You are on page 1of 2

O CONTRATO DE REPRESENTAO COMERCIAL O contrato de representao comercial regulado pela Lei n 4.886/1965 alterada pela Lei n 8.

.420/1992, que traz em seu art. 1o o conceito de representante comercial autnomo, como sendo a pessoa fsica ou jurdica, sem relao de emprego que desempenha em carter no eventual, por conta de uma ou mais pessoas, a mediao para realizao de negcios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmiti-los aos representados, praticando ou no atos relacionados com a execuo dos negcios. O contrato de representao comercial deve prever as condies e requisitos da representao, indicao dos produtos ou artigos, prazo do contrato, praa de representao, a comisso, o modo e a periodicidade do pagamento, obrigaes e responsabilidades das partes e a indenizao do representante pela resciso sem justa causa. DIFERENAS E SEMELHANAS ENTRE A ALIENAO FIDUCIRIA EM GARANTIA E COMPRA E VENDA COM RESEVA DE DOMNIO Alienao fiduciria um procedimento que pode ser feito relativamente a um bem comprado sob financiamento, no ato desta compra ou a um outro bem qualquer atravs de processo requerido para obteno de tal alienao. Reserva de domnio s pode ser levada a efeito sobre um bem que est sendo adquirido sob financiamento, para obteno de garantias do pagamento. QUAL A DIFERENA ENTRE UM FINANCIAMENTO BANCRIO DE UM BEM MATERIAL, E OPERAO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL? Locao financeira ou arrendamento mercantil : leasing um contrato atravs do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica explorao de leasing) adquire um bem escolhido por seu cliente (o arrendatrio, ou locatrio) para, em seguida, alug-lo a este ltimo, por um prazo determinado. Ao trmino do contrato o arrendatrio pode optar por renov-lo por mais um perodo, por devolver o bem arrendado arrendadora (que pode exigir do arrendatrio, no contrato, a garantia de um valor residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato. O cliente deste tipo de crdito, , tipicamente, uma empresa, podendo, no entanto, ser, tambm, contratado por pessoa fsica O Leasing Operacional a arrendadora que arca com os custos de manuteno dos equipamentos, arrendataria pode desfazer o contrato bastando apenas esperar o periodo minimo de 90 dias do incio do contrato como determina o Banco Central e aviso prvio a empresa ou pessoa fsica contratante. CDC um financiamento destinado a aquisio de bens durveis e servios.

DO PONTO DE VISTA FISCAL, QUAL A DIFERENA ENTRE O LEASING OPERACIONAL E O FINANCEIRO? Leasing, e algo que voce paga um valor X dentro da cotao de uma determinada moeda, por um determinado tempo, passado esse tempo podera adquirir, claro pagando a diferena se existir. Portanto na realidade e um tipo de aluguel com cartas marcadas. J ouve poca que valia apena fazer leasing, para certas circunstancia ainda vale. Financiamente e algo que voce compra, dentro de um contrato por um determinado tempo e tem que efetuar todos os pagamentos, at o final do contrato. No termino desse esse ITEM faz parte de sua propriedade definitivamente, Antes no porque ele se encontrava alienado para a empresa ou banco como garantia. Existe pessoas que vende e compra bens alienado, mas um perigo para o cidado ORIGINAL de compra, somente o intermedirio ganha e tem lucro O QUE FACTORING? Factoring uma atividade comercial, mista e atpica, que soma prestao de servios compra de ativos financeiros. A operao de Factoring um mecanismo de fomento mercantil que possibilita empresa fomentada vender seus crditos, gerados por suas vendas prazo, a uma empresa de Factoring. O resultado disso o recebimento imediato desses crditos futuros, o que aumenta seu poder de negociao, por exemplo, nas compras vista de matria-prima, pois a empresa no se descapitaliza. A Factoring tambm presta servios empresa - cliente, em outras reas administrativas, deixando o empresrio com mais tempo e recursos para produzir e vender. LEASE BACK Esta espcie de contrato de leasing caracterizada quando o fornecedor e o arrendatrio so a mesma pessoa, ou seja, o arrendatrio, visando capitalizar-se, vende o bem a uma instituio financeira, para que esta arrende o mesmo empresa ento vendedora, ora arrendatria. LEASING IMPRPRIO OU SELF LEASING O Leasing Imprprio ou Self Leasing como um lease back travestido, isto , uma empresa vende seus bens para outra sociedade do mesmo grupo econmico, que por sua vez arrenda os referidos bens empresa vendedora. A rigor, a legislao vigente s permite a venda e arrendamento de bens entre sociedades do mesmo grupo econmico, no conceito dado pelo art. 1.097 do Cdigo Civil de 2002, nos casos de leasing financeiro, em que necessariamente h a figura de uma instituio financeira como arrendante.

You might also like