e ao ponto de terra; cabos de aterramento de cobre, extraflexvel e isolado; trado ou haste de aterramento para ligao do conjunto de aterramento com o solo, deve ser

dimensionado para propiciar baixa resistncia de terra e boa rea de contato com o solo.

Nas subestaes, por ocasio da manuteno dos componentes, se conecta os componentes do aterramento temporrio malha de aterramento fixa, j existente.

Referncias Bibliogrficas:
Esta apostila foi baseada no manual de treinamento bsico da CPNSP (Comisso Tripartite Permanente de Negociao do Setor Eltrico do Estado de So Paulo).

You might also like