You are on page 1of 2

Patrocnio

A RAINHA DAS FRUTAS TROPICAIS


Apesar de sua origem indiana, a Mangifera ndica L, Anacardiaceae, a mangueira, foi introduzida no Brasil pelos portugueses no sculo 16, adaptando-se muito bem em vrias regies brasileiras, sendo muitas vezes confundida como fruteira nativa. Rica em sais minerais, vitaminas, acares e de sabor muito agradvel, a manga uma das principais frutas consumidas no pas. Sua polpa pode ser consumida ao natural ou utilizada para processamento em suco, gelia, sorvete, nctar, doces, chutney, batidas e vrios outros produtos. A introduo e a propagao por sementes originaram muitos tipos de mangas com diferentes sabores e qualidades, que s foram fixadas como variedades muito depois. A introduo de variedades selecionadas em outros pases trouxe novo alento cultura. O Brasil um dos dez maiores produtores de manga, com 2,15% da produo mundial, mas o segundo maior exportador, com 133 mil toneladas. A rea de plantio cresceu de 45.454 hectares em 1990, para 68.107 hectares em 2003, um crescimento de 50%. No Nordeste, no mesmo perodo, a rea de plantio dobrou. Para atender s exigncias dos importadores a produo e a ps-colheita de manga no Brasil sofreram grandes transformaes, que se refletiram no mercado interno, que o grande consumidor da manga brasileira. A norma de classificao de manga desenvolvida pelo Programa Brasileiro para Modernizao da Horticultura, em estreita parceria com o PIF Programa Integrado de Frutas, o instrumento imprescindvel modernizao e transparncia na comercializao. O lote de manga classificado uniforme em tamanho e colorao, tem a qualidade bem definida em 4 categorias, a garantia de um padro mnimo de qualidade e caracterizado por medidas mensurveis.

Fazendas Colombo Produo e Exportao de Manga (Ibir SP) Escritrio: (17) 3551-1325 Fazenda: (17) 3551-7982 fazendascolombo@uol.com.br

Colombo

FAZENDAS

Apoio
ORDEM E PR O
GR
ES

SO

Eng. Agr. Dr. Luiz Carlos Donadio Pesquisador da Estao Experimental Citricultura de Bebedouro

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Manga
Mangifera indica L.

Foto: Helio Satoshi Watanabe

Para uso em referncia bibliogrfica:


PROGRAMA BRASILEIRO PARA A MODERNIZAO DA HORTICULTURA. Normas de Classificao de Manga. Centro de Qualidade em Horticultura, So Paulo, CEAGESP: 2004, p. 6 (CQH. Documentos, 28).

Elaborao Tcnica
Centro de Qualidade em Horticultura - CEAGESP Tel: (11)36433825/36433892 Email: cqh@ceagesp.gov.br

Distribuio Gratuita
Tiragem: 20.000 Data de impresso: 05/2005

Garantia de Transparncia na Comercializao Classificao a separao do produto em lotes homogneos, com padres mnimos de qualidade e a caracterizao mensurvel do lote. Tamanho no qualidade. O tamanho e a qualidade so caracterizados separadamente. O lote de manga classificado uniforme em tamanho e colorao, tem a qualidade bem definida em 4 categorias e tem a garantia de um padro mnimo de qualidade.

Monoembrinico ou Indiano: a semente possui um embrio de origem sexual, originando uma nica planta. O fruto tem formato ovalado e a casca de colorao rsea a avermelhada. Exemplo: Haden, Tommy Atkins. Poliembrinico ou Indochins: a semente produz, alm do embrio sexual, embries assexuais de origem nucelar. O fruto tem formato oblongo e colorao de casca variando de esverdeada a amarelada. Exemplo: Espada, Bourbon.

2%

3%

5%

Garantia de um padro mnimo de qualidade Qualidade a ausncia de defeitos. A categoria caracteriza a qualidade do fruto, estabelecendo tolerncias diferentes para os defeitos graves e leves. O produtor deve eliminar os frutos com defeitos graves antes do embalamento do produto.
Os defeitos de casca so caracterizados como difuso, escuro e rugoso.

O nome certo para cada parte da manga


Ombro

Defeitos Graves
Muito prejudiciais ao produto Os defeitos graves inviablizam o consumo e depreciam muito a aparncia e o valor do produto.

