You are on page 1of 15

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA

RELATRIO DE PROJETO FONTE RETIFICADORA DE ONDA COMPLETA DO TIPO PONTE

CURITIBA NOVEMBRO/2006

urea da Conceio F.Ferreira Marcos Antnio Brito dos Santos

RELATRIO DE PROJETO FONTE RETIFICADORA DE ONDA COMPLETA DO TIPO PONTE

Re latrio parcial apresentado a FATEC,Curso de Eletro Eletrnica Industrial, para obteno da nota parcial do mdulo de Eletricidade eletrnica, sob orientao do Professor Daniel Lechitzki.

CURITIBA

SUMRIO

Pgina 1)Introduo 2)Conceitos envolvidos 2.1-Corrente eltrica 2.2-Transformador 2.3-Fusvel 2.4-Diodo 2.5-Capacitor 2.6-Regulador 2.7-Diodo led 3)Materiais utilizados 4)Descrio do projeto e clculos 5)Comparao de ensaios prticos e clculos tericos 6)Concluso e referncias bibliogrficas 1 1 1 1,2 3,4 5 5,6 6,7 7,8 8 9,10 11 12

1-Introduo O uso de pilhas ou baterias para garantir o funcionamento de pequenos motores CC pode tornar-se inconveniente. Para resolver esse problema projetamos uma interessante fonte de alimentao, que usa um regulador do tipo 78xx, o qual, aps a devida proteo, retificao e filtragem permite o funcionamento de circuitos em c.c que respeite os limites do projeto.

2-Conceitos envolvidos 2.1 Corrente eltrica Uma corrente eltrica um fluxo ordenado de partculas carregadas (partculas dotadas de carga eltrica). Em um fio de cobre, a corrente eltrica formada por minsculas partculas dotadas de carga eltrica negativa, denominadas eltrons -- eles so os portadores da carga eltrica. No fio de cobre (ou de qualquer outro metal) os eltrons naturalmente l existentes vagueiam desordenadamente (tm sentidos de movimentos aleatrios) at que, alguns deles passam a caminhar ordenadamente (todos no mesmo sentido) constituindo a corrente eltrica. A intensidade dessa corrente eltrica vai depender de quantos desses portadores, em movimento bem organizado passam, por segundo, por uma regio desse fio. A corrente eltrica, num circuito, representada pela letra A e sua intensidade poder ser expressa em ampres, em miliampres ou outros submltiplos tal qual o micro ampre. Um ampre (um A) uma intensidade de corrente eltrica que indica a passagem de 6,2x1018 eltrons, a cada segundo, em qualquer seo do fio. Esses 6,2x1018 eltrons transportam uma carga eltrica total cujo valor de um Coulomb (um C). 'Coulomb'(smbolo C) a unidade com que se medem as quantidades de cargas eltricas. Se indicarmos a quantidade total de carga eltrica que passa pela seo de um fio por Q (medida em coulomb) e o intervalo de tempo que ela leva para passar por essa seo por (medido em segundos), a intensidade de t corrente eltrica A (medida em ampres). 2.2 Transformador

Fig: 1 110 Vac 12 Vac

Fig 01

Transformador rebaixador de tenso que tem 3 fios no primrio (110/220 Vac), e 2 fios no secundrio para (12 Vac), com uma corrente de 800 ma. A magnitude da tenso induzida no enrolamento secundrio depende da relao do nmero de espiras nos dois enrolamentos. Se o secundrio tiver duas vezes mais espiras que o primrio, a tenso induzida ser duas vezes a que foi aplicada no primrio (transformador elevador de tenso) exceto quanto a pequenas ineficincias do transformador. Se o secundrio tiver menos espiras que o primrio, sua tenso ser correspondentemente mais baixa (transformador abaixador de tenso). Alguns equipamentos eletrnicos incluem um transformador para abaixar ou elevar a tenso da linha, conforme exigir a aplicao. Quando ligado a uma tomada de parede, o pino do meio do plugue de trs pinos fiquem ao mesmo potencial do terra, ver figura 1. O transformador isola a carga da linha. Isto quer dizer que a nica ligao coma a linha de alimentao atravs do campo magntico que pe em comunicao os enrolamentos do primrio e do secundrio. Isto reduz ainda mais os perigos de um choque eltrico porque no existe mais um contato eltrico direto com os dois lados da linha. As tenses do primrio e secundrio de um transformador ideal esto relacionadas da seguinte forma:

Onde: V1= tenso do primrio, eficaz ou de pico V2= Tenso do secundrio, eficaz ou de pico N1= nmero de espiras do enrolamento primrio N2= nmero de espiras do enrolamento secundrio 2.3 Fusvel:

Na prtica a tenso do secundrio ligeiramente menor do que o valor calculado. Isto acontece devido s perdas no ncleo, principalmente nos transformadores com ncleo de ferro. Se na sada do transformador for ligada uma carga, a corrente que circular pelo enrolamento secundrio produzir uma queda de tenso devido a este enrolamento. Consequentemente, a tenso no secundrio diminuir ainda mais. Num transformador bem projetado , contudo, essa diminuio desprezvel. A elevao de tenso dentro de um transformador acompanhada de uma diminuio de corrente. A corrente no secundrio determinada pela carga ligada este enrolamento, sendo que a corrente do primrio depender da seguinte relao:
3

Onde: I1= a corrente do primrio I2= a corrente do secundrio V1= Tenso do primrio V2= Tenso do secundrio Na prtica a corrente no primrio ligeiramente maior que a calculada, porque o primrio consome uma corrente adicional para compensar as perdas no ncleo. Pr esse motivo, a potncia fornecida pelo secundrio sempre menor do que a potncia obsorvida no primrio. Os fusveis so dispositivos que protegem os circuitos eltricos contra danos causados por sobrecargas de corrente, que podem provocar at incndios, exploses e eletrocutamentos. Os fusveis se encontram normalmente nos circuitos eltricos dos aparelhos eletrnicos. O funcionamento do fusvel baseia-se no princpio segundo o qual uma corrente que passa por um condutor gera calor proporcional ao quadrado de sua intensidade. Quando a corrente atinge a intensidade mxima tolervel, o calor gerado no se dissipa com rapidez suficiente, derretendo um componente e interrompendo o circuito. Quanto maior for a corrente especificada pelo fabricante, maior a espessura do filamento. Assim, se a espessura do filamento do fusvel suporta no mximo uma corrente de 10A e por um motivo qualquer a corrente exceder esse valor, a temperatura atingida pelo filamento ser suficiente para derretlo, e desta forma a corrente interrompida. O fusvel de cartucho, manufaturado e lacrado em fbrica, consiste de um corpo oco no condutivo, de vidro ou plstico, cujo elemento condutor est ligado interiormente a duas cpsulas de metal, os terminais, localizados nas extremidades, conforme figura 02.

Fig: 2

2.4 Diodo

Fig: 3

Os diodos so componentes eletrnicos formados por semicondutores. So usados como semicondutores, por exemplo, o silcio e o germnio, que em determinadas condies de polarizao, possibilitam a circulao de corrente. Externamente, os diodos possuem dois terminais: nodo (A) e o Catodo (K) e h, prximo ao terminal Catodo uma faixa que o indica. Possui formato cilndrico. O diodo a aplicao mais simples da unio PN (semicondutores) e tem propriedades retificadoras, ou seja, s deixa passar a corrente em um certo sentido (Anodo-Catodo), sendo o contrrio impossvel, exceto nos diodos zener, que nessa condio deixam passar uma tenso constante. 2.5 Capacitor

Fig: 5

Os Capacitores so componentes que, embora no conduzam corrente eltrica entre seus terminais so capazes de armazenar capacidade de carga, que ser "descarregada" assim que no houver resistncia entre seus terminais. Quanto sua aparncia externa, podem variar de acordo com a voltagem mxima, capacitncia e disposio de seus terminais: Podem ser do tipo axial, com um terminal em cada extremidade, ou, do tipo radial, com os dois terminais na mesma extremidade. 5

