You are on page 1of 12

O futuro dos Carros Eltricos Um artigo para eu ler daqui a 10 anos

Jayme Buarque de Hollanda

A histria moderna dos carros eltricos (CE) comea em meados dos anos 90 com o lanamento nos EUA e na Frana de carros eltricos a bateria (CEB) e no Japo, do Prius, um carro eltricohbrido (CEH). Respondiam a polticas de governo para reduzir emisses veiculares urbanas com incentivos fiscais 1 , facilidades no trnsito 2 e compras 3 para rgos do governo. Embora fossem, tambm, mais eficientes que os carros convencionais, essa vantagem tinha pouco valor na poca quando o preo do petrleo era dos mais baixos da histria.

Carros Eltricos (CE)


So carros acionados por pelo menos um motor eltrico. H diversos tipos dependendo da origem da energia eltrica. Carro Eltrico a Bateria (CEB): usa energia de baterias carregadas na rede eltrica; Carro Eltrico Hbrido (CEH): a energia eltrica fornecida por um gerador a bordo acionado por um motor de combusto interna (MCI) que usa um combustvel convencional como fonte de energia; e o Carro Eltrico Hbrido Plug-in (CEHP), um CEH equipado com mais baterias que tanto usa energia da rede, quanto do gerador embarcado. O Carro Eltrico com Clulas a Combustvel (CECC) usa a energia gerada por uma clula a combustvel a partir do hidrognio.

Inicialmente foram tratados como uma mera curiosidade sem grande futuro. Como me explicou, naquela poca, um especialista norte-americano: a novidade no vai pegar, pois, sob o cap do CEH h muito mais componentes que no carro convencional; j o CEB, alm de muito caro, usa baterias que pesam mais de uma tonelada, levam oito horas para carregar e tm autonomia de, no mximo, 150 km. As chances dos CE ganharem alguma importncia eram, portanto baixas, ainda mais quando se consideravam as dificuldades inerentes a qualquer nova tecnologia. O mercado, no obstante, aceitou muito bem o CEH. Alm de reduzir emisses e ser mais confortvel silencioso, usa menos combustvel e tem autonomia maior que um carro convencional de mesmo porte. Em 1998 foram vendidos 19 mil (apenas no Japo) e, em 2009, quase um milho (mundo); em 2010, 2,2% dos carros vendidos no mundo eram eltricohbridos, atingindo 11% no Japo4. A evoluo dos CEB foi mais lenta5, freada pela inexistncia de baterias adequadas. S recentemente algumas montadoras oferecem CEB com baterias bem mais leves e com bom desempenho. H fabricantes que apostam no CEHP por entenderem que rene virtudes do CEH e do CEB. Hoje, todas as grandes montadoras lanaram ou pretendem lanar CE dos vrios tipos, surgiram diversas novas marcas, grande nmero delas na China. Com mais de 3 milhes de CE circulando no mundo, o acionamento eltrico no mais uma novidade. Quando foi lanado o primeiro CEH (Prius) no Japo, intu que o novo acionamento vinha para ficar com o argumento emprico de que sistemas energeticamente eficientes afastam do mercado os ineficientes. Quando falava sobre o futuro dos CE no Brasil, no entanto, encontrava muito ceticismo que aos poucos vem se reduzindo. Entendo que estamos diante de uma importante inflexo tecnolgica, em uma situao, como
Como a reduo de imposto de renda para compradores e vrios incentivos para os fabricantes. Em Londres so isentos at hoje de pagar uma taxa para circular no centro e, na Califrnia, tinham acesso a vias expressas em regies congestionadas. 3 Na Frana as empresas estatais (correio e empresa eltrica) compraram frotas de CE que incentivaram o desenvolvimento de diversos modelos de CEB. 4 Ver http://www.all-electric-vehicles.com/hybrid-car-statistics.html, consultado em 15/6/011 5 No obstante, h muitos Carros de Vizinhana, CE pequenos com limite de velocidade (60 km/h), que podem circular nas cidades em percursos pequenos e que usam baterias convencionais.
2 1

Pg. 1

veremos, de mudanas pouco lineares da histria. A partir de discusses com especialistas e em particular com os companheiros do INEE e da ABVE6, e tendo como referncia outras quebras de paradigma tecnolgicas, resolvi fazer a presente reflexo com algumas previses para um horizonte de dez anos. Como h muita divergncia em relao aos cenrios tecnolgicos, em ltima anlise, essas previses respondem minha intuio, razo pela qual escrevo na primeira pessoa assumindo a responsabilidade pelas mesmas. Tenho grande curiosidade em ler esse artigo daqui a dez anos!!!! No texto, avalio, primeiro, a penetrao dos CE no mercado brasileiro para, em seguida, mostrar as vantagens sobre o carro convencional. Depois analiso a evoluo dos principais componentes do CE, mudanas que o novo equipamento trar para a sociedade, em que sua utilidade vai transcender o tema dos transportes.

