You are on page 1of 3

PEC 300 vive dia de co

Por: Capito Assumo O piso salarial nacional dos bombeiros e policiais (PEC 300) levou nova investida ontem (23) quando o Senado recebeu em audincia na Comisso de Assuntos Econmicos (CAE) o ministro Mantega. O debate durou exatas duas horas e quarenta e cinco minutos. Falando extensamente sobre a crise mundial aos parlamentares do Senado, comeou o seu relatrio de forma contraditria ao afirmar que o Brasil est mais preparado para passar pela crise atualmente do que durante o ano da quebra do Lehman Brothers (2008), citando valores de US$152 bilhes em reserva a mais do que o ano de 2008. E durante a sua assertiva s falou sobre a pujana da nao brasileira, sendo muito enftico na diferena superior que o Brasil tem em relao aos demais estados nacionais exemplificando a grandiosidade de nosso mercado interno em relao aos demais pases que no vivem essa realidade. At ai tudo bem. Mas o ataque veio em seguida quando o ministro citou as despesas obrigatrias. Afirmou que as despesas de custeio precisam ser controladas, crescendo menos que o PIB e, detalhe, que novas despesas no possam ser criadas.

Prevendo para esses momentos uma vitria dos bombeiros e policiais dentro da Cmara, com o encerramento da votao em segundo turno da PEC 300, e imediato encaminhamento da proposta ao Senado Federal, Mantega desferiu um golpe contra a matria: Fao um apelo a esta Casa para que os Senadores nos ajudem a cumprir essa diretriz, que muito importante para a solidez do Governo. Por exemplo, PEC 300, no aprovao da DRU, isso delicado, acaba ameaando a situao do Governo. A gente deve fazer essa conteno de gastos de custeio e no criar novos gastos de custeio, pelo menos neste ano, para abrir espao para a continuao de investimentos e desoneraes tributrias. Mantega, como os demais opositores ao Piso dos bombeiros e policiais, continua se utilizando de termos inapropriados para o real investimento na segurana pblica brasileira. Chama a criao do piso nacional de gasto quando, pela sua prpria especialidade na rea deveria falar de investimento. A sua choldra j adquiriu esse costume quando o assunto desmerecer uma matria relevante para a nao em detrimento aos interesses rasteiros dos que hoje administram o Brasil. J era de se esperar. O ministro fez o mesmo na Cmara dos Deputados no ltimo dia 9, quando os bombeiros e policiais perderam a grande oportunidade de ocupar o plenrio da Cmara e cobrar do presidente Marco Maia a imediata incluso na pauta da PEC300. noite, foi a vez de Michel Temer e cerca de 120 convidados jantar com a Presidenta Dilma Roussef no Palcio do Jaburu, residncia oficial do vicepresidente da Repblica. Mesmo que aparentemente no tenha surgido nenhuma fala direta, o jantar, regado a anchova branca, filet mignon e rondelli, teve por objetivo tcito unir os parlamentares do PMDB novamente para que estes no venham a forar a incluso da PEC 300 na pauta. Dilma no discursou muito pois afinal, segundo ela, teriam ido ao Jaburu "para beber e no para conversar". J Temer aproveitou o momento para reafirmar que o PMDB "est mais unido do que nunca" em apoio ao governo. Ser?

A nica ressalva positiva do dia ficou por conta da convocao do ministro das Comunicaes, Paulo Bernardo, Cmara, depois que vieram tona as denncias de uso irregular de avio de uma empreiteira, a construtora Sanches Tripoloni. Os deputados no ficaram satisfeitos com as respostas do ministro e programaro retorno de Bernardo para nova rodada de esclarecimentos sobre esses fatos. Esse ministro, relembrando, foi o responsvel pela divulgao tendenciosa de nmeros irreais sobre a repercusso financeira da complementao salarial da PEC 300 por parte da Unio aos estados: cerca de mais de R$ 40 bilhes de reais anuais. Uma grande farsa amplamente divulgada pela imprensa nacional. Ciente de uma inevitvel vitria dos bombeiros e policiais tanto na Cmara quanto no Senado o governo no cessar os ataques at que tenha dissuadido completamente todo movimento em prol da PEC 300.

You might also like