You are on page 1of 13

08/02/2011

Contrato de trabalho o acordo de vontades tcito ou expresso pelo qual uma pessoa fsica coloca os seus servios disposio de outrem a serem prestados por pessoalidade , no-eventualidade, onerosidade e subordinao ao tomador de servios. Pessoalidade S aquela pessoa pode exercer o servio (intuit u personae). Onerosidade Remunerao pelo servio prestado.
y

Eventual ou no se caracteriza pela necessidade do contratant e.

ANLISE DE CONCEITO LEGAL DO CONTRATO DE TRABALHO 1 - O contrato de trabalho bilateral pode decorre r da livre manifestao das partes. 2 O empregado sempre pessoa fsica e nunca entidade ou pessoa jurdica. 3 um contrato de atividade , pois envolve sempre uma obrigao de fazer. 4 Tem como objetivo servios no eventuais. 5 O empregador pode ser pessoa fsica ou jurdica. 6 O empregado est subordinado as ordens do empregador (subordinao jurdica). 7 O trabalho prestado em proveito d o empregador. 8 A prestao de servio realizada mediante salrio (forma onerosa). ELEMENTOS ESSENCIAIS DO CONTRATO DE TRABALHO 1 Capacidade das partes: A O agente capaz o maior de 16 anos at 18 anos e o menor aprendiz de 14 anos at 24 anos. O contrato de trabalho do menor ser celebrado tambm pelo pai, me e/ou responsvel pelo adolescente (art. 439 CLT). 2 Licitude do objeto No ser vlido o contrato de trabalho ou laborativo que tenha por objeto trabalho ilcito. Ex: apontador do jogo d o bicho, mdico de clnica de aborto. * No confundir ilicitude (ilegal, o contrato nulo de pleno direito) com irregularidade do contrato de trabalho ( sanvel o erro). 3 - Forma prescrita ou no defesa em lei - Significa dizer que o ajuste no solene sendo a informalidade do contrato de trabalho uma das principais caractersticas.

4 Higidez de manifestao de vontade - A norma jurdica exige a livre manifestao da vontade das partes para que o pacto se considere vlido.

15/02/2011

Existem determinados contratos que devem obedecer a forma legal :


y y y y y y y

Contrato de aprendizagem art. 428 CLT Contrato de experincia art. 443 CLT Contrato por prazo determinado Contrato em regime de tempo parcial art. 58 CLT Trabalho voluntrio (sem remunerao) Artistas profissionais Atleta profissional (lei especfica)

CARACTERSTICAS DO CONTRATO DE TRABALHO 1 - Natureza de Direito Privado. 2 - As partes so livres para estipular o contrato de trabalho desde que respeitem a constituio e a CLT que so as for mas mnimas de proteo ao trabalhador. 3 - A regra a informalidade do contrato de trabalho, podendo ser da forma tcita ou expressa, porm h casos especiais que pode ser formal . 4 - bilateral, gerando deveres para ambas as partes. 5 - Intuitu personae celebrado no contrato de trabalho para uma pessoa fsica que no pode ser substituda. 6 Comutativo - Deve haver uma equivalncia entre o servio prestado e o salrio recebido. 7 - Sinalagmtico As partes se obrigam as prestaes recprocas e antagnicas. Um presta o servio e o outro paga as prestaes. 8 - Consensual Nasce do livre convencimento das partes. 9 - De trato sucessivo ou de dbito permanente A relao mantida entre o obreiro e o respectivo empregador de dbito permanente, co ntnuo, duradouro, onde os direitos e obrigaes se renovam a cada perodo. 10 - Oneroso. CLASSIFICAO DO CONTRATO DE TRABALHO

1 Tcito ou expresso Tcito h reinterao na prestao de servios pelo obreiro ao empregador sem oposio do empregador, c aracterizando um ajuste tcito, sem prvia pactuao. Expresso o que foi acordado de forma clara e precisa sendo todas as clusulas e condies do pacto laboral previamente acertados, pode ser verbal ou escrito. Contrato escrito - a simples assinatura da carteira de trabalho do empregado j caracteriza contrato escrito (art.29 CLT), nada impedindo que seja firmado um contrato escrito com vrias clusulas. Contrato verbal - em funo da informalidade ser uma caracterstica do contrato de trabalho admite ex pressamente o art. 443 CLT a pactuao de liame empregatcio verbal. 2 Prazo determinado Art. 443 CLT, considera-se por prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo pr -fixado ou da execuo de servios especificados, ou ainda, da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. Ex: Plantao (depende da fora da natureza, tempestade, etc). S ser vlido: a) em servios cuja natureza ou transitoriedade justifique a pr -determinao do prazo (art. 443 CLT); b) atividades empresariais de carter transitrio (do negcio); c) contrato de experincia (at 90 dias); d) conforme a Lei 9.601/98 acrscimo de funcionrio e prvia pactuao coletiva; e) atletas e artistas. 3 Prazo indeterminado a regra, atendendo-se assim ao princpio da continuidade da relao de emprego .