Carros Eltricos no Brasil


O tema s comeou a ganhar algum espao no Brasil depois que o governo Obama apostou na nova tecnologia (2009) com o trplice objetivo de diminuir a dependncia do petrleo, reduzir emisses e fazer dessa uma novidade capaz de alavancar a economia norte-americana aps a crise dos bancos. A grande imprensa brasileira passou a falar mais regularmente sobre CE e as autoridades de governo envolvidas comearam a se manifestar, mas com poucos avanos e muitos desencontros7. No obstante, importantes montadoras j oferecem no mercado os primeiros CEH (Ford, Mercedes e Nissan) e CEB (Fiat, Renault e Mitsubishi). Pela pequena escala o objetivo dessas montadoras no curto prazo , visivelmente, o de marcar posio de pioneirismo. Com a globalizao, essa tendncia vai se reforar e o Brasil vai entrar nesta era com tecnologias que j comeam a ser sedimentadas no exterior. Em 2021, seguindo projees que ajudei a preparar para a ABVE8, estimo que cerca de 30% dos novos carros vendidos no Brasil sejam eltricos, hbridos ou a bateria. A penetrao ocorrer inicialmente feita com os CEH, seguidos dos CEHP e, em seguida, os CEB.

INEE - Instituto Nacional de Eficincia Energtica e ABVE - Associao Brasileira do Veculo Eltrico. Em 2010, o Ministrio da Fazenda, depois de meses de estudo, decidiu modernizar a anacrnica legislao do IPI de automveis que atribui a mais alta alquota ao CEB. Em junho, na cerimnia para alterar a tributao dos CE, diante de convidados, o Ministro da Fazenda disse que, atendendo orientao do Presidente da Repblica, dada quinze minutos antes, no iria assinar o dispositivo! Houve grande especulao na imprensa sobre a origem de tal reviravolta. Segundo essas especulaes, indcios apontaram para a Petrobrs, indstria automobilstica e setor de cana. 8 Rota para Veculos Eltricos No Brasil Road Map; download em www.abve.org.br.
7

Pg. 2

TOTAL CEH CEHP CEB

Penetrao dos CE no mercado de novos carros no Brasil

Acionamento veicular eltrico x convencional


O emprego do motor eltrico para acionar um veculo tem uma srie de vantagens sobre o acionamento feito diretamente por um motor de combusto interna (MCI): converte em energia mecnica mais de 90% da energia eltrica enquanto o MCI converte menos que 25% da energia da gasolina; com poucas partes mveis, consideravelmente mais simples de construir e manter (vida maior e menores custos de manuteno); um MCI tem centenas de peas mveis; com um comando pode ser convertido em gerador que freia o carro ao mesmo tempo em que gera e estoca energia nas baterias para uso futuro. Trata-se do freio regenerativo que recupera a energia inercial, dissipada nas lonas de freio dos carros convencionais9; no consome energia quando o CE fica parado no trnsito, ao contrrio do carro convencional, cujo motor fica ligado; tem elevado torque de partida. No carro convencional, preciso um sistema de embreagem e cmbio, sistemas que dissipam at 20% da energia do MCI. No CEH, alm das vantagens acima, o MCI opera na condio tima de projeto (rotao e torque constantes) e a potncia do MCI prxima demanda mdia o que permite que tenha uma potncia bem menor que os carros convencionais. O resultado combinado de todos esses fatores a reduo do consumo de combustvel do CEH em at 50% com relao ao carro convencional. A comparao deste com o CEB mais complexa, pois partem de fontes de energia diferentes10. Uma forma indireta de comparar, no entanto, atravs do custo de energia. Para percorrer 100 km, um CEB gasta da ordem 15 kWh a um custo de R$ 6,75 (tarifa residencial de eletricidade com impostos). Para percorrer a mesma distncia, um carro a gasolina com consumo de 12 km/l gastaria cerca de R$24,00!

O carro convencional, no trnsito urbano, dissipa uma quantidade de energia equivalente a mais da metade da energia do combustvel. 10 Anlises que avaliam as emisses em toda a cadeia de transformaes entre a fonte primria e o uso final (Well to Wheel) mostram que as emisses de CO2 associadas ao uso do CEB so menores do que as que seriam emitidas por um carro a diesel, mesmo quando a energia eltrica gerada com carvo mineral, a fonte mais suja.

