You are on page 1of 99

ENSAIO DE MATERIAIS

Prof Digenes Bitencourt

BASES TECNOLGICAS
Diagrama Tenso-Deformao; Ensaio de Trao; Ensaio de Compresso; Ensaio de Cisalhamento; Ensaio de dureza Brinell; Ensaio de dureza Rockwell; Ensaio de dureza Vickers; Ensaio com lquidos penetrantes; Ensaio com partculas magnticas; Ensaio com ultra-som; Ensaio com radiografia industrial.

HABILIDADES
Interpretar o diagrama Tenso-Deformao; Descrever as propriedades mecnicas trao, compresso e ao cisalhamento; Descrever os principais ensaios de dureza destrutivos e no destrutivos; Realizar ensaios no destrutivos para deteco de falhas em produtos acabados e semiacabados.

COMPETNCIAS
Conhecer as propriedades mecnicas trao, compresso e ao cisalhamento; Conhecer os principais ensaios de dureza destrutivos e no destrutivos.

ENSAIO DE MATERIAIS
Para que servem os ensaios? por meio deles que se verifica se os materiais apresentam as propriedades que os tornaro adequados ao seu uso.

ENSAIO DE MATERIAIS
Evoluo

ALGUNS TIPOS DE ESFOROS

ONDE SO FEITO OS ENSAIOS


Oficina Laboratrio

ENSAIO POR LIMA

ENSAIO POR CENTELHA

PROTTIPO

a verso preliminar de um produto, produzida em pequena quantidade, e utilizada durante a fase de testes.

PROTTIPO

CORPO DE PROVA
uma amostra do material que se deseja testar, com dimenses e forma especificadas em normas tcnicas.

CORPO DE PROVA

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS


Fsicas Qumicas

PROPRIEDADES MECNICAS
Referem-se forma como os materiais reagem aos esforos externos, apresentando deformao ou ruptura.

PROPRIEDADES MECNICAS
Elasticidade; Plasticidade; Resistncia Mecnica.

ELASTICIDADE
a capacidade que um material tem de retornar sua forma e dimenses originais quando cessa o esforo que o deformava.

ELASTICIDADE

PLASTICIDADE
a capacidade que um material tem de apresentar deformao permanente aprecivel, sem se romper.

PLASTICIDADE

RESISTNCIA MECNICA
a capacidade que um material tem de suportar esforos externos (trao, compresso, flexo etc.) sem se romper.

RESISTNCIA MECNICA

ENSAIOS MECNICOS
Destrutivos No Destrutivos

ENSAIOS DESTRUTIVOS
Trao Compresso Cisalhamento Dobramento Flexo Embutimento Toro Dureza Fluncia Fadiga Impacto

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS
Visual Lquido penetrante Partculas magnticas Ultra-som Radiografia industrial

DUVIDAS?

ENSAIO DE TRAO
Para que serve? O ensaio de trao consiste em submeter o material a um esforo que tende a along-lo at a ruptura. Os esforos ou cargas so medidos na prpria mquina de ensaio.

ENSAIO DE TRAO
O ensaio mecnico mais importante para a determinao da resistncia dos materiais o ensaio de trao.

ENSAIO DE TRAO
No ensaio de trao o corpo deformado por alongamento, at o momento em que se rompe. Os ensaios de trao permitem conhecer como os materiais reagem aos esforos de trao, quais os limites de trao que suportam e a partir de que momento se rompem.

Antes da ruptura, a deformao

Antes da ruptura, a deformao

Alongamento

Alongamento
Representado pela letra A. Expresso pla seguinte igualdade: A = Lf - Lo Lo Lo = comprimento inicial Lf = comprimento final

DEFORMAES
H dois tipos de deformao, que se sucedem quando o material submetido a uma fora de trao: a elstica e a plstica.

Deformao Elstica
Deformao elstica: no permanente. Uma vez cessados os esforos, o material volta sua forma original.

Deformao Plstica
Deformao plstica: permanente, uma vez cessados os esforos, o material recupera a deformao elstica, mas fica com uma deformao residual plstica, no voltando mais sua forma original.

