You are on page 1of 13

NEUROPATIAS Camila Dietrich A neurologia uma especialidade mdica que estuda o sistema nervoso central, perifrico,suas relaes e os seus

s transtornos. As neuropatias so afeces que acometem os nervos perifricos que se estendem da medula ou do tronco enceflico at as extremidades. Se os nervos perifricos funcionam corretamente somos capazes de contrair os msculos de forma ordenada em termos de fora e de delicadeza e preciso de movimentos, tambm so os nervos os responsveis pela percepo de estmulos como o calor, o tato, a temperatura, a vibrao e a dor, transmitindo-os ao sistema nervoso central onde as informaes so processadas e interpretadas. Tambm h nervos que se destinam ao corao, aos vasos sanguneos, ao aparelho digestivo, bexiga e aparelho respiratrio controlando a presso, a freqncia cardaca, os movimentos intestinais, a mico, ereo etc. Por comprometerem os nervos perifricos, as neuropatias produzem sintomas motores como a perda de fora, sintomas sensitivos como diminuio da sensibilidade ttil, dolorosa ou hipersensibilidade com dor neuroptica, formigamentos e ainda podem levar a alteraes autonmicas, com descontrole da presso arterial, da sudorese, do lacrimejamento, da temperatura entre outros. Uma das causas mais freqentes de neuropatia perifrica so o diabetes mellitus e outras causas incluem as deficincias nutricionais, as doenas autoimunes como o lupus eritematoso sistmico e a PRN crnica, neuropatias degenerativas hereditrias, traumas, distrbios metablicos adquiridos ou congnitos. Em todas as causas de neuropatia o acompanhamento neurolgico fundamental tanto do ponto de vista de diagnstico como de tratamento, melhorando as leses reversveis, auxiliando na reabilitao dos pacientes com seqela, prevenindo novos surtos em casos como os da porfiria e mesmo provendo orientao e aconselhamento gentico.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL AVC sinnimo de derrame cerebral e uma definio clnica. Segundo a Organizao Mundial da Sade um sinal clnico de rpido desenvolvimento de perturbao focal da funo cerebral, de suposta origem vascular e com mais de 24 horas de durao. Ocorrendo a hemiplegia, que a paralisia dos msculos de um lado do corpo, contralateral ao lado do crebro em que aconteceu o AVC. Tipos de AVC, sinais e sintomas Os dficits funcionais descritos a seguir esto relacionados com a rea de leses, independente da causa, por exemplo, isquemia ou hemorragia. Acidente vascular cerebral isqumico A causa mais comum do AVC a obstruo de uma das artrias cerebrais importantes(mdia, posterior e anterior) ou de seus ramos perfurantes menores que vo para as partes mais profundas do crebro.

Aproximadamente 80% dos AVCs devem-se a ocluso, em decorrncia de ateroma na artria ou de mbolos secundrios que so transportados do corao ou dos vasos do pescoo que esto com problemas. O paciente nem sempre perde a conscincia, mas queixa-se de dor de cabea e o desenvolvimento de sintomas de hemiplegia e /ou disfasia rpido.

A artria medial irriga a maior parte da face spero-lateral do hemisfrio lateral e estruturas importantes mais profundas, de modo que h uma densa hemiplegia contra-lateral que afeta o membro superior, a face e o membro inferior. A radiao ptica geralmente afetada. As leses do hemisfrio esquerdo e deteriorao do lado contra-lateral atinge o principal centro da fala, podendo gerar problemas graves. Nas leses do hemisfrio direito o dano parietal pode levar a perturbaes visuais. Se a artria mdia no for afetada, ficando a leso em um dos ramos distais, os sintomas so menos extremos. Aps a ocluso da artria posterior do crebro os sintomas so visuais e comprometem um defeito de campo homnimo contra-lateral. Podem tambm comprometer a memria e modalidades sensrias contra-laterais. A ocluso da artria anterior pode ocasionar monoplegia contra-lateral que afeta o membro inferior, ocasiona perda sensorial cortical e, as vezes, anormalidades do comportamento associadas a leso no lobo frontal. A ocluso das artrias vertebrais ou da basilar e de seus ramos tem potencial muito maior de danos, considerando que o tronco enceflico contm centros que controlam as funes vitais, como respirao e presso arterial. Assim, a leso cerebral pode colocar em risco a vida do paciente e, em caso de sobrevivncia, ficara gravemente incapacitado por paralisias dos nervos cranianos, tetraplegia espstica e perda sensorial. Acidente vascular cerebral hemorrgico O paciente em geral e hipertenso,o que leva a um tipo particular de degenerao nas pequenas artrias penetrantes no crebro. As paredes artrias ficam enfraquecidas, desenvolvendo pequenas herniaes ou microneurismas, que podem romper-se. Um hematoma resultante pode espalhar-de pelos planos da substncia branca, formando uma leso de massa substancial. O hematoma ocorre em regies mais profundas, comprometendo o tlamo, ncleo lentiforme e cpsula externa e com menos freqncia, o cerebelo e a ponte. Podem romper-se no sistema ventricular, que leva a bito rapidamente.

