You are on page 1of 21

De Robert Whitlow, autor do best-seller de A Lista

No m de uma exibio espetacular de A Lista, uma senhora veio at mim e disse: "Passei minha vida inteira no Sul. Por que eu nunca ouvi falar sobre isso antes?" Eu rapidamente armei que o lme a adaptao de um romance, sem nenhuma base em fatos reais. No entanto, isto no representa nenhum tipo de falha ao comunicar a verdade. Jesus reconhecia o poder da histria. Pense em quantos de Seus ensinamentos esto em forma de parbolas. Em A Lista, a ambientao, os personagens e as lutas que eles enfrentam reetem, por meio do drama, a vida real. Seus sofrimentos e triunfos podem servir de modelo para ns. Este o objetivo de A Lista Estudo Bblico Elaborado por Angie Davis, o guia de estudos desenvolve algumas questes que os personagens enfrentam e as inuncias da luz resplandecente da Palavra de Deus sobre eles. Para os que preferirem reexes mais detalhadas, h referncias de outros materiais do professor de estudo bblico Derek Prince, cujos escritos tiveram muita inuncia no desenvolvimento da histria. Esperamos que estes recursos faam de A Lista muito mais do que 108 minutos de entretenimento. Que Deus os abenoe ricamente na jornada com Jesus!

Orao
"Os lhos de Deus e Seus inimigos cometem o mesmo erro; ambos subestimam o poder da orao." Daisy Stokes Michael: Acredito que ele estaria gritando: Ore, Josias, ore! Renny: Eu no sei muito sobre isso . Assim como Renny no sabe o perigo que est enfrentando por ser um dos nomes da lista, ele tambm no sabe que necessita de orao. Na verdade, Renny parece desconhecer o poder da orao no decorrer de sua vida. Daisy, no entanto, reconhece a importncia desta. A orao uma forma de as pessoas se comunicarem com Deus. fcil ver que uma boa comunicao entre duas pessoas envolve o dilogo, no qual os dois se revezam ao falar e ouvir. O mesmo princpio se aplica a Deus; a orao deve ser um dilogo, e no um monlogo. Por mais que Ele no se expresse por meio de uma voz audvel, devemos aprender a reconhecer Suas formas de Se comunicar conosco. Quando Daisy se levanta no meio da noite para orar por Renny, ela pergunta a Deus: O que isso, Senhor? Vitria? O Senhor responde guiando-a a 2 Timteo 4:6-7. Esta cena mostra que Ele, muitas vezes, se comunica com Seu povo por meio da Bblia. Mateus 6:6 diz: "Mas quando voc orar, v para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que est no secreto. Ento seu Pai, que v no secreto, o recompensar". Como Daisy aplica este versculo em sua vida? O Evangelho ilustra vrios momentos em que Jesus estava orando. Leia Mateus 14:28; Marcos 6:46, 14:32; Lucas 6:12, 9:28. Onde Jesus estava nesses versculos e quem estava com Ele? Devemos estar em algum lugar especial para orar?

Orao, Segunda Parte


Em Lucas 18:1-8, Jesus contou uma parbola sobre orao. Voc acha que Daisy orou com a mesma tenacidade da parbola mencionada? 1 Tessalonicenses 5:17 diz: "Orem continuamente" ou "sem cessar". Ns, cristos, podemos fazer isso, porque "somos santurio do Deus vivo" e Deus habita em ns (2 Corntios 6:16). Tambm vemos isto em 1 Corntios 3:16. A me de Renny deixou uma carta para ele, que dizia: "Eu orei por voc e acredito que minhas oraes sero atendidas depois que eu morrer". Esta armao sugere que sua me acredita que o poder da orao eterno. Em algum momento a Bblia indica que ela estava certa? Leia Joo 17. As oraes de Jesus em Joo 17 ainda esto sendo respondidas? Se a resposta for sim, de que maneira isso acontece? O que Hebreus 7:23-25 nos ensina a respeito das oraes de Jesus por ns?

* Para mais informaes sobre o assunto, leia Shaping History through Prayer and Fasting, de Derek Prince.

