You are on page 1of 9

Ttulo: VCIO REDIBITRIO E EVICO COMO GARANTIAS DO ADQUIRENTE NAS RELAES CONTRATUAIS REGULAMENTADAS PELO CDIGO CIVIL DE 2002

Davi Souza de Paula Pinto1


SUMRIO: INTRODUO; 1.0 NOES PRELIMINARES; 2.0 CONCEITO E PECULIARIDADES DE VCIOS REBIDITRIOS; 3.0 CONCEITO E PECULIARIDADES DE EVICO; 4.0 CONCLUSO; 5.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

INTRODUO A pesquisa visa tratar sobre dois institutos: vcio redibitrio e evico. Porm, antes de adentrarmos em cada um deles, iremos dispor algumas noes preliminares, com o fim de facilitar a compreenso do leitor. Neste tpico iremos focalizar a semelhana dos referidos institutos jurdicos. At mesmo por questo de ordem do Cdigo Civil, iremos tratar primeiramente dos vcios redibitrios, para em seguida, abordarmos a evico. Em ambos os institutos ser visto a conceituao e algumas peculiaridades. A presente pesquisa se fundamentar no entendimento de doutos doutrinadores, inclusive nas disposies normativas do Cdigo Civil de 2002. Por questes de curiosidade em alguns pontos do trabalho abordaremos tambm a localizao dos institutos no Cdigo Civil de 1916.

1.0 NOES PRELIMINARES Para tratar de vcio redibitrio e evico preciso tomar algumas noes preliminares que podero facilitar a leitura e inclusive o entendimento do leitor. Destinamos este tpico justamente para verificar semelhana destes institutos jurdicos. Ambos se destinam ao mesmo fim. Dispem Gagliano e Pamplona:
tanto o vcio redibitrio, como a evico, so institutos jurdicos que tm a finalidade de resguardar ou garantir o adquirente de determinada coisa em contratos translativos de posse ou propriedade, inclusive nas doaes onerosas (GAGLIANO; PAMPLONA, p. 183, 2006).

Para a sustentabilidade do prprio ordenamento, no que concerne a segurana dos negcios jurdicos contratuais, o adquirente est resguardado ou garantido por estes institutos, vindo evico garantir contra os defeitos de direito, da mesma forma que os vcios redibitrios garantem contra os defeitos matrias (VENOSA, p. 546, 2006).

Estudante de Direito da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais.

2.0 CONCEITO E PECULIARIDADES DE VCIOS REBIDITRIOS A conceituao de vcios redibitrios decorre da prpria disposio normativa do Cdigo Civil Brasileiro de 2002. A norma do art. 441, caput, do referido Cdigo traz-nos a conceituao, da seguinte maneira: A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vcios ou defeitos ocultos, que a tornem imprpria ao uso a que se destina, ou lhe diminuam o valor (Art. 441, CCB2002). No pargrafo nico do mencionado artigo pode-se observar a possibilidade de vcio ou defeitos ocultos, quanto s doaes onerosas. O vcio redibitrio, como se v, compreendido to somente pelo estado em que a coisa, objeto de contrato comutativo, se encontra. Esta coisa d ao adquirente garantia de pleitear em juzo. Na verdade, a garantia de pleitear em juzo, segundo demonstra Venosa decorre da prpria natureza do contrato. Contrato comutativo, porque o contrato aleatrio incompatvel com essa modalidade de garantia (VENOSA, p. 528, 2006). Importa lembrar que o assunto vcios redibitrios no se esgota na disposio do artigo 441 do Cdigo Civil, se estendendo, portanto, at a disposio do art. 446. Devido a sua importncia o legislador reservou aos vcios redibitrios uma seo especfica no Cdigo Civil de 2002, encontrando-se, portanto, na Seo V, do Ttulo V, Dos Contratos em Geral. A sua existncia possui fundamento, os vcios redibitrios existem no nosso ordenamento justamente para aumentar as garantias do adquirente que tem direito utilidade natural da coisa (DINIZ, p.118, 2002), podendo assim, justificadamente responsabilizar o alienante pelos vcios ocultos encontrados no objeto. Importante lembrar que esta garantia refere-se ao momento da transmisso da coisa, pois se o adquirente soubesse da existncia do defeito na coisa o negcio jurdico contratual provavelmente no teria se realizado ou poderia at mesmo ser realizado, porm de uma outra forma. A definio de vcio redibitrio parte deste princpio, sendo, o principal aspecto a ser considerado, precisamente, portanto, o fato de este vcio ser oculto, recndito, ou seja, no-aparente (GAGLIANO; PAMPLONA, p. 183, 2006), justificando, assim, que o adquirente responsabilize o alienante pela devoluo do valor que este recebeu, e, inclusive das perdas e danos, ou pelo abatimento no preo se o adquirente pretender conservar a coisa (DINIZ, p. 118, 2002). O adquirente normalmente tem o direito utilidade do bem, sendo este mvel ou imvel, a responsabilidade do alienante justificvel, se d exatamente porque o adquirente no pode examinar a coisa em profundidade a ponto de poder descobri-lhe os defeitos ocultos, precisar estar garantido contra o alienante, para o caso de lhe ser entregue objeto defeituoso (DINIZ, p. 119, 2002). Maria Helena Diniz articula uma leal definio doutrinaria de vcio redibitrio. Seno vejamos:
Os vcios redibitrios, portanto, so falhas ou defeitos ocultos existente na coisa alienada, objeto de contrato comutativo, no comuns s congneres, que a tornam imprpria ao uso a que se destina ou lhe diminuem sensivelmente o valor, de tal modo que o ato negocial no se realizaria se esses defeitos fossem conhecidos (DINIZ, p.118, 2002).

