You are on page 1of 21

Direitos e Deveres dos Presos

Defensoria Pblica Geral do Estado do Piau


PRONASCI

2008

SUMRIO
APRESENTAO..............................................................................................2 DIREITOS EM GERAL .......................................................................................3 TRABALHO ........................................................................................................5 DEVERES DO PRESO ......................................................................................7 CONSELHO PENITENCIRIO ..........................................................................8 VARA DAS EXECUES PENAIS....................................................................9 PEDIDOS JUDICIAIS.......................................................................................10 SADAS TEMPORRIAS .................................................................................12 MEDIDA DE SEGURANA..............................................................................13 ASSISTNCIA JUDICIRIA NO PRESDIO E NAS VARAS DAS EXECUES PENAIS ............................................................................................................15 ATENDIMENTO ...............................................................................................17 CRDITOS.......................................................................................................19

Direitos e Deveres do Preso

APRESENTAO
A caracterstica principal do Estado Democrtico de Direito tem sido a de concesso contnua de cidadania, nos aspectos civil, poltico e social, aos cidados. No obstante, em geral, existe excluso de vrios setores da sociedade. Dentre os principais excludos encontram-se os presos, quase sempre esquecidos pelo mundo em suas masmorras. Apesar da Constituio de 1988 ter sido prdiga em direito aos presos, assim como a Lei de Execuo Penal, na verdade, no Brasil, os encarcerados continua margem da cidadania plena. Nega-se, inclusive, o que se permite em lei. Assim, no sentido de orientar o preso e lhe proporcionar conhecimentos bsicos de seus direitos foi editada a presente cartilha, com base em texto elaborado pela Procuradoria Geral de Estado de So Paulo, quando nela funcionava a assistncia judiciria. A cartilha se trata de texto bsico, sem informaes complexas, mais como um alerta e uma orientao ao preso para que este, com o apoio da Defensoria Pblica Geral do Estado do Piau, possa reivindicar o que justo e, deste modo, dar-lhe tranqilidade para que possa cumprir a pena que a sociedade lhe imps, mas to somente esta. Espera-se com a cartilha que haja a conscientizao do preso quanto aos seus direitos, assim como os deveres que lhe cabem, pois esta a justa medida do direito. Agora, com o Pronasci, possvel o esclarecimento dos que esto cumprindo pena restritiva de direito e sua famlia.

Teresina, 03 de novembro de 2008.

Nelson Nery Costa Defensor Pblico Geral do Estado do Piau

Direitos e Deveres do Preso

DIREITOS EM GERAL
Preso tem direitos? Sim. A Lei de Execuo Penal diz que o preso, tanto o que ainda est respondendo ao processo, quanto o condenado, continua tendo todos os direitos que no lhes foram retirados pela pena ou pela lei. Isto significa que o preso perde a liberdade, mas tem direito a um tratamento digno, direito de no sofrer violncia fsica e moral. A Constituio do Brasil assegura ao preso um tratamento humano. No se pode esquecer que hoje torturar pessoa presa crime. Quais so os direitos bsicos dos presos? a) Direito alimentao e vestimenta fornecidos pelo Estado. b) Direito a uma ala arejada e higinica. c) Direito visita da famlia e amigos. d) Direito de escrever e receber cartas. e) Direito a ser chamado pelo nome, sem nenhuma discriminao. f) Direito ao trabalho remunerado em, no mnimo, 3/4 do salrio mnimo. g) Direito assistncia mdica. h) Direito assistncia educacional: estudos de 1 grau e cursos tcnicos. i) Direito assistncia social: para propor atividades recreativas e de integrao no presdio, fazendo contato com a famlia e amigos do preso. j) Direito assistncia religiosa: todo preso, se quiser, pode seguir a religio que preferir, e o presdio tem que ter local para cultos. l) Direito assistncia judiciria e contato com advogado ou Defensor Pblico: todo preso pode conversar em particular com seu advogado e se no puder contratar um o Estado tem o dever de lhe fornecer gratuitamente. Como o preso pode reclamar sobre violao aos direitos e pedir proteo? Todos os direitos do preso podem ser reclamados para o prprio diretor do Presdio ou ao Defensor Pblico que presta assistncia no presdio E se no adiantar falar com o diretor? A Lei de Execuo Penal e a Constituio do Brasil garantem ao preso que toda ofensa, ou at mesmo ameaa de ofensa a direito, pode ser feita a um Juiz imparcial. Toda pessoa presa est ligada a um Juiz: - se ainda no foi condenada ou est recorrendo, o Juiz que julga o processo o responsvel; - se j tem condenao definitiva, o Juiz responsvel o Juiz da execuo. O Juiz tem o dever de decidir sobre a reclamao do preso e o preso tem o direito de pedir uma audincia com o Juiz. Como o preso chega at o Juiz para reclamar? Todo preso tem o direito de ser defendido por um advogado ou Defensor Pblico que represente seus interesses. Se o preso for pobre, o prprio Juiz vai obrigatoriamente nomear um Defensor Pblico.