Pg. 3

A arquitetura do CEH tem um grande nmero de possibilidades, dependendo do papel dos componentes principais, notadamente do MCI, dos sistemas de baterias, do uso de um motor eltrico central ou de um motor em cada roda. A arquitetura dos CEH hoje varia muito de fabricante para fabricante, situao tpica das transies tecnolgicas. Dependendo da disponibilidade de novos componentes bsicos, a tendncia natural ser algum nvel de padronizao na indstria. Em 2021 estar bem fixada a percepo de que o acionamento eltrico ser o novo paradigma da indstria automobilstica com preos reduzindo em funo das escalas de produo; os avanos da tecnologia dos carros e de seus componentes, comentados a seguir, e o aumento das escalas de produo tornaro os CE carros mais simples, baratos e econmicos11.

Futuro das Tecnologias


O desenvolvimento do CE vai depender do avano de diversas tecnologias. Algumas vo depender de break-through tecnolgicos, mas muitas devem evoluir rapidamente, pois s no foram desenvolvidas por falta de mercado. Passaro por uma seleo de espcies em que o processo evolutivo ser orientado pelo desempenho e preo.

Acumuladores de Energia
A acumulao de energia eltrica a bordo pode ser feita com baterias de trao (processo qumico) e supercapacitores (eletrosttico). O desenvolvimento moderno das baterias comeou no final do sculo estimulado pela demanda dos novos veculos eltricos e, em poucos anos multiplicou por seis a capacidade de acumulao por peso 12. A tecnologia das baterias para laptops e celulares passou por processo semelhante, fcil de perceber quando se compara um celular atual com os primeiros dos anos 80. H vrias possibilidades tecnolgicas de baterias de trao e no h consenso quanto ao futuro. Em curto prazo se aposta na famlia das baterias de on de ltio desenvolvidas para atender pequenas potncias. Alguns fabricantes apostam, inclusive, no aperfeioamento da mais antiga tecnologia, baterias chumbo-cidas. Os grandes investimentos em P&D s se intensificaram a partir de meados da dcada quando ficou clara a gigantesca dimenso do mercado e as oportunidades de ganhos. Novidades so frequentes, s vezes casadas com outras novidades tecnolgicas como, por exemplo, a nanotecnologia. Em todas as frentes de trabalho se buscam solues para reduzir preo e 13 melhorar performance . O supercapacitor absorve picos de potncia do freio regenerativo que as baterias no conseguem absorver. Carssimos at pouco tempo atrs, j comeam a equipar alguns CE comerciais14 e h diversos novos fabricantes anunciando o produto. H notcia de tecnologias que integram baterias e supercapacitores em uma mesma unidade. Baterias e supercapacitores no tm partes mveis e podem ser produzidos em massa. Os custos de fabricao e, portanto, os preos de venda, so sensveis s escalas de
11

Gerald Kilman, diretor da Toyota na Europa, resume bem o progresso: Da primeira para a segunda gerao o custo dos componentes reduziu 70% e, da segunda para a terceira reduzimos mais 40%! (Electric&Hybrid, jan. 2011, pg. 102) 12 As baterias do EV-1 (CE da GM) pesavam 1,2 toneladas e armazenavam 16 kWh. Seis anos mais tarde, pesavam 600 kg e acumulavam 21 kWh. 13 Nmero de cargas, tempo de carga, kWh/kg, kW/volume, etc. 14 Honda FCX, in http://www.theregister.co.uk/2007/11/05/honda_ultracapacitor_mit_electric_shag_nix_batteries/

Pg. 4

produo, com tendncia a reduzir na medida em que se massifique a produo. Em 2021 as baterias de trao de on de ltio vo dominar o mercado, mas haver o anncio de diversas outras tecnologias desenvolvidas e testadas ao longo da dcada com perspectivas de reduo de preo e melhora de desempenho. Haver uma percepo mais clara sobre a(s) tecnologia(s) vencedora(s). O uso de supercapacitores, que j sero relativamente baratos, ser, tambm, generalizado.

Gesto de baterias
Nas carga/descarga das baterias, ocorre grande parte das perdas de energia do CE, hoje da ordem de 10 a 15%. Sistemas de controles esto permitindo usar tcnicas de inteligncia artificial na gesto das cargas e descargas, considerando as caractersticas 15 individualizadas de cada clula . Reduzir este desperdcio um desafio importante, sobretudo para os CEB, pois se trata do principal desperdcio a bordo que cria, inclusive, a necessidade de dispersar o calor que, por sua vez, usa de energia para resfriar as baterias reduzindo a autonomia do carro. Em 2021, as perdas na carga/descarga devero ser inferiores a 10%. A conferir.

