You are on page 1of 14

A EXPERINCIA DA INVENTARIAO TURSTICA NO CURSO DE TURISMO DAS FACULDADES RIO-GRANDENSES

PALAVRAS-CHAVE: planejamento, inventariao, oferta turstica. RESUMO O presente artigo tem como objetivo apresentar a participao do curso de Turismo da FARGS no Projeto de Inventariao Turstica no Estado do Rio Grande do Sul, desenvolvido no perodo compreendido entre maro de 2005 e maio de 2007, sendo objeto deste trabalho os municpios de Osrio, Santo Antnio da Patrulha e Cara, inventariados partir da metodologia proposta pelo Ministrio do Turismo. Ao longo do estudo apresentam-se as orientaes metodolgicas de trabalho, que nortearam as aes do curso de Turismo para o desenvolvimento do projeto, bem como os resultados obtidos para os municpios, governo federal e para a instituio de ensino. INTRODUO O Plano Nacional de Turismo, elaborado pelo Ministrio do Turismo em 2003, entende que o turismo, como setor estratgico, seja capaz de gerar postos de trabalho, contribua para a valorizao e a proteo do patrimnio nacional, dinamize outras economias, melhore a qualidade de vida das comunidades visitadas e gere divisas. O planejamento e a gesto participativa surgem como maneiras de gerenciar as vantagens e as limitaes do turismo como indutor de desenvolvimento, tendo como premissas a tica e a sustentabilidade. Neste sentido, informaes fidedignas so necessrias para o processo de deciso em planejamento. O Ministrio do Turismo, na busca destas informaes, pretende inventariar o pas, isto , mapear a oferta turstica nos municpios brasileiros. Desta forma, poder se constituir parte de um produto ou destino turstico ao trabalhar de maneira integrada com outros municpios, diversificando a oferta e possibilitando a formao de roteiros. Como primeira ao para tal fim foi estabelecida realizao do inventrio, de modo a fundamentar o planejamento e a gesto do turismo brasileiro, balizado pela participao e pela integrao interinstitucional, intersetorial e, principalmente, da comunidade.

O Projeto Piloto Inventrio da Oferta Turstica constitui-se como um experimento metodolgico, hoje, aps alguns ajustes foi estendido para os demais Estados brasileiros. uma proposta da Secretaria de Polticas de Turismo do Ministrio do Turismo, para o Rio Grande do Sul, vinculado ao Macroprograma Informao e Estudos Tursticos, proposto pelo Plano Nacional de Turismo (MINISTRIO DO TURISMO, 2007). A inventariao da oferta turstica que o levantamento, identificao e registro dos atrativos, dos servios e equipamentos e da infra-estrutura de apoio ao turismo como instrumento base das informaes para planejamento e gesto do turismo, constituir um banco de dados atravs do INVITUR Sistema de Inventariao Turstica, e tais informaes constituiro o Sistema Nacional de Informaes Tursticas SISTUR. A execuo do projeto coube s Instituies de Ensino Superior do referido Estado com cursos de Turismo reconhecidos pelo Ministrio da Educao. Este projeto teve como objetivos disponibilizar, aos visitantes, planejadores e gestores, dados confiveis sobre a oferta turstica do Estado; permitir a anlise do significado econmico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal; coletar informaes que subsidiem a elaborao de roteiros tursticos. O presente trabalho pretende apresentar a participao do curso de Turismo das Faculdades Rio-Grandenses FARGS na execuo do Projeto Piloto de Inventariao Turstica no Estado do Rio Grande do Sul, a organizao interna, a estrutura de trabalho, a participao dos acadmicos, as facilidades e as dificuldades encontradas durante a execuo do projeto. METODOLOGIA A execuo do Projeto de Inventariao Turstica desenvolvido pelas Faculdades Rio Grandenses acontece no intuito de engajar-se no Macroprograma de Informao e Estudos Tursticos, proposto no Plano Nacional de Turismo, visando sustentabilidade desta prtica social, no perodo de maro de 2005 a maio de 2007. A Inventariao Turstica foi baseada na metodologia elaborada pelo Ministrio do Turismo, que teve suas bases em documentos e na experincia adquirida a partir da dcada de oitenta, porque, no perodo anterior, j eram realizadas inventariaes tursticas no Brasil, porm, utilizando modelos internacionais. A metodologia tambm foi fruto do resultado do trabalho dos participantes do Projeto-Piloto Inventrio da Oferta Turstica/RS, que serviu de referncia para os demais estados do Brasil. Este processo de inventariao desenvolveu-se em quatro momentos.