Logo podemos perceber trs coisas. A primeira que cabe o vcio redibitrio em contrato comutativo, pois conforme vimos no cabe esta garantia em contrato de risco (aleatrio). A segunda que no pode o adquirente alegar qualquer vcio, se a coisa no se tornar imprpria para o uso ou se no diminuir de forma significativa o seu valor. A Terceira e ultima, que o adquirente tendo cincia do vcio, o negcio contratual sem sombra de dvidas no seria realizado, ou seria realizado, contudo de outra forma. No mesmo sentido da definio esposada por Maria Berenice Dias o mestre Caio Mrio de Silva Pereira, citado na obra de Gagliano e Pamplona, define o vcio redibitrio como
um defeito oculto de que portadora a coisa objeto de contrato comutativo, que a torna imprpria ao uso a que se destina, ou lhe prejudica sensivelmente o valor (PEREIRA, citado por GAGLIANO, PAMPLONA, p. 184, 2006).

Podemos notar, portanto, que as definies doutrinrias de vcio redibitrio so pacificas, ou seja, no possui divergncias entre os doutrinadores no Brasil. Pode ocorrer, e ocorrem, atribuies de diferentes definies, porm o sentido sempre o mesmo, e inclusive fiel ao texto legal do Cdigo Civil. No pode ser confundido, vcio redibitrio da idia de responsabilidade civil, segundo Gagliano e Pamplona
vcio redibitrio aproxima-se muito mais de uma causa de dissoluo contratual do que propriamente do sistema de responsabilidade civil, muito embora a parte prejudicada tenha o direito de ser devidamente indenizada (GAGLIANO, PAMPLONA, p. 184, 2006)

O adquirente recebendo a coisa com vcio oculto, ou seja, defeituosa, poder pleitear em juzo requerendo o que lhe de direito (responsabilidade civil). Ocorrendo isto o negocio ser desfeito, por conseqncia o contrato ser dissolvido. Segundo a norma do art. 442 goza o adquirente de duas alternativas: redibir o contrato ou simplesmente requerer o abatimento do preo. A primeira possibilidade incide pela ao redibitria dando-se cujo objeto , precisamente, o desfazimento do contrato e a devoluo do preo pago, podendo inclusive pleitear o pagamento de perdas e danos (GAGLIANO; PAMPLONA, p. 187, 2006). A segunda prerrogativa trata de ao estimatria que pleiteia to somente o abatimento preo da coisa. Por falar em responsabilidade, sabemos que o alienante tem obrigaes para com o adquirente devido ao vcio ou defeito oculto na coisa. A sua responsabilidade ser medida pela cincia deste vcio ou defeito (art.443 CCB2002). Sobre o assunto, portanto, versa o art. 443 e art. 444 do Cdigo civil, seno vejamos.
Art.443. Se o Alienante conhecia o vcio ou o defeito da coisa, restituir o que recebeu com perdas e danos; se no conhecia, to-somente restituir o valor recebido, mais as despesas do contrato. Art. 444. A responsabilidade do alienante subsiste ainda que a coisa parea em poder do alienatrio, se parecer por vcio oculto, j existente ao tempo da tradio (art. 443 e art. 444, CCB-2002).

