You are on page 1of 6

Habilidades Especficas

Msica

MSICA
1. INTRODUO
As provas de Habilidades Especficas em Msica tm por objetivo avaliar a formao musical do candidato, bem como o seu potencial artstico. Em seu aspecto tcnico, o exame avalia o conhecimento de teoria musical, solfejo, treinamento auditivo e execuo instrumental. Sendo a Msica uma rea artstica, tambm so avaliados aspectos mais subjetivos, como interpretao e expressividade. Ainda assim, trata-se de uma prova de vestibular, em que se espera um conhecimento geral mnimo do candidato. O exame, que, tem durao de dois dias, dividido em duas etapas e composto por um conjunto de provas que varia de acordo com a opo escolhida pelo candidato. A primeira etapa constar das provas especficas de cada opo. Os candidatos aprovados na primeira etapa do exame de Habilidades Especficas prosseguiro com as demais provas. Instrumentos exigidos As modalidades da opo Instrumentos so: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Violo, Flauta, Obo, Clarineta, Trompete, Trombone, Percusso, Voz, Piano e Cravo. A opo de Msica Popular oferece os seguintes instrumentos: Violo, Guitarra, Contrabaixo, Piano, Saxofone, Voz e Bateria. Para as opes de Instrumentos e Msica Popular no sero aceitos instrumentos que no constem das respectivas listagens. Para as opes de Licenciatura, Composio e Regncia o candidato poder prestar a prova com qualquer instrumento. Os candidatos de canto erudito e popular devero trazer seus prprios instrumentistas acompanhadores.

2. OBJETIVO E CONCEPO DA PROVA


1. Estruturao Musical Trata-se de uma prova escrita, apresentada em duas verses: uma para as opes Licenciatura, Composio, Regncia e Instrumento, e outra para a opo Msica Popular. A prova consiste em questes de teoria musical, princpios de harmonia e anlise, e questes de conhecimentos gerais em msica. 2. Percepo Musical Escrita uma prova coletiva e comum para todas as modalidades. Atravs de uma srie de questes tcnicas (ditados rtmicos, meldicos, de intervalos e de acordes), a prova procura avaliar o treinamento auditivo do candidato, bem como o seu conhecimento de repertrio, gneros e estilos musicais. A prova inteiramente gravada, e estando o tempo para as respostas j previsto na prpria gravao. 3. Percepo Musical Oral uma prova individual e comum a todas as modalidades. A prova avalia a desenvoltura do candidato em solfejo rtmico e meldico, entoao de intervalos e leitura musical (sem instrumento). 4. Instrumentos Ainda que obrigatria para todas as modalidades, a prova de instrumento varia em teor de uma modalidade para outra. Basicamente, ela exige a execuo de uma ou mais peas musicais, exerccios tcnicos a critrio da banca e leitura primeira vista. Para a opo Msica Popular o candidato deve ainda demonstrar fluncia em improvisao. Para algumas modalidades a pea musical de livre-escolha; para outras, deve ser selecionada dentre uma lista apresentada no Manual do Candidato. 5. Composio (somente para candidatos modalidade Composio) A prova constituda por questes de anlise auditiva de peas, enfoque seu aspecto composicional, e tambm por exerccios de composio musical a partir de material fornecido pela banca. O candidato deve ainda passar por uma entrevista com a banca e apresentar trabalhos de composio j realizados.

Prova Comentada Msica Habilidades Especficas

MSICA
6. Regncia (somente para os candidatos modalidade Regncia) O material para a prova estar disponvel na pgina eletrnica da Comvest (www.comvest.unicamp.br) com quarenta e oito horas de antecedncia, para que o candidato possa se preparar. As questes procuram avaliar a memria musical do candidato, sua capacidade auditiva e tambm sua tcnica de regncia. No dia da prova, o candidato deve ensaiar uma pea com um coro oferecido pela banca. O candidato tambm passa por uma entrevista com a banca. Ainda que no seja eliminatrio, um conhecimento mnimo de piano recomendado.

3. PROGRAMA
As provas de Habilidades Especficas em Msica so elaboradas a partir do contedo apresentado exposto a seguir. Opes Licenciatura, Composio, Regncia e Instrumento: Teoria Musical: Compasso Ritmo Intervalos Tonalidades Escalas e Modos Melodia Formao de Acordes Inverses Funes Harmnicas Progresses Harmnicas Forma Apreciao de obras e estilos. Percepo Musical: Identificao de Intervalos Identificao de Acordes Reconhecimento de Timbres Ditados Rtmicos e Meldicos a uma e duas vozes Entoao de Intervalos Leitura Rtmica Leitura Meldica. Reconhecimento de obras, estilos e compositores. Instrumento: Qualquer que seja a sua opo, o candidato dever realizar uma prova de execuo com o instrumento de sua escolha. Os candidatos s modalidades Composio e Regncia devero apresentar uma pea de livre escolha. A banca poder ainda solicitar exerccios tcnicos e uma leitura primeira vista. Provas especficas As provas especficas de cada modalidade so as seguintes: Instrumentos prova de Instrumento. Licenciatura prova de Instrumento. Msica Popular prova de Instrumento. Composio prova de Composio. Regncia provas de Regncia e Instrumento.

