You are on page 1of 14

Curso de Fondue Online!

A fondue uma confraternizao entre amigos e familiares, um momento de descontrao e lazer muito interessante, pois normalmente no tem hora para terminar. um tipo de alimento para ser degustado com calma em uma mesa bem posta e previamente preparada. Neste curso online disponibilizaremos receitas e dicas de fondue, desde sua confeco at como degust-la. Caso alguma dvida permanea, pedimos a voc que entre em contato conosco atravs do e-mail bettega@bettega.com.br ou por telefone (41-3322-4547); ficaremos muitos felizes por atender sua solicitao! Os tpicos tratados nesse curso so: Montagem da mesa Acessrios, tipos de panelas e aparelhos Receitas, dicas, guarnies, acompanhamentos e molhos dos seguintes tipos de fondue: o Queijo (massa pronta e tradicional) o Chocolate (ao leite e branco) o Fondue de carne (borguignone e oriental) Como portar-se mesa diante de cada tipo de fondue Novidades e curiosidades o Fondue na pedra o Fondue Mineirinho

Montagem da mesa A mesa da fondue no deve ser muito moderna, pois lembra justamente um costume bastante antigo. Voc pode utilizar uma toalha de algodo para a mesa e, caso faa a fondue borguignone (carne frita), uma dica bastante interessante pr embaixo da toalha um forro de plstico resistente, a fim de que o leo da fritura que poder respingar no maltrate o tampo da mesa. Para os acompanhamentos, que estaro disponveis em vrios recipientes, utilize sempre o bom senso e no misture vrios modelos e materiais. Se voc possui mais pratos de aperitivo em ao inox, utilizeos e deixe os de cristal, por exemplo, de lado. Cestos de vime, travessas e aperitiveiros em porcelana podem ser usados, desde que no influenciem na decorao da mesa. A fondue deve ser muito funcional e permitir que os participantes alcancem tudo sem se levantar. No deixe disponveis itens decorativos como vasos de flores, pois podem obstruir o visual da mesa e causar algum acidente.

Talheres e louas Para que os participantes sintam-se vontade e no tenham dificuldades para comer, disponibilize dois garfinhos especiais para fondue para cada um, bem como um prato e, para a fondue de carne (oriental ou borguignone) interessante um porta molhos individual para que os molhos doces e salgados no se misturem no prato. Guardanapos e galheteiro com sal e pimenta tambm devem estar prximos. Voc tambm pode deixar disponvel uma vela aromatizada prxima panela, j que, alm de decorar, ela ajudar a expulsar o cheiro da fondue principalmente se for feito o borguignone na qual o odor da fritura forte.

Tipos de panela, acessrios e aparelhos muito importante ter, pelo menos, um aparelho completo para fondue, que incluir a base com rchaud, fogareiro e panela. H vrios tipos de aparelhos, uns mais simples e outros bastante completos, cabe a voc verificar sua necessidade. H, tambm, panelas de variados materiais; verificar qual panela ideal para cada receita fator determinante para a qualidade de uma boa fondue. Verifique abaixo os servios mais indicados: Vidro: esse tipo de panela muito resistente, mas exige um cuidado um pouco maior do usurio, principalmente com variaes de temperatura bruscas e no manuseio. Contudo, ela um dos melhores materiais para fondue de chocolate e queijo. Para fondue de carne essa panela tambm pode ser usada. Esmaltada: a panela esmaltada excelente, pois pode ser utilizada para fondue de carne, queijo e chocolate. Inox: por ser um material que facilita muito a conduo de calor, essa panela ideal para fondue de carne, tanto o oriental quanto o borguignone. No entanto, com difusor de calor e com chama baixa no fogareiro (explicaes em seguida) esse modelo pode ser usado na fondue de queijo e chocolate. Cermica: panelas de cermica devem ser utilizadas em fondues de queijo e chocolate, no sendo indicadas para fondue de carne. Ferro: esse tipo de material menos usual nos aparelhos de fondue e deve ser usado apenas na fondue de queijo.

Placa difusora de calor A placa difusora de calor um acessrio de extrema importncia para compor um aparelho de fondue, pois, com ela, o calor proveniente da chama do fogareiro se uniformiza, garantindo que toda a panela permanea na temperatura ideal para o cozimento. O difusor imprescindvel em panelas de vidro, j que o material sensvel ao calor excessivo e normalmente a chama fica no centro do fundo da panela, podendo provocar a quebra da pea. O tamanho do difusor padronizado para servios de fondue, mas possvel encontrar em outro tamanho. O difusor deve ficar posicionado sobre o rchaud e logo abaixo da panela.

Queimadores Os queimadores, que normalmente ficam na base e na parte interna do rchaud, logo abaixo da panela, so muito importantes para a confeco e para manter a temperatura ideal da fondue. Tambm chamados de espiriteiras, so encontrados em dois tipos: queimador a lcool gel (combustvel) e a lcool lquido. As espiriteiras de lcool gel combustvel so mais modernas e so apenas deste tipo que esto sendo encontradas venda atualmente. Se voc possui um aparelho antigo, possvel adquirir s o fogareiro. Para o lcool gel tambm interessante notar a graduao INPM. A marca indicada a Ecoflame. O reservatrio do queimador possui cerca de 10cm de dimetro e 2cm de altura, oca e a quantidade recomendada garante a manuteno da chama por aproximadamente 2 horas em chama baixa. Nunca coloque lcool lquido neste recipiente.