No art. 444, a responsabilidade cabe ao alienante, mesmo que o bem esteja com o adquirente, mas que no momento da tradio o vcio j se encontrava na coisa diminuindo o seu valor significativamente ou tornando-a imprpria para o uso. No se trata aqui se havia ou no cincia do alienante, mas conforme se v da existncia do vcio ou defeito no momento ou at mesmo antes da tradio. No podemos confundir vcio redibitrio com erro no negcio jurdico.
No erro, o adquirente tem uma idia falsa da realidade. A deficincia subjetiva, (...). O vcio redibitrio decorre da prpria coisa, que verdadeiramente desejada pela parte, e o adquirente no toma conhecimento do defeito, porque est oculto (VENOSA, p. 529, 2006).

Portanto, no erro o defeito encontra-se na pessoa do adquirente, e no na coisa. J no vcio redibitrio o erro est to somente na coisa, ainda que oculto. O adquirente encontra-se em uma situao de real desconhecimento justamente porque o defeito oculto. Para facilitar a compreenso, Venosa exemplifica-nos. Segundo o autor quem compra um quadro falso, pensando que verdadeiro, incide em erro. Quem compra um quadro que apresenta fungos invisveis, e, aps a aquisio, vem a mofar, estar perante um vicio redibitrio (VENOSA, p. 530, 2006). Uma circunstancia que no pode ser deixada de observar que o defeito na coisa dever existir j na tradio da coisa, justamente porque se o vcio oculto, surgir posterior aquisio da coisa, ou seja, se a causa do defeito operou-se j quando a res estava em poder do adquirente, por m utilizao ou desdia, este nada poder pleitear (GAGLIANO, PAMPLONA, p.184, 2006) Para findarmos a tarefa de conceituao utilizaremos o magistral entendimento de Cezar Fiza sobre o assunto, seno vejamos:
a) o defeito dever ser oculto, considerando-se tal o defeito que uma pessoa de conhecimentos medianos e inteligncia normal no possa perceber em exame superficial, elementar; b) dever ser desconhecido do adquirente; c) somente se leva em conta o defeito j existente ao tempo da aquisio e que perdure at o memento da reclamao; d) no qualquer defeito que pode motivar a redibio, mas somente aqueles que inutilizarem a coisa ou a desvalorizem. e) o contrato dever ser comutativo, ou seja, oneroso. Tambm nos contratos bilaterais, ainda que gratuitos, incidiro as normas referentes aos vcios redibitrios (FIUZA, p. 428, 2004).

A garantia do instituto do vcio redibitrio para o adquirente no ad eterna, ou seja, no persiste com o tempo, o direito pode decair segundo a disposio do art. 445 do Cdigo Civil e inclusive seus desdobramentos, que se segue:
Art.445. O adquirente decai do direito de obter a redibio ou abatimento no preo no prazo de trinta dias se a coisa for mvel, e de um ano ser for imvel, contado da entrega efetiva; se j estava na posse, o prazo conta-se da alienao reduzido a metade. Pargrafo 1. Quando o vcio, por sua natureza s puder ser conhecido mais tarde, o prazo contar-se- do momento em que dele tiver cincia, at o prazo mximo de cento e oitenta dias, em que se tratando de bens mveis; de um ano, para os imveis Pargrafo 2. Tratando-se de venda de animais, os prazos de garantias por vcios ocultos sero estabelecidos em lei especial, ou na falta desta, pelo

usos locais, aplicando-se o disposto no pargrafo antecedente se no houver regras disciplinando a matria