Pednculo Cavidade do pednculo

Base ventral Lenticela

Monoembrinico

Poliembrinico

Limites mximos de tolerncia por defeito em cada categoria, em porcentagem(4) de frutos do lote.
Categoria Defeitos graves Podrido () Defeito patolgico grave de casca () Dano profundo () Amassado grave Dano por temperatura Dano cicatrizado grave Defeito grave de casca () Distrbio fisiolgico Imaturo Passado Total de defeitos graves Defeitos leves Amassado leve Defeito leve de casca () Defeito patolgico leve de casca Deformao Total de defeitos leves Total de defeitos Extra (1) 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 5 5 5 5 5 I 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 10 10 10 10 20 20 II 2 2 3 3 3 3 3 3 3 3 5 20 100 20 20 100 100 III 2 2 6 6 6 6 6 6 6 6 10 100 100 100 100 100 100

Base dorsal Epiderme ou casca Sinus Bico Ponta

Defeito difuso de casca : defeito de casca que no impede a visualizao da cor da epiderme, como: ltex transparente, pontos descoloridos, ataque de cochonilha e outros. Ser considerado defeito grave, se ocupar rea igual ou superior a 5% da superfcie total do fruto e defeito leve se ocupar rea inferior a 5% da superfcie total do fruto e superior a 1% da superfcie total do fruto. At 1% da superfcie total do fruto, no ser considerado defeito. Defeito escuro de casca: defeito de casca que impede a visualizao da cor da epiderme, como: ltex oxidado, queimadura de sol e outros. Ser considerado defeito grave, se ocupar rea igual ou superior a 3% da superfcie total do fruto e defeito leve se ocupar rea inferior a 3% da superfcie total do fruto. Defeito rugoso de casca: defeito de casca que apresenta textura spera, como: leso cicatrizada, queimadura de ltex, dano superficial por inseto, atrito de campo e outros. Ser considerado defeito grave, se ocupar rea igual ou superior a 2% da superfcie total do fruto e defeito leve se ocupar rea inferior a 2% da superfcie total do fruto. Defeito patolgico de casca: leso causada por microorganismos, restrita epiderme que pode evoluir na ps-colheita. Ser considerado defeito patolgico leve de casca: o defeito patolgico de casca restrito a pontos escuros bem distribudos, sem coalescncia entre eles, com rea individual inferior a 0,25 mm2. Ser considerado defeito patolgico grave de casca o defeito patolgico de casca com rea individual afetada superior a 0,25 mm2, com coalescncia entre as leses. Deformao: alterao acentuada do formato caracterstico do fruto. Compreende o afundamento peduncular, insero profunda do pednculo, no caracterstica do cultivar. Distrbio fisiolgico: alterao na consistncia normal da polpa do fruto conhecida como colapso interno, ou ainda nariz mole, semente gelatinosa, tecido gelatinoso ou cavidade do pednculo.
Imaturo: A colr da polpa no evoluiu at o estgio de maturao da subclasse creme e/ou o teor de slidos solveis no atingiu 8 Brix.

Grupo: O rtulo identifica o responsvel pelo produto e a sua origem. A rotulagem obrigatria e regulamentada Garantia do Responsvel pelo Governo Federal. O rtulo descreve o produto, utilizando as regras estabelecidas pela norma de classificao.
Manga Haden Sergio Mangifera Fazenda das Anarcadiceas Juazeiro BA

Monoembrinico

Poliembrinico

Dano por temperatura

Dano profundo

Glossrio
Conceito e descrio
Amassamento: alterao da polpa sem ruptura da epiderme, com escurecimento enzimtico interno e deformao visvel externamente. Ser considerado defeito grave se afetar rea igual ou superior a 2% da superfcie total do fruto e ou apresentar escurecimento visvel externamente. Ser considerado defeito leve se afetar rea inferior a 2% da superfcie total do fruto e no apresentar escurecimento visvel externamente.

Classe
Garantia de homogeneidade de tamanho O agrupamento em classes garante a homogeneidade visual de tamanho. O tamanho da manga determinado pela massa em gramas do fruto.