22/02/2011

REGRAS ATINENTES AO CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO (CONTRATO A TERMO) LEI 9601/98 Art. 445 CLT O contrato por prazo determinado s pode ser estipulado no mximo at 2 anos. Art. 451 CLT Apenas uma nica prorrogao dentro do contrato por prazo determinado. Tempo de 6 meses entre o contrato de trabalho e outro por prazo determinado. Art. 487 CLT Nos contratos por prazo determinado no existe aviso prvio. Art. 481 CLT Aviso prvio. Contrato por prazo determinado O empregador que romper o contrato por prazo determinado sem justo motivo antes do termo final, pagar ao obreiro metade dos salrios antes dos termos finais que seriam devidos at o contrato alm da multa de 40% do FGTS (art. 4 79 CLT).

O empregado que rompe o contrato de trabalho sem justo motivo antes do termo final, ter que indenizar o empregador pelos prejuzos causados sendo que no exceder o valor que teria direito a indenizao. O contrato de trabalho no prorroga. CONVERSO DO CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO E INDETERMINADO A) Quando h a estipulao de prazo maior que expedido em lei, mas 2 anos ou 90 dias no contrato de experincia. B) Estipulao do contrato por prazo determinado fora das hipteses previstas do art. 449 2 CLT. C) Quando h estipulao de mais de uma pr orrogao dentro do contrato art. 451 CLT. D) Quando h estipulao do contrato de trabalho por prazo determinado inferior 6 meses. ALTERAES NO CONTRATO DE TRABALHO
y

Bilateral a regra geral dos contratos de trabalho conforme o art. 468 CLT. A alterao s lcita por mtuo consentimento que no gere prejuzo direta e indiretamente ao empregado. Unilateral (Ius Variandi) o poder diretivo do empregador.

Ius Resistentiae = empregado tem direito de resistir a uma ordem arbitrria. Conceitos: Alterao unilateral sendo o ius variandi decorrente do poder de direo do empregador pode haver alterao de funo, horrio ou local da prestao do servio, desde que no cause direta ou indiretamente prejuzo ao empregado. Ius resistentiae causando o empregador no exerccio do ius variandi dano, poder o empregado opor as modificaes implementares pertinentes, se for o caso, a resciso do contrato de trabalho de forma direta do empregador (art. 483 CLT justa causa). INTERRUPO DO CONTRATO DE TRABALHO Ocorre quando o empregado suspende a realizao de servios mas permanece recebendo normalmente a sua remunerao, e o empregador cumpre com todas suas obrigaes aderentes ao liame empregatcio. A) At 2 dias consecutivos no caso de falecimento do cnjuge ou ascendente, descendente, irmo ou pessoa declarada em sua CTPS como sendo dependente economicamente. Licena nojo um dia para enterrar e outro para chorar.

B) At 3 dias em caso de matrimnio. Licena gala. C) At 2 dias consecutivos ou no para fins de se alist ar como eleitor. D) Por um dia em caso de doao voluntria de sangue (s pode ser feita uma vez por ano). E) No perodo de tempo que tiver que cumprir as exigncias do servio militar, nos dias em que estiver comprovadamente provas de exame vestibular para ingresso no estabelecimento de ensino superior. F) Licena paternidade. G) Em cargos pblicos especficos. H) Acidente de trabalho ou doena nos primeiros 15 dias. I) Repouso semanal remunerado. J) Feriados. K) Frias. L) Licena maternidade dos 120 dias diferente de estabilidade. M) Pelo tempo que se fizer necessria como representante oficial estiver reinvidicando. N) Pelo tempo que se fizer necessria quando na qualidade de representante sindical, este ver participando de reunio oficial de organismo internacional onde o qual o Brasil seja membro.

