You are on page 1of 14

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO

Outubro/2009

IV Concurso Pblico de Provas e Ttulos ao ingresso na carreira de

Defensor Pblico Substituto


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

P R I M E I R A FA S E : P R O VA E S C R I TA O B J E T I VA

INSTRUES
- Verifique se este caderno contm 100 questes, numeradas de 1 a 100. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - Voc ter 5 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao Fiscal da sala o Caderno de Questes e a Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direito Penal 1. O art. 14, nico, do Cdigo Penal dispe que salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. O percentual de diminuio de pena a ser considerado levar em conta (A) (B) (C) (D) (E) o inter criminis percorrido pelo agente. a periculosidade do agente. a reincidncia. os antecedentes do agente. a intensidade do dolo. 7. Na aplicao da pena em crime tentado, o aumento decorrente das causas especiais, tambm denominadas qualificadoras, incide (A) (B) (C) (D) (E) 8. aps a reduo decorrente da tentativa. na aplicao da pena base. antes da aplicao das circunstncias agravantes. aps a aplicao das circunstncias agravantes. aps a aplicao das circunstncias agravantes e atenuantes.

_________________________________________________________

A extino da punibilidade pela perempo (A) (B) (C) (D) (E) pode ocorrer antes da instaurao da ao penal. s pode ocorrer na ao penal privada exclusiva. s pode ocorrer na ao penal privada subsidiria da pblica. aplica-se ao penal pblica. pode ocorrer na ao penal privada exclusiva e na subsidiria da pblica.

_________________________________________________________

2.

O agente iniciou a execuo de um delito, cuja consumao no ocorreu pela:

I. Ineficcia relativa do meio empregado. II. Impropriedade absoluta do objeto. III. Reao da vtima. IV. Ineficcia absoluta do meio empregado. V. Impropriedade relativa do objeto.
Haver tentativa punvel na(s) hiptese(s) indicada(s) SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 9.

_________________________________________________________

NO se inclui dentre as qualificadoras do crime de homicdio a (A) (B) (C) (D) (E) premeditao. traio. surpresa. emboscada. asfixia.

_________________________________________________________

III. I e V. II e IV. I, II e IV. I, III e V.

_________________________________________________________

10.

O funcionrio pblico que, mediante grave ameaa com arma de fogo, subtrai um automvel de um particular, utiliza-o para viagem de turismo e depois o abandona em frente residncia da vtima, comete (A) (B) (C) (D) (E) roubo de uso. roubo simples. peculato. roubo qualificado. violncia arbitrria.

3.

Considera-se, dentre outras, causa excludente da culpabilidade (A) (B) (C) (D) (E) o exerccio regular de um direito. o estado de necessidade. a legtima defesa putativa. a tolerncia das autoridades. o erro evitvel.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

11.

4.

A respeito do concurso de pessoas, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) necessrio o ajuste prvio no concurso de pessoas. o Direito Penal brasileiro adotou a teoria unitria. o concurso de agentes pode verificar-se aps a consumao do delito. pode ocorrer coautoria sem vnculo subjetivo entre os coautores. necessria a presena no local do comparsa para a configurao do concurso de agentes. 12.

O funcionrio pblico, lotado em bilheteria de ferrovia estatal, que falsifica e vende bilhetes de passagem, apropriando-se do respectivo valor, comete crime de (A) (B) (C) (D) (E) furto qualificado pela fraude. falsificao de documento pblico. falsificao de documento particular. apropriao indbita. peculato.

_________________________________________________________

A respeito da Lei no 7.716, de 05/01/1989 e alteraes posteriores, que define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor, considere:

_________________________________________________________

I. A perda do cargo constitui efeito automtico da II.


condenao por crime resultante de preconceito de raa ou de cor praticado por servidor pblico. Constitui crime punido com recluso de dois a cinco anos e multa, fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fins de divulgao do nazismo. A suspenso do funcionamento do estabelecimento particular pelo prazo de trs meses constitui efeito automtico da condenao por crime resultante de preconceito de raa ou de cor praticado por seu responsvel.

5.

Joo matou seu desafeto com vinte golpes de faca. Nesse caso, (A) (B) (C) (D) (E) ocorreu concurso formal de infraes. responder por vinte crimes de homicdio em concurso material. deve ser reconhecido o crime continuado. responder por um crime de homicdio. responder por crime de homicdio tentado e consumado em concurso material.

III.

_________________________________________________________

6.

NO se inclui dentre as penas restritivas de direito a (A) (B) (C) (D) (E) multa. perda de bens e valores. prestao de servios comunidade. interdio temporria de direitos. limitao de fim de semana.

Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I e III. II e III. II. III.


DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


13. A respeito da Lei Maria da Penha, Lei n 11.340, de 07/08/2006, INCORRETO afirmar: (A) O juiz no poder assegurar mulher em situao de violncia domstica e familiar, para preservar sua integridade fsica e psicolgica, a manuteno do vnculo trabalhista, por at seis meses, quando necessrio o afastamento do local de trabalho. Nos casos de violncia domstica contra a mulher, o juiz poder determinar o comparecimento obrigatrio do agressor a programas de recuperao e re-educao. Se a leso corporal de natureza leve for praticada contra quem tenha convivido, a pena ser de deteno de 3 meses a 3 anos. Constitui circunstncia agravante ter o agente cometido o crime com violncia contra a mulher na forma da lei especfica. Aos crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, no se aplica a Lei dos Juizados Especiais o Criminais, Lei n 9.099/95.
o

17.

Nos crimes de trfico de entorpecentes, oferecida a denncia, o juiz (A) receber a denncia e designar data para interrogatrio do ru, aps o qual passar a correr o prazo de 3 dias para defesa prvia. receber a denncia e ordenar a citao do ru para apresentar defesa prvia no prazo de 3 dias. designar data para interrogatrio do ru, aps o qual decidir pelo recebimento ou rejeio da denncia. ordenar a citao do ru para apresentar defesa prvia no prazo de 3 dias, aps a qual decidir pelo recebimento ou rejeio da denncia. ordenar a notificao do acusado para oferecer defesa prvia, por escrito, no prazo de 10 dias.

(B) (C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

18.

A ao penal (A) (B) nas contravenes penais ser iniciada por portaria expedida pela autoridade policial. pblica ser instaurada por denncia do Ministrio Pblico, que dela poder desistir se convencer-se da inocncia do acusado. pblica condicionada representao da vtima ser julgada extinta se esta se retratar antes da sentena. privada, quando o ofendido for declarado ausente por deciso judicial, poder ser intentada por seu cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. privada subsidiria da pblica poder ser proposta pelo ofendido ou seu representante legal quando o juiz deferir pedido de arquivamento tempestivamente formulado pelo Ministrio Pblico.

_________________________________________________________

14.

A respeito do crime de peculato, correto afirmar que (A) o ressarcimento do dano anterior sentena irrecorrvel extingue a punibilidade no crime de peculato doloso. indispensvel para a configurao do peculato doloso a prvio reconhecimento do ilcito pelo Tribunal de Contas. a apropriao de bens particulares de preso por parte de carcereiro de presdio no configura o delito de estelionato. o crime de peculato no admite a continuidade delitiva. a reparao do dano no peculato culposo posterior sentena irrecorrvel reduz de metade a pena imposta.

(B)

(C) (D)

(C)

(D) (E)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

19.

