You are on page 1of 13

ORGANIZAES

SUSTENTVEIS:

UMA

REFLEXO

SOBRE

SUSTENTABILIDADE E ECOVILAS. Michele Mucio Campani1


1

Graduao

em

Geografia,

IGCE/UNESP

Rio

Claro

(michelecampani@hotmail.com)

RESUMO Transformaes significativas em todas as esferas da existncia humana vm ocorrendo. Ao lado do crescente desenvolvimento tecnolgico ocorreu um crescimento significativo da utilizao de matrias e energia para sanar as necessidades da sociedade. A reflexo sobre a temtica do desenvolvimento, juntamente com o aumento da presso exercida pela sociedade sobre o meio, levou ao crescimento da conscincia sobre os problemas ambientais gerados por padres de vida incompatveis com o processo de regenerao do meio ambiente. O surgimento do conceito de desenvolvimento sustentvel, que se tornou rapidamente uma unanimidade em todos os segmentos da sociedade, ocasionou o aprofundamento da discusso sobre o seu real significado terico e prtico. Este trabalho busca preencher essa lacuna, atravs de um levantamento bibliogrfico, melhorando a compreenso desse tema complexo que o desenvolvimento sustentvel. Visando buscar algumas prticas no que diz respeito sustentabilidade, escolhemos estudar as Ecovilas, por ser uma das prticas mais completas no cenrio ecolgico atual.

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentvel; Ecovilas;

INTRUDUO

O processo atual de globalizao mundial vem sendo considerado cada vez mais como um fenmeno complexo, contraditrio e muitas vezes ininteligvel. Aparentemente este processo de mundializao demonstra ser unificador e comum a todos, porm a sua complexidade se expressa pelas contradies e conflitos. O capitalismo marcou a inverso dos meios econmicos em fins, apoiado na produo pela produo, na criao incessante de necessidades visando acumulao de objetos. Sendo assim, o mundo contemporneo representado por duas imagens que se entrelaam e se justapem, uma projeta o progresso tecnocientfico dos avanos da globalizao econmica, do consumo e da preservao ambiental. A outra retrata a desigualdade social, a falta de acesso aos bens de suprimento essencial, a ausncia de polticas compromissadas com a qualidade de vida da maior parte da populao. As suscitaes impostas s mltiplas sociedades pela condio atual do mundo demandam respostas que devem se integrar em caminhos diversos. Se de um lado, a partir da Revoluo Industrial, temos visto um crescimento exponencial da produo da riqueza material do mundo, atravs do trip tecnocincia, indstria e marcado, de outro, vemos tambm o aumento dos desequilbrios sociais, da degradao ambiental e da perda forte de sentidos coletivistas e comunitrios. Para Leff (2004) o perodo denominado de modernidade representa a viso mecanicista, unidimensional, simplificadora e fragmentao da razo cartesiana que se converteu no princpio de uma teoria de progresso econmico, cuja racionalidade baniu a natureza, gerando processor de destruio scio-cultural e degradao ambiental. A questo ambiental problematiza as prprias bases da produo; aponta para a desconstruo do paradigma econmico da modernidade, para uma compreenso da insustentabilidade ambiental como sintoma da crise da civilizao e para construes de futuros possveis.

O princpio de sustentabilidade surge como uma resposta fratura da razo modernizadora e como uma condio para construir uma nova racionalidade produtiva, fundada no potencial ecolgico e em novos sentidos de civilizao a partir da diversidade cultural do gnero humano. (LEFF, 2004, p.31)

A sustentabilidade tem aparecido como uma nova bandeira de luta, como reao social e poltica racionalidade econmica. E nesse sentido a sustentabilidade funcional ao sistema capitalista, pois compe com a competitividade um duplo movimento contrrio e complementar de difcil equilbrio: de um lado, o movimento expansivo contnuo do mercado (competitividade); e de outro lado, o contra-movimento (sustentabilidade) destinado a frear e regular o mercado. (LEIS, 1995, p.29) neste contexto de sustentabilidade como um movimento, que surgem as comunidades sustentveis (ecovila), e no presente trabalho pretendemos abordar esse tipo de organizao como um contra-movimento e sua funo no mundo globalizado.

