You are on page 1of 6

Frias de inverno

Sugerimos uma caracterizao surpreendente para a despedida dos alunos para as frias de inverno. Ser necessrio somente sacolas plsticas: quatro para as extremidades, franzidas nos extremos e uma para o torso, cortada como um colete. Um par de luvas e uma tiara completam o traje. Para rechear voc poder utilizar bolas de papel.

Chegam as frias!
Somente uma curta despedida, por quatro semanas. Frias de inverno assim todos as chamam. Quatro semanas sem aulas, sem aqui merendar, sem horrios, sem pressa, para passear e descansar. Alguns iro viajar, de carro ou de nibus, outros em casa caro com os amigos a brincar. Quatro semanas passam rpido, no v se chatear; passa rapidinho e logo para junto de seus amiguinhos voc vai voltar.
Nilda Zamataro Adaptao Helosa Mller e Zenaide Romanovsky

Material complementar de Educao Infantil N 59 / Junho 2011

Ovelhinha pipoqueira

Soni-conto de inverno
O que um soni-conto? um conto, no qual certas palavras so trocadas por seu respectivo som para que as crianas os adivinhem. Uma vez cumprida esta etapa de "descobrir" as palavras, podem "sonorizar" a histria.

POCA DE INVERNO DE TERROR

Material complementar de Educao Infantil N 59 / Junho 2011

-Angelina, desa! O caf da manh est servido! - a terceira vez que Graziela, sua me, a chama. E justamente quando acaba de dizer isso, se ouve um terrvel Os minutos seguem passando e Angelina no aparece. Voc vai chegar atrasada na escola - insiste Graziela. Porm, Angelina est escondida e MUITO ASSUSTADA!

O Escuta-se

, anunciado ao meio-dia, j comea a cair. subindo apressadamente a escada e

porta do quarto A me entra e no v a menina. Porm, ouve um som estranho, muito estranho que vem de dentro do armrio

L fora, o

sopra com fria e o

est cada vez mais

GRAZIELA se aproxima lentamente do armrio, abre a porta e encontra Angelina encolhida em um canto, com seus olhinhos cheios de lgrimas. E sabem o qual era o rudo estranho? O tremer de seus

Sugestes para realizar os sons


Trovo:Balanando com fora uma placa radiogrfica. Temporal: com um pau de chuva (ndios). Passos: com os ps contra o piso, ou percutindo no cho com duas chaves, alternadamente. Porta que se abre: Imitar seu som com a voz. Vento: Soprar dentro de uma garrafa de plstico vazia e seca.

Material complementar de Educao Infantil N 59 / Junho 2011

- O que est acontecendo lha? -PERGUNTA GRAZIELA. - que eu tenho muito medo! -RESPONDE ANGELINA. - Medo? De qu? De todos esses rudos a de fora! - Mas s um de inverno.

- Sim, eu sei. Mas eu no gosto das tempestades. Assustam-me! A me a abraa forte e pergunta: - Que tal ao invs de ir para a escola, chamarmos a vov para que venha car conosco aqui em casa? Depois de um breve de alegria e pergunta: - Posso car quentinha na cama e depois ajudar a vov a cozinhar? - Claro! Porm, s por hoje, porque o inverno est comeando. , Angelina d um pulo

Viviana Lasover

Matemtica

Jogo com dados


Coleo de dados
Materiais
Dados 1 copo plstico por grupo 1 planilha de registro por participante.

Variantes
Proposta 1 De acordo com o grupo de alunos, o docente pode trabalhar com uma planilha na qual s se deva registrar a quantia de dados obtidos para cada nmero. Nesta variante podem usar vrios dados (at cinco ou seis segundo o critrio do professor) e os contedos abordados se relacionam com: Uso da contagem como instrumento para resolver diferentes situaes. Introduo do registro de quantidades atravs de marcas e/ou nmeros.

Regras
De 2 a 4 participantes. Cada jogador, em sua vez, joga os dados at trs vezes. Deve tentar obter a maior quantia de dados com um determinado nmero. Por exemplo: joga a primeira vez e obtm um 2, um 3 e um 4. Decide separar o 4 e joga os outros dois; obtm um 4 e um 3, separa o 4 e joga mais uma vez o dado restante e obtm um 2. Isso indica ento que obteve dois dados com o nmero 4. Ao concluir os trs lanamentos, cada criana registra em sua planilha a pontuao obtida. O ganhador ser definido de acordo com o critrio do professor e/ou do grupo.

Material complementar de Educao Infantil N 59 / Junho 2011

Relaes de igualdade: tantos como; e de imparidade: mais que, menos que Os ganhadores podem variar j que o professor poder solicitar aos alunos para que verifiquem quem fez mais pontos de acordo com os dados.

Proposta 2 Esta outra proposta mais complexa. Observe a planilha de registro, e ver que alunos no s devem indicar a quantia de dados de mesmo nmero que obtiveram em sua jogada com tambm devem calcular o total de pontos da jogada. Isto , se o aluno obteve dois dados com o nmero 5, ento registrar um total de 10 pontos. Evidentemente esta alternativa comporta uma complexidade crescente e o professor dever determinar a quantia de dados com a qual os alunos jogaro ( sugerimos que no utilizem mais de trs). Nesta varivel didtica os contedos que se abordam so: Uso da contagem como instrumento para resolver diferentes situaes.