A denncia (A) no precisa expor o fato criminoso com todas as suas circunstncias, porque isso j consta do inqurito e do relatrio da autoridade policial. s poder ser oferecida pelo Ministrio Pblico se estiver embasada em inqurito policial. pode ser rejeitada liminarmente pelo juiz. pode ser substituda por portaria judicial quando ocorrer inrcia do Ministrio Pblico e houver risco de prescrio da pretenso punitiva. nos crimes de ao pblica condicionada representao da vtima, deve ser subscrita pelo advogado desta.

15.

O crime de furto, com arrombamento em casa habitada, absorve os delitos de dano e invaso de domiclio. Nesse caso, o conflito aparente de normas foi solucionado pelo princpio da (A) (B) (C) (D) (E) consuno. especialidade. subsidiariedade. alternatividade. legalidade.

(B) (C) (D)

_________________________________________________________

Direito Processual Penal 16. O inqurito policial (A) referente a crime cuja ao penal exclusivamente privada pode ser instaurado sem representao da vtima, porque a representao condio de procedibilidade da ao penal e no do inqurito. instaurado pela autoridade policial no pode ser por ela arquivado, ainda que no fique apurado quem foi o autor do delito. s pode ser instaurado por requisio do Ministrio Pblico quando a vtima de crime de ao pblica for doente mental, menor de 18 anos ou incapaz para os atos da vida civil. pode ser presidido por membro do Ministrio Pblico especialmente designado pelo Procurador-Geral de Justia, quando a apurao do delito for de interesse pblico. mero procedimento preliminar preparatrio e, por isso, o indiciado s poder defender-se em juzo, no podendo requerer diligncias autoridade policial.

(E)

_________________________________________________________

20.

A ao civil (A) poder ser proposta quando a sentena absolutria no juzo criminal decidir que o fato imputado no constitui crime. no poder ser proposta se o juzo criminal ordenar o arquivamento do inqurito policial relativo ao mesmo fato por falta de prova da autoria. no poder ser proposta se o juzo criminal, no processo relativo ao mesmo fato, julgar extinta a punibilidade do ru. no poder ser suspensa pelo juiz da ao civil at o julgamento definitivo da ao penal relativa ao mesmo fato. no poder, aps o trnsito em julgado da sentena penal condenatria, ser proposta pelos herdeiros do ofendido. 3

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


21. A respeito dos critrios de determinao e modificao da competncia, correto afirmar que (A) o querelante, nos casos de exclusiva ao penal, no poder preferir o foro do domiclio ou da residncia do ru, quando conhecido o lugar da infrao. no concurso entre a jurisdio comum e a especial, prevalecer a competncia da jurisdio comum. a competncia ser determinada pelo lugar em que ocorreu a consumao, quando, iniciada a execuo no territrio nacional, a infrao se consumar fora dele. a competncia ser determinada pelo local em que tiver sido iniciada a continuao quando se tratar de infrao continuada praticada em territrio de duas ou mais jurisdies. compete Justia Federal o processo e o julgamento unificado dos crimes conexos de competncia federal e estadual. 27. (C) 26. A reviso criminal (A) no pode ser requerida pelo condenado sem recolher-se priso. ser admitida quando, aps a sentena, se descobrirem novas provas de circunstncia que determine ou autorize diminuio especial da pena. pode ser requerida pelo Ministrio Pblico face prova posterior sentena absolutria. poder ser requerida at a extino da pena. poder ensejar ao Tribunal o agravamento da pena imposta pela deciso revista.

(B)

(B) (C)

(D)

(D) (E)

(E)

_________________________________________________________

A respeito do habeas corpus correto afirmar que (A) no pode ser impetrado se a coao ilegal for decorrente de processo manifestamente nulo. no pode ser impetrado pelo Ministrio Pblico. s pode ser impetrado se o paciente estiver preso. poder ser impetrado por qualquer pessoa, mesmo que no seja advogado, em favor de outrem. no pode ser impetrado quando a coao ilegal for decorrente da ocorrncia da extino da punibilidade.

_________________________________________________________

22.

A priso preventiva poder ser decretada (A) (B) (C) (D) nos crimes culposos, para convenincia da instruo criminal. nas contravenes, quando for necessria para garantia da ordem pblica. nos crimes punidos com deteno, se envolverem violncia domstica ou familiar contra a mulher. nos crimes punidos com recluso, se o juiz verificar pelas provas constantes dos autos ter o agente praticado o fato em legtima defesa. pelo Ministrio Pblico, na fase pr-processual, quando imprescindvel para as investigaes do inqurito policial. 28. (B) (C) (D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

A incompetncia do juzo anula (A) (B) (C) (D) (E) a ao penal, desde o inqurito policial. o processo, desde o recebimento da denncia. somente os atos decisrios. a prova colhida na instruo. o processo, desde a citao do acusado.

_________________________________________________________

23.

A deciso que decreta a priso preventiva do acusado classifica-se doutrinariamente como (A) (B) (C) (D) (E) interlocutria mista terminativa. interlocutria simples. interlocutria mista no terminativa. definitiva. despacho de mero expediente.

_________________________________________________________

29.

_________________________________________________________

A deciso irrecorrvel, cujo efeito se irradia para fora do processo, impedindo, no futuro, nova deciso sobre a mesma lide, denomina-se (A) (B) (C) (D) (E) coisa julgada formal. coisa julgada material. precluso consumativa. precluso temporal. questo prejudicial.

24.

A respeito do procedimento dos Juizados Especiais relativos a crimes de menor potencial ofensivo, INCORRETO afirmar que (A) (B) (C) a denncia poder ser formulada oralmente em audincia. o relatrio no requisito da sentena e pode ser dispensado pelo juiz. o acordo homologado acarreta a renncia ao direito de queixa, tratando-se de ao penal de iniciativa privada. a citao, no sendo encontrado o ru, far-se- por edital, com prazo de 30 dias. caber apelao da sentena absolutria, no prazo de 10 dias, contados da cincia pelo Ministrio Pblico.

_________________________________________________________

30.

A respeito dos recursos em geral, considere:

I. O Ministrio Pblico poder desistir de recurso que


haja interposto.

(D) (E) 25.

II. Salvo a hiptese de m-f, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro.

III. No ser admitido recurso da parte que no tiver


interesse na reforma ou modificao da deciso. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

NO cabe recurso em sentido estrito da deciso que (A) (B) (C) (D) (E) conceder, negar ou revogar livramento condicional. concluir pela incompetncia do juzo. receber a denncia ou a queixa. denegar a apelao ou a julgar deserta. decidir o incidente de falsidade.

I. II. I e II. I e III. II e III.


DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direito Civil 31. Segundo a Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro, (A) (B) salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas trs meses depois de oficialmente publicada. nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei federal inicia-se trs meses depois de oficialmente promulgada, salvo disposio contrria. a lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes, a equidade e os princpios gerais de direito. salvo disposio em contrrio, a lei revogada se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. 36. (E) (B) (C) 35. No Direito das Obrigaes, (A) pode o cessionrio exercer os atos conservatrios do direito cedido, independentemente do conhecimento da cesso pelo devedor. na cesso de um crdito sempre se abrangem todos os seus acessrios. o cessionrio de crdito hipotecrio tem o direito de fazer averbar a cesso no registro do imvel, desde que haja autorizao do devedor. o credor pode ceder o seu crdito, ainda que a isso se oponha a natureza da obrigao, no se admitindo clusula proibitiva da cesso por se tratar de condio protestativa. a cesso do crdito tem eficcia em relao ao devedor, independentemente de notificao.

