You are on page 1of 6

ROSCAS

Rosca é definida como uma “crista de seção uniforme na forma de hélice”. As roscas possuem uma padronização, facilitando seu uso em projetos. Podem ser definidas como roscas externas (parafusos) e internas (porcas).

O tipo da rosca depende do perfil dos filetes. Existem vários tipos de roscas para as diferentes aplicações necessárias na indústria.

A medição pode ser feita com o uso do pente de rosca.Representações de roscas no desenho técnico mecânico Medição de roscas A medição de roscas é feita usualmente através da medição do diâmetro externo e medição do passo. pode-se fazer a medição do diâmetro dos flancos com a aplicação dos seguintes métodos: método dos três arames. Para medições mais precisas. . escalas ou paquímetros (conforme a figura abaixo). método com cones e prismas e método das duas esferas.

1. crista plana e raiz arredondada. as medidas das roscas são determinadas em milímetros.063P . Os filetes têm forma triangular.CÁLCULO DE ROSCAS ROSCA MÉTRICA TRIANGULAR (M) No sistema métrico.61343P rre = 0.0825P D2 = d2 he = 0. ângulo de 60º.0. a = ângulo do perfil da rosca P = passo da rosca d = diâmetro maior do parafuso (normal) d1 = diâmetro menor do parafuso (Æ do núcleo) d2 = diâmetro efetivo do parafuso (Æ médio) f = folga entre a raiz do filete da porca e a crista do filete do parafuso D = diâmetro maior da porca D1 = diâmetro menor da porca D2 = diâmetro efetivo da porca he = altura do filete do parafuso rre = raio de arredondamento da raiz do filete do parafuso rri = raio de arredondamento da raiz do filete da porca a = 60º Distância entre duas cristas ou vales É o diâmetro nominal da rosca d1 = d .1.6495P f = 0.14434P rri = 0.045P D = d + 2f D1= d .2268P d2 = D2 = d .

1373 — P a = 55º .1373 — P rri = 0.1. O passo é determinado dividindo-se uma polegada pelo número de filetes contidos em uma polegada. Nesse sistema.he hi = 0.6403 — P he = 0. crista e raiz arredondadas. a = ângulo do perfil da rosca P = passo da rosca d = diâmetro maior do parafuso (normal) d1 = diâmetro menor do parafuso (Æ do núcleo) d2 = diâmetro efetivo do parafuso (Æ médio) D = diâmetro maior da porca D1 = diâmetro menor da porca D2 = diâmetro efetivo da porca hi= altura do filete da porca he = altura do filete do parafuso rre = raio de arredondamento da raiz do filete do parafuso rri = raio de arredondamento da raiz do filete da porca d=D d1 = d .2he d2 = d .0825P D2= d .ROSCA WHITWORTH NORMAL (BSW) E FINA (BSF) No sistema whitworth.6403 — P rre = 0.he D=d D1= d . o filete tem a forma triangular. ângulo de 55º. as medidas são dadas em polegadas.

TABELAS DE ROSCAS ESPECIAIS .