You are on page 1of 63

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTFICA

Profa.Ms.Patrcia Morais
E-mail: patriciacapo@hotmail.com

Objetivo
Compreender o que Cincia e metodologia da pesquisa cientfica; Analisar, discutir e aplicar a metodologia e suas diversas etapas; Conhecer mtodos e processos aplicveis pesquisa. Elaborar e apresentar um projeto de pesquisa; Conhecer, elaborar e apresentar uma publicao cientfica.

Metodologia
Exposio dialogada; Atividade em grupo e individual. Leitura crtica e produo de textos. Estudo de caso; Orientao para elaborao de monografia e artigo cientfico.

Avaliao
A avaliao da disciplina constar de: 1- Elaborao de um pr-projeto de pesquisa (1etapa) 2- Produo de um artigo cientfico, indito, a ser publicado na Revista Prefcio Online. O mesmo dever ser realizado individualmente. (2 etapa) 3- Participao nas atividades em sala de aula (0-2)

Programao do contedo
Aula 1 A natureza da cincia e da pesquisa cientfica; Mtodos cientficos; Modalidades de pesquisa; Instrumentos de pesquisa; Elaborao do pr-projeto de pesquisa e suas normatizaes; Aula 2- Publicao Cientifica: Tipologia e elaborao de artigo e correo do pr projeto de pesquisa. Aula 3 Trabalhos cientficos: conceitos e elaborao de Monografia e relatrio de pesquisa e normatizaes. Aula 4 Elaborao do relatrio de pesquisa e normas da ABNT. Orientao para apresentao da monografia..

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


O ser humano valendo-se de suas capacidades, procura conhecer o mundo que o rodeia. Ao longo dos sculos, vem desenvolvendo sistemas mais ou menos elaborados que lhe permitem conhecer a natureza das coisas e o comportamento das pessoas.A observao constitui, sem dvida, importante fonte de conhecimento. (GIL, 2006, p.19)

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


TIPO DE CONHECIMENTO
1.

RELIGIOSO

Apia-se em doutrinas (valorativas); Conhecimento revelado pelo sobrenatural (inspiracional); Verdades so consideradas infalveis e indiscutveis; Conhecimento do mundo sistemtico; Suas evidncias no so verificadas.

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


2- FILOSFICO - Seu ponto de partida consiste em hipteses e estas no podem ser submetida a observao porque baseiam-se nas experincias; - No verificvel; - racional consiste num conjunto correlacionado; - sistemtico visa uma representao coerente da realidade, numa tentativa de apreend-la em sua totalidade.

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


3- POPULAR

pode representar o senso comum; transmitido de gerao para gerao por meio da educao informal; Baseia-se na imitao e experincia pessoal Superficial conforma-se com a aparncia, com a comprovao daquilo que se est junto. (porque o vi, porque o senti...) Sensitivo referente as vivncias; Subjetivo o prprio sujeito que organiza suas experincias e conhecimentos. Assistemtico no visa a uma sistematizao das idias; Acrtico esse conhecimento no se manifesta de uma forma crtica.

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


4- CIENTFICO
-

Real (factual) porque lida com ocorrncias ou fatos; o conhecimento tm sua veracidade ou falsidade conhecido atravs da experincia. Sistemtico um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idias; verificvel e falvel pois no definitivo; aproximadamente exato pode ser reformulado; Geral e racional.

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


Conceito de Cincia
A Cincia todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido verificao. (Ferrari, 1974, p.8)

Caractersticas da Cincia:
1. 2. 3.

Finalidade preocupao em distinguir a caracterstica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos; Funo aperfeioamento atravs do conhecimento; Objeto material ou formal (enfoque especial,diferenciado-se das demais pesquisas).

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


Objetivos da Cincia: Melhoria da qualidade de vida intelectual Melhoria da qualidade de vida material No o objetivo da cincia responder todas as questes Funes da Cincia: Novas descobertas Novos produtos Melhoria da qualidade de vida

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


reas da Cincia: Pura O desenvolvimento de teorias Aplicada - A aplicao de teorias s necessidades humanas Natural - O estudo da natureza ou mundo natural. Exs.: Biologia, Fsica, Geologia, Qumica, etc. Social - O estudo do comportamento humano e da sociedade. Exs.: Histria, , Sociologia, Cincias Polticas, etc. Biolgicas - Estudo do ser humano e dos fenmenos da natureza Exs.: Biologia, Medicina, Odontologia, etc. Exatas - Tem origem na fsica Exs.: Fsica, Matemtica, Computao, etc. Humanas - Estudo social e comportamental do ser humano Exs.: Direito, Filosofia, Letras, etc.