(C)

(D)

(D)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

32.

A respeito da capacidade de exerccio, correto afirmar: (A) O menor de dezoito anos absolutamente incapaz, ao passo que a capacidade de exerccio plena ocorre somente aos vinte e um anos. Em relao s pessoas fsicas, ocorre a partir do nascimento com vida, colocando-se a salvo os direitos dos nascituros desde a concepo. Em relao s pessoas jurdicas, ocorre a partir do nascimento com vida, mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. Para o maior de dezoito anos, pode ser afastada mediante ao de interdio, na qual se prove a total falta de discernimento do interditando, quer por doena, quer por mal congnito. Consiste na aptido para ter direitos e deveres na esfera civil.

Assinale a alternativa correta. (A) O empresrio que instituir sucursal, filial ou agncia, em lugar sujeito jurisdio de outro Registro Pblico de Empresas Mercantis, estar dispensado de inscrev-la, se fizer prova da inscrio originria. Considera-se empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, impreterivelmente at 30 dias aps o incio de sua atividade. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. A pessoa legalmente impedida de exercer atividade prpria de empresrio, se a exercer, no responder pelas obrigaes contradas, mas arcar com multa civil a ser paga a todos que com ele celebrarem negcios, desde que de boa-f.

(B)

(B)

(C)

(D)

(C)

(E)

_________________________________________________________

(D)

33.

Assinale a alternativa que se coaduna com o Cdigo Civil brasileiro. (A) (B) Tem domiclio necessrio o absolutamente incapaz, o servidor pblico, o militar e o martimo, apenas. O domiclio necessrio do incapaz o do seu representante ou assistente; o do servidor pblico, o lugar em que exercer permanentemente suas funes; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do martimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentena. O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo, no admitindo o direito atualmente vigente a pluralidade de domiclios. Consideram-se bens imveis para os efeitos legais o direito sucesso aberta e os direitos reais e as aes que os asseguram. Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao da lei, mas no por vontade das partes.

(E)

_________________________________________________________

37.

luz do Cdigo Civil brasileiro, (A) o direito de propriedade ser exercido de forma plena, absoluta e exclusiva por todo aquele que detiver o ttulo, sendo inconstitucional qualquer restrio, excetuando-se as impostas pela lei. segundo Savigny, a posse, por se tratar da exteriorizao do direito de propriedade, gera presuno juris et de jure de domnio. a propriedade de bem imvel adquirida no momento da averbao em Cartrio de Registro de Imveis do ttulo aquisitivo, tratando-se de ato inter vivos, e, no caso de sucesso mortis causa, a transmisso da propriedade ocorre no momento de sua abertura. a propriedade de bem imvel transmite-se ao herdeiro do de cujus, pelo registro do formal de partilha no Cartrio de Registro de Imveis, sendo certo que, at esse momento, existe para o sucessor mera expectativa de direito. a propriedade de veculo automotor, por se tratar de bem legalmente equiparado a imvel, somente se transmite com a transferncia do ttulo de propriedade por meio do registro do Detran. 5

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

_________________________________________________________

(D)

34.

So causas de anulabilidade do negcio jurdico: (A) (B) (C) (D) (E) a simulao e a leso. a fraude execuo e o estado de perigo. a fraude execuo e o dolo, quando este for a sua causa. o no revestimento de forma prescrita em lei. a coao e fraude contra credores. (E)

DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


38. A respeito da paternidade, correto afirmar: (A) Cabe ao marido o direito de contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher, decaindo, porm, desse direito se no o exercitar em at 4 anos aps o trmino da relao conjugal. O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento irrevogvel, exceto quando feito em testamento. (B) (C) (D) So nulas a condio e o termo apostos ao ato de reconhecimento do filho. O filho reconhecido, enquanto menor, ficar sob a guarda do genitor que o reconheceu, e, se ambos o reconheceram e no houver acordo, sob a da genitora conforme pacfico entendimento do Superior Tribunal de Justia. A filiao materna ou paterna pode resultar de casamento declarado nulo, ainda mesmo sem as condies do putativo. 41. No que toca ao Direito de Registros Pblicos, correto afirmar: (A) O interessado, no primeiro ano aps ter atingido a maioridade civil, poder, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que no prejudique os apelidos de famlia, averbando-se a alterao que ser publicada pela imprensa. A substituio do prenome ser ainda admitida em razo de fundada coao ou ameaa decorrente da colaborao com a apurao de crime, por determinao, em sentena, de juiz competente, dispensada, em casos excepcionais, a manifestao do Ministrio Pblico. A cremao de cadver somente ser feita daquele que houver manifestado a vontade de ser incinerado ou no interesse da sade pblica ou no dos familiares do de cujus e se o atestado de bito houver sido firmado por 2 (dois) mdicos ou por 1 (um) mdico legista e, no caso de morte violenta, depois de autorizada pela autoridade judiciria. O registro civil das pessoas naturais possui carter constitutivo ao passo que o das pessoas morais possui carter meramente declaratrio. Todo nascimento que ocorrer no territrio nacional dever ser dado a registro, no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residncia dos pais, dentro do prazo de trinta dias, que ser ampliado em at trs meses para os lugares distantes mais de quarenta quilmetros da sede do cartrio.

(B)

(C)

(E)

_________________________________________________________

39.

De acordo com o Direito da Infncia e da Juventude: (A) Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre treze e dezoito anos de idade. O reconhecimento do estado de filiao direito personalssimo, indisponvel e imprescritvel, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrio, em procedimento dotado de ampla publicidade com vistas preservao de interesses de terceiros. A colocao em famlia substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissvel na modalidade de adoo ou de tutela. proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condio de aprendiz, a partir de doze anos de idade. Sem prvia e expressa autorizao judicial, nenhuma criana ou adolescente nascido em territrio nacional poder sair do Pas em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

42. (C)

De acordo com o direito consumerista, so vlidas clusulas que (A) possibilitem a renncia do direito de indenizao por benfeitorias necessrias, desde que o consumidor seja devidamente esclarecido sobre as consequncias jurdicas de sua deciso. determinem a utilizao compulsria de arbitragem. obriguem o consumidor a ressarcir os custos de cobrana de sua obrigao, se igual direito lhe seja conferido contra o fornecedor. deixem ao fornecedor a opo de concluir ou no o contrato, embora obrigando o consumidor. autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o contedo ou a qualidade do contrato, aps sua celebrao.

(D)

(B) (C)

(E)

_________________________________________________________

(D) (E)

40.

Sobre o Direito das Sucesses, correto afirmar: (A) Havendo herdeiros necessrios, o testador s poder dispor de um tero da herana. Regula a sucesso e a legitimao para suceder a lei vigente ao tempo da abertura do testamento ou do incio do inventrio. A companheira ou companheiro participar da sucesso do outro, quanto a todos os bens adquiridos na vigncia da unio estvel, sendo certo que se concorrer com filhos comuns, ter direito a uma quota equivalente que por lei for atribuda ao filho. O co-herdeiro poder ceder a sua quota hereditria a pessoa estranha sucesso, se nenhum co-herdeiro a quiser, tanto por tanto. O co-herdeiro, a quem no se der conhecimento da cesso, poder, depositado o preo, haver para si a quota cedida a estranho, se o requerer at cento e oitenta dias aps a abertura da sucesso.

_________________________________________________________

(B)

43.