JUSTIFICATIVA O presente trabalho se prope a ser exploratrio sobre o tema da sustentabilidade em ecovilas. Este estudo exploratrio, que tomou como base um caso e um levantamento terico-conceitual, tem como propsito a verificao e o aprimoramento de um marco de anlise para a sustentabilidade em ecovilas. Nosso cotidiano leva a consumir bens e usar servios em um ritmo crescente, fruto do modernismo que, de forma diferencial, se impe com fora nos setores sociais abastados e, de maneira tnue, nos despossudos. O fato de consumir objetos dinamiza a ativa rede de produtores primrios, processadores secundrios, distribuidores tercirios e, em muitos casos, um pujante quaternrio, ou tercirio superior, atividades todas conhecidas pelo cidado e comum e so parte da sua rotina. O que se observa na economia de mercado, em que est inserido o Brasil, no so apenas simples perdas naturais, seno esbanjamento e malbarato de insumos e bens finais em

quantidades assustadoras e possveis de diminuir, desde que exista conscincia e vontade poltica para acabar com o desperdcio, causador de severos prejuzos para o Estado, para empresrios e consumidores. (BERROS, 1993. p. 252) No espao geogrfico globalizado, no apenas os territrios e as pessoas so unificados por um mercado que j comeava a se tornar integrado desde o mercantilismo, mas, por uma rede ciberntica de informao, tecnologia e cultura. A obedincia operacionalizao da excelncia cientfica unifica as idias, as redes de comunicao e de transporte materializam os circuitos, o design mimetiza o aparelhamento arquitetnico e instrumental dos territrios e objetos, a automao faz o mundo girar e o consumismo dinamiza os desejos ao tempo que os emudecem. No centro, est o motor nico da mais-valia, imposto ao sistema financeiro-econmico internacional pelas engenharias da competitividade mundial, lideradas pelas grandes corporaes e empresas transnacionais (SANTOS, 2003, p. 29-31). A cada ano mais de 10 bilhes de toneladas de recursos naturais entram na economia global. Caso todos tivessem o mesmo nvel de consumo dos pases industrializados, esse nmero teria de ser multiplicado por seis, mas no haveriam recursos naturais suficientes. Os pases industrializados, com menos de 20% da populao j consomem 80% dos recursos. As trs pessoas mais ricas do mundo, detm juntas, ativos equivalentes ao PIB dos 48 pases mais pobres, onde vivem 600 milhes de pessoas. As 258 pessoas com ativos superiores a US$ 1 bilho detm juntas o equivalente renda anual de 45% da humanidade (2,7 bilhes de pessoas). Se o PIB crescer 3% ao ano at 2050, chegar a US$ 158 trilhes, mas no h recursos e servios suficientes para sustentar esse crescimento. Vrios chefes de governo caracterizam este quadro como apartheid social mundial. Concluem que existe uma insustentabilidade social, econmica, ambiental e poltica. (RASSUL, 2005. p. 31) Com todo esse crescimento e com notria insustentabilidade do mesmo, alguns novos conceitos surgem como forma de tornar esse avano ordenado e sustentvel. As crises ambiental, econmica e social colocaram

em cheque as noes generalizadoras e progressivas do desenvolvimento e do progresso. Conceito que se tornou amplamente divulgado foi o de desenvolvimento sustentvel, que tem como cerne um novo projeto para a sociedade, capaz de garantir, no presente e no futuro, a sobrevivncia dos grupos sociais e da natureza. (ALMEIDA, 2001. p. 20)

Desenvolvimento Sustentvel/ Sustentabilidade.