O incio quase sempre marcante, com forte cefalia, vmitos e normalmente, perda da conscincia. A auto-regulao vascular normal perdida nas proximidades do hematoma. Pode haver uma elevada presso intracraniana. Se o paciente sobreviver crise inicial, podem sobreviver sinais hemiplgicos e hemi-sensorias profundos. O prognostico inicial grave, mas os que comeam a se recuperar, em geral, ficam bem, quando o hematoma e absorvido, porque so destrudos menos neurnios do que nos acidentes vasculares isqumicos. Hemorragia subaracnide A HSA o sangramento no espao subaracnide, que em geral decorrente da rupturade um aneurisma saculado situado no crculo de Willis ou prximo dele. A hipertno e a doena vascular levam a um aumento do tamanho do aneurisma a ruptura ulterior. O paciente queixa-se de cefalia sbita e intensa. 10 % vo a bito dentro de uma ou duas horas. 40% vo a bito nas primeiras duas semanas e os sobreviventes tm risco de novo sangramento. Populao mais afetada com o AVC A probabilidade aumenta com a idade. O fator de risco mais significativo a hipertenso,seja sistlica(maior que 160mmHg) ou diastlica(maior que 95mmHg). Outros fatores de risco so cardiopatia isqumica, diabetes mellitus, dieta rica em sal e hbito de fumar. E o fator final para todos esses fatores a doena arterial denominada aterosclerose, caracterizado pela deposio de colesterol e outras substncias na parede arterial. A parede irregular do caso provoca formao de cogulo na luz da artria, que pode ocluir completamente o vaso ou deslocar-se, formando um mbolo. Recuperao aps AVC A conseqncia fsica mais comum a hemiplegia, definida como paralisia completa dos membros superiores e inferiores do mesmo lado. Outras seqelas dos acidentes vasculares podem ser problemas de percepo, cognio, sensoriais e de comunicao, que precisam ser consideradas na conduta fisioteraputica. Seja qual for o acidente, uma proporo se recupera em certo grau, e esta, est relacionada com o local, a extenso e a natureza da leso, com a integridade do paciente. Conduta fisioteraputica O processo de a conduta objetiva maximizar a capacidade funcional e evitar complicaes secundrias, possibilitando ao paciente reassumir todos os aspectos da vida em seu prprio meio. Funo da equipe multiprofissional de sade, alm de pesquisa, so: restaurao da funo, preveno das complicaes secundrias, como encurtamento dos tecidos moles e desenvolvimento de dor de ombro.

TRAUMATISMO CRANIANO ENCEFLICO (TCE) Os traumatismos cranianos so problemas importantes de sade: podem ocasionar bito ou a incapacidade, mudar permanentemente suas habilidades e perspectivas do paciente e modificar a vida de seus familiares. O traumatismo craniano pode causar leses extracranianas no couro cabeludo e na face, fraturas maxilo-faciais e de crnio e leses de nervos cranianos e cerebral. As fraturas podem ser simples ou compostas, no-deslocadas ou por depresso. O traumatismo pode ser primrio(imediato), ocorrendo no momento da leso, ou secundrio, ocorrendo como resultado de

outras leses no mesmo momento ou posterior. Uma leso grave pode levar ao coma e a dficits fsicos e cognitivos grandes, que exigem a internao do paciente e longo tempo de reabilitao. Escala de avaliao do traumatismo craniano O traumatismo pode ser classificado de acordo com o nvel de coma observado, pela exteno da anamnsia ps traumtica, ou por escalas de resultado final, a Escala de Resultado Final de Glasgow. A Escala de Coma de Glasgow, baseada na abertura dos olhos(AO), na melhor resposta motora(MRM) e melhor resposta verbal(MRV), uma escala prtica para se avaliar a evoluo do nvel de conscincia do paciente, sendo mais utilizada no trauma. Cada resposta do paciente relacionada um nmero que somados iro nos mostrar o nvel em que o paciente est naquele momento. ESCALA DE COMA DE GLASGOW OLHOS AO Abertos Espontaneamente Ao comando verbal A dor 4 3 2 1 6 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1