Motores de Combusto Interna (MCI) dos CEH


O MCI s opera a partir de uma rotao mnima e cada motor tem uma rotao e torque ideal de funcionamento16. Como no uso automotivo torque e rotao variam muito os carros convencionais dependem da embreagem e sistema de cmbio que combinam a necessidade com as possibilidades17. No carro convencional, a potncia do MCI tem que igualar a demanda mxima do veculo, muitas vezes cinco vezes maior que a necessidade mdia. De diversos tipos de MCI possveis, os ciclos Otto e Diesel acabaram sendo os nicos usados nos carros convencionais. No CEH e no CEHP, o MCI opera em regime estacionrio onde a potncia basta ser igual mdia das necessidades18. Graas a essas caractersticas, novos tipos de MCI so usados, enfatizando a maior eficincia no lugar da maior potncia como ocorria antes. A maioria dos hbridos atuais, assim, usa o ciclo Atkinson19 e, outros, o ciclo Miller20. So semelhantes ao Otto, porm mais eficientes21 e melhor adaptados para operarem em regime estacionrio. Outra possibilidade so os MCI rotativos, mais adequados para acionar o gerador, mquina tambm rotativa. O MCI Wankel22, por exemplo, bem mais leve que o motor a pisto e com poucas partes mveis. Dois fabricantes de CEH (Audi e Cherry) j anunciaram o lanamento de modelos com esse motor. Ainda na linha dos MCI rotativos, h as micro-turbinas a jato (ciclo Bryton) que podem usar vrios combustveis. A Capstone fabrica turbo geradores de 30 a 60 kW23, para uso estacionrio, e montou o
Electric & Development of BMS Battery Management Systems; pg. 160 Ou seja, baixo consumo e emisses 17 Alm disso, dependem de sistemas de ignio e de controle eletrnicos e catalisadores sem os quais os carros no conseguiriam atingir os padres de emisses mnimos. 18 Cerca de 20% da potncia mxima. 19 No Atkinson, os quatro tempos ocorrem em uma nica rotao do virabrequim. Ver mais em http://en.wikipedia.org/wiki/Atkinson_cycle 20 Mais sobre este ciclo, um motor de cinco ciclos usado em geradores de regime estacionrio, ver http://en.wikipedia.org/wiki/Miller_cycle 21 No Prius, entre 12 e 14% mais eficiente, in http://pressroom.toyota.com/pr/tms/atkinson-meets-otto-why-the-prius-is-so-efficient.aspx 22 Nos anos 60 equipou diversos veculos comerciais e usado at hoje pela MAZDA em carros esportivos. Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Wankel_engine. 23 com um gerador montado no eixo da turbina que gira a 100 mil rpm
16 15

Pg. 5

Capstone CX 3024, um CEH esportivo. No Salo de Paris de 2009, a Jaguar apresentou o C-X75 um CEHP esportivo equipado com duas turbinas25. Finalmente, o MCI turbinado aumenta a sua potncia e eficincia. No CEH, o regime estacionrio particularmente adequado ao uso do MCI a etanol. Estudos e demonstraes nos EUA 26 para motores a etanol tm conseguido eficincia assemelhada dos motores diesel. Note-se que o compressor do CEH pode ser acionado com motor eltrico.

Em 2021, os CEH, a gasolina e/ou etanol, estaro equipados com MCI Atkinson,
Miller ou assemelhados, com base nos ciclos Otto. Haver CEH a diesel, mas em menor quantidade, pois o salto de eficincia menor. Estar em curso uma forte competio para definir o motor mais apto. Consistente com a tese de que os MCI tendero a simplificar, estimo que o motor rotativo Wankel seja um dos mais srios candidatos, pois ao longo de 50 anos evoluram a engenharia e a cincia dos materiais para resolver os problemas observados no passado. A nica previso suplementar que fao de forma condicionada a existncia de CEH acionados com MCI a etanol de alta performance. Essa uma possibilidade, no Brasil, mas cuja existncia depende de uma presso dos diretamente interessados. Discuto mais esse tema na parte dedicada ao etanol.

Eletrnica de controles e de potncia


Os CE dependem fortemente dos sistemas de controles que articulam os componentes eletroeletrnicos desses veculos com destaque para o hardware e software dos dispositivos de microeletrnica e de eletrnica de potncia. Ao contrrio de outros componentes, notadamente as baterias de trao, essas tecnologias tiveram uma evoluo independente da existncia dos CE. Elas, naturalmente, devem ser aperfeioadas para o uso automotivo embarcado onde operam em ambiente mais agressivo e com trepidao sendo importante reduzir a emisso de calor dissipado pelos semicondutores de potncia. Em 2021, como acontece atualmente com computadores e celulares, estimo que os CE estaro divididos em umas poucas famlias de sistemas operacionais especialmente desenvolvidos para eles. A eletrnica de potncia tambm tem espao para evoluir. A tecnologia de semicondutores baseados no Silcio (Si) estar cedendo lugar para outros materiais como o Carbonato de Silcio (SiC) e/ou Nitrito de Glio (GaN)27, mais eficientes e que podem evitar a necessidade de resfriamento com gua, um estorvo a bordo dos CE.

