You are on page 1of 21

PINTURA DOS DETALHES PRETOS KADETT

OVERVIEW Este documento foi desenvolvido com o intuito de ensinar todos os passos para a pintura de detalhes como: - Maanetas; - Saias (spoilers laterais, dianteiro / traseiro); - Limpadores de para-brisa; - Capas do retrovisor; - Puchador do porta malas; - Etc.. Seguindo este passa-a-passo, possvel pintar com perfeio todas as partes pretas que julgar necessrio em seu carro. Isso com certeza trar um visual excelente e um fino acabamento ao veculo, coisa que muito agrada aos olhos do dono e dos admiradores, alm de valorizar em caso de uma possvel venda. MATERIAL UTILIZADO: - Lixa fina para plstico; - Lixa grossa para ferro; - Sabo neutro / shampoo automotivo de sua preferncia; - Jornal; - Fita crepe; - Tesoura; - Tinta preto fosco / brilhante do tipo spray; - Flanela; PREPARAO DA SUPERFICIE A rea a ser pintada deve ser lavada e estar livre de impurezas, para isso utilize o material de limpeza e lave muito bem o local da pintura. Aps seco, realizar o processo de lixar o local. Caso exista a necessidade de remover uma camada de tinta, como o caso dos componentes de metal, use a lixa com granulao superior e lixe at que toda a tinta seja removida da superfcie, aps isso, deve-se lavar novamente esta rea. Em caso do plstico, utilize uma lixa bem fina e execute o processo lixando a pea com cuidado. Lixe pouco, no necessrio lixar muito. Lembre-se de limpar bem, principalmente as saias, pois tem grande concentrao de sujeira e um local adorado pelos lavadores de carro para colocar uma srie de componentes qumicos, os quais em alguns casos danificam o plstico da mesma. Em caso de estar extremamente fina (at mesmo mole), no aconselho a pintura sem antes efetuar uma restaurao, nem que superficial da pea. Agora, com superfcie devidamente limpa e SECA, partimos ao prximo passo. ISOLAMENTO (NO NECESSRIO EM PEAS SOLTAS, COMO O CASO DOS LIMPADORES DE PARA BRISA, ETC)

O Isolamento dever ser a parte de maior ateno e cuidado de todo o processo, principalmente no caso das maanetas, retrovisor e demais partes visveis. O primeiro passo utilizar somente a fita crepe, contornado toda a extenso da pea a fim de isolar as bordas da mesma da carroceria / rea que no deve reter tinta. Contorne toda a rea da pea de maneira que ela fique completamente isolada em suas bordas. Para isso, utilize pedaos de tamanho varivel de fita crepe, sempre tapando todas as frestas. Observe as imagens:

O segundo passo, aps o isolamento das bordas, o uso de jornal. Para isso utilize folhas duplas na rea de maior contato, e prenda-o com fita crepe nas bordas que voc j fez anteriormente, reforando a borda e dando inicio a proteo das demais reas.

Nas imagens acima podemos perceber como o jornal esta preso exatamente nas bordas feitas. Faa um isolamento amplo, de acordo com a rea a ser pintada pois caso ocorra algum imprevisto, certamente sua pintura estar bem protegida. Use folhas duplas prximo a rea a ser pintada, pois isso aumenta o grau de proteo. Conforme afastar do local, pode-se lanar mo de folha nica, mas lembre-se que FOLHA NICA NOS LOCAIS MAIS AFASTADOS! Na hora de emendar uma folha outra, utilize a fita crepe em toda a extenso da emenda, pois isso evita que a tinta penetre por buracos. Este um detalhe

importante, no menospreze o vento e tampe qualquer buraco por menos que seja em seu isolamento. Isole o carro at atingir uma boa rea coberta (principalmente se for sua primeira vez e no tiver o conhecimento necessrio sobre o processo para poder isolar uma menor rea e poupar tempo) conforme imagem abaixo:

Estando o carro devidamente isolado, podemos passar para o prximo passo.

PINTURA: Aps um bom tempo dedicado ao isolamento, estamos enfim na etapa da pintura. bom levar em conta alguns pontos: - Assegure-se que est em um ambiente ventilado; - Use mascara; - No pinte em dias de chuva intensa e muita umidade no ar; - Evite deixar secar sob vento excessivo; - Evite deixar secar em ambiente empoeirado e com alto grau de poeira no ar; Em caso da tinta preto fosco, o processo de secagem bem rpido, dificultado os problemas ocasionados pelo clima. O ideal realizar a pintura em galpo ventilado, sombra e com pouco vento encanado. Agite bem a sua latinha de spray e realize o teste de pulverizao em um jornal, feito isso, siga as instrues do fabricante para o tempo entre demos e uso correto da tinta. Hipoteticamente, adotamos um intervalo de 10~15 minutos entre demos, sendo esse mais extenso caso esteja nublado e com chuvisco leve. A primeira demo deve ser bem fina, utilize a nvoa para cobrir a superfcie. No tente aqui cobrir completamente a pea, caso observe falhas, no h problema. Mas lembre-se que a falha se refere ao total preenchimento com uma demo grossa, e no uma rea evidentemente sem tinta, portanto, pulverize a rea por completo, respeitando a distncia da pea recomendada pelo fabricante (normalmente 10~20cm). Caso no saiba, siga a dica e utilize a nevoa que sai do spray, sem concentrar a tinta. Aguarde de 10 20 minutos e aplique a segunda demo, da mesma maneira, fina e sempre espalhando bem o spray. Mais um intervalo de 10 20 minutos e aplique novamente uma nova demo como j mencionado. Finalmente, espere de 20 30 minutos e realize a ultima demo. Lembre-se de que antes de cada demo, verifique as falhas e corrija os locais menos atingidos pela tinta. Sempre chacoalhe bem a latinha e engatilhe diversas vezes para no ter problemas com presso. Feito isso, o resultado deve ser algo prximo a foto abaixo:

Agora devemos esperar o tempo de secagem completa, algo em torno de 24hrs em ambiente seco. Em caso de ambiente mido, espere algo em torno de 32hrs. Caso a pea esteja solta, possvel mud-la de local aps a secagem ao toque, algo que varia de 2 6 horas. Verifique nas instrues de uso da tinta. Caso no tenha acesso, espere algo em torno de 6hrs. No toque a pea antes de um intervalo de no mnimo 2hrs, em especial o preto fosco, o qual aparenta estar seco j entre uma demo e outra. No faa demos grossas para no prejudicar a

secagem e a aderncia, pois a tinta certamente ir descascar, em especial com os limpadores. Peas soltas em contato com a superfcie em que esto apoiadas para pintura tendem descascar caso sejam retiradas antes de uma boa secagem de toque, portanto espere o tempo necessrio para retira-las do local. Uma boa dica usar cavaletes para suspender a pea e deix-la apoiada por suas extremidades. Caso seja necessrio pintar os 2 lados, realize a pintura completa em um lado de cada vez. Aconselho a esperar a secagem completa para no correr o risco de danificar a pintura por algum descuido ocasionando um dos problemas j citados acima. Feito isso, s aproveitar o resultado! Retire o isolamento quando atingir o tempo de secagem completa. Mais fotos do processo de pintura: Fotos do processo de pintura:

Bom servio e boa diverso!

You might also like