You are on page 1of 17

SADE DA MULHER

ENFERMAGEM UGB 7PERODO


ACADMICAS: VIVIANE MENDONA HELENA TORRACA ANA KARLA LOPES MARIANA XAVIER DANIELE SOUZA

CONHECENDO O APARELHO REPRODUTOR FEMININO

A MULHER E OS CICLOS REPRODUTIVOS


Na infncia nosso corpo ainda no esta totalmente formado. Durante a puberdade, quando a menina est se tornando uma moa, passamos da infncia para a fase adulta. A puberdade um perodo em que ocorrem mudanas biolgicas e fisiolgicas. neste perodo que o corpo desenvolve-se fsica e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos.

A menstruao comea na metade da puberdade, geralmente entre 11 e 12 anos, ainda que dos 10 at os 18 anos a menina pode ficar menstruada. A menstruao continua at os 49 ou 50 anos, podendo estender-se at os 55 anos.

O ciclo menstrual varia de 20 a 36 dias, sendo que a maioria das mulheres tem um ciclo de 28 dias. Geralmente dura de 4 a 6 dias, podendo em algumas mulheres variar de 2 a 8 dias.

A mulher tem um terceiro ciclo, que o climatrio (menopausa), quando a menstruao e a ovulao terminam, ocorrendo normalmente por volta dos 50 anos.

Nesse momento aparecem, na maioria das mulheres, alguns incmodos passageiros ou mais fortes, tais como: ondas de calor, nervosismo e pele seca.

O que fazer para diminuir seus efeitos?

Longe est o tempo em que a menopausa era tratada como o fim da vida sexual da mulher, ou profissional. Como velhice. Hoje, quando as pessoas vivem bem mais tempo e com mais condies, ela representa apenas mais uma fase, que deve ser encarada como outra qualquer, mas que pode representar mudanas para melhor.

GRAVIDEZ
Ao descobrir que est grvida a mulher tem que tomar certos cuidados com sua sade e com o bem estar do beb. A primeira coisa a fazer procurar um posto de sade ou hospital para comear a fazer o pr-natal.

O parto um fato natural para a maioria das mulheres. um processo de sade. Esse momento deve ser tranquilo, aconchegante, cercado das pessoas queridas.

PLANEJAMENTO FAMILIAR

A responsabilidade do planejamento familiar do casal, para isto ele precisa conhecer os vrios mtodos que podem ser utilizados para evitar a gravidez indesejada. Existem vrios mtodos de evitar a gravidez, todos eles voltados para o planejamento familiar, de maneira que o casal possa ter seus filhos no perodo que desejar.

PRINCIPAIS DOENAS FEMININAS


O cncer de tero

O cncer de tero atinge milhares de mulheres. uma doena que se desenvolve devagar e silenciosamente. O perodo de desenvolvimento pode ir de 10 a 20 anos. Comea com pequenas leses que vo aumentando e se aprofundando quando no so tratadas.

Como prevenir o cncer do colo do tero? Fazer todo ano uma consulta ginecolgica e o exame Papanicolau (o preventivo). Esses exames descobrem cedo qualquer problema

O cncer de mama O cncer de mama tem matado e continua matando muitas mulheres no Brasil. A maioria dessas mortes poderia e pode ser evitada se a doena for descoberta no incio, quando o tratamento tem mais chances de cura.

AS DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS So chamadas doenas sexualmente transmissveis aquelas que geralmente so transmitidas pelo ato sexual. No caso do seu aparecimento o casal que deve ser tratado. Durante o tratamento deve-se evitar a relao sexual ou faz-la com o uso de preservativo.

As infeces mais comuns so : Candidase Tricomonase Gonorria Sfilis Corrimentos Cistites

AIDS: a doena mais perigosa

uma doena provocada por um vrus, o HIV, que ataca a defesa do corpo contra as doenas. Por isso a pessoa que tem AIDS chega a morte por doenas comuns. A transmisso do vrus se d por meio de lquidos corporais como secreo vaginal, smen e sangue.
Como prevenir:

Use sempre camisinha em suas relaes sexuais; Faa o teste de HIV sempre que voc esteve exposta a uma situao de risco; Esteja atento para as formas de contgio.

HIGIENE INTIMA

As peculiaridades do universo feminino so inmeras e entre elas est a higiene intima que merece total ateno. Afinal, os rgos genitais da mulher precisam ficar livres de infeces, uma vez que o interior da vagina naturalmente habitado por micro-organismos, os quais formam a flora vaginal cuja funo defender a regio ntima e manter seu equilbrio com as bactrias e fungos naturais da flora. Vale ressaltar que o mais importante de tudo que a mulher conhea melhor o seu corpo e cuide da sua sade de modo geral, acompanhando suas alteraes ao longo da vida. E, sempre que tiver alguma dvida, procure um mdico especialista.

OBRIGADA!

You might also like