Freio Regenerativo
Atualmente, o freio regenerativo recupera at 30% da energia inercial e potencial (quando desce uma rampa) do veculo. um dos principais fatores para aumento de eficincia dos CE, pois, no carro convencional, essas energias so dissipadas nos freios. No trnsito urbano, caracterizado pelo regime arranca-para, essa energia inercial
24 25

26 L. Bromberg, D.R. Cohn, J.B. Heywood; Calculations Of Knock Suppression In Highly Turbocharged Gasoline/Ethanol Engines Using Direct Ethanol Injection, MIT, February 23, 2006

http://www.capstoneturbine.com/news/story.asp?id=536 Electric & hybrid; January 2011 issue; pg. 7

27

SAM DAVIS, Vie for Slice of the Electric Vehicle Pie, Nov 1, 2009 Power Electronics Technology in http://powerelectronics.com/passive_components_packaging_interconnects/resistors/sic-gan-vie-sliceelectric-vehicle-pie-20091101/

Pg. 6

corresponde a mais de metade da energia do combustvel. O freio regenerativo ainda se encontra em sua infncia tecnolgica e, portanto, ainda tem espao para muito progresso. S recentemente foi introduzido na F-1 ( KERS Knectic Energy Recovery Systems). Em 2021, a tecnologia dos freios regenerativos estar generalizada, com capacidade de recuperar at 50% da energia inercial. A maioria dos CE novos ser equipada com supercapacitores, mais apropriados que as baterias para recuperar os surtos de potncia que caracterizam a frenagem.

Motor Eltrico
Os motores eltricos so mquinas muito eficientes, mas, de um modo geral foram desenvolvidas para uso esttico. Inicialmente os CE usavam motores de CC, mas a tendncia tem sido usar motores de corrente alternada. de se esperar muitas novidades nessa rea voltadas para o novo mercado que se abre. Para mencionar uma no Brasil, a WEG desenvolveu um motor refrigerado a gua, que permite reduzir peso e custo28 deste componente. Outro desenvolvimento importante ser o motor embutido na roda (hub-motors), como o da figura29 desenvolvido pela Michelin que vai comercializ-lo a partir de 2012. Alm do motor de trao, a roda tem, tambm, um motor eltrico que faz o papel da suspenso com uma srie de vantagens sobre o equipamento convencional pois deixa de ser um componente passivo. Em 2021, fabricantes vo oferecer motores de corrente alternada, mais leves que os atuais e desenvolvidos especialmente para o uso veicular. Nessa altura j deve haver uma indstria bem desenvolvida com modelos padronizados. J estaro disponveis no mercado os hub-motors.

Acionamento Independente das rodas


Os motores embutidos nas rodas vo permitir descentralizar o acionamento de tal forma que atenda a necessidade especfica em termos de rotao, acelerao, frenagem de cada roda. Em sntese, melhoram o conforto e a estabilidade e reduzem a necessidade de componentes como o diferencial e os complexos sistemas de transmisso dos veculos 4X4, simplificando sobremaneira o projeto de um veculo. Em 2011 alguns fabricantes vo basear seus CE nos hub-motors, marcando o incio de uma tendncia que dever ser uma das principais revolues do CE.

Aproveitando a Energia Trmica


Mais de dois teros da energia usada pelo MCI dissipada sob a forma de calor nos gases de escape e no bloco do motor. Nos CEH, esta perda sob a forma de calor continuar a existir, alm do calor dissipado pelos motores eltricos nas (des)cargas das baterias que vo ocorrer nos CE em geral. A energia trmica tambm pode ser convertida em energia eltrica no CEH, com um motor Stirling30, que produz fora motriz, diretamente a partir do calor produzido pelo
28

http://www.weg.net/files/products/WEG-water-cooled-motor-refrigerado-a-agua-50025025-catalogoportugues-br.pdf 29 http://www.motorauthority.com/blog/1030025_michelins-active-wheel-technology-in-detail 30 Ver, por exemplo, http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Stirling.

Pg. 7

MCI que, por sua vez, aciona um gerador. Dean Kamen31, criador do Segway aposta nessa soluo. Outra possibilidade a produo direta de energia eltrica a partir do efeito Seebeck (termopar) em que a juno de dois metais aquecidos produz uma difer, porm, muito pequena32.

