You are on page 1of 101

Tiago Henrique Rezende Fonseca

PENSAMENTOS & POESIA

Tiago Henrique Rezende Fonseca.

PENSAMENTOS & POESIA

Agradeo a Deus por eu ser quem eu sou, por eu ter o que tenho, por minha existncia e o meu existir. Agradeo minha famlia, especialmente minha me. Aos amigos que me apiam, e todas as pessoas que acreditam nos meus sonhos. Tambm agradeo queles que duvidam, pois me impulsionam a provar que posso.

Dedico este livro a voc que est lendo agora, toda a humanidade, e aos futuros pesquisadores de minha vida e obra (assim desejo). Toro para que o ser humano voltese para os bons sentimentos, encontrando a pureza que existe em cada corao, esquecendo as vaidades de uma cultura sistemtica, massiva, e insistente em impressionar aos outros, fazendo disso, uma vida de reflexos enlatados e pouco criativos. Ainda assim, acredito nas crianas, o problema so os adultos que as conduzem, contudo, sonho com uma vida mais digna para tudo e para todos.

Obrigado! Espero que aprecie sua leitura.

NDICE Captulo 1 POESIA 009- A cidade Deus 010- A inveno do amor 011- A realidade de um poeta 012- A vida no bem assim Acontece na vida Algum mais 013- Alucinao inerte de uma vida Amor guardado 014- Ao redor da vida As faces de um romance 015- Atitudes Casamento 016- Casos de famlia 017- Certas incertezas 018- Coisas que eu acreditava Desfecho inesperado 019- Doce amor Doce desconhecer Duas vozes, um instante 020- Emaranhado de teorias 021- Enfeitiado Entrelinhas 022- Equvocos saudveis Explicaes em vo 023- Imaginao Inacessvel 024- Incompreensvel 025- Incondicional 026- Indagando 027- Indeterminado amor 028- Indizvel Instantneo 029- Lembranas Lembranas de uma memria insistente 030- Leve para a vida Mais 031- Mais um dia na construo de todos 032- Medos Menina carente 033- Monstros 034- Morte viva 035- O beijo de eu te amo 036- O desperdcio da vida O doce amargo

O preo de uma mulher 037- O que as palavras no dizem O teatro da vida 038- O tema que teimo em escrever Olhos verdes, cabelos loiros, pele macia 039- Onde Os avessos 040- Para sempre Paraso Passa 041- Pequeno poema real Perdido 042- Poderia Poesia breve Poetas 043- Ponto de nibus Primeiros termos Quebra-cabea da vida 044- Realidade escondida 045- Relatos de adolescente 046- Repugnante 047- Reticncias Romance 048- Segundos termos Sentimentos de sangue 049- Sentimentos e palavras Sorrir sem teu sorriso 050- Suicdio de idias 051- Tenho observado 052- Transio Um im indirecionado 053- Um sentimento Uma vida anormal Vendo e vivendo 054- Voltas e voltas

Captulo 2 PENSAMENTOS 056- Filosofia 059- Filosofias de vida 067- Frases relativas 069- Frases diversas 073- Frases personificadas Captulo 3 POEMAS SONOROS 079- Amor

080- Aprendendo a viver 081- Depois do fim 082- Dvidas 083- tudo um jogo 084- Entregue sem sentido 085- Eu procuro um amor 086- Eu quero 087- Eu sei mas no sei 088- Flores de ferro 089- Iluso 090- Labirinto de um amor 091- Minha loucura 092- Miragem 093- O alecrim e a goiabeira 094- O arco-ris 095- O hoje de ontem 096- Quebra-cabea 097- Relgio da vida 098- Seu cime 099- Sobretudo o tempo 100- Um anjo que caiu do cu

Captulo 1 POESIA

A CIDADE As luzes se acendem Os carros se multiplicam As coisas se multiplicam A vida se reduz O tempo fica escasso E maldito o homem Sem tempo para a vida. Alguns focos concentram a arte Outros se dedicam ao esporte O motorista passa olhando O motoqueiro de capacete No entende o capacete do skatista Uma senhora chega a praa O carro de som anuncia um culto religioso... A hora passa... Por hoje s, O tempo aperta E amanh quem sabe Tudo comea de novo.

DEUS Trago meus pensamentos realidade da conscincia Desvendo monstros e fantasmas inexistentes Vasculho todos os cantos das cinco vozes que habitam em mim A voz astuta do corao A voz da conscincia A voz do meu ego A voz conflitante da razo E a voz calada de quem observa Entrego todos os sentimentos a um simples ser criador de todos os mistrios... Deus.

A INVENO DO AMOR Preciso te ver Voc me faz falta, Preciso esquecer que no mais real Estava te olhando por trs da janela, Estava pensando Quando que vou te ter pra mim Parece que no mais real, Voc parece intocvel, Parece at que no existe, Existe apenas pros meus olhos. Eu vou provar que voc nunca existiu Eu vou provar pra mim que posso te esquecer Eu inventei voc, Inventei o que senti, Eu inventei o amor que inventei para voc.

10

A REALIDADE DE UM POETA Quem me v sorrindo No sabe a dor que trago no corao, Quem me v chorando No percebe minha angstia, Quem me v srio No enxerga a criana que existe em mim Quem me julga No me conhece completamente, Quem me v com raiva No entende o motivo, Quem percebe minhas lgrimas Talvez tenha empatia Quem consegue me entender Nem sempre sabe o quanto amo, Quem me v alegre No sabe que as vezes sou triste Quem me critica Nem imagina o quanto ajuda, Quem me olha nos olhos Talvez veja minha alma Quem sente estas palavras Talvez me entenda por completo E talvez, Tambm tenha o compromisso De fazer um sonho se tornar real.

11

A VIDA NO BEM ASSIM J ouvi falar de coraes que nunca se perderam J ouvi palavras que no dizem nada mais que um adeus J li alguns contratos que rezam um casamento J vi empresrios perderem tudo... Menos a vida. Ainda no dia, Ainda no h sol, Pessoas que esperam provas morrem em vo Delete seu passado Crie seu futuro Viva agora, viva o mundo. No h limites... Pra quem sabe sonhar No h limites... Pra quem ousa realizar.

ACONTECE NA VIDA Sou o que no sou E sou o que no queria, So mentiras as palavras Que expressam a fantasia, Fantasia dos meus sonhos Fantasiando a inexistncia de um futuro, Um futuro inacabado por acabar acabando de se tornar O que eu no imaginava em meus sonhos.

ALGUM MAIS Quem esse algum Que fala de amor E esconde a dor? Esse, ainda no aprendeu a amar, Esse personagem ausente Queria estar presente Em cada corao Esse ser sozinho Queria ter carinho E algum para acalentar.

12

ALUCINAO INERTE DE UMA VIDA As palavras ameaam as coisas As coisas se mostram inertes, A inrcia esconde algumas coisas E as coisas se escondem em meio as coisas A repetio fatiga esses versos Os versos se corrompem a rima, A teoria assombra a vida E a vida de certo modo se fragiliza Frgil no olhar de uma esperana perdida, Perdida num caminho sem sada De uma estrada pervertida Que s vezes se mostra sem final No final A criao se horroriza e interroga a vida De quem nunca viveu De quem nunca escreveu De algum que sobrevive mas no existe mais Ms lembranas Perturbam uma insnia mal cuidada, A insnia no cuidada se transforma num pesadelo real Imaginado to vividamente que faz da morte uma presena integral A cada momento de alucinao.

AMOR GUARDADO Queria teu corpo para abraar na cama noite Queria tua pele para tocar enquanto dormes, Queria teu beijo ardente como fogo, Queria teus lbios, tua boca, teu desejo Queria querer-te como deverias me querer, Eu no queria s prazer, Eu no queria somente palavras indecentes Queria tambm amar-te para sempre.

13

AO REDOR DA VIDA Uma cinestesia de sentidos Uma luz apagada A TV ligada O abrir e fechar da porta Uma coberta estendida Um livro ao meu alcance Uma caneta na mo e um papel... Em branco, A sombra da luz sobre a folha Os olhos cansados sem culos As nuvens no vejo, pois h teto Mas me lembro de estar no cu. A insnia me carinha a noite Os sonhos me mantm lcido E quando busco explicao Olho pra lmpada e me perco.

AS FACES DE UM ROMANCE. Quem nunca sentiu a sensao de sussurrar ao ouvido de uma paixo, Quem nunca sentiu-se perdendo o controle e gritando para conseguir comunicao, Quem nunca sentiu o corao bater mais forte ao encontrar algum, Quem nunca sentiu o corao se distanciar, sabendo que tudo o que aconteceu Pertenceria apenas a lembrana, Quem nunca amou, quem nunca perdeu um amor, e mais forte ainda, Quem nunca achou que tinha perdido o amor da sua vida E encontrou um amor mais forte ainda, ... A vida.

14

ATITUDES Voc no sabe como foi meu dia, Voc no sabe como estou, Voc no sabe por que fiz isso, Voc no sabe por qu Eu no te falo nesse instante, Voc no compreenderia, Nesse momento Isso no justificaria Voc no quer palavras, Sei que no as compreendero, Voc tem direito Mas eu tambm tenho razo. Voc no sabe... No ainda... Mas s vezes eu preciso estar sozinho na multido. Voc no entende... Eu me entendo... que s vezes voc precisa se sentir segura nessa relao. Entrelaados um ao outro Um no pode esquecer Que cada um um E nem por isso deixa de ser uma unio.

CASAMENTO Acostumados a viver de certo modo Desde o incio o modo incomoda E a mente tende a um desquerer Que se rende ao bem querer E querendo, a vida vive nos oferecendo Uma reconciliao, s vezes conturbada, s vezes no s vezes desejada, s vezes procurada Ento, tudo volta ao seu normal Que no mais to igual Ao quanto foi sonhado Logo, os sonhos se tornam reais E na realidade se mostram como so Fazendo-nos sentir o que de fato real.

15

CASOS DE FAMLIA Sonhos, promessas, esperanas, expectativas. A vida se enfatiza numa faca cortante que dilacera o corao, O corao de uma me, O corao de uma filha Um destino intrnseco Numa jornada passageira ou talvez eterna, Nada se sabe do futuro S do presente que se espera do amanh O sonho acontece, A promessa se faz real, A esperana se espera, A expectativa normal E assim o ciclo da vida, Os filhos so do mundo, Os pais so dos filhos, O mundo de todos E alguns fazem do mundo a sua casa enquanto vivem. Pessoas so reais, Poetas anormais... Uma frase ocasional provoca o choro esperado, A poesia inesperada e a narrativa de um caso familiar. A famlia se divide, afinal, os filhos crescem, Os filhos dos filhos aparecem, A vida se repete, o sangue ainda corre E o mundo continua com seu cenrio inabalvel Enquanto os seres humanos Se derretem em sentimentos, emoes, fragilidades e sentidos incontrolados.

16

CERTAS INCERTEZAS Parece que estou correndo atrs do vento E parece que o vento Sempre sopra meus conflitos internos Deixa as lgrimas rolarem Deixa a vida acontecendo Barreiras se erguem em meu pensamento E tudo que eu penso estar definitivamente onde quero Eu j sei o que desejo, Eu desejo o que j sei E agora... Onde est este tempo que tanto procuro? Responde Deus... Eu preciso ter certeza.

17

COISAS QUE EU ACREDITAVA Eu acredito em romances Em amores astrais Numa vida colorida Num futuro de paz Eu leio revistas Eu vejo jornal Contradigo minhas palavras, Mas minha vida no muda Com uma notcia de caos Eu vejo um mundo melhor Sem guerra, sem inveja Isso no lenda A gente que no tenta.

DESFECHO INESPERADO No sou poeta de heternimos No sou Pessoa para tantas pessoas Mas assim como Fernando Tambm tenho meus Caeiros, meus Reis e Campos. No sou um Campo indesvendvel Pois procuro ser claro Mesmo com tantas entrelinhas No sou um Rei de poemas e rimas, Apenas... Um observador da vida que tem seu auge e seu Caos E como Caeiros no me remete a outra palavra normal Fico simplesmente Com minhas palavras latentes de significncia intercalada Porque o prprio acabou de se fazer presente.

