You are on page 1of 3

O PREO DE UM DESAFIO

O filme O preo de um desafio apresenta a histria de um professor que, mesmo diante de muitas dificuldades, se esforou para mostrar para seus alunos que eles eram capazes de aprender e passar em um exame de seleo para a Universidade. O bairro em que esses alunos moravam era praticamente um bairro de latino-americanos e essa ascendncia lhes custava caro, pois sofriam muito preconceito. At mesmo os professores da escola no acreditavam na capacidade desses alunos. Quando o professor levou ao grupo docente a proposta de ensinar Clculo aos alunos, como uma forma de prepar-los para o exame, ele no foi bem aceito. Ningum acreditava que eles seriam capazes de aprender. O professor encontrou muitos obstculos nesse desafio, pois, apesar de acreditar na capacidade da turma, ele sabia que muitos dos alunos no acreditavam em si mesmos e muitos no teriam o apoio da famlia. O mestre usou de muitas estratgias para conquistar a confiana desses alunos e convenc-los das prprias habilidades. Usando as varias tendncias pedaggicas no seu mtodo de ensino. Ele depara-se com um aluno que fazia parte de gangues, cuja nica preocupao era manter a reputao de perigoso. Sua estratgia quanto a esse aluno foi impor-se tanto quanto ele. Houve uma situao em que o professor encontra-o quase entrando em uma briga e agarra-o demonstrando que to forte quanto ele e que no o deixaria complicar ainda mais a prpria vida. Nesse momento, em que a fora fsica era o sinal de poder, o professor mostrou que era to poderoso quanto o aluno e acabou conquistando a confiana deste. Tanto que mais tarde, esse mesmo estudante pede ao professor que lhe d trs livros para que ele no precise andar com um s e ser visto como um aluno estudioso e aplicado em troca ele lhe daria proteo. Muitas foram as estratgias do professor, e em muitas delas possvel reconhecer a aplicao de tcnicas da escola tradicional: Quando algum aluno chegava atrasado o professor aplicava uma punio positiva, apresentando um estmulo aversivo (que, no caso, era o constrangimento do aluno frente a toda a turma) e diante desse estmulo, a resposta inadequada (o atraso) deveria ser extinta. Podemos notar o modo de repetio e a sua autoridade extrema, Quando algum aluno causava transtorno aula, no se submetendo s regras, o professor aplicava-lhe uma punio negativa, retirando o estmulo que era a sua ateno, com vistas extino daquele comportamento. Outro exemplo era fazer a turma se sentir como um grupo, uma equipe, reforando-os positivamente para que apresentassem o comportamento de unio e esforo que caracterstica da escola progressista libertria que incorporado e utilizado situaes novas, dando nfase na aprendizagem informal, via grupo.pode ser notado tambm a tendncia progressista libertadora ou pedagogia de Paulo freire vincula a educao luta e organizao de classe do oprimido, no contexto da luta de classes, o saber mais importante para o oprimido a descoberta da sua situao de oprimido, a condio

para se libertar da explorao poltica e econmica, atravs da elaborao da conscincia crtica passo a passo com sua organizao de classe.

Quando o professor sugeriu que freqentassem aulas durante o vero, ele teve que fazer uso de vrios reforadores positivos. Por exemplo, ele estava sempre ressaltando a possibilidade de conquistarem um lugar na Universidade e mostrando que com isso eles poderiam mudar de vida aqui posemos perceber mais uma tendncia a liberal tecnicista que visa articular os mesmos diretamente com o sistema produtivo; visando metas a ser alcanadas para tanto, emprega a cincia da mudana de comportamento. Seu interesse principal , portanto, produzir indivduos competentes para o mercado de trabalho, no caso dos alunos prepar-los para a faculdade. Sempre que algum deles apresentava uma resposta correta ele o reforava com um elogio. E quando a resposta era semelhante, prxima da resposta pretendida, ele usava a tcnica de aproximaes sucessivas, reforando as respostas que fossem mais similares resposta correta. Dessa forma o professor conquistou a confiana dos alunos e acabou por convenc-los a freqentar o curso de vero e, depois quando eles foram acusados de colar durante o exame, consegui convence-los a prestarem novamente o exame e mostrar que eram realmente capazes daquilo que haviam conquistado. Com isso podemos perceber claramente que o professor possua todas as qualidades de um bom educador levando em considerao os pr-requisitos para um bom educador: Gesto e Organizao da Sala de Aula; Organizao e Orientao para a Instruo; Implementar a Instruo; Controlar o Progresso e o Potencial dos Alunos. Vejamos as oito regra para o excelente educador: 1. A inteligncia do professor , foi inteligente e criativo em todo o seu proceder com os seus alunos. 2. A preparao formal dos professores e a qualidade dos seus conhecimentos um factor positivo, especialmente se aliado a uma capacidade se apresentar os contedos de forma significativa. Isso pode ser percebido em vrios momentos do filme, ate mesmo na sua maneira de abordar o contedo. 3. Os alunos obtm melhores resultados quando os seus docentes tm um qualquer tipo de certificao acadmica/profissional especfica para a rea que leccionam. 4. Os professores com maior experincia profissional tendem a ter melhores capacidades de planeamento e de compreenso das necessidades dos alunos. A dimenso afectiva dos professores um ponto favorvel na sua relao com os alunos, em especial quando se traduz na capacidade de ouvir e compreender os alunos, assim como de trat-los com gentileza, simpatia e carinho, Isso pode se visto em varios momentos do filme.

5. essencial a percepo do professor como sendo algum justo, traduzindo-se isso na forma de lidar com as situaes de mau comportamento (responsabilizando os infractores), de respeitar as diferenas culturais e de permitir a participao de todos. Ele procurou dar oportunidades perdoando e ajudando os que necessitava de uma melhor ateno. 6. Os professores mais eficazes interagem com os alunos de forma amistosa, acessvel, respeitando-os e interessando-se pelos seus problemas, para alm de demonstrarem um sentido ldico e capacidade de brincar. 7. Em relao profisso, os professores eficazes aceitam as suas responsabilidades pelos resultados dos alunos, participam em ambientes de trabalho colaborativos e tm uma elevada expectativa em relao ao seu prprio desempenho. 8. Por fim, os professores eficazes dedicam horas extra reflexo sobre a sua prtica e respectiva preparao. Foi o que fez quando sugeriu o os aluno se dedicassem as aulas intensivas e cursos de vero.

O filme contribui muito ao mostra, ento, a importncia de estimular o aluno para que ele se sinta motivado a se esforar para conquistar os seus objetivos. E nos incentiva a irmos a luta sem medo de fracassar. Muito importante tambm a participao do educador, no auxilio do aluno no estabelecimento desses objetivos, pois muitos deles nem acreditavam que podiam sonhar. Lorena Brandizzi.

REFERENCIA

MENENDEZ, Ramon.; MUSCA, Tom. O preo do desafio: [Filme-vdeo]. Produo de Tom Musca, direo de Ramon Menendez.. Local, EUA, 1998. 99 min.

You might also like