Os queimadores a lcool lquido possuem uma l de vidro em seu interior e podem ser somente usados com lcool lquido. Em hiptese nenhuma coloque lcool em gel na espiriteira. Esse tipo de queimador encontrado em aparelhos de fondue mais antigos e o tipo de lcool a ser utilizado deve estar a, no mnimo, 80 INPM. Os lcoois encontrados em supermercados tm sua diluio em torno de 50 INPM. imprescindvel verificar essa graduao, j que um valor muito baixo indica baixa capacidade de combusto, o que atrapalhar a confeco da fondue. A indicao que se compre lcool lquido de postos de gasolina ou ento da marca Da Ilha, que possuem 92,8. Em chama baixa, o lcool lquido (80ml) mantm a chama por cerca de 1 hora e 30 minutos.

Em ambos modelos possvel controlar a chama acionando o obturador dos orifcios de aerao, que se encontram na prpria espiriteira. Deixando os orifcios abertos, a chama ficar alta, do contrrio ela se manter baixa. Para extingui-la, deve-se cobrir por inteiro o fogareiro com o abafador, que j acompanha o produto. Em geral, a chama pequena e azul, difcil de ser visualizada. Como o lcool gel queima apenas na superfcie, pode apagar repentinamente. Uma dica verificar no momento da confeco se est acesa. Deixe sempre mo uma caixa de fsforos, mesmo se usar lcool lquido. Nunca lave internamente o fogareiro de lcool lquido, pois a umidade inutilizar a l de vidro.

Separador de garfos e porta molhos Outro acessrio o separador de garfos, que acoplado sobre a panela. Normalmente j vem com os aparelhos completos e ideal se a fondue de carne for feita. Alguns aparelhos so mais completos e j possuem porta molhos. H modelos retrteis e giratrios, ambos interessantes, j que facilitam no momento de servir.

Fondue de queijo H vrios tipos de fondue de queijo e nunca uma receita ser igual outra. Isso ocorre porque nem sempre os queijos utilizados esto exatamente com o mesmo sabor. No entanto, se voc utilizar sempre as medidas corretas dos ingredientes, sempre ficar saboroso. Sero ensinadas duas receitas, uma com massa pronta e outra com queijos tradicionais Gruyre e Emmental. Fondue de queijo com massa pronta A massa pronta que indicada a Campo Lindo, uma massa da marca Polenghi feita base de queijo Gruyre. A quantidade dessa receita pode ser degustada por 4 pessoas e diferente da receita indicada na prpria caixa do produto, mas muito interessante. Ingredientes: 1 caixa de massa pronta Campo Lindo (400g) copo de requeijo copo de vinho branco seco de boa qualidade 1 pitada de noz moscada Pimenta-do-reino a gosto

Colocar a massa pronta com o requeijo e misturar com metade da quantidade do vinho. Voc pode aquecer diretamente na panela com chama alta ou ento em banho-maria. Deixe aquecer a panela e v misturando a massa at que fique homognea, acrescentando aos poucos o restante do vinho e a noz moscada e a pimenta a gosto. No fique muito tempo sem mexer a panela, pois a massa pode queimar e seus pedaos (que ainda no dissolveram e ficam no formato de pequenas bolinhas) podem no se homogeneizar e, com isso, no resultar no esperado. A receita que a caixa do produto indica bastante completa, com Kirsh aguardente e alho. Porm, como h pessoas que no gostam de alho e no podem tomar bebida alcolica, indicamos essa verso mais simples. Caso opte pela receita da caixa, voc utilizar o alho para passar na panela, mas isso apenas ir aromatizar o ambiente, no trar sabor forte fondue. Fondue de queijo tradicional A receita a seguir super completa, mas se voc no quiser optar pelo alho e pelo conhaque indicados a seguir o resultado no ficar ruim, pelo contrrio, ficar muito saboroso, mas um pouco diferente. O mais importante, no entanto, alm dos queijos, o vinho branco seco. Ele que d um toque especial a fondue de queijo tradicional. Ingredientes para 4 pessoas: 250g de queijo Gruyre e 250g de queijo Emmental 1 dente de alho e pimenta-do-reino a gosto 1 pitada de noz-moscada 1 colher de ch de amido de milho 1 clice de conhaque 3/4 de copo de vinho branco seco