Opo Instrumentos a) Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Obo, Clarineta, Trompete , Trombone e Percusso Duas peas de estilos contrastantes de livre escolha (movimentos de sonatas, concertos, etc.) escritas originalmente para o seu instrumento. A banca poder ainda solicitar exerccios tcnicos e uma leitura primeira vista. b) Flauta W. A. Mozart Concerto n.1, em Sol Maior, K.313, para flauta e orquestra, integralmente. c) Violo Tocar de memria uma obra de cada um dos grupos abaixo: Grupo 1: J. S. Bach: Preldio, Fuga e Allegro, para alade; Sutes para alade 1-4; Sutes para violoncelo solo 1 e 3. Grupo 2: Villa-Lobos: 12 Estudos; Preldios 2 e 5.

Prova Comentada Msica Habilidades Especficas

MSICA
Grupo 3: Uma obra representativa dentre os seguintes compositores: M. Giuliani, F. Sor e F. Trrega. Grupo 4: Uma obra representativa dentre os seguintes compositores: J. Turina, J. Rodrigo, M. Castelnuovo-Tedesco, M. Ponce e L. Brower. d) Piano Um Preldio e Fuga de J. S. Bach. Uma Sonata de autor clssico ou romntico. Uma obra contempornea, de preferncia de autor brasileiro. A banca poder ainda solicitar exerccios tcnicos e uma leitura primeira vista. e) Cravo Um Preldio e Fuga do Cravo Bem Temperado Vol. I de J. S. Bach. Duas invenes a trs vozes ou trs invenes a duas vozes de J. S. Bach. Trs peas de livre escolha da literatura francesa, inglesa, portuguesa, italiana ou espanhola, dos perodos medieval, barroco ou pr-clssico. As peas devem ser de autores e pocas diferentes entre si. Leitura primeira vista. Realizao de um baixo cifrado simples. f) Voz Uma ria de pera do sculo XIX. Uma Cano brasileira. Uma Cano em lngua alem ou francesa. Opo Regncia A prova de Regncia ser elaborada a partir dos seguintes itens: a) Execuo de um trecho de obra coral no registro vocal do candidato, a ser solicitado pela banca dentre quaisquer obras corais dadas; b) Execuo vocal de um trecho de obra coral dado, tocando outra voz ao piano; c) Memorizao de todas as vozes de um trecho coral dado; d) Regncia de um fragmento de obra coral a ser escolhido pelo candidato dentre as opes dadas pela banca; e) Regncia de um fragmento de obra coral dado; f) Leitura de fragmentos musicais primeira vista nas claves de SOL, D e F; g) Leitura ao piano de um fragmento coral dado. O material para a prova estar disponvel na pgina eletrnica da Comvest (www.comvest.unicamp.br) com quarenta e oito horas de antecedncia. Opo Composio A prova de Composio ser elaborada a partir dos seguintes itens: a) Exerccio de composio livre; b) Projeto ou arranjo de pea coral e /ou instrumental; c) Exerccio sobre tema e variaes; d) Criao musical para um texto dado; e) Apreciao de obras e estilos. Alm da prova, o candidato passar por uma entrevista durante a qual ser solicitado um pequeno Curriculum Vitae e ainda: Partituras de suas composies e/ou Gravaes de suas composies e/ou Execuo de suas composies. O curso de Composio trata da formao em composio de msica erudita. Quem desejar fazer composio de msica popular dever escolher a opo Msica Popular. Prova Comentada Msica Habilidades Especficas 3

MSICA
Opo Licenciatura a) Tocar uma pea de livre escolha em um instrumento, tambm de livre escolha; b) Cantar uma melodia de livre escolha; c) Entrevista. Opo Msica Popular Teoria Musical: Teoria bsica Aspectos rtmicos e meldicos Tonalidade Formao de Escalas Maiores e Menores Modos Construo de Acordes Tenses Harmnicas Campo Harmnico Funes Harmnicas Apreciao de obras e estilos. Percepo Musical: Ditados rtmicos e meldicos. Identificao de Acordes Identificao de Escalas Identificao de Intervalos Identificao de Timbres Entoao de Intervalos Leitura Rtmica Leitura Meldica. Instrumento: Pea de livre escolha Exerccios Tcnicos Leitura primeira vista Improvisao.