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


Conhecimento Cientfico:
um produto resultante da investigao cientfica Surge da necessidade de: encontrar solues para problemas de ordem prtica da vida diria (senso comum) do desejo de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs de provas empricas e da discusso intersubjetiva

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


Cincia & Tecnologia Tecnologia produz tcnica Cincia produz conhecimento Em relao Cincia pode-se dizer que a Tecnologia um passo frente em direo Sociedade.

A natureza da cincia e da pesquisa cientfica


C - O estudo da interao da radiao com a matria por Einstein, o levou a descrever as leis que fundamentam a ao laser; - A inveno do primeiro laser artificial muitas dcadas depois, tambm foi um grande avano na Cincia. - Dominar Tecnologia no implica em dominar a Cincia que originou a tcnica. T - A fabricao de um laser em escala industrial passou a ser um desafio tecnolgico; - Hoje, produzir lasers para aparelhos de CD dominar uma tecnologia e nada tem a ver com Cincia.

Mtodos Cientficos

Mtodos Cientficos
Conceito: Mtodo o caminho para se chegar a determinado fim. E mtodo cientfico como o conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos adotados para se atingir o conhecimento. (Gil, 2006, p.26)

Mtodos Cientficos
Maneira de se fazer uma pesquisa cientfica; Forma de pensar para se chegar natureza de um determinado problema, quer seja para estud-lo ou explic-lo; Ferramenta utilizada na cincia para aquisio e construo do conhecimento. de fundamental importncia pois: Permite reproduzir a pesquisa cientfica; Possibilita a validao atravs da observao (essncia da Cincia).

Mtodos Cientficos
TIPOS DE MTODOS Mtodos que proporcionam as bases lgicas da investigao, ou seja, como se processa o conhecimento: Mtodo dedutivo parte do geral e, a seguir, desce ao particular. Utiliza-se da premissa do raciocnio lgico. Ex: Todo homem mortal. Pedro homem. Logo, Pedro mortal. Mtodo Indutivo parte do particular e coloca para o geral. Ex: Antonio mortal. Benedito mortal. Carlos mortal. Ora, Antonio, Benedito e Carlos so homens. Logo, (todos) os homens so mortais.

1.

Mtodos Cientficos
-

Mtodo Hipottico-dedutivo visa contradizer as hipteses formuladas caso no consiga a hiptese mostra-se vlida. Mtodo Dialtico um mtodo de interpretao da realidade que possui trs princpios que o fundamentam: a)unidade dos opostos a luta dos opostos constitui a fonte do desenvolvimento da realidade. B)quantidade e qualidade a quantidade gera mudana na qualidade. C) negao da negao a mudana nega o que mudado e o resultado, por sua vez, negado, mas esta negao conduz a um desenvolvimento e no a um retorno ao que era antes.(GIL,2006,p.32)

Mtodos Cientficos
Mtodo Fenomenolgico consiste em mostrar o que dado e em esclarecer esse fato dado.

Mtodos Cientficos
2- Mtodos que indicam os meios tcnicos da investigao - Estes visam fornecer orientao necessria realizao da pesquisa social, sobretudo no referente obteno, processamento e validao dos dados pertinentes problemtica que est sendo investigada.
-

Mtodo Experimental submete os objetos de estudo influncia de certas variveis, para observar os resultados que a varivel produz no objeto. Mtodo observacional observa algo que acontece ou j aconteceu.

Mtodos Cientficos
Mtodo Comparativo investigao de indivduos, classes, fenmenos ou fatos, visando ressaltar as diferenas e similaridades entre eles. - Mtodo estatstico aplicao da teoria estatstica da probabilidade e constitui um auxlio importante nas cincias sociais. - Mtodo Clnico respaldado na relao profunda entre pesquisador e pesquisado. - Mtodo Monogrfico realiza um estudo de caso referente a indivduo, instituio, grupos, comunidades, etc.
-

Pesquisa

Pesquisa
Conceito:
Pesquisa o conjunto de investigaes, operaes e trabalhos intelectuais ou prticos que tenham como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a inveno de novas tcnicas e a explorao ou a criao de novas realidades (KOURGANOFF,1990) Pode-se definir pesquisa como o processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. O objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos. (Gil, 2006, p.42).

Pesquisa
A pesquisa utilizada para: Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vive; Obter e/ou sistematizar a realidade emprica (conhecimento emprico); Responder a questionamentos (explicar e/ou descrever); Resolver problemas; Atender necessidades de mercado.