O ato infracional (A) consiste na conduta descrita como crime ou contraveno penal e somente pode ser praticado por adolescente. consiste na conduta descrita como crime ou contraveno penal, podendo ser praticado por criana ou adolescente. praticado por criana ou adolescente importar a aplicao de medida socioeducativa. praticada por pessoa menor de 12 anos importar a aplicao de medida especfica de proteo, como, por exemplo, a liberdade assistida. somente ser punvel se for praticado por adolescente, dada a sua semi-imputabilidade.
DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

(C)

(B)

(D)

(C) (D)

(E)

(E)

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


44. De acordo com o Estatuto do Idoso, correto afirmar que aos idosos que no possuam meios para prover sua subsistncia, nem de t-la provida por sua famlia, assegurado, a partir de (A) 65 anos, o benefcio mensal de meio salrio-mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social, no sendo computado para os fins do clculo da renda familiar per capita benefcio similar j concedido a qualquer membro da famlia. 65 anos, o benefcio mensal de meio salrio-mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social, sendo computado para os fins do clculo da renda familiar per capita benefcio similar j concedido a qualquer membro da famlia. 65 anos, o benefcio mensal de um salrio-mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social, no sendo computado para os fins do clculo da renda familiar per capita benefcio similar j concedido a qualquer membro da famlia. 70 anos, o benefcio mensal de meio salrio-mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social, sendo computado para os fins do clculo da renda familiar per capita benefcio similar j concedido a qualquer membro da famlia. 70 anos, o benefcio mensal de um salrio-mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social, no sendo computado para os fins do clculo da renda familiar per capita benefcio similar j concedido a qualquer membro da famlia. 48. 47. O princpio processual da congruncia ou adstrio significa: (A) veda-se ao juiz proferir sentena de natureza diversa da pedida, ou condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do pedido inicial. o ru deve rebater, coerentemente, toda a matria levantada na inicial em sua contestao, sob pena de precluso. aps a contestao, o juiz vincula-se ao pedido e causa de pedir iniciais, que no podem ser alterados. no havendo prejuzo, os atos processuais devem ser aproveitados, ainda que no atendam a seus requisitos formais. o juiz deve ser coerente na fundamentao de sua sentena e adstrito aos fatos da causa.

(B)

(B)

(C)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

O recurso adesivo (A) (B) subsiste mesmo se houver desistncia do recurso principal. ser admissvel na apelao, no agravo de instrumento, nos embargos infringentes, no recurso especial e no recurso extraordinrio. por aderir ao recurso principal no est sujeito a preparo. possui condies de admissibilidade prprias em relao ao recurso independente. no ser conhecido se, em relao ao recurso principal, houver desistncia ou for ele declarado inadmissvel ou deserto.

(E)

_________________________________________________________

(C) (D) (E)

45.

A respeito da disciplina dos contratos, lcito afirmar que (A) (B) o contrato real o que se aperfeioa com a transferncia do direito de propriedade de um bem ao credor. o contrato faz lei entre as partes e, uma vez celebrado, vigora, em qualquer hiptese, o princpio segundo o qual pacta sunt servanda. as obrigaes decorrentes de todo e qualquer contrato sero vlidas na medida em que atendam aos princpios da boa-f objetiva e de sua funo social, bem como sejam reduzidas a instrumento escrito em letras com fonte no inferior ao corpo 12, de modo a facilitar sua compreenso. o contrato real aperfeioa-se e valida-se com a entrega de um bem, sendo irrelevante a existncia de consenso. o distrato somente ser admitido se feito pela mesma forma exigida para o contrato. Direito Processual Civil 49.

(C)

_________________________________________________________

A parte, que aceitar expressa ou tacitamente a sentena ou a deciso, no poder recorrer. Esse enunciado, de texto legal, implica a ocorrncia de (A) (B) (C) (D) (E) coisa julgada. precluso consumativa. perempo. precluso lgica. contumcia.

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

46.

A incompetncia absoluta deve ser 50. (A) (B) provocada pela parte; aceita, extingue-se o processo. declarada de ofcio; aceita, remetem-se os autos ao juiz competente, havendo-se como nulos somente os atos decisrios. declarada de ofcio; aceita, todos os atos processuais so nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente. levantada por meio de exceo; aceita, remetem-se os autos ao juiz competente, com o aproveitamento de todos os atos processuais. declarada de ofcio; aceita, extingue-se o processo, por no ser possvel aproveitar-se nenhum ato processual. (A) (B) (C) interrompe a prescrio e, a no ser que ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor. sua falta no convalidada pelo comparecimento espontneo do ru. quando vlida, torna prevento o juzo, induz litispendncia, faz litigiosa a coisa e interrompe a prescrio, que retroagir data da propositura da ao. sua falta ou nulidade no podem ser reconhecidas de ofcio pelo juiz. ser feita apenas no domiclio ou na residncia do ru. 7 No tocante citao

(C)

(D)

(D) (E)

(E)

DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


51. Quanto s funes exercidas pelo juiz: (A) (B) visando justia de cada caso, deve como regra julgar por equidade. deve zelar pelo tratamento isonmico das partes, concili-las sempre que possvel, procurar a rpida soluo do litgio e prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da justia. diante do princpio da iniciativa da parte, deve aguardar que esta requeira as provas a serem produzidas, no podendo faz-lo de ofcio. pode decidir livremente a lide, desde que fundamentadamente, podendo examinar quaisquer questes do processo, levantadas ou no pelas partes, em busca de subsdios para o julgamento. as decises aplicam sempre as normas legais, sendo-lhe defeso utilizar-se de outros meios para despachar ou sentenciar. 56. Nos procedimentos especiais de jurisdio voluntria: (A) (B) (C) (D) a sentena proferida forma coisa julgada material. o juiz pode decidir por equidade, no estando preso a critrios de legalidade estrita. como no h lide, as partes so simplesmente intimadas a compor o processo instaurado. como o interesse privado, no pode o juiz investigar os fatos ou ordenar a produo de provas de ofcio. a deciso final proferida no tem natureza de sentena, dela cabendo agravo de instrumento.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

57.

INCORRETO afirmar: (A) O procedimento cautelar pode ser instaurado antes ou no curso do processo principal, tendo carter acessrio. A tutela cautelar no fica restrita s medidas tpicas, podendo o juiz conceder outras em nome de seu poder geral de cautela. No existem os efeitos da revelia nas medidas cautelares no contestadas. Deve-se propor a ao principal no prazo de trinta dias, que fluem da data de efetivao da medida cautelar, se concedida em procedimento preparatrio. Cessa a eficcia da medida cautelar, se o juiz declarar extinto o processo principal, com ou sem julgamento do mrito.

_________________________________________________________

52.

Em relao prova processual: (A) (B) (C) (D) apenas os meios legais so hbeis para demonstrar a verdade dos fatos. o nus probatrio no pode ser objeto de conveno que o distribua de maneira diversa legal. a mera presuno legal de existncia ou de veracidade dos fatos no isenta a parte de prov-los. o momento de sua produo determinado por lei de modo cogente, no podendo ser alterado judicialmente em qualquer hiptese. se assim for determinado pelo juiz, a parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou a aplicao de usos e costumes, dever provar seu teor e vigncia. (C) (D) (B)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

53.