Batalha Espiritual
"Quando voc sabe que o mal existe, precisa enfrent-lo." Daisy Stokes "Voc s vezes sonha com a Guerra Civil? Eu sonho." Michael Harriston A falta de entendimento de Renny a respeito da orao mostra que ele tambm estava aqum da batalha espiritual que acontecia sua volta. O "historiador da igreja", Michael, percebe a guerra que envolvia Renny e a lista e o aconselha a enfrentar esta batalha com a orao. Posteriormente, Daisy o encoraja a entrar na guerra contra o mal; assim, Renny tenta lutar contra o inimigo invisvel da nica maneira que sabe usando o poder que est por trs da lista. Infelizmente o plano de Renny falha, pois ele tenta combater o mal com o mal. Somente quando chega ao m de suas foras, ele aprende que o poder de Deus supera o mal. Apesar de a guerra espiritual do lme ser invisvel, seus efeitos a morte de Bart, a hospitalizao de Jo, etc. foram visveis. O mesmo acontece em nosso mundo; as foras sobrenaturais que no conseguimos ver operam de formas alcanveis. Pense nisso. Sua famlia briga todos os domingos de manh antes de ir igreja? Voc consegue car acordado a noite inteira lendo um romance mas, na hora de ler a Bblia, voc sente vontade de dormir? Toda vez que voc est atrasado, os semforos acendem a luz vermelha? Voc se sente fraco ao recusar um cigarro ou uma segunda taa de sorvete? As foras espirituais esto operando! Certamente, nem todas as brigas ou sinais vermelhos so um ataque direto do demnio, mas so evidncias da batalha para o seu corao. Segundo Efsios 6:12-13, o que ns combatemos e com o que lutamos todos os dias? Leia J 1:6-11. Quem so os dois seres sobrenaturais nesta histria?

Batalha Espiritual, Segunda Parte


Segundo Efsios 6:11, o que devemos fazer para nos opor ao demnio? O "historiador da igreja" que conversa com Renny parece ser um anjo. De que maneira Hebreus 13:2 se aplica a esta cena? Leia Efsios 6:10-18. Liste as seis partes da armadura de Deus encontradas nos versculos 14-17. Que outra arma citada no versculo 18? Daisy utilizou esta arma em resposta tentativa de LaRochette de matar Renny. Louvar a Deus uma outra arma importante que o cristo pode usar em uma batalha espiritual. Salmos 8:2 diz: "Dos lbios das crianas e dos recm-nascidos rmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversrios, para silenciar o inimigo que busca vingana". O professor Derek Prince explica: "(Satans) o adversrio, aquele que nos deturpa, deturpa tudo o que fazemos e que busca nos acusar diante do grande trono de Deus. De que forma podemos silenci-lo? Davi nos mostrou como: pelo louvor. Quando nosso louvor chega a Deus, ele silencia Satans... Por meio do louvor, invocamos a presena e o poder do nosso Deus contra todas as foras que se opem a ns". (Traduo literal da citao retirada de Through the Psalms, de Derek Prince.)

*Para mais informaes sobre esse assunto, leia Rules of Engagement e War in Heaven, de Derek Prince.

Perdo
"H alguns anos, eu escrevi todas as minhas decepes em uma folha de papel, perdoei todas e depois queimei." Daisy Strokes As atitudes de Daisy aqui so muito sbias. Ela reconhece a dor e as decepes que sofreu mas, em vez de car amargurada, ela escolhe perdoar. 1 Joo 1:9 diz: Se confessarmos os nossos pecados, ele [Deus] el e justo para perdoar os nossos pecados e nos puricar de toda injustia. Segundo este versculo, o que devemos fazer para termos o perdo de Deus? Que instrues so dadas em Colossenses 3:12-14? Leia Mateus 18:21-35. De acordo com o versculo 22, quantas vezes devemos perdoar aqueles que nos magoaram? O que a parbola dos versculos 23-35 nos ensina sobre o perdo? O que Mateus 6:14-15 e Marcos 11:25 nos dizem a respeito da relao entre perdoarmos os outros e o perdo que Deus nos d? Hebreus 9:22 indica algo especco que exigido a m de que o perdo ocorra. O que ? Como Jesus cumpriu essa exigncia? (Veja Mateus 26:28, Joo 19:34 e Hebreus 13:12.) Perdoar no : Ignorar ou negar o mal feito a voc; Guardar ressentimentos at que a pessoa que lhe chateou pea desculpas; Guardar as coisas ruins que aconteceram para usar contra a pessoa que lhe chateou; Um sentimento.

