You are on page 1of 2

-O que e IMC IMC (BMI em ingls) a sigla para ndice de Massa Corporal.

. O IMC um clculo que leva em considerao o peso corporal e a altura da pessoa. O resultado ajuda, a saber, se a pessoa tem um peso baixo, normal ou se pelo contrrio tem peso a mais. Os especialistas na matria relacionam a obesidade com um risco mais elevado de sofrer vrias doenas entre elas doenas do corao. importante notar que no se toma em considerao a massa muscular quando se calcula o ndice de Massa Corporal. O IMC calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
Como se calcula o IMC

Para fazer o clculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O nmero que ser gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se voc est abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso. Por exemplo, se voc pesa 60Kg e mede 1,67m, voc deve utilizar a seguinte frmula para calcular o IMC:
IMC = 60 1,67 IMC = 60 2,78 IMC = 21,5

Classificao do IMC

A tabela abaixo indica a classificao do IMC

IMC Abaixo do peso Peso Normal Pr Obesidade Obesidade Grau I Obesidade Grau II Obesidade Grau III

Classificao Menor que 18,5 18,5 24,9 25,0 29,9 30,0 34,9 35,0 39,9 Acima de 40,0

Qual a Finalidade do Calculo e IMC

IMC entre 24.5 a 29.9 - Pr-Obesidade


Voc est dentro da faixa chamada de pr-obesidade pela Organizao Mundial de Sade. Sabese que este peso j pode representar um risco considervel para a sade. Se voc tambm est com a presso alta, diabetes ou aumento de colesterol, os remdios para emagrecer sero indicados se voc no conseguir emagrecer sem eles. Nunca utilize nenhum deles sem um acompanhamento mdico cuidadoso. Mesmo utilizando medicamentos, lembre-se de que muito importante um planejamento alimentar e a prtica de atividades fsicas. A eficcia dos medicamentos aumenta muito quando estes fundamentos no so esquecidos.

IMC entre 30.0 a 34.9 kg/m - Obesidade classe I


Voc est na faixa de peso denominada "obesidade classe I" pela Organizao Mundial de Sade. Seu peso j est causando um risco aumentado para vrias doenas, incluindo o diabetes, a hipertenso arterial, o infarto do miocrdio e diversos tipos de cncer. Sua obesidade, por si s, j considerada uma doena e necessita ser tratada com remdios. Procure seu mdico para uma orientao adequada. Nunca utilize medicamentos sem acompanhamento mdico, e lembre-se de que muito importante um planejamento alimentar e a prtica de atividades fsicas. A eficcia dos medicamentos aumenta muito quando estes fundamentos no so esquecidos.

IMC entre 35.0 a 39.9 kg/m - Obesidade classe II


Voc est na faixa de peso denominada "obesidade classe II" pela Organizao Mundial de Sade. Seu peso j est causando um risco muito aumentado para vrias doenas, incluindo o diabetes, a hipertenso arterial, o infarto do miocrdio e diversos tipos de cncer. Sua obesidade, por si s, j considerada uma doena e necessita ser tratada com remdios. Se voc alm disso tem tambm diabetes, hipertenso arterial ou outra complicao importante da obesidade, a cirurgia para emagrecer pode ser a melhor soluo para o seu caso. Procure seu mdico para uma orientao adequada.

IMC de 40 ou mais kg/m - Obesidade classe III


Voc est na faixa de peso denominada "obesidade classe III" pela Organizao Mundial de Sade. Esta categoria engloba todos as pessoas com mais de 40 kg/m2 de IMC. Muitas vezes chamada tambm de obesidade mrbida. Seu peso j est causando um risco altssimo para vrias doenas, incluindo o diabetes, a hipertenso arterial, o infarto do miocrdio e diversos tipos de cncer. A obesidade neste grau considerada uma doena grave e necessita ser tratada com todos os recursos disponveis, incluindo os remdios e a cirurgia para emagrecer. Procure seu mdico para uma orientao adequada.

You might also like