Primeiramente, a coordenao do curso participou, juntamente com as demais instituies de ensino superior credenciadas para o trabalho, de vrias reunies com a coordenao geral do projeto no Estado. Essas reunies ocorreram primeiramente para a definio da estrutura de trabalho, aperfeioamento da metodologia do inventrio e para elaborao dos documentos pertinentes no que tange ao convnio com rgos federais e municipais. Ao longo do processo outros encontros foram realizados objetivando a troca de experincias, capacitao e orientaes gerais para o desenvolvimento do trabalho. Num segundo momento, o curso de Turismo das Faculdades Rio-Grandenses, estruturou--se internamente para a execuo do projeto. A gesto do projeto na faculdade ficou sob responsabilidade da coordenao do curso. Foram designadas duas professoras pesquisadoras para conduzir as atividades de inventariao que se constituem do levantamento de informaes que ocorrem em duas etapas distintas que so: as atividades realizadas em laboratrio e as pesquisas de campo. As atividades realizadas em laboratrio consistem no repasse da metodologia de inventariao turstica e na busca de informaes em fontes secundrias (fontes bibliogrficas, rgos governamentais, material de divulgao do municpio, inventrios tursticos j realizados, livros publicados). As pesquisas de campo constituem-se na validao das informaes obtidas na pesquisa de laboratrio, bem como na obteno de outras informaes visando complementao, comprovao e atualizao dos dados. O projeto foi executado em duas frentes: uma professora pesquisadora responsabilizouse pelo Grupo de Extenso do curso de Turismo e a professora titular da Disciplina de Planejamento e Organizao do Turismo I, pelo grupo de alunos matriculados na mesma. O Grupo de Extenso foi composto por alunos voluntrios, que se reuniam uma vez por semana, para as atividades no Laboratrio de Turismo ou para as visitas tcnicas aos municpios. Os alunos matriculados em Planejamento e Organizao do Turismo I reuniram-se duas vezes por semana, no horrio das aulas e no horrio extraclasse para as visitas tcnicas aos municpios. Num terceiro momento, a instituio de ensino contatou os municpios, sob sua responsabilidade, formalizando convnio para a efetivao do trabalho. A FARGS ficou responsvel pela inventariao de trs municpios localizados no Litoral Norte do Rio Grande do Sul: Osrio, Santo Antnio da Patrulha e Cara. O contato com os prefeitos, a logstica das visitas tcnicas, eram organizadas pelas professoras pesquisadoras. Primeiramente, foi inventariado o municpio de Osrio, seguido de Santo Antonio da Patrulha e finalizando no segundo semestre de 2006, com o municpio do Cara. Aps as visitas tcnicas, os acadmicos retornavam para o Laboratrio de Turismo para digitao

das informaes no Sistema de Inventrio Turstico INVITUR e/ou planilhas do editor de textos Word. Para finalizar, no ltimo momento ocorreram algumas aes no intuito de concluir a inventariao. Para tanto, em dezembro de 2006, os dados foram entregues para a coordenao geral do projeto no Estado, que posteriormente encaminhou ao Ministrio do Turismo. Em maio de 2007, realizou-se um evento no auditrio da faculdade para apresentao e entrega dos dados coletados aos gestores dos municpios e a direo da instituio, com a presena de todos os alunos envolvidos no projeto, que receberam os certificados de participao. Na FARGS estiveram envolvidos diretamente com os trabalhos um total de trs docentes e quarenta alunos. ARGUMENTAO TERICA E RESULTADOS O turismo como uma prtica organizada, com a finalidade de desfrute do tempo livre, originou-se no sculo XIX e consolidou-se no sculo XX fruto da sociedade industrial. A prtica do turismo desenvolvida, a luz dos princpios da modernidade, promoveu o avano do turismo de massa 1 , que ocorreu paralelamente ao aumento da disponibilidade de tempo livre para o lazer. A sociedade do sculo XXI, caracterizada como de consumo, da cultura de massas, da informao e da comunicao tem intensificado o crescimento do turismo no espao mundial. Porm, ao mesmo tempo em que cresce o turismo de massa cresce um segmento de turistas que apresentam demandas por experincias tursticas de melhor qualidade, destacando-se a busca do convvio com as comunidades locais e dos lugares com autenticidade cultural e natural. A dcada de 70 e 80, sculo XX, foi o momento de alerta e de questionamento sobre o desenvolvimento alcanado pelo turismo de massa, em funo dos impactos gerados pelo crescimento das atividades tursticas. Na dcada de 90 estendendo-se no incio do sculo XXI crescem as modalidades de segmentos de turismo alternativo 2 em relao ao turismo de massa. O turismo uma atividade relacionada ao mercado, mesmo quando se prope alternativo, desenvolvendo-se atravs de segmentaes compatveis com a idia de sustentabilidade, compreende tambm uma apropriao da natureza e da cultura, transformando-as em produto turstico, visando a sua comercializao.