MELHOR RESPOSTA MOTORA

Sem resposta Ao comandoObedece verbal

Localiza a dor Flexo - Sem localizar Aos estmulos Flexo anormal (decorticao ) dolorosos* MRM Extenso (descerebrao ) Sem resposta Orientado e conversando Desorientado e conversando MELHOR RESPOSTA VERBAL Palavras inapropriadas MRV Sons inapropriados Sem resposta TOTAL 3-15 aplicar um estmulo no esterno; observar os braos. Os cinco pontos descrevem os seguintes nveis de recuperao: 1. 2. 3. 4. 5.

bito. Estado vegetativo persistente-falta de conscincia de si mesmo e do ambiente. Incapacidade grave-consciente, mas incapaz e dependente de ajuda diria. Incapacidade moderada-incapacitado, mas dependente. Boa recuperao-vida normal podendo haver pequenos dficits neurolgicos e psicolgicos.

Epidemiologia/ Fatores de risco

O nmero de traumatismos cranianos varia em todo mundo. Os lactentes e crianas so mais freqentes, mas os homens entre 15 24 anos de idade tm as leses mais graves e com maior probabilidade de serem vtimas. As causas mais comuns so quedas, acidentes rodovirios, acidentes nos esportes e violncia urbana. Em adolescentes e adultos o consumo de lcool o principal responsvel por acidentes rodovirios, que ocasionam o traumatismo. E 15 % dos bitos da infncia so registrados por leses ceflicas. Traumatismo craniano primrio devido agresso direta. Nas leses, o encfalo pode sofrer choque direto com esmagamento e pode sofrer uma parada sbita em questo de segundos. Pode haver rompimento dos nervos cranianos do tecido enceflico. O crtex cerebral pode ser danificado por um choque direto de foras ou por foras de cisalhamento contra a face interna do crnio, produzindo contuses localizadas com hemorragia, comum nos lobos frontais ou parte anterior dos temporais. As leses por golpe so observadas em decorrncia de quedas ou choques diretos. So contuses focais no crtex no local do impacto e tambm no lado oposto do crebro. Em danos vasculares, h evidncias de hemorragia subaracnide. O tamanho da hemorragia um indicador da gravidade. Os hematomas intracerebrais e subdurais podem ser agudos e esto associados a danos cerebrais primrios. Traumatismo craniano secundrio Pode ser evitado ou tratado. Ocasionado por fatores extras ou intracranianos. Os bitos considerveis evitveis so quando o paciente est consciente ou fala depois da leso, mas entra em coma, em geral com pequeno hematoma extradural e pouco dano enceflico subjacente. Pode ser classificado como extracraniano e intracraniano. Extracraniano: leses torcicas e outras leses mltiplas que podem levar parada cardaca, hipotenso ou hipxia. Exigem tratamento urgente para evitar leses por hipxia secundria no crebro. Intracraniano: so hematomas traumticos, infeco e presso intracraniana elevada. Os hematomas so classificados de acordo com o local: extradurais, subdurais e intracerebrais. Os hematomas extradurais normalmente so associados fratura do crnio causada por uma leso devido a queda ou violncia urbana. Pode haver poucos sinais iniciais, acompanhados por hemiparesia crescente. Os hematomas subdurais e intracerebrais so associados a leses em alta velocidade e traumatismo craniano subjacente grave, com contuses e laceraes corticais. Infeco: um evento posterior grave ao trauma, acompanhado por fratura e vazamento de LCE. Pode predispor desenvolvimento de hidrocefalia. PIC elevada: tem lugar aps grave leso ceflica. causada por edema enceflico e aumento do volume sanguneo, pela compresso das veias. influenciada pelos procedimentos rotineiros da enfermagem, pelo ajuste postural, cuidados com cateter e pela fisioterapia. Pode ser citotxico ou de clulas enceflicas que sofreram leses e edema intersticial, uma concentrao de lquido entre as