Pesquisa
Pesquisar perceber um problema terico ou prtico a ser resolvido, formular uma hiptese, test-la e tirar concluses. Chegar a possveis explicaes ou solues para um problema pode significar no apenas aquisio de novos conhecimentos, mas, tambm, favorecer uma determinada inveno. Um problema sempre uma falta de conhecimentos.

Pesquisa
Classificao dos tipos de pesquisa quanto aos objetivos do estudo: Mattar (2001) e Alves (2003) Exploratria: reconhecimento e contextualizao do assunto, pesquisa bibliogrfica, levantamentos etc. Descritiva: procedimento de coleta de dados com uso de instrumentos de pesquisa: questionrios, formulrios etc. Procedimentos formais para obter dados estatsticos Ex.: perfis populacionais. Explicativa: tem como preocupao central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrncia de fenmenos (busca de relao de causa e efeito entre os fenmenos).

Pesquisa
Quanto natureza do estudo como um todo: qualitativo e/ou quantitativo:
1.

Pesquisa qualitativa: conhecer a situao ou fenmeno em toda a sua extenso, procurando levantar variveis e seus significados, procurando construir um quadro terico. Pesquisa quantitativa: estabelecer relao de causa e efeito entre variveis com perguntas como: em que medida?; parte de parmetros mensurveis e metrificante com uso de estatsticas.

2.

Pesquisa
Tcnicas de pesquisa: Pesquisa bibliogrfica: a partir de fontes j elaboradas (livros, teses etc.) Pesquisa documental: utiliza-se de fontes que no receberam tratamento analtico (certides, atas, laudos, fotografias etc.) Pesquisa experimental: determina objeto de estudo, seleciona as variveis que poderiam influenci-lo e defini as formas de controle e de observao dos efeitos que as variveis produzem. Pesquisa ex-post-facto: trabalha-se com fatos j ocorridos naturalmente, mas de forma sistematizada. Pesquisa de levantamento: caracteriza-se pela investigao direta com pessoas para conhecer-lhes o comportamento.

Pesquisa
Estudo de caso: trata-se de estudo em profundidade, exaustivo, radical, de uns poucos objetos, visando obter o mximo de informaes para amplo conhecimento. De acordo com Goldenberg (2000), a expresso estudo de caso proveniente da tradio da pesquisa mdica e psicolgica. Referese a uma anlise minuciosa de um caso individual que explica a dinmica e a patologia de uma determinada doena. Atravs do estudo de caso pode-se obter conhecimento do fenmeno estudado com a pesquisa de um nico caso. Adaptado do campo da medicina para as cincias sociais, na utilizao do estudo de caso rene-se a maior quantidade possvel de informaes detalhadas, com aplicao de variadas tcnicas de pesquisa, cujo objetivo maior compreender a totalidade de um caso concreto, descrevendo toda a sua complexidade.

Pesquisa
Pesquisa ao: busca-se estreita relao com uma ao ou problema coletivo, sendo que o pesquisador e os representantes da pesquisa esto mutuamente envolvidos de modo participativo. Ao coletiva planejada. Pesquisa participante: exige que pesquisadores e membros da situao investigada estejam em interao, sem que seja possvel fazer um planejamento prvio. Insero numa comunidade sem alter-la.

Pesquisa
Pesquisa de Campo consiste na observao de fatos e fenmenos tal como ocorrem espontaneamente... (Lakatos, 2007, p.188); Pesquisa de Laboratrio ...as experincias so efetuadas em recintos fechados(casas,laboratrios,salas) ou ao ar livre; em ambientes artificiais ou reais, de acordo com o campo da cincia que est realizando-as, e se restringem a determinadas manipulaes. (Lakatos, 2007,p.192) Observao direta intensiva: observao, entrevista. Observao direta extensiva: questionrio, formulrio.

Pesquisa

Pesquisa

Pesquisa

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Estrutura bsica do projeto de pesquisa: Elementos pr-textuais: Capa/Folha de rosto Sumrio Elementos textuais: 1 Introduo 2 Justificativa 2.1 Fundamentao terica 3 Objetivos 3.1 Objetivo geral 3.2 Objetivos especficos

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


4 Metodologia 4.1 Cronograma 4.2 Recursos 5 Referncias Elementos ps-textuais (se houver) Apndices Anexos

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Funo das partes do projeto: Introduo corresponde a uma apresentao e delimitao do objeto de estudo, a partir de sua contextualizao:
Desenvolver genericamente o tema; Anunciar a idia bsica; Delimitar o foco da pesquisa; Situar o tema dentro do contexto geral da sua rea de trabalho; Descrever as motivaes que levaram escolha do tema; Definir o objeto de anlise: O QU SER ESTUDADO?

