You are on page 1of 2

Boletim Operrio 132

Caxias do Sul, 26 de agosto de 2011.

International Workers Association www.iwa-ait.org


http://internationalworkersassociation.blogspot.com

secretariado@iwa-ait.org Brazilian Workers Confederation


E-Mail cobforgs@yahoo.com.br

Moo da Federao Operria do Rio Grande do Sul


Considerando que a priso do operrio Manuel Campos, h trs meses encarcerado sem processo de nenhuma espcie, na Casa de Deteno, no Rio, acusado de pretender falar num comcio , uma flagrante injustia, contrria a todos os princpios de humanidade; Considerando que esse fato representa uma odiosa perseguio com a qual o governo brasileiro pretende aniquilar a propaganda pelas reivindicaes operrias; Considerando que aquele operrio, por ser estrangeiro, no est inibido do direito de, conjuntamente com os operrios brasileiros, pugnar pelos direitos de sua classe; Considerando que o operariado brasileiro uma nota humilhante, a perseguio e expulso de um operrios estrangeiro, que para aqui veio trabalhar ao nosso lado e conosco lutar pelas reivindicaes da classe trabalhadora;

Rio Grande do Suls Workers Federation http://osyndicalista.blogspot.com forgscob@yahoo.com.br Center of Studies and Social Research http://boletimoperario.yolasite.com http://cepsait.webnode.com http://cepsait.blogspot.com ceps_ait@hotmail.com Our purpose is to motivate the social research and stimulate the change relations which are related to the collection and production of informations about the history of the Brazilian Worker Movement.

A Federao Operria do Rio Grande do Sul protesta contra essa injustia praticada pelas autoridades brasileiras, e chama a ateno do proletariado riograndense para essa bem caracterizada perseguio nossa classe e menos prezo aos nossos direitos.
Sala das Sesses da Federao Operria em Porto Alegre, 6 de novembro de 1914 Celestino Silva (Unio Operria Internacional); Joaquim Monteiro (Unio da Estiva do Rio Grande); Firmino Carvalho (Sindicato dos Marceneiros); Drio Rostro (Sindicato Padeiros); Agenor de Menezes (Unio Tipogrfica); Miguel Gusmo (Unio dos Pedreiros); Antonio Cariboni (Federao Operria Pelotense); F. Sal=ya (Unio dos Trabalhadores em Veculos); Jos Caldas (Unio dos Barbeiros); Tarqunio Strapa (Liga Operria). A Voz do Trabalhador Rio de Janeiro 01 de dezembro de 1914.

Worker Bulletin
Year III Friday N 132 08/26/2011.
Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

A Justia Ouves? Retumba a torva tempestade, Que pavorosa envolve a humanidade, No turbilho perene dessa vida, Que a custo no a v j dissolvida. Cultos, deuses, senhores poderosos, Erguem-se insultantes, vis, jocosos, Defronte torpe massa que desfila...
Uruguaiana RS 1916

Moo da Confederao Operria Brasileira Considerando que a priso do operrio Manuel Campos, levada a efeito em Santos, a trs meses, foi um ato ilegal, arbitrrio, violento, afrontoso para a dignidade das classes trabalhadoras pois que nenhum crime, nem mesmo qualquer infrao s leis do Estado cometeu ele, como o prova o fato de nenhum processo estar instaurado contra o detido; e que o pretexto invocado para a sua priso a expulso do territrio nacional - duplamente insustentvel e indecentissimo porque Manuel Campos, embora nascido em outro pas, est h 18 anos no Brasil, para onde veio com apenas 4 anos, e onde se criou, onde se tornou homem, onde tem espandido todo o seu esforo de trabalhador honesto e porque no o expulsaram ainda, depois de trs meses de priso, sendo, portanto, a longa deteno que est ele sofrendo absolutamente injustificvel, e imoral, absurda, ignomiosa, prepotente, desptica, tirnica.

Os operrios do Rio de Janeiro, reunidos em comicio pblico, na sede social da Confederao Operria Brasileira, que convocou, s 16 h 30 min do dia 8 de novembro, resolveram lanar publicamente o indignado e veemente protesto contra a inqualificvel arbitrariedade que pesa sobre o trabalhador Manuel Campos, vitima da sanha policial e governamental daqueles que, guindados aos poderes chamados diretores do pas, nada mais fazem do que defender os interesses dos capitalistas, em prejuzo sempre dos interesses reais do proletariado.
A Voz do Trabalhador Rio de Janeiro 1 de dezembro de 1914.

E que algum erga a voz, debilitade, Que diga que quer po, que quer abrigo, Como na esquina o trpego mendigo!... Que invoque a lei sagrada, ou a justia Que num leito de vil ouro se espreguia: Caprichosa, cruel, ensangentada!... Jos de Barros A Revolta Santos maio de 1914

CEPS-AIT NO GOOGLE PLUS

Amigas e Amigos O Boletim Operrio depende de sua colaborao! Caso possam estar nos enviando: fotos, documentos, panfletos, noticias de jornais e revistas, todos eles relacionados ao Movimento Operrio Brasileiro, este independente do Estado, dos Patres, das Igrejas e dos Partidos Polticos em muito estaro contribuindo com nosso trabalho de pesquisa social. Aos que puderem colaborar antecipamos nossos agradecimentos.

Operrios da Fbrica Carioca RJ - 1913

Acidente de trabalho vitima funcionrio em Cerro Largo Na manh da quinta-feira, 5 de maio de 2011, ocorreu acidente de trabalho na Industrial Becker em Cerro Largo, RS. Vilmar Zimermann, 34 anos, funcionrio da empresa, trabalhava na montagem de uma carreta agrcola, quando uma tampa metlica caiu sobre sua cabea. Foi acionado o Samu que compareceu ao local e confirmou o bito. O corpo de Vilmar foi encaminhado ao IML de Santo ngelo, para necropsia. Vilmar Zimermann era paranaense e trabalhava em Cerro Largo a cerca de quatro meses.

Informativo Semanal Anarcossindicalista Weekly Anarcho-syndicalist Newsletter

You might also like