You are on page 1of 5

Descontaminao de lmpadas visando conservao do meio ambiente

1. Introduo Com o desenvolvimento tecnolgico, surgiram no mercado lmpadas com maior eficincia. Uma dessas tecnologias aplicadas a utilizao de mercrio em lmpadas de vapor de mercrio, vapor de sdio, luz mista, fluorescentes tubular, circular e compacta. Apesar de serem mais caras do que as lmpadas comuns, elas tem uma durao mdia de 20.000 horas. Mas, os componentes qumicos presentes em sua composio podem causar prejuzos ambientais se no tiverem a destinao correta. O grande vilo, nas lmpadas, o mercrio, um metal altamente txico, que pode contaminar o solo, os animais, as guas e os seres humanos. Isoladamente, o risco oferecido por uma lmpada quase nulo, mas levando em considerao 80 milhes de lmpadas comercializadas no Brasil, o problema se agrava. Quando intacta, a lmpada ainda no oferece perigo, sua contaminao se d quando ela quebrada, liberando vapor de mercrio.

2. Informaes bsicas sobre as lmpadas de mercrio Uma lmpada fluorescente tpica composta de um tubo selado de vidro preenchido com gs argnio e vapor de mercrio baixa presso parcial. Nestas condies, o tubo est em vcuo parcial. O interior do tubo revestido com uma poeira fosforosa composta de vrios elementos. Espirais de tungstnio, revestidas com substncia emissora de eltrons, forma os eletrodos em cada uma das extremidades do tubo. Quando a voltagem aplicada, os eltrons passam de um eletrodo para outro, criando um fluxo de corrente, denominado de arco voltaico, ou descarga eltrica. Estes eltrons chocam-se com os tomos de argnio, os quais por sua vez emitem mais eltrons. Os eltrons chocam-se com os tomos do vapor de mercrio, e energizam o vapor causando a emisso de radiao ultravioleta (UV). Quando os raios ultravioletas atingem a camada fosforosa que reveste a parede do tubo, ocorre ento a fluorescncia, produzindo luz visvel.

3. Impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de lmpadas contendo mercrio

O mercrio considerado o elemento potencialmente mais perigoso entre os constituintes das lmpadas, encontrando-se num estado e composio bastante voltil nas condies normais de presso e temperatura. Ao final de sua vida til as lmpadas contendo mercrio so, na maioria das vezes, destinadas aos aterros sanitrios contaminando o solo e, mais tarde, os cursos dgua. A presena de mercrio nas guas, mesmo que em pequenas quantidades, representa um grande problema ecolgico devido sua bioconcentrao, ou seja, a concentrao de mercrio aumenta nos organismos animais com a passagem atravs da cadeia alimentar, devido ao depsito do metal em vrios tecidos vivos. Assim, os organismos situados no final da cadeia alimentar apresentam uma concentrao mais elevada e, por vezes, perigosa para o prprio animal ou para os que deste se alimentam, originando srios problemas de sade pblica, podendo intoxicar comunidades inteiras, alm dos prejuzos econmicos que da possam advir. A via respiratria a mais importante via de penetrao e absoro do mercrio pelo organismo do ser humano. A ao txica do mercrio se manifesta, sobretudo, nas clulas do sistema nervoso, originando o quadro clnico caracterstico do mercurialismo, com tremores das mos e eretismo, que um comportamento anormal e introvertido. A exposio mercurial tem provocado profundos efeitos sobre a sade humana. Antologicamente, um dos mais trgicos exemplos de envenenamento pelo mercrio aconteceu na Baa de Minamata Japo, na dcada de 1950, onde mulheres grvidas foram expostas a altos nveis de mercrio atravs do consumo de peixes contaminados. Como resultado desta exposio, seus descendentes desenvolveram mltiplos sintomas neurolgicos (microcefalia, hipoplasia e atrofia do crebro). importante salientar, porm, que as lmpadas no so os nicos produtos ou resduos contendo mercrio. O mercrio amplamente utilizado em centenas de aplicaes industriais e domsticas. Devido s suas propriedades nicas, o mercrio um componente essencial em um grande nmero de produtos, tais como lmpadas fluorescentes, pilhas e baterias e, at mesmo, em produtos medicinais.