Quanto sentena: (A) em que pesem seus requisitos essenciais, o relatrio poder ser dispensado nos Juizados Especiais Cveis. no necessria a fundamentao nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito. defensvel possa o juiz proferi-la, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, se no houver prejuzo ao ru. a imposio de multa pelo juiz, na sentena, depender sempre de provocao da parte interessada. uma vez publicada, exaure-se a jurisdio, no podendo o juiz alter-la, salvo por meio de embargos declaratrios, exclusivamente. 58. A ao monitria (A) no cabvel a quem possua contrato de abertura de crdito em conta corrente, que j configura ttulo executivo. pode ser proposta, ainda que o documento a instrula tenha emanado exclusivamente do credor. indicada apenas para as aes que visem ao pagamento de soma em dinheiro. admissvel quando alicerada em cheque prescrito. no admite a defesa por meio de reconveno.

(B) (C)

(B) (C) (D) (E) 59.

(D) (E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

54.

Ao modo de interveno de terceiros que envolve fiador e devedores solidrios d-se o nome de (A) (B) (C) (D) (E) denunciao da lide. litisconsrcio necessrio. chamamento ao processo. nomeao autoria. assistncia litisconsorcial.

No tocante ao de alimentos: (A) (B) somente quando se tratar de alimentos definitivos cabvel a priso civil do alimentante inadimplente. o dbito alimentar que autoriza a priso civil do alimentante o relativo s trs prestaes anteriores ao ajuizamento da ao, mais as que se vencerem no curso do processo. a pena de priso civil s pode ser aplicada uma vez, ainda que o alimentante volte a inadimplir a obrigao. o cancelamento de penso alimentcia de filho que atingiu a maioridade d-se pelo mero implemento da idade. no mais cabvel a priso civil do inadimplente, em razo do Pacto de San Jos da Costa Rica, ratificado pelo Brasil.
DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

_________________________________________________________

55.

Pode-se conceder a tutela antecipada quando (A) (B) (C) (D) (E) ocorrerem indcios do direito do autor. se procure assegurar o resultado prtico do processo. for hiptese de julgamento antecipado. existam verossimilhana da alegao e prova inequvoca em favor do autor. o juiz, de ofcio, verificar abuso de direito de defesa do ru. (E) (C) (D)

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


60. A competncia (A) (B) em razo do valor e do territrio, poder modificar-se pela conexo ou continncia. em razo da matria derrogvel por conveno das partes, se disponvel o direito sobre o qual se litiga. no pode em nenhuma hiptese ser declinada de ofcio pelo juiz, se relativa. territorial diz respeito ao valor e matria. no se prorroga, tratando-se de questo cogente e indisponvel. Direito Constitucional 61. Considere as seguintes assertivas: (C) (D) 64. Dentre as regras contidas na Constituio Federal que devem ser obrigatoriamente observadas pelas leis orgnicas municipais NO se encontra aquela segundo a qual (A) os vereadores so inviolveis por suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato e na circunscrio do Municpio. cabe a iniciativa popular de projetos de lei de interesse especfico do Municpio, da cidade ou de bairros, atravs de manifestao de, pelos menos, cinco por cento do eleitorado. compete aos Municpios a criao, organizao e supresso de distritos, observada a legislao estadual. a Cmara Municipal no gastar mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, includo o gasto com subsdio de seus Vereadores. as contas prestadas pelo Prefeito no esto sujeitas a controle externo diverso daquele que pode ser exercido pelo Poder Judicirio.

(B)

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

I. O exerccio lcito da liberdade de reunio em locais


abertos ao pblico pressupe a existncia de autorizao prvia por parte da autoridade competente.

65.

Dentre as competncias dos Deputados Federais e Senadores est a propositura de projetos de lei que versem sobre (A) (B) bens pblicos. servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria. normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta. criao de rgos da administrao pblica.

II. A lei pode exigir autorizao prvia para a criao


de associaes, sendo vedada, no entanto, a interferncia estatal em seu funcionamento.

III. As entidades associativas, ainda que no expressamente autorizadas por seus filiados, tm legitimidade para represent-los em quaisquer procedimentos judiciais.

(C)

(D) (E)

IV. No caso de iminente perigo pblico, a autoridade


competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. 66.

_________________________________________________________

Segundo a disciplina constitucional da chamada smula vinculante, (A) cabe ao Supremo Tribunal Federal edit-la, ainda que este Tribunal tenha decidido apenas um processo relativo ao tema que por ela ser abordado. a smula no se aplica administrao pblica municipal, a no ser quando editada pelo Tribunal de Justia do Estado. sua edio est condicionada, dentre outros requisitos, existncia de risco de grave leso ordem pblica. cabe apenas a interposio de recurso extraordinrio contra a deciso judicial que contrariar o texto da smula. sua aprovao pode ser provocada pelo Presidente da Repblica.

V. A pequena propriedade rural, assim definida em lei,


desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

(B)

I e II. II e III. III e IV. IV e V. III, IV e V.

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

62.

Conforme o texto da Constituio Federal, dentre as competncias privativas da Unio encontra-se a de legislar sobre (A) (B) (C) (D) (E) registros pblicos. oramento. previdncia social. defesa do solo e dos recursos minerais. responsabilidade por dano ao meio ambiente.

_________________________________________________________

67.

Independentemente da situao financeira do interessado, a Constituio Federal determina a gratuidade (A) (B) (C) (D) (E) do registro civil de nascimento. da certido de bito. da celebrao do casamento civil. do mandado de segurana. da ao popular, ainda que o autor tenha agido de m-f.

__________________________________________________________________________________________________________________

63.

A Constituio Federal veda a edio de medida provisria para regulamentar (A) (B) (C) (D) (E) a prestao de servio postal. o regime dos portos, navegao lacustre, fluvial, martima, area e aeroespacial. a explorao dos servios de gs canalizado. as atividades nucleares de qualquer natureza. o exerccio do direito propriedade.

68.

De acordo com as normas da Constituio Federal sobre interveno federal, (A) no cabe interveno da Unio em Municpios. (B) a medida no pode ser decretada sem a requisio do Tribunal competente. (C) a medida no pode determinar o afastamento de autoridades estaduais de suas funes. (D) a medida pode ser decretada por prazo indeterminado. (E) nas hipteses constitucionais em que a medida se limitar a suspender a execuo de ato normativo, fica dispensada sua apreciao pelo Congresso Nacional. 9

DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


69. Analise as assertivas que seguem a propsito da ao direta de inconstitucionalidade. 72. Dentre as competncias constitucionais do Conselho Nacional de Justia, (A) encontra-se a de expedir atos regulamentares, mas no recomendaes, com o objetivo de zelar pela autonomia do Poder Judicirio e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura. (B) encontra-se a de apreciar, apenas mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Poder Judicirio, podendo desconstitu-los, rev-los ou fixar prazo para que adotem as providncias necessrias ao cumprimento da lei. (C) encontra-se a de rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de juzes e membros de tribunais julgados h menos de um ano. (D) no se encontra a de avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio contra membros do Poder Judicirio. (E) no se encontra o controle da atuao financeira do Poder Judicirio, que deve ser exercida pelo Tribunal de Contas.

I. A pertinncia temtica entre o vcio de inconstitucionalidade e a atividade exercida pelo autor legitimado propositura da ao , em qualquer hiptese, necessria para que a ao seja conhecida pelo Tribunal.

II. A petio inicial deve ser sempre assinada por


advogado.

III. A deciso final de mrito proferida pelo Tribunal irrecorrvel, salvo a oposio de embargos de declarao, no podendo ser objeto de ao rescisria.