01/03/2011

SUSPENSO DO CONTRATO DE TRABALHO Ambos contratantes suspendem suas obrigaes, nem o empregado trabalha nem o empregador paga, com raras excees h recolhimento de FGTS e contribuio previdenciria, havendo a paralisao provis ria do contrato. AS HIPTESES DE SUSPENO DO CONTRATO DE TRABALHO
y y y y

y y y

Acidente de trabalho ou doena profissional aps os primeiros 15 dias (h contribuio previdenciria e contribuio do INSS) Durante o servio militar, prestao do servio militar (h co ntribuio previdenciria e contribuio do INSS) Greve Empregado eleito para cargo de dirigente sindical (se houver clusula de conveno ou acordo coletivo, no se trata de suspenso, e sim interrupo do contrato de trabalho) Diretor de Sociedade Annima S/A Qualquer espcie de licena no remunerada Participao em curso de qualificao do profissional pelo perodo de 2 a 5 meses (art. 476a CLT)

Em caso de acidente de trabalho e durante a prestao do servio militar obrigatrio, h contagem de tempo de servio e recolhimento de FGTS. SUSPENSO DISCIPLINAR DO CONTRATO DE TRABALHO
y y y

As faltas injustificadas ao servio (no trabalha, no recebe , no tem direito ao repouso semanal) Afastamento do empregado para o exerccio de cargos pblicos Aposentadoria por invalidez at ser efetivado o benefcio

TERMINAO DO CONTRATO DE TRABALHO Formas de terminao: Resilio do contrato de trabalho Ocorre quando uma ou ambas as partes resolvem imotivadamente ou sem justo motivo romper o pacto de emprego. 1 Pedido de demisso, 2 Dispensa imotivada, 3 - Figura do distrato (quando ambos decidem romper o contrato de trabalho , o empregador ter que pagar todas as custas empregatcias, igual ao caso da dispensa imotivada) Direitos do empregado quando pede demisso na forma da resilio saldo de salrio, indenizao de frias integrais e em dobro e/ou proporcionais (smulas 171 e 261 TST), gratificao natalina proporcional (13 salrio). Direitos do empregado quando demitido imotivadamente ou sem justa causa aviso prvio trabalhado ou indenizado (quem escolhe como ser o aviso prvio o empregador no aviso prvio trabalhado o empregador tem 10 dias para pagar art. 477 CLT), saldo de salrio, indenizao de frias no gozadas simples ou em dobro ou proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional, gratificao natalina (13 salrio), indenizao compensatria de 40% sobre o FGTS, a liberao das guias de depsito do FGTS, indenizao adicional no valor de um salrio mensal do obreiro prevista na lei 7.238/84 quando o empregado dispensado 30 dias antes da data base de sua categoria. Resoluo do contrato de trabalho O trmino do contrato de trabalho ocorre por ato faltoso praticado por uma ou ambas as partes do pacto de emprego. 1 Demisso por justa causa, 2 Resciso indireta do contrato de trabalho (quando o empregador imputa o art. 453 CLT), 3 Culpa recproca de ambas as partes.
15/03/2011

EMPREGADO DISPENSADO POR JUSTA CAUSA O empregado tem direito a receber salrio e frias vencidas se houver. DIREITOS DO EMPREGADO POR CULPA RECPROCA

Conceito (art. 484 CLT) Ocorre a culpa recproca quando tanto o empregado quanto o empregador concorre m por falta grave. Art. 482 faltas cometidas pelo empregado. Art. 483 faltas cometidas pelo empregador. Smula 14 TST. Resciso indireta do contrato de trabalho ocorre quando o empregador infringe qualquer ato descrito no art. 483 CLT, ou seja, como se o empregado demitisse o empregador por justa causa. Nesse caso, o empregado tem direito a pleitear a sua devida indenizao (aviso p rvio, frias vencidas, frias proporcionais, 13 salrio, 13 salrio proporcional, FGTS, seguro desemprego). CARACTERSTICAS DA JUSTA CAUSA 1) Taxatividade A falta grave deve ser concretamente indicada pelo empregador devendo haver previso legal. A falta grave deve configurar a perda da confiana e da boa -f entre as partes. 2) Gravidade A falta praticada pelo empregado deve ser to grave ao ponto de acabar com a fidcia existente na relao de emprego. 3) Imediatidade A falta deve ser atual, pois falta con hecida e no punida tida como perdoada pelo empregador. 4) Casualidade ou determinana Deve haver nexo de causa e efeito entre a justa causa e a dispensa do empregado, pois a falta grave deve ser realmente a causa efetiva da dispensa sendo vedado ao empre gador se valer de infrao qualquer para se livrar do empregado. 5) Proporcionalidade O poder disciplinar conferido ao empregador autoriza-o a punir o empregado que comete falta, seja advertindo -o, suspendendo-o se suas atividades ou ento demitindo -o conforme a gravidade da falta. Desta forma, a penalidade aplicada ao empregado deve ser proporcional ao ato praticado e aplicada de forma justa e do bom senso. Ao empregador cabe indicar a falta cometida pelo empregado e ao juiz compete tipificar a justa causa, ou seja, estabelecer a associao entre o ato faltoso e a previso legal. 6) Singularidade No pode haver a dupla penalidade ou non bis in idem , pois vedada a dupla punio pelo mesmo ato faltoso.