Lote: grupo de unidades, de mesma variedade, origem, classificao e data de embalamento. Passado: fruto em estdio avanado de maturao ou senescncia, textura mole e odor peculiar. Podrido: dano patolgico visvel, caracterizado pela decomposio, desintegrao ou fermentao em qualquer grau dos tecidos do fruto.

Classe
100 200 350 550 800
(1)

Massa em Gramas Limite em gramas


100 a 200 201 a 350 351 a 550 551 a 800 Maior que 800 50 75 100 125 150

Monoembrinico 100 Creme

Poliembrinico 200 350 550 800 Amarela Alaranjada

(1) Os frutos de categoria Extra, devem ter a colorao de polpa, no mnimo, na subclasse creme amarela e, os frutos do Grupo Monoembrinico ou Indochins, devem ter mais de 50% da sua superfcie cobertos pela cor de recobrimento. (2) O defeito de casca grave ou leve compreende os defeitos: difuso, escuro e rugoso. (3) No existe tolerncia para os defeitos graves progressivos: podrido, dano profundo e defeito patolgico grave de casca, no primeiro ponto de remessa do produto. As tolerncias para estes defeitos sero permitidas somente aps a remessa do fruto do embalador: no transporte, no atacado e no varejo (4) O clculo da porcentagem pode ser feito com base no nmero ou massa dos frutos.

Podrido

Distrbio fisiolgico Imaturo

Defeitos Leves
Pouco prejudiciais ao produto

Creme amarelada

Amarela alaranjada

Para cada classe existe um limite de variao de tamanho dentro da embalagem, para garantia da homogeneidade visual de tamanho. tolerada a uma mistura de at 10% de frutas pertencentes classe imediatamente superior classe especificada no rtulo, respeitados os limites de variao dentro da embalagem.

Cor da polpa: Creme A cor creme predomina na polpa e a camada mais prxima da semente evoluiu para a cor creme escura. Creme amarela A cor creme ainda predomina na polpa e a camada mais prxima da semente evoluiu para uma cor amarelada. Amarela A cor amarela creme predomina na polpa e a camada mais prxima da semente j evoluiu para uma cor amarela escura. Amarela alaranjada A cor amarela intensa predomina na polpa e a camada mais prxima da semente evoluiu para uma cor alaranjada .Alaranjada A cor alaranjada predomina na polpa toda.
Cor de recobrimento: colorao da casca vermelha arroxeada, resultado do desenvolvimento dos pigmentos antocianinas, em resposta exposio do fruto radiao solar, durante o desenvolvimento do fruto. Dano cicatrizado: todas as leses que, embora tenham rompido a epiderme, esto cicatrizadas e no expem a polpa, mas alteram a textura e o formato da superfcie do fruto. Ser considerado como defeito grave, o dano cicatrizado com rea ocupada, da superfcie total do fruto, superior ou igual a 5% da superfcie do fruto, e ou com a profundidade do dano superior a 3 mm. Ser considerado como defeito leve, o dano cicatrizado com rea ocupada, da superfcie total do fruto, inferior a 5% da superfcie do fruto e com a profundidade do dano inferior a 3 mm. Dano por temperatura: alterao da casca ou polpa do fruto causada por temperaturas excessivamente altas ou baixas, como: escurecimento da epiderme, formao de pequenas concavidades, alteraes no amadurecimento, colapso interno e escaldadura entre outros. Defeito: toda e qualquer alterao do fruto causada por fatores de natureza fisiolgica, mecnica ou por agentes diversos, que comprometam a qualidade do fruto. Defeito grave : alterao que compromete seriamente a aparncia, a conservao ou a qualidade do fruto. Defeito leve: alterao que deprecia a aparncia do fruto, diminuindo o seu valor comercial. Defeito de casca : alterao na colorao, na textura normal e descolorao da epiderme do fruto. Os defeitos de casca compreendem os defeitos de casca difusos, escuros e rugosos e podem ser caracterizados como defeitos leves ou graves, de acordo com a severidade do sintoma.

Defeitos Variveis
Podem ser graves ou leves Classe:
100 200 350 550 800

12/07/2002

12 kg

Subclasse
Garantia de homogeneidade de maturao A cor da polpa da manga o melhor indicador de sua maturao e pode ser caracterizado em 5 subclasses.