Perdo, Segunda Parte


Perdoar : Ser obediente Palavra de Deus; Agir com o amor de Cristo; Reconhecer o mal feito a voc, mas depois esquecer-se dele; Libertar-se da priso de amargura e ofensa; Uma escolha; Poderoso. Pense no poderoso perdo de Jesus na cruz quando Ele disse: Pai, perdoa-lhes, pois no sabem o que esto fazendo (Lucas 23:34). Se Deus deu foras para Jesus perdoar aqueles que O crucicaram, certamente Ele pode nos fortalecer para perdoar qualquer um que nos tenha magoado. Se voc carrega um peso por causa da falta de perdo, liberte-se deste fardo hoje. O perdo comea com uma escolha uma deciso que cabe a voc de perdoar e de fazer uma simples orao. Voc pode usar a orao seguinte para ter uma ideia de como comear: , Pai, eu Te agradeo por mandar Jesus para mostrar que o perdo est ao alcance de todos. Senhor, quero obedecer a Tua Palavra e preciso da Tua fora para perdoar. Pelo Teu poder, Senhor, escolhi perdoar _____________ (nome da pessoa que voc vai perdoar) por ___________________________________________ (situao que voc precisa perdoar). Eu perdoo e entrego _____________ (nome da pessoa) a Ti, e Te peo para abenco-lo/ abeno-la. Agora, Pai, eu peo o Teu perdo por desobedecer Tua Palavra com a falta de perdo. Agradeo a Ti por Tua misericrdia e pelo Teu perdo. Em nome de Jesus, amm.
*Para mais informaes sobre esse assunto, leia The Three Most Powerful Words, de Derek Prince.

Inuncia (Poder)
O poder, o verdadeiro poder, quando seus inimigos imploram diante de voc Desmond LaRochette Vai na onda, Jo. Pense no dinheiro. Renny Jacobson O lme retrata as seguintes reas de inuncia na vida dos personagens: poder, dinheiro, devoo e orao. Poder _____ O poder de Desmond LaRochette est em seu dinheiro e em sua posio de autoridade entre os membros da lista. Por outro lado, Daisy Stokes possui um poder invisvel que vem de sua f e de sua obedincia a Deus. No lme, Desmond conta sua verso da histria de Jos, do Antigo Testamento. Desmond diz que quando Jos estava no comando do pas, seus irmos "se ajoelharam diante dele implorando por suas vidas". Leia Gnesis 37:3-4, 17-28, 36 e 50:15-21 prestando ateno especialmente em Gnesis 50:19-21. Como a explicao bblica difere da verso de Desmond? (A histria completa de Jos est em Gnesis 37, 39-50.) Desmond acha que a vingana faz dele mais poderoso, ainda que sua viso de poder seja oposta ao poder do perdo na vida de Daisy. Para ela, o poder de perdoar a permitiu amar as pessoas e aproveitar uma vida cheia de memrias felizes. Leia sobre a incumbncia de Paulo em Atos 26:17-18. Segundo esses versculos, quando as pessoas se convertem "do poder de Satans para Deus", o que elas recebem? Segundo Atos 10:38, onde Jesus consegue Seu poder? O que Ele faz com este poder? Leia Atos 1:8, Lucas 9:1 e 10:19. Onde os discpulos de Jesus adquirem poder? Os cristos, hoje, podem receber esse poder da mesma fonte?

