You are on page 1of 9

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO

Danbia Ivanoff

A Educao Brasileira: a emergncia de dilogo entre Educadores e o urgir por meios de comunicao democratizados

Texto apresentado para disciplina Estrutura e funcionamento da Educao Bsica, ministrada pela Professora Noeli no 1semestre/2007

So Paulo 2007

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO

Introduo A partir da noo das inter-relaes dos fatores econmicos, polticos e sociais na configurao do sistema escolar brasileiro aos problemas organizacionais deste mesmo sistema procurarei explicitar os pontos nos quais se encontram as marcas defasadas da educao assim como mostrar as possveis mudanas no interior do prprio sistema. Quero ainda, trazer luz da discusso a emergncia do dilogo entre educadores sobre o prisma da transformao educacional a partir da reviso dos contedos programticos e da prpria postura dos educadores profissionais no interior do dito entrpico sistema pblico escolar. Tenho o intuito de questionar o papel dos meios de comunicao principalmente queles formadores de opinio e seus impactos sobre a educao medida que veiculam os valores da ideologia neoliberal em contexto de globalizao progressiva. Por fim, coloca a urgncia de influir nos meios de comunicao de modo a democratiz-los em prol da humanizao das relaes no seio de uma sociedade desumana.

So Paulo 2007

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO

Economia, Poltica, Sociedade Civil e Educao Bsica

Os trs primeiros componentes do subttulo escrito acima se identificam pela caracterstica do funcionamento das sociedades ocidentais e esto inter-relacionados concomitantemente entre si. Eles determinam, por exemplo, funes, sistemas, estruturas e deliberaes que se divagam em torno do complexo social ao qual estamos submetidos. Tanto que a educao bsica extremamente interdependente de acordo com a situao destes componentes, ou seja, faz parte da dinmica e do discurso legitimador desses componentes medida que estes incorporam em sua agenda a questo da educao. Na atual conjectura de globalizao progressiva e do projeto neoliberal tomando o espao e mentalidades pblicas, o componente que mais se sobressalta o econmico; a poltica perde sua fora medida que permite que suas responsabilidades passem a ser privatizadas vemos a a ausncia intensiva do Estado na educao; a sociedade civil tomada por uma onda de recrutamento para o exrcito tecnificado em torno da produo o que a faz ausente nas manifestaes deliberativas ou no pior dos casos encontra-se seguindo a lgica neoliberal de acmulo de recursos, aderindo ainda, ao discurso da promessa de que estes recursos constituiro novas formas de investimentos produtivos, geradores de novos empregos e redistribuidores de renda1. O que resta Educao Brasileira, se nem mesmo a poltica nem a sociedade civil a pensam em situao crtica, se esta j se tornou mercadoria do sistema capitalista? Como se

Regina Leite Garcia. A educao escolar na virada do sculo, in Marisa Vorraber Costa (org.). Escola Bsica na virada do sculo: cultura, poltica e currculo. So Paulo, Cortez, 1996. pp. 152.

So Paulo 2007

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO


d a configurao do sistema escolar brasileiro assim como suas conseqentes problemticas organizacionais? Essas e outras perguntas nos levaram a pensar as possveis modificaes do sistema escolar brasileiro. Se pensarmos o conceito de sistema como algo que no dado, mas sim construdo e passvel de reforma, muitas sadas poderiam achar, como j fazem, no que tange ao funcionamento deste sistema; o que acontece, muitas vezes, que quem faz parte da hierarquia deste sistema como por exemplo: diretores, coordenadores e professores, no esto cientes ou esto impossibilitados de traar alguma linha pedaggica alternativa, principalmente se esta ameaa politizar os alunos e os deixar mais conscientes e contestadores, o que torna o sistema entrpico e enfadonho para quem lida com ele. Pergunto-me: No h autonomia desta esfera da vida social a ponto dela guiar-se rumo ao seu prprio melhoramento medida que se percebe numa situao crtica? Como vimos, a esfera da educao interdependente das outras esferas da vida social, logo se esferas como a econmica, poltica e social aderem ao modelo neoliberal fica cada vez mais na contramo tentar mudar algo que no condiz e at ameaa a lgica de vida globalizada. Desta forma, a nica alternativa imediata que posso visualizar a reviso das posturas hierrquicas com relao manipulao sistemtica do ensino pblico. Posso crer que a autonomia seja possvel no interior do sistema medida que este se permita modificar ao reforar a importncia de uma forma consciente na gesto dos elementos de que dispe: reunies pedaggicas, aproximao com a sociedade civil, esclarecimento aos alunos do universo o qual so obrigados a freqentar, entre muitas outras. No seria demais, a meu ver, que houvesse uma consultoria especificamente no ensino pblico para que este pudesse ser pensado em suas mais peculiares deficincias.

So Paulo 2007

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO


Acontece que de panacias o inferno esta cheio, o que me leva pensar que no so solues a que me permito fazer aqui neste trabalho, mas, entretanto, fornecer possibilidades de se pensar um assunto como esse, deveras importante.