O prazo que o adquirente possui para a redibio contado em relao coisa (bem mvel, bem imvel, bem semovente) que possui um vcio oculto. A impossibilidade de se tomar conhecimento do vcio pode estender o prazo at 180 dias para bens mveis e continua o prazo de um ano para os bens imveis. Importa lembrar que ser contado a partir do momento que o adquirente toma conhecimento, e depender tambm da natureza do vcio. Os bens semoventes sero tratados em lei especial, mas a sua falta ser utilizado os usos locais, a falta deste, ser aplicado o pargrafo 1 do art. 445 do Cdigo Civil. Havendo contrato que dispe sobre uma clausula de garantia o prazo ser somente de trinta dias, a partir do descobrimento do vcio na coisa. Passando o prazo previsto haver, portanto decadncia, pena imposta ao adquirente pela inobservncia dos requisitos (denunciar ao alienante dentro do prazo). Assim versa o art. 446 do Cdigo Civil.

3.0 CONCEITO E PECULIARIDADES DE EVICO Podermos fazer inferncia da Evico atravs da disposio normativa do Cdigo Civil Brasileiro de 2002. A norma concernente a Evico a do art. 447, do referido Cdigo. Dispe que nos contratos onerosos, o alienante responde pela evico. Subiste esta garantia ainda que a aquisio se tenha realizado em hasta pblica (Art.447, CCB-2002). Lembremos que esta no a nica disposio normativa sobre o assunto, se estendendo, portanto, at o art. 457 do Cdigo Civil. Assim como no instituto do vcio redibitrio a evico um instituto jurdico que d ao adquirente (evicto) uma garantia coisa. Para entendermos a evico devemos to somente visualiza-la como uma figura jurdica que nos remete a idia de perda (GAGLIANO; PAMPLONA, p.199, 2006), s assim podemos prosseguir com a parte tcnica e jurdica deste instituto. Porm, antes, importante verificarmos a parte histrica da evico. Segundo os doutrinadores Gagliano e Pamplona, a evico advm da poca Romana,
das formalidades da mancipatio, ou de negcios menos formal denominado stipulatio. Se o adquirente, pela mancipatio, viesse a ser demandado por terceiro antes de ocorrer a usucapio, poderia chamar o vendedor, a fim de que ele se apresentasse em juzo para assisti-lo e defende-lo na lide. Se o vendedor se recusasse a comparecer, ou, se mesmo comparecendo, o adquirente se visse privado da coisa, teria este ultimo e denominada actio acuctoritatis, para obter o dobro do preo que havia pago no negcio (GAGLIANO; PAMPLONA, p. 199, 2006).

Atravs do trecho acima, podemos claramente perceber trs sujeitos que participam da evico: Alienante, adquirente ou evicto, terceiro ou evictor. No Direito brasileiro o adquirente tendo a coisa perdida (totalmente ou parcialmente), em virtude de sentena judicial ou de ato administrativo, para o

terceiro ou evictor que comprovou ser o legitimo proprietrio da coisa, poder voltarse contra o alienante, para haver deste a justa compensao pelo prejuzo sofrido (GAGLIANO; PAMPLONA, p.200, 2006) A perda pelo adquirente s se d porque uma sentena judicial ou um ato administrativo reconheceu o direito anterior de terceiro, denominado evictor (GAGLIANO, PAMPLONO, p.199, 2006). Podemos perceber at aqui que a finalidade no Direito Romano no diverge da finalidade encontrada no Direito brasileiro atual: Fazer com que o alienante compense os prejuzos sofridos pelo adquirente de boa-f. O modo de ressarci o prejuzo que difere. Quanto definio de evico, no mesmo sentido esposado por Gagliano e Pamplona, Venosa define da seguinte maneira:
a perda em juzo da coisa adquirida (...) em razo de uma deciso judicial. Tratando-se de uma garantia, o alienante responsvel pelos prejuzos em razo de ter transferido um (...) direito viciado ou alheio (VENOSA, p. 546, 2006).