A preocupao da comunidade internacional com os limites do desenvolvimento do planeta data da dcada de 60, quando foram iniciadas discusses sobre os riscos da degradao do meio ambiente. Iniciaram-se mobilizaes que culminaram com a Conferncia do Meio Ambiente em Estocolmo (1972), promovida pela ONU e o chamado Clube de Roma. Em 1973, surge o conceito de ecodesenvolvimento formulado pelo canadense Maurice Strong, consolidado em 1976 por Ignacy Sachs com a proposio de seis princpios bsicos: satisfao das necessidades bsicas; solidariedade com as geraes futuras; participao da populao envolvida; preservao dos recursos naturais e do meio ambiente; elaborao de um sistema social que garantisse emprego, segurana social e respeito a outras culturas; programas de educao. Esta teoria referia-se principalmente s regies subdesenvolvidas, envolvendo uma critica a sociedade industrial. Foram os debates em torno do ecodesenvolvimento que abriram espao ao conceito de desenvolvimento sustentvel. (ROSSETTO, 2003. p. 31) Na tabela abaixo consta os demais eventos e suas principais contribuies para a formao do conceito de desenvolvimento sustentvel. Ano 1971 Evento Conferncia Founex (Sua). Contribuio de Levanta a importncia de integrar o meio ambiente s estratgias de desenvolvimento discutindo os efeitos colaterais sobre o meio ambiente provocados pela atividade agrcola.

1974

Declarao Cocoyok, Naes Unidas.

de Afirma que a causa da exploso demogrfica era das a pobreza, que tambm gerava a destruio desenfreada dos recursos naturais. Os pases industrializados contribuam com aquele quadro com altos ndices de consumo.

1975

Relatrio DagHammarskjld ONU

Afirma que as potncias coloniais concentraram as melhores terras das colnias nas mos de uma minoria, forando a populao pobre a usar outros solos, promovendo a devastao ambiental. Neste documento j consta uma seo intitulada Em direo ao Desenvolvimento Sustentvel, talvez a primeira vez em que o termo sustentabilidade tenha sido usado como um objetivo a ser alcanado.

1980

Estratgia de Conservao Mundial UICN

1987

Comisso Mundial Apresentou documento chamado Our Common da ONU sobre o Future, Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) mais que conhecido diz que como relatrio Brundtland, Desenvolvimento

Sustentvel o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras geraes satisfazerem suas prprias necessidades. tanto em como O documento em pases demanda crescimento

industrializados

subdesenvolvidos,

inclusive ligando a superao da pobreza nestes ltimos ao crescimento contnuo dos primeiros. 1992 Conferncia Naes sobre Ambiente e Desenvolviment Rio 92 das Mostrou um crescimento do interesse mundial Unidas pelo futuro do planeta, muitos pases deixaram de Meio ignorar as relaes entre desenvolvimento scioeconmico e modificaes no meio ambiente.

Fonte: ROSSETTO, 2003. O surgimento do conceito de desenvolvimento sustentvel tornou-se rapidamente uma unanimidade em todos os segmentos da sociedade, gerando um aprofundamento da discusso sobre seu real significado terico e prtico. A sustentabilidade por lidar com paradigmas relativamente recentes nas investigaes cientifica e acadmicas, ainda carece de uma maior reflexo. Ao contrrio dos conceitos analticos voltados para a explicao do real, a noo de sustentabilidade est submetida lgica das prticas: articula-se a efeitos sociais desejados e a funes prticas que o discurso pretende tornar realidade objetiva. (ACSEIRAD, apud OLIVEIRA & CENTENO, 2002) Para tratar as questes epistemolgicas, abordaremos a viso multidimensional de Sachs (apud JORGE, 2008), que cr no desenvolvimento sustentvel como um modelo dinmico, identificando cinco dimenses simultneas: sustentabilidade social, econmica, ecolgica, espacial e cultural.
Sustentabilidade social Entendida como a consolidao de um processo de desenvolvimento baseado em outro tipo de crescimento e orientado por outra viso do que a boa sociedade, tendo como objetivo construir uma civilizao do ser. Tal perspectiva, segundo Sachs (1993) refere-se ao estmulo de um desenvolvimento atravs de crescimento estvel, onde exista maior eqidade na distribuio do ter e da renda, criando predominantemente, uma sociedade com equidade e apta a reduzir o abismo entre o padro de vida dos mais ricos e dos pobres. Sustentabilidade econmica - Sua essncia somente possvel por meio de alocao e gerenciamento mais eficiente dos recursos e do fluxo de investimentos. Uma condio fundamental para isso superar as atuais condies decorrentes de uma combinao de fatores negativos: as relaes adversas de troca, as barreiras protecionistas ainda existentes nos pases industrializados e, finalmente, as limitaes do acesso cincia e tecnologia. Nessa dimenso existe o reconhecimento de um capital natural que no deve ser tratado independentemente do sistema todo, mas sim como parte integrante e fundamental do mesmo. Conseqentemente, a eficincia econmica no deve ser tratada apenas como a maximizao do lucro e embasada em critrios de rentabilidade empresarial, e sim ser avaliada em termos macro sociais. Sustentabilidade ecolgica ou ambiental: Busca a regulamentao dos meios de produo e padro de consumos, e tem como principal preocupao os impactos da

