You are on page 1of 6

CAP.

1 Neste captulo o autor discorre sobre a elaborao do livro que foi feita atravs da leitura e pesquisa de diversos autores (mtodo indutivo) e, tambm, de todo o elemento que se relaciona ao domnio da comicidade. Os clssicos russos e as obras de Ggol foram esplndido material de exemplo de comicidade. CAP. 2-Os diferentes aspectos do riso e o riso de zombaria H diferentes tipos de riso que surgem de acordo com a situao cmica. Certos aspectos do riso ligam-se a diferentes atitudes do ser humano, constituindo um dos principais objetos da comdia. Riso de zombaria, importante para compreenso das obras literrias. Permanentemente ligada esfera do cmico.
O riso pode ser alegre ou triste, bom e indignado, inteligente e tolo, soberbo e cordial, indulgente e insinuante, depreciativo e tmido, amigvel e hostil, irnico e sincero, sarcstico e ingnuo, terno e grosseiro, significativo e gratuito, triunfante e justificativo, despudorado e embaraado (...) fisiolgico, animalesco. (Propp, 1992, p.27-28)

preciso estabelecer do que, em essncia riem as pessoas. Em poucas palavras, podemos sistematizar o material conforme o objeto de derriso. possvel rir do homem em quase todas as suas manifestaes. Tanto a vida fsica quanto a vida moral e intelectual do homem podem tornar-se objeto do riso. preciso descobrir o que engraado e para isso existem alguns procedimentos determinados que devam ser estudados. s vezes o prprio indivduo que revela o lado cmico de sua natureza e aes, outras quem zomba. CAP. 3-Quem ri e quem no ri O riso ocorre em presena de duas grandezas: de um objeto ridculo e de um sujeito que ri ou seja, do homem. A comicidade se d com a ao de dados objetivos no homem. O surgimento do riso constitui um processo em que devem ser estudadas todas as condies e as causas que o provocam. No podemos deixar de falar da existncia de diversidades nacionais historicamente determinadas onde cada cultura nacional possui diferentes camadas sociais com sentidos diferentes de humor e diferentes meios para expressa-lo. H que se considerar, tambm, as diferenciaes de carter individual, pois h pessoas propensas ao riso e outras no, por exemplo, os jovens riem mais que os velhos. Humoristas natos no s riem como sabem divertir os outros. A incapacidade de rir, s vezes, pode ser explicada como sinal de obtusidade e de insensibilidade. As pessoas incapazes de rir so deficientes sob todos os aspectos. H uma categoria de pessoas profundas e srias que no riem por sua natureza elevada de esprito e seus pensamentos. O RISO INCOMPATVEL COM UMA GRANDE E AUTNTICA DOR.

CAP. 4-O cmico na natureza A natureza inorgnica e vegetal no provoca o riso, mas a natureza animal sim, por sua semelhana com o homem. O cmico sempre, direta ou indiretamente, est ligado ao homem. Chega-se a hiptese de que o cmico est sempre ligado de algum modo justamente com a esfera espiritual da vida do homem. Coisas inanimadas (mveis, roupas, objeto) tornam-se cmicas pela ao do homem. observao de que somente o homem ou aquilo que o lembra podem ser ridculos, devemos acrescentar mais uma: apenas o homem pode rir. CAP. 5-Observaes iniciais O riso surge da manifestao repentina de defeitos ocultos e de incio totalmente imperceptveis. Os defeitos se revelam de modo semelhante: por meio de um deslocamento instintivo ou intencional da ateno das aes interiores para as formas exteriores de sua manifestao repentina de defeitos ocultos e de incio totalmente imperceptveis, tornando-se evidente para todos. Nem todos os defeitos provocam o riso, somente os mesquinhos. CAP. 6-A natureza fsica do homem Segundo Propp, a comicidade no est nem na natureza fsica nem na natureza espiritual do doente. Ela se encontra numa correlao das duas, onde a natureza fsica pe a nu os defeitos da natureza espiritual. Cita como exemplo a obesidade como caracterstica da vida preguiosa daqueles que engordam em cima da fome dos outros. O riso, aqui, de escrnio que destri a falsa autoridade e grandeza daqueles que so motivo de riso. A causa do riso aqui a mesma que nos casos precedentes: o princpio fsico que obscurece o princpio espiritual. Outros exemplos: O nu no engraado, engraada a semi-indecncia. A comida, tambm, pode ser engraada pois combina com o carter do dono da casa. A embriaguez, pode ser engraada mas quando chega ao vcio nunca pode ser ridcula. As funes fisiolgicas involuntrias do corpo, como o cheiro ou o excesso de perfumes. O rosto humano pode ser cmico, menos os olhos (que so o espelho da alma).O engraado dos olhos a ausncias de expresso. Nariz, objeto e fator de zombaria (tamanho, formato). CAP. 7-A comicidade da semelhana O autor cita o caso em que se descobre a semelhana fsica entre duas pessoas e deduz-se a semelhana no aspecto espiritual, a descoberta deste defeito o que faz rir: Toda particularidade ou estranheza que distingue uma pessoa do meio que a circunda pode torn-la ridcula. CAP. 8-A comicidade das diferenas

