You are on page 1of 3

GRUPO DE BRIONS CHARMOSOS Anna Maria Freire Endler e Edgar Corra de Oliveira

[FSICA DE ALTAS ENERGIAS]

Os brions charmosos
Apesar de difceis de produzir e complexos do ponto de vista terico, os brions charmosos so um excelente teste para os modelos atuais de partculas. Da anlise de bilhes de colises nos aceleradores de partculas, os fsicos esperam em breve desvendar novas propriedades desses constituintes da matria.

A fsica nos surpreende pela riqueza de detalhes

com que pode descrever a matria. Esse conhecimento, acumulado principalmente no ltimo sculo, ainda mais admirvel se usarmos como ponto de partida a observao direta dos objetos do nosso dia-a-dia para chegar ao nvel profundo de compreenso que se tem hoje sobre o tomo e suas partculas elementares. Em sua viagem ao interior da matria praticamente iniciada no final do sculo 19, quando o fsico ingls Joseph John Thomson (1856-1940) descobriu o eltron , a fsica nos levou compreenso do ncleo atmico, com seus prtons e nutrons, e, de forma ainda mais surpreendente, descoberta que estes ltimos so formados por constituintes ainda menores, os quarks. Compreender os detalhes nfimos da matria no s fundamental para entender o mundo diminuto da matria, mas tambm para compreender o universo como um todo, desde sua origem at que destino ter, incluindo at mesmo o surgimento de vida nele.

>>>

REVISTA DO CBPF 51

[FSICA DE ALTAS ENERGIAS]

Para buscar entender a matria, temos hoje laboratrios gigantes, como o Fermilab (Estados Unidos) e o Cern (Sua), dedicados inteiramente compreenso dos processos de interao entre partculas elementares. Nessas mquinas, de propores gigantescas, partculas carregadas so aceleradas at que atinjam velocidades prximas da velocidade da luz, ou seja, 300 mil km/s. A coliso entre elas resulta na produo de um nmero formidvel de novas partculas. Esse nmero depende da energia liberada na interao e nas energias atingidas pelos aceleradores ele pode chegar a algumas centenas de partculas.

DESCRIO BONITA E FUNCIONAL. Uma das mais importantes confirmaes feitas em experimentos nos aceleradores de partculas foi a de que prtons e nutrons so formados por constituintes ainda menores da matria, os chamados quarks o nome foi dado pelo fsico americano Murray Gell-Mann, que se inspirou em uma passagem (Three quarks for Muster Mark!) do romance Finnegans Wake, do escritor irlands James Joyce (1882-1941). Para formar prtons e nutrons, os quarks esto grudados uns aos outros por foras fortssimas mediadas pelos glons a palavra tem origem em glue, que, em ingls, significa cola. Previstos h dcadas pelos fsicos tericos, os quarks eram considerados, na dcada de 1960, como meras convenincias matemticas para se estudar sistematicamente as propriedades das partculas. Entretanto, para a surpresa de muitos, as experincias para se verificar a estrutura do prton atravs do espalhamento de eltrons em prtons revelaram que estes ltimos realmente possuem constituintes puntiformes.

Um fato experimental importante que quarks e glons no so observados livremente na natureza, como, por exemplo, observamos os eltrons. Isso torna muito mais difcil, mesmo que indiretamente, a confirmao da existncia dessas partculas. Outro fato importante tem a ver com a coliso dos chamados hdrons, partculas caracterizadas por um par quark antiquark (os chamados msons) ou trios de quarks (os brions), como mostra a figura 1. Quando levados a colidir entre si, os hdrons fazem surgir novos quarks e antiquarks dessa famlia. Da, a multiplicidade de novas partculas provenientes de novos arranjos de quarks e glons aps as colises em aceleradores. Falamos, ento, de quarks up (u) e down (d) primariamente para descrever prtons e nutrons e, para completar a descrio das partculas, temos ainda os quarks charm (c), strange (s), bottom (b) e top (t), cada qual com massa e caractersticas prprias. uma descrio bonita e funcional, pois reduz a compreenso de centenas de partculas ao relacionamento intrincado de seis quarks e respectivos antiquarks, mais oito glons.