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Justificativa: responde pergunta: porque estudar tal assunto e qual a importncia desse objeto de estudo (para si, para a academia, para a sociedade, para as empresas, para os pesquisadores etc.) Consiste na apresentao, de forma clara, objetiva e rica em detalhes, das razes de ordem terica ou prtica que justificam a realizao da pesquisa ou o tema proposto para avaliao inicial. No caso de pesquisa de natureza cientfica ou acadmica, a justificativa deve indicar: A relevncia social do problema a ser investigado.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


As contribuies que a pesquisa pode trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliaras formulaes tericas a esse respeito. O estgio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema. A possibilidade de sugerir modificaes no mbito da realidade proposta pelo tema.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Fundamentao terica - A citao das principais concluses a que outros autores chegaram permite salientar a contribuio da pesquisa realizada, demonstrar contradies ou reafirmar comportamentos e atitudes. A literatura indicada dever ser condizente com o problema em estudo. Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. Apontar alguns dos autores que sero consultados. Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema. CUIDADO COM O PLGIO!

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


OBJETIVOS: Nos Objetivos define-se o Objetivo geral, procurando-se fazer um alinhamento entre o ttulo, a definio do Objeto de Estudo e delimitao do problema (Realizar estudo sobre...). O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigao. Deve iniciar com um verbo de ao. Em seguida vem a definio dos Objetivos especficos. Estes se desdobram do Objetivo geral. (delimitar, investigar, demonstrar, compreender... so aes prprias dos Objetivos especficos). definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Exemplo de objetivo geral: Desenvolver um modelo cientfico de estdio de produo em rdio, para ser utilizado como referencial bsico para novas implantaes e a readequao dos existentes em cursos de comunicao social, em instituies de ensino superior, visando a melhoria e otimizao da organizao do trabalho e usabilidade do sistema aprendizagem.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Exemplos de objetivos especficos: a) formular, a partir de um estudo analtico, um referencial terico-prtico sobre as caractersticas estruturais, funcionais, morfolgicas, diacrnicas e sincrnicas dos estdios,principal e de gravaes, utilizados por emissoras de radiodifuso profissionais; b) desenvolver uma metodologia aplicada implantao de estdios de produo em rdio em cursos de comunicao social;

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Exemplos aplicveis a objetivos: a) quando a pesquisa tem o objetivo de conhecer: Apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar; b) quando a pesquisa tem o objetivo de compreender: Compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar,localizar, reafirmar; c) quando a pesquisa tem o objetivo de aplicar: Desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traar, otimizar,melhorar;

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


quando a pesquisa tem o objetivo de analisar: Comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar; e) quando a pesquisa tem o objetivo de sintetizar: Compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar; f) quando a pesquisa tem o objetivo de avaliar: Argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


A Metodologia precisa responder ao como, com quem, para qu, onde etc. da pesquisa. Nessa parte so estabelecidas as etapas metodolgicas a serem cumpridas, os tipos de pesquisa a serem utilizados, as teorias e os autores que devero apoiar tais procedimentos etc. Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliogrfica, documental, de campo, etc. ) Delimitao e descrio (se necessrio) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulrios, questionrios, legislao doutrina, jurisprudncia, etc.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Indicar o procedimento para a coleta de dados, que dever acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto : para pesquisa bibliogrfica: indicar proposta de seleo das leituras (seletiva, crtica ou reflexiva, analtica); para pesquisa experimental; indicar o procedimento de testagem; para a pesquisa descritiva: indicar o procedimento da observao: entrevista, questionrio, anlise documental, entre outros. Listar bibliotecas visitadas at o momento do projeto e outras a serem visitadas durante a elaborao do trabalho final. Indicar outros recursos: jornais, peridicos, Internet.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Cronograma. Geralmente um quadro contendo os tpicos do que ser realizado: semana a semana, quinzena a quinzena, ms a ms, bimestre a bimestre dependendo do tipo de pesquisa a ser realizada. Recursos indicam-se os custos e os oramentos necessrios para realizao da pesquisa. Em muitos casos, os custos referem-se ao uso de material comum: computador, impressora, folhas de papel, livros etc. Mas, em alguns outros casos, h passagem, hospedagem, fitas de gravao, equipamentos etc. Referncias: aqui devem estar contidos todos os autores e obras consultados, os documentos eletrnicos, as revistas e peridicos, seguindo-se as normas adotadas.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Normas da ABNT Aspectos gerais Papel branco em formato A4. Fonte: corpo 12 (Arial ou Times New Roman) e 10 para citaes recuadas Espao entre linhas: 1,5 (exceto nas citaes recuadas que deve ter espao simples) Utiliza-se s uma face da folha