Direitos e Deveres do Preso

Ningum responde a nenhum processo sem ser defendido por um advogado ou Defensor Pblico, tanto na fase processual quanto na execuo da pena. Nos Presdios do Estado do Piau, h Defensores Pblicos que tm o dever de atender aos presos e requerer, para os que j forem condenados, os benefcios da execuo. Essa assistncia judiciria gratuita e coordenada em cada Presdio por Defensores Pblicos. O direito de visita inclui a visita ntima? A visita ntima ainda no est regulamentada e tem sido permitida em carter experimental. Assim, a visita ntima do marido, mulher, companheiro ou companheira, dever estar sempre condicionada ao comportamento do preso, segurana do presdio e s condies da unidade prisional sem perder de vista a preservao da sade das pessoas envolvidas e a defesa da famlia. Trata-se de uma questo delicada a ser encarada com muita responsabilidade, em benefcio da prpria populao carcerria. No entanto, a visita da famlia um direito incontestvel, que deve ser incentivado, como elemento de grande influncia na manuteno dos laos afetivos e na ressocializao do preso. Todo preso tem direito progresso de regime, livramento condicional, indulto e comutao? No. A lei diz que quem comete crime hediondo (homicdio qualificado, trfico de entorpecentes, latrocnio, extorso mediante seqestro, estupro, atentado violento ao pudor, por exemplo) s tem direito a pedir Livramento Condicional depois de cumprir dois teros da pena; a pedir progresso de regime somente depois de cumprir dois quintos da pena ou trs quintos se reincidente, no regime anterior, mas no tem direito a indulto e comutao. Todos os presos que no cometem crime hediondo tm direito progresso para o regime semi-aberto (Colnia Agrcola), aberto (Casa de Albergado); livramento condicional, indulto (perdo da pena) e comutao (reduo da pena), desde que preencham certos requisitos.

Direitos e Deveres do Preso

A mulher presa tem direitos especiais? Sim. A lei assegura s presas o direito de permanecerem com seus filhos durante o perodo de amamentao, que atualmente de 120 (cento e vinte) dias. Inclusive, os estabelecimentos devem ser dotados de berrios, onde as condenadas possam alimentar seus filhos (art.832 da LEP). Diz tambm a lei que as presas devem cumprir pena em presdios separados, com direito a trabalho tcnico adequado sua condio. O preso estrangeiro tem direito a benefcios? Sim. O estrangeiro tem os mesmos direitos que o preso brasileiro, porque, para a Constituio do Brasil, todos so iguais perante a lei: a maior dificuldade do estrangeiro conseguir livramento condicional, e Indulto, porque o estrangeiro que condenado no Brasil no pode ficar morando no Pas. Por isso, o estrangeiro que foi condenado precisa acelerar seu processo de expulso, que corre no Ministrio da Justia, em Braslia. Com a expulso, o estrangeiro que satisfizer os requisitos legais pode pedir os benefcios. Se concedidos, o estrangeiro ser encaminhado Polcia Federal para ser levado embora do Pas.

TRABALHO
O trabalho obrigatrio ao preso? Conforme dispe o artigo 31 da Lei de Execuo Penal, o condenado pena privativa de liberdade est OBRIGADO ao trabalho, na medida de suas aptides e capacidade. J o preso provisrio, vale dizer, aquele ainda sem condenao definitiva recolhido em razo de priso em flagrante, priso temporria, por decretao de priso preventiva, pronncia ou sentena condenatria recorrvel, no est obrigado ao trabalho. Entretanto, as atividades laborterpicas lhes so facultadas, desde que dentro do estabelecimento prisional, e sua prtica dar direito remio da pena, to logo venha a ser aplicada.

Direitos e Deveres do Preso

O trabalho um direito do preso? Sim. O preso tem o direito social ao trabalho (art. 6, da Constituio Federal). Ao Estado incumbe o dever de dar trabalho ao condenado em cumprimento de pena privativa de liberdade, ou quele a quem se imps medida de segurana detentiva. direito do preso a atribuio de trabalho e sua remunerao (art. 41, II, da LEP). Qual a jornada de trabalho a ser cumprida pelo preso? A jornada normal de trabalho no ser inferior a seis, nem superior a oito horas (com descanso nos domingos e feriados), conforme estabelece o artigo 33 da Lei de Execuo Penal. O produto da remunerao pelo trabalho dever atender: indenizao dos danos causados pelo crime (desde que determinada judicialmente); assistncia da famlia do preso; s pequenas despesas sociais; ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manuteno do condenado, em proporo a ser fixada e sem prejuzo da destinao acima prevista. A quantia restante ser depositada para a constituio do peclio, em caderneta de poupana, que ser entregue ao condenado quando posto em liberdade. O trabalho do preso est sujeito ao regime da Consolidao das Leis do Trabalho? O trabalho do preso, conforme artigo 28, pargrafo 2 da Lei de Execuo Penal, no est sujeito ao regime da Consolidao das Leis do Trabalho. No entanto, estabelecem as Regras Mnimas da ONU a necessidade de providncias para indenizar os presos pelo acidente do trabalho ou em enfermidades profissionais em condies similares quelas que a lei dispe para o trabalhador livre (74.2). Nossa legislao protege essa orientao ao incluir, entre os direitos do preso, os da "Previdncia Social" (arts. 39 do CP e 41, III, da LEP). Comete falta disciplinar o condenado que provocar acidente de trabalho? Sim, comete falta grave o condenado pena privativa de liberdade que provocar acidente de trabalho (art. 50, IV, LEP); bem como retardar, injustificadamente, o cumprimento da obrigao imposta (art. 51, II, da LEP). O que remio? Remio um instituto que permite, pelo trabalho, dar como cumprida parte da pena, vale dizer, abreviar o tempo de durao da sentena. O condenado que cumpre pena em regime fechado ou semi-aberto poder diminuir, pelo trabalho, parte do tempo de execuo da pena. A contagem do tempo para o fim de remio ser feita em razo de um dia de pena por trs de trabalho (art. 126 da LEP); assim, por exemplo, se o detento trabalhar trs dias ter antecipado o vencimento de sua pena em um dia. A remio poder ser contada para fim de benefcio? Sim, a remio diminui o tempo de durao da pena imposta ao condenado, devendo ser tida como pena cumprida, para outros efeitos, tais como,