atividade humana sobre o ambiente. Segundo Sachs (1993) alguma medidas so implementveis para incremento da sustentabilidade segundo o vis ecolgico, como a intensificao do uso dos recursos potenciais dos diversos ecossistemas, causando o mnimo de dano aos sistemas de sustentao de vida da biosfera; limitao do consumo de combustveis fsseis e de outros recursos e produtos esgotveis ou que causem danos profundos ao ambiente, substituindo-os por recursos renovveis, abundantes e inofensivos; utilizao de tcnicas que promovam a conservao de energia e reciclagem de recursos, reduzindo a poluio e volume de resduos; limitao do consumismo exacerbado pelas camadas privilegiadas; intensificao de pesquisa de tecnologias limpas que usem eficientemente os recursos em prol do desenvolvimento; e finalmente a definio de regras para promover uma adequada proteo ambiental. Sustentabilidade espacial: Perspectiva voltada para a obteno de uma configurao rural-urbana mais equilibrada e melhor distribuio dos assentamentos urbanos e das atividades econmicas. Fatores como concentrao excessiva nas reas metropolitanas; destruio de ecossistemas frgeis, que so vitalmente preponderantes; promoo de projetos de agricultura regenerativa e otimizao do uso do solo, dando preferncia a operao por pequenos produtores - que poderiam se utilizar de tcnicas como a permacultura; e por fim a criao de uma rede de reservas naturais e de biosfera para proteger a biodiversidade. Sustentabilidade cultural/espiritual: inclui a procura de razes endgenas nos processos de modernizao e sistemas agrcolas integrados, privilegiando processos de mudana no seio da continuidade cultural e espiritual, traduzindo o conceito normativo de ecodesenvolvimento em uma pluralidade de solues particulares, que respeitem as especificidades de cada ecossistema, de cada cultura e de cada local. Essa dimenso garante o respeito e o apoio s manifestaes de espiritualidade sob prticas, caminhos e formas diferentes, celebrando as conexes com o divino e incentivando as expresses da alma. (JORGE, p. 23-24, 2008)

Na sua viso (Sachs), a sustentabilidade social assume uma posio prioritria, subordinando as demais, j que deve ser o objetivo do desenvolvimento e pela probabilidade de que um colapso social preceda uma catstrofe ambiental. As dimenses culturais e ambientais so consideradas uma decorrncia, alm da distribuio territorial mais equilibrada. J a sustentabilidade econmica vista como uma necessidade, mas no condio

