You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Departamento de Sade- DS Curso de Formao de Professores Licenciatura em Educao Fsica Elaborao de Projetos em Educao

Fsica Docente: Cesar Pimentel Discente:Francineide Barreto Santos Souza

A participao Feminina nas aulas de Educao Fsica Escolar

Jequi-Ba 2011

Francineide Barreto Santos Souza

A participao Feminina nas aulas de Educao Fsica Escolar

Trabalho requisitado pelo Professor Cesar Pimentel, ministrante da disciplina de Elaborao de Projetos de Educao Fsica como requisito parcial de uma das notas do II- Semestre 2010.2.

Jequi-Ba 2011

1. INTRODUO

1.1 Apresentao As diferentes culturas esperam que homens e mulheres tenham papeis de comportamentos distintos na sociedade. Este simples fato leva fatalmente as crianas a realizarem e viverem experincias diferentes. Nas aulas prticas de Educao Fsica meninas e meninos se comportam de formas distintas, os meninos mais exibidos, as garotas mais tmidas, mas todos fazem parte de um mesmo grupo e faz-se necessrio a participao de todos. Por isto, o presente trabalho visa analisar os motivos determinantes do nvel de participao de discentes do sexo feminino nas aulas de Educao Fsica, possibilitando assim o repensar da prtica pedaggica do professor dessa rea bem como afirmar, ou apontar possveis caminhos para uma melhor associao entre teoria e prtica, atingindo o pblico feminino.

1.2 Problema Quais os fatores determinantes do grau de participao feminina nas aulas de Educao Fsica Escolar?

1.3 Objetivo Identificar os fatores determinantes do grau de participao feminina nas aulas de Educao Fsica Escolar.

1.4 Justificativa H na educao e na Educao Fsica, particularmente, um forte estereotipao de papeis sexuais. Os alunos e as alunas so vistos muitas vezes pelos agentes de

educao como tendo habilidades diferentes, e por serem de sexo oposto isto confundido com capacidade opostas. Mas esta estereotipao tambm ocorre entre os prprios alunos. Grande parte dos meninos se negam a jogar ou treinar com as garotinhas, e com elas no diferente. notrio o empenho das alunas nas aulas tericas em sala de aula, mas quando se parte para a prtica, para a quadra de esportes, elas se negam a participarem, inventam desculpas e acabam ficando de lado. O interesse dos alunos nas aulas de educao fsica escolar (EFE) imprescindvel para o processo de ensino-aprendizagem, mas ao longo de minha prtica docente pude perceber inmeros exemplos que me fizeram refletir a falta de interesse por parte as alunas. Sendo assim, tal trabalho poder contribuir todos os professores que em sua prtica se deparam com a situao supracitada, podendo assim servir de base de aperfeioamento ou construo de metodologias diversas para trabalhar inclusive com o grupo feminino.

Metodologia O projeto desenvolver-se- por meio de uma pesquisa bibliogrfica, na qual Lakatos e Marconi (1987, p. 66) apresentam como definio:
A pesquisa bibliogrfica trata-se do levantamento, seleo e documentao de toda bibliografia j publicada sobre o assunto que est sendo pesquisado, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertaes, material cartogrfico, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo o material j escrito sobre o mesmo.

Toda a pesquisa est norteada para a busca de questes que venham corroborar na identificao dos fatores que interferem no grau de participao feminino nas aulas de Educao Fsica. A primeira parte do trabalho se intitular A EDUCAO FSICA ESCOLAR: Conceito, funo e importncia. Nela buscaremos base em Francisco Eduardo Caparroz no livro Entre a Educao Fsica na escola e a Educao Fsica da escola.

A segunda parte ter por ttulo MENINOS X MENINAS NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR onde se buscou primordialmente o suporte da Revista Brasileira de Cincias do Espote, vol 14. E por fim, A PARTICIPAO FEMININO NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR, o embasamento terico centrou-se em Vilma Piccolo (org.) no livro Educao Fsica Escolar: ser...ou no ter? e no livro Representao Social do Esporte e da Atividade Fsica: ensaios etnogrficos, sob a organizao de Sebastiao Josu Votre.

2.0 SUPORTE TERICO

2.1. A educao Fsica Escolar: conceito e funo Muitas podem ser s compreenses sobre a Educao Fsica Escolar (E.F.E.). So muitos os pontos de vista e os estudos ao redor desta rea, mas foi escolhido para o presente estudo os conceitos e analises e alguns autores que se expressam de forma clara, objetiva e concisa, e que seguem uma linha de raciocnio na qual eu acredito e defendo. Mesmo sabendo-se que a E.F. nasceu no final do sculo XVIII com os filantropos e no sculo XIX com os filsofos, pedagogos e mdicos, tem-se a impresso de que esta j existia em todos esses tempos, j havia sido sistematizada, inclusive conceitualmente como hoje. Mas posterior ao seu estudo eu se vem aumentando as discusses sobre suas caractersticas, funo e atuao.sobre isto exporto por CUNHA apud CAPARROZ que:

Sem dvida nenhuma a caracterstica bsica da Educao Fsica o movimento. E este e o atributo que a diferencia das demais disciplinas. A ginstica, o jogo, o esporte e a dana so os seus elementos. Mas a simples prtica destas atividades no caracteriza a educao. Fazer Educao Fsica relacionar o movimento com a inteligncia. (1984:11-12).

No diferente dela WEISSLER apud CAPARROZ apresenta uma proposta de conceituao em que deixa claro sua viso quanto a E.F.E.
Educao Fsica aquele componente do processo educativo que utiliza como meio principal a atividade predominantemente fsica, sem que seus objetivos sejam exclusivamente fsicos. aplicvel a qualquer faixa etria, grupo social ou ambiente, dentro e fora de sistemas escolares. Seus elementos caractersticos so: atividade fsica, instruo, sistematizao e a existncia de objetivos educacionais.