Em 2021, pouco provvel que os motores Stirling j tenham sido desenvolvidos para
uso em CEH, mas estimo que, nessa poca, tenham avanado bastante as pesquisas nesse sentido.

Clula a Combustvel
A clula a combustvel um dispositivo eletro-qumico que transforma a energia qumica do hidrognio diretamente em eletricidade, num ambiente controlado. Esta tecnologia avanou muito neste sculo, especialmente na gesto Bush (2004) que a adotou como a alternativa norte-americana ao protocolo de Kioto33. Foram produzidos diversos CECC e o programa, alm da clula em si, investiu em questes complementares, notadamente a produo do hidrognio (que no disponvel livre na natureza) e a estocagem do gs. Aps cinco anos, o Secretrio de Energia da administrao Obama, Steven Chu, prmio Nobel de Fsica, entendeu que a soluo ainda demoraria muito e reduziu os desenvolvimentos nessa rea34. Em 2021, acredito que continuem as pesquisas e progressos, mas no acredito que haja solues energeticamente eficientes na cadeia de produo do hidrognio: como a produo por hidrlise da gua, por exemplo, usa energia eltrica, s ter sentido usar esse processo quando usar pouca energia eltrica; caso contrrio, ser melhor usar a energia eltrica diretamente em um CEB. Acredito, tambm, que as clulas a combustvel sero usadas primeiro em geradores eltricos instalados junto s cargas (Gerao Distribuda), de aplicao mais fcil que o uso veicular que apresenta limitaes de espao e trepidao.

Outras Tecnologias
Desperdcios no relacionados com o tipo de acionamento vo ficar mais evidentes medida que aumentar a populao de CE, pois os desperdcios vo reduzir a autonomia.

Conforto ambiental
No carro convencional o conforto ambiental alcanado atravs do calor liberado pelo MCI para aquecimento. A produo de frio se faz com compressor acionado diretamente pelo eixo do MCI. Como o calor disponvel em grande quantidade e a potncia do compressor pequena vis--vis do MCI, dada pouca ateno eficincia energtica dos equipamentos e ao isolamento trmico da cabine dos carros. Nos CEB, a energia para o conforto , necessariamente, eltrica e reduz a autonomia. Assim, de se prever uma ateno maior eficincia desses sistemas. Note-se que os CEH j esto saindo de fbrica equipados com compressores acionados por motores
http://www.economist.com/node/16295592 http://www.aqpl43.dsl.pipex.com/MUSEUM/POWER/thermoelectric/thermoelectric.htm 33 Com a vantagem adicional que o subproduto da produo da energia o vapor dgua que atenderia, tambm, a questo das emisses urbanas. 34 We asked ourselves, Is it likely in the next 10 or 15, 20 years that we will covert to a hydrogen car economy? The answer, we felt, was no, Chu said in a briefing today. He cited several barriers, including infrastructure, development of long-lasting portable fuel cells and other problems, citado em http://thinkprogress.org/romm/2009/05/07/204071/secretary-steven-chu-doe-hydrogen-budget/
32 31

Pg. 8

eltricos, bem mais eficientes e fceis de controlar.

Carros mais leves


Em funo da convenincia de tornar os CE mais leves, a indstria metalrgica discute o uso de ligas de ao com nibio que reduz o peso de 20 a 30%, sem sacrifcio da segurana do carro. O Brasil o maior produtor de nibio do mundo.

Reduo das foras de arrasto


A principal fora a ser vencida pelos carros em alta velocidade a resistncia do ar, que independe da forma de acionamento. A reduo desta j teria atingido seus limites prticos com o uso de formatos aerodinmicos. No entanto, comeam a surgir idias de uso de superfcies rugosas, como no caso das bolas de golfe35, para reduzir o atrito.

Pneus para CE
A Michelin, Goodyear e Bridgestone, dentre outros fabricantes, j trabalham para oferecer pneus com menores perdas de energia na deformao e atrito. Uma das razes que essas perdas, hoje pequenas com relao s demais, vo crescer de importncia com o uso generalizado dos CE. Em 2021, os CE devem sair de fbrica com ar-condicionado eltrico. Sero equipamentos muito eficientes e as cabines dos carros devero ter isolamento trmico de qualidade, com vidros especiais e materiais isolantes, que mantero o calor/frio dentro da cabine, reduzindo a necessidade de energia. Nessa poca, sero oferecidas novas famlias de pneus projetados para reduzir as perdas de rolamento e atrito36. Estimo, tambm, que carros projetados para deslocamento em altas velocidades tenham superfcies rugosas e que as carrocerias dos carros sero bem mais leves que as atuais, com um uso mais intensivo de ligas de nibio.

Desdobramentos
A introduo do CE representa mais do que uma simples modificao do acionamento eltrico.