O turismo um fenmeno social e a sua insero capaz de promover grandes transformaes. Os diferentes lugares do mundo podem ver suas particularidades sendo diludas pela padronizao global. Em nenhum momento histrico viu-se tamanha complexidade cultural, onde o global est no local e o local est no global. O conceito de territrio basilar para a operacionalizao do inventrio da oferta turstica, que, constitu-se como um dos passos para implementao do planejamento e operacionalizao dos Macroprogramas do Plano Nacional de Turismo (Manual do Pesquisador Inventrio da Oferta Turstica/Ministrio do Turismo, 2006). O turismo utiliza o conceito de paisagem no intuito de valorar o visvel, porm utiliza os conceitos de regio e territrio para explicar as questes de identidade e roteirizao, definindo a apropriao pelo turismo nas diferentes pores do espao geogrfico. A prtica do turismo tida como uma grande consumidora do espao compreende-se, porm, que as maiores alteraes e produes do espao turstico ocorrem nos plos emissores e receptores, porm no podemos relegar em segundo plano toda necessidade de organizao de infra-estrutura para o deslocamento entre estes plos. E ainda, todos os fluxos que se estabelecem, criando um novo ritmo nestes lugares, a partir das relaes criadas entre turistas e residentes. Sendo que, muitas vezes para o residente tal atividade no agrega, ou ainda pode ser motivo de eliminao das atividades econmicas j existentes, criando uma nova lgica para os lugares. O turismo se bem planejado uma maneira eficaz de oferecer para as comunidades locais uma alternativa digna de conquistar autonomia e uma vida melhor. A implantao do turismo positiva se consegue promover um desenvolvimento equilibrado entre as potencialidades, a oferta turstica apresentada pelo lugar e os projetos criados pelos empreendimentos tursticos, valorizando os residentes com a sua autenticidade e mantendo a estabilidade do patrimnio natural e cultural. Portanto, para o turismo ser uma prtica humanizante, faz-se necessrio investigar e compreender as diferentes leituras sobre o local aos olhos dos turistas e dos residentes. Existe certa dificuldade, com relao conceituao da funo do planejamento, seja em mbito empresarial seja em mbito governamental, devido, principalmente o

estabelecimento de sua real amplitude e abrangncia. Planejar uma prtica muito antiga, que remonta a prpria origem do homem e que, como este, sofreu uma enorme evoluo. Pode-se afirmar que o planejamento continua sendo, e ser, uma estratgia e um instrumento valioso para orientar o sistema turstico, ainda quando se consolide uma economia aberta e se liberem muitos processos sociais e culturais. O que est mudando o modelo de planejamento, de maneira que o planejamento centralizado est cedendo lugar a outro mais participativo, que reconhece as capacidades e interesses locais e regionais e as realidades dos grupos humanos e econmicos que atuam em suas respectivas reas. Planejamento um mtodo cientfico de investigao para o conhecimento, mudana e avaliao da realidade sociocultural. Planejamento tambm a definio de um futuro desejado e de todas as providncias necessrias sua materializao. Planejar, em seu sentido mais amplo, implica a identificao de uma srie de variveis com o objetivo de adotar um rumo de ao que, baseado em anlises cientficas, permite alcanas os objetivos e metas que foram expressas. Segundo Ruschmann (1997, p.9):

A finalidade do planejamento turstico consiste em ordenar as aes do homem sobre o territrio e ocupa-se em direcionar a construo de equipamentos e facilidades de forma adequada evitando, dessa forma, os efeitos negativos nos recursos, que os destroem ou reduzem sua atratividade.

