You are on page 1of 4

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE QUIMIOTERAPIA O que quimioterapia?

? Quimioterapia um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as clulas doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma maneira diferente. Por este motivo so utilizados vrios tipos a cada vez que o paciente recebe o tratamento. Estes medicamentos se misturam com o sangue e so levados a todas as partes do corpo, destruindo as clulas doentes que esto formando o tumor e impedindo, tambm, que elas se espalhem pelo corpo. O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento nico ou aliada a outros, como radioterapia e/ou cirurgia. Como feito o tratamento? O tratamento administrado por enfermeiros especializados e auxiliares de enfermagem, podendo ser feito das seguintes maneiras:

Via oral (pela boca): o paciente ingere pela boca o medicamento na forma de comprimidos, cpsulas e lquidos. Pode ser feito em casa. Intravenosa (pela veia): a medicao aplicada diretamente na veia ou por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), na forma de injees ou dentro do soro. Intramuscular (pelo msculo): a medicao aplicada por meio de injees no msculo. Subcutnea (pela pele): a medicao aplicada por injees, por baixo da pele. Intracraneal (pela espinha dorsal): menos freqente, podendo ser aplicada no lquor (lquido da espinha), pelo prprio mdico ou no centro cirrgico. Tpico (sobre a pele ou mucosa): o medicamento (lquido ou pomada) aplicado na regio afetada.

Quanto tempo demora todo o tratamento? A durao do tratamento planejada de acordo com o tipo de tumor e varia em cada caso. Ainda que o paciente no sinta qualquer mal-estar, as aplicaes de medicamento no devem ser suspensas. Somente o mdico indicar o fim do tratamento. Como feita uma aplicao de quimioterapia? A quimioterapia no causa dor. O paciente deve sentir apenas a picada da agulha na pele. Algumas vezes, certos remdios podem causar uma sensao de desconforto, queimao na veia ou placas avermelhadas na pele, como urticria. O mdico deve ser imediatamente avisado de qualquer reao.

O tempo de aplicao vai depender do tipo de tratamento determinado pelo mdico. Existem situaes em que o paciente precisa se internar para receber aplicaes mais prolongadas.

necessrio mudar a rotina diria durante o tratamento? No. O paciente pode manter as atividades de trabalho normais, devendo comunicar ao mdico qualquer reao do tratamento.

Sono: importante dormir bem e repousar, principalmente aps receber a aplicao. Isso porque um corpo descansado responde melhor ao tratamento e ajuda a reduzir os efeitos desagradveis que ele pode causar. Outros medicamentos: o paciente deve informar ao mdico se possui outro problema de sade e se toma outros remdios. Bebidas alcolicas: so permitidas, desde que ingeridas em pequenas quantidades. proibido tomar bebidas alcolicas poucos dias antes ou poucos dias aps receber a aplicao da quimioterapia; e quando o paciente estiver tomando antibiticos, tranqilizantes ou remdios para dormir. Queda dos cabelos: caso ocorra, importante saber que o cabelo voltar a crescer quando acabar o tratamento ou at mesmo antes. Para contornar esse desconforto, podem ser usados bons, perucas, lenos etc. Menstruao: as mulheres que menstruam podem apresentar algumas alteraes no ciclo menstrual o fluxo de sangue do perodo pode aumentar, diminuir ou parar completamente. Se isto acontecer, o mdico responsvel deve ser comunicado. No entanto, aps o trmino do tratamento, o ciclo menstrual retornar ao normal. Tratamento dentrio: s deve ser feito mediante autorizao do mdico. Atividades sexuais: a quimioterapia no interfere nem prejudica as relaes sexuais, que podem ser mantidas normalmente. Vale ressaltar que a gravidez deve ser evitada durante o tratamento. Por isso, homens e mulheres devem usar preservativo (camisinha) em todas as relaes sexuais, e as mulheres tambm devem usar plulas anticoncepcionais se o mdico prescrever.