DOTADOS DE CHARM. Ao longo de dcadas, esses laboratrios


tm desenvolvido centenas de experimentos para investigar o papel dos quarks. Esses trabalhos envolvem a cooperao de pesquisadores de todo o mundo. Entre esses experimentos, est o de sigla E781 (Selex), com o qual o Grupo de Brions Charmosos do CBPF colaborou (ver Experimento criou 15 bilhes de colises). Brions charmosos so hdrons com trs quarks e que contm ao menos um quark charm. So muito menos co-

a
down

b
down

c
down

up up up

down up

charm

Figura 1. Exemplos de brions, partculas formadas por trs quarks. Em a, representao de um prton (componente do ncleo atmico), que tem carga eltrica +1 e formado por dois quarks up (carga eltrica +2/3) e um quark down (-1/3). Em b, um nutron, outro componente nuclear, que tem carga eltrica nula, sendo formado por dois quarks down (-1\3) e um up (+2/3). A combinao dos seis quarks existentes pode formar vrias outras partculas, como o lambda (item c), constitudo por um up, um down e um quark charm, este com carga eltrica +2/3. Partculas formadas por um dupla de quarks so denominadas msons. Um exemplo so os glons (aqui representados pelas linhas que unem os quarks), que podem momentaneamente formar um par quark e antiquark.

52 REVISTA DO CBPF

[FSICA DE ALTAS ENERGIAS]

EXPERIMENTO CRIOU 15 BILHES DE COLISES


mento dos LC, como o decaimento em As informaes registradas nos O experimento E781 foi realizado no detectores, que constituem um banco Fermilab h quatro anos. Seu objetiprton, mson k e mson pi no jargo de dados com milhares de fitas gravavo foi estudar, de modo sistemtico, da fsica, denomina-se decaimento o das, o alvo das anlises. Programas os brions charmosos. Basicamente, processo pelo qual uma partcula instvel especialmente desenvolvidos para esse o experimento consistiu em efetuar a d origem a outras. Para isso, levamos experimento procuram identificar as dicoliso de prtons contra placas do em conta o estado de rotao (ou, mais ferentes partculas atravs das intensimetal tungstnio. O resultado dos tecnicamente, o spin) das partculas endades e caractersticas dos sinais deichoques a produo de um feixe volvidas no decaimento. Essa anlise vai xados nos detectores. de partculas com prtons, mson pi permitir obter informao no somente Foram produzidas 15,2 bilhes de (ou pons), bem como partculas desobre os diferentes modos de decaiinteraes no E781, sendo 1 bilho nominadas sigmas. mento, mas tambm sobre a orientao selecionados para armazenamento Os sigmas, por sua vez, colidiram do spin (ou polarizao) dos lambdas em fita. Na primeira fase da anlise dos contra placas de cobre e carbono, procharmosas produzidos. dados, cerca de 1.400 LC foduzindo, entre outras partculas, um nmero intenso daqueram identificados, esperando-se Placa de cobre las contendo o quark charm que na segunda se tenha uma em particular, as denominadas estatstica significativa para se lambdas charmosos (LC), que obter bons resultados. + Assim, possvel reconstruir so nosso objeto de estudo. +C , , p as trajetrias das partculas, os Na direo em que so propontos em que decaram, sua duzidas as partculas charmosas, energia e sua velocidade (ou encontra-se um espectrmetro momento), entre outra propri(conjunto de detectores) capaz edades. A figura 2 ilustra um de identificar as partculas carreFigura 2. Representao de um possvel registro por possvel registro pelos detectores gadas eletricamente e outras que, detectores de um lambda charmoso (LC) decaindo em do decaimento de uma LC . mesmo sem carga, podem proprton (p), mson k (k) e mson pi (p). Para chegar a vocar reao no meio e serem Nosso grupo participa da essa deteco, o experimento E781 colidiu primeiradetectadas indiretamente. colaborao internacional Selex, mente prtons contra placas de tungstnio, produzindo O Grupo de Brions Chardo Fermilab (Estados Unidos), novos prtons (p), msons pi negativos (p-) e sigmas positivos (S+). Estas, por sua vez, colidiram contra plamosos do CBPF est analisando que envolve dezenas de insticas de cobre, produzindo os lambdas charmosos. os diferentes modos do decaituies em vrios pases.

nhecidos que os msons charmosos, por exemplo, compostos por um par quark e antiquark, com pelo menos um deles sendo um charm. Desde 1975 que experincias procuraram investigar os brions charmosos. Somente quatro anos depois, obteve-se um prova direta de que essas partculas existem em particular, a partcula lambda charmoso (LC) foi detectada em vrios experimentos, sendo que sua massa concorda com o que prediz a teoria (ver tambm nesta edio A fsica do charm). Do ponto de vista experimental, os brions charmosos so mais difceis de serem produzidos que os msons, devido ao fato de serem mais pesados e possurem estados de rotao (spins) diferentes de zero. Isso, por sua vez, torna o estudo terico dessas partculas bem mais complexo. No entanto, estudar os brions charmosos tem suas recompensas: eles representam um excelente teste para os mo-

delos de partculas com os quais a fsica trabalha hoje. Assim, em breve, os fsicos esperam ampliar seu conhecimento sobre a natureza e as propriedades dos constituintes da matria que so dotados de charm. n

Edgar Corra de Oliveira e Anna Maria Freire Endler

REVISTA DO CBPF 53

You might also like