Tenso de Trao
Tenso (T) a relao entre uma fora (F) e uma unidade de rea (S): T = F (N) S (mm)

Tabela de Converses
1N 1 kgf 1 MPa 1 kgf/mm
2

= 0,10 2kgf = 0,454 lb = 1N/mm


2

= 9,807 N = 0,102 kgf/mm = 9,807 MPa


2 2

= 1422,27 psi

= 9,807 N/mm

ENSAIO DE TRAO: PROPRIEDADES MECNICAS AVALIADAS


Quando o ensaio de trao realizado num laboratrio, com equipamento adequado, ele permite registrar informaes importantes para o clculo de resistncia dos materiais a esforos de trao e, conseqentemente, para projetos e clculos de estruturas. Algumas informaes so registradas durante a realizao do ensaio e outras so obtidas pela anlise das caractersticas do corpo de prova aps o ensaio.

ENSAIO DE TRAO: PROPRIEDADES MECNICAS AVALIADAS


Os dados relativos s foras aplicadas e deformaes sofridas pelo corpo de prova at a ruptura permitem traar o grfico conhecido como diagrama tenso-deformao.

DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO
Quando um corpo de prova submetido a um ensaio de trao, a mquina de ensaio fornece um grfico que mostra as relaes entre a fora aplicada e as deformaes ocorridas durante o ensaio. Mas o que nos interessa para a determinao das propriedades do material ensaiado a relao entre tenso e deformao.

DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO

DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO
Analisando o grfico podemos ficar conhecendo algumas propriedades que o diagrama nos permite determinar. E a primeira delas o LIMITE ELSTICO.

LIMITE ELSTICO
Observe o diagrama a seguir. Note que foi marcado um ponto A no final da parte reta do grfico. Este ponto representa o limite elstico.

LIMITE ELSTICO
O limite elstico recebe este nome porque, se o ensaio for interrompido antes deste ponto e a fora de trao for retirada, o corpo volta sua forma original, como faz um elstico.

LIMITE ELSTICO
Na fase elstica os metais obedecem lei de Hooke. Suas deformaes so diretamente proporcionais s tenses aplicadas. Exemplificando: se aplicarmos uma tenso de 10 N/mm2 e o corpo de prova se alongar 0,1%, ao aplicarmos uma fora de 100 N/mm2 o corpo de prova se alongar 1%.

MDULO DE ELASTICIDADE
Na fase elstica, se dividirmos a tenso pela deformao, em qualquer ponto, obteremos sempre um valor constante. Este valor constante chamado mdulo de elasticidade. A expresso matemtica dessa relao : E=T

LIMITE DE PROPORCIONALIDADE
Porm, a lei de Hooke s vale at um determinado valor de tenso, denominado limite de proporcionalidade, que o ponto representado no grfico a seguir por A, a partir do qual a deformao deixa de ser proporcional carga aplicada.

LIMITE DE PROPORCIONALIDADE

ESCOAMENTO
Terminada a fase elstica, tem incio a fase plstica, na qual ocorre uma deformao permanente no material, mesmo que se retire a fora de trao. No incio da fase plstica ocorre um fenmeno chamado escoamento. O escoamento caracteriza-se por uma deformao permanente do material sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformao. Durante o escoamento a carga oscila entre valores muito prximos uns dos outros.

ESCOAMENTO

LIMITE DE RESISTNCIA
Aps o escoamento ocorre o encruamento, que um endurecimento causado pela quebra dos gros que compem o material quando deformados a frio. O material resiste cada vez mais trao externa, exigindo uma tenso cada vez maior para se deformar.

LIMITE DE RESISTNCIA
Nessa fase, a tenso recomea a subir, at atingir um valor mximo num ponto chamado de limite de resistncia (B).

LIMITE DE RESISTNCIA
Para calcular o valor do limite de resistncia (LR), basta aplicar a frmula: LR = Fmax So

LIMITE DE RUPTURA
Continuando a trao, chega-se ruptura do material, que ocorre num ponto chamado limite de ruptura (C).