Quais os efeitos colaterais da quimioterapia? Alguns efeitos indesejveis podem ocorrer. Saiba o que fazer em cada situao.

Fraqueza: o paciente deve evitar esforo excessivo e aumentar as horas de descanso. Para tanto, pode dividir com algum as atividades caseiras e combinar um melhor horrio de trabalho.

Diarria: o mdico ir receitar medicamentos prprios para combater a diarria, o que pode ser ajudado com a ingesto de lquidos e de alimentos como arroz, queijo, ovos cozidos, purs e banana, que ajudam a segurar o intestino. O paciente deve se lavar aps cada episdio de diarria e consultar-se com o nutricionista. Perda de peso: alimentos como gemadas, milk-shakes, queijo, massas e carnes, ajudam a aumentar seu peso, e devem ser ingeridos principalmente no intervalo entre uma aplicao e outra. Aumento de peso: neste caso, o paciente deve reduzir a quantidade de alimentos, diminuir ou cortar o sal da alimentao e comer mais frutas. Feridas na boca: para minimizar esse efeito, deve-se manter a boca sempre limpa, e evitar usar escova de dentes e prtese dentria. O enxage deve ser feito com gua filtrada e uma colher de ch de bicarbonato. indicado comer alimentos pastosos, sopas ou sucos. Alimentos gelados (sorvetes, refrigerantes, gelatina) ajudam a anestesiar a boca. Queda de cabelos e outros plos do corpo: para contornar essa situao passageira, podem ser utilizados perucas, lenos e demais acessrios para melhorar o visual. Enjo: o paciente deve comer em pequenas quantidades e com mais freqncia. Balas base de hortel, gua mineral gelada com limo, bebidas com gs e sorvetes ajudam a melhorar este tipo de desconforto. Vmitos: evitar alimentos com muito tempero ou muito gordurosos ( bem aceita pipoca sem gordura) e bebidas alcolicas; tomar os remdios para enjo e vmito que forem receitados pelo mdico; comer algo leve antes da aplicao e dormir aps. Tonteiras: o paciente deve vir acompanhado para a sesses da quimioterapia. Aps a aplicao, deve descansar, evitando passeios.

Existem cuidados especiais para o paciente em tratamento? Ao fazer a barba, o paciente deve ter cuidado para no se cortar (se possvel, usar barbeador eltrico). Nas mos, evitar retirar cutculas e cuidado ao cortar as unhas. Caso sinta ressecamento da pele ou descamao, pode passar hidratante que no contenha lcool (como por exemplo leo de amndoa, leite de aveia, Proderm). No usar desodorantes que contenham lcool.

Alguns medicamentos, quando administrados fora da veia, podem causar leses do tipo queimaduras, que, quando no tratadas, podem causar algumas complicaes. Podem surgir dores, queimao, inchao, vermelhido no brao e outros sintomas, que

podem ser sentidos durante a injeo ou algum tempo (at dias) depois. Caso isso acontea, a equipe mdica deve ser avisada. Em casa, o paciente pode tomar algumas medidas: - lavar o brao com gua e sabo; - mergulhar o brao em gua gelada durante 20 minutos, vrias vezes ao dia, at que desaparea a vermelhido; - manter o brao elevado o maior tempo possvel. Em que situaes o paciente em tratamento deve procurar o mdico? O paciente deve retornar ao hospital imediatamente em caso de: - febre por mais de duas horas, principalmente igual ou acima de 38C; - manchas ou placas avermelhadas no corpo; - sensao de dor ou ardncia ao urinar; - dor em qualquer parte do corpo inexistente antes do tratamento; - sangramentos que demoram a estancar; - falta de ar ou dificuldade de respirar; - diarria por mais de dois dias. A cada volta, o enfermeiro ou mdico devem ser informados sobre tudo o que o paciente sentiu depois que recebeu a Quimioterapia.

You might also like