CE e a rede eltrica
Os CEB diferem das demais cargas da rede eltrica, pois tm energia eltrica estocada e os CEHP, alm disso, podem fornecer energia. Esses CE podem inverter o fluxo de energia, em caso de falha do suprimento, mantendo o suprimento de energia do imvel 37 ao qual esto ligados . Sistemas de tele-comando e controles, alm disso, podem permitir uma atuao coordenada de diversos CE para melhorar a qualidade da energia eltrica38 de um complexo predial. Como carros, sobretudo os de uso individual, ficam estacionados mais de 90% do tempo, a nova funcionalidade pode tornar o CE uma reserva de potncia do setor eltrico, mais
Graas ao formato de sua superfcie uma bola de golfe atinge uma distncia 30% maior do que uma bola igual com superfcie esfrica. 36 Roy, Rex; New Reality: Its one thing to develop EV power trains, but what about the eco-friendly savior will sit on?; pg. 48; Electric&Hybrids; January 2011. 37 A energia estocada nas baterias (10 20 kWh) e a capacidade de gerao (20 30 kW) so muito elevadas vis--vis as cargas residenciais. 38 Regulando a tenso, melhorando o fator de potncia e filtrando harmnicos.
35

Pg. 9

lgica do que a construo de longas linhas de transmisso, sobretudo no Brasil. Estudiosos entendem que a existncia dos CE ser um dos principais fatores no desenvolvimento das chamadas redes de distribuio inteligentes.

Em 2021 os CE j devem sair da fbrica equipados para operar como no-break da


residncia do proprietrio e, para tanto, muitas residncias estaro preparadas com a instalao complementar necessria. Alguns condomnios, shopping centers e estacionamentos de escritrios, complexos industriais, universidades e hospitais j tero equipamentos que controlem coletivamente a carga otimizada das baterias e tornem os veculos tambm reservas de energia para atender situaes de emergncia em prdios e unidades comerciais, de servios ou industriais. A regulamentao do setor eltrico ter avanado prevendo sinais tarifrios que incentivem o carregamento noite e introduzam a prestao de servios ancilares dos CE para a rede eltrica.

Indstria
A introduo dos CE no mercado, pela indstria, deve seguir o padro usual de oferta de novidades, primeiro para os carros de luxo, e, depois, para os veculos populares, quando os investimentos j estiverem razoavelmente amortizados e os preos reduzidos. Para uma indstria que teve um desenvolvimento relativamente linear ao longo de um sculo sem grandes saltos tecnolgicos, a introduo dos CE j comea a ter um efeito importante de renovao tecnolgica em pases como os EUA onde os CE tm pequena importncia, mas cuja economia comea a ser afetada, com a abertura de novos postos 39 de trabalho em Detroit . Uma reao da indstria ser aperfeioar a tecnologia tradicional que vai ser substituda, melhorando seu desempenho. Esse fenmeno observado sempre que h uma quebra de paradigma40 e j se observa com o uso do cmbio automtico, mais eficiente que o hidramtico, com os controles dos MCI cada vez mais inteligentes e que podem desligar seus cilindros e adaptar sua potncia necessidade de acionamento41. As novidades surtem efeito, mas vo acabar absorvidas pela tecnologia hbrida, sistema capaz de incorporar e multiplicar os efeitos de avano dos MCI.

Em 2021, o desenvolvimento do carro eltrico vai ser um propulsor do novo boom


das economias dos EUA, China, Japo, Coria e Europa de um modo geral. Dentro da hiptese de trabalho do INEE, a penetrao de mercado nos EUA j deve ultrapassar os 50%. Nessa poca j comearo a ser oferecidos CE populares. Os carros convencionais ainda devem oferecer alternativas de veculos com performance bem superiores s atuais.

Etanol x CE
Tem-se argumentado que o CE uma soluo para os problemas de emisses de CO2 nos EUA e Europa, mas discutvel no Brasil, pois compete com o uso do etanol que j cumpre esta funo. Isto verdade no que se refere aos CEB, mas no necessariamente verdade para os CEH e CEHP, que continuaro a depender de combustvel lquido. Vale lembrar que o etanol, apesar de ter menor densidade energtica que a gasolina,
39
40

Folha de /So Paulo Mercado, SP, 11/01/2011 As melhores locomotivas a vapor surgiram depois da segunda guerra quando se iniciava o uso das diesel-eltricas que dominaram o mercado. 41 Equipa, por exemplo, o Chevrolet Camaro SSum carro esportivo da GM

Pg. 10

um combustvel superior gasolina desde que usado em motor apropriado. Hoje, porm, ele usado nos MCI flex, ineficientes, sobretudo com etanol. Usando um MCI a etanol o CEH seria, hoje, de longe, o veculo mais verde do mundo. A possibilidade de usar o etanol, porm, vai depender do interesse das montadoras brasileiras, como j fizeram na poca do PROALCOOL, mas a tendncia ser manterem a soluo flex. A meu ver, o maior potencial de ampliar o uso veicular do etanol, porm, est na possibilidade de substituir o diesel no transporte urbano de passageiros e cargas, pois no 42 CEH, a potncia do MCI compatvel com motores a etanol . J h algumas 43 experincias internacionais em curso e no Brasil uma experincia importante liderada pela Itaipu binacional.