Inuncia (Dinheiro)
Dinheiro ________ Renny permitiu que Desmond e outros membros da lista tivessem poder sobre ele por querer uma parte do dinheiro. Ele acha que ter mais dinheiro lhe trar felicidade, mas buscar a histria de sua famlia lhe mostra o contrrio. Renny pergunta por seus familiares por parte de me, e Mama A responde: "No tinham muito dinheiro, mas eram muito mais felizes". Quando, primeiramente, descobre sobre o dinheiro envolvido na lista, Renny tambm comete o erro de pensar que mais dinheiro lhe trar felicidade, especialmente em forma da liberdade de seu trabalho como advogado. Quando Renny se coloca contra Desmond e o dinheiro da lista lhe negado, os sonhos de largar a empresa de advocacia viram fumaa. Com essa experincia, Renny comea a sentir que sua ligao com a lista diminui sua liberdade, com ou sem o recebimento do dinheiro. Por m, ele percebe que nenhum dos membros da lista realmente livre; em vez disso, eles so cegos pelo desejo de ter dinheiro, assim como ele cou. O que Salmos 68:3 mostra sobre felicidade? Segundo Romanos 6:22 e 8:2, quais so as duas principais coisas das quais os cristos esto livres? Leia Joo 8:32, 36 e 2 Corntios 3:17. O que mencionado neste versculo que pode libertar as pessoas? A Bblia est cheia de informaes a respeito do papel adequado que o dinheiro deve ter na vida de uma pessoa. Leia Deuteronmio 8:18. Quem deu s pessoas a habilidade de progredir e de ser bem-sucedido?

Inuncia (Dinheiro, Segunda Parte)


A inuncia do dinheiro pode ser usada para o bem. preciso dinheiro para apoiar os missionrios que esto difundindo o Evangelho. preciso dinheiro para alimentar crianas famintas. Foi preciso dinheiro para o "bom samaritano" ajudar o necessitado (veja Lucas 10:33-35). J, Abrao e o rei Davi eram ricos mas, ainda assim, homens piedosos que louvavam ao Senhor; ento, podemos concluir que ser prspero e at mesmo rico no um pecado. O que 2 Corntios 8:9 fala sobre ser rico? Que admoestaes Deus nos d em relao ao dinheiro em Eclesiastes 5:10, Mateus 6:24 e Hebreus 13:5?

10

Inuncia (Devoo)
Devoo: No lme, Renny e o "historiador da igreja", Michael, discutem a respeito da "grande nuvem de testemunhas" mencionada em Hebreus 12:1-2. Renny se sente perturbado por pensar no assunto, mas Michael diz: "Eu gosto de pensar nisso como algo positivo, como a torcida gritando para voc em um jogo de futebol". Por que, hoje, somos encorajados pelos is que j faleceram? Encontramos a resposta em Hebreus 11:39-40: "Todos estes receberam bom testemunho por meio da f; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para ns, para que conosco fossem eles aperfeioados". Amos Candler e a me de Renny eram parte da grande nuvem de testemunhas cuja devoo impactou sua vida. A inscrio na sepultura de Amos Candler dizia: "Mesmo morto, ele fala", e Renny posteriormente descobriu que a deciso de seu tatarav ao romper os laos com a lista deixaram um legado para a famlia. A me de Renny o chamou Josias por acreditar que ele cumpriria um destino parecido com o do rei Josias (veja 2 Reis 22 e 23). Daisy Stokes e Mama A estavam entre aqueles que inuenciaram Renny durante sua vida. As duas oraram por ele e o aconselharam. Por seu amor e sua devoo, Daisy e Mama A conseguiram impactar positivamente a vida de Renny. Leia xodo 1:15-17. Nestes versculos, quem temeu a Deus o bastante para desobedecer a ordem de fara? Qual dos personagens em Josu 2:1-21 temia a Deus o bastante para desobedecer ao rei? Leia Josu 6:17, 22-25 e Mateus 1:5 para ver a inuncia da devoo dessa pessoa.

11

Inuncia (Orao)
Orao: Como j vimos em algumas pginas anteriores, a orao tem uma poderosa inuncia na vida das pessoas. A me de Renny estava certa quando escreveu ao seu lho: "Eu orei por voc e acredito que minhas oraes sero atendidas depois que eu morrer".