Incio do registro de quantidades atravs de marcas e/ou nmeros. Relaes de igualdade: tantos como; e de imparidade: mais que, menos que Prospeco de situaes que afetam transformao de uma coleo: reunir. Igual variante anterior, tambm se pode propor a possibilidade de que existam vrios ganhadores e que determinem a partir da comparao de cada um dos nmeros. Por exemplo: "Alexia ganhou no 5, porque tem 15 pontos.

No caso de instituies que possuem Nvel Inicial e Primrio, interessante que este tipo de atividade seja retomada durante os primeiros anos da escola. A atividade pode ser mais complexa pedindo ao aluno que some o total de pontos obtidos e assim se pode determinar o ganhador. Proposta 3 Outra opo para se trabalhar com crianas menores: utilizar dados com quantias mais baixas (at o 3) e elaborar as planilhas de registro como se indica nas figuras.

Material complementar de Educao Infantil N 59 / Junho 2011

Maternal

Mas... Por qu?

Perguntas insistentes
Por que busca o "por qu"?
Muitas vezes, nossas respostas o ajudam a continuar avanando em suas descobertas; outras vezes somente buscam nossa ateno e brincar conosco; em ocasies deseja dissipar os medos que sofre ou aclarar situaes que a angustiam demasiado. Quando pergunta repetidamente, pode ser porque no se sente satisfeito com nossas respostas ou porque busca algo mais concreto ou prximo ao seu pensamento; porm quando a exigncia a dona da situao, talvez se trate de um exerccio de auto-afirmao de sua prpria identidade para comprovar a aceitao por parte do adulto. Em cada caso concreto pode variar o motivo de tanta pergunta.

perguntas

A etapa das interminveis

formul-las, podemos adiar a resposta e trocar de tema ou, simplesmente, fazer-lhe saber que j escutamos a sua pergunta ("j sei, vou responder depois").

Como responder?
importante responder a todas suas perguntas, pois assim ajudaremos a criana a conceber uma nova viso do mundo que o cerca, mais prxima realidade e no to egocntrica. Se as perguntas tocam temas tabus, censurar sua curiosidade s criar mal-estar, insegurana, desconfiana e certa interpretao errnea da prpria situao ("tenho me comportado mal, no devia ter feito essa pergunta"). Podemos responder de maneira precisa, dando a informao adequada segundo a idade. A criana quer saber o que deve e o que no deve fazer. Em qualquer caso, esta etapa pode ajudar a estimular que sejam elas mesmas as que comecem a extrair suas prprias concluses sobre as diferentes aes. Seremos seus apoios, porm ela comear a crescer sozinha.

Por volta dos dois anos, quando h um aumento notvel de vocabulrio e da compreenso do significado das palavras, comea a etapa das perguntas. A criana se sente satisfeita com seus progressos na aprendizagem de linguagem e com grande curiosidade, pergunta insistentemente sobre o mundo que a cerca. Os adultos, especialmente os pais, se desdobram porque no encontram respostas, porque as perguntas nunca se acabam, ou porque no o momento nem o lugar adequado para responder. At os quatro anos (inclusive at um pouco mais em alguns casos), idade do pensamento concreto, experimentao e egocentrismo, podemos responder de forma mais concreta possvel as perguntas contnuas que nos fazem sobre as coisas com as quais esto se familiarizando. muito importante ter presente a necessidade de diferenciar entre realidade e fico (sries de televiso, contos, comentrios de seus amiguinhos). Muitas vezes, a criana no busca uma resposta exata para a sua pergunta, apenas joga para saber como reage o adulto. Gosta tambm de comprovar como vai adquirindo mais soltura na linguagem e se a resposta do adulto coincide com a ideia que ele mesmo tinha sobre o assunto em questo.

Temos que responder a tudo?


aconselhvel responder de maneira equilibrada e ter em conta na medida em que necessitam. A princpio nossas respostas sero simples; comprovaremos se compreendem as respostas e se estas resolvem suas dvidas e inquietudes. Posteriormente, iremos somando informao ou respondendo com outra pergunta, para que elas mesmos reflitam e respondam. O que acontece se nesse momento no temos resposta? Podemos dizer perfeitamente "agora no sei" ou "pergunte mame". Devemos levar em conta o tom de nossa voz e a contemplao (pois somos seus modelos), e conveniente que sintam segurana, tranquilidade, sinceridade e nosso interesse verdadeiro por suas perguntas. Quando as perguntas so incmodas, pois no o momento nem o lugar adequado para

Material complementar de Educao Infantil N 59 / Junho 2011

Livros sobre o tema


O Livro do Por qu? - 50 Perguntas com todas as respostas Grimshaw, K e Connor, J; Editora Girassol Por que as crianas fazem tantas perguntas? Santagostino, P; Editora Landy.

You might also like