18

DOCE AMOR Queria criar um poema Com o som da sua voz, Interpretar minha cena Em plena luz do teu olhar Queria criar as frases mais belas Que esto soltas no ar E dizer para voc O quanto doce te amar.

DOCE DESCONHECER Quero que confie a mim Suas emoes e segredos, Quero seu olhar nos meus olhos Simplesmente por desejo. Por vontade de amar Pulsa meu corao ao imaginar O seu desconhecido olhar.

DUAS VOZES, UM INSTANTE Algum faz um movimento l dentro. Eu ouo passos aqui fora. O andar continua. O jantar tambm. noite esquenta. comida tambm. Algum grita na rua O beb chora aqui dentro. Eu to quase chegando. E eu to quase acabando. To morrendo de fome. E eu me preparo pra comer.

19

EMARANHADO DE TEORIAS Tem coisas que eu percebo Mas no posso mais dizer, Digo nada ao meu silncio Afinal silencio por dever E o que devo no nada Alm do que devo querer Minha querncia incontrolada Encontra o que eu devo ser Ser porm j no nada Porque sei que eu no sei, Scrates parafraseia minhas palavras Ou a Scrates parafraseei... Mas o que importa, o que data? Afinal O tempo nos comporta certo tempo E logo aps nos amarrota numa terra decomposta E posta por no se sabe o qu No final nada importa Pois a gentica incorpora Talvez at o que nos ouviu dizer... Dizem que no. Eu digo sim Pois c esto estas palavras Que encravaro na sua inconscincia Sem voc ao menos perceber Logo, Ters seus filhos, ou no Mas o que se nota a incompreenso que se compreende ao viver Pelo menos em tese ou em convico.

20

ENFEITIADO Tem dias Que chego perto de te esquecer por um minuto Mas me lembro do meu mundo Que no mais nada sem voc s vezes, vejo meu sorriso discreto, Que sem ti por perto Disfara a agonia de no ter voc. Lembro de todos os instantes ao seu lado, O lado que me falta, O lado que me completa E inexplicvel quando te vejo Pois meu corpo reage De maneira que no entendo E ningum mais Tem a sua capacidade De me envolver.

ENTRELINHAS Lendo pensamentos vendo este olhar Entre a diversidade das palavras No consegui me expressar Fica a imagem destes olhos E a interpretao de cada olhar.

21

EQUVOCOS SAUDVEIS ... A vida realmente engraada, Fazemos planos que terminam em um instante E no prevemos em nenhum instante os planos que acontecem Engraado? Engraado um sorriso inesperado De algo que passa a existir E nem sequer passava em nossa mente Mente... Algum mente quando diz que entende, Porque impossvel entender o que a gente sente ... A vida realmente engraada, E eu me afogo em alegria Deitando nos sorrisos Dos meus prprios equvocos.

EXPLICAES EM VO Quando a poesia se faz presente na vida Isso um mau sinal, porque a vida que deve virar poesia Do contrrio, eu no poderia viver Pois minha alma de poeta No conseguiria sobreviver as experincias j vividas Meu corao clama pelo desconhecido Que quando descoberto se poetiza, Que quando poetizado se cristaliza E aps cristalizado se petrifica na memria De algum que j no vive, De algum que j no morre Ou algum que no existe. O que seria de meus versos se me faltassem os punhos? No conseguiria cri-los em voz Pois as palavras no conhecem o corao Que pulsa e palpita em trepidaes que fazem com que meus movimentos Escreva as palavras certas, descritas de formas incertas Fazendo com que em gestos singelos simplesmente manifestem Uma vida de mltiplas sensaes e eternas experincias Feitas apenas para que eu me perca nesses versos.

22

IMAGINAO Estou construindo lembranas De algo que ainda no aconteceu. Meus olhos lacrimejam de emoo, Meu corao se abre em busca desta sensao Posso dizer que doce Estar me sentindo como agora, Mas infelizmente posso pensar Na dor de um sonho apagado Por lembranas construdas de um caso imaginado.

INACESSVEL Os sers que me enlouquecem Causam a minha insnia E despertam as lembranas que evito esquecer Os sers que me envolvem Perguntam aos mistrios O que ser que me espera Quando quero me envolver Quando quero, Quero quando Tanto quanto o que eu sonho, s vezes sonho o que tenho s vezes vivo o que sonho.

23

INCOMPREENSVEL Ser que a certeza sempre certa? Nesse instante em que me faltam as palavras Meu pensamento roda ao mesmo tempo em que para Sinto meu corao, vejo meus olhos, penso na vida Penso na cano, penso na histria, penso no amor s vezes me torno intacto s vezes acho que j morri, Talvez eu deseje a morte Talvez eu me arrependa por pensar assim. Agora... Sonhos, miragens, iluses... Parece que meu ser se arruinou ao mesmo tempo em que enxerga a glria, Parece que a vida parou, Parece que no sinto nada. Quanto s coisas que insisto em construir No sei se erguero. Quanto ao amor que imaginei existir No sei se existe Perdi o lado otimista da vida. Nesse mundo de temperos, sensaes e condimentos Parece que sou neutro. Hoje no existe nada, e nem minhas lembranas Compreendem meu estado indolor. Sabe... Parece que tanto faz, tanto fez, Ou talvez, Tenho tanta certeza de algo A ponto que os imprevistos no me abalam A indiferena me incomodava... s vezes acho que os s vezes, Todas s vezes se repetem. Pode ser um desastre Ou simplesmente O brilho fosco da vida.

24

INCONDICIONAL Sinto um vazio to profundo, Uma falta de sentido E uma lgrima interna Que no consegue se derramar Sinto meus dias passando Como se fossem um simples tempo Que se repete quase idntico s vezes tenho vontade de apagar minhas lembranas Por no saber que te amo, Pois viver sem voc o mesmo que viver sem ar um morrer sem sentido uma vida sem surpresas uma dor calada Que me faz chegar a esse abismo Voando para o esquecimento de mim mesmo.

25

INDAGANDO Outra vez indago meu destino Sem viv-lo Vou vivendo a fico A fico das minhas idias As idias do meu pesadelo, Encobrindo os meus sonhos E matando meus desejos s vezes entendo s vezes entender uma desculpa E outra vez eu no fao o que eu quero Existe o medo. Mas que medo? Existe a solido. Mas que solido? Existe o ego. Mas que ego? E o que me envolve... Ser que vale a pena? Minhas razes... Ser que so as mesmas? E minha vida... Ser que ainda a que eu quero?

26

INDETERMINADO AMOR O amor indeterminado No pode haver amor somente de um lado, Amor para ser amor tem que ser compartilhado O amor est bem distante do sexo, Amor no tem nada haver com os desejos da carne Amor pra ser amor indeterminado Acredito que podemos construir amor, Alis, o amor se constri. Mas no o tal: Verdadeiro amor, o qual tentamos definir O amor verdadeiro existe Mas ele existe em um indeterminado tempo Por um tempo indeterminado s vezes to rpido, s vezes curtido... Mas o que se sabe ao certo, que quem j sentiu Sabe que mesmo no tendo durado para sempre O amor continua sendo eterno.

27

INDIZVEL Cuides sempre do que falas Porque pode acontecer, Ontem a noite era nada Hoje tambm j no sei Volte logo pros meus braos Se no for me aborrecer, Saia logo da minha sala Se no pode ser feliz. Volte logo pra minha casa Ou saia logo de mim No podemos enganar Quem no podemos conhecer, Conhecemos um to pouco E o outro no sabe ser Ser como fora sonhado Ou sonhado como foi. O foi, j nos passado E o passado j se foi O futuro sempre chega Mas chegar nunca chegou E a vida destempera O que foi dito que era amor.

INSTANTNEO Tem pessoas que deveriam ser eternas, Eternas e constantes a cada dia da nossa existncia, Trago o doce sabor de lembranas sadias Que me fazem pairar em momentos de prazer Essa minha mania de ser poeta Insiste em olhar a tudo com o olhar da poesia, Esse sentimento que me rouba Me derrete de sensaes que procuro ilustrar Para quem sabe, o leitor, Aquele que possa se deleitar em sentimentos perdidos Perdidos no tempo E parados na doura De latejantes pulsadas de um corao coerente com minha emoo.

28

LEMBRANAS Voc passou Como todas elas passam Voc passou Em um momento que eu precisava Voc mostrou que a superficialidade Muitas vezes felicidade, Voc deixou na minha vida Lembranas que no se apagam, Voc passou Sem dizer que era amor, Voc mostrou Que a imagem no conhece o corao, Voc deixou Saudade.

LEMBRANAS DE UMA MEMRIA INSISTENTE Queria dizer o que no consigo ouvir, Queria falar o que no consigo escutar, Queria... Tantas coisas que eu queria querer Queria tentar explicar o que sinto, Queria conseguir explicar o que sinto. Nesses versos infinitos Decidir o que eu finjo E esquecer o que no posso amar. Na verdade... Eu choro quando olho meus olhos Que sonhavam diferente do que sou agora Procuro palavras, Procuro lembranas, Procuro o agora, Procuro o futuro Mas, o futuro que o corre em meus pensamentos em virtude do agora lembrana dessas palavras que caem do dcimo andar.

29

LEVE PARA A VIDA Melhor findar algo agora do que construir lembranas que tero de ser desconstrudas. Leve para a vida, Que no devemos basear nosso presente na sombra de um passado equivocado. Que no devemos julgar algum por aquelas pessoas que at ento foram suas bases. Que no devemos temer um sonho, nem ter medo desse. Leve para a vida, Que poucos acreditam de verdade em um mundo digno, sincero e fraterno, Que estas pessoas do tudo de si, e basta simplesmente confiar, No nos outros mas em si mesmo, no em promessas, Nem em palavras, mas no corao. Na vida, preciso buscar, Antes de tudo compreender, e acima disso, acreditar. Quando um desejo parece ser corrompido pelo cotidiano, A falta de f se faz presente Domina a emoo, envolve a realidade e distorce a situao. Para levar, Pense na vida e na construo do seu mundo. Porque embora no seja possvel pisar em todos os cantos, Podemos estar no corao das pessoas.

MAIS Quantas coisas passam Sem dizer que passam, Quantas coisas vo embora Sem dizer que nunca vo voltar Sem dizer adeus a gente vai, Sem saber que tudo fica para trs No importa. Nunca mais vou voltar Por mais que as coisas estejam em seu lugar, Por mais que as coisas estejam fora de lugar Eu no quero me encontrar, Eu no quero mais me preocupar No meio do nada, Nada mais me acalma, E quando tudo acaba Eu no quero mais.

30

MAIS UM DIA NA CONSTRUO DE TODOS


Hoje lembrei do nosso dia juntos, Dos dois colches no cho, De voc dizendo para eu te acordar, De voc mentindo que eu ronquei como um porquinho, De voc acordando e voc dormindo. Mais um dia perfeito, Cochilei no cho da sala E acordei contigo vindo em minha direo. tarde panhamos acerola... Na verdade, Voc achou que era caf. Depois sentamos debaixo da rvore, Voc carinhosamente cuidava da minha dor de ouvido Com todo carinho do mundo De uma maneira que jamais vou esquecer. Um dia perfeito, Perfeito como . Depois voc me enchia de doces E me empanturrava de bombons, que eu adoro, Mas estava to cheio, que os guardei no bolso para comer depois. Em seguida foi buscar o jogo de xadrez para passarmos o tempo. O tempo passou e como num jogo A sorte virou, o dia virou. Tambm pudera... Para nossa cultura capitalista At a felicidade tem preo, Preo o qual sabemos se podemos pagar, Preo o qual sabemos se queremos pagar, Preo o qual sabemos se estamos dispostos a pagar, Preo cujo no se paga em moeda Mas se investe com a vida. Contudo, h um porm, para essa mercadoria No h vendedor, no existe cliente Porque ambos constroem a mesma coisa E eu, eu invisto a minha vida em ns dois, Mas se no h vendedor, no existe cliente, Por isso lhe dou os meus dias Para que possa me entregar os seus. Caso ambos no invistam, Caso ambos no se permitam, O colcho ser s um, A noite perfeita ser apenas noite, E o acordar pode ter o toque de um despertador.