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Ttulos em caixa-alta e pginas separadas Subttulos na seqncia da pgina e em caixa-baixa Numerao: conta-se da primeira, mas enumera-se na parte textual Os nmeros devem vir direita no canto superior da pgina Margens da pgina: Margem esquerda e superior: 3 cm de afastamento Margem direita e inferior: 2 cm de afastamento

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Tipos de citaes Existem trs maneiras de citar autores: Citao indireta. O pesquisador diz com suas palavras o que o autor disse, indicando-se nome do autor e ano da obra. Exemplo: Segundo Alves (2003), as citaes so menes inseridas no texto do trabalho, extradas de outras fontes de informao para esclarecimento do assunto em questo, ou para corroborar a idia do autor.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Citao direta com menos de trs linhas. Esta fica dentro do prprio pargrafo, mas com aspas e citao do autor, ano e pgina de onde foi retirada. Exemplo: As citaes que no ultrapassam a trs linhas, explica Alves (2003, p. 76): devem ser escritas entre aspas duplas, dentro da frase. As aspas simples s sero utilizadas se no texto citado ocorrer no seu interior uma citao. Para Lakatos (apud ALVES, 2003, p. 80), Ler significa conhecer, interpretar, decifrar.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Citaes diretas com mais de trs linhas. Devem vir recuadas com espaamento de 4 cm a partir da esquerda e sem entrada de pargrafo. No recebem aspas, mas devem ter espaamento simples e letra menor. A citao do autor, ano e pgina pode vir imediatamente anterior ou logo aps a citao. Exemplo :
De acordo com Harrison (2005, pg.: 55): A mudana tecnolgica cria novos produtos, processos e servios e, em alguns casos, setores totalmente novos. As mudanas no ambiente tecnolgico podem alterar a forma como a sociedade se comporta e o que a sociedade espera. Notebooks, CDs e CD players, sistema de satlite direto e telefonia celular so inovaes tecnolgicas que tiveram um crescimento extraordinrio nos ltimos anos, deixando atordoados setores antigamente bem estabelecidos, criando segmentos totalmente novos e influenciando a forma como vrias pessoas encaram trabalho e lazer.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


ou Em se tratando de supresso de trecho em citaes, Se for para suprimir um pequeno trecho ou uma palavra, usa-se reticncias dentro de dois colchetes [...] no intervalo onde ocorreu a supresso.(ALVES, 2003, p. 77)

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Use notas de rodap para: Definir conceitos e termos Inserir consideraes importantes Indicar a verso original de um texto traduzido Desse modo, no texto deve vir a numerao sobrescrito. Exemplo: branding1. Essa numerao se repete na nota de rodap, em letra menor. Veja como deve ficar: 1 Palavra de origem inglesa que quer dizer: marcar o gado com ferro quente; usada na publicidade no sentido de instalar a marca na mente do consumidor.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Dica: as notas podem vir no rodap ou serem listadas no final de cada captulo. Quando se tratar de notas explicativas (conceitos, informaes etc.) mantenha-as imediatamente no rodap da pgina na qual est o nmero da nota, isso facilita a leitura do trabalho cientfico.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


Exemplos de tipos de Referncias ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. Rio de Janeiro: Campus, 2003. BARROS, Aidil Jesus da Silveira e LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia cientfica. 2. ed. So Paulo: Makron Books, 2000. BRASIL, Regulamento de benefcios da previdncia social. In: SISLEX: Sistema de Legislao, Jurisprudncia e Pareceres da Previdncia e Assistncia Social. [S.1.]: DATAPREV, 1999. 1 CD-ROM.

Estrutura do projeto de pesquisa e normatizao


DUARTE, Emeida Nbrega et al. Manual Tcnico para realizao de trabalhos monogrficos. 4. ed. Joo Pessoa: Editora Universitria, 2001. DEIGHTON, John. A prtica das comunicaes integradas de marketing. In: JONES, John Philip. A publicidade como negcio. So Paulo: Nobel, 2002. NICOLAU, Marcos (Org.). Manual de publicidade e propaganda. Joo Pessoa: Idia, 2000a. ______. Criao e personalizao de marcas. Joo Pessoa: Idia, 2000b. PROPATO, V. Viagem ao fundo do mar. Isto , So Paulo, n. 1688, 6 fev. 2002. Seo Cincia e Tecnologia. Disponvel em: http://www.terra.com.br/istoe/1688_viagem_fundo_mar.htm. Acesso em: 2 fev. 2002.

Atividade
Elaborar um projeto de pesquisa atividade em grupo.

You might also like