Alguns defeitos so variveis: podem ser considerados graves ou leves, de acordo com a sua intensidade de ocorrncia. O defeito ser considerado grave se ocupar uma % da superfcie total do fruto superior estabelecida no quadro abaixo ou apresentar outras caractersticas que comprometam seriamente a sua qualidade do fruto. Limite de intensidade de defeito para a sua caracterizao como defeito grave

um programa de adeso voluntria e de auto-regulamentao setorial, que surgiu em 1997, como Programa Paulista para a Melhoria dos Padres Comerciais e de Embalagens de Hortigranjeiros, fruto da deciso da Cmara Setorial de Frutas e da Cmara Setorial de Hortalias, Cebola e Alho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo. Em 2000, atendendo demanda de outros estados brasileiros, tornou-se um programa de atuao nacional. A atual denominao se deve necessidade de uma ao mais profunda e abrangente de modernizao da cadeia de produo de frutas e hortalias frescas. O Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP o responsvel pela operacionalizao do Programa, desde o seu incio.

Deformado

Publicaes do Programa Brasileiro para a Modernizao da Horticultura A manga o 28 produto a ter a sua cartilha de classificao lanada. So 15.000 exemplares da cartilha de manga, num universo total de 472.000 cartilhas. J existem 32 produtos com normas de classificao aprovadas, que so responsveis por mais de 90% do volume de frutas e hortalias frescas comercializadas. O 1 produto foi o tomate, que teve a sua 1 cartilha de classificao lanada em 1997. Produtos com normas oficiais do MAPA e com cartilha: Abacaxi, uva fina e uva rstica. Produtos com cartilha:Abacaxi, banana Cavendish, caqui, goiaba, laranja, limo Tahiti, mamo, manga, maracuj azedo, melo, pssego e nectarina, tangerina, uva fina, uva rstica. Alface, batata, berinjela, cebola, cenoura, couve-flor, mandioquinha-salsa, melo, morango, pepino, pimento, quiabo e tomate. Produtos com normas aprovadas, ainda sem cartilha impressa: Banana e maracuj doce. Abobrinha, melancia, repolho e vagem. Produtos em fase de reunio nacional para aprovao da norma: Figo. Alcachofra, batata doce e chuchu. Produtos em fase de estudo para elaborao da norma:Abacate. Abbora, agrio, beterraba, inhame-car, taro-inhame. Para uso em referncia bibliogrfica: PROGRAMA BRASILEIRO PARA A MODERNIZAO DA HORTICULTURA. Normas de Classificao de Manga. So Paulo:CEAGESP, Centro de Qualidade em Horticultura, 2005. 6 p.(CQH. Documentos, 28)

Proteo, movimentao e exposo


A embalagem o instrumento de proteo, movimentao e exposio do produto. A Instruo Normativa Conjunta SARC/ANVISA/INMETRO N 009, de 12 de novembro de 2002, estabelece as exigncias para as embalagens de frutas e hortalias frescas. As embalagens podem ser descartveis ou retornveis. Se retomveis, devem ser higienizadas a cada uso. Se descartveis, devem ser reciclveis ou de incinerabilidade limpa. Devem ser de medidas paletizveis, isto , o seu comprimento e a sua largura devem ser submltiplos de 1m por 1,20 m, a medida do palete padro brasileiro (PBR). Devem apresentar a identificao e a garantia do fabricante. Devem ser rotuladas obedecendo regulamentao do Governo Federal.

( 01) 97891234560011( 13) 020712( 3100) 000012( 10) L01

Defeito
Creme Creme amarela Amarela Amarela alaranjada Alaranjada

% da superfcie
2 5 5 3 2 2

Outras Caractersticas
Escurecimento visvel Profundidade superior a 3 mm rea individual maior que 0,25 mm

Amassado
Dano cicatrizado Defeito difuso de casca Defeito escuro de casca Defeito Rugoso de casca Defeito patolgico de casca

Grupos
Agrupamento de cultivares semelhantes Cultivares com caractersticas semelhantes pertencem a um mesmo grupo. Os cultivares de manga podem ser organizados em dois grandes grupos:

A caracterizao da cor da polpa deve ser feita no primeiro ponto de remessa do fruto ao mercado.

Subclasse:

Creme

Creme amarelada

Amarela Alaranjada

Amarela alaranjada

You might also like