*Para mais informaes sobre esse assunto, leia Shaping History through Prayer and Fasting, ree Most Powerful Words e Blessing or Curse, de Derek Prince.

12

Alianas e Decretos
Renny: Me parecem bem inofensivos. Jo: Sociedades secretas e juramentos de sangue? Eles no so crianas, so homens adultos. Eu acho isso meio esquisito. O seu poder sobre mim, sobre a minha famlia, sobre todas as pessoas que eu amo, acabou! Renny Jacobson Em seu primeiro encontro com os membros da lista, Renny e Jo tm opinies diferentes a respeito do grupo. Renny parece pensar na lista como um clube ou um jogo que ele pode jogar a m de ganhar dinheiro. Jo, no entanto, se sente desconfortvel com o segredo do grupo e logo nota as circunstncias grotescas que circundam a lista. No desenrolar da histria, vemos o verdadeiro perigo da lista. Quando Renny se une a ela, Desmond LaRochette explica: "H milnios, o sangue representa a vida. Agora a sua vida, com a de seus antepassados, une-se a ns por um lao irrevogvel". Por no entender os poderes malgnos associados lista, Renny se sujeita a esses poderes rmando uma aliana com o grupo. Na verdade, alianas com a lista destruram vrias geraes e ocasionaram mortes prematuras nas famlias Jacobson e Johnston. Apenas o poder de Deus operando sobre a declarao de liberdade de Renny poderia romper a aliana feita com A Lista. Algumas denies dos dicionrios para a palavra "aliana" so promessa, jura, acordo ou pacto. Deus leva as alianas muito a srio. Deus fez uma aliana com os israelitas por meio de Abro, Isaque e Jac: "Estabelecerei a minha aliana como aliana eterna entre mim e voc e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes" (Gnesis 17:7). Deus no pode quebrar alianas, mas as pessoas podem (veja Oseias 1:9, 2:23). Os israelitas quebraram sua aliana com Deus? Como? (Veja Daniel 9:10-11).

13

Alianas e Decretos, Continuao


Leia Lucas 22:20 e Hebreus 8:8. O que Deus fez para restaurar a aliana rompida com o povo? Em xodo 23:32-33, Deus ordenou que Seu povo no zesse nenhuma aliana com a nao pag que estava invadindo. Leia xodo 23:32-33 para descobrir o porqu. Nem todas as alianas entre as pessoas so ruins, embora a de Renny com a lista tenha sido. Por exemplo, o casamento uma aliana sagrada feita por Deus entre um homem e uma mulher. Infelizmente, as pessoas no o veem como um compromisso srio, e muito menos como uma aliana para a vida inteira. Pela perspectiva dos poderes e alianas, voltemos ao comeo. Leia o captulo 1 de Gnesis. Como Deus criou o mundo? O que Isaas 55:10-11 fala sobre a Palavra de Deus? Quando um cristo de f fala sobre a Palavra de Deus em sua vida e em outras situaes, ele v que a Palavra nunca em vo. Uma proclamao diferente de uma fala qualquer porque mais impactante. Na guerra espiritual, as proclamaes so mais ofensivas e atacam o inimigo. O que deve ser proclamado por todas as pessoas? Leia Salmos 9:11; 64:9; 96:2 e 118:17 para descobrir. Leia Lucas 4:18-19. O que Jesus proclama?

14

Alianas e Decretos, Continuao


Renny declara a LaRochette e aos outros membros da lista: "O seu poder sobre mim, sobre a minha famlia, sobre todas as pessoas que eu amo, acabou!" No lme, vemos como a proclamao quebra o poder obscuro da lista sobre Renny e Jo. Na vida real, no entanto, temos que repetir muitas vezes as mesmas proclamaes antes de notarmos qualquer mudana. Por exemplo, algum que sente medo pode declarar: "Pois Deus no nos deu esprito de covardia, mas de poder, de amor e de equilbrio" (2 Tim 1:7) e, ainda assim, sentir medo. Mas pela f e pela repetio deste versculo, ela pode super-lo. Lembre-se, a proclamao no uma varinha mgica que mexemos para que nossos problemas desapaream; em vez disso, ela uma arma poderosa baseada em nossa f e na Palavra de Deus.

