You are on page 1of 12

Manuteno Centrada em Confiabilidade

A (RCM- Reliability Centered Maintenance) um mtodo utilizado para planejamento de manuteno que foi desenvolvido inicialmente na indstria aeronutica e, posteriormente, adaptado para diversas outras indstrias e instituies militares. Este trabalho apresenta uma discusso sobre a metodologia, mostrando um sistema estruturado para sua aplicao, os diversos passos previstos, resultados esperados e benefcios estratgicos obtidos com a implantao desta metodologia.

PRINCIPAIS DEFINIES E PARTICULARIDADES DA MANUTENO CENTRADA NA CONFIABILIDADE


Basicamente, a Manuteno centrada na confiabilidade consiste em entender as principais fontes de falhas e antecip-las na eminncia de sua ocorrncia. Entende-se por falha a incapacidade de um determinado equipamento desenvolver normalmente as atividades para as quais foi projetado. Esse tipo de falha, tambm definido como falha funcional, tem sua severidade varivel que vai do comprometimento do desempenho at uma total incapacidade operacional. Toda vez que uma falha identificada, deve-se listar e investigar todos os eventos que a provocaram. Esses eventos so conhecidos como modos de falha e, na maioria das vezes, so organizados em listas em que, comumente, registram-se apenas as falhas causadas por deteriorao ou desgaste normal. No entanto, para que se tenha uma compreenso mais ampla acerca dos modos de falha, necessrio que tambm sejam registradas as falhas causadas por erros humanos (por parte dos operadores e mantenedores) e falhas de projeto.

RCM: perguntas e respostas bsicas


A metodologia RCM ou Manuteno Centrada em Confiabilidade, um processo usado para determinar o que deve ser feito para assegurar que qualquer ativo fsico continue a fazer o que seus usurios querem que ele faa, no seu contexto operacional presente. Para ser desenvolvida, a metodologia utiliza sete perguntas sobre cada item em reviso ou sob anlise crtica, para que seja preservada a funo do sistema produtivo, a saber: 1- Quais so as funes e padres de desempenho do ativo no seu contexto atual de operao? 2- De que forma ele falha em cumprir sua funo? 3- O que causa cada falha funcional? 4- O que acontece quando ocorre cada falha?

5- De que modo cada falha importa? 6- O que pode ser feito para predizer ou prevenir cada falha? 7- O que deve ser feito se no for encontrada uma tarefa pr-ativa apropriada?

Benefcios da RCM
Os benefcios obtidos pela prtica da Manuteno Centrada em Confiabilidade so vrios, e podem ser traduzidos como sete benefcios, como listados a seguir: Maior Segurana e Proteo Ambiental: no conjunto de benefcios do RCM, a segurana operacional e a integridade do meio ambiente so os principais benefcios obtidos com a metodologia. Estes benefcios so resultados das informaes geradas pelo RCM, para identificar todos os possveis riscos de falha nos equipamentos. Desempenho Operacional Melhorado: o desempenho operacional melhorado porque os gestores do programa tm informaes tcnicas para escolher melhores prticas de manuteno para garantir uma maior disponibilidade dos equipamentos no sistema produtivo. O aumento da disponibilidade dos equipamentos pode ser visto tambm como uma reduo no tempo de reparo. Eficincia Maior de Manuteno (Custo-efetivo): com as informaes tcnicas obtidas pelo RCM, os gestores do programa podem adotar as melhores prticas de manuteno, para garantir que o capital investido na manuteno tenha o melhor retorno. Estima-se que o RCM corretamente aplicado aos sistemas de manuteno existentes reduza de 40 a 70% a quantidade de trabalho de rotina, e trabalhos de emergncia entre 10 e 30%, do total de trabalhos (KARDEC; NACIF, 1999). Aumento da vida til dos equipamentos: a adoo das melhores prticas de manuteno garante que o equipamento faa tudo o que o seu usurio quer que ele faa, e que ele fique por mais tempo disponvel no seu contexto operacional. O resultado desta manuteno garante que cada componente do equipamento receba a manuteno necessria para cumprir a sua funo, garantir uma vida mais longa do equipamento. Banco de Dados de Manuteno Melhorado: os registros gerados pelo RCM proporcionam a obteno de um excelente banco de dados para uso tanto pela manuteno como pela operao, inspeo e projeto. Estes dados fornecem informaes para: identificar as necessidades de habilidades dos manutentores, decidir qual a melhor poltica de estoques de peas sobressalentes e manter os desenhos e manuais atualizados. Trabalho em Equipe Motivao: as pessoas ficam mais motivadas para o trabalho quando participam da anlise e solues dos problemas do dia a dia.