4. Legislao referente ao descarte de lmpadas contendo mercrio.

As lmpadas contendo mercrio aps o uso so classificadas como resduos perigosos Classe I (NBR 10004/04). Esses resduos necessitam de um gerenciamento adequado e diferenciado. Quanto Legislao Brasileira, o descarte adequado de lmpadas contendo mercrio, est segmentado e restrito aos nveis estadual e municipal.
Nmero Ttulo (Dispe sobre o descarte final de produtos potencialmente perigosos do resduo urbano que contenham metais pesados no Estado de So Paulo.) ( alterada a Lei n 11.019, de 23 de setembro de 1997, acrescentando normas sobre o descarte e destinao final de lmpadas fluorescentes, baterias de telefone celular e demais artefatos que contenham metais pesados, no Estado do Rio Grande do Sul.) Categoria mbito

(10.888/01)

(Lei)

(Estado)

(11.187/98)

(Lei)

(Estado)

(11.347/00)

(Dispe sobre a coleta, o recolhimento e o destino final de resduos slidos (Lei) potencialmente perigosos no Estado de Santa Catarina) (Dispe sobre a responsabilidade da destinao de pilhas, baterias e lmpadas usadas no Municpio de Suzano no Estado de So Paulo.) (Lei Complementar)

(Estado)

(143/04)

(Municpio)

(2.702/02)

(Dispe sobre a coleta, o recolhimento e o destino final de resduos de slidos potencialmente perigosos que (Lei) menciona, no Municpio de Foz do Iguau.) Resduos slidos - Classificao (Norma Tcnica)

(Municpio)

(NBR 10.004/04)

(Federal)

5. Vantagens na descontaminao de lmpadas:

recebimento de um certificado garantindo que os resduos txicos do

mercrio recebem tratamento adequado; com o tratamento o mercrio completamente recuperado, no

gerando outros tipos de resduos; na busca pela qualidade total o processo de reciclagem pode valer o

recebimento da ISO14001;

a preocupao do programa com a sade dos funcionrios que

trabalham com as lmpadas melhora a imagem da empresa junto ao consumidor; contribuio direta e indireta com a preservao do meio ambiente; colabora com a conscientizao da populao a respeito dos resduos

txicos e preservao do meio ambiente

6. A Brasil Recicle Seu principal objetivo, alm da prestao de servio na descontaminao de lmpadas, a conscientizao sobre os danos que este resduo exposto em locais no adequados podem causar ao meio ambiente, a sade e a sociedade, e retirar do meio ambiente os componentes das lmpadas de iluminao contendo mercrio, que possam contaminar ou afetar a qualidade do meio ambiente. A empresa d as lmpadas o destino final sem agredir ao meio ambiente e possui competncia para emitir o CRR Certificado de Recepo e Responsabilidade que vlido junto aos rgos governamentais/fiscalizadores e as auditorias ambientais da ISO 14001. A Brasil Recicle Ltda. est apta e autorizada pelos rgos governamentais a fazer a coleta, o transporte e o processo de descontaminao de lmpadas base de vapor de mercrio, de sdio, quartzo, mista e similares. 6.1 Processo de descontaminao das lmpadas fluorescentes

A coleta e o transporte das lmpadas so realizados pela Brasil Recicle que possui pessoal treinado para tal operao e caminhes adequados para o transporte de cargas perigosas. Os caminhes so equipados com sistema de filtros para a captao dos gases de mercrio das lmpadas que por ventura vierem a quebrar durante o transporte. As lmpadas ao chegarem empresa so descarregadas na sala de estoque e separadas por comprimento e dimetro e acondicionadas em paletes. Os paletes com as lmpadas fluorescentes so ento conduzidos at a mquina de descontaminao que est enclausurada e sob presso negativa para que no haja fuga do vapor de mercrio (no h recirculao de fluxo de ar, a exausto total). A mquina, controlada por um operador, far o corte e a limpeza das lmpadas atravs de processo automatizado. Durante o processo de corte o vapor de mercrio capturado, atravs de exausto forada, em filtros de carvo ativado. O ar carregado de partculas de p de fsforo exaurido durante a limpeza das lmpadas passa atravs de filtros manga

onde as partculas ficam retidas e o ar segue passando pelo filtro de carvo ativado saindo limpo para a atmosfera. Os terminais so coletados em bombonas e posteriormente seguem para o processo de triturao e separao. Os vidros descontaminados so recolhidos no final da linha de produo e acondicionados em paletes ou triturados e encaminhados para a reciclagem. 6.2 Processo de descontaminao das lmpadas de bulbo (HID)

As lmpadas de descarga (HID), aps serem classificadas de acordo com suas dimenses, so submetidas separao do terminal por corte. O gs interior inerte. Junto com o terminal retirado o bulbo interno contendo mercrio em funo do tipo de lmpada e os sistemas de suportes que mantm a posio do bulbo interno no interior da lmpada. O p de fsforo retirado pela ao de forte presso de ar seguida de uma exausto promovida por um sistema venturi. O p retirado da corrente atravs de filtros manga. A parte interna dos bulbos (suportes, bulbo interno e terminais) separada por corte. Os terminais seguem para o processo de triturao e separao, os suportes so encaminhados para reciclagem e o bulbo interno armazenado para posterior processamento.

You might also like