Planejar e desenvolver os espaos e as atividades que atendam aos anseios das populaes locais e dos turistas constitui a meta dos poderes pblicos que, para implantlos, vem diante de dois objetivos conflitantes: primeiro promover e oportunizar o acesso s experincias recreacionais ao maior nmero de pessoas possvel, contrape-se ao segundo, de proteger e evitar a descaracterizao dos locais privilegiados pela natureza e do patrimnio cultural das comunidades. O grande pressuposto do planejamento sustentvel pensar globalmente e agir localmente, por isso preciso preparar os municpios e regies para sua atuao no processo turstico. Sabe-se que o turismo uma atividade muita dinmica, apresentando alto potencial decrescimento e desenvolvimento. Por esse motivo, tende a modificar rapidamente a situao social e econmica da comunidade receptiva.

O turismo bem organizado e bem gerido pode trazer grandes transformaes positivas em pelo menos trs setores de uma comunidade. No setor econmico, gera empregos diretos e indiretos; diversifica a economia; desencadeia o efeito multiplicador fazendo o capital circular pelas mais diferentes reas, inclusive, as no relacionadas diretamente com o turismo; incentiva a produo de outros setores; aumenta a receita do municpio e desenvolve a infra-estrutura local. Quanto aos aspectos socioculturais: valoriza a cultura local; protege e conservar o patrimnio histrico e possibilita o intercmbio cultural. Relativamente questo ambiental: protege e conserva o patrimnio natural; cria reas de proteo de ecossistemas importantes ou fragilizados relacionados com ecoturismo; melhora as condies de saneamento; melhora a qualidade do meio ambiente e aumenta a conscientizao ambiental. De acordo com Globe (1990, p. 90) o princpio da sustentabilidade no planejamento turstico:

(...) compreende a gesto de todos os ambientes, os recursos e as comunidades receptoras, de modo a atender s necessidades econmicas, sociais, vivenciais e estticas, enquanto a integridade cultural, os processos ecolgicos essenciais e a diversidade biolgica dos meios humano e ambiental so mantidos atravs dos tempos. (...) um processo de transformao, no qual a explorao dos recursos, a direo dos investimentos, a orientao da evoluo tecnolgica e a mudana institucional se harmonizam e reforam o potencial do presente e futuro, a fim de atender s necessidades e aspiraes humanas.

A necessidade de planejamento est diretamente ligada aos objetivos do planejamento turstico, que so: Definir polticas e processos de implementao de equipamentos e atividades, e seus respectivos prazos; Coordenar e controlar o desenvolvimento espontneo; Prover os incentivos necessrios para estimular a implantao de equipamentos e servios tursticos, tanto para empresas pblicas como privadas; Maximizar os benefcios socioeconmicos e minimizar os custos (tanto os de investimentos como os de operao), visando ao bem-estar da comunidade receptora e rentabilidade dos empreendimentos do setor;

Garantir que os espaos necessrios ao desenvolvimento turstico no sejam utilizados para outras atividades econmicas; Evitar deficincias ou congestionamentos onerosos, impactos no suportveis; Minimizar a degradao dos locais e recursos sobre os quais o turismo se estrutura, e proteger aqueles que so nicos; Dar conhecimento a gesto pblica acerca do processo de implantao e de todas as implicaes do planejamento; Capacitar os vrios servios pblicos para a atividade turstica, a fim de que se organizem e correspondam favoravelmente quando solicitados; Garantir a introduo e o cumprimento dos padres reguladores exigidos da iniciativa privada; Garantir que a imagem da destinao se relacione com a proteo ambiental e a qualidade dos servios prestados; O processo de planejamento turstico obedece as seguintes fases: Definio acerca do objeto de Planejamento / O que Planejar? Inventrio Turstico Hierarquizao dos Atrativos Anlise Macroambiental Avaliao das Variveis Internas e Externas /Definio dos Pontos Fortes e Fracos / Definio das Ameaas e Oportunidades Estudo Diagnstico Definio dos Objetivos e Metas Estudo Prognstico / Levantamento de Alternativas Elaborao do Plano Elaborao dos Programas que Compe o Plano Elaborao dos Projetos Por Programas Definidos Implementao Implantao/Execuo Avaliao / Definio de Critrios de Eficincia, Eficcia e Efetividade das Aes. Para o presente estudo, a etapa a ser investigada compreende o Inventrio Turstico.