Direitos e Deveres do Preso

progresso de regime (art. 111 da LEP); livramento condicional e indulto (art. 128 da LEP). O preso que sofrer acidente de trabalho continuar a beneficiar-se com a remio? Se, por causa de acidente sofrido durante a atividade de trabalho, o preso ficar impossibilitado de prosseguir na funo, continuar a beneficiar-se com a remio (art. 126, par. 2 da LEP). Portanto, no se interrompe durante o perodo de afastamento.Porm, a contagem somente se refere aos dias em que realmente o acidentado estiver impossibilitado de trabalhar. O condenado que cometer falta disciplinar de natureza grave perder os dias anteriormente remidos pelo trabalho? O artigo 127 da Lei de Execuo Penal estabelece que o condenado punido por falta grave perder o direito ao tempo remido, comeando o novo perodo a partir da data da infrao disciplinar.. O descumprimento do dever de trabalhar previsto como falta grave (art. 50, VI, da LEP) impondo sanes disciplinares.

DEVERES DO PRESO
Por que devo ter bom comportamento na priso? Porque, pela lei, dever do preso ter bom comportamento. Alm disso, o mau comportamento poder gerar o indeferimento de benefcios pleiteados junto Vara das Execues (art. 39, II da Lei de Execuo Penal). O preso obrigado a trabalhar? Sim, j que, se recusando a trabalhar, o preso estar cometendo falta grave (art. 39, V, c.c. 50,V I, da LEP). Devo obedecer ordem para limpar a cela? Sim, j que a higiene pessoal, a limpeza da cela ou alojamento e a conservao dos objetos de uso pessoal um DEVER do preso (art. 39, IX, X da LEP). Como devo me comportar em relao aos demais presos e funcionrios do Presdio? A obedincia aos funcionrios; o respeito a qualquer pessoa com que v se relacionar; a urbanidade e o respeito no trato com os demais presos tambm uma obrigao do preso, sendo que seu descumprimento pode acarretar uma falta grave ou at crime contra a honra, por exemplo.

Direitos e Deveres do Preso

Posso participar de rebelies? A Lei de Execuo Penal diz que DEVER do preso no se envolver em movimentos contra a ordem e a disciplina, bem como no participar de fugas, j que o preso no pode escolher como e quando vai cumprir sua pena, e ainda porque poder vir a responder por diversos crimes ligados a esse comportamento. A participao em rebelies poder prejudicar a obteno de benefcios em sede de execuo. Ademais, o preso que causar subverso da ordem no presdio, tambm pode ser submetido ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), sendo recolhido em cela individual, com direito sada da mesma apenas durante duas horas para banho de sol. O RDD pode ser aplicado tanto ao preso definitivo como ao provisrio. Devo aceitar as faltas que me so aplicadas? Sim, desde que elas tenham sido apuradas regularmente, com direito defesa, o preso DEVE acatar seu resultado, j que dever legal do preso se submeter pena imposta pela prtica de falta. verdade que terei que indenizar a vtima e o Estado pela minha condenao? Pela Lei de Execuo Penal e o Cdigo Penal, o preso tem o DEVER de indenizar a vtima e seus herdeiros e tambm, quando possvel, pagar o Estado pelas despesas de sua manuteno.

CONSELHO PENITENCIRIO
O que o Conselho Penitencirio? um rgo colegiado (formado por vrios profissionais) que tem funo consultiva (emitir parecer em pedidos de Indulto ) e fiscalizadora (inspecionar os Estabelecimentos Penais e dar assistncia aos egressos). O que mais funo do Conselho? Zelar pelo correto cumprimento do Livramento Condicional (propor revogao ou suspenso, sugerir a extino da punibilidade em caso de integral cumprimento do Livramento Condicional etc.) e provocar o indulto individual. Onde funciona, qual o telefone e o horrio de atendimento? Est situado na Av. Pedro Freitas s/n, Centro Administrativo, Bloco G, 2 andar, Bairro So Pedro, CEP 64018-200. Telefones 3216745 e 3216 17433. Atendimento ao pblico de segunda a sexta-feira, das 7:30h s 13:30 horas. O parecer do Conselho dispensvel? Segundo a lei, por representar a Comunidade na execuo penal, o Conselho ser obrigatoriamente consultado acerca da convenincia e oportunidade da

Direitos e Deveres do Preso

concesso do Indulto. Porm, em se tratando de pedido de Livramento Condicional, no mais exigido o parecer do Conselho Penitencirio (art.70, I da LEP).