4. CRITRIO DE AVALIAO
O exame de Habilidades Especficas est dividido em duas etapas. Somente os candidatos aprovados na primeira etapa continuam a realizar as demais provas. Sero considerados aprovados para a segunda etapa do exame de Habilidades Especficas os candidatos que obtiverem nota mnima 16 (dezesseis) nas provas especficas, de um total de 48 (quarenta e oito) pontos. A nota final da prova de Habilidades Especficas para todas as opes do curso de Msica composta pelas notas das quatro provas comuns a todas as opes, a saber: Estruturao Musical, Percepo Musical Escrita, Percepo Musical Oral e Instrumento; no caso das opes Composio e Regncia, pela nota de mais uma prova, a de Composio ou de Regncia, respectivamente. Todas as provas tm como nota mxima 48 (quarenta e oito) pontos, sendo que a nota final da prova calculada da forma que segue, utilizando-se mdias ponderadas das notas das provas que compem a prova de Habilidades Especficas. I. Opo Licenciatura: as quatro provas (Estruturao Musical, Percepo Musical Escrita, Percepo Musical Oral e Instrumento) tm o mesmo peso. II. Opes Instrumento e Msica Popular: a nota da prova de Instrumento tem peso 2 (dois) e as demais (Estruturao Musical, Percepo Musical Escrita e Percepo Musical Oral) tm peso 1 (um). III. Opo Composio: a nota da prova de Composio tem peso 2 (dois) e as demais (Estruturao Musical, Percepo Musical Escrita, Percepo Musical Oral e Instrumento) tm peso 1 (um). IV. Opo Regncia: a nota da prova de Regncia tem peso 2 (dois) e as demais (Estruturao Musical, Percepo Musical Escrita, Percepo Musical Oral e Instrumento) tm peso 1 (um). Para as opes de Instrumento e Msica Popular, o preenchimento das vagas se dar da seguinte forma: os candidatos sero chamados de acordo com sua classificao por instrumento. As vagas sero preenchidas primeiramente com os candidatos que obtiverem a primeira colocao de cada instrumento, obedecendo-se ordem da maior para a menor NPO. Em seguida sero chamados os candidatos que ficarem na segunda colocao do seu instrumento, tambm observando o mesmo critrio de notas, e assim por diante, at serem preenchidas todas as vagas.

Prova Comentada Msica Habilidades Especficas

MSICA
5. INDICAES BIBLIOGRFICAS
CABRAL, Srgio. A MPB na era do Rdio. So Paulo: Editora Moderna, 1996. CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao Municipal. So Paulo: Editora 34, 1998. CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisao. 2 vols. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1991. CROCKER, Richard. A History of musical style. New York: McGrawHill, 1966. DIAMOND, Harold J. Music analyses. New York: Schirmer Books c1991. DUNSBY, Jonathan. WHITTALL, Arnold. Music analysis in theory and practice. London; Boston: Faber Music: Faber and Faber, 1988. EFEGE, Jota. Figuras e coisas da msica popular brasileira. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978-1980. GRIFFITHS, Paul. A msica moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. GROUT, Donald Jay. Histria de la Musica Occidental. Madrid: Alianza, 1988. GUEST, Ian. Arranjo: mtodo prtico. 3 vols. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional. So Paulo: Vitale, 1949. Treinamento elementar para msicos. So Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. KIEFER, Bruno. Histria da msica brasileira dos primrdios ao incio do Sculo XX. Porto Alegre: Movimento, 1976. KRAUSCHE, Valter. Msica Popular Brasileira: da cultura de roda msica de massa. So Paulo: Brasiliense, 1983. LACERDA, Osvaldo. Compndio de teoria elementar de msica. So Paulo: Ricordi, 1966. MARIZ, Vasco. Histria da Msica no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. MASSIN, Jean. Histria da msica ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. MELLO, Jose Eduardo Homem de. Msica popular brasileira: cantada e contada por: Tom, Baden, Caetano, Boscoli. So Paulo: Melhoramentos; EDUSP, 1976. NEVES, Jos Maria. Msica contempornea brasileira. So Paulo: Ricordi Brasileira, 1984. PLANTINGA, Leon. Anthology of romantic music. New York ; London: Norton, 1984. POZZOLI, Heitor. Guia Terico Prtico para o ensino do ditado musical. So Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. SALAZAR, Adolfo. Conceptos fundamentales de la historia de la msica. Madrid: Alianza, 1994. SALZER, Felix. Structural hearing: tonal coherence in music. New York: Dover, 1982. SLONIMSKY, Nicholas. Thesaurus of scales and melodic patterns. New York: Macmillan; London: C. Macmillan, 1986. STEHMAN, Jacques. Histria da msica europeia: das origens aos nossos dias. Lisboa: Bertrand, 1979. TINHORO, Jos Ramos. Histria social da msica popular brasileira. Lisboa: Caminho, 1990. Pequena histria da msica popular: da modinha cano de protesto. Petrpolis: Vozes, 1974.

6. PROVAS
As provas podem ser consultadas em: http://www.comvest.unicamp.br/vest2011/F2/provas/he/musica2011.pdf

Prova Comentada Msica Habilidades Especficas

You might also like