*Para mais informaes sobre esse assunto, leia de Derek Prince.

e Power of Proclamation e Blessing or Curse,

15

Legado de Famlia
Jo: O que pode nos dizer sobre os Jacobsons? Mama A: Histrias tristes... uma tragdia essa histria dos Jacobsons Filho, a sua vida tem um propsito ordenado. Carta da me de Renny Quando o pai de Renny morreu, ele deixou um lugar entre os membros da lista. Com esta posio veio os benef cios nanceiros de se fazerr parte da Lista, mas tambm as desvantagens espirituais de estar naquele grupo. Os poderes invisveis que operavam entre os membros da lista se revelaram na famlia de Jacobson em forma de doenas f sicas e espirituais. A famlia por parte da me de Renny, os Candlers, teve uma histria diferente. A famlia Candler recusou ser parte da lista. Por rejeitar o convite, Amos libertou seus lhos dos poderes espirituais relacionados a esta. Por suas escolhas, o pai de Renny deixou um legado de sofrimento e dor, enquanto sua me deixou uma herana de bondade. Assim como Renny, no podemos controlar as escolhas dos membros de nossa famlia, mas podemos decidir o que faremos em nossas prprias vidas. A Bblia leva o legado das famlias muito a srio. O que Deus diz sobre os descendentes de Abrao em Gnesis 12:3 e 22:17-18? Na cena de abertura do lme, vemos Amos Candler citando Deuteronmio 5:9-10 em um gramado enquanto os outros homens assinavam a lista. O que esses versculos dizem sobre o legado da famlia e por que voc acha que Amos os estava citando?

16

Legado de Famlia, Continuao


Deuteronmio 30:19 diz: "Hoje invoco os cus e a terra como testemunhas contra vocs, de que coloquei diante de vocs a vida e a morte, a bno e a maldio. Agora escolham a vida, para que vocs e os seus lhos vivam". Segundo este versculo, as escolhas que voc faz inuenciam voc, seus lhos ou todos vocs? A Bblia muito clara ao mostrar que cada um deve ser responsvel por suas decises (veja Romanos 14:12), mas nossas escolhas sempre inuenciam outras pessoas tambm. Mesmo que no sejamos culpados pelos pecados de nossos ancestrais, possvel que estejamos vivendo as consequncias de suas escolhas. Deuteronmio 28 lista as bnos pela obedincia a Deus e as maldies por desobedec-Lo. Voc v alguma caracterstica de beno ou maldio em sua famlia? O Legado de um Pai Ausente Renny: O que o seu pai te falou? Jo: Nada. Ele foi embora quando eu era beb. Quando Jo diz que seu pai foi ausente, Daisy pergunta: Deixa um vazio, no ? Jo responde: Bem grande. Muitas pessoas viveram com a dor da ausncia de um pai. A ausncia f sica ou emocional do pai ou da me deixa um legado negativo na vida de uma criana. Se voc sofreu com esta ausncia, Deus pode lhe curar. Escolha render-se a Ele e perdoar a quem lhe magoou. Se voc um pai ou me que se ausentou, escolha mudar! Pea a Deus para perdoar voc e, em seguida, perdoe-se. Se voc puder, entre em contato com seu lho ou lha e pea perdo. Talvez voc tenha uma nova oportunidade de se envolver na vida dele(a). No vai ser fcil, mas trar muitas bnos para vocs.