VARA DAS EXECUES PENAIS


Quem o Juiz competente para a sua execuo? Se o seu processo da capital, o competente o Juiz da Vara de Execues Criminais da Capital. Se o seu processo de alguma cidade do interior do Estado, mesmo que voc esteja cumprindo pena na capital, o juiz competente para a execuo de sua pena ser o juiz que o condenou, salvo pedido de transferncia da execuo de sua pena, feita por advogado ou Defensor Pblico. Quando comea a execuo da pena? Antes, o processo de execuo da pena somente comeava quando o preso tivesse uma condenao definitiva, isto , quando a apelao e os demais recursos j tivessem sido julgados. Somente neste momento, era expedida a guia de recolhimento (documento que d incio ao processo de execuo). Em 09 de outubro de 2003, entretanto, foi publicado no Dirio da Justia, as Smulas 716 e 717 do Supremo Tribunal Federal admitindo progresso de regime, de cumprimento de pena ou aplicao imediata de regime menos severo que o determinado na sentena, antes do seu trnsito em julgado. No impede a progresso de regime de execuo da pena fixada em sentena no transitada em julgado, o fato do ru se encontrar em priso especial. Assim, atualmente, a guia de recolhimento provisria ser expedida quando do recebimento do recurso da sentena e a guia de recolhimento definitiva ser remetida aps o trnsito em julgado. Se voc est preso e ainda no foi expedida a guia de recolhimento, a quem deve pedir os benefcios? Se ainda no foi expedida a guia de recolhimento, ainda no h processo de execuo. Portanto, voc deve, primeiro, pedir ao Juiz da Vara em que foi processado que expea a guia de recolhimento para a Vara das Execues. S assim ser possvel ao Juiz das Execues Criminais dar andamento ao seu pedido de progresso, livramento condicional etc. Se voc respondeu ao processo solto e foi preso porque estava "procurado", em razo de condenao definitiva, o que deve fazer? Se voc no puder contratar um advogado particular, pea assistente social do presdio onde se encontra, para falar com o Defensor Pblico.

Direitos e Deveres do Preso

Se o sentenciado foi preso em diversas Comarcas, onde tramitar a sua execuo? A execuo ter andamento na comarca em que estiver preso, no importando em que comarca tenha sido processado e condenado, nem que para isso o Defensor Pblico tenha que solicitar a transferncia da execuo da pena. Quando o sentenciado for removido para um presdio que fica em outra Comarca, o processo tambm enviado para essa comarca? No. O processo somente ser enviado para essa Comarca se houver pedido do Defensor Pblico ou do advogado. Para que serve o Juiz Corregedor? Ao Juiz Corregedor compete corrigir os erros e os abusos cometidos pelas autoridades penitencirias. Assim, se voc estiver sofrendo grave ameaa, tortura ou qualquer outro abuso dentro da priso, deve solicitar ao Juiz Corregedor providncias no sentido de proteger a sua vida e a sua integridade fsica (seu corpo). Cabe ao Juiz Corregedor, tambm, aps ouvida a Diretoria de Unidade de Administrao Penitenciria, autorizar a sua remoo para um outro Estabelecimento Prisional.

PEDIDOS JUDICIAIS
O que so pedidos judiciais no processo de execuo da pena? O processo de execuo no mais administrativo. Isto quer dizer que tudo o que se pede durante o cumprimento da pena tem apreciao pelo Juiz com manifestao prvia do Ministrio Pblico e da Defesa. Quem poder pedir? O pedido de benefcio dever, preferencialmente, ser formulado por advogado ou Defensor Pblico. Isto porque s ele tem condies tcnicas de avaliar o seu cabimento. A lei exige que em todos os presdios haja assistncia judiciria gratuita. O que se poder pedir? A Lei de Execuo penal prev uma srie de benefcios. O preso, entretanto, dever preencher alguns requisitos exigidos por esse texto legal. Quais so esses requisitos legais? a) Requisito Objetivo: a maioria dos benefcios na execuo da pena exige lapso temporal, ou seja, o preso dever cumprir um certo tempo da pena para poder pedir um benefcio. b) Requisito Subjetivo: o mrito, ou seja, preciso ter boa conduta carcerria; exercer atividade laborterpica (trabalhar) que , alm de tudo, um direito; ter controlada a agressividade e a impulsividade etc. Demonstrar, enfim, que est apto a retornar sociedade.