O Turismo analisado como um sistema aberto, orgnico e interdisciplinar fundamenta-se atravs de uma concepo metodolgica do inventrio turstico, mesmo este sendo um instrumento de investigao descritivo, o processo de observao dever ser preparado para desvelar as subjetividades culturais e sociais das comunidades inventariadas, bem como identificar as qualidades dos atrativos naturais e o manejo sustentvel ou no do espao turstico. De acordo com os conceitos da OMT Organizao Mundial do Turismo, o Inventrio Turstico fundamental para que se conhea o espao turstico de um pas, para que se possa planejar a sua ordenao e o seu desenvolvimento. Instrumento concebido para coletar dados, registrar informaes e diagnosticar potencialidades a partir da anlise quali-quantitativa dos elementos que constituem a oferta de atrativos, equipamentos, infra-estrutura e servios da localidade pesquisada, o Inventrio Turstico espelha a realidade do municpio incorporando-o (ou no) ao universo dos municpios turisticamente capacitados para o exerccio da atividade em mbito profissional. Este instrumento possibilita conhecer as caractersticas e a dimenso da oferta, o que precisa ser melhorado ou aperfeioado, enfim, quais iniciativas devem ser tomadas de maneira a permitir aos municpios e s regies o desenvolvimento do turismo com vistas sustentabilidade. O papel da Inventariao Turstica na qualificao do turismo para RUSCHMANN (1997) incide diretamente no planejamento turstico, pois este uma atividade que envolve a inteno de estabelecer condies favorveis para alcanar objetivos propostos. Genericamente, conduz a mudanas estruturais, visando o crescimento econmico. Ele pode ser elaborado para localidades, regies e pases, envolvendo os rgos pblicos que necessitam da colaborao da iniciativa privada e da comunidade, atuando direta ou indiretamente no desenvolvimento da atividade. Ele exige uma srie de aes e decises que s sero bem sucedidas se empreendidas dentro de um processo metodolgico. Entende-se que a prvia informao das condies do municpio uma das ferramentas mais importantes nas mos do organizador, do tcnico, bem como do administrador local e do planejador. Por esse motivo adotam-se os instrumentos que permitam conhecimento efetivo, como os de maior relevncia para este projeto. As informaes obtidas por meio desses procedimentos possibilitaro a preparao do diagnstico que, na sua totalidade, conter as informaes necessrias ao conhecimento do espao municipal e do espao turstico e ao desenvolvimento das anlises finais.

A primeira parte, denominada "Caractersticas Gerais do Municpio", fornecer os dados histricos e os dados dos espaos econmico e social do municpio. Ela compreende um esquema de trabalho, em que se tenta adaptar a metodologia elaborada e testada por RUSCHMANN (1997) na elaborao de monografias municipais atual necessidade. Os dois trabalhos foram incorporados pela nova metodologia por reunirem uma gama importante de informaes do municpio, tais como: aspectos histricos; fsico-ambientais; demogrficos; populacionais e socioeconmicos, necessrios ao desenvolvimento de um diagnstico abrangente. As metodologias utilizadas para a construo de um inventrio surgiram da necessidade de se formatar um modelo para o registro e a avaliao do patrimnio turstico atual e potencial de um pas, regio, estado, municpio ou zona, e tambm para propor medidas adequadas de proteo, conservao e aproveitamento dos recursos. O inventrio um instrumento de planejamento. Serve para identificar o perfil, a situao e/ou as potencialidades tursticas de determinada localidade. O inventrio um instrumento aberto, isto , pode ser aplicado em diferentes locais, ou ainda, num mesmo local em diferentes situaes. Assim, o inventrio tanto pode ser utilizado para subsidiar a formulao de um plano turstico como para avaliar periodicamente seus resultados ou a performance de seus componentes, alm de facilitar a elaborao do diagnstico. A OMT prope o seguinte conceito para o inventrio:

Um instrumento sumamente valioso para a planificao turstica, tanto setorial como territorial, pois a partir dele podem-se realizar avaliaes e estabelecer as prioridades necessrias para a aplicao dos meios humanos e econmicos com que se conta para o desenvolvimento do setor (OMT 1997).