IV. A concesso de medida cautelar torna aplicvel a


legislao anterior acaso existente, salvo expressa manifestao em sentido contrrio.

V. Ao declarar a inconstitucionalidade do ato, pode o


Tribunal determinar que a deciso somente tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 70.

_________________________________________________________

73.

I, II e III. II, III e IV. II, IV e V. III, IV e V. III e V.

_________________________________________________________

Considerando-se a disciplina constitucional e legal da arguio de descumprimento de preceito fundamental, correto afirmar que (A) a medida no admitida quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade apontada pelo autor da demanda. a medida cabvel somente no caso de leso a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Pblico. a medida tem finalidade apenas repressiva e no preventiva. seu procedimento no permite a concesso de medida liminar. no cabe reclamao contra o descumprimento da deciso proferida pelo Tribunal ao final do processo.

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

Considerando-se as normas constitucionais a respeito da seguridade social, correto afirmar que (A) a assistncia social deve ser prestada a quem dela necessitar, mediante contribuio seguridade social, paga nos termos da lei. (B) a pessoa portadora de deficincia que comprove no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, nos termos da lei, tem direito ao recebimento de um salrio mnimo de benefcio mensal. (C) o acesso ao sistema nico de sade depende de contribuio seguridade social, nos termos da lei. (D) inconstitucional norma estadual que vincule cinco dcimos por cento de sua receita tributria lquida a programa de apoio incluso e promoo social. (E) asseguram o direito pblico subjetivo educao fundamental. Segundo a disciplina constitucional do direito propriedade, (A) devem ser confiscadas as glebas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas. (B) vedado o confisco de bens de valor econmico apreendidos em decorrncia do trfico ilcito de entorpecentes. (C) vedada a desapropriao fundada em interesse social, estando revogada a legislao ordinria pertinente ao tema. (D) vedado ao poder pblico municipal impor sanes ao proprietrio do solo urbano no edificado, no utilizado ou subutilizado. (E) o imvel urbano que atenda sua funo social, nos termos do plano diretor da cidade, no pode ser objeto de desapropriao.

74.

_________________________________________________________

71.

Excetuados os casos de pagamentos de precatrios mediante parcelamento, de acordo com a Constituio Federal cabe ao Presidente do Tribunal decretar o sequestro da quantia necessria ao pagamento de precatrio apenas na hiptese de (A) (B) prvio provimento representao interventiva contra o ente federativo inadimplente. a Fazenda Pblica no efetuar seu pagamento no prazo constitucional, desde que a dvida tenha natureza alimentcia. a Fazenda Pblica efetuar seu pagamento em valor a menor do que o devido. seu valor no ser includo no oramento da entidade devedora para pagamento no exerccio seguinte. violao ao direito de precedncia do titular do crdito, segundo a ordem cronolgica de apresentao dos precatrios.

_________________________________________________________

75.

(C) (D) (E)

Os direitos e garantias fundamentais (A) previstos em tratados internacionais incorporados ao ordenamento jurdico brasileiro so, em qualquer hiptese, equivalentes s emendas constitucionais. (B) previstos na Constituio Federal podem ser ampliados pelas Constituies dos Estados-membros. (C) so previstos pela Constituio Federal em rol taxativo. (D) previstos na Constituio Federal no podem ser objeto de emenda constituio. (E) previstos na Constituio Federal tm aplicabilidade imediata, no podendo ser regulamentados por lei ordinria.
DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

10

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direito Administrativo 76. NO caracterstica do regime jurdico estabelecido pela Constituio Federal para o subsdio, como espcie remuneratria, (A) (B) (C) somente poder o subsdio ser fixado ou alterado por lei especfica. o subsdio no ter assegurada reviso geral anual. o subsdio ser aplicvel a membro de Poder, detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. o subsdio ser fixado em parcela nica. ao subsdio ser vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria. (C) (D) (B) 80. exemplo de aplicao da teoria da impreviso o seo guinte trecho extrado de dispositivos da Lei n 8.666/93: Os contratos regidos por esta Lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: (...) (A) unilateralmente pela Administrao, quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos. unilateralmente pela Administrao, quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei. por acordo das partes, quando conveniente a substituio da garantia de execuo. por acordo das partes, quando necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servio, bem como do modo de fornecimento, em face de verificao tcnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originrios. por acordo das partes, (...) objetivando a manuteno do equilbrio econmico-financeiro inicial do contrato, na hiptese de sobrevirem fatos imprevisveis, ou previsveis porm de consequncias incalculveis, retardadores ou impeditivos da execuo do ajustado.
o

(D) (E)

_________________________________________________________

77.

Considere trs diferentes atos praticados por agente pblico:

I. negar publicidade aos atos oficiais; II. agir negligentemente na arrecadao de tributo ou
renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico;

(E)

III. perceber vantagem econmica para intermediar a


liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza. Em tese, por fora do disposto na Lei n 8.429/92, o agente est sujeito s cominaes de perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos, (A) (B) (C) (D) (E) apenas na hiptese I. apenas na hiptese II. apenas na hiptese III. em nenhuma das hipteses, I, II ou III. em todas as hipteses, I, II e III.
o o

_________________________________________________________

81.

Considerando o regime da Lei n 11.107/05, tem-se que um consrcio administrativo caracterizado como consrcio pblico (A) (B) apenas poder ter a participao da Unio se igualmente participar ao menos um Estado e um Municpio. poder, nos termos do contrato de consrcio de direito pblico ou privado, promover desapropriaes e instituir servides nos termos de declarao de utilidade ou necessidade pblica, ou interesse social, realizada pelo prprio consrcio. ser contratado pela administrao direta ou indireta dos entes da Federao consorciados, desde que mediante licitao. poder emitir documentos de cobrana e exercer atividades de arrecadao de tarifas e outros preos pblicos pela prestao de servios ou pelo uso ou outorga de uso de bens pblicos por ele administrado ou, mediante autorizao especfica, pelo ente da Federao consorciado. no poder outorgar concesso, permisso ou autorizao de obras ou servios pblicos, haja ou no autorizao prevista no contrato de consrcio pblico.

(C)

(D)

_________________________________________________________

78.

Considerando-se o regime da Lei n 9.784/99, INCORRETO dizer ser um dever do administrado perante a Administrao: (A) (B) (C) (D) (E) requerer o incio do processo administrativo em que tenha interesse. proceder com lealdade, urbanidade e boa-f. no agir de modo temerrio. prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. expor os fatos conforme a verdade.
o

(E)

_________________________________________________________

82.

Em relao ao sentido de servio pblico que se pode extrair do regime constitucional hoje vigente no Brasil, pode-se corretamente afirmar que um sentido (A) unvoco, na medida em que a Constituio contm um rol expresso e taxativo dos deveres do Estado, dizendo-os servios pblicos. mais restrito do que certas formulaes doutrinrias, face dicotomia constitucional estabelecida entre servios pblicos e atividades econmicas exploradas pelo Estado. amplo, posto que as atividades estatais em geral, como regra, comportam execuo por delegao, mediante concesso ou permisso. restrito, vez que apenas pode ser considerado servio pblico aquele prestado diretamente pelo Estado. restrito, vez que apenas pode ser considerado servio pblico aquele prestado mediante concesso ou permisso. 11

_________________________________________________________

79.