Direitos e Deveres do Preso

10

Quais so os benefcios? a) Remio: o preso ter direito de descontar um dia de sua pena com trs dias de trabalho. necessrio juntar atestados de atividade laborterpica (atestado do trabalho realizado). b) Pedido de Progresso de Regime: do fechado para o semi-aberto e deste para o aberto. necessrio o cumprimento de um sexto da pena e preencher os requisitos subjetivos. Agora tambm possvel a progresso de regime em casos de condenados pela prtica de crimes hediondos ou equiparados, desde que cumpridos dois quintos da pena e , se reincidente trs quintos. c) Livramento Condicional: cumprimento de um tero da pena para primrio, metade para reincidente e dois teros para quem comete crime considerado hediondo. Comportamento satisfatrio durante a execuo da pena e aptido para o trabalho. d) Indulto e Comutao: todo ano o presidente da Repblica elabora um decreto para indultar(perdoar a pena) ou comutar (reduzir a pena). O decreto tambm exige o lapso temporal alm do mrito, salvo nas hipteses de indulto humanitrio (em que exigida somente a comprovao de estar o preso acometido de doena grave e incurvel, em estado terminal). e) Unificao de Penas: o caso em que o condenado pratica os crimes de acordo com o que est previsto no artigo 71 do Cdigo Penal. Assim, os delitos so da mesma espcie e pelas condies de tempo, lugar e maneira de execuo so considerados em continuao um do outro. No necessrio cumprir lapso temporal ou ter mritos. f) Detrao: o tempo de priso provisria (flagrante, preventiva, temporria, pronncia) dever ser computado como tempo de pena cumprida. Aqui o preso tambm no precisa comprovar requisito objetivo ou subjetivo. Alm desses benefcios, o que mais se pode pedir ao Juiz? A Lei de Execuo Penal determina que o Juiz da execuo deve zelar pelo correto cumprimento da pena. Toda vez, portanto, em que h alguma ilegalidade, necessrio trazer o fato ao conhecimento do Juiz. O que so ilegalidades? Em princpio, tudo o que estiver em desacordo com a lei. Exemplos: regime semi-aberto fixado na sentena e o preso em regime fechado; preso condenado cumprindo pena em Distrito Policial ou Cadeia Pblica; superpopulao; falta de assistncia mdica; desrespeito integridade fsica ou moral; falta de alimentao; impedir entrevista com o advogado ou Defensor Pblico; no atribuir atividade laborterpica; no ter a defesa oportunidade de defender o sentenciado no processo etc. Tudo, enfim, que estiver contrrio ao que determina a Constituio Federal e as leis penais.

Direitos e Deveres do Preso

11

SADAS TEMPORRIAS
Quem tem direito sada temporria? Tem direito sada temporria o preso que cumpre pena em regime semiaberto, que at a data da sada tenha cumprido um sexto da pena total se for primrio, ou um quarto se for reincidente. Tem que ter boa conduta carcerria, pois o juiz, antes de conceder a sada temporria, consulta os Diretores dos Presdios. A quem deve ser pedida a sada temporria? O prprio Diretor geral do Presdio encaminha ao juiz a relao dos presos que tm direito sada temporria. Mas se o nome do preso no estiver na relao, o pedido pode ser feito pelo seu advogado ou Defensor Pblico, diretamente ao Juiz. O preso pode sair para visitar sua famlia? Sim, com exceo dos presos do regime fechado, a Lei de Execuo prev sada temporria para visitar a famlia, que pode ser concedida cinco vezes ao ano. Cada sada poder durar at sete dias corridos. Em regra, as sadas so concedidas nas seguintes datas: a) Natal/Ano Novo; b) Pscoa; c) Dia das Mes; d) Dia dos Pais; e) Finados. possvel pedir sada temporria para estudar? Sim, exceto os presos do regime fechado; a Lei de Execuo Penal prev a sada temporria para freqentar curso supletivo profissionalizante, segundo grau ou faculdade. O curso deve ser na comarca onde o sentenciado cumpre pena. Nesse caso, o preso sair todo dia somente o tempo necessrio para assistir s aulas, at terminar o curso, condicionando ao bom aproveitamento, sob pena de revogao. As faltas disciplinares prejudicam a sada temporria? Qualquer falta disciplinar prejudica a sada temporria. O preso que praticou falta leve ou mdia s poder ter sada temporria aps a reabilitao da conduta permitido atraso no retorno das sadas temporrias? No. O preso perde o direito sada temporria caso retorne fora do horrio, injustificadamente. Caso no tenha condies de retornar no horrio determinado, o preso dever avisar imediatamente o diretor-geral do Presdio,