O exerccio fisico , considerado em si, como fator de desenvolvimento da sade numa relao de causa e efeito. funo da E.F.E. o desenvolvimento, o aprimoramento e a manuteno da sade, numa clara aluso sade como sade fsica e no como sade social. BRACHT postula como funo da E.F.E.:

...a melhoria da aptido fsica (dos indivduos), o seu desenvolvimento intelectual e a manuteno do equilbrio afetivo emocional. Valendo-se de uma abordagem sistmica poderamos afirmar que a Educao Fsica atua sobre os domnios psicomotor, cognitivo, e afetivo. (1986:62).

Mas professor e aluno tambm tem suas funes, o papel dos sujeitos concretos. Quanto ao papel do professor de E. F. na instituio escolar vemos que lhe atribudo desde o papel do militar incorporado na figura do instrutor, [...] at aquele de terapeuta corporal (Soares, p. 18). Quanto ao papel do aluno, este pode ter o papel de recruta que obedece cegamente o instrutor ou o papel de atleta que agrada o tcnico. Na rea da Educao Fsica todos tem papeis e funes a serm desempenhados.

2.2. Meninos X Meninas nas aulas de Educao Fsica

Como dito anteriormente, no inicio deste estudo, meninos e meninas apresentam desempenhos diferentes nas aulas de E. F. Nas aulas tericas as garotas se empenham mais e mostram um excelente resultado, no entanto, nas aulas prticas so os garotos que botam pra quebrar. As discentes por diversos motivos se negam a participar. As diferenas biolgicas entre homens e mulheres o ponto de partida para a compreenso destas atitudes distintas. ROMERO nos esclarece essas diferenas e posteriormente nos alerta sobre a influncia dos pais e professores.
Fisiologicamente a maturidade das meninas precoce em relao dos meninos, e alguns aspectos do desenvolvimento intelectual no se efetuam at que as estruturas fsicas intimamente correlacionadas no estejam completas. (1992:25).

A influncia dos pais sobre as crianas, assim como a dos professores e modelo diferem em grau e eficincia e nesta linha, o conceito que os professores tem acerca de masculinidade e feminilidade deve determinar suas atitudes em relao aos seus alunos. (ibidem, p.25).

Dentro desses padres, espera-se que os homens sejam fortes, independentes, agressivos, competentes e dominantes. Para as mulheres, a expectativa de que sejam mais dependentes, sensveis e afetuosas e que suprimam impulsos agressivos e sexuais. No entanto, nem os pais nem os professores de Educao Fsica devem se deixar levar por estes esteretipos. Homens e mulheres esto igualmente em condies de executar a maioria das atividades. Os comportamentos rotulados de masculinos ou femininos, na atual cultura, no so conseqncias inevitveis de diferenas biolgicas entre homens e mulheres. Desta forma, essa diferenciao pode influenciar a aceitao de que os meninos, ao demonstrarem uma capacidade vital na produo de energia e fora muscular, necessitem de jogos mais ativos, e as meninas, que so mais passivas, queiram atividades mais tranqilas.

2.3 A participao feminina nas aulas de Educao Fsica Escolar

Diante dos pressupostos e supracitados fica evidenciado que a participao feminina nas aulas de Educao Fsica inferior dos alunos do sexo masculino. As aulas de EFE so basicamente compostas de esportes coletivos. Sendo esse um dos maiores, seno o principal motivo para que as meninas tenham o maior ndice de evaso nas aulas, o que provem da discriminao exercida pelos meninos ao exclurem as mesmas nas prticas esportivas e atividades competitivas. Preconceito esse que vem sendo disseminado h muito tempo, como nos alerta VOTRE et al (1998:105):

Ao analisarmos a questo da insero da mulher no futebol, enquanto praticante do mesmo, evidenciamos um processo complexo de abertura no tocante atuao da mulher neste territrio, considerado ate bem pouco tempo como espao restrito aos homens.

Os mtodos aplicados nos contedos das aulas tericas e prticas tambm contribuem para o interesse ou desinteresse dos alunos nas aulas de EFE. Por vezes a falta de contedo nas aulas prticas as torna sem sentido para os alunos e tambm a falta de contedo em aulas tericas, que praticamente no existem, o que ocorre a falta de diversificao dos contedos. Fica ento evidenciada a importncia do professor e da escola, ao desenvolverem mtodos e estratgias na aplicao e planejamento de suas aulas, na escolha dos contedos que sero abordados durante o curso, e evitando atitudes e comportamentos de reforo a descriminao sexual, afim de que se atenue o desinteresse e posterior evaso das alunas.

3.0 REFERNCIAS BRACHT, Valter. A criana que joga respeita as regras do jogo... capitalista. In: Revista Brasileira de Ciencias do Esporte. Vol 7. 1986, p. 62.

CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a Educao Fsica na escola e a Educao Fsica da escola. 3 Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. PICCOLO, Vilma L. Nista. (org). Educao Fsica Escolar: ser...ou no ter? 3 Ed. Campinas, SP:Editora da UNICAMP, 1995. ROMERO, Elaine. Diferenas entre meninos e meninas quanto aos esteretipos. In: Revista Brasileira de Cincias do Esporte. Vol.14, Paran:1992, p. 24-27. SILVA, Maria Cecilia. COSTA, Marta. SALLES, Jos. Representao social do futebol feminino na imprensa brasileira. In: VOTRE, Sebastio. Representao Social do Esporte e da Atividade Fsica: ensaio etnogrficos. Braslia, 1998. P. 103-117. SOARES, Carmen Lcia. Funo da Educao Fsica Escolar. In: Motrivivncia. Rio de Janeiro, 1993.

You might also like