17

Legado de Famlia, Continuao


Quebrando Ciclos Familiares Negativos Como vimos sobre as batalhas espirituais, nem todas as pequenas coisas que do errado so um ataque direto do demnio, e esta armao tambm se aplica aqui. Nesta seo, tratamos os cliclos de famlia, e no apenas acontecimentos isolados. Em outras palavras, se voc estava gripado na semana passada, no signica necessariamente que voc est sobre a maldio da doena. No entanto, se seu av morreu de derrame, se sua tia teve um derrame, se seu pai teve um derrame e se voc ca doente pelo menos cinco vezes a cada ano, possvel que sua famlia sofra desta maldio. Releia a lista completa de maldies em Deuteronmio 28:15-68. Voc reconhece alguns desses ciclos negativos em sua famlia? E os incidentes negativos que no foram listados, como alcoolismo, divrcio e insultos? Se voc reconheceu algum, tente imaginar onde ele teve incio. Segundo Deuteronmio 28, versiculos 15 e 58, uma maldio pode entrar na vida de uma pessoa por meio da desobedincia a Deus. Tente localizar onde a maldio comeou ou talvez o ciclo provenha de tantas geraes, que voc no sabe ao certo onde comeou. De qualquer maneira, se h, de fato, uma maldio, ela no acontece sem nenhum motivo (veja Provrbios 26:2). Se voc identicou um padro de maldies em sua vida ou em sua famlia, saiba que possvel escolher a transformao. Se voc no confessou sua f em Cristo e no rendeu sua vida a Ele, tomar esta deciso o primeiro passo para ter total liberdade e vitria em todas as reas de sua vida. Romanos 10:9-10 explica a importncia tanto de acreditarmos em Cristo quanto de confessarmos nosso comprometimento com Ele: "Se voc confessar com a sua boca que Jesus Senhor e crer em seu corao que Deus o ressuscitou dentre os mortos, ser salvo. Pois com o corao se cr para justia, e com a boca se confessa para salvao".

18

Legado de Famlia, Continuao


Se voc confessou sua f em Cristo e rendeu sua vida a Ele, as conquistas de Jesus na cruz foram conferidas a voc o perdo dos pecados, a cura f sica e emocional, a prosperidade, o reconhecimento como lho de Deus, a vida eterna e as bnos ao invs das maldies. Glatas 3:13-14 diz: "Cristo nos redimiu da maldio da lei quando se tornou maldio em nosso lugar, pois est escrito: 'Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro'. Isso para que em Cristo Jesus a bno de Abrao chegasse tambm aos gentios, para que recebssemos a promessa do Esprito mediante a f". Jesus j quebrantou o poder da maldio, mas os cristos devem receber o que Ele conquistou na cruz e aplicar em suas vidas. Eis algumas medidas para os cristos se libertarem do poder de uma maldio: 1. Arrependimento da revolta e dos pecados. Lembre-se, a desobedincia a Deus o primeiro caminho para a maldio. Arrepender-se simplesmente dizer a Ele que voc lamenta pelos seus pecados, voltando-se direo oposta a estes e caminhando na obedincia a Deus. 2. Perdo de todos os que erraram. Talvez voc deva reler a seo sobre Perdo para um estudo mais aprofundado.

19

Legado de Famlia, Continuao


3. Renncia da maldio e de todas as amarras do pecado que permitiram a entrada da maldio. Renunciar signica rejeitar, recusar, abandonar ou renegar. Os cristos tm autoridade para rejeitar as maldies em nome de Jesus. Ore em nome dele e pea a Deus para libertar voc de qualquer maldio que tenha poder em sua vida. Comprometa-se a afastar-se de todas as amarras que permitiram que a maldio entrasse em sua vida (por exemplo, Renny rompendo os laos com A Lista). Talvez voc precise at mesmo se livrar de alguns objetos materiais, como as drogas ou itens com smbolos satnicos. H um exemplo bblico disso em 1 Reis 15, no qual o rei Asa se livra dos dolos de seu pai, derruba e queima o poste de Aser (um dolo obsceno ou lugar de adorao a dolos). 4. Em todas as medidas acima, seja o mais honesto e especco possvel. Tente nomear as maldies as quais voc est recusando (por exemplo, "misria", "doena", etc.). Se voc sabe o motivo da maldio, importante orar especicamente contra ele. Se voc precisa perdoar uma pessoa ou um grupo de pessoas por uma decepo, certique-se de faz-lo. Provavelmente ser dif cil falar sobre algumas coisas em voz alta, mas quando voc o zer, Deus lhe dar muita liberdade e cura.

*Para mais informaes sobre este assunto, leia Gods Remedy for Rejection e Blessing or Curse, de Derek Prince.

20

You might also like