You are on page 1of 3

Reforma protestante:

- Venda de indulgencias: a igreja cobrava dinheiro para o perdo dos pecados muitas vezes de pessoas mortas. -Relquias: vendiam pedaos de madeira e falavam que era pedaos cruz de Cristo, vendiam pedaos de cabelos e falavam que era dos apstolos. -Cruzadas: -Martinho Lutero: ele nasceu em reino alemo e decidiu ser um monge e foi ordenado em 1507 tornou-se professor de teologia e dedicou-se ao estudo da bblia em visita a Roma entre 1510 e 1511 ficou intrigado com a corrupo e a falta de religiosidade que teria visto na sede da Igreja Catolica. Sua reao foi escrever 95 teses essas teses iam contra as crenas e praticas da igreja, a igreja tentou fazer com que Lutero voltasse atrs em uma reunio na cidade Worms em 1521, as pessoas eram mortas por no seguir as regras. *-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-* Diga o que : Relquias: vendiam pedaos de madeira e falavam que era pedaos cruz de Cristo, vendiam pedaos de cabelos e falavam que era dos apstolos. Indulgencias: a igreja cobrava dinheiro para o perdo dos pecados muitas vezes de pessoas mortas. Martinho Lutero: : ele nasceu em reino alemo e decidiu ser um monge e foi ordenado em 1507 tornou-se professor de teologia e dedicou-se ao estudo da bblia em visita a Roma entre 1510 e 1511 ficou intrigado com a corrupo e a falta de religiosidade que teria visto na sede da Igreja Catolica. Sua reao foi escrever 95 teses essas teses iam contra as crenas e praticas da igreja, a igreja tentou fazer com que Lutero voltasse atrs em uma reunio na cidade Worms em 1521, as pessoas eram mortas por no seguir as regras. Reforma protestante :Trata-se de uma tentativa de reformar a igreja catlica, que resultou na formao de outras igrejas em protesto do domnio do catolicismo Joo Wycliffe e Joo Hoss:Wicliffe e hoss foram considerados hereges,mas suas idias e aes colaboravam para um movimento mais amplo liderado pelo monge Martinho Lutero Calvino e a reforma na Suia:Joo Calvino, PR abraar as idias da reforma abandonou o seu pas dirigindo-se para a Suia . Ainda jovem, escreveu importantes textos em

defesa ou protestantismo.Ele havia estudado religio, idias de humanistas da poca e leis O rei VIII e a igreja anglicana:A formao de outra igreja na Inglaterra foi obra do rei Henrique VIII, envolveu principalmente razoes pessoais, embora no devemos esquecer das criticas que a igreja j sofria no reino A reao da igreja:Diante do avano protestante, a igreja catlica precisou reformular algumas de suas caractersticas.Foi necessrio uma renovao interna para que o catolicismo pudesse ser aperfeioa diante dos novos tempos. Feudalismo: o sistema feudal, aonde o senhor feudal tinha muito poder Monarquia: o sistema aonde o rei tem muito poder. Absolutismo: o rei manda sozinho, Luis XIV na Frana foi o maior exemplo do absolutismo. Autores absolutistas: Nicolau Maquiavel: para ele o rei tinha que ser eficaz, e no bondoso. Jacques Bussut: Era Deus quem colocava as pessoas no poder quem no acreditasse no rei, no acreditava em Deus. Thomas Hobbes:Os sditos tinham que abrir mo da sua liberdade e confiar no rei Etiquetas da corte: -Luis XIV que inventou perucas -Roupas -Povo fazia rodzio para ver o rei comendo e dormindo Reliquias:Pedaos da cruz de cristo e roupa de santos Indulgencias:Compra do perdo dos seus pecados Cultura renascentista:Visao de lucro ,ajudou o protestantismo,viso individualista, ajudou nas pesquisas cientificas. Reforma Protestante: Queriam reformar a Igreja Catlica e Martinho Lutero colocou 95 teses Burquesia: Comerciantes que rendiam nos burgos (ao redor do castelo) tinham ajuda do rei. Metalismo: Quando o rei ia atrs de outras terras para conseguir riquezas.

Mercantismo: Toda a pratica que o rei fazia para conseguir riquezas. Etiqueta da Corte: Para diferenciar os nobres da corte, com o resto da populao. EX: Perucas, roupas bordadas. Nicolau Maquiavel: Viso: o rei tinha que ser fiel e no bondoso. Luis XIV: O maior exemplo do absolutismo ele dizia: o estado sou eu.

You might also like