O papel revolucionrio do professor

Apesar da realidade estar acima de ns, como diz o dito popular: uma andorinha s no faz vero, poderamos pensar agora o sistema pblico de ensino percorrendo uma mudana mais palpvel do que quela de se mudar o sistema escolar revisando-o em sua totalidade defasada. Refiro-me ao papel do professor no interior deste sistema. Ora, quem j trabalhou em escolas pblicas sabe muito bem da desunio e competitividade que existe entre os educadores da rede pblica, e que muitas vezes os HTPCs no passam de meras fofoquinhas fteis e desimportantes. Se pararmos para pensar que o professor um instrumento de mudana social e que a autonomia da educao encontra-se, em partes, sobre sua responsabilidade j daramos um grande salto no que se refere funo da educao no Brasil. Saber que o sistema entrpico no difcil, a questo at quando sustentar isso? Reclamar no muda o sistema, dialogar talvez. O dilogo, em grego: dar luz ao conhecimento algo emergencial entre educadores, so necessrias as trocas de informaes, de livros, de conversas em torno de assuntos que signifiquem e possibilitem alguma tomada de conscincia e por conseguinte de mudana de postura.

So Paulo 2007

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO


necessrio mudar o plano de estudo que emana de cima para baixo, pois preciso ver nos olhos dos alunos o que eles realmente precisam saber, necessrio apreender a realidade deles e trabalhar em torno disto. J que o dilogo entre superiores se tornou invivel e provocativo. Como futura educadora profissional j me perguntei sobre quem ser que o pior: o sistema educacional ou o professor que se submete a continuar isso. Se no temos mais espias como na poca da ditadura militar porque precisamos de travas na lngua? Sei que isso no muda totalmente o caos que ter 40 a 50 alunos por sala e ter alm disso um salrio aviltante, sem falar nas pssimas condies com que trabalham os professores, falta de oportunidades e estmulo ao aperfeioamento docente, ao autoritarismo do sistema educacional e que o problema esta na prpria estrutura escolar, mas posso crer que a educao do professor implica e muito na educao do aluno e que seria um passo para frente rever posturas que por vezes fomentam o sistema entrpico e a educao dos professores para uma educao revolucionria.

So Paulo 2007

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO

Democratizao dos Meios de Comunicao

Sabemos que os grandes meios de comunicao brasileiros so filhos e meros reprodutores da lgica capitalista moderna e que nada contribuem para a formao de conscincia crtica dos cidados - com exceo da rede pblica de televiso - ou seja, nada fazem para a insero na vida pblica participativa e nem mesmo na prtica de cidadania, pelo contrrio s aumentam a desigualdade social e a misria tornando-a espetculo televisivo. Os impactos desses grandes meios esto presentes em todas as esferas da vida social, principalmente na poltica que os manipulam de acordo com interesses igualmente comparveis venda de qualquer outra mercadoria. A poltica fica difcil de ser pensada fora dos padres neoliberais. Sabemos todos que o controle dos meios de comunicao de massas est nas mos de poucos e poderosos grupos, estes que j esto ajustados com o modelo neoliberal que cria os desejos de consumo, impe hbitos e sugere necessidades. O impacto disso na educao principalmente nas escolas perifricas fica claro quando ouvimos falar que o pivete pulou o muro da escola no intervalo e foi roubar o tnis nike do classe mdia do bairro do lado. Poderamos dizer que os meios de comunicao so apenas um dos aspectos que identificamos com o modelo neoliberal e que est inter-relacionado com o colapso da educaao no Brasil, pois permite criar desigualdades sociais ao propor a homogeneizao e universalizao do estilo de vida que no fundo seria o levar vantagem em tudo (a lei de Gerson) ao passo que, nas escolas pblicas e regies pobres, se aumentam em nmeros gradativos a violncia e o desemprego. So Paulo 2007

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO


Os meios de comunicao no Brasil so hoje grandes contribuidores da educao que adere o modelo neoliberal, pois a coloca como mercadoria de qualidade total, causando mais desigualdades que conflitam, ao competir no mercado. O grande passo de carter poltico: seja por parte da sociedade civil ou da prpria atitude do sistema escolar brasileiro seria a tentativa de democratizar os meios de comunicao o que obviamente causaria um impacto no complexo social medida que este se choca com um Estado neoliberal forte, no entanto ainda est posta a questo da transformao que urge em prol da humanizao das relaes escolares, sociais, polticas e qui econmicas.

So Paulo 2007

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO

Bibliografia

COSTA, Vorraber Marisa. (org.). Escola Bsica na virada do sculo: cultura, poltica e currculo: So Paulo, Cortez, 1996. Captulo 5 e 12. DIAS, Augustos Jos. Estrutura e funcionamento da educao bsica. So Paulo: Pioneira, 1990. SANDER, Benne. Educao Permanente. In. Educao e desenvolvimento em perspectiva: um esquema de referncia.

So Paulo 2007

You might also like