22/03/2011

FIGURAS DA JUSTA CAUSA DO EMPREGADO (art. 482 CLT) a) Ato de improbidade o ato de desonestidade do empregado que causa prejuzo ao patrimnio da empresa ou patrimnio de seus colegas ou de terceiro (cliente do empregador). Ex: roubo, furto, extorso, falsificao de documentos, apropriao indbi ta.

b) Incontinncia de conduta (tarado) o comportamento irregular do empregado incompatvel com a moral sexual, est restrita ao campo do abuso ou desvio sexual revestindo-se de ofensa ao pudor. c) Mau procedimento a mais ampla das justas causas, pois possui o carter genrico e se caracteriza com o comportamento irregular do empregado incompatvel com as normas exigidas pelo senso comum. d) Negociao habitual por conta prpria ou alheia sem permisso do empregador e desde que constitua ato de concorrncia ao seu empregador. Ex: a vendedora que trabalha no Boticrio, no seu horrio de trabalho, oferece ao cliente produtos da Natura que ela vende por conta prpria. e) Condenao criminal do empregado quando houver transitado em julgado, ou seja, q uando se tratar de condenao contra qual no caiba mais recurso e desde que ele no tenha o benefcio da suspenso da pena. f) Desdia desempenho das atividades com negligncia, imprudncia, m vontade, desleixo, desateno, indiferena, preguia e etc. Somente cabe a desdia se ocorrer de forma contnua, reiteradamente. Quem atrasa e falta injustificadamente ao trabalho reiteradamente, pode ser dispensado pela desdia. g) Embriaguez lcool ou de txicos (drogas nocivas) que tornem o empregado incapaz de executar a sua tarefa. Pode ser embriaguez habitual ou mesmo fora do servio mas repetidas vezes em curto espa o de tempo. Ex: um funcionrio, prximo ao local de trabalho, que ingere lcool em um estabelecimento comercial com o uniforme da empresa, todos os dias, pode ser dispensado pela embriaguez.

03/05/2011

JUSTA CAUSA (CONTINUAO) Violao do segredo de empresa a revelao ou a divulgao do ato, fato ou coisa no autorizada pelo empregador de uso exclusivo da empresa que no possa se tornar pblico sob pena de causar prejuzo ainda que a remoto a empresa. Ex: um empregado da Coca-Cola repassa a frmula para a concorrente Pepsi-Cola. Indisciplina o descumprimento de ordens gerais de servios vlida para todos os empregados contidas em circulares, portarias, regulamentos internos. Ex: circular emitida pela empresa proibindo o uso da internet. Insubordinao a desobedincia ou o descumprimento de ordens diretas especficas de carter pessoal recebidas do empregador ou do superior hierrquico pelo empregado.

Abandono de emprego a ausncia injustificada e continuada do empregado ao servio com a inteno de no mais trabalhar (smula 32 TST). Ofensas fsicas praticadas pelo empregado so as agresses tentadas ou consumadas que ferem a integridade fsica do trabalhador praticadas em servio contra qualquer pessoa ou fora dele quando o empregador ou superior hierrquico. As ofensas podem ser praticadas quando o empregador, colega de servio ou terceiros no local de trabalho somente em caso de legtima defesa prpria ou de outrem. No h necessidade de leso corporal ou ferimentos no ofendido, bastando as tentativas. Leses honra ou a boa fama do empregador ou de qualquer pessoa do servio refere-se a injria, calnia, difamao, atos ofensivos dignidade pessoal realizadas em servios contra qualquer pessoa ou mesmo fora dele quando o empregador e superior hierrquico.