Direitos e Deveres do Preso

12

por telefone, quanto s dificuldades para retornar, e quando apresentar-se no Presdio dever levar junto dados e documentos que provem o motivo do atraso, como, por exemplo, atestado mdico (se estiver doente). E se o preso ficar doente durante a sada temporria, o que fazer? Se a doena impedir a locomoo at o Presdio, ou estiver internado em hospital, o sentenciado, ou algum da famlia, dever por precauo avisar a Direo do Presdio do ocorrido, e ao retornar dever apresentar Direo os atestados mdicos que provem a impossibilidade de locomover-se ou comprovante de internao. H garantia de o Juiz aceitar o atestado de doena para justificar o atraso do preso, sem regredi-lo ao regime fechado? No. Se a doena no impedir a locomoo, no poder o preso chegar atrasado com a desculpa de que estava se tratando. Caso possa se locomover, dever apresentar-se no Presdio no dia e horrio determinados e solicitar atendimento mdico, que dever ser providenciado pela Direo do estabelecimento penal. E se o preso estiver em outro municpio, longe do presdio, e no encontrar passagem para retornar? O que fazer? A melhor providncia, nesses casos, entrar em contato, quando possvel, com o diretor do Presdio, esclarecendo as dificuldades. Mas s isso no basta. Para que no haja dvidas quanto s suas intenes, melhor o preso apresentar-se ao delegado de Polcia ou ao Juiz da cidade, pois estas autoridades podero recolh-lo no presdio local e providenciar a remoo, ou ento colher as declaraes do preso com a finalidade de preservar seu direito, como, por exemplo, em um Boletim de Ocorrncia. Na sada temporria, o preso pode freqentar bares, boates, embriagarse, ou seja, agir como se estivesse em liberdade? No, o preso que est em sada temporria dever manter o mesmo comportamento que tem dentro do Presdio ou no trabalho externo. No se pode esquecer que o preso beneficiado com a sada temporria para estudar ou visitar a famlia sob certas condies. Assim, o preso em sada temporria no pode freqentar bares, boates, embriagar-se, envolver-se em brigas, andar armado, ou praticar qualquer outro ato que seja falta grave, como, por exemplo, a prtica de delitos. O preso que tem sada temporria para estudar dever sair para a aula e ao seu trmino retornar, e no fazer nada alm disso. Do mesmo modo, o preso que tem sada para visitar a famlia deve limitar-se a sair do Presdio e recolher-se no domiclio de sua famlia, e dele sair somente para atividades indispensveis, como para trabalhar, procurar atendimento mdico etc.

MEDIDA DE SEGURANA
A quem se aplica a medida de segurana? queles que praticam crimes e que, por serem portadores de doenas mentais, no podem ser considerados responsveis pelos seus atos e, portanto, devem ser tratados e no punidos.

Direitos e Deveres do Preso

13

Medida de Segurana pena? No. A medida de segurana tratamento a que deve ser submetido o autor de crime com o fim de cur-lo ou, no caso de tratar-se de portador de doena mental incurvel, de torn-lo apto a conviver em sociedade sem voltar a delinqir (cometer crimes). Quem est sujeito medida de segurana pode ser tratado em Presdio? No. O artigo 96 do Cdigo Penal determina que o tratamento dever ser feito em hospital de custdia e tratamento, nos casos em que necessria internao do paciente ou, quando no houver necessidade de internao, o tratamento ser ambulatorial (a pessoa se apresenta durante o dia em local prprio para o atendimento), dando-se assistncia mdica ao paciente. Havendo falta de hospitais para tratamento em certas localidades, o Cdigo diz que o tratamento dever ser feito em outro estabelecimento adequado, e Presdio no pode ser considerado estabelecimento adequado para tratar doente mental. Qual o prazo de durao da medida de segurana? O prazo mnimo deve ser estabelecido pelo Juiz que aplica a medida de segurana: de um a trs anos (art. 97, 1, do CP). No foi previsto pelo Cdigo Penal prazo mximo de durao da medida de segurana. No entanto, como a Constituio Federal determina que no Brasil no haver pena de carter perptuo e que o tempo de priso no exceder 30 anos (art. 75 do CP) possvel afirmar que a medida de segurana no pode ultrapassar 30 anos de durao. Mesmo porque, se o que se busca com a internao o tratamento e a cura, ou recuperao do internado e no sua punio, 30 anos um prazo bastante longo para se conseguir esse objetivo. Quem foi condenado a cumprir pena pode ser submetido medida de segurana? No. Se a pessoa condenada a uma pena porque se entendeu que ela no era portadora de doena mental e s os doentes mentais necessitam do tratamento proporcionado pela medida de segurana. O que pode ocorrer que durante o cumprimento da pena, o sentenciado apresente distrbios mentais e, somente nesse caso, o Juiz da execuo pode substituir a pena por internao para o tratamento que se fizer necessrio (art. 183 da LEP). Se isso ocorrer, quando for verificada a recuperao do interno ele dever retornar ao Presdio e continuar a cumprir sua pena. Nesse caso, o perodo de internao contado como tempo de cumprimento de pena. Por exemplo: trs anos de pena, cumpre um ano, fica doente, permanece um ano em tratamento e se recupera. Resta-lhe a cumprir mais um ano. E se terminar a pena e o preso no estiver curado? O tratamento no poder exceder, de forma alguma, o tempo de pena que o sentenciado tinha a cumprir. Assim, se a pena terminar sem que o tratamento tenha surtido efeitos, o sentenciado ter que ser posto em liberdade, porque estar extinta sua punibilidade e o Estado no tem mais poderes para mant-lo sob sua custdia.