Passar o alho nos lados e fundo da panela. Ralar os queijos no ralo grosso e juntar o conhaque e o vinho branco com o amido de milho dissolvido (voc deve dissolver o amido de milho antes de pr na panela e, caso ache que ficar muito forte com o vinho, dissolva-o no leite).Acrescentar a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Sobre o rchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), iniciar o processo de fuso da massa at que a mesma esteja homognea e na temperatura ideal para ser degustada. Caso a massa fique muito grossa, esquente um pouco de requeijo com leite e misture fondue. Ela soltar e ficar mais cremosa. Se for o contrrio, ou seja, se a massa estiver muito lquida, engrosse-a com um pouco mais de amido

de milho (Maisena). Voc pode variar tambm em relao variedade dos queijos, mas sempre tenha um queijo mais picante misturado a um queijo mais leve. O Gruyre mais picante que o Emental. Os queijos leves que podem substituir o Emental so o Gouda, Estepe e queijo prato. Tenha cuidado pois esses queijos so mais cremosos e podem engrossar a massa. Voc tambm pode complementar a fondue com queijos um pouco mais fortes como gorgonzola e provolone. Nunca utilize queijo mussarela na fondue. A quantidade por pessoa ideal 125g de fondue de queijo. Com o tempo essa fondue poder criar no fundo da panela uma crosta de queijo bem crocante, no se preocupe com isto. Na Sua, por exemplo, no final da degustao, essa parte retirada da panela e entregue ao convidado de honra da casa. Portanto, no se sinta constrangido por achar que a fondue queimou.

Ao servir Na fondue de queijo no necessrio qualquer tipo de molho. O principal acompanhamento o po, que deve ser amanhecido, para facilitar no momento de passar no queijo derretido um po muito mole corre o risco de sair do garfo e ficar na panela. O ideal utilizar pes como o francs, baguete ou ciabatta. Deve-se cortar longitudinalmente e, depois, na transversal, a fim de que cada pedao tenha duas cascas e fixe melhor no garfo. Voc tambm pode servir florzinhas de brcolis e couve-flor, cenoura e batata em cubos, todos previamente aferventados. No os deixe muito cozidos para que no se partam no momento de mergulhar na fondue.

Fondue de chocolate Sero dadas duas receitas de fondue de chocolate: branco e ao leite. No entanto, voc pode variar de acordo com sua vontade. Basta seguir a receita bsica, que consiste em misturar at ficar homogneo qualquer tipo de chocolate e creme de leite. As receitas de chocolate que se encontram a seguir tambm so muito completas, mas para quem no aprecia o chocolate meio amargo e/ou o licor, estes ingredientes podem ser dispensados. As quantidades so suficientes para servir bem quatro pessoas. Fondue de chocolate ao leite 250g de chocolate ao leite 125g de chocolate meio amargo 200g de creme de leite 1/2 clice de licor (menta, laranja, etc.) ou conhaque.

Modo de Preparar: Picar o chocolate, juntar o creme de leite e o licor, ou conhaque. Sobre o rchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), fundir a mistura at que esteja homognea e na temperatura ideal para ser degustada. Observar para que a mesma no entre em ebulio, caso isso ocorra a receita desandar. No caso de utilizao da panela de vidro, voc poder fundir a mistura no microondas, usando potncia mdia por 2 minutos. importante observar que os pedaos de chocolate devero estar bem picados e distribudos no recipiente. A mistura tambm pode ser feita em banho-maria.

Fondue de chocolate branco 400g de chocolate branco 1 lata de creme de leite com soro 1 colher de licor (chocolate, menta, laranja, cassis, etc) Picar o chocolate e juntar com o creme de leite, colocar no rchaud e manter a chama alta at derreter. Acrescentar o licor e aguardar a temperatura ideal.

Ao servir: Frutas da estao acompanham muito bem as fondues de chocolate. Corte-as em cubos e leve-as o mais secas possvel para mesa. Voc pode oferecer tambm caqui, kiwi, ma, doces aucarados (banana ou marshmallow, por exemplo), bolachas waffle partidas em pequenas partes, bolos doces (ingls, laranja) amanhecidos - corte-os em cubos na noite anterior e reserve at o dia seguinte - e tudo mais que voc ache que combina com esse tipo de fondue. O abacaxi pode ser servido, mas com muita cautela, pois muito aguado e pode estragar a fondue. No caso das uvas h tambm a necessidade de um cuidado ao comer, deve-se espetar a uva e, com o auxlio de um guardanapo, secar o lquido que, por acaso, tenha escorrido.

Ao servir: Outra excelente dica amassar alguns waffles em um recipiente e, ao servir, passar a fruta no chocolate e depois encostar nessa farofa de waffles, que vira um bombom delicioso! Outras farofas muito saborosas so de coco e coco queimado, compradas prontas.

Fondue de carne A fondue de carne mais tradicional a que se usa leo quente na panela. No entanto, h uma novidade que est fazendo muito sucesso: a fondue oriental que, ao invs de leo, usa-se um caldo preparado base de carne e legumes e, ao servir, degusta-se com bolinhas de carne e legumes preparados previamente. uma opo interessante, j que light e no libera o odor que sempre ocorre quando se faz a fondue com leo quente, em funo da fritura. A seguir voc encontrar essas duas variaes: borguignone (fritura) e oriental. Os ingredientes da receita do para 4 pessoas. Fondue de carne Bourguignone 800g de fil mignon 2 xcaras de leo 1 dente de alho Modo de Preparar: Passar o alho no fundo e nos lados da panela. Cortar a carne em cubinhos de uns 2 cm. Aquecer o leo na panela