A metodologia RCM promove esta integrao, quando rene equipes multifuncionais para a analise e soluo dos problemas. Isto aumenta o grau de comprometimento e compartilhamento de toda a organizao da empresa na soluo dos problemas. Social: a sociedade a grande beneficiria dos resultados obtidos pela implantao correta do RCM, que tem como objetivo eliminar ou reduzir ao mximo as probabilidades das falhas funcionais e criar procedimentos adequados para minimizar os efeitos e conseqncias das falhas. Com isso, os recursos naturais para as atividades industriais sero usados mais racionalmente, sem desperdcio, e os possveis acidentes com agresso ao meio ambiente sero evitados.

Falhas no contexto operacional


A definio da falha no contexto operacional leva a vrias vises da falha. Na forma tradicional, para exemplificar este estado de falha, uma mquina do sistema produtivo tem um sistema hidrulico para desempenhar sua funo. Este sistema hidrulico comea a ter um vazamento de leo hidrulico. Este vazamento observado no contexto operacional por vrios departamentos envolvidos no processo produtivo. Na Figura 6, esto representadas as vises diferentes sobre a falha.

Figura 6 Vises diferentes sobre a falha (LAFRAIA, 2001) Analisando a condio da Figura 6, para o tcnico de segurana, pode-se dizer que a falha funcional ocorreu se o vazamento criar uma poa de leo no cho, onde as pessoas podem escorregar e cair ou pode possibilitar risco de incndio . Por outro lado, o gerente de manuteno pode sugerir que uma falha funcional ocorreu se o vazamento causou consumo excessivo de leo hidrulico durante um longo perodo. O gerente de produo considera o vazamento como falha funcional se o vazamento pode parar totalmente o equipamento. O enfoque multidisciplinar do RCM exige uma discusso e definio de qual viso da falha relevante no contexto operacional.

Curva de falha
A curva que representa a taxa de falha de um equipamento em funo do tempo tambm conhecida como curva da banheira devido ao seu formato (vide Fig.01). Esta curva representa o comportamento, ao longo da sua vida til, de vrios dispositivos eltricos, mecnicos e sistemas, sendo determinada a partir de estudos estatsticos.

A curva da banheira apresenta trs perodos distintos: Mortalidade infantil: H grande incidncia de componentes com defeito de fabricao, erro de projeto, erro de aplicao ou erro de instalao. A taxa de falha decai com o tempo. Aleatria: A taxa de falha sensivelmente menor e relativamente constante ao longo do tempo. A ocorrncia de falhas advm de fatores menos controlveis, como fadiga por sobrecarga ou corroso acelerada devido interao dos materiais com o meio. Este tipo de falha se caracteriza pela dificuldade de predio/preveno. Envelhecimento ou degradao: H um aumento da taxas de falha decorrente do desgaste natural (atrito, corroso), que ser tanto maior quanto mais passa o tempo.

Como complemento do mtodo supracitado, fez-se tambm uma anlise por rvore de Falhas. Ao contrrio da Anlise dos Modos e Efeitos de Avaria, este um processo dedutivo que partindo de um evento indesejado, investiga as sucessivas combinaes de falhas dos componentes at atingir as suas causas bsicas. Com os resultados obtidos, foi possvel identificar os elementos mais crticos do sistema e propor medidas de reduo de risco.

Anlise por rvore de Falhas


O mtodo de anlise de falha (FTA- fault tree analysis) uma tcnica utilizada para anlise de sistemas, de qualquer complexidade. A anlise da rvore de falha focada em determinar as causas de um evento que no deve ocorrer, sendo este evento chamado de evento de topo (colocado no topo da rvore). A partir de ento se cria uma representao grfica causa e efeitos das falhas dos componentes ou subsistemas, determinando as razes ou caminhos das causas que podem levar a ocorrncia do evento do topo. Para a representao grfica utilizamos caixas retangulares e portas lgicas, sendo que dois tipos de portas so utilizados: Porta lgica OU, para mostrar que o evento de sada somente ocorre se um ou mais eventos de entrada ocorrerem. Porta lgica E, para mostrar que o evento de sada ocorrer se todos os eventos de entrada ocorrerem. Caixas retangulares uma figura utilizada para representar evento de topo ou intermediria.

Metodologia das rvores de Falhas

A anlise de rvore de Falhas uma boa prtica quando se pretende estudar os fatores que podem causar um evento indesejvel, normalmente uma avaria do sistema. Este mtodo pode ser desenvolvido atravs das seguintes etapas que esto representadas esquematicamente na Figura 3.2:

Figura 3.2 - Diagrama do processo de desenvolvimento da rvore de Falhas

Abordagem Proposta 1. Identificar o objetivo da rvore de Falhas O objetivo da rvore de Falhas consiste em fazer a formulao do problema do sistema que vai ser estudado. 2. Definir o evento de topo O evento de topo corresponde raiz da rvore de Falhas. Este evento define o modo de avaria do sistema que vai ser analisado, isto , o acontecimento indesejvel. Caso existam vrios modos de avaria do sistema em estudo, conveniente definir um evento de topo para cada um. 3. Definir o mbito da rvore de Falhas Nesta etapa, devem indicar-se quais as falhas e componentes que vo ser includos na anlise e quais vo ser desprezados. Devem tambm ser definidas as condies fronteira que incluem os estados iniciais dos componentes e o levantamento das entradas do sistema. 4. Definir a resoluo da rvore de Falhas A resoluo da rvore de Falhas corresponde ao nvel de detalhe com que se vo desenvolver as causas das falhas do evento de topo. O nvel de detalhe

depende do conhecimento do analista e da informao disponvel sobre o sistema. 5. Definir as regras base da rvore de Falhas Para que a rvore de Falhas seja coerente, a nomenclatura e o modo como os eventos e as portas lgicas so identificados deve estar bem definida. Por este motivo, antes de se iniciar a construo da rvore, devem ser estabelecidas as regras base. 6. Construir a rvore de Falhas A atravs de diagramas sequenciais que envolvem os eventos ou falhas, de modo sistemtico, mostrando o relacionamento entre os mesmos e o acontecimento indesejvel em anlise.O processo tem incio com a identificao dos eventos que diretamente relacionados ao evento de topo e, assim, vai-se avanando, sucessivamente at atingir os eventos ou falhas bsicas. A relao entre eventos feita atravs de portas lgicas. 7. Avaliar a rvore de Falhas Aps a construo da rvore de Falhas a etapa seguinte sua avaliao, que pode ter duas abordagens: qualitativa e quantitativa. A Abordagem Proposta a avaliao qualitativa tem como finalidade representar a ocorrncia da avaria atravs de uma forma lgica equivalente, mostrando atravs do diagrama as combinaes de eventos bsicos, erros operacionais ou outros defeitos que podem dar origem ao evento de topo. A avaliao quantitativa tem como objetivo analisar a probabilidade de ocorrncia do evento de topo em funo das probabilidades de ocorrncia dos eventos bsicos. Nem sempre se procede a esta avaliao, uma vez que podem no estar disponveis informaes relativas s probabilidades de ocorrncia dos eventos. 8. Interpretar os resultados A anlise de uma rvore de Falhas termina com a interpretao dos resultados obtidos pela avaliao qualitativa e/ou quantitativa e a deciso das aces a tomar para melhorar o desempenho do sistema e eliminar o(s) evento(s) indesejvel(eis).

Simbologia utilizada nas rvores de Falhas


Como a rvore de Falha um processo lgico, uma simbologia de lgica padro e eventos utilizada para represent-la

Figura a Porta E a falha ocorrer se todas as entradas falharem; Figura b Porta OU a falha ocorrer se qualquer entrada falhar; Figura c Retngulo uma falha que resulta de efeitos
combinados ou de outra falha; Figura d Crculo evento bsico, que no necessita de subdivises; Figura e Diamante evento bsico, que pode ser subdivido em outros eventos bsicos, mas que no feito por falta de informaes ou utilidade; Figura f Diamante duplo evento bsico, que depende de outros eventos

inferiores, e importante o suficiente para justificar uma anlise em separado.

Anlise por rvore de Falhas

Evento do Topo

Falha no motor ao dar a partida

Causas do Evento do Topo

Fonte no fornece energia, fusvel queimado, resistncia aberta,fiao interrompida e chave aberta.

Solues:
D) C) E) Causa:Fusvel queimado Soluo: Trocar o Fusvel Causa: No tem fonte de energia Soluo: Verificar a causa da falta de tenso Causa: Resistncia queimada Soluo: Trocar resistncia Causa: Fiao interrompida Soluo: Substituir ou emendar fio. Causa: chave aberta: Soluo: Feche a chave do campo do motor

F) G)

C n lu o o c s :
A importncia da Manuteno Centrada na Confiabilidade tem aumentado nas ltimas dcadas devido complexidade crescente dos sistemas e s severas implicaes decorrentes de eventuais falhas.

A necessidade por sistemas mais confiveis est inserida em um contexto de interesses conflitantes que envolvem a minimizao de gastos e maximizao de lucros. Embora esteja fortemente embasado em conceitos estatsticos e matemticos, o sucesso da engenharia da confiabilidade, depende que o profissional, que atua na rea de manuteno, conhea e sistematize a obteno dos indicadores mais relevantes a fim de se garantir a representatividade das informaes adquiridas.

T A AH D MN T N R B L O E A UE O IN U T IA DSR L

IN T U OF D R LF U IN N E S IT T E E A L M E S C R O E tro c ic U S : le t n a T R A C n o ita teIV U M: ocm n P O E S R J rjeC m n R FSO: o le e te D T : 0 /0 /2 1 AA 7 6 01 A U A N t L n s L N : a lia a e

Bibliografia:

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0109_1353.pdf h ://w w v sa e .in r/d w lo d g n a IM ttp w .re ista p re f.b o n a /se u d /S O N T I_ O Z _ E N R _ R B C IN E L d E T S U A L A D O T A A H I_ L .p f h ://m rio u iro e c ic /e c ttp a lo re .n t/te n a le trif/U S G ra o m P _ e d rE e rg n ia d e c .p f

You might also like