para a existncia das demais, pois ela pode ser uma grande desestabilizadora das outras dimenses. Finalmente, Sachs aponta a sustentabilidade poltica nacional (no mbito da governabilidade) e internacional, olhando-se o tema a partir da perspectiva da manuteno da paz. Ecovilas Nos pases centrais, duas dcadas aps o fim da II Grande Guerra, o sistema capitalista atingiu um nvel de potncia material avanado, dando a impresso de que as promessas da Revoluo Industrial estavam sendo plenamente cumpridas. O american way of life difundiu-se pelos pases ricos e em meio s elites burguesas dos pases perifricos como a essncia do projeto moderno. Porm, foi neste perodo, e nesses pases, que surgiram movimentos contestatrios e libertrios que visavam questionar todos os setores constitudos da sociedade da poca: hbitos, idias, corporeidade, organizao poltica, estrutura produtiva e social, tecnologia. Nada escapou ao esprito inquieto e inconformista da poca. Muitas das expresses de rebeldia da poca se davam como oposies silenciosas ao estilo de vida proposto pelo consumismo. Nestes casos, a oposio se dava como forma de desapego, de experimentao e de busca de novos horizontes, muitas vezes, por meio de uma sada radical dos contextos em que viviam. Hoje, as assim chamadas ecovilas so tipos de comunidades intencionais que tomaram como legado muitos dos ideais e das prticas comunitrias desenvolvidas ao longo da histria, em especial das grandes experincias realizadas por grupos alternativos nos anos 60 e 70. Porm, enquanto conceito e experincias vividas.
As Ecovilas so comunidades intencionais baseadas num modelo ecolgico que focaliza a integrao das questes culturais e socioeconmicas como parte de um processo de crescimento espiritual compartilhado. As diversas Ecovilas espalhadas no mundo possuem, em geral, um nmero de membros que pode variar entre 50 a 3000 pessoas, sendo normalmente gerenciada por um conselho responsvel pela gesto participativa e a tomada de decises que permeiam o desenvolvimento orgnico das atividades e projetos comunitrios. (BRAUN, p. 39, 2001)

Buscam acompanhar o debate que se desenvolveu no final do sculo passado em torno dos limites de esgotamento do sistema global, em funo da possvel exausto da Natureza e de seus recursos, bem como dos fortes desnveis entre as sociedades. Tendo se expandido para fora dos horizontes considerados alternativos, vm se tornando experincias comunitrias mais institucionalizadas, abertas a um dilogo com a sociedade hegemnica. De acordo com Dawson (2005), o conceito de ecovila foi primeiramente utilizado de forma ampla pelo movimento ativista alemo antinuclear, na dcada de 80. No entanto, ele difundido internacionalmente pela primeira vez, em 1991, por Robert e Diane Gilman, por meio de um relatrio, encomendado pela organizao Gaia Trust da Dinamarca, intitulado Ecovilas e Comunidades Sustentveis. Foi a partir de um encontro entre comunidades sustentveis, em 1995, na Fundao Findhorn (Esccia), que ele foi melhor sistematizado e popularizado. Na ocasio, foi criada a Rede Global de Ecovilas (GEN Global Ecovillages Network), dando maior visibilidade e dinmica ao movimento. Este fato foi fundamental para a criao de um movimento das ecovilas, que fizesse frente aos desafios impostos criao e expanso de experincias comunitrias em base sustentveis. Nas ecovilas, a sustentabilidade ambiental deve pressupor tanto mudanas de hbitos e aes de apoio vida, quanto uma mentalidade aberta sacralizao da Natureza e da Terra e viso de uma unidade csmica que permeia todos os seres. A forma de abordagem da sustentabilidade pelas ecovilas no se restringe apenas ao seu carter ecolgico ou ambiental, mas engloba uma viso que incorpora outras dimenses e uma nova tica de sociabilidade.

CONSIDERAES FINAIS Na busca da resoluo do conflito aparente entre as atividades que envolvem a reproduo social e a necessidade de preservao da natureza,

surge um terreno frtil para aplicao dos ideais de sustentabilidade das ecovilas. importante explicar que esse conflito na verdade aparente, porque a viso ecolgica que respalda a abordagem nos prope a integrao entre sociedade e natureza como partes de um todo mais abrangente. O homem, ento, faz parte da natureza e no se encontra dissociado desta, e o meio ambiente o campo, por excelncia, das inter-relaes entre sociedade e natureza na perspectiva da sustentabilidade. Com relao noo de sustentabilidade, os pesquisadores enfrentam o desafio de estarem lidando com um novo referencial, onde a sua contribuio mais em nvel prtico, exigindo uma reflexo terica mais consistente. O crescente interesse com relao s ecovilas enquanto modelos de assentamentos humanos sustentveis, no deve se distanciar de seus sentidos intencionais, polticos e ticos. A incorporao do discurso da sustentabilidade no mundo globalizado da racionalidade industrial pode esconder o anseio latente de tudo transformar em objeto programado como produto para venda. Assim, pensar as ecovilas sob o ponto de vista da tcnica-mercantil contempornea pressupe uma descaracterizao, pois seria conceb-las como arqutipos capazes de serem reproduzidos em funo de regras e interesses hegemnicos. Novas formas de territorialidades a serem mimetizadas como projetos modernos, capazes de dar respostas aos desequilbrios atuais entre as sociedades e destas com a Natureza, para que o sistema continue.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, J. A problemtica do desenvolvimento sustentvel. IN: BECKER, D. F. (org.). Desenvolvimento sustentvel: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001.