O disforme o oposto do sublime. Nada que seja sublime pode ser ridculo, ridcula a transgresso disso, o que sai daquilo que se determina norma. Cmicos so os defeitos que no provocam revoltas ou ofensas e muito menos piedade e compaixo. As transgresses de normas de ordem pblica, social e poltica podem tornar-se cmicas. Em comunidades que possuem seu cdigo social, por exemplo, onde estrangeiros destoam dos habitantes nativos quer na linguagem, como vestimentas e costumes nesses casos h a comicidade por diferenas. O autor ressalta que quanto mais vistosas as diferenas maior ser a comicidade, por exemplo, roupas e chapus extravagantes. Cita outras diferenas, como: a deformidade natural fsica que provoca o riso por contrariar noes de harmonia e proporo (nariz grande, olhos estrbicos, etc); as diferenas provocadas pelo comportamento da pessoa; as diferenas biolgicas individuais quando percebidas como deformidade que transgridem a harmonia da natureza. CAP. 10-O homem-coisa A representao do homem como coisa cmica pelas mesmas razes e nas mesmas condies que cmica sua representao em vestes de animal. Insultos e comparaes presentes tanto na vida como nas obras literrias. Geralmente um carter pode ser bem definido atravs da comparao com uma coisa. A representao do rosto por meio de um objeto, tambm possvel como stira poltica direta. Ex: O rosto de Lus XVIII cujas bochechas so representadas como pra madura para salientar suas bochechas flcidas. A representao do ser humano cmica quando a coisa intrinsicamente comparvel pessoa e expressa algum defeito seu. O ser humano pode ser ridculo tambm em seus movimentos. O autor cita Gogol dizendo que no s as pessoas se assemelham s coisas mas tambm as coisas se humanizam. Compara uma mulher com o espantalho utilizado em seu pomar. A aparncia expressa a essncia das pessoas representadas. As caractersticas exteriores atestam a deficincia das figuras representadas pelo autor. Reside a o profundo sentido satrico deste tipo de comicidade. Revela sua natureza ntima. CAP. 11-A ridicularizao das profisses Algumas profisses podem ser representadas satiricamente, mas do ponto de vista de suas manifestaes exteriores, desde que essa atividade no requeira uma tenso mental especial (ou seja, desde que vc no precisa pensar muito), e toda a ateno se dirija s formas exteriores Contudo o trabalho rduo e laborioso no considerado cmico (um trabalhador de lavoura, por exemplo). O autor cita profisses como cozinheiro e, tambm, mdico. CAP. 12- A pardia A pardia considerada como um exagero das peculiaridades individuais que pode ser confundida com a caricatura. Acho que para a pardia ficam as peculiaridades individuais e a caricatura com os exageros.

A pardia consiste na imitao das caractersticas exteriores de um fenmeno qualquer da vida (das maneiras de uma pessoa, dos procedimentos artsticos, etc), de modo a ocultar ou negar o sentido interior daquilo que submetido parodizao. A pardia tem o poder de mostrar a falta de caractersticas positivas daquilo que imita. Poderoso instrumento da stira social. Ex: pardia de missa, de catequese, das oraes. A pardia cmica somente quando revela a fragilidade interior do que parodiado. CAP. 13- O exagero cmico O exagero cmico apenas quando desnuda um defeito. Se o defeito no existe, ele no cmico. Trs formas que representam o exagero cmico: a caricatura, toma-se um detalhe que exagerado de modo a atrair para si uma ateno exclusiva apagando todo o resto; a hiprbole, variedade da caricatura que exagera no um detalhe mas o todo, ridicularizando as caractersticas negativas; o grotesco, que extrapola os limites da realidade e penetra nos domnios do fantstico. Propp diz que o mximo de exagero o grotesco e cita Briev (12,22) o exagero que confere um carter fantstico a uma determinada imagem ou obra. O grotesco cmico quando encobre o princpio espiritual e revela os defeitos. O grotesco possvel apenas na arte e impossvel na vida. CAP. 14-O malogro da vontade Quando s pessoas acontecem pequenos reveses, quando elas de repente apanham uma chuva forte, ou deixam cair seus pacotes, ou o vento carrega o chapu, ou tropeam e caem, os presentes riem. Esse riso um tanto cruel. Uns podero ajudar, outros no, pois pessoas diferentes podero ter reaes diferentes. Ser cmico um revs nas coisas midas do dia a dia do homem, provocado por circunstncias igualmente banais. Ex: bisbilhotar atravs de uma porta caindo sobre ela. A distrao est longe de ser a causa nica do malogro da vontade. O malogro da vontade resultado de alguma inferioridade oculta na pessoa que de repente se revela e acaba suscitando o riso. Numa certa medida a culpada desses defeitos a prpria pessoa, quando no o pode acontecer o riso tambm (surdez, miopia). CAP. 15-O fazer algum de bobo Em todos os casos apresentados a causa do riso inerente s caractersticas daquele que objeto do riso. O revs provocado por ele mesmo. O autor utiliza a expresso russa odurtchivanie para indicar uma situao de enganao, o fazer algum de bobo. Recurso utilizado na literatura satrica e humorstica, a vtima de odurtchivanie pode tornar-se tal por sua prpria culpa. O antagonista vale-se de algum defeito ou descuido da personagem para desmascara-la para o escrnio geral. H casos, entretanto, em que aquele que feito de bobo parece no ser culpado, embora todos riam dele. Nas tramas das comdias fazer algum de bobo constitui um dos sustentculos fundamentais.Ex: teatro de marionetes, Shakespeare, Goldoni, algumas obras de Molire). O odurtchivanie no o nico tipo de trama, mas o tipo fundamental.