Nota-se que as definies doutrinrias de evico so pacificas, assim como ocorre nas definies de vcios redibitrios. No caso da evico tambm ocorrem, atribuies de diferentes definies, porm seguindo o sentido legal. Um elemento que no pode ser deixado de visualizar alm da perda do bem pelo adquirente ou evicto, que este s ter o direito de regresso contra o transmitente, desde que o contrato entre eles tenha sido oneroso (FIUZA, p. 431, 2004). A forma de contrato expressa no art. 447, do Cdigo Civil. Portanto o transmitente ou alienante, que faa por ttulo oneroso tem o dever e obrigao de garantir a legitimidade, higidez e tranqilidade do direito que transfere (VENOSA, p. 546, 2006), Em outras palavras, o adquirente deve estar seguro de que no haver nenhuma turbao ou perigo de perda da coisa por terceiro. Neste sentido Maria Helena Diniz destaca que o alienante tem no s o dever de entregar ao adquirente o bem alienado, mas tambm o de garantir-lhe o uso e gozo, defendendo-o de pretenses de terceiro quanto ao seu domnio (DINIZ, p.126, 2002) A responsabilidade por evico poder ser manuseada por instrumento contratual, onde poder ser: excluda, diminuda, ou reforada. A possibilidade de conveno das partes era tratada no antigo Cdigo Civil no art.1.107, caput, atualmente disposta na norma do artigo 448. do Cdigo Civil de 2002, onde estabelece que podem as partes, por clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico (Art.448, CCB-2002). Portanto, a responsabilidade pela evico s poder ser afastada se houver clusula contratual expressa, determinando sua excluso (DINIZ, p.127, 2002). Contudo, mesmo havendo clausula de exonerao de responsabilidade da evico, se esta se der o evicto ter o direito a recobrar o preo, se no sabia dos riscos da evico, ou se sabia, no os assumiu (FIUZA, p.432, 2004) Assim a disposio do art. 449 do Cdigo Civil. A evico uma garantia que possui intima relao com o principio da boa-f objetiva, por isso mesmo, a ttulo de exemplo que no poder falar de evico, se o arrematante sabia que a coisa era alheia ou litigiosa (GAGLIANO; PAMPLONA, p.201, 2006), mesmo que tenha direito ao preo que pagara pela coisa.

Para melhor compreendermos a relao do princpio da boa-f objetiva com o instituto da evico foroso destacarmos dois exemplos esposados por Fiza: 1) adquirente de m f 2) adquirente que age em conformidade com o princpio da boa-f objetiva. Vejamos primeiramente o exemplo de adquirente (evicto) de m f:
Se compro carro, sabendo que era furtado, ou sabendo que versava sobre ele disputa judicial (...), logicamente no poderia demandar pela evico, mas farei jus a recobrar o preo que pagara (FIUZA, p. 431, 2004)

Agora vejamos o exemplo de adquirente (evicto) que age com boa objetiva
A compra de carro furtado de boa-f ter que restitu-lo ao antigo dono, mas poder exigir de quem lhe vendeu, ou seja, do alienante o preo pago mais os prejuzos sofridos com a perda e com o processo (custas judiciais honorrios de advogado etc.) (FIUZA, p. 431, 2004).

Na primeira hiptese nem sequer podemos falar de evico, podendo o adquirente somente ter o direito do preo pago pelo bem. Na segunda hiptese, vimos que aquele que age de boa f, apesar de ter de restituir o bem, pois o direito deste no lhe pertence, tem a prerrogativa de exigir do alienante ou transmitente, o preo pago e inclusive os prejuzos. O leque de direitos do evicto maior. No antigo Cdigo Civil as disposies normativas que tratavam do direito do evicto era visualizado no o art. 1.109, caput, inciso I, II, III. O cdigo Civil vigente versa sobre o direito do evicto no art. 450, quando no houver disposio em contrrio, vejamos:
Art 450. Salvo estipulao em contrrio, tem direito o evicto, alm da restituio integral do preo ou das quantias que pagou: I indenizao dos frutos que tiver sido obrigado a restituir II indenizao pelas despesas dos contratos e pelos prejuzos que diretamente resultarem da evico III s custas judiciais e aos honorrios do advogado por ele constitudo. (art. 450. CCB-2002)