Classificam-se em vrios tipos, de acordo com o uso pretendido. Existem os eletrolticos que so os mais comuns. Cermicos tambm so encontrados com relativa facilidade, embora existam outros tipos usados em casos especficos, como os de tntalo e os de alumnio. A sua capacitncia medida em farad, dependendo do caso, pode ser medida em microfarads, nanofarads ou picofarads, para capacitncias menores. So teis para manter estvel, por exemplo uma corrente alternada, como um sinal de udio ou ento servem de filtro de baixa (por isso a sua utilizao em fontes de alimentao). Basicamente os condensadores so formados por duas placas condutoras separadas por um material dieltrico no condutor. Sua capacitncia diretamente proporcional ao tamanho de suas placas e inversamente proporcional a distncia entre elas. Na associao paralela de capacitores, a capacidade total ser a soma de todas as capacidades. Na associao em srie, o inverso da capacidade total ser igual ao inverso da soma das capacidades aplicadas. A voltagem limite de um capacitor deve ser respeitada, a fim de que no haja uma perfurao no dieltrico, causando o estrago do componente. Outro fator a ser observado a polaridade dos terminais, que no devem ser invertidos no caso dos eletrolticos, ver figura 5.

2.6 Regulador

Fig: 6

Regulador ocupa-se da regulagem eletrnica da tenso de sada, mantendo-a no nvel desejado, evitando que a carga tenha diferena de luminosidade. Constitui-se de um regulador monoltico circuito integrado de tenso da famlia 78XX e 79XX , ver figura 6. Veja na tabela 1 alguns exemplos de tenses de entrada, mximo e mnimo para que o regulador mantenha a sua tenso de sada constante.

7805 7806 7808 7885 7812 7815 7818 7824

V. min 7 8 10,5 10,5 14,5 17,5 21 27

V. mx. 25 25 25 25 30 30 33 38
Tabela 1

Vo (sada) 5 6 8 8,5 12 15 18 24

Vo % 8% 8% 8% 8% 8% 8% 8% 8%

2.7 Diodo led

Fig: 7

O Led um componente eletrnico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz (LED = Light emitter diode), ver figura 7, mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia eltrica em luz. Tal transformao diferente da encontrada nas lmpadas convencionais que utilizam filamentos metlicos, radiao ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos Leds, a transformao de energia eltrica em luz feita na matria, sendo, por isso, chamada de Estado slido (Solid State).O Led um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou no a passagem de corrente eltrica e, consequentemente, a gerao ou no de luz. O componente mais importante de um Led o chip semicondutor responsvel pela gerao de luz. Este chip tem dimenses muito reduzidas, como pode ser verificado na Figura 8, onde apresentamos um Led convencional e seus componentes. 7

Fig: 8

3-Materiais utilizados

01)Gabinete de metal 02)Cabo de fora 03)Chave HH (110/220V) 04)Chave liga e desliga 05)Transformador: primrio 110/220V e secundrio 12+12V por 800 mA 06)01 Ponte retificadora 400V 1,2A 07)01 Capacitor eletroltico 1000mF por 25Volts radial 08)01 Regulador de tenso 7812 09)01 Resistor de 330 ohms watts Axial 10)01 Diodo led vermelho Vf =1,6v Imx = 100mA e 5mm 11)01 Lmpada 12Volts por 100mA 12)01 Fusvel c/ 100mA de vidro lato c/ 3cm comprimento e 5mm
8

4-Descrio do projeto

Fig: 9

Na sada do bloco a da figura 9 do transformador temos a tenso Vca tambm chamada de Vef, que de 12,7Volts sem carga ver figura 1. No bloco b da figura 9 temos a retificao feita atravs da ponte retificadora, que transformar a tenso 12,7Vca para a tenso contnua, na sada desse bloco obtemos o Vp. Dado utilizado para obteno do Vcc, ver clculo 1.Tambm ser necessrio o clculo da carga total e do Vondpp para obteno do Vcc puro, veja clculo 2 e 3. Obtendo a tenso de pico (Vp), precisamos filtr-la com o capacitor eletroltico de forma a obter uma tenso de VCC, tenso contnua mais pura, com menos perda do ripple, tambm chamado de Vondpp, tenso alternada existente no topo da c.c fornecida pelo retificador devido carga e descarga sucessivas do capacitor eletroltico, ver fig 9 bloco c.
1)Clculo VP: VP = VCA X 1,4142 VP = 12 X 1,4142 = 17,97V VP = 17,97 1,4 = 16,57V 2)Clculo do I Total = I carga + I led I Total = 0,1mA+ 0,32mA = 0,132mA 3)Clculo do Vondpp : C / T = Imx / Vondpp 1000 micro Farad / 8,33mS= 0,132mA / Vondpp 0,00833 X 0,132mA= 0,0011 Vondpp = 0,0011/1000 micro Farad Vondpp = 1,1V Obs: Para este clculo foi arbitrado um capacitor de 1000 micro Farad e o valor 8,33mS para o perodo aproximado de descarga do capacitor em retificao em onda completa. 4)Clculo do Vcc: VCC= VP - VondPP / 2 VCC= 16,57V - 1,1 / 2 VCC= 16,57V - 0,55V