Direitos e Deveres do Preso

14

E se cumprida integralmente a pena, verificar-se que o preso possui doena mental e que poder voltar a delinqir, possvel submet-lo a internao para tratamento ? No. O Cdigo Penal adotou um sistema alternativo segundo o qual se aplica ou pena ou medida de segurana, jamais as duas juntas. Cabe ao Estado zelar pelo cumprimento adequado quer na medida de segurana, quer na pena. Para que isso fosse possvel, a periculosidade deveria se manifestar antes do trmino da pena, diagnosticada por meio de laudo mdico encaminhado ao Juiz de converso (de cumprimento de pena para internao para tratamento). O artigo 10 da LEP diz que cabe ao Estado fornecer tratamento adequado cura ou recuperao do detento, mas no pode garantir a cura de doenas mentais, at porque h algumas incurveis. Mas, vale lembrar, a internao no pode ultrapassar o limite da pena original. O internado tem seus direitos preservados? Sim. O artigo 3 da LEP assegura aos presos e aos internados todos os direitos no atingidos pela sentena ou pela lei. Entre os direitos do internado esto o de ser tratado dignamente, em local adequado e por profissionais competentes; o de ser submetido a tratamento adequado a proporcionar sua cura e recuperao e conseqente retorno ao convvio social; o direito de ser submetido percia mdica anual para verificao da cessao de periculosidade; o direito de ser defendido por advogado de sua confiana ou Defensor Pblico. Quem pode determinar a desinternao e como ela se d? Se ficar constatada atravs de percia mdica que ocorreu a cessao da periculosidade (a pessoa no est mais doente), o Juiz da execuo penal dever determinar a desinternao condicional do interno. A desinternao ser condicional pelo prazo de um ano. Se nesse perodo o liberado no praticar fato que indique persistncia da periculosidade, estar encerrada a medida de segurana. Ele volta a ser um cidado comum e livre.

ASSISTNCIA JUDICIRIA NO PRESDIO E NAS VARAS DAS EXECUES PENAIS


Quem tem direito a Defensor Pblico? De acordo com o art.5, LXXIV e art.134 da Constituio Federal, todo aquele que no tiver recursos financeiros para contratar um advogado. O preso(a) tem que requerer a nomeao de um Defensor Pblico para assisti-lo durante a execuo de sua pena? No. Em todos os Presdios do Estado do Piau, exceo daquele localizado na Cidade de Oeiras, existem Defensores Pblicos que atendem todos aqueles que esto cumprindo pena no Estabelecimento Prisional (art. 16 da LEP). Quando o preso d entrada no Presdio, o Defensor Pblico recebe essa informao e passa a cuidar de sua situao processual, tomando todas as medidas cabveis em relao a ele, inclusive requisitando-o para entrevista pessoal no parlatrio. O mesmo ocorre na Vara das Execues Criminais. Se no houver procurao nos autos, isto , se no houver advogado particular no processo, o Defensor Pblico automaticamente designado para patrocinar

Direitos e Deveres do Preso

15

sua defesa, no havendo necessidade de o sentenciado requerer essa providncia. Se o Defensor Pblico no o chamar, passados mais de 30 (trinta) dias de sua entrada no Presdio, o que deve fazer? Voc deve recorrer aos funcionrios do Presdio e diretores para levarem uma mensagem para que o Defensor Pblico o requisite no parlatrio. Se isso no funcionar, deve pedir a seus familiares que compaream Defensoria Pblica (endereos no final desta Cartilha) para levar ao conhecimento do Defensor Pblico que voc no conseguiu se comunicar com ele. Como se pode obter informaes sobre o andamento dos pedidos na Vara das Execues Criminais? medida em que forem sendo julgados seus pedidos, voc receber uma intimao judicial que ir revelar se foram deferidos (voc ganhou) ou indeferidos (voc perdeu). A informao poder chegar a voc ou por meio do seu advogado, do Defensor Pblico ou por seus familiares. Se no estiver satisfeito com o Defensor Pblico que o representa, para quem deve reclamar? Em primeiro lugar, para a Diretoria Criminal da Defensoria Pblica , que exercida por um Defensor Pblico. Em segundo lugar, para a Ouvidoria da Defensoria Pblica e, em ltima instncia, voc pode recorrer Corregedoria Geral da Defensoria Pblica. Veja a relao de endereos e telefones que consta no final desta cartilha. necessrio escrever para outros rgos para obter informaes ou assistncia jurdica? No. Todas as cartas escritas para os diferentes rgos so remetidas Defensoria Pblica Geral do Estado, que por sua vez, encaminha Diretoria Criminal ou Regional. melhor e mais rpido se voc escrever apenas para um lugar, preferencialmente para a Defensoria Pblica Geral do Estado do Piau. (endereo no final da cartilha). necessrio que se pague alguma coisa, ou a funcionrios ou a Defensores Pblicos para obter assistncia ou informaes? No. Alm de desnecessrio, proibido por lei. O Estado j paga funcionrios e Defensores Pblicos para prestarem servio a voc. Se o pedido est demorando para ser julgado, isso significa que o Defensor Pblico no bom, ou no est interessado no caso? Absolutamente no. Isso quer dizer que existem muitos pedidos de benefcios aguardando deciso e que o processo de execuo complicado. Em mdia, se tudo estiver em ordem, um pedido no julgado antes de decorridos dois meses de seu protocolo.