ANDRADE, M. C. de. O desafio ecolgico: utopia e realidade. So Paulo, Editora HUCITEC, 1994. BERROS, M. R. Resduos e desperdcio. Presente confuso e futuro sombrio. IN: BERROS, M. R. Coletneas de artigos e outros trabalhos sobre resduos 19871993. Departamento de Planejamento Regional, Universidade Estadual Paulista, IGCE, Rio Claro, 1994. BELLEN, H. M. van. Indicadores de sustentabilidade: uma anlise comparativa. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2007. BRAUN, R. Desenvolvimento ao ponto sustentvel: novos paradigmas ambientais. Petrpolis, Editora Vozes, 2001. CALLENBACH, E.; CAPRA, F.; GOLDMAN, L.; LUTZ, R.; MALBURG, S.

Gerenciamento Ecolgico: Ecomanagement. So Paulo: Ed. Cultrix. CURADO, F. F. Esverdeando a reforma agrria: atores sociais e a

sustentabilidade ambiental em assentamentos rurais no estado de Gois. Dissertao de Doutorado. Universidade de Braslia, Braslia, CDS, 2004. DAWSON. J. The ecovillage dream takes shape. Disponvel em:

<http://www.gaia.org/mediafiles/gaia/resources/JDawson_EcovillageDream.pdf>. Acesso em: 20/07/2010. FADINI, A. A. B. Sustentabilidade e identidade local: pauta para um planejamento ambiental participativo em sub-bacias hidrogrficas da regio Bragantina. Dissertao de Doutorado. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, IGCE, 2005. HELENE, M. E. M.; BICUDO, M. B. Cenrio Mundial: sociedades sustentveis. So Paulo: Editora Scipione, 1994. JORGE, M. A. P. Sustentabilidade e desenvolvimento local: estudo de projeto na formao da ecovila viver simples em Itamonte MG. Dissertao de Mestrado. Fundao Getlio Vargas, Rio de Janeiro, 2008. LEFF, E. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrpolis: Vozes, 2004. LEIS, H. R. Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania. So Paulo: Cortez; Florianpolis: UFSC, 1995.

MORAES, S. C. B. Transformao de hbitos e sustentabilidade: a evoluo de interpretantes na (auto) construo da cidade. Dissertao de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, Marlia, FFC, 2004. MORRIN, E. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2001. OLIVEIRA, N.; CENTENO, C. V. Desafios da construo de um plano de desenvolvimento sustentvel participativo para assentamento em rea de proteo ambiental: notas introdutrias de pesquisa. Ensaios FEE, v. 23, n. 1, p. 285-300. Porto Alegre, 2002. ORSI, R. A. Reflexes sobre o desenvolvimento e a sustentabilidade: o que o IDH e o IDHM podem nos mostrar? Dissertao de Doutorado. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, IGCE, 2008. PROCPIO, A. Segurana humana, educao e sustentabilidade. IN: BURSZTYN, M. (org.). Cincia, tica e sustentabilidade: desafios ao novo sculo. So Paulo: Cortez, 2001. RASSUL, E. V. da C. Sustentabilidade em perspectiva: cumes da objetividade e da subjetividade. Trabalho de Concluso de Curso. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, IB, 2005. ROSSETO, A. M. Proposta de um sistema integrado de gesto do ambiente urbano (SIGAU) para o desenvolvimento sustentvel de cidades. Dissertao de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, PPGEP, 2003. SANTOS, M. Por uma outra globalizao. Do pensamento nico conscincia Universal. 10 ed. So Paulo: Record, 2003.

You might also like