31

MEDOS s vezes as pessoas usam escudos Para fingir que no esto interessados umas pelas outras Na verdade se defendem por fora, Porque por dentro sangram Mesmo no tendo um arranho em suas aparncias O que acontece, que as pessoas tm medo do amor por no saberem amar.

MENINA CARENTE Um sorriso s vezes fala mais que mil palavras, Um amor se esconde por trs do horizonte Atitudes soltas camuflam uma boca Louca para amar Louca para amar Branca como neve Leve como o ar Doce como um doce Linda como as flores; Sedenta para amar.

32

MONSTROS Simplesmente No h palavras Pra dizer tudo o que faz Parte de mim neste momento Estou cansado De fazer e refazer Todos meus erros E me deparar com o medo Monstros se constroem Dentro da minha cabea, Felizmente no h mgoa, Infelizmente, ou talvez no... H indeciso. Sabe eu no sei se voc sabe, O sentimento aquilo Que nunca tem Um discurso definido o calar das palavras E o pulsar acelerado do corao, E simplesmente a indefinio De algo definido que existe no infinito No infinito dos meus olhos, No cruzar de nossos passos, No acaso do destino E no acaso do acaso.

33

MORTE VIVA Parece to distante... Meus olhos dos teus, Minha boca da tua Ningum mais conseguiu Se aproximar To perto do meu corao Por que voc se foi? Por que me deixou? Por que no disse adeus? Hoje afogo minha mgoa... Nesse copo, Nessa estrada... Acho que vou cair no penhasco frente, Ou Pular de pra-quedas Mas sem queda eu no paro Ento, Vou descer pela escada E esperar a vida passar.

34

O BEIJO DE EU TE AMO Hoje aprendi coisas Que vou levar por toda vida, Hoje vivi momentos Que se tornaram eternos. Hoje hoje porque se faz presente, E um presente ter voc aqui Aqui ao meu lado, Aqui no meu peito, Olhando teus olhos, Te olhando por dentro. O encontro de duas almas algo mgico, um momento que o tempo pra E se faz sagrado para quem vive. Existe... O amor existe, E por sempre acreditar O encontrei pra sempre. Arrancar de meus lbios A frase eu te amo, Foi algo conquistado, Algo alm do amor, Que transcede a compreenso das palavras Assim no sei dizer... As palavras podem no rimar, Mas o que eu sinto mais bonito que tudo que j vivi, Assim, estou vivendo o mais belo amor Porque agora e para sempre um presente, Um presente de Deus.

35

O DESPERDCIO DA VIDA Que vida essa sem sabor Que vida essa de sentimentos instantneos Que vida essa de fraes insignificantes Mas que podem fazer bem, ou mal Que vida essa desigual Que vida essa Vida de vivncia roubada De emoes fingidas ou forjadas Vida de desespero, vida manipulada Que vida essa Sem doce nem sal Que vida essa... Desperdiada.

O DOCE AMARGO Por que tem que ser assim? At quando desse jeito? A culpa de quem? Onde est o erro? Ser que vou aprender? Quando meu corao est em mel S encontro ferres de abelha, Quando meu corao est em fel S encontro o doce que amargo.

O PREO DE UMA MULHER ouvir o que no queres ser amigo quando deve, dar carinho sem querer ser sensvel at morrer entender a insegurana E afirmar o quanto ama, no perder a pacincia Compreendendo a delicadeza Reafirmando o quanto amas Acalmando a impacincia de reaver tudo outra vez Acalentando-a nos braos Dizendo novamente Que a ama para sempre.

36

O QUE AS PALAVRAS NO DIZEM Era pra ser uma poesia de amor... A vida realmente algo que nos surpreende. Estava eu tomando um refrigerante Como um bomio que bebe vinho ouvindo msica antiga. Estava eu comendo uma almndega frita Tal como um tira-gosto de picanha Estava eu relendo o pargrafo acima Desencontrando o que havia imaginado, Estava eu pensando se o estava eu Poderia de fato ser conjugado. Estava sob as rdias da lingustica E infringindo a literatura clssica ... Ento, Sufoquei a imaginao Perdi a essncia da obra Olhei para o colcho Senti meu estmago roncando Fitei meus olhos no tempo, E pensei: ... hora de encerrar o poema.

O TEATRO DA VIDA Pra que fingir que estou sorrindo Quando na verdade S tenho lgrimas a derramar? Pra que fingir que vou te amar? No tenho mais esperana, Mesmo acreditando no amanh No me restam mais foras Eu sempre me entrego, Mergulho de verdade na realidade, Acreditando alcanar o inexistente Que existiu somente dentro de mim. s vezes acho que sou doce e que mereo amar, Mas de que adianta... Se amo quem no me ama, E quando era pra eu amar... No amo Por isso, Simplesmente Aguardo A morte.

37

O TEMA QUE TEIMO EM ESCREVER Meu corao desperdiou voc Minha mente se aficcionou em ti, Constru fotos e fotografias Do que nunca existiu Tudo isso por algum que no me ama, Tudo isso por algum que eu amei, Ou talvez... No h talvez. Nada disso existiu.

OLHOS VERDES, CABELOS LOIROS, PELE MACIA Olhos verdes sempre me fascinam, Cabelos loiros sempre me alucinam Essa mulher De pele macia, Sorriso esbelto E irradiante alegria Encontra meus olhos num instante que no sei dizer Ento, me fao distante por tanto querer, Pois se ficar com ela Vou esquecer de mim.

38

ONDE? Aqui mudou alguma coisa Mas continua quase tudo igual, As pessoas envelhecem aos poucos E aos poucos isso normal E eu que imaginava sempre que seria diferente Acabei fazendo a mesma coisa E ficando no mesmo lugar. Passando em frente a rua que corri quando criana, Jogando bola na esquina e brincando de fliperama, Pensei no meu passado e no deixei de perguntar: Cad aquele amigo antigo que me acordava as seis horas Gritando no porto de casa chamando para ir escola? Onde foi parar o tempo? Onde foi parar a vida? Onde foram morar...Meus sonhos.

OS AVESSOS O que importa se tem rima... Busco palavras para expressar o que eu sinto Ou o que acho que sinto Ou talvez que eu realmente sinta Tantas palavras rodeiam Um ponto principal E vrios sentimentos circulam o meu desejo... O que dizer dos sentimentos Quando se tratam das minhas prprias emoes Indeclaradas diante os efeitos da realidade Onde me levam as teorias Se vivo como penso, Acreditando no que penso, Pensando como quero.

39

PARA SEMPRE A vida to mstica... Quem pode dizer que atrs daquelas paredes Pode haver algum capaz de mudar seu corao, Quem pode prever que naquela casa humilde Em meio a tantas outras to iguais Poderia estar residindo uma pessoa Diferente das demais Pessoa que no difere em beleza nem em cor Mas na capacidade de sentir da vida Tudo aquilo a que um destino induz Tudo... Tudo que no se sabe e que se tenta entender, Tornando-se notvel nas palavras de um ser Que pensa no existir Mas deseja viver pra sempre.

PARASO para isso que eu vivo O paraso que eu vivo, para isso, paraso, para isso .

PASSA Passa... Tudo passa, S que algumas coisas Demoram mais que outras uma questo de caminhos Querendo ou no passa Por mais que no se queira passa Por mais que demore passa Mesmo no querendo passa Tudo passa.

40

PEQUENO POEMA REAL No venha me dizer Que encontrei O que mora No inconsciente imaginrio da humanidade. Aquela esperana Que nossos olhos sadam Quando imagina que tudo pode recomear No passa de uma iluso Que adoece aqueles que vivem com o corao.

PERDIDO Voc no sabe como o mundo caiu na minha cabea, Voc nunca entender porque fui to estpido contigo Tambm sei que no terei sua compreenso E mesmo que a tivesse Sei que hoje isso no mudaria muita coisa Voc no sabe o quanto eu era feliz, Voc nem imagina como fui feliz ao seu lado, E agora... Vejo o tempo passando Outras coisas acontecendo E muita coisa mudando ... Mas... Voc no entende que eu te amo Voc no sabe... Que eu sou louco, Voc no sabe... E nem eu sei Se todas as lembranas que trago E todos os sentimentos que sinto So realmente um sentimento de amor Eu no sei... Mas... Eu me sinto perdido.

41

PODERIA Poderia fazer um dirio de tristezas Poderia descrever as minhas lgrimas Poderia decifrar seus olhos Poderia entender seu corao No entanto No poderia escrever esta alegria No poderia explicar minha emoo No poderia descobrir suas virtudes No poderia enxergar o que no posso escrever E nada rima com estes versos Que no consigo entender Palavras pulam no meu peito Pensamentos voam em minha mente Lembranas correm no meu corpo Eu sinto o que penso Mas o que penso no se explica Porque eu poderia o que no posso E posso o que no poderia.

POESIA BREVE O outono caiu A primavera chegou. Eu procuro seu sorriso Escondido nas flores do jardim Busco de novo aquela emoo De ter voc nos meus braos Vendo a chuva cair Enquanto o tempo passa.

POETAS Desejava uma vida E vivi a vida inteira Desejando meus desejos, Contudo, as palavras parecem mortas Pois poetas parecem que nunca so vivos.

42

PONTO DE NIBUS Um primeiro olhar passa correndo Um cumprimento surpreende aos olhos em transe O barulho parece msica hipntica O sol racha como mamona E a fumaa do asfalto se v de longe Um segundo olhar fica pelo vidro, Segundos apagados aps um piscar de olhos. O jornaleiro flerta a vendedora E jovens estudantes Experimentam um primeiro namoro.

PRIMEIROS TERMOS Tudo, j no faz sentido Nada, j no existe. Estou flutuando no tempo Vivendo a realidade que sonhei No sei o que estou fazendo S sei que estou aqui, No sei se verdade S sei que quero assim, Sendo um sonho ou sendo mgica Quero ficar sempre desse jeito Porque no entendo o que eu sinto S sei que me faz feliz.

QUEBRA-CABEA DA VIDA To tentando acreditar Que tudo no passou De uma noite mal dormida, To tentando te esquecer Remontando o que real, To tentando me encontrar Nesse quebra-cabea da vida.

43

REALIDADE ESCONDIDA Sei que aquele dia no se apagar, Sei que nossas lembranas No findaro aquele sentimento Ah... momento Se eu soubesse que perpetuaria Apenas por um momento Teria ficado sem este lamento Essa desconstruo que devo fazer agora Me incomoda h muito tempo, Fico pensando se serei como todos os seres humanos Que acabam por aceitar as coisas que lhe caem s mos Ao invs de plantar e colher o que tanto se quer s vezes fico vendo as horas passarem E com estas, minha vida passa junto. Olho pra janela, Vejo um muro, Este real Mas no mais bruto Que as foras que me mantm neste lugar Lugar que eu no queria, Lugar que eu preciso, Espao que eu vivo, Pedao que faz nascer essa poesia Desperdiada por sentimentos comuns, Poetizados por palavras que acham Que montam um poema, Ainda mais... Imaginado Por algum que pensa ser poeta, Mas na verdade Nada mais Que um ser como todos os outros... Enganador de suas prprias fraquezas.

44

RELATOS DE ADOLESCENTE Foi tentando no me machucar Que voc me feriu profundamente, Foi sendo doce Que eu provei o mais amargo fel No derramar de cada lgrima Novamente vejo Que no existe nada verdadeiro E quanto mais a gente se entrega Mais a gente sofre com o descaso alheio Porque a verdade que a verdade no existe Tento acreditar Tento sempre curar meu corao Para entreg-lo a algum que merea Mas pra ser sincero Quando a gente no reconhece este valor em algum Acabamos precipitando a dor E entregando o corao de bandeja A algum que simplesmente No sente isso.