Direitos e Deveres do Preso

16

ATENDIMENTO NA CAPITAL
DEFENSORIA PBLICA GERAL DO ESTADO DO PIAU Defensor- Geral: DR. NELSON NERY COSTA Atendimento: Rua Nogueira Tapety, 138, Bairro dos Noivos , CEP 64046-020 , Teresina Piau. Tels. 32320350 e 32337407 Fax: 32357527 - diariamente das 8:00h s 13:15h. CORREGEDORIA GERAL DO ESTADO DO PIAU Corregedor: DR. FRANCISCO DE JESUS BARBOSA Atendimento: Rua Nogueira Tapety, 138 Bairro dos Noivos,, CEP 64046-020 , Teresina Piau. Tels. 32320350 e 32337407 Fax: 32357527-diariamente das 8:00h s 13:15h. OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PBLICA Ouvidor-Geral: DR. ROGRIO NEWTON DE CARVALHO SOUSA Atendimento: Rua Nogueira Tapety, 138 Bairro dos Noivos,, CEP 64046-020 , Teresina Piau. Tels. 32320350 e 32337407 Fax: 32357527-diariamente das 8:00h s 13:15h. DIRETORIA CRIMINAL DA DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO PIAU Diretora: DRA. ANA PATRCIA PAES LANDIM SALHA Atendimento: Rua 19 de Novembro, 150 Centro, Teresina - Piau, CEP 64000-470. Tel: 32264610 - diariamente das 8:00h s 13:15h. PENITENCIRIA MAJOR CSAR; PENITENCIRIA IRMO GUIDO E CASA DE CUSTDIA PROF. JOS RIBAMAR LEITE Defensora Pblica: DRA. CONCEIO DE MARIA SILVA NEGREIROS Atendimento: Rua 19 de Novembro, 150 Centro, Teresina Piau, CEP 64000-470. Tel: 32264610 - diariamente das 8:00h s 13:15h. PENITENCIRIA FEMININA DE TERESINA Defensora Pblica: DRA. GLCIA RODRIGUES BATISTA Atendimento: Rua 19 de Novembro, 150 Centro (PI), CEP 64000-470 Tel. 32264610 diariamente das 8:00h s 13:15h

Direitos e Deveres do Preso

17

ATENDIMENTO NO INTERIOR
PENITENCIRIA PREFEITO LUIZ GONZAGA REBELO CIDADE DE ESPERANTINA PIAU Defensor Pblico: DR.MANOEL MESQUITA DE ARAJO NETO Atendimento: Rua Cel. Patrocnio Lages,n.463 , no Frum Des. Walter e C. Miranda, CEP 64180/000, Esperantina Piau - Tel: 86 33831161 - diariamente das 8:00h s 13:15h. PENITENCIRIA MISTA JUIZ FONTES IBIAPINA CIDADE DE PARNABA - PIAU Defensor Pblico: DR. KARLOS ALBERTO RIBEIRO MOTA Atendimento: Avenida Presidente Getlio Vargas, n.601, CEP: 64200/200 Parnaba - Piau Tel: 86 33223532 - diariamente das 8:00h s 13:15h. PENITENCIRIA VEREDA GRANDE GONALO DE CASTRO LIMA CIDADE DE FLORIANO - PIAU Defensor Pblico: DR.JOO BATISTA VIANA DO LAGO NETO Atendimento: Rua Joo Dantas, 318 Centro CEP 64800/000 Floriano Piau Tel: 89 35211739 - diariamente das 8:00h s 13:15h. PENITENCIRIA JOS DE DEUS BARROS E PENITENCIRIA FEMININA DE PICOS PREFEITO ADALBERTO DE MOURA SANTOS CIDADE DE PICOS PIAU Defensor Pblico: DR. JOS TADEU DE MACEDO SILVEIRA Atendimento: Avenida Getlio Vargas, 549, CEP 64000/600 , Picos Piau - Tel: 89 34226894 - . diariamente das 8:00h s 13:15h. PENITENCIRIA REGIONAL DOM ABEL ALONSO NUNEZ CIDADE DE BOM JESUS - PIAU Defensora Pblica : DRA. SHEILA DE ANDRADE FERREIRA Atendimento: Rua Des.Amaral, s/n , Centro CEP 64980/000 , Corrente Piau Tel: 89 35731438 - diariamente das 8:00h s 13:15h.

Direitos e Deveres do Preso

18

CRDITOS
Adaptao: feita pelas Defensoras Pblicas, lotadas no Ncleo Criminal da Defensoria Pblica do Estado do Piau:
ANA PATRCIA PAES LANDIM SALHA CONCEIO DE MARIA SILVA NEGREIROS GLCIA RODRIGUES BATISTA

da Cartilha Direitos e Deveres do Preso, pelos seguintes Procuradores do Estado de So Paulo, lotados na Coordenadoria de Assistncia Judiciria aos Presos: Beatriz Rizzo Castanheira Carmem Silvia Moraes Barros Cristina de Freitas Cirenza Dbora Stipkovick Arajo Elizabete Matsushita Flvia DUrso Rocha Soares Franciane de Ftima Marques Geraldo Alves de Carvalho Geraldo Sanches de Carvalho Ins Tomaz Wilson Talalis Ilustraes: Magno Alves Motta (reeducando da Casa de Deteno de So Paulo). Capa: Joo Victor de S Corra Aires (Assessoria Tcnica Defensoria Pblica do Estado do Piau)

GOVERNO DO ESTADO DO PIAU


JOS WELLINGTON BARROSO DE ARAJO DIAS Governador

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO PIAU


NELSON NERY COSTA Defensor Geral do Estado

Direitos e Deveres do Preso

19

Governo do Estado do Piau

Defensoria Pblica
Programa Nacional de Segurana com Cidadania

PRONASCI

You might also like