10/05/2011

JUSTA CAUSA (CONTINUAO) Prtica constante de jogos de azar caracterizam-se quando o empregado habitualmente pratique jogos que se decidam pela sorte no autorizado por lei. Precisa ter um risco ao patrimnio do empregador. Ex: carteado, corridas de cavalo, jogo do bicho, etc. Atos atentatrios a segurana nacional decorrente do regime militar. DISPENSA INDIRETA OU RESCISO DO CONTRATO DE TRABALHO POR DECISO DO EMPREGADO (JUSTA CAUSA NO EMPREGADOR) - ARTIGO 483 CLT Taxatividade, gravidade, imediatidade, causu alidade, proporcionalidade e singularidade. Quando o empregado aplica a justa causa no empregador ele pe fim ao contrato de trabalho sendo liberado do cumprimento do aviso prvio , porm na prtica h a necessidade do reconhecimento judicial da dispensa in direta, uma vez que o empregador dificilmente reconhecer que praticou uma falta grave. FIGURAS DA JUSTA CAUSA EM RELAO AO EMPREGADOR

17/05/2011

EXTINO DO CONTRATO DE TRABALHO POR DESAPARECIMENTO DO SUJEITO DA RELAO

1 Morte do empregado extingue-se o contrato de trabalho j que este deve ser executado pessoalmente no sendo permitida a substituio no cumprimento de sua obrigao. Direitos do herdeiro - Saldo de salrio, levantamento do FGTS, frias vencidas e proporcionais + 1/3 e 13 salrio no sendo devido aviso prvio. 2 Morte do empregador somente no caso de empresa individual facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho (art. 483 2 CLT). 3 Extino da empresa pode ocorrer por fora maior (art. 501 CLT).

4 Falncia tambm pode provocar a extino do contrato de trabalho se houver a cessao ou o trmino da atividade empresarial. Porm sero devidas todas as verbas resilitrias como se ele fosse mandado embora sem justa causa. FACTUM PRINCIPIS (FATO DO PRNCIPE) H a extino contratual emanada de autoridade pblica seja ela federal, estadual ou municipal, como por exemp lo, caso de desapropiao. REMUNERAO (ART. 457 467 CLT) o conjunto de prestaes recebidas pelo empregado em razo da prestao de servios em dinheiro e ou utilidades proveniente dos empregadores e de terceiros. A remunerao tudo que pago habitualmente, ms a ms, dia a dia, hora a hora, como salrio adicionais, prmios, diria de viagem, gratificaes e etc. A distino entre remunerao e salrio est prevista no art. 457 da CLT. Segundo a maior parte da doutrina no existe mais distino entre salrio e remunerao, j que o prprio texto legal utiliza as expresses como sinnimas. Os valores recebidos pelo empregado podem ter natureza salarial ou indenizatria. Constitui verba salarial se pagos pela prestao de servios e de natureza indenizatria se pagos como forma de compensar o trabalho realizado em condies menos favorveis. Ex: horas extras, adicional noturno de 20%, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade. OBS: No direito administrativo o funcionrio recebe vencimentos e no salrios. Salrio complessivo ou forfait o salrio que engloba horas extras, adicionais, etc. proibido por lei. O salrio no pode ser complessivo ou ajustado de forma a englobar em uma nica prestao pecuniria o pagamento de diferentes parcelas (smula 91 TST).