Segundo o regime da Lei n 8.666/93, a anulao do procedimento licitatrio, antes da celebrao do consequente contrato, (A) s pode ocorrer por razes de interesse pblico, evidenciadas por juzo de convenincia e oportunidade da autoridade competente. s pode decorrer de fato superveniente devidamente comprovado. depende da provocao de terceiros, mediante requerimento escrito e devidamente fundamentado. no gera, para a Administrao, obrigao de indenizar. no depende de contraditrio e a ampla defesa.

(B)

(C)

(B) (C) (D) (E)

(D) (E)

DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


83. Considere as seguintes assertivas, completando a frase inicial: vedada a celebrao de contrato de parceria pblicoprivada: 86. Direitos Humanos A violao dignidade dos presos um grave problema nacional. A exemplo disso, a superpopulao carcerria no Estado do Mato Grosso era de 91,4% em 2007 (DEPEN, 2008). Em face do que dispem os tratados internacionais de direitos humanos referidos no Edital do presente Concurso, considere as afirmaes abaixo:

I. cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00


(vinte milhes de reais).

II. cujo perodo de prestao do servio seja inferior a


5 (cinco) anos.

III. que tenha como objeto nico o fornecimento de


mo-de-obra, o fornecimento e instalao de equipamentos ou a execuo de obra pblica. Nos termos da Lei n 11.079/04, correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 84.
o

I. direito do condenado criminalmente dispor de cela individual, com rea mnima de seis metros quadrados.

II. O condenado criminalmente no pode ser obrigado


realizao de trabalhos na priso.

I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

III. As penas privativas de liberdade devem ter por finalidade essencial a reabilitao social e moral dos condenados.

_________________________________________________________

IV. O isolamento celular mximo, como medida punitiva, no pode ultrapassar trinta dias. Diante dessas afirmaes correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) apenas II e III so verdadeiras. apenas I e III so verdadeiras. apenas II e III so falsas. I, II e IV so falsas. I, II e III so verdadeiras.

Considere os dispositivos abaixo, extrados do art. 84 da Constituio Federal, cujo caput Compete privativamente ao Presidente da Repblica:

I. iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos


previstos nesta Constituio.

II. sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem


como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo.

III. vetar projetos de lei, total ou parcialmente.


H exemplo de poder regulamentar da Administrao Pblica em: (A) (B) (C) (D) (E) 85.

_________________________________________________________

87.

I, II e III. I, apenas. II, apenas. III, apenas. II e III, apenas.


o

Tendo em vista o Protocolo Adicional Conveno Americana sobre Direitos Humanos em Matria de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, NO constitui direito nele reconhecido: (A) reserva de percentual de cargos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia. licena-maternidade, antes e depois do parto. A uma remunerao equitativa e igual por trabalho igual. total imunizao contra as principais doenas infecciosas. educao primria gratuita.

_________________________________________________________

O seguinte dispositivo do Decreto-Lei n 3.365/41 teve sua constitucionalidade questionada perante o Supremo Tribunal Federal: Art. 15-A. No caso de imisso prvia na posse, na desapropriao por necessidade ou utilidade pblica e interesse social, inclusive para fins de reforma agrria, havendo divergncia entre o preo ofertado em juzo e o valor do bem, fixado na sentena, expressos em termos reais, incidiro juros compensatrios de at seis por cento ao ano sobre o valor da diferena eventualmente apurada, a contar da imisso na posse, vedado o clculo de juros compostos. Por deciso em medida cautelar em ao direta de inconstitucionalidade, entre outros aspectos, o Supremo Tribunal Federal entendeu que (A) a diferena sobre a qual deva incidir os juros compensatrios se d entre 80% do preo ofertado em juzo e o valor do bem fixado na sentena. no incidem juros compensatrios em desapropriao por interesse social. no mais compatvel com a Constituio Federal vigente a imisso prvia na posse. necessrio o clculo de juros compostos em se tratando da incidncia de juros compensatrios. o termo inicial da incidncia dos juros compensatrios o trnsito em julgado da sentena.

(B) (C)

(D)

(E) 88.

_________________________________________________________

As questes climticas e o desmatamento das florestas so temas polmicos e de preocupao mundial. Dos instrumentos internacionais de direitos humanos que figuram no Edital deste concurso, algum faz referncia ao direito preservao do meio ambiente? (A) (B) (C) Apenas o Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. Apenas o Protocolo sobre Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (Protocolo de So Salvador). Apenas o Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais e o Protocolo sobre Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (Protocolo de So Salvador). Apenas a Declarao Universal dos Direitos Humanos. No, nenhum.
DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

(B) (C) (D) (E)

(D) (E)

12

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


89. A Emenda Constitucional n 45, trouxe modificaes quanto incorporao ao direito interno dos tratados internacionais de direitos humanos e sua aplicao no Brasil. Em face dessas alteraes, (A) apenas tm aplicabilidade imediata as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais, decorrentes de tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados no Congresso Nacional em dois turnos e por trs quintos dos votos. as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais, decorrentes de tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos ratificados anteriormente promulgao da EC 45, foram expressamente equiparadas a normas de hierarquia constitucional. o Brasil passou a se submeter jurisdio dos tribunais internacionais de direitos humanos, a cuja criao tenha manifestado adeso. a denncia de tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos, ratificados pela Repblica Federativa do Brasil, fica sujeita autorizao do Congresso Nacional. somente as normas decorrentes de tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos, aprovados no Congresso Nacional em dois turnos e por trs quintos dos votos, so expressamente reconhecidas como equivalentes s emendas constitucionais. 93.
o

92.

A possibilidade de a Defensoria Pblica do Estado de Mato Grosso, sendo uma instituio pblica, exercer suas atribuies, na defesa dos necessitados, contra o prprio Estado de Mato Grosso decorre (A) (B) (C) (D) (E) de um conflito interinstitucional de interesses. da unidade e indivisibilidade da Defensoria. da independncia funcional dos Defensores Pblicos. da autonomia funcional da Defensoria. do poder de gesto administrativa do Defensor Pblico Geral, pois a ele cabe representar a instituio, judicial e extrajudicialmente.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

Se um Defensor Pblico do Estado de Mato Grosso deixa de promover uma ao por consider-la incabvel ou sem probabilidade de xito, ele (A) (B) comete violao a dever funcional, se no solicitar autorizao prvia ao Defensor Pblico Geral. comete violao a dever funcional, se no obtiver a concordncia prvia do usurio do servio da Defensoria, que tinha interesse no ajuizamento da ao. pode ser obrigado pelo Defensor Pblico Geral, que o chefe da instituio, a ajuizar a ao. no comete violao a dever funcional algum, porque o Defensor Pblico tem autonomia funcional em relao ao Defensor Pblico Geral. no comete violao a dever funcional algum, porque o Defensor Pblico tem independncia funcional e a prerrogativa de no ser constrangido a agir em desacordo com a sua conscincia tico-profissional.

(E)

(C) (D)

_________________________________________________________

90.

Em face do que dispe a Conveno Americana de Direitos Humanos quanto ao direito de defesa da pessoa acusada da prtica de um delito, (A) o Estado deve dispor de um rgo de assistncia jurdica encarregado da defesa dos acusados que demonstrarem insuficincia de recursos. a defesa pode ser realizada pessoalmente pelo acusado, caso o Estado no disponha de meios para lhe proporcionar um defensor. a defesa pode ser realizada pessoalmente pelo acusado, caso seja ele tecnicamente habilitado e renuncie ao defensor indicado pelo Estado. obrigatria a existncia de defesa tcnica, fornecida pelo Estado, caso o acusado no indique advogado de sua confiana e nem se defenda por si mesmo. direito do acusado, sempre que o interesse da justia assim o exija, ter um defensor designado ex officio, que atuar gratuitamente. Organizao da Defensoria Pblica

(E)

(B)

_________________________________________________________

94.