clulas. A ocorrncia de um intervalo de lucidez seguido por uma deteriorao neurolgica pode estar associada formao do hematoma. Tratamento e avaliaes Inicialmente, no estgio aps leso implica procedimentos de emergncia, avaliao, possivelmente neurocirurgia e equilbrio nutricional e hdrico. A perda da conscincia, os sinais clnicos sugestivos de fratura, a neurologia focal, comportamento confuso ou uma histria significante de leso por desacelerao so indicadores para realizar a radiografia do crnio e, em muitos casos, a radiografia da coluna vertebral, para detectar leses cervicais comumente associadas. O paciente deve ser encaminhado para uma unidade de terapia intensivo, sob superviso de uma equipe multidisciplinar de neuro-reabilitao, que geralmente constituda por mdico especialista, neuropsiclogo, terapeuta ocupacional, fonoaudilogo, nutricionista, enfermeiro, assistente social e fisioterapeuta. A leso pode ser temporria ou permanente, dependendo do local e da gravidade, e inicialmente, produzir sinais clnicos confusos. Como paresias facial, oculomotoras. As leses de nervos cranianos, como os nervos oculomotores e abducente so os mais comuns pela elevao da presso ou por fratura da fossa craniana mdia. As deficincias e a incapacidade dependem das reas que foram afetadas. A leso no lobo temporal pode estar associada epiplesia ou desequilbrio do humor. J no lobo occipital associada perda do campo de viso. A leso ceflica geralmente associada espasticidade grave. E os objetivos do tratamento so melhorar a funo, preveno de complicaes como as contraturas, e preveno da dor. Pacientes que sofreram leses leves, que so 95% dos casos, se recuperam, podendo ter habilidades de ateno diminudas, deteriorao da memria, perturbao do humor e outros sintomas durante vrias semanas. Voltando ao normal, em cerca de 3-6 meses. Outros 5 % dos casos de traumatismo craniano grave apresentam algumas reas especficas de problemas: Incapacidade fsica; Dependncias nas atividades de vida diria; Deficincia cognitiva; Distrbio comportamental; Problemas emocionais; Problemas psiquitricos.

Alguns pacientes atingem bons nveis funcionais de recuperao, enquanto outros permanecem incapazes, dependendo da gravidade e do local atingido. H muitas similariedades entre o tratamento de traumatismo craniano e de AVCs. A fisioterapia inicial enfatiza a promoo de boa funo respiratria e a preveno de contraturas, e tratar as conseqncias de espasticidade e as anormalidades de movimento e tnus muscular.

Para pacientes que tero incapacidade fsica prolongada, o tratamento de toda a condio fsica torna-se necessidade. Sendo necessrio um programa integrado de atendimento, incorporado ao modo de vida do paciente. Com objetivo de limitar complicaes secundrias, enquanto se maximiza toda e qualquer habilidade remanescente. A efetividade dos programas de reabilitao tem que ser medida para cada paciente e para fins de pesquisa.

LESO DE MEDULA ESPINHAL A leso traumtica da medula espinhal uma condio que coloca a vida em risco, em incio sbito e pode ter conseqncias devastadoras. O tratamento clnico inclui uma conduta nos casos de trauma na fase aguda e na reabilitao, que vitalcia. Terminologia Paraplegia:deficincia ou perda de funo motora e/ ou sensorial nos segmentos torcico, lombar ou sacral na medula espinhal. A funo dos membros superiores preservada, mas o tronco, os membros superiores e os rgos plvicos podem ficar comprometidos. Tetraplegia: deficincia ou perda de funo motora e/ ou sensorial nos segmentos cervicais da medula espinhal. Os membros superiores so afetados, assim como o tronco, os membros inferiores e os rgos plvicos. Tipos de leso A leso de medula espinhal danifica uma rede neural complexa que implica na transmisso, modificao e coordenao motora e sensorial, e no controle autnomo dos sistemas de rgos. Na seco transversa da medula espinhal, indicado os principais tractos nervosos, com as funes afetadas pelos danos nesses tractos.