Em 2021, De todas as previses esta a nica que fao de forma condicionada: o


desenvolvimento dos CEH a etanol s vai acontecer se os principais atores, fora da indstria automobilista (produtores de etanol e governo), pressionarem. Nesse caso a tecnologia veicular eltrica ser uma alavancadora do uso do etanol. Embora fora do objetivo do presente texto, estimo que devam circular muitos nibus e caminhes leves eltrico-hbridos (de entrega urbana) a etanol, pois esses veculos podem ser construdos por empresas de nichos que sabero aproveitar a oportunidade.

Venda de energia eltrica para CE: eletropostos e baterias


O CE abastecido em uma residncia uma carga comum. O abastecimento em garagens de condomnio, de empresas ou estacionamentos pblicos necessita de uma regulamentao de modo a proporcionar um sistema de cobrana adequado. Os veculos podero ser abastecidos em eletropostos. Note-se, porm, que para abastecer o equivalente a 50 l de gasolina em 2 minutos, como fazem as bombas de combustvel, necessria uma potncia de 15 MW, incompatvel com as redes de distribuio. O projeto Better Place 44 prope a venda de energia da mesma forma como comercializado o GLP, onde a bateria um mero recipiente de energia: quando a carga ficar baixa, ela pode ser trocada por outra carregada em uma operao que dura poucos minutos45, em um posto de abastecimento. Seja como for a forma de abastecimento, levantam-se novas questes regulatrias a resolver, tais como: incidncia de impostos, eletropostos, vis__vis o monoplio das distribuidoras, especificidades do modelo Better Place e revenda de energia em estacionamentos.

Em 2021: No acredito que se desenvolva a atividade de eletropostos com a mesma


abrangncia que os postos de combustveis atuais. As cargas eltricas sero feitas nos locais onde os carros estacionam. Acredito que a energia possa ser comercializada com cartes pr-pagos semelhana do que ocorre com telefones celulares. Nessa poca, as distribuidoras mais avanadas em projetos de rede inteligente j aceitaro a prestao de servios ancilares (ver CE e a Rede Eltrica).

Potncia do CE como apelo de Marketing


A potncia dos MCI dos CEH varia de metade a um tero da necessria a um carro
Existe, ainda, a possibilidade de usar dois geradores em paralelo, soluo j usada pela WEG em navios hbrido-eltricos. 43 Scania n Sucia. Ver http://www.greencarcongress.com/2008/04/scania-double-d.html 44 Avanado para uso em Israel. Ver www.betterplace.com. 45 Esse modelo de comrcio reduz o custo inicial do CE, e cria um novo negcio de leasing de baterias.
42

Pg. 11

convencional equivalente46. Em um mundo onde as velocidades mximas permitidas so bem menores que as atingidas pelos carros populares, um contrasenso. Mas , tambm, uma realidade que o marketing dos carros imps e que vai permanecer, independente da forma de acionamento. No carro convencional, a potncia do MCI tem que ser igual solicitao mxima, muito superior necessidade mdia do carro que da ordem de 15% da potncia mxima. Esse superdimensionamento tem um custo em termos de eficincia. Motores eltricos, por outro lado, embora dimensionados para uma determinada potncia, podem, em perodos curtos, atender o dobro da potncia nominal. Como estes surtos de potncia (normalmente arrancadas com acelerao elevadas) tipicamente duram pouco tempo, os CE conseguiro manter recordes de acelerao sem necessidade de superdimensionar o motor. Assim, os CE podero atender a grandes potncias sem a necessidade de investimentos em MCI. O Tesla, um CE esportivo que j vendido nos EUA, pode chegar a 100 km/h em 4 segundos, superando a acelerao de carros como a Ferrari e Lamborghini.

Em 2021, o apelo de marketing dos CE continuar a fazer da potncia do carro um


cavalo de batalha, inclusive em carros populares, atendendo um apelo mais freudiano do que uma necessidade prtica.

46

No Prius I, por exemplo, a potncia do MCI de 70 HP para um desempenho que, em um veculo convencional usaria 110 HP.

Pg. 12

You might also like