J sabido que benfeitoria so acrscimos realizados pelo homem na coisa com o intuito de conserv-la, melhor-la ou embelez-la (GAGLIANO; PAMPLONA, p.212, 2006). Ser considerado, portanto, as benfeitorias no art. 453 e art.454 do Cdigo Civil. O art. 453 demonstra expressamente a responsabilidade do alienante, pelo valor no abonado por terceiro responsvel original pelo pagamento. Cabe, portanto ao adquirente receber o valor, tanto do terceiro como do alienante, porm ser somente nas benfeitorias teis e necessrias conforme dispe o texto legal do referido artigo. J o art. 454 do Cdigo Civil no expressa qual a benfeitoria Por fim, relata o Cdigo civil sobre a o direito processual no art. 456, onde haver denunciao da lide pelo exerccio do direito resultante da evico. As instrues so dadas ao adquirente que dever observ-las. Ao tratar desse assunto no Cdigo Civil teria o legislador extrapolado seus limites? No, apenas empresta maior ateno ao instituto da evico nas relaes processuais, o mesmo reconhece suas limitaes (Cdigo Civil tratar de direito material) deixou a lei do processo, indicar o tempo e a forma de agir, seno vejamos.

Art. 456. Para poder exercitar o direito que da evico lhe resultam, o adquirente notificar do litgio o alienante de imediato, ou qualquer dos anteriores, quando e como lhe determinarem as leis do processo (art. 456, CCB-2002).

4.0 CONCLUSO Conclumos com a presente pesquisa que os institutos do vcio redibitrio e da evico atende os interesses e a segurana do adquirente nas relaes contratuais. Ambos se apresentam como forma de garantia. Conceituar os dois institutos no tarefa fcil, mesmo que seja pacfico entre os doutrinadores. A tarefa facilitou um pouco, porque o entendimento de vcio redibitrio e de evico decorre do prprio texto do Cdigo Civil, cada qual com a disposio de seu artigo correspondente. Conclumos que s pode ser compreendido o instituto do vcio redibitrio se partimos do princpio que h um vcio ou defeito oculto na coisa (j no momento da tradio) que diminua significativamente o seu valor ou que lhe torna imprpria para o uso. Exclui-se assim, a possibilidade do adquirente pleitear em juzo por qualquer outro vcio. O objeto de contrato dever ser comutativo (oneroso) podendo tambm de doao onerosa. Preenchendo os requisitos exigveis por lei, poder o adquirente requerer do alienante em juzo o que lhe de direito por ao redibitria, dissolvendo assim contrato. Ou ento, poder o adquirente por ao estimatria, requerer do alienante somente a devoluo do preo pago, e, se houver requerer o pagamento de perdas e danos. Vimos o quanto importante observncia do prazo para o adquirente alegar vcio redibitrio, no fazendo poder incorrer em decadncia, ou seja, perda de direito. Conclumos que o prazo se d em razo da coisa ou de contrato que venha clausula de garantia. Conclumos que para existir evico devemos encontrar a presena de trs sujeitos: adquirente, terceiro e o alienante. Ocorrer evico quando o adquirente perde a coisa total ou parcial, por sentena judicial ou ato administrativo, para terceiro (legtimo proprietrio da coisa). O alienante que fez por ttulo oneroso, ser responsabilizado pela evico. Conclumos que, apesar poder ser a evico diminuda, reforada, e at mesmo excluda por contrato, a clusula de excluso de responsabilidade do alienante no o abstm do preo da coisa se o adquirente no sabia dos riscos da evico ou ao menos no assumiu. Porm se o adquirente sabia que a coisa era alheia no h que se falar em evico. Vimos que o legislador ao tratar de evico, considera nas disposies dos art. 453 e art. 454 do Cdigo Civil as benfeitorias. Considera tambm o legislador a relao processual, quanto denunciao da lide pelo exerccio do direito resultante da evico dispondo o art. 456 do Cdigo Civil.

5.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, Teoria das Obrigaes Contratuais e Extracontratuais. 3 vol. 17 Edio. So Paulo: Saraiva, 2002.

FIUZA, Csar. Direito Civil: Curso Completo. 8 edio revista atualizada e ampliada. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil, Contratos. Tomo I. Volume IV. So Paulo: Saraiva, 2006. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: Teoria Geral das Obrigaes e Teoria Geral dos Contratos. Volume 2. So Paulo: Atlas, 2006.

You might also like