45

REPUGNANTE A falsidade me causa repugna No quero nome nem sobrenome Quero apenas uma palavra real No me interessa seu passado No me importa sua seduo No me cativa seus olhos enganadores No me emociona ensaios emocionais No suporto a falsidade nem a falta de carter. Em nome de coisas e algo O mundo se perde na vaidade humana Ser, hipcrita, racionalidade irracional Buscando o poder, o aprisionamento e a posse Ideologias se quebram em meio ao capitalismo desmedido. No me interessa um discurso florido No me importa o que bonito, Nesse mundo desconstrudo Prefiro construir meus livros Podem nunca serem lidos Mas no so fingidos Como a desvirtude de uma educao mal resolvida, De uma mente fantica, De mentiras verdadeiras E de revoltas incertas em um palco ocasional. Sinceramente... Isso tudo... Me causa repugnncia.

46

RETICNCIAS O de sempre apaixonado O alegre injustiado O eterno to calado O poema acabado No silncio inacabado Reticncias logo ao lado Lado logo l se foi Trs pontos Num termina A histria no se decifra Nas reticncias da vida. Trs versos na estrofe Trs estrofes com trs versos Para terminar Nada disto ainda Apenas pensamentos como Nada se entende, Nada passa Apenas jogos de palavras E por fim a rima acaba.

ROMANCE Hoje me d saudade de tudo aquilo que eu vivia, Todo sentimento que eu sentia E aquele cenrio que me envolvia No esqueo aquela msica de fundo, A luz apagada e o abajur acesso No esqueo os dias que passei ao seu lado, Sei que acabaram rpido Porm se inseriram em mim Seu nome ficou guardado em minha boca E ainda penso no seu jeito srio, Sua alma romntica E seu sotaque sutil Alguns sentimentos ficaram tatuados em meu corpo Marcados pelo toque de sua pele nua ao abraar o seu calor.

47

SEGUNDOS TERMOS Tudo, j no faz sentido Nada, j no existe. Estou paralisado no tempo Vivendo a realidade que no sonhei No sei o que estou fazendo S sei que estou aqui, No sei se verdade S sei que assim, Sendo um sonho ou pesadelo No quero ficar mais desse jeito, Pois no entendo o que eu vivo S sei que no bem como eu quis.

SENTIMENTOS DE SANGUE At quando vou suportar seu cime Ate quando vou tentar te entender, Mesmo com todos seus deslizes No cogito te perder Reza a lenda que o amor cego Mas cego mesmo a incapacidade de se perceber a acusao infame Pense como quiser... O amor algo que acho realmente no existir Porque diante as adversidades prefiro fechar os olhos e partir Partir em busca de mim mesmo, Descansar meus erros fteis, Provocar a minha lgrima E encontrar a minha dor No fundo... S existe aquilo que no podemos entender, Melhor mesmo deve ser a morte, que todo mundo sabe certa de existir. J o amor... uma grande iluso construda para deturpar a solido.

48

SENTIMENTOS E PALAVRAS Tenho a inocncia de uma criana Mas tenho a fora de um super-homem No tenho palavras Mas tenho pensamentos, Levo a minha vida sem ter medo do tempo Escrevo a minha mente que se faz presente, At quando eu no sei Se tornando inconsciente mais uma vez.

SORRIR SEM TEU SORRISO Tudo que eu no sei onde est meu corao Pra onde vai o meu olhar E onde est a solido Tudo que eu sentia Muitas vezes me feria, Onde est o meu amor? Onde est meu corao? Posso ser feliz Ter uma vida pra viver Ter dinheiro pra gastar Ter amigos pra beber Uma piscina pra pular, E ter praia Mas amar sem ser amado viver na solido Sorrir sem tem sorriso No tem graa, E ao meu lado tudo passa No infinito das palavras Quando reencontro a emoo.

49

SUICDIO DE IDIAS Engano seu que preciso esperar a vida toda, O tempo inteiro procurei palavras para desfazerem meus erros. Os filsofos explicam, Pensadores vo alm Mas nada me distrai Dos pensamentos que sou refm. Eu tambm acreditei que poderia ser eterno Mas na vida me frustrei E hoje venho a este prdio me jogar.

50

TENHO OBSERVADO Tenho observado Que por mais que as coisas sejam simples A gente sempre complica. Tenho observado Que o ser humano enaltece o amor Mas se entrega ao comodismo e sofre. Tenho observado Que por mais que as pessoas lutem para conseguir algo, Elas sempre so arrastadas para o lado oposto. Tenho observado Que todos ns amamos, Mas estamos acostumados a viver a dor. Tenho observado Que as histrias de prncipes e cinderelas Existem no inconsciente imaginrio Mas nunca ocorrem na realidade. Tenho observado Que estar feliz muito bom, Mas nos acostumamos tanto com a dor, Que um dia passamos a no dar mais importncia a Felicidade. Tenho observado Que por mais que eu tente ser forte e insensvel, Mais eu me torno doce, dcil, e sentimental. Tenho observado Que sempre pensamos que o correto o que incutem em nossos valores; No entanto, Damos importncia demais a algo intil e enlatado. Tenho observado Que o desejo acontece totalmente ao contrrio do que queremos, E que quando insistimos em uma situao indecisa desde o comeo, Isso tende somente a ficar mais confuso. Tenho observado Que por mais que eu observe, Eu no observarei o bastante para ser dono da verdade. Tenho observado Que observar til, Mas no nada mais Que um olhar sobre os sentimentos do mundo. Assim, tenho pensado, Que viverei um amor eterno e fantasioso Como nas histrias que ouvi quando criana. E ainda penso Que posso ser um super-heri e salvar o mundo.

51

TRANSIO No havia notado o passar dos anos Ainda me comportava como um adolescente Fazendo as mesmas coisas de uma infncia mal resolvida Observei o meu redor neste instante... Todos meus amigos cresceram, As meninas que vi crescendo j fazem sexo e constituem famlia E eu... O que estava fazendo? E as pessoas que convivem comigo ... O que esto fazendo? Na verdade, estamos parados no tempo Simplesmente sobrevivendo. Ento voltei a repensar meus planos Parei pra repensar a vida E entendi que a barba no meu rosto J no mais um sonho de criana Percebi que minha vida minha E s existe agora para moldar o futuro Porque o passado s me faz ficar mais velho.

UM M INDIRECIONADO Ser que existe algum que feito pra gente? Por que voc no foge da minha cabea E me deixa tentar ser feliz? Por que tudo que eu sinto Parece ser to forte a ponto de ser perfeito? Por que meu corao acelera quando te vejo E por que minha vida parece sem sentido sem voc por perto? Meu corao grita desesperado e aflito Na iluso de que o tempo possa passar sem abrir esta ferida, Por que quando eu chego perto de te esquecer Um m me puxa em sua direo E faz todo meu corpo estremecer? Basta um olhar Basta carinho... Pra me fazer esquecer tudo que machuca E dar mais uma chance ao erro.

52

UM SENTIMENTO Quero a minha vida Para esquecer as mentiras ditadas por algum Quero que o tempo passe Mesmo que acabe, Quero que a vida sinta O mesmo que ela me faz sentir.

UMA VIDA ANORMAL Uma vida normal Pros nossos medos, Num futuro banal Dos nossos segredos Venho ver o mundo que no sabe sorrir Venho ver a vida que no sabe amar Venho do futuro ver a vida aqui Vejo meu passado para no voltar No entendo, No posso acreditar no que vejo E o meu sossego se expande Pra outro lugar.

VENDO E VIVENDO Vamo v o tempo, vamo v a vida Vamo viv a vida Vamo olh o tempo Vamo v o tempo, vamo v a vida Vamo viv a vida E que o caminho nos reserva.

53

VOLTAS E VOLTAS Meu corao para no tempo Quando penso em voc E a insnia me perturba Sem voc por perto Meus olhos procuram aflitos Por um horizonte E o meu peito pulsa Em forte dor de alegria Percorro milhas em cada dimenso que atravesso E sempre volto pros seus braos, Junta-se, a felicidade e agonia... Nas voltas... Que o mundo d... Em nossas vidas.

54

Captulo 2 PENSAMENTOS

55

FILOSOFIA As idias esto soltas na atmosfera esperando o ser que as capture. A verdade verdade quando se tem conscincia do inconsciente. Nada nunca nada, s vezes tudo, e tudo s vezes nada. A tendncia evoluir, mesmo que em alguns momentos tenhamos de nos enfraquecer para isto. Tudo para comear a fluir naturalmente, passa por um processo de desconforto. Evitar os outros pode ser engraado, mas voc no pode fugir de voc mesmo. Viva a felicidade que existe, no entanto, a felicidade verdadeira s existe quando completa a gente, enquanto no est completa porque no real. Se agarre as oportunidades e faa seus sonhos acontecerem, isto estar vivo, e no apenas viver, isto fazer sentido, e no sentir o que querem que sentimos. O ser humano trado por suas prprias convices numa iluso conturbada e fantasiosa. O tempo um simples cursor onde nos perdemos diante nossa apressada imaginao. Loucura, no ter objetivos ou agir por simples capacidade. Na vida existem muitos caminhos estreitos, e quando a gente no consegue passar por estes, preciso retornar ao espao largo, para se ter impulso e quebrar os repetidos limites. O sonho o primeiro passo para uma grande conquista. As verdades no esto nas palavras mas sim no pensamento. A vida uma eterna interrogao que interrogamos at a morte. Iluso o fracasso de uma esperana. s vezes fantasiamos coisas em nossas mentes que se desfazem facilmente com a fantasia da realidade. J que tudo iluso o oposto a verdade. O ser humano vive duas vidas, uma, a que ele acredita, a outra, a que ele levado. Engana-se quem pensa que apenas discursos doces tm o poder de produzir resultados positivos.

56

As coisas que valem so as que se sentem e que acontece, no as que se falam. O tempo conhece o desconhecido. Sbios so sbios porque viveram, e no porque lamentaram a vida. preciso executar os rumores na hora em que se pensar, independente da distncia em se estiver. Voc no tem que saber tudo, mas voc tem que extrair o mximo de todos os lugares para ser bem sucedido. As teorias so tudo, mas no so nada sem ao. O amanh muito incerto para duvidarmos do agora. O tombo sempre uma flexo para um salto maior. Talvez passamos pelas fases da vida, at alcanarmos a serenidade, sinceridade e a pureza de uma criana. A inteligncia no consiste em fatos externos, a inteligncia adquirida partir das virtudes interiores. Quando voc erra, voc apanha da vida, e se no mudar, morrer na insanidade. No final d tudo certo, e o fim quando a gente morre. Voc se torna lcido vencendo a loucura. O que voc comeu ontem no sustenta mais, s o que voc planta pode prosperar. Tudo que se diz em um determinado espao pertence ao momento proferido. andando ao contrrio que se chega frente. No pergunte por qu, viva suas dvidas. Nosso destino lutar pelas nossas loucuras. O fracasso aceitar a loucura dos outros. O mundo um lago onde afogamos nossos desejos ou fazemos uma fonte de alegria. Se a razo nica por que as lgicas so diferentes? No existiria tempo se no houvesse destino. Um ideal sensato nunca deve ter fim. O corao essncia e a mente a indeciso.

57

Somente o tempo pode nos dizer certas coisas. A beleza est nos olhos de quem v. A raiva a adrenalina que corre no corpo na incorrespondncia dos fatos. O tempo um limite porque as coisas vagam no infinito. Quando voc corrige seus erros, surgem novos erros. Quando voc vence um desafio, surge novos desafios, e assim a vida nos motiva. Nada comea do nada. Existem dois tipos de problema, um opcional, o outro voc tem que lidar com ele. Os sentimentos acontecem e no devemos deixar de senti-los. No digo para nadar na mais intensa profundidade dos sentimentos, pois s vezes afogamos nossos sentidos. A emoo destri a imagem, e toda imagem destruda, a simples lembrana do resto. Por que s vezes deixamos escapar por entre nossos dedos, a realidade que representa o sonho? Tudo que sobe vazio desce cheio de nada. As expectativas nutrem o tamanho do resultado, refletindo a realidade em negativo ou positivo. s vezes voc fala para os outros, aquilo que gostaria de ouvir, mas nem todas as palavras so verdadeiras. um passo do precipcio o topo da montanha. Ideologias mesquinhas so a filosofia do fracasso. Domine sua mente e controlar o seu universo. A ansiedade corrompe a razo. Basta um fragmento do que julgas mal para tornar-te conivente com aquilo que despreza. Tudo que voc faz demais perpetua. A gente olha pro cu e v as estrelas, e se algo olha do cu, v a luz dos postes e imagina que so estrelas?