LIMITE DE RUPTURA
Note que a tenso no limite de ruptura menor que no limite de resistncia, devido diminuio da rea que ocorre no corpo de prova depois que se atinge a carga mxima.

Elementos representados num mesmo diagrama Tenso-Deformao

ESTRICO
a reduo percentual da rea da seo transversal do corpo de prova na regio onde vai se localizar a ruptura. A estrico determina a ductilidade do material. Quanto maior for a porcentagem de estrico, mais dctil ser o material.

DUCTILIDADE
A ductilidade ou ductibilidade a propriedade fsica dos materiais de suportar a deformao plstica, sob a ao de cargas, sem se romper ou fraturar. Um material dctil aquele que se deforma sob uma tenso. Ouro, cobre e alumnio so metais muito dcteis. O oposto de dctil frgil, quando o material se rompe sem sofrer grande deformao.

Dvidas?

PROCEDIMENTOS NORMALIZADOS GLOBALIZAO

NORMALIZAO

CONFIABILIDADE DOS ENSAIOS


Os ensaios indicam as propriedades absolutas de um material? No. Porqu? No reproduzem totalmente os esforos a que uma pea submetida.

CONFIABILIDADE DOS ENSAIOS


COEFICIENTE DE SEGURANA

O qual leva em considerao as Incertezas

Normas tcnicas voltadas para ensaios de Trao


Normas mais utilizadas so referentes : Especificao dos materiais. Mtodo de ensaio.

NORMAS MAIS UTILIZADAS PELOS LABORATRIOS


ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas ASTM - American Society for Testing and Materials DIN - Deutsches Institut fr Normung AFNOR - Association Franaise de Normalisation BSI - British Standards Institution ASME - American Society of Mechanical Engineer ISO - International Organization for Standardization JIS - Japanese Industrial Standards SAE - Society of Automotive Engineers COPANT - Comisso Panamericana de Normas Tcnicas

EQUIPAMENTO UTILIZADO PARA O ENSAIO DE TRAO

MQUINA UNIVERSAL

DINAMMETRO
Aparelho utilizado para medir a fora aplicada.

CORPO DE PROVA
Caractersticas especificadas de acordo com normas tcnicas.

Suas dimenses devem ser adequadas capacidade da mquina de ensaio.

TIPOS DE CORPOS DE PROVA

TIPOS DE CORPOS DE PROVA

PARTES DO CORPO DE PROVA


Parte til regio onde so feitas as medidas das propriedades mecnicas do material. Cabeas so as regies extremas, que servem para fixar o corpo de prova mquina.

NORMAS PARA CORPOS DE PROVA


Segundo a ABNT, o comprimento da parte til dos corpos de prova utilizados nos ensaios de trao deve corresponder a 5 vezes o dimetro da seo da parte til.

NORMAS PARA CORPO DE PROVA


Por acordo internacional, sempre que possvel um corpo de prova deve ter 10 mm de dimetro e 50 mm de comprimento inicial. No sendo possvel a retirada de um corpo de prova deste tipo, deve-se adotar um corpo com dimenses proporcionais a essas.

NORMAS PARA CORPOS DE PROVA


Corpos de prova com seo retangular so geralmente retirados de placas, chapas ou lminas. Suas dimenses e tolerncias de usinagem so normalizadas pela ISO/R377 enquanto no existir norma brasileira correspondente.

NORMAS PARA CORPOS DE PROVA


A norma brasileira (NBR 6152, dez./1980) somente indica que os corpos de prova devem apresentar bom acabamento de superficie e ausncia de trincas.

NORMAS PARA CORPOS DE PROVA


Em materiais soldados, podem ser retirados corpos de prova com a solda no meio ou no sentido longitudinal da solda.