Tratos da medula espinhal. 1- Fascculo grcil e cuneiforme(propriocepo, toque profundo, vibrao). 2-Trato cortio-espinhal lateral(movimeno voluntrio). 3- Trato espino-cerebelar posterior (reflexos, propriocepo). 4Trato espino-talmico lateral(dor, temperatura) 5-Trato espino-cerebelar anterior (reflexos, propriocepo). 6- Trato espino-talmico anterior (toque leve, presso). A leso pode ser completa ou imcompleta Leso completa: toda a comunicao neural onde est a leso interrompida. Leses incompletas:apresentam combinaes de sndromes em vez de danos isolados. Os sinais e sintomas esto relacionados com as regies anatmicas afetadas. Leso medular anterior: danos na regio ventral, com perda motora completa inferiormente leso, e perda da sensibilidade dolorosa e trmica, porque esses tractos sensrias situam-se anterolateralmente na medula. Sndrome de Brown- Squard: uma leso hemimedular sagital, com paralisia ipsilateral e interrupso da coluna posterior, com dor e perda de sensibilidade trmica contra-laterais., pois o tracto epinotalmico cruza para o lado oposto da medula. Leso medular central: membros superiores so afetados mais profundamente, geralmente em idosos com espondilose cervical. H compresso entre o corpo vertebral e o disco intervetebral. Os tractos cervicais ficam comprometidos, ocasionando atrofia flcida de MsSs e padro espstico em MsIs. Cone medular:h danos na poro posterior, com disfunes do intestino e da bexiga urinria, com dficits simtricos variveis nos MsIs. Leso na cauda eqina: produz paralisia flcida, porque h leso do nervos perifricos. Leso medular posterior: danos nas colunas posteriores, tendo perda de sensibilidade para o toque leve, propriocepo e vibrao. Nvel Funcional A medula espinhal organizada em segmentos ao longo de sua extenso. Razes nervosas de cada segmento deixam a medula para inervarem regies especficas do corpo. Os segmentos da medula cervical (C1 a C8) controlam os movimentos da regio cervical e dos membros superiores; os torcicos (T1 a T12) controlam a musculatura do trax, abdome e parte dos membros superiores; os lombares (L1 a L5) controlam os movimentos dos membros inferiores; e os segmentos sacrais (S1 a S5) controlam parte dos membros inferirores e o funcionamento da bexiga e intestino. Na espinha bfida, estando a medula e as razes nervosas impropriamente formadas, os nervos envolvidos podem ser incapazes de controlar os msculos determinando paralisias. Define-se como paralisia alta a paralisia resultante de defeito medular comeando ao nvel dos segmentos torcicos ou lombares altos (L1-L2), paralisia mdia no segmento mdio lombar (L3) e paralisia baixa nos segmentos lombares baixos (L4-L5) ou sacrais. A posio das razes motoras lesadas na medula chamada de

nvel motor e sua definio importante para a classificao funcional e o acompanhamento. Modificaes do nvel motor podem sugerir progresso neurolgica. Avaliao do Nvel Motor Nvel Msculo L1-L2 Psoas L3-L4 Quadrceps L5-S1 Flexores do joelho L4-L5 Tibial anterior S1-S2 Panturrilha Movimento Flexo do quadril Extenso da perna Flexo do joelho Flexo dorsal do p Flexo plantar do p Teste Levantar o joelho na posio sentada Chutar uma bola na posio sentada Fletir a perna na posio prona Andar no calcanhar Andar na ponta dos ps

Incidncia e etiologia A proporo entre casos masculinos e femininos de 5:1 e a maior incidncia e na faixa etria dos 20-39 anos. E os danos podem resultar de trauma 84% dos casos, sendo os acidentes automobilsticos e acidentes entre domsticas e industriais as mais freqentes causas.

Ressonncia magntica cervical (B) e torcica (C).

da

coluna

lombar

(A),

As causas no-traumticas so anomalias de desenvolvimento, anomalias congnitas, inflamao, isquemia, infeco de origem intrnseca ou extrnseca e leses que ocupam espao medula espinhal. Leso primria: fraturas e luxaes da coluna com danos associados nos tecidos moles. Leso secundria: origina-se de edema e da exudao de substncias qumicas que destroem as clulas adjacentes e os tractos neurais, que so associadas inflamao aguda. Tratamento

O tratamento das pessoas com leso traumtica de medula espinhal demanda uma abordagem holstica, na qual todos os membros de equipe de reabilitao trabalham por metas comuns e consensuais entre a equipe e o paciente. O melhor tratamento a preveno que compreende boa postura e posicionamento, alongamento regular dos msculos, manuteno dos movimentos articulares e apoio de peso, tratando assim a espasticidade. Tratamento de leses agudas em T4 e acima: feito estabilizao cirrgica por fixao anterior e /ou posterior. Ento o paciente imobilizado com repouso total. A durao da imobilizao varia de acordo com a exteno da leso e instabilidade ligamentar. Aps a imobilizao precoce pode ser iniciada, com cuidados na manipulao e posicionamento. Realiza-se fisioterapia passiva. Tratamento de leses agudas em T4 e abaixo: mais comum em nvel de L1. Os pacientes com leses instveis em T9 e abaixo no devem flexionar os quadris por mais de 30, para evitar a flexo lombar. As fraturas em cunha estveis so tratadas de modo conservador, como colete ou gesso. A conduta fisioteraputica na fase aguda visa principalmente preveno de complicaes respiratrias e circulatrias, e o cuidado com as reas de presso. Depois da fase aguda, iniciam-se a reabilitao, com ateno especial aos cuidados da pele, bexiga, intestinos e funo sexual. Os objetivos da reabilitao tm de ser estabelecidos com relao ao nvel da leso da coluna vertebral e s metas funcionais apropriadas.