58

FILOSOFIAS DE VIDA A vida ensina, e algumas pessoas nos ensinam muito, sem saber que so fundamentais na nossa existncia. Voc no tem que se limitar a aceitar a vida ou mais um dia dela como se fosse um mero aprendizado dirio, onde no importa se seus objetivos esto seguindo adiante... Estes importam sim. No abaixe a cabea e aceite os restos que o mundo cospe... Lute por voc e por seus ideais... Isso sim aprender com a vida. Viva acreditando nos seus sonhos, pois eles se tornam reais na medida em que voc vive. A maioria das pessoas acham que a felicidade um caminho reto, quando na verdade elas no encontram a que verdadeira, pois isso, para cada um de uma maneira. A mesma ladainha sempre, chega a ser entediante... At que um dia algum enfia uma flecha na sua ferida e roda at voc sangrar, mas o que acontece, que muitas vezes, somos ns mesmos que temos de provocar essa ferida. Por que o interesse na alienao cotidiana quando podemos conhecer algum por dentro? Escreva sem medo das palavras, no apague o que voc pensa, isso pode ser um passo frente dos que se calam com medo da verdade. Se agarre as oportunidades e faa seus sonhos acontecerem, isto estar vivo, e no apenas viver, isto fazer sentido e no sentir o que querem que sentimos. Quando voc menos esperar, vai ver que o destino escreve certo, mesmo quando nos contraria. Aprenda a lidar com as extremidades, e um dia quebrars a infinita sina errnea que insiste em nos arrastar para o abismo. No vale a pena dar as pessoas o que elas possam brindar por um instante, e largar como um simples copo no final da noite. Olhe nos olhos da pessoa que est ao seu lado, tente enxergar no o que voc v, mas aquilo que voc sente. Tenha tempo para cuidar dos seus objetivos. Ajuste o mundo ao seu mundo. Em questes de sentimento, voc passa a duvidar das coisas boas quando so muito bvias, e isso que destri a realidade, pois a verdade simples e bvia mas no admite dvidas; basta acreditar e aceitar as coisas boas, porque elas existem para serem vividas e no indagadas pela falta de autoestima.

59

O perfeito pode ser aquilo que ainda achamos faltar alguma coisa. Troque suas palavras por atitudes, construa seus pensamentos em aes. Faa o inverso para se manter paralisado e evite boas idias para continuar com medos banais. O medo faz as pessoas viverem uma vida que elas no querem. Se a maior, ou a julgada impretervel oportunidade foi perdida, porque ela no era a mais importante. Quando voc descobre seu dom natural, voc deve faz-lo antes de tudo. O mundo igual para todos, a diferena est na imaginao de cada um. Suicidas no so s aqueles que se matam, so todos aqueles que morrem sem realizar seus sonhos. Planos pequenos geram resultados insignificantes. As coisas so como voc faz com que as coisas sejam. Pensamentos certos nos levam aos lugares da felicidade. A gente no aprende a mudar o extinto, a gente racionaliza aes e muda hbitos. A experincia individual de cada ser, costuma surpreender as pessoas que deduzem erroneamente. Muitas vezes a impresso que temos de um rtulo se desfaz totalmente com uma atitude. Talvez a desconfiana nem existisse se no fosse o medo do desconhecido. No se deve deixar escapar das mos, a realidade que representa o sonho. No porque voc aprende alguma coisa em sua vida, que voc tem que se conduzir de maneira ingnua por toda eternidade. Quando voc no souber uma coisa, invente outra coisa. A vida totalmente estranha para quem no sabe pra onde ir. De que adianta ganhar dinheiro com uma coisa se seu sonho exatamente outro? Muitas vezes o que voc fala no o que voc acredita e o que voc acredita, o que acontece. A humildade a excelncia sem classe social. Todo medo imaginrio e toda iluso despenca na realidade de forma cruel.

60

Se fazer de vtima o pior processo mental existente pois acaba impregnando suas verdadeiras crenas. Esquea a cultura de massa que voc aprendeu, o verdadeiro, totalmente ao contrrio. Trilhe suas prprias verdades em direo vida. Voc no tem que se fixar nos detalhes, voc s precisa traar a realizao objetiva. Nos pequenos ganhos residem as grandes vitrias. Conforme os anos vo passando cada escolha molda o destino. V pelo que voc sente e no pelo que parece. Se voc no sorrir para a vida a vida no sorrir de volta. Atrs de um pensamento sempre vem uma filosofia. Loucura no expressar idias surreais, loucura viver em depresso. Tudo que voc planta em sua mente executado da forma como planejado. Deus sempre d o que voc quer, mas nem sempre voc est preparado para o que pede. O que voc v o espelho de voc mesmo. Suas prprias verdades moldam a verdade do mundo. O mundo o seu reflexo. Os sonhadores fazem as coisas acontecerem, os iludidos morrem ao encontro do nada. A verdade que no existe s uma verdade. Tudo verdadeiro at que no faa mais sentido na sua concepo. A verdade muda conforme a situao. Nada difcil depois que voc aprende. Tudo fcil depois do comeo. Faa o que voc quer e no o que mais fcil. A emoo move o mundo. Todo sofrimento traz uma chance de progresso. Tudo que conseguimos atravs da atitude, e tudo que permanece fruto do esforo.

61

Chega um momento em que explodimos de tdio simplesmente para mudar de ciclo. Falar muito fcil, pensar todo mundo pensa, fazer a questo. O tempo constitui lembranas e aprendizados. Na verdade a gente que inventa os sentimentos. Existe um jeito de viver sem se arrepender, e este, sendo intenso em tudo. Uma pessoa nunca pode sentir o que a outra sente, a menos que ela viva isto. Loucura viver a vida nas rdeas da sociedade. A maneira mais fcil e mais estpida de perceber nossos erros, quando estes se repetem vrias vezes. Enquanto voc pensa muito, muitas pessoas aproveitam sem pensar demais. Eu lembro das coisas boas porque estas me permitem ser feliz. A vida sempre d um jeito de nos motivar pela inquietao, de no nos conformarmos com a infelicidade. A vida s no bela se voc no a deixar ser. O ser humano reconhecido pela realizao de seus sonhos e pela fora de suas palavras. No se deve julgar uma pessoa pelas palavras que ela diz mas sim pela forma como as fala. caindo, levantando, reerguendo, corrigindo e continuando, que se atinge a altura. A primeira exceo a quebra da regra. A imagem condena o que as palavras no salvam. Podemos ser induzidos ao erro, mas s erramos se nos corrompermos. No se retraia ao impacto de uma dor. As palavras so mais fortes que a brutalidade da fora. Os olhos no mudam, o que muda a mente. Ningum algum sem ningum. No se assuste com as aparncias, procure conhecer o interior das pessoas.

62

Queira para conseguir, no consiga sem querer. As oportunidades so dadas, voc quem faz delas dor ou alegria. Seja como for, faa da tua parte o que melhor puder. No se esconda por medo, encare os erros. No se esconda por medo, os medos no existem fora da imaginao. A idade no nada em termos de sabedoria, mas a experincia conduz alguns sbios. No pense no que no aconteceu ou no que acontecer, mas pense no que acontece. mais importante fazer do que somente pensar. Ter esperana, s vezes machuca mais do que aceitar a realidade da vida. Livre a mente que no se prende em apenas um foco. Realidade um mundo distante da fico desmedida, mas a fico no est to distante da realidade. Pise nas suas zonas de desconforto, e sinta-se vontade. Bobagem viver uma vida disfarada de desejos ocultos. Dizer palavras que no so dceis causa assombro. A realidade todo mundo conhece, mas nem todos tm pulso para mud-la. s vezes andamos por caminhos escuros, e at aprendermos a domar o ego, maltratamos muitas situaes, porm a mudana dos hbitos cicatrizam a dor que um dia provocamos. Para realizar as coisas com sucesso preciso apenas meditar o que fazer, e no como fazer. Voc deve agendar seus planos e deixar que cada momento se resolva por si s, ou seja: imagine o que fazer, mas no como ser, porque a imaginao uma faca de dois gumes, por isso voc tem que desenvolver outros caminhos que possam te levar ao sucesso pretendido. Quando voc pensa verdadeiramente em um objetivo, uma vez ou outra isso te leva a agir de tal modo, que conduz a realizao dos pensamentos. A vida segue uma programao subconsciente, da o motivo de alguns resultados contrrios a novos pensamentos, pois estes, ainda no foram impressos com a mesma intensidade de idias j cultivadas.

63

A mente consciente tem vrias linhas de raciocnio, voc tem que observar a sua crena, pois esta a verdade que chega ao seu subconsciente, fazendo com que as coisas se realizem no mundo exterior e material. Conhea pessoas que te atrai, seja amigo, aprenda que todos ns temos algo a aprender com o prximo, faa diferente, faa do seu jeito e lute por um ideal sincero. Experimente ver a vida sem julgamentos, olhe pelo lado oposto em acontecimentos de opinio unnime, pois nunca se sabe o que a situao representa a cada pessoa envolvida. Projete nas pessoas algo para o seu beneficio e se frustrar completamente. Pense para voc e na felicidade em qualquer ambiente e tudo fluir para o sucesso. Podem chamar de loucura, podem dizer que no existe, podem te tachar de tolo, mas se voc acredita, um dia a loucura vira vida, o que no existia passa a ser belo, e a tolice comea a ser uma postura herica. Tudo d certo quando se pensa no resultado positivo, porque a conscincia sonha o final e o subconsciente conhece os meios da realizao imaginada inconscientemente. Existe uma grande diferena entre sentir, saber, imaginar e pensar, e estes tpicos definem toda forma de acontecimento. Dentre todas as opes, tenha certeza de um caminho, na dvida, no faa, e neste caso no fazer o certo. Sempre que estou no escuro fecho os olhos para no ter a verdadeira percepo da realidade, pois a realidade reduz a expectativa enquanto a imaginao vence os medos, mas esta, tambm tem o poder de nos destruir. Informao nem sempre traz conhecimento, por isso eles nos socam toda a informao do mundo, e ainda continuamos burros. Informao desnecessria nos desgasta, pois acabamos procurando fora, as respostas que s encontramos dentro da gente. Sabe aquelas pessoas que sabemos que so passageiras em nossas vidas? certo que elas no estaro sempre presentes, mas elas fazem nossa vida no agora, e constituem nossas futuras lembranas que jamais esqueceremos. intil no viver intensamente tudo o que acontece ao nosso redor, pois se no lutarmos por boas lembranas, viveremos com a frustrao de um episdio mal vivido. Amar conviver, porque voc aprende a lidar com a pessoa, e isso cativa os de bom corao. A capacidade de compreender todos os lados o que diferencia as pessoas das demais.

64

Valer a pena... no viver pela metade, e se entregar a um momento sem medir suas consequncias, sem a preocupao de se arrepender pelos desejos palpitantes. O tempo no volta, mas as pessoas podem voltar e sentir o que sentiam. Cada campo um campo, e a gente tem que agir de acordo com o ambiente. No siga seus sonhos, pois seguir estar atrs, faa seus sonhos acontecerem, isto estar dentro da realidade imaginvel. Seja essencialmente voc, sem medo de mostrar quem , e a que veio. A regra que no existem regras para os inovadores. Se concentre em voc. No existe o caminho certo, existe o seu caminho. Aprenda a desvendar e criar seu destino. Lembre-se, no existe momento melhor que agora. Esquea que voc tem idade, e faa o que voc tem vontade. tolice se preocupar com o que os outros pensam a seu respeito. Haja de corao, viva sua vida e se recuse a enquadrar em perfis que no mais te pertence. hora de inverter e reverter suas convices falsas. O mundo do jeito que a gente faz, e quem foi que disse que no podemos fazer um mundo melhor? partir do momento que eu acredito, posso tudo aquilo sem prejudicar algum. Sua alma anseia por realizaes de alegria, paz, felicidade e muita diverso. Devolva ao mundo um mundo novo. Enquanto sua arte no te sustenta, voc sustenta sua arte. No pea desculpas, corrija seus hbitos errneos, e vers mais alegria, que a triste culpa carregada por um erro. Perdoe-se e seja sensato. Somos palhaos aos olhos dos outros, quando por dentro sentimos e ouvimos uma necessidade de lutar pelos desejos que dizem no ter cabimento. Somos idolatrados pelos outros, quando alcanamos os mesmos desejos sem cabimento. A vida um infinito de dvidas e compromissos que devem ser vividos.

