You are on page 1of 3

Ac.

Nucleicos: DNA E RNA DNA: constitudo por duas fitas externas compostas de pentose e fosfato ligados por ligaes fosfodiester e unindo essas fitas, no interior da molcula, as bases nitrigenadas pareadas. NUCLEOTDEO: pentose (desoxirribose) + fosfato + Base nitrogenada (prica[A e G]; pirimdica [C e T]. Pareamento de bases: Sempre uma prica com uma pirimdica, ligadas por pontes de hidrognio. As duas fitas de DNA so complementares e antiparalelas. No perodo S da interfase ocorre a separao (desnaturao). DNA Polimerase: a enzima que alinha novos nucleotdeos de acordo com a sequencia da fita molde, no sentido 5-3, continuamente, porm na outra fita a duplicao ocorre no sentido oposto e descontinuamente. Desnaturao: a abertura da fita dupla atravs de enzimas especificas ou elevando a temperatura (92 - 95 C). Essa variao depende do numero de pontes de hidrognio, logo as ligaes A=T em menor numero e maior temperatura e GC, em maior numero e menor temperatura. Renaturao e Reanelamento: Baixando a temperatura (65 C) ou usando enzimas especificas. RNA: Acido nuclico de cadeia nica. Constitudo por: ribose (acar) + fosfato + Bases nitrogenadas (pricas (A e G); pirimdicas (C e U)). O DNA contido no ncleo, passa sua informao para o citoplasma atravs do RNA m p/ q a cel funcione. A fita molde e a outra fica a codificadora que tem as mesmas bases do RNAm, mas com a diferena que tem T no lugar de U, ento, na verdade do gene est na fita codificadora. Tipos de RNA: RNAm: responsvel por carregar a informao gentica, ele sai do ncleo e se liga aos ribossomas que so unidades de montagem dos polipeptdeos (protenas). Depois de cumprir sua funo ele degradado. RNA t: o de transferncia/transportador. Ele carrega AAs correspondentes ao cdon do RNAm. Um AA de cada vez e um para cada cdon, assim a protena vai sendo formada no ribossoma. RNA r: Os ribossomos tem as subunidades maior e menor e formado pelo RNAr. PROCARIONTES: O RNAm transcritoe imediatamente traduzido. EUCARIONTES: O RNAm possui um pr-RNAm (HnRNA Heterogeneo) que sofre uma modificao para se transformar em RNAm. O HnRNA possui uma sequencia de nucleotdeos, porem existem regies que no codificam AA nenhum, essas regies so chamadas de INTRONS, que ser cortadas e no farao parte do RNAm maduro, assim permanecem os EXONS que fazem parte do RNAm e codificam Aas. Os INTRONS existem por causa do remanejamento de sntese protica que antes eram codificadas e hoje no. Quem faz o corte dos introns o SnRNA (pequeno RNA nuclear), eles aproximam a extremidade 5 do intron com a 3 do mesmo, formando um lao e ligando uma guanina metilada que protege essas regies das ribonucleases, sendo chamada de CAP. Na extremidade 3 so adicionadas cerca de 200 adeninas formando a cauda POLI A, que tem a funo de proteger o RNA. Essas capas so formadas no ncleo, perdendo adeninas at o RNA chegar no citoplasma. REPLICAO DO DNA: DNA duplicado. A enzima DNA POLIMERASE completa a fita simples de DNA c/ os AA.

Procariontes: Tem uma origem de replicao chamada de ORI C. Eucariontes tem vrias origens de replicao pq tem mais material gentico, ricas em A=T. A replicao pode ser unidirecional ou bidirecional (mais veloz que a forquilha de replicao). Ocorre formao, depois extenso dos replicons, originando novos filamentos de DNA, concluindo a replicao. RNA primer: Sequencia pr-exitente de nucleotdeos de RNA na fita de DNA no sentido 5-3 que permite que a enzima DNA polimerase que consegue polimerizar a partir do ultimo nucleotdeo 3OH do RNA primer. Funciona como iniciador. RNA polimerase/primase: cataliza primer.Fragmento okasac: DNA + primer. Enzimas: Helicase: abre a fita dupla; Primase: produz primer; SSB: mantem a dupla fita aberta; DNA polimerase: corrige erros; DNA girase: corta filamentos DNA; Replissomo: tdas enzimas que agem na replicao. Sintese contnua da extremidade 5-3 da fita nova a partir do primer. Sintese descontinua: feita atravs da adio de fragmentos de okazaki originados de vrios primers que surgem para que ocorra a replicao no sentido 3-5. A propria DNA polimerase retira esses 5 RNA primer, sintetizado pela PRIMASE da ponta do fragmento vizinho e preenche esse espao. A DNA ligase junta os fragmentos adjacentes. TRANSCRIO: Funo de produzir intermedirios a sntese protica e controle da expresso gnica. Procarionte: Os ribossomos vo decodificando o RNA simultaneamente com a transcrio pq as cel n tem ncleo especifico. A RNA polimerase identifica no DNA os promotores (regio onde o RNA polimerase se liga mais forte e inicia o processo de elongao); desenrola a dupla hlice; mantem separadas as duas fitas; mantem estvel o hibrido DNA-RNA; Renatura a dupla hlice; termina a transcrio. . Eucariontes: O DNA transcrito no pr RNA que sofre um processamento e atravessa os poros da membrana nuclear e vai p/ os ribossomos p/ ocorrer a sntese de protenas. Tem o pr-RNA. Na extremidade 5 adicionada uma 7 metil-guanosina p/ proteger a fita da ribonuclease (ZONA CAP). Existe uma regio de sinalizao de termino de cadeia, onde a RNA poli A add 175 adeninas, originando a cauda POLI-A, que protege a extremidade 3. Essa cauda diminuda ate chegar no ribossoma e facilita a passagem do RNAm pelos poros da carioteca. RETIRADA DOS INTRONS: O inicio com GU e o fim com AG. Quem aproxima os exons o snRNA + riboproteinas(31 de um com 5 de outro). MUTAO GENICA: nas bases de DNA podem ser espontnea, induzidas, somticas(n transmitidas a descendentes) ou germinativas(ocorrem em cel gamticas reprodutivas e so transmitidas aos descendentes). Mutao silenciosa: o codon mudado mas codifica o mesmo AA do cdon certo. Mutao de sentido errado: o cdon mutado e muda de AA. Mutao sem sentido: a mudana de cdon codifica um cdon de parada e a sntese de protena interrompida.
PCR (reao de cadeia polimerase): Replicao seqencial do DNA in vitro, com objetivo de clonagem de genes, identificao de mutao,diagnostico de doenas, controle de qualidade, taxonomia, medicina forese, variabilidade gentica. Componentes: DNA/RNA, polimerase, tampo, cloreto de Mg. Principio da tcanica: Desnaturao, anelamento, extenso, eletroforese em gel agarose. ELETROFORESE: Separao das molculas que migram p/ ambiente de diferentes cargas. Separa por tamanho, formato, pH, carga. Separa tambm DNA do RNA.

Gel de agarose: polissacardeo de alga marinha, [ ] de 0,5 a 2 %, n toxico, baixa resoluo, produzido em forma. Gel poliacrilamida: ALTA resoluo, gel vertical, difcil preparo, toxico, pode ser desnaturante. Gel de SDS: separa por tamanho de protena. Gel Bidirecional: separa por pH e depois por tamanho. Eletroforese capilar: migrao em alta velocidade, diminui o efeito jarile, alta resoluo, pouco volume de amostra, sequenciativo.

You might also like