24/05/2011

FORMAS DE PAGAMENTO (ARTIGO 450 CLT) 1 Salrio por unidade de tempo, o salrio pago em razo do tempo gasto pelo empregado no exerccio de suas atividades e no da realizao da obra, podendo ser estipulado por hora, dia, semana, quinzena ou ms. 2 Salrio por unidade de obra (produo), o salrio por unidade de obra var ia de acordo com o trabalho realizado, independentemente do tempo que for gasto, sendo calculado o salrio em funo da produo determinada pela quantidade de peas produzidas ou de forma composta, pela quantidade e qualidade das peas produzidas. 3 Por peso ou volume e por complemento (artigo 483, alnea g), o empregador no pode reduzir o trabalho do empregado de forma a afetar a importncia do salrio. 4 Salrio por tarefa, a forma mista de salrio, a combinao entre salrio por unidade de temp o e o salrio por unidade de obra, o empregado deve realizar o servio dentro de certo perodo determinado, porm sendo realizado o trabalho antes do tempo o empregado pode se retirar da empresa. MEIOS DE PAGAMENTO DO SALRIO 1 Pagamento em moeda corrente nacional, so nulos os pagamentos feitos em moeda estrangeira, no entanto o contrato de trabalho pode conter clusula ajustando o salrio em moeda estrangeira ou outro indexador desde que na data do pagamento seja feita a necessria converso em moeda co rrente. A exceo, se houver trabalhador realizando servio no estrangeiro. 2 Pagamento em cheque, pode ser feito em cheque ou depsito em conta corrente em nome do empregado, com consentimento do empregado em banco, prximo ao local do trabalho. 3 Pagamento em utilidades, alm do pagamento em dinheiro o salrio pode tambm ser pago em espcie, utilidades ou bens econmicos, ou seja, o salrio pode ser in natura ou chamado salrio utilidade (alimentao, habitao, vesturio, higiene e transporte) com e xceo de drogas nocivas e bebidas alcolicas. 4 Truck system ou procurando pagamento do salrio atravs de papis de aceitao restrita na localidade do trabalho. O salrio no pode ser todo pago em utilidades, pelo menos 30% dever ser pago em dinhei ro no podendo as parcelas in natura exceder os percentuais das parcelas componentes do salrio mnimo. Urbanos

- alimentao 20% - habitao 25% - transporte 6% - vesturio 13% - higiene 6% Rurais - alimentao 25% - habitao 20% - transporte 6% - vesturio 13% - higiene 6%

caf 2%, almoo 8%, lanche 2%, jantar 8%

07/06/2011

Nem todas as utilidades fornecidas ao empregado pelo empregador tem natureza salarial. As utilidades fornecidas para o trabalho tais como ferramentas, materiais indispensveis ao trabalho, no tem natureza salarial, sendo consideradas ferramentas de trabalho (smula 367 TST). As utilidades fornecidas pelo empregador ao empregado pelo trabalhador ou em razo da prestao de servio so consideradas salrios. Para (no incorpora o salrio) diferente de pelo (pode incorporar o salrio). Ex: carro. ALIMENTAO O fornecimento de alimentao s ser considerado salrio se a empresa no estiver escrita no PAT (programa de alimentao do trabalhador). Cesta bsica se for entregue ao traba lhador por liberalidade vai ser considerado como trabalho. Vale transporte no considerado salrio (Lei 7418 ), podendo o empregador descontar 6% do salrio base do empregado. No pode ser pago em dinheiro , s em rio card. Educao, sade, fornecido pelo empregador no considerado salrio utilidade (art. 458 2 CLT).

Habitao no considerada salrio quando fornecida para execuo do trabalho (Lei 11.324/06). Ex: caseiro, empregada domstica. A concesso de assistncia mdica, hospitalar e odont olgica prestada diretamente ou mediante seguro de vida, assistentes pessoais, previdncia privada no tem natureza salarial (art. 458 2 CLT). REGRAS GERAIS DO PAGAMENTO DE SALRIO O salrio no pode ser estipulado por perodo superior a um ms salvo comisses, percentagens e gratificaes e deve ser pago at o 5 dia til de cada ms. OBS: O empregador no poder efetuar nenhum desconto salvo quando este resultar de previso legal, acordo coletivo ou conveno coletiva. Danos causados pelo empregado desd e que dolosos ou cujos descontos tenha sido abordado em acordo ou conveno coletiva. 6% de vale transporte, contribuio previdenciria e sindical, imposto de renda, prestao alimentcia. PENA PECUNIRIA CRIMINAL Dvidas para aquisio da casa prpria pa ra o sistema financeiro de aquisio. PLANO DE ASSISTNCIA MDICA, ODONTOLGICA, SEGURO, COOPERATIVAS E ENTIDADES CULTURAIS OU RECREATIVAS
y y y

Emprstimos e financiamento devem estar no contrato mediante autorizao expressa do empregado. Uniforme, vedado o desconto para os domsticos, vigilantes e aeronautas Salrio famlia no tem natureza salarial sendo benefcio previdencirio devido aos empregados com filhos menores de 14 anos, salvo se for deficiente.

You might also like