VCC= 16,02V
9

FIG 5-Onda que mostra carga e descarga capacitor, onde C(Carga do capacitor) D(Descarga do capacitor) ver figura 12.

D C

C Fig:12

Com essas informaes 16,02 Volts, aps o filtro temos no bloco d da figura 9 o regulador (7812), que conforme tabela 1 opera dentro da faixa de tenso necessria e tem proteo interna contra sobre aquecimento e curto circuito que pode suportar uma corrente mxima de 1,5 A, obtendo na sada deste bloco 12 Volts. Ser usado um fusvel de 100mA para proteo de curtos no primrio do transformador, para o clculo usa-se a frmula descrita no item 2.3. Para indicar o estado da fonte on/off utilizado um diodo led vermelho que fica em srie com o resistor de 330 ohms para diminuir a tenso para 1,6 Volts, que a tenso que o led opera.Para calcular usamos a frmula: R.Led=VCC - Vled / I led R.Led=12V -1,6V = 10,4V R.Led=10,4V / 0,0322A R.Led=323 Ohms R.Led:Resistor e led VCC: Tenso C.C mdia. V led: Tenso do led I Led: Corrente que o led opera est entre 20 e 100mA. Clculo da potncia dissipada na carga: P = V x Itotal P = 12V x 0,132A = 1,58Watts

10

Cuidados: (1) Observe bem a polaridade da ponte retificadora, e dos capacitores eletrolticos. (2) A devida cautela no manuseio desse circuito prevenir 'choques' perigosos por ocasio de algum toque acidental. 5-Comparao de ensaios prticos e clculos tericos. Ensaios prticos: Tenso no primrio do transformador = 121V transformador =110V Vca = 12,7V Vp = 15,6V VCC = 14,5V I Total = 170mA Vondpp = 1,2V R Led = 330 Ohms Potncia total consumida = 2,3W 1,58W Tenso de sada = 12,24V Clculos tericos: Tenso no primrio do Vca = 12V Vp = 16,57 VCC = 16,02V I Total = 132mA Vondpp = 1,1V R Led = 323 Ohms Potncia total consumida = Tenso de sada = 12V

Abaixo na fig 13 veja o desenho no tamanho real do lado cobreado da placa de C.I e na figura 14 veja o desenho do lado dos componentes.

Fig:13

Fig:14 11

Concluso da prtica: Foram obtidos valores diferentes nos ensaios prticos em relao a teoria pois a carga(lmpada) usada no foi a especificada na teoria, tendo como conseqncia a queda nas tenses Vp e VCC e um aumento no Vondpp e na potncia total consumida: No Vca a tenso foi maior devido a tenso da rede no ser a especificada no primrio do transformador. O resistor de led, devido ao valor obtido na teoria estar fora do valor de mercado foi adquirido com o valor aproximado encontrado. A tenso de sada no ensaio prtico tambm no foi a especificada no datasheet do fabricante do regulador, ver tabela 1.

Concluso final

Apesar de ser aparentemente simples, uma fonte envolve muitos clculos e dificuldades na aquisio de peas para que funcione conforme a necessidade. A fonte projetada tambm pode ser til no funcionamento de outros equipamentos que estejam dentro da faixa de corrente e tenso aqui determinada, 12 Volts 800 mA mximo.

Referncias bibliogrficas

1)www.feira de cincias.com.br 2)Susano Adalberto; Revista Eletrnica, Edio 148 pg 56 a 58. 3)www.robertobairros.citis.uol.com.br; Circuitos anlise em corrente contnua; 4)Rmulo de Oliveira Albuquerque, Anlise circuitos em corrente contnua.

12

You might also like