Nesse contexto, a inventariao turstica constitui-se como uma etapa fundamental para o reconhecimento, levantamento e anlise dos componentes da Oferta Turstica, que de acordo com a metodologia proposta pelo Ministrio do Turismo, a partir de 2007, compese: Atrativos Tursticos: Atrativos Naturais, Atrativos Culturais, Atividades Econmicas, Realizaes Tcnicas, Cientficas e Artsticas, Eventos Programados. Servios e Equipamentos Tursticos: Hospedagem, Alimentao, Agenciamento, Transporte, Eventos, Lazer e entretenimento, Outros servios e equipamentos tursticos.

Infra-Estrutura de Apoio ao Turismo Local: Informaes bsicas do municpio, Meios de acesso ao municpio, Sistema de comunicaes, Sistema de segurana, Sistema mdico-hospitalar, Sistema educacional, Outros servios e equipamentos de apoio. ContraIndicadores ScioEconmicos: Criminalidade, ndice de Desenvolvimento Humano, Desemprego, subemprego, evaso social, xodo, Atividades de prostituio associadas ao turismo, Impactos ambientais: poluio, construes irregulares, falta de controle de carga. O objetivo do inventrio descrever atrativos com interesse turstico potencial ou efetivo. Portanto, quando tratamos da oferta turstica neste trabalho, entende-se no apenas os bens e servios aptos e a disposio para serem oferecidos. Mas, o valor turstico de cada localidade e comunidade:

O valor turstico da produo humana material e imaterial, individual e coletivo, fruto de relaes sociais historicamente estabelecidas por uma comunidade em sua localidade, as quais so capazes de gerar um sistema organizado que agregue um composto de bens e servios como informao, transporte, hospedagem, alimentao, entretenimento, eventos, fatores climticos e geogrficos (...) e os elementos das infra-estruturas geral e especfica. (LEMOS, 2005, p. 9)

Para que um levantamento de dados, que fundamenta um processo de planejamento turstico, possa ser realizado adequadamente preciso que se tenha uma viso to abrangente quanto possvel, e em grande profundidade, do fato e do fenmeno turstico. Assim faz-se necessrio elencar e descrever exaustivamente os elementos que constituem as realizaes do Sistema Turstico e todos os componentes a ele ligados de forma direta ou indireta. A principal estratgia de operacionalizao do Inventrio a parceria entre comunidade, sociedade civil organizada, prefeituras municipais, governos estaduais, profissionais do turismo e reas afins, instituies de ensino e o Ministrio do Turismo. As Faculdades Rio-Grandenses, atravs do curso de Turismo, representado pelo Grupo de Extenso e pelo Grupo da Disciplina de Planejamento e Organizao do Turismo I, concluiu suas atividades da primeira fase do Projeto de Inventrio da Oferta Turstica. Foram inventariados os trs municpios propostos: Osrio, Santo Antonio da Patrulha e Cara, com os seguintes resultados:

Para os governos municipais, federais e instituies de ensino superior: Os municpios receberam os inventrios tursticos em meio digital, habilitando-os ento para planejamento e desenvolvimento de polticas de turismo. A realizao do inventrio uma condio do Ministrio do Turismo para o acesso aos recursos federais pra investimento no setor turstico. Com estes dados ser possvel alimentar o Sistema Nacional de Informaes Tursticas INVITUR em que os municpios podero disponibilizar informaes divulgando seus atrativos/facilidades, tanto para o turista como para o empresrio. A metodologia do inventrio da oferta turstica do Ministrio do Turismo aplicada no Estado do Rio Grande do Sul, em carter piloto, serviu como modelo para todo o Brasil. A parceria entre as Instituies de Ensino Superior, prefeituras, Ministrio do Turismo para efetivao do projeto, se caracteriza como uma iniciativa pioneira no turismo gacho, promovendo o intercmbio entre profissionais das IES conveniadas para execuo do projeto. Os questionamentos sobre as metodologias existentes e a anlise crtica da prpria metodologia empregada, resultando em modelos usados atualmente em nvel nacional. Para o curso de Turismo das Faculdades Rio-Grandenses: Participou do Projeto de Inventrio da Oferta Turstica, o total de 34 alunos do curso de Turismo. Somaram-se 300 horas de Atividades de Pesquisa e Extenso. Incorporou atividades de extenso para o curso de Turismo. Trouxe uma dinmica de atividades, inserindo o acadmico nas atividades prticas e de laboratrio do curso. Possibilitou o desenvolvimento de atividade de campo na disciplina de Planejamento e Organizao do Turismo I, fundamental para o aprendizado. Promoveu a divulgao da FARGS, atravs do Curso de Turismo, junto ao Ministrio do Turismo e municpios da regio do litoral norte; Atuou como agente de aproximao entre a academia e os municpios, possibilitando o aprendizado sobre uma das etapas do planejamento turstico a inventariao.