indispensvel apenas salientar que nos contos maravilhosos os moralmente absolvidos so, sempre e sem qualquer exceo, o espertalho e o gozador, e toda a simpatia do ouvinte ou do leitor est do lado deles, e no do enganado. Fazer algum de bobo o principal procedimento da stira folclrica. O ouvinte permanece do lado do enganador no porque o povo aprove o engodo, mas porque o enganado bobo, medocre, pouco esperto e merece ser enganado (contos maravilhosos sobre os ladres (no criminoso) espertos). CAP. 16-Os alogismos So fatos ocorridos em que o fracasso acontece devido falta de inteligncia. Esses fatos podem se dar tanto atravs das palavras absurdas como atravs de aes insensatas. O alogismo pode ser manifesto quando cmico em si mesmo para aqueles que vem ou sentem sua manifestao; ou latente quando exige um desmascaramento e o riso surge no momento desse desnudamento. Os alogismos encontram ampla aplicao nos sketches dos palhaos onde os contrastes entre meio e finalidade provocam o riso. E pode tambm, estar escondido, sendo necessria a observao de um esprito arguto para desvendar a tolice.
Para o observador, o espectador ou o leitor, o desmascaramento de um alogismo escondido pode ocorrer graas a uma tirada espirituosa e inesperada do interlocutor, que com sua resposta manifesta a inconsistncia do juiz de quem age. (PROPP, 1992, p. 107)

CAP. 17-A mentira Por que a mentira cmica? De acordo com o autor h dois tipos de mentira: 1) mentira que se passa por verdade: para ser engraada ela precisa ser desmascarada. Uma mentira descoberta sem que o mentiroso o perceba (e que no haver punio). O elemento pego em sua prpria mentira sendo alvo do riso dos outros. 2) mentira que tem por finalidade divertir: o mentiroso desmascarado imediatamente, acarretando, assim, sua punio. CAP. 18-Os instrumentos lingsticos da comicidade A lngua cmica, pois reflete alguns traos da vida espiritual de quem fala, a imperfeio de seu raciocnio. A lngua constitui um arsenal muito rico de instrumentos de comicidade e de zombaria (Ex: trocadilhos, paradoxos, tiradas, algumas formas de ironia). CALEMBUR: jogo de palavras, ocorre quando um interlocutor compreende a palavra em seu sentido amplo ou geral e o outro substitui esse significado por aquele

mais restrito ou literal, com isso suscita o riso, na medida em que anula o argumento do interlocutor e mostra sua inconsistncia. ARGCIA: capacidade de encontrar e aplicar rapidamente o sentido estrito e concretamente literal da palavra e de substituir por ele o mais amplo e geral que est na mente do interlocutor. O calembur dirigido contra os aspectos negativos da vida torna-se uma arma de stira afiada e precisa. Utilizada no folclore, o emprego do jogo de palavras ou a compreenso literal do significado das palavras para finalidades satricas. PARADOXOS: aquelas sentenas em que o predicado contradiz o sujeito. IRONIA: expressa-se com as palavras um conceito mas se subentende (sem expressar-se por palavras) outro, constitui um dos aspectos da zombaria. Um defeito realado por meio de uma qualidade que lhe ope. A entoao escarnecedora lhe prpria e est expressa na linguagem falada. Outro recurso a estrutura fnica, onde no se presta ateno ao contedo do discurso, mas na maneira como proferido. comicidade da tecnologia profissional, s vezes corresponde, em alguns casos, a comicidade involuntria da terminologia cientfica. Reparando apenas no som. Com isso as palavras tornam-se ridculas. Tambm, os erros de lngua podem ser cmicos, se eles desnudam um defeito do pensamento (neste caso aproximam-se dos alogismos). Comicidade de palavras isoladas: nomes prprios so engraados apenas os nomes de tipos negativos porque assim seus defeitos so reforados. Os nomes cmicos so um procedimento estilstico auxiliar que se aplica para reforar o efeito cmico da situao, do carter ou da trama.

You might also like