You are on page 1of 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS SO VICENTE - NCLEO AVANADO DE JACIARA LICENCIATURA EM CINCIAS DA NATUREZA

A ACADMICOS(AS): HELTON MODESTO DE MORAES; ELIANE GONALVES DA SILVA; MARYSTELA MASCARENHAS MENEZES.

ANLISE DE LIVRO DIDTICO PARA ENSINO FUNDAMENTAL DE 1 A 4 SRIES

JACIARA 2011

HELTON MODESTO DE MORAES; ELIANE GONALVES DA SILVA; MARYSTELA MASCARENHAS MENEZES.

ANLISE DE LIVRO DIDTICO PARA ENSINO FUNDAMENTAL DE 1 A 4 SRIES

O referido trabalho tem como objetivo fazer uma anlise didtica, pedaggica e analtica de forma textual, ajudando na compreenso do processo de ensino-aprendizagem dos ensinos fundamentais de 1 a 4 sries, apresentada para a disciplina Lngua, Linguagem e Discurso, ministrada pelo prof. Ms. Rodney Mendes de Arruda, vlida como requisito parcial de avaliao.

JACIARA 2011

ANLISE DE LIVRO DIDTICO PARA ENSINO FUNDAMENTAL DE 1 A 4 SRIES NOME DO LIVRO: Cincias Naturais 3 (Rosa-dos-ventos). AUTORES (AS): Emmanuel Cavalcanti de Oliveira (Professor do Ensino Fundamental, licenciado pela Universidade Gama Filho (RJ), Tcnico em Cincias e Educao Ambiental). Maria da Penha Gonalves (Professora do ensino Fundamental (1 a 4 sries) do Municpio do Rio de Janeiro, Professora de Lngua Portuguesa). ANO DE PUBLICAO E EDITORA: 1997, Editora Moderna. LIVRO no-consumvel, VENDA-PROIBIDA, PNDL 2001, FNDE MINISTRIO DA EDUCAO. CAPTULOS: 1 O universo, (Os astros, O Sistema Solar, O Sol); 2 O planeta Terra, (Os movimentos da Terra, Os estados fsicos da matria, Ar terra e gua); 3 O ar, (Caractersticas do ar, peso e presso do ar, O vento, Temperatura e umidade do ar, previso do tempo, A poluio do ar); 4 O solo, (Formao do solo, Tipos de solo, O preparo do solo, Eroso); 5 A gua, (Os estados fsicos da gua, A gua muda de estado fsico, A gua potvel, O ciclo da gua); 6 Os vegetais, (As partes do vegetal, Fotossntese, Reproduo dos vegetais); 7 Os animais, (A alimentao dos animais, A reproduo dos animais, O homem aproveita os outros animais); 8 O corpo humano, (Sistemas digestivos e excretor, Sistemas respiratrio e circulatrio, A integrao entre os sistemas); 9 Higiene e sade, (Hbitos de higiene, Alimentao, Vitaminas, Saneamento bsico, Verminoses, Acidentes e primeiros socorros). De incio percebe-se que o livro no possui glossrio, deveria ter para facilitar o aluno ao precisar consultar alguma palavra. O contedo do livro tem como objetivo a introduo da trajetria escolar do aluno, possibilitando experincias pedaggicas, diversificadas e alinhadas com a sociedade na qual se vive. Na anlise de seu grau de dificuldade percebe-se que o livro respeita as dificuldades do aluno, ajuda no processo de aprendizagem relacionado ao seu dia-a-dia, ensina a economizar gua, a valorizar o Meio Ambiente e vrios outros processos inclusive a higienizao. A maioria dos exerccios so baseados em imagens e trabalha muito a interpretao, possui tambm muitos exerccios de caa-palavras, e de resultados de experincias a pedido do livro e elaborados pelo prprio aluno. Os exerccios propostos so para o trabalho individual, em grupos, e pesquisas em geral relacionadas ao contedo. Vale lembrar que o livro possui uma ampla facilidade ao professor no processo de ensino. Os autores procuram esclarecer de forma coerente os assuntos abordados, permitindo assim ao aluno obter um timo rendimento no processo de aprendizagem, j que o livro ajuda o trabalho do professor ao aluno no decorrer dos processos de memorizao, interpretao, anlise, comparao, debates e ajuda a melhorar a criatividade do aluno. O livro faz referncias de outros livros do mesmo assunto trabalhado, mesmo sendo eles de outra Editora.

H o uso de diferentes linguagens visuais como: Charges, pinturas e fotos que so ilustrados no livro em diversas situaes, todas as fotografias possuem legendas de onde foram extradas, porm nem todas as imagens em forma de desenho possuem as legendas de onde foram extradas, em alguns momentos percebe-se a falta de concordncia (clareza), entre o texto e a imagem complementar ao texto. No foram encontrados erros gramaticais, nem erros de ortografia, o tamanho das letras grande e de fcil visualizao, modelo padro da fonte da letra utilizado na elaborao do livro Arial. No possui linguagens de Regionalismo, no encontrado nenhum tipo de preconceito ou racismo no livro ao decorrer da anlise, todo o contedo trabalhado de forma coerente, os exerccios e outros contedos dos livros so elaborados na 1, 2 e 3 pessoa variando de assunto, apesar de contar com alguns desenhos extremamente coloridos e de difcil compreenso pode-se dizer que de grande beneficio ajudando assim a estimular o raciocnio do aluno. Devido ao ano de publicao, a qualidade do contedo de imagens do livro de alto padro de qualidade, e bem impresso. A falta de glossrio deixa o livro a desejar em alguns aspectos de anlise, e interpretao em geral desde os exerccios, at os textos elaborados. Todos os ttulos e subttulos includos no livro so trabalhados de forma correta e na respectiva ordem conforme o que foi elaborado pelo Sumrio.

You might also like