PREPARAO DO CORPO DE PROVA PARA O ENSAIO DE TRAO


1 Passo identificar o material do corpo de prova. 2 Passo - deve-se medir o dimetro do corpo de prova em dois pontos no comprimento da parte til, utilizando um micrmetro, e calcular a mdia. 3 Passo - Por fim, deve-se riscar o corpo de prova, isto , traar as divises no comprimento til. Num corpo de prova de 50 mm de comprimento, as marcaes devem ser feitas de 5 em 5 milmetros.

PREPARAO DO CORPO DE PROVA PARA ENSAIO DE TRAO

ANLISE DOS RESULTADOS


Nesta etapa determinam-se as principais propriedades que podem ser obtidas no ensaio de trao.

COMO CALCULAR O ALONGAMENTO


Alongamento Plstico que define a ductilidade do material A = Lf - Lo Lo

COMO CALCULAR O ALONGAMENTO


A primeira coisa a fazer juntar, da melhor forma possvel, as duas partes do corpo de prova. Depois, procura-se o risco mais prximo da ruptura e conta-se a metade das divises (n/2) para cada lado. Mede-se ento o comprimento final, que corresponde distncia entre os dois extremos dessa contagem.

COMO CALCULAR O ALONGAMENTO

COMO CALCULAR O ALONGAMENTO


Se a ruptura ocorrer fora do centro, de modo a no permitir a contagem de n/2 divises de cada lado, deve-se adotar o seguinte procedimento normalizado: Toma-se o risco mais prximo da ruptura. Conta-se n/2 divises de um dos lados. Acrescentam-se ao comprimento do lado oposto quantas divises forem necessrias para completar as n/2 divises. A medida de Lf ser a somatria de L+ L

COMO CALCULAR O ALONGAMENTO

DETERMINAO DO LIMITE ELSTICO OU DE PROPORCIONALIDADE


O limite elstico a mxima tenso que uma pea pode ser submetida? Por que? R = Sim. Porque a partir desse ponto a deformao permanente

LIMIT ELSTICO
Ficou conhecido como Limite Jhonson. Vamos determinar o Limite Jhonson na prtica:

LIMIT ELSTICO

LIMIT ELSTICO

LIMIT ELSTICO

LIMIT ELSTICO

LIMITE DE ESCOAMENTO: valores convencionais

LIMITE DE ESCOAMENTO: valores convencionais


Vrios metais no apresentam escoamento, e mesmo nas ligas em que ocorre ele no pode ser observado, na maioria dos casos, porque acontece muito rpido e no possvel detect-lo. Por essas razes, foram convencionados alguns valores para determinar este limite. O valor convencionado (n) corresponde a um alongamento percentual. Os valores de uso mais freqente so: n = 0,2%, para metais e ligas metlicas em geral; n = 0,1%, para aos ou ligas no ferrosas mais duras; n = 0,01%, para aos-mola.

LIMITE DE ESCOAMENTO: valores convencionais

TENSO NO LIMITE DE RESISTNCIA


Este valor de tenso utilizado para a especificao dos materiais nas normas, pois o unico resultado preciso que se pode obter no ensaio de trao e utilizado como base de clculo de todas as outras tenses determinadas neste ensaio.

DIFICULDADES COM A TENSO DE RUPTURA


difcil determinar com preciso o limite de ruptura, pois no h forma de parar o ponteiro da fora no instante exato da ruptura. Alm disso, o limite de ruptura no serve para caracterizar o material, pois quanto mais dctil ele , mais se deforma antes de romper-se.

CALCULANDO A ESTRICO
A estrico tambm uma medida da ductilidade do material. representada pela letra Z, e calculada pela seguinte frmula: Z = So Sf So

EXEMPLO DE RELATRIO DE ENSAIO DE TRAO


Interessado(a): JJA Data: 22/12/95 Material ensaiado (descrio): Ao 1020 Equipamento: Mquina universal Norma(s) seguida(s): ABNT - NBR 6152
C.P . n
o

Mdio

Comprimento til

rea da seo

Limite de escoamento

Limite de resistncia

Alongamento

Estrico

mm

mm

inicial mm2

Mpa

MPa

mm Lf

mm Df

10

50

78,54

21991

280

32987 420

62

24

64

Executante:

Visto:

You might also like