Demonstrou a responsabilidade socioambiental da instituio que atravs de seu corpo tcnico estabelece parcerias interinstitucionais que promovem a implantao de polticas pblicas e as intervenes necessrias junto aos municpios e as comunidades. CONSIDERAES FINAIS A execuo do projeto pelo curso de Turismo das Faculdades Rio-Grandenses proporcionou aprendizado, cientfico, metodolgico e prtico, despertando, nos estudantes de turismo da Instituio, habilidades e competncias em planejamento turstico, propostos pelo projeto pedaggico do curso. Os municpios participantes contriburam para o sucesso do projeto, tornando-os viveis, em seu objetivo de inventariar a oferta turstica. Cabe salientar, como fatores favorveis ao desenvolvimento das atividades, o empenho das Prefeituras Municipais de Osrio, Santo Antonio da Patrulha e Cara: A participao efetiva das Prefeituras Municipais fornecendo transporte e alimentao para os alunos pesquisadores, bem como toda a base de informaes institucionais para o sucesso da inventariao; A colaborao dos empresrios, colaboradores das prefeituras no fornecimento dos dados. O acolhimento das comunidades locais e a disposio para prestar informaes. O apoio da faculdade que investe no projeto atravs dos seus docentes e discentes se organizando internamente para a viabilizao das atividades. Cabe destacar o apoio da FARGS para com o desenvolvimento do projeto: A gesto do processo; A viabilizao das viagens das professoras pesquisadoras ao municpio; Cabe salientar, que a continuidade do desenvolvimento do projeto passou por momentos de avaliao, onde vrios elementos da metodologia de aplicao do inventrio inicial foram revistos, conforme descrio a seguir: A classificao da oferta;

Questionrio que tratava da investigao sobre sustentabilidade; Software desenvolvido pela equipe gestora que se tornou invlido diante do INVITUR; Papel das IES, no devendo limitar-se apenas ao repasse de metodologia, mas discutir e propor novos produtos mais adequados com as realidades inventariadas; Bolsas de iniciao pesquisa para viabilizar a participao mais efetiva dos alunos; Convnios com os municpios com a inteno de dar continuidade ao processo de planejamento. Considera-se o estudo satisfatrio, por ter atingido o objetivo de realizar e experienciar o projeto piloto no Estado do Rio Grande do Sul, assim como contribuir com o aperfeioamento da formulao metodolgica adotada, sendo beneficiados os governos municipais, federais e a academia voltada ao estudo do turismo. NOTAS
uma forma de organizao do turismo que envolve o agenciamento da atividade bem como a interligao entre agenciamento, transporte e hospedagem, de modo a proporcionar o barateamento dos custos da viagem (CRUZ, 2001, p. 6) 2 uma expresso criada para categorizar modalidades de turismo que, do ponto de vista de seu objeto de consumo e da sua forma de consumo do espao se contrape ao chamado turismo de massa (CRUZ, ibidem).

REFERNCIAS CRUZ, Rita de Cssia. Introduo a Geografia do Turismo. So Paulo: Rocca, 2001. GLOBE. Tourism Stream and Action Committee. An action Strategy for sustainable tourism development. Vancouver, B.C, 1990 LEMOS, Leandro. O valor turstico na economia da sustentabilidade. So Paulo: Aleph, 2005. MINISTRIO DO TURISMO. Secretaria Nacional de Polticas de Turismo. Manual do Pesquisador Inventrio da Oferta Turstica: instrumento de pesquisa. Braslia: Ministrio do Turismo. Braslia: 2006. MINISTRIO DO TURISMO. Plano Nacional de Turismo. Braslia: Ministrio do Turismo. Braslia: 2007 ORGANIZAO MUNDIAL DE TURISMO (OMT). Previsiones del turismo mundial hasta el ano 2000 y despus. 1997. RUSCHMAN, Doris. Turismo e Planejamento Sustentvel. So Paulo: Papirus, 1997.

You might also like