(C)

O Defensor Pblico Substituto do Estado de Mato Grosso NO possui (A) (B) (C) (D) (E) a garantia da irredutibilidade de seu subsdio. a prerrogativa da independncia funcional. a garantia da inamovibilidade. a prerrogativa do foro especial junto ao Tribunal de Justia. o direito a frias, antes de ser confirmado na carreira, aps cumprido o estgio probatrio.

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

91.

A Defensoria Pblica do Estado de Mato Grosso dispe de (A) (B) (C) autonomia funcional e administrativa, mas no possui iniciativa legislativa. iniciativa legislativa restrita ao encaminhamento de sua proposta oramentria. iniciativa legislativa para propor, alm do seu prprio oramento, a criao de cargos e servios, devendo a proposta ser encaminhada ao Poder Legislativo pelo Defensor Pblico Geral. iniciativa legislativa para propor a poltica remuneratria da instituio, devendo a proposta ser encaminhada ao Poder Legislativo pelo Conselho Superior. iniciativa legislativa para propor o seu oramento e a criao de cargos e servios, mas a poltica remuneratria s pode ser objeto de proposta ao Poder Legislativo de iniciativa do Governador, pois a ele cabe zelar pela observncia da lei de diretrizes oramentrias.

95.

da competncia exclusiva do Defensor Pblico Geral: (A) (B) instaurar sindicncia e procedimento administrativo disciplinar contra membro da Defensoria Pblica. determinar o arquivamento de sindicncia na Corregedoria, sem ouvir o Conselho Superior, quando considerar improcedente a imputao feita ao sindicato. aplicar qualquer uma das sanes previstas no artigo 126 da Lei Complementar 146/2003, quando julgar procedente a imputao feita ao membro da Defensoria Pblica. decidir sobre a destituio do Corregedor Geral, se houver violao de dever funcional por parte dele. decidir sobre a estabilidade do Defensor Pblico, aps o perodo de estgio probatrio, confirmando-o na carreira ou no. 13

(C)

(D)

(E)

(D) (E)

DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Lngua Portuguesa, Histria e Geografia Ateno: As questes de nmeros 96 a 98 referem-se ao texto seguinte: Valores ticos No h julgamento sem o concurso de juzos, de valores aceitos como consensuais para as partes envolvidas. Mas que valores so esses, originrios de uma plataforma qualificada como tica? No nascem do espao, nem do arbtrio de algum: so valores legitimados em experincias comuns. Mais do que limites aceitveis, so balizas de conduta, estabelecidas segundo o critrio de uma escolha coletiva, que implica a aceitao do juzo alheio a partir de sua identificao com o meu juzo, e vice-versa. A tica um movimento de valores reconhecidos por mim, por ele, por voc. Ao aceitar esses valores, estamos todos aceitando nossa condio de semelhantes. No um mau comeo para a dinmica da vida social.
(Adalberto Moura de Castilho, indito)

99.

Considere os seguintes fatos histricos:

I. Somente em meados do sculo XVIII os primeiros


europeus penetraram no espao matogrossense em busca de indgenas para aprisionar e escravizar.

II. Na segunda dcada do sculo XVIII um bandeirante descobriu grandes reservas de ouro s margens do rio Coxip; ainda na mesma dcada foi fundado um arraial que daria origem atual Cuiab.

III. Na segunda metade do sculo XIX, o territrio de


Mato Grosso sofreu os efeitos da Guerra do Paraguai; algumas cidades foram destrudas pelos soldados paraguaios.

IV. No final do sculo XIX ocorreu a primeira tentativa de


diviso do Mato Grosso com o surgimento do territrio de Guapor; o movimento separatista foi frustrado.

V. Ao longo do sculo XX, houve a fragmentao do territrio matogrossense, dando origem a novas unidades poltico-administrativa: primeiro foi Rondnia e, posteriormente, o Mato Grosso do Sul. Est correto SOMENTE o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

96.

_________________________________________________________

Atente para as seguintes afirmaes: I. Os valores consensuais acabam tornando-se ticos com o tempo, por conta de conveno criada no interior de uma comunidade. II. Uma vez que nos reconheamos como semelhantes, estamos aptos a promover julgamentos, a partir dos quais se fixa uma tica. III. Todo valor reconhecido como tico supe o consenso, o reconhecimento recproco dos que o legitimam como critrio. Em relao ao texto, est correto o que se afirma SOMENTE em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

I, II e III. I, II e IV. I, III e V. II, III e V. III, IV e V.

_________________________________________________________

100. Considere o grfico apresentado a seguir.


Mato Grosso Distribuio da populao por grandes grupos etrios (%)
100 % 80 60 40 20 0

97.

_________________________________________________________

Esto plenamente observadas as normas de concordncia verbal na frase: (A) A dinmica de mltiplos valores, aceitos por ns todos, constituem a base tica que funciona como referncia comum. (B) Esto nos limites aceitveis da conduta a garantia de um balizamento tico que torna mais equilibrado o convvio entre todos. (C) No se forma juzos, nem se estabelece valores a partir do nada: so as experincias comuns a base de toda tica. (D) No se credite aos valores ticos a qualidade das coisas permanentes: eles esto sujeitos dinmica da cultura. (E) formao mesma dos valores ticos correspondem, em qualquer poca, a crena de que se estabilizaro para sempre.

1980 0-14

1991 15-59

1996 60+

2007

(IBGE)

A leitura do grfico e os conhecimentos sobre a dinmica populacional do estado do Mato Grosso permitem afirmar que, no perodo entre 1980 e 2007, (A) o decrscimo do grupo etrio de 0 a 14 anos mostra a importncia das polticas pblicas de controle de natalidade estabelecidas pelos governos estadual e federal. a distribuio dos grupos etrios reflete o forte peso dos migrantes adultos no conjunto da populao do estado e, tambm, a tendncia ao envelhecimento da populao. o expressivo aumento da faixa etria acima dos 60 anos reflete as boas condies de vida devido regular distribuio de renda entre a populao. o acentuado decrscimo do grupo etrio de 0 a 14 anos torna a posio do estado singular frente s outras unidades da federao. a evoluo dos grupos etrios, sobretudo o de crianas e jovens est diretamente relacionado melhoria das condies de vida da populao nascida no estado.
DPMTD-Def.Pblico Substituto-1a Fase

98.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Julga o autor que a efetiva aceitao do outro como nosso semelhante seja um timo primeiro passo para o estabelecimento de uma tica. (B) Uma tica pode ser bem estabelecida enquanto julgarmos ser o outro o nosso semelhante, razo pela qual isso se deve efetivar com um passo. (C) Para que ocorra o advento de uma experincia tica faz-se mister que o outro se torne nosso efetivo semelhante, sendo o primeiro passo. (D) Conforme o autor, um passo essencial para o advento de uma tica esteja na possibilidade de darmos um passo no reconhecimento do outro. (E) Acredita-se que a tica como primeiro passo, depende de aceitar-se o outro enquanto nosso semelhante, a partir do qual ela se estabelece.

(B)

(C)

(D)

(E)

14

w ww.pciconcursos.com.br

You might also like