LESES NOS NERVOS PERIFRICOS As conseqncias de uma leso em nervo perifrico pode ser perda da sensibilidade, com riso de danos na pele e nas articulaes; paralisia, causando atrofia e deformidade fixa, e dor. Causas e incidncias A maior parte das feridas abertas causada por objetos pontiagudos como facas ou vidro, e prefere-se o reparo precoce do nervo. A leso por projtil ou por fratura exposta muito mais grave. A leso fechada por trao normalmente resultado de leso de alta tenso eltrica e o paciente pode sofrer mltiplas leses, inclusive que ponha sua vida em risco. A principal causa so os acidentes de trnsito, havendo leso em plexo braquial. Existem tambm leses congnitas que levam a paralisia de plexo braquial. Classificao das leses de nervos A causa e gravidade do dano determinam o tipo de leso. A classificao baseada no comportamento do axnio depois de diferentes tipos de leso.

Na neropraxia, um bloqueio de conduo, no h interrupo do axnio e a arquitetura do nervo fica mais ou menos intacta, geralmente se recupera se a causa for removida. Caracteriza-se pela ausncia da dor, preservao da sudorese e do tnus vasomotor normal de MsSs e MsIs, preservao de certas modalidades de sensibilidade. Na axonotmese e na neurotmese, o axnio cortado transversalmente. A parte distal sofre degenerao. Na axonotmese, os tecidos dos nervos ficam mais ou menos intactos e h grande chance de recuperao instantnea. Na neurotmese, todo o tronco nervoso seccionado e os cotos se separam. necessrio o reparo espontneo. Nessas leses degenerativas h perda completa de toda funo nervosadistal ao nvel da leso.

Locais comuns de leses A leso do plexo braquial a mais grave em membros superiores, porque afeta a inervao de todo o membro. Esse plexo formado pelos ramos anteriores do quinto ao oitavo nervos cervicais e do primeiro nervo torcico. O nervo axilar pode sofrer leses associadas fratura de pescoo, do mero e a luxao de ombro. As leses nos nervos ulnar e mediano comumente ocorrem no punho. O nervo radial sofre leses com mais freqncia na fraturas de mero. Nos membros inferiores, as leses mais comuns de nervos so: nervo citico, por ferimentos na pelve e nas coxas ou luxao de quadril; nervo fibular comum, por fraturas do colo da fbula; e nervo tibial posterior, por fraturas supracondilares do fmur. Muitas dessas leses ocorrem durante a prtica de esportes. Diagnstico Funo muscular e sensibilidade: a extenso da paralisia e medida pelo sistema Medical Research Council (MRC), prprio para medir fora muscular. A perda da sensibilidade melhor obtida pelo examinador que trabalha com o paciente. A perda da sudorese e do tnus vasomotor depois de ferimentos em um nervo indicada por leses degenerativas. O diagnstico de neuropraxia no pode ser feito em face desta evidncia. A dor forte indica que o nervo foi muito danificado. Tratamento essencial o reparo e tratamento imediato dos nervos danificados, prprio das leses associadas de vasos sanguneos, esqueleto, msculos e pele. Um bom resultado pode ser esperado depois do reparo dos nervos, como o musculocutneo ou o intersseo dorsal, cuja principal funo controlar os msculos. Os resultados do reparo dos nervos da sensibilidade cutnea no adulto so ruins e complicados por dor forte. A abordagem de equipe desejvel no tratamento. O trabalho dos departamentos de fisioterapia e de terapia ocupacional integrado; o cirurgio pode ser chamado em qualquer estagio,

o psiclogo envolve-se com pacientes de dficits cognitivos depois de leses ceflicas, e o funcionrio de readaptao do paciente. Objetivos do tratamento: Controle da dor; Manter/aumentar a AM do membro afetado; Manter/aumentar a potncia muscular; Controlar edema; Ensinar a conscincia corporal; Ensinar cuidados com o membro afetado; Evitar e tratar deformidade.

You might also like