You are on page 1of 2

Universidade Federal do Paran Setor de Educao Departamento de Teoria e Prtica de Ensino (DTPEN) Disciplina: Prtica de Ensino em Cincias (EM347)

Professor: Danislei Bertoni

DIRIO REFLEXIVO As orientaes abaixo so sugestes para o registro de sua prtica de observao de aulas na forma de DIRIO REFLEXIVO e posterior anlise das aulas ministradas. Essas mesmas questes podem ser utilizadas por voc no momento de observao do(a) professor(a) da turma e no momento que estiver em docncia, principalmente entre uma aula e outra. 1. Momento inicial da aula: a) Como me relaciono com a turma? H um dilogo inicial? b) Explicitei a importncia do contedo a ser trabalhado na aula? Ele foi contextualizado? c) Retomei o contedo da aula anterior? Sistematizei o que foi trabalhado nas aulas anteriores, para que os estudantes entendessem o quadro geral de contedos e conceitos? d) Fiz um levantamento das concepes prvias dos alunos? Como? 2. A linguagem que voc empregou: a) Como procurei mediar a aprendizagem do contedo? b) Usei analogias, imagens, exemplos, metforas, gestos, etc? c) Como procurei motivar os alunos? d) Que tipo(s) de explicao(es) desenvolvi? (Ver texto de apoio Isabel Martins, Explicando uma explicao) e) Que tipo de interao e de intervenes promovi? (Ver texto de apoio Mortimer e Scott, Atividade discursiva nas aulas de cincias) f) Como estava minha voz? Qual o ritmo dela? Teve clareza e objetividade no momento de minha interveno? 3. Objetivos pretendidos: a) Explicitei, no incio da aula, os objetivos pretendidos com os contedos selecionados para a aula? b) Considero que os objetivos quanto ao processo ensino aprendizagem dos contedos foram plenamente atingidos? Parcialmente atingidos? No consegui atingi-los? c) Considero que minhas expectativas quanto a aula foram alcanadas? O que me faz pensar assim ou ter certeza disso? d) Como sei que as expectativas de aprendizagem que tinha quanto ao contedo a ser ensinado foram alcanadas? A minha interveno (interao/mediao) e as atividades realizadas em sala que permitem essa concluso? Ou por meio da avaliao que realizei? 4. Contedos: a) Tive domnio do contedo e dos conceitos biolgicos? b) Dei algum enfoque especial (histrico, evolutivo, cotidiano, etc)? c) Tal enfoque teve profundidade ou superficialidade? Relacionei com demais campos de conhecimento das cincias biolgicas? Aproximei das demais disciplinas? Como? d) Foi possvel avaliar a aprendizagem dos alunos? Como? Que resultado(s) foi(ram) possvel(is) perceber? e) Foi adequado ao tempo de aula? A seqncia apresentou falhas? Houve improvisao ou modificaes no previstas no plano? 5. Participao dos alunos: a) Tentei saber qual o conhecimento anterior dos alunos? Como fiz isso? Como poderia ter sido? b) Como foi? De que forma procurei estimular?

Universidade Federal do Paran Setor de Educao Departamento de Teoria e Prtica de Ensino (DTPEN) Disciplina: Prtica de Ensino em Cincias (EM347) Professor: Danislei Bertoni c) Possibilitei a realizao de atividades individuais e em grupo? As atividades permitiram avaliar a aprendizagem em termos de compreenso dos conceitos? d) Que tipos de perguntas os alunos fizeram? 6. Estratgias e recursos de ensino: a) O que utilizei nesta aula? Foi bem explorado? Poderia ser diferente? b) Utilizei o livro didtico? Explorei bem o contedo a partir do livro, incluindo as atividades propostas? c) Tive preocupao com a motivao dos alunos? d) Houve seqncia ordenada no desenvolvimento do contedo? As estratgias e os recursos foram adequados/coerentes para a aula? 7. Planejamento da aula: a) Ocorreu adequao do tempo? b) O plano foi adequado para a aula? c) Qual era meu objetivo inicial? Ele foi atingido? 8. Avaliao: a) Consegui realizar avaliao dos alunos? Individual ou da turma? b) As atividades permitiram a avaliao? (Ver texto de apoio Lea Anastasiou, Avaliao, ensino e aprendizagem) 9. Momento final: a) Como finalizei a aula? b) Como deixei a sala ao trmino da aula? 10. Reflita sobre: a) Se tivesse que ministrar novamente a mesma aula, o que mudaria? b) As mudanas que gostaria de realizar nessa aula, poderiam ser utilizadas para rever os planos das aulas seguintes? c) Tive clareza das dificuldades encontradas no relacionamento com os alunos, considerando, por exemplo, a linguagem, disciplina da classe, comunicao, mediao de conflitos, entre outros?

You might also like