65

Busque o melhor para voc, e o que voc acha melhor na vida. No somente pense e sonhe, faa sua realidade como deseja. Aproveite a vida, no apenas sobreviva, viva com tudo que pode. Voc pode ter de tudo, e que tenha; mas voc no nada, se no brilha para a vida. S o tempo pode coroar a virtude. As pessoas que sabem para onde ir chegam onde desejam. Acanhar o que acreditamos o mesmo que frear nosso corao. Paute sua vida em bases sinceras e verdadeiras, voc viver melhor. Nunca coloques em dvida aquilo que seu corao tem certeza. A vida real perfeita e no deve ser comparada a um mundo paralelo. Acredite um pouco mais e voc vai mais longe do que pensa. Faa da sua vida uma poesia, tenha um novo olhar para as adversidades. No se apegue as impresses de sua mente. Coloque seus sonhos e desejos acima das obrigaes cotidianas. V em frente e acredite sempre no seu corao, pois se comportar como ovelha, leva loucura disfarada que explodir em algum momento. Palavras so apenas palavras, no tente entend-las, apenas compreenda o sentimento; isso essencial. Somos ns que nutrimos as expectativas para qualquer coisa, por isso, ningum capaz de lhe machucar, a no ser que voc permita. Se seu destino for maior ele supera seus receios. As coisas acontecem na mesma velocidade em que voc acredita. Esperar dos outros o mesmo que se pode esperar de voc uma tolice que machuca. A sua ansiedade no ter influncia sobre o relgio. Gostar no suficiente para viver o que se gosta. Vontade s, no basta.

66

Nunca julgue algum sem conhecer o que aconteceu e o que acontece, os motivos sempre explicam as atitudes. FRASES RELATIVAS Os relacionamentos, nunca tm a mesma intensidade de seu pice, e o pice s percebido quando as coisas comeam a ficar mornas. Para uma mulher ser feliz no basta ter um simples homem, mas sim um homem capaz de lhe estremecer as pernas, deixando-a perdida em seus sentimentos por no desvendar o que amor. Faa o que tu quiser, s no me procure tarde, pois no vou te esperar por toda a eternidade. As coisas entre duas pessoas s se realizam com sucesso, com o consentimento de ambas as partes. Quando os dias se tornam distantes di, porque a gente nem imagina que gosta tanto. Talvez voc no tenha quebrado a cara, talvez sua face esteja se moldando a outra face. S existe amor quando os envolvidos se completam e se respeitam. A essncia do amor est na alma. s vezes o amor sedento cede-se ao amor cego. Quem disse que o amor cego desconhece a iluso. O amor nunca ser cego, pelo contrrio, ele mais lcido que a nossa prpria conscincia. Voc pode levar mil mulheres fteis para a cama, mas nenhuma delas vai acordar ao seu lado para compartilhar a vida. Eu entrei na sua vida, voc entrou em outra, e agora voc entende a sutil diferena, que muda radicalmente a vida de qualquer pessoa. s vezes me faltam palavras porque no estou em frente aos seus olhos, ou talvez eu no consiga explicar o encontro de nossas almas, ou simplesmente eu ainda no saiba dizer eu te amo; talvez por medo, ou porque ainda estou na busca da certeza que o tempo vai provar. No faz sentido, mas voc tudo aquilo que eu acho que amor. s vezes, se parecer que estou distante, lembre-se: isso s o meu corpo, pois meu pensamento vive em voc. Existe uma grande diferena entre amor e iluso, e essa diferena tudo.

67

s vezes as coisas demoram a serem percebidas, porque existem vrios caminhos que nos levam a diversos lugares, dialogando, sempre encontraremos a felicidade, pois a felicidade para ser completa, precisa ser compartilhada e sentida na mesma intensidade. H uma eternidade que existe sempre no agora, e esse momento eterno entre duas pessoas. O amor tambm traz mgoas passageiras. Amor, paixo ou iluso, aquilo que me faz tremer quando encontra seus olhos. Outras pessoas, e todas as pessoas podem te amar, porm nada irs sentir, se no puder se sentir amada. Fui muito alm do que um dia pensei, amei com a maior intensidade que j senti, agora te deixo livre para que sejas sempre feliz. No existe amor artificial, pois esse dissolve-se nas ondas, ao contrrio do amor, que no precisa ser chamado de verdadeiro, pois um corao no tem palavras, apenas sente com pureza. As palavras podem parecer mais speras que o sentimento verdadeiro. Mesmo as teorias me dizendo para ser cmplice e concordar contigo, prefiro dar um novo ngulo de interpretao as coisas. Pode no ser romntico, mas tem um pouco de filosofia. O cime o primeiro sinal de que gostamos de verdade de algum ou o primeiro indcio de um descontrole emocional. Voc pode procurar mil bocas, e um dia vai perceber que voc poderia ter o gosto para sempre de uma boca inesquecvel. Se no der, fica por onde fica, se seguir vai para onde vai. Amizade existe porque no cobrada, sentida. Seus olhos quando brilham de felicidade me faz feliz. O amor uma realidade, e no um romantismo paranico eternamente perfeito. Errei de todas as formas, mas eu fiz de tudo que sabia. Este foi apenas um corao sufocado tentando expressar seu amor.

68

FRASES DIVERSAS Temos que fazer um Brasil soberano e independente. Chega de sermos medocres e pequenos diante nossa grandeza e naturalidade sem igual. Quero me envolver na Educao no por um simples trabalho que me remunera ao fim do ms, espero poder mudar um contexto social, interagindo com as pessoas de forma positiva e entusiasmada, em busca de um futuro mais digno e promissor para todos. Acredito que os princpios ticos e verdadeiros de uma vida realizadora e satisfatria, se iniciam com educao, se mantm com o aprendizado e se amplia com o conhecimento. Viva pensando no futuro e desenvolvendo solues para o caos da humanidade, pois a contemporaneidade j foi envenenada por maus pensamentos do passado. As teorias no se levam ao p da letra, so apenas palavras de um pensamento humano, no que dizer que funcionam, so apenas um caminho e uma maneira de enxergar o mundo. Quando as coisas tendem para o lado oposto, a gente embarca no barco das emoes que frevulam a favor da vida. Tem dias que tudo que queremos um pouco dgua suficiente para nos afogar. Deus criou o mundo. O homem muda o mundo e brinca de inventar Deus, e agora, temos que reinventar a vida. A sociedade urbana exige que voc saiba enxergar alm do que a maioria pode ver. Os caminhos so outros, a atualidade faz seu prprio destino. A loucura se torna verdade quando encenada com sentimento. Ningum ilude ningum, as pessoas que acreditam. A mente isso: diversos pensamentos desordenados em forma aleatria. Que a vida se ajeite a cada dia nos nossos passos, para a construo de um futuro inigualvel e prspero. O tempo move nossas vidas, e o acaso um segundo que tromba entre um acontecimento de pessoas presentes, na mesma sintonia de um momento. O que importa o que voc pensa, e sua imagem um reflexo disso. Frases que no tm sentido causam impacto. A alma de um poeta no se fixa na realidade, mas sim na fico. No quer dizer que verdade, simplesmente uma forma de emoo. A insegurana a adrenalina que corre no corpo atrapalhando a perfeio.

69

Um corao que ama, deseja que todos amem tambm. As pessoas tm medo do prprio sentimento, medo de se envolverem completamente e no fim das contas se quebrarem em mil pedaos... Por isso acabam no vivendo como deveriam. Satisfao no obrigao, participar e se envolver, para que as pessoas tambm possam se dedicar com a mesma intensidade. Inabalvel no quer dizer deixar de ser sentimental, tambm continuar sendo sem precisar sofrer. Ler bom, nos faz enxergar a realidade atravs das imagens criadas pela palavra. A vida fantasiada em nossa mente e cuspida por nossa hipocrisia medocre e enfadonha, seduzida pelo medo da felicidade. As perguntas de ocasio so repetidas, no entanto, pouco se sabe dos sentimentos que algum traz consigo. Fantasiamos uma vida existente, e vivemos uma vida da qual queremos distncia, porque insistimos em insistir numa realidade doente possuda pelo medo. As regras nos enlatam para no sermos regra, isso quer dizer que o conjunto de fundamentos que seguimos, servem apenas para nos manter controlados, pois se infringirmos as ditas regras viramos exemplo de uma nova filosofia , e esta nova maneira de viver, contagia aos que esto fartos de tanta mentira, de tanta hipocrisia, de um mundo de imagens e aparncias, de um ego doente e uma vaidade coletiva sem precedentes. Nada definido, s a individualidade. A falta de humildade consegue vedar a viso de certas pessoas, que preferem o orgulho ao invs do amor. As coisas so assim, ningum sabe o que um sentimento dentro de algum. Enquanto talvez, o que sentimos seja o pice dos sentimentos. O simples to simples que complica. A imagem no foge aos olhos. Depois, um momento que no sobrevive sem o agora. Eternidade, um momento que ser lembrado para sempre. Em geral, o homem um hipcrita que sorri para os outros e se autodestri. A raiva quebra o estado limitante dos pensamentos contidos, dando um novo rumo realidade.

70

As pessoas criam dolos, pelo simples fato desses fazerem algo, do qual, essas tm medo ou admiram. O fato de esperar gera polmica na mente e nos deixa ansiosos. As coisas so assim, s quando esto por um fio que a gente pensa de verdade. A depresso um momento nico de evoluo, quando se aprofunda na mente. s vezes o tempo mais rpido do que nossa imaginao pode prever. Tudo que a gente mais deseja se torna distante, mas na verdade est mais perto do que imaginamos; por outro lado, aquilo com que no nos preocupamos, surge evidentemente na realidade. Se existe algo mais maravilhoso que a vida, significa que a felicidade to eterna quanto agora. As diferenas colorem o mundo, estamos em constante troca de informaes. Se voc tem a capacidade de moldar sua vida atravs dos pensamentos, por que cultivar pensamentos errados? preciso aprender a conectar a f e acreditar de verdade na lei: pedirs e recebers. Entrelinhas so coisas que a gente l quando no existem palavras. Difcil ser insensvel diante a exposio de um corao. Existe um eu totalmente destrutivo dentro da gente, temos o cu e o inferno no interior da mente. Quanto ao mundo... Isso o que vemos... Precisamos enxergar alm do caos de uma cultura desmedida, consumista, de ignorncia disfarada e sedutoramente encantadora para uma vida que finge ser viva. Falta pureza no ser humano por causa da poluio generalizadamente insana. A mente um tesouro imensurvel. Todo sentimento vlido, e deve ser entendido ou estudado, porque nos leva onde nos encontramos agora. A F o que move nossos coraes em busca de um ideal sincero. Quando os nmeros no somam, eles procuram as palavras. Quando as pessoas no se entendem, elas viram as costas. Dar as mos mais que um gesto, traar o mesmo caminho, fazendo das diferenas uma arte.

71

A sociedade nos ensina que preciso passar por cima das coisas que nos incomodam, quando, basta apenas habilidade e categoria, para driblar um obstculo com facilidade. A imaginao tende ao desespero porque ela irreal, j o pensamento, este sim merece ateno, pois fazem as coisas acontecerem e verdadeiro. Imaginao, nada mais que uma distoro da realidade, e o pensamento a f oculta que molda a vida. Quando imagino que algo oposto a felicidade, costumo driblar a decadncia com pensamentos positivos. O lado burocrtico da arte o dinheiro, e precisamos dele para manter e divulgar algo que faa bem mente e ao corao das pessoas. Quando a gente no sabe, a gente espera o tempo ensinar ou procura os ensinamentos do tempo, observando a vida e os viveres ao redor. Sentimentos sempre so confusos, e so eles que nos fazem viver o que temos dvida, ou, o que de algum modo nos provoca. O mundo nunca desaba, apenas fazemos um buraco em nossa cabea. No tente entender, caso no compreenda apenas filosofia. O olhar diz tudo, mas ele s diz sobre a ocasio corrente. Se no tivssemos um lado irracional, no seramos capazes de viver os sentimentos. As palavras nos encantam e nos corri com a mesma facilidade. Imaginamos mil coisas, e quando abrimos os olhos, a vida continua simplesmente normal. A poesia se perdeu no espao, um espao nico e infinito, que vaga por entre os mundos, se fazendo presente em nossas vidas, vidas que ns no vivemos conforme a vida poeticamente falada. Ser religioso demais pecado. Para que sentido nas palavras se no pudermos sentir o que queremos? Uma estrela brilha em qualquer lugar do cu. Aqueles que procuram a morte, no morrem cedo porque no tm medo da morte.

