You are on page 1of 2

Termognicos

Todos os recursos possveis para ajudar na manuteno da boa forma so bem-vindos, especialmente se forem naturais. E os alimentos termognicos fazem parte deste grupo. Por elevarem a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, eles consomem mais energia e caloria para realizar a digesto, alm de ajudarem na queima de gordura corporal.

"Os termognicos ajudam o organismo a queimar gordura e transform-la em fonte de energia at mesmo quando estamos em repouso. Fazem isso aumentando a necessidade de energia nas clulas, queimando mais calorias", explica a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira.

Os principais alimentos termognicos so: frutas e vegetais das cores amarela, laranja e vermelha (mamo, batata doce, tomate). Frutas ctricas (laranja, limo), ma e gengibre. Repolho e uva roxa, vinho tinto, soja, brcolis, laticnios e carnes magras, canela. Peixes (mega 3), oleaginosas (nozes, castanhas etc), azeite de oliva extra virgem e pimenta.

Ch verde, cafena, guaran e at gua gelada tambm entram nessa lista, alm de outras substncias. "Existem alguns compostos que suplementados de forma correta, tambm podem ajudar bastante. Citrus, quitosana, algumas vitaminas e minerais tem essa funo", completa Renata.

Para se manter saudvel Inseridos em uma dieta balanceada, os alimentos termognicos so muito bons. Porm, sozinhos eles podem no causar o efeito desejado. Precisam estar aliados a hbitos saudveis e a prtica regular de uma atividade fsica. "O emagrecimento depende desde a ingesto calrica diria adequada com o gasto dessas calorias, at a uma rotina alimentar sem exageros nos fins de semana, por exemplo, fala o nutricionista esportivo Lus Ricardo de S. Alves, da clnica Nutrio Fcil.

"Porm, s em coloc-los na nossa dieta, j sentimos os efeitos logo na primeira ou segunda semana", completa Alves. Como so repletos de vitaminas, minerais, protenas e gorduras saudveis, eles fazem com que o corpo trabalhe da forma correta, principalmente na recuperao ps-treino.

Com moderao Alimentos considerados estimulantes, como a cafena, o p do guaran e o ch verde so, geralmente, utilizados por pessoas que querem perder peso. Eles estimulam o sistema nervoso central, fazendo com que o indivduo tenha mais energia. Isso pode levar o corredor a treinar mais intensamente, mascarando o cansao natural e o do esforo fsico.

Portanto, esses tipos de termognicos devem ser consumidos com moderao. "Usados dessa forma, a mdio e a longo prazo com certeza vai prejudicar a sade e o bem-estar do corredor", alerta Alves. Alm disso, sempre recomendado o acompanhamento com um nutricionista, para indicar a medida correta para cada tipo de pessoa. "Apesar de naturais, o consumo desses alimentos no indicado para aqueles que possuem o aparelho digestivo sensvel, por exemplo. O uso de condimentos como a pimenta e o gengibre pode agravar o quadro", aconselha Renata.

You might also like