72

FRASES PERSONIFICADAS Posso dizer sobre as coisas superficiais da vida... emprego, faculdade, vida social... Mas o que me interessa de verdade so os sonhos... Esses sim fazem pulsar meu corao! Eu falo com a alma, no com as palavras. O que me interessa a vida, uma vida que valha a pena respirar, uma vida que possa ser sentida em todos os poros da felicidade. O mximo que fao observar o mundo; e minhas palavras, so apenas uma expresso de situaes que vivencio. No me cabe consultar um livro para falar algumas frases certas, dizendo-as a cada situao momentnea, eu simplesmente, acesso a minha mente para dizer o que penso. exatamente por eu saber o que quero, que no aceito o que me do. As pessoas no me assustam, os medos imaginrios destas, sim. Minha cabea fica no ar porque tenho uma imaginao frtil (graas a Deus). Eu no sou melhor que ningum para omitir minhas fraquezas. Eu vejo o sentimento, mesmo quando o orgulho insiste em disfar-lo. No serei nada, se eu no for quem eu vim para ser. Eu vejo a maioria das pessoas se comportando como ovelhas, prestes a entrar no pasto. Enquanto o mundo vive na fico, esbanjando banalidades, eu simplesmente sigo meu corao. O meu corao est escrito em meus cadernos. Quer saber sobre mim? Conhea meus pensamentos e sentimentos; esquea minhas palavras e vague nas entrelinhas. Eu sou o vago do tempo, e no as palavras que me lembram. Eu vivia indagando a eternidade e o que poderia ser eterno, mas de repente tudo mudou, percebi que a eternidade, pode ser uma frao de segundo que ser lembrada para sempre. No quero algo passageiro, eu quero a essncia de um possvel trecho eterno. Eu nasci apenas para captar sentimentos e express-los ao mximo, dentro das percepes de meus sentidos, por isso expresso sensaes experimentadas comumente pelas pessoas.

73

Pode ser que a noite seja interessante e repleta de desejos carnais, mas no sou bomio, sou poeta. Vivo num mundo que no existe, ou talvez exista, porque sou um mundo para mim. As teorias me arrancam a pele sufocando o grito que no sei calar. No digo que estarei incessante a cada instante em sua mente, mesmo assim, voc sempre lembrar de mim. Sou algum que ama o mundo, e minha vida observ-lo diante o caminho dessa existncia. Minha alma, meu destino... eu no existo, o que existe so meus pensamentos expressos em palavras. Poesia minha arte, eu no inventei a poesia, a poesia se inseriu em minha essncia. Como me disse um velho amigo As idias no so minhas, so do mundo, ento, eu apenas as configurei sobre minhas interpretaes. O fato de imaginar palavras eternas me faz sonhar que estarei presente na histria do mundo. Os outros podem chamar isso de loucura, eu chamo isto de minha vida. Sempre andei com os grandes, ou talvez eles andaram comigo. Quando achavam que eu estava derrotado, era o momento em que eu estava mais vivo. Antes de conhecer o doce que h em minha alma, necessrio percorrer os espinhos que existem em minhas palavras. Enquanto os outros se divertem aos olhos dos outros, eu escrevo o meu nome na histria. Onde existir um pensamento eu o estarei observando. O que vale para mim o que se torna real... depois, quem sabe isso fica no meu pensamento. Os pensamentos me conduzem, e a imaginao desesperada me ilude. Reencontrei os meus valores e encontrei a minha vida, e todos meus temores, viraram meus rumores felizes. Minha loucura apenas metade da minha existncia, e minha vida apenas metade de mim. Vivo para o mundo, vivo para a vida. Uma das pessoas mais sbias que conheci um desses loucos que a sociedade teme.

74

Compositores no mentem, apenas disfaram sentimentos deles mesmos ou do prximo. Eu amo as palavras e delas me fao por expressar. Eu procuro aprender o que a vida ensina. O tempo me ensinar os mistrios da vida. Eu sou apenas um louco, que vive atrs das palavras. Eu quero construir meu mundo, no importa o que o mundo faa, eu fao a minha vida. As coisas que alcano geralmente no sei como alcan-las, apenas medito o que eu quero, e normalmente as consigo, da maneira mais perfeita que jamais poderia imaginar. Eu no vivo sem viver toda a plenitude do que sinto. Uma coisa certa sobre mim, eu no sou quem eu era ontem, e se estivesse vivo, ainda estaria brigando com minhas prprias verdades. Minha inteno ajudar as pessoas para que possam ser o que realmente sonham. Por isso luto contra a corrente que domina todas as vidas persuadidas pela iluso de um mundo. Minhas teorias no so para causar rebeldia, so para reflexo e atitude pessoal, que posteriormente, construir o sucesso de quem as entende. O que me irrita o egosmo dos donos do poder, e a persuaso que fazem para manter as ovelhas sob seu controle. Procuro viver com tudo que posso em busca dos meus sonhos, pois tenho certeza que no suportaria as vozes da minha mente, me condenando durante toda vida, por no ter lutado pelos ideais que acredito. Talvez nascemos realmente com um destino, pois at hoje no descobri porque me impulsiono rumo aos meus intitulados: ideais de vida... S sei que essa pulso me faz viver. Eu no vou morrer acreditando na verdade que os outros contam, eu vou morrer com minhas prprias verdades inseridas em minha alma. Minha vida um mar cheio de dvidas e repleto de incertezas, constitudas de algumas verdades, as quais me fazem ser dono da minha existncia. s vezes volto a me deparar com o tempo, minha prpria mente, e minhas limitaes. Eu no sei para onde as palavras vo, fcil falar sem pensar, difcil entender o que se quer dizer. Todo mundo diferente, mas a multido igual...e eu, eu ando por fora da multido.

75

Ando ao vento esquecendo que existe amor, porque este me atravessa em diversas dimenses, das quais eu s consigo extrair palavras, derivadas de um vasto sentimento. Talvez eu esteja entrando numa das maiores brigas, porque desejo levar as ovelhas ao topo da montanha; todos merecem a vida em abundncia, mas nem todos querem, talvez, por causa da cultura infectada pelo autoritarismo velado. Eu quero ser de verdade, quero ser quem eu sou, ficar vontade e falar de amor. Meu destino aquilo que eu fao. Aprendi uma coisa, no devo me queixar, nem dizer sobre coisas que no vo bem, s as direi quando se tornarem positivas. Eu sou mesmo muito besta, o amor faz meu corao tremer, a idia de amar me leva as nuvens. S sou algum que morre de amor e no tem dio. Que tudo seja o que para ser em sua essncia, pois isso existir. Que tudo seja espetacular, e que sua arte de viver surpreenda a vida em direo felicidade, este o meu desejo para que voc sempre alcance o sucesso. No me preocupo com a decorao dos poemas, o que me importa, a essncia de palavras com significncia ativa em profunda filosofia. Se algumas das minhas frases no tm sentido, pelo menos trazem rima, ou contribuem para uma leitura prazerosa e perceptvel. Em meus versos, sei que encontrars situaes contraditrias; tambm sei, que ambas fazem sentido. Minha alma nasceu pura, e assim eu a preservo. Sim, vive em mim um poeta que acredita na vida e tem a convico que a felicidade pode ser como se quer, no h nada de errado em pedir o que se deseja, anormal no viver a vida plena. O tempo no me assusta, no saber para onde ir me assusta. Construir pode no ser fcil, mas prazeroso, eu olho as coisas boas da vida... O resto no me preocupa. Gostar e acreditar sempre o caminho. Meus sonhos moram em minha essncia, e essa essncia minha vida. Minha vida um destino traado pelos meus objetivos. Alguns desses so secretos, at que aconteam.

76

Eu decodifico minha alma tentando me entender, entendo meu destino, e vivo o que posso ser. Volto a minha filosofia, ao conhaque que no bebo, e a realidade da vida. Eu s consegui conquistar meus sonhos quando cai na realidade. Acho que estou ficando rico, ou paranico. Fui levado a lugares para entender palavras que eu desconhecia, fui levado pelo destino para dizer frases que ainda no haviam, assim como no disse tudo que sei, sei que o passado no sabe o que acabo de aprender. Eu vou escrever o meu nome na histria do mundo, e o mundo sempre vai lembrar de mim. Fama, glrias, bajulaes e carcias. Tudo isso hobby, eu quero o simples gosto de estar vivo e continuar vivo na memria de meus leitores. Se tratando de sentimentos, eu no sinto mais nada, nem dor, nem amor, apenas um estado indolor. Disseram-me que um absurdo um poeta dizer isso, fazer o qu?... Eu no finjo a realidade, pois todos os sentimentos trazem sua carga de emoo. Eu quero estar presente na vida das pessoas, na filosofia do mundo e nas citaes de todos. Por isso escrevo, escrevo para grifar meu nome na histria, e para continuar vivendo na memria coletiva da humanidade.

77

Captulo 3 POEMAS SONOROS

78

AMOR Ahhh... Esse olhar, Ahhh... Quem olhar. Existe algum, Existem outras coisas Por trs de um olhar Alm de uma escolha, Voc me faz sonhar... Seus olhos nos meus olhos Sua boca na minha boca Seu cabelo sempre solto Seu jeito impetuoso Suas atitudes Seu medo controlado O brilho dos seus olhos Com medo do acaso... Amor. Eu estou aqui E quando eu fico perto Seu sorriso me acerta Seu olhar me desconcerta, Eu no posso parar de pensar. Voc treme ao meu lado De vergonha eu fico plido Sinto seu corao Descompassado Minha voz engasga, Minha perna treme, Meu olhar congela O pensamento em ti perde... Amor.

79

APRENDENDO A VIVER Do que vale palavras Jogadas no ar? Do que valem promessas Se no tenho ningum pra amar? Me cansei desse jogo Vou sair noite No espero algum Que no espero ningum. No vou me entregar A superfcie da dor No vou me render A tudo isso de novo. Sua atitude Tem alguma reao. Desperta meus nervos, Corrompe minha ao. Vou jogar tudo pro alto e me render, Meu egosmo no aceita dividir voc. Vou jogar tudo pro alto e me isolar do mundo. Aceitar mais difcil que aprender, Aceitar nem sempre perder. Ter que aceitar mais difcil que aprender... Nem todos meus sonhos Viraram verdade. Passei minha vida Em busca de uns planos Que tiveram fim, E tiveram um fim Sem final feliz.

80

DEPOIS DO FIM Nunca me olhe de costas Quando eu estiver partindo, Eu no tenho a beleza exposta E de costas eu no vejo o perigo, Nunca me olhe de costas Quando eu estiver sorrindo, Eu no tenho os dentes de cima Mas por dentro eu tenho um sorriso, Nunca me olhe de costas Com medo de cruzar o destino, No me veja seguindo em frente E me pare no meio do caminho. No me olhe assim Com esse olhar, No me olhe desse jeito perfeito Eu no tenho tempo pra pensar... Nunca me olhe sem jeito Escondendo os defeitos, No mostre a verdade Que as palavras no falam; E quando eu penso em voc No posso evitar, Vejo um sorriso no espelho E vejo algum olhar.

81

DVIDAS Fico meio em dvida do que existe em ns No d pra pensar em nada Quando fico ao seu redor Quero ficar aqui pra sempre, Quero ficar aqui pra sempre, Quero ficar com voc, Meus olhos travam na porta Esperando voc voltar, Meu corao dispara na hora Em que encontro seu olhar. Tento entender meu corao s vezes fico mudo, s vezes no entendo nada do mundo Tento acreditar Que a gente se ama, Tento... Voltar pra voc Tento, tentar te entender Tento ficar com voc, Tento...

82

TUDO UM JOGO No normal Um amor se esconder, Diga pra mim No me engane Eu sei tudo um jogo De paixo... De amor. Voc me conquistou Tento entender esse amor. Nada vai me impedir De ser quem sou... De amar. No, no me diga Que no quer mais se aproximar Pensei que me amava, Pensei que ia amar, Pensei que estava... Apaixonada. tudo um jogo De paixo... De amor, tudo um jogo de indeciso. No, eu no queria Me esconder com a solido, Eu no queria Repetir a mesma emoo ... Voc me faz chorar. tudo um jogo sentimental, Palavras em jogo... To normal. Voc me faz chorar...

83

EU PROCURO UM AMOR Eu procuro um amor No tem ningum pra me amar, Eu procuro um amor No tem ningum pra me amar s vezes parece Tudo estar to longe s vezes parece O futuro estar distante, E longe do meu alcance um amor E no to distante minha dor Eu procuro um amor No tem ningum pra me amar, Eu procuro um amor No tem ningum pra me amar impossvel esquecer voc Toda vez que eu te vejo No consigo esconder meu amor... Mas eu sei que voc j me esqueceu E no quer mais me ver. Olha meu amor, Eu estou aqui Olha meu amor, Eu estou aqui Mas no adianta correr Eu sei que voc j me esqueceu Mas no queria sentir dentro de mim Essa dor me partir Te esquecer e fingir Que no te quero mais Que no te amo mais... Olha meu amor, Eu estou aqui Olha meu amor, Eu estou aqui.

84

ENTREGUE SEM SENTIDO Cu... Que eu vejo aqui, sobre mim. Brilha ao luar, Essa estrela Guia minha vida, Guia o meu ser. Serei... Quem voc quiser No voltarei... Mas se voc me quiser Posso at voltar. A escurido veio apagar O brilho da estrela. Cruzeiro... Trs reis A mais forte que brilha No sei se tem No me abandone, No me abandone, No mais... Morrer por ti E posso at sentir Essa dor que me corri, O calor que em mim contm, A vida que se tem. Serei... Quem voc quiser No voltarei, Mas se voc me quiser Posso at voltar.

85

EU QUERO Tudo passa A gente sente, Tudo fica diferente E surpreendente. No esperava ficar aqui At o fim. Nada vai me fazer Pensar diferente A gente sente Nada por acaso, Gentilmente Lhe dou um abrao, Um beijo E despeo de ti Mas volta... Eu volto atrs, Sem volta Decido te amar Nada por acaso Descobri No vou desistir... Se quero dizer Que quero voc No me leve a mal No sou to normal Eu quero te amar Pra sempre te amar E quero estar Do seu lado Pra sempre.

86

EU SEI MAS NO SEI Eu sei, eu sei Nada como a gente pensa Nada como a gente planeja at o fim No queria me preocupar No queria te fazer to mal. Dois lados se chocam, De frente se quebram, Dois corpos se unem, Tambm se repelem Eu sei No temos controle da vida No temos controle de nada Queria mudar isso agora E apagar a memria Para no sofrer. Eu j no posso mais Viver assim Eu j no posso mais Ficar aqui Desistindo lentamente De um futuro consequente Desistindo de voc e de mim.

87

FLORES DE FERRO Estou matando o tempo Para no me matar O relgio no para E eu no paro de pensar O vento bate na janela A brisa toca no meu rosto, Um revlver me assalta a idia E a morte me assombra a vida Palavras saem feito facas Me cortam machucando o peito, Verdades me dissipam louco E a loucura me envolve inteira... Nervos de ao, Flores de ferro, Esttuas de carne O cu e o inferno Cruzes ao contrrio, Cruze os dedos, p gelado, P de coelho, p de cabra, A sorte s vezes d errado.

88

ILUSO Voc nunca saiu da minha cabea Voc nunca desistiu de desistir de mim Aquela rosa sempre abre Nas noites de vero E a chuva sempre cai quando estou na solido. Em acordes mais sensatos, Me acorde de manh, Me traga um copo dgua E desperte a iluso Que eu no vou ter voc, E disso eu j sei. Que eu no vou ter voc, E disso eu j sei. Que eu no vou ter voc... Me traga um copo de vinho E uma garrafa de conhaque Me traga mais um drink Dessa dose de iluso. Leve notcias minhas pra quem precisa ouvir E no se esquea de mim.

89

LABIRINTO DE UM AMOR Eu ainda no te amei Mas eu quero me entregar Quero sentir o que h Eu ainda no falei Mas eu quero te encontrar Quero viver e amar Esse cu estrelado, Essa lua brilhante Essa noite no acaba E eu sou seu amante. Eu sou seu, Todo seu. Seus olhos me olham Seu corpo me toca Seu sorriso me seduz Sua boca me chama Quero sonhar com voc Todos meus planos em palavras... Me trancam em um labirinto E eu, quero meu destino junto ao seu Quero seu carinho Quero ser s seu.

90

MINHA LOUCURA Vivo pensando no amanh No mundo distante Que no cabe nos meus ps Acho que no sei ao certo O que me leva a viver Sem eu perceber que no vivo Minha mente est no cho, Meus ps em outra dimenso, Meus ps esto no alto E minha mente vagando Por outros lados da incompreenso. Eu s queria mudar tudo isso Que se faz com o tempo To errado e incerto. Eu s queria mudar o mundo Pra viver sem dor Minha loucura invade o meu corao E eu te devolvo as estrelas Que levaram da gente Quando fechamos os olhos pra viver O que tem valor nesse mundo de dor Felizmente No o que vale pra gente.

91

MIRAGEM Em busca do sol Meus passos na areia Em busca do nada Uma miragem se apaga Eu olho pra trs O vento me leva As luzes se apagam Comea o vero No consigo esquecer O que deixei pra trs, Uma mulher me amava Uma garota me olhava No preciso esconder Eu amei a quem vi Olhando pra ela Ela olhava pra mim No resisto a voc Quero te encontrar Sentir sua boca Sentir o seu ar Meus passos na areia Em busca do nada Olhando a lua Uma mulher me olhava Num brilho de estrela Um raio de chuva O deserto me chama O mar me afoga Adeus solido Adeus iluso Feliz corao Feliz minha vida.

92

O ALECRIM E A GOIABEIRA impresso minha mas eu vi a flor no Alecrim da vida. Alecrim que cresce em flor Na semente do dia a dia, Ningum semeou O Alecrim em ramos, Alecrim, Alecrim do campo Que cresce e ento semeia outro gro de sua linda flor. E a Goiabeira extinta, frutfera... Mas, Um dia voltou, florida, totalmente florida. A Goiabeira ento se encantou Pelo Alecrim que em sua volta criou; Semente pequenina que cresce na vida, Alecrim entertido com o fruto da flor Alecrim e Goiabeira A lenda no bem a mesma, Goiabeira e alecrim A lenda no bem assim. E o vento levou um pedao da flor, Uma semente caa No cho da vizinha Margarida Que queria virar rosa, O tempo passou e ento realizou Margarida era rosa E no mais to vistosa Por fim se acabou... E a lenda resistia O Alecrim sua raiz secou E a goiabeira to triste ficou. Passaram-se os anos, o tempo passando, A goiabeira morria no sentido da vida... E aquele pedao de flor na terra se encontrou Com a semente que cara Caram na terra E germinaram a vida Da nova semente que cresce, E cresce...

93

O ARCO-RIS No simplesmente a minha vida, No simplesmente o meu pensamento, No simplesmente o meu corao Muitas vezes fiquei sozinho Nessa escurido Muitas vezes me escondi Por medo dessa solido, Muitas vezes calei minha voz Pra no machucar Algum que no me entende E que desfaz do que eu sempre vou buscar. Vou buscar o arco-ris E a felicidade existe, Atrs desse sorriso, Por trs desse olhar Vou amar. Sem palavras pra dizer Sem motivos pra viver A minha vida sem destino O meu caminho sem voc, Meu corao sem teu carinho Meu olhar sem te ver... Ser que existe felicidade? Ser que a vida foi feita pra amar? Ser que existe amor?

94

O HOJE DE ONTEM Sei Nada mais ou talvez E ento, ento vem, Que nada mais me detm meu bem No acorde de um som Na estrutura do romance Na aventura deste som ao sol, Ao luar me sinto s S queria eu lembrar Do passado e de um romance, Como era antes E eu sei Que o que vai tambm vem e vai, Ento vai, comear outra vez, Talvez E nada disso entendo No me importo com o tempo, O que volta vir O que vai no vem mais O que mais no pouco. No me importa, Nada, nada, nada disso. Ento vem Que nada me detm meu bem O momento de um s Amanh no mais nada Nem h mais graa Ento vai Tudo isso distrai Isso eu sei, disso eu sei. O hoje hoje E se vai mais to longe, Amanh no existe o hoje de ontem.

95

QUEBRA-CABEA No sei o que corre Nesses vos de tempo No meu pensamento Quero pensar em tudo que passou, Quero entender tudo que mudou, Mas no quero pensar muito, No quero me trancar Naquele antigo mundo Que corrompe o ar Abra a cabea, Quebre a cabea monte o mundo todo outra vez. Alucinado eu no sei se estou, Alucinado eu no sei se sou... Alienado eu no sei se sou Alienado eu no sei se estou. Vejo o mundo No tenho reao, Tudo est calmo de novo E eu no sei se fico Eu no sei o que quer dizer, Eu no sei se est normal... Ou se sempre igual pra mim.

96

RELGIO DA VIDA Iluso... Eu sabia, Por que ento me iludir? Relgio da vida Nem posso esperar Esse dia chegar Minha ansiedade no aceita Minha mente se queixa, No aguento te esperar Minha ansiedade no concorda Minha mente Quer te esquecer. No aguento Sempre esperar Esse tempo que passa Sem o dia chegar Relgio da vida O quer dizer Esse tempo que passa Sem eu perceber? Ansiedade e iluso Se repete a emoo.

97

SOBRETUDO O TEMPO Passei muito tempo Longe do meu tempo, Vivi minha vida To depressa e corrida, Por trs desse muro Tem um mundo Vou sair Vou viver Vou sorrir Vou me ver Vejo meu rosto no espelho Uma face em desespero, Vejo tudo ao contrrio do comeo Vou tentar Te amar Vou ao fim, At o fim... Passei trancado No vi as estrelas, Fiz tudo errado Me arrependo das besteiras No vi a chuva cair No vi a lua sair, No vi o sol se pr.

98

SEU CIME No provoque a minha ira Eu no sou como voc, No provoque meus instintos Eu j sei me defender. Sua mania louca de tentar me enlouquecer, Seus versos provocantes Tentando me envolver No se perca, Momentos so instantes Que no voltam a acontecer. No me diga nada De que possa arrepender, No me traga palavras Que possam me entreter ... Um grito preso na sua voz, Uma atitude em seu semblante, Frases bem findadas sem dar brechas pra adiante A conversa terminou, Um fim nem sempre um fim Mas no tente me envolver que eu j... Me acostumei.

99

UM ANJO QUE CAIU DO CU Eu s quero te encontrar Ver voc, te tocar Olhar seus olhos, te beijar E te dizer Que eu to pensando em voc Quero te amar, E no demora... Isso tudo acabar. Passa, tudo passa, Passa, o tempo acaba E s lembranas Nos faz amar Eu to pensando em voc No consigo te esquecer, No consigo te deixar Me explica, eu preciso entender Me diga quem voc Que me faz sorrir... Voc... Voc, um anjo que caiu do cu Uma flor que no de papel, Um amor que eu no consigo entender. um anjo que caiu do cu Uma flor que no de papel, Um amor que eu no consigo entender.

100

Copyrights2009 - Todos os direitos reservados. Tiago Henrique Rezende Fonseca. tiagohenrique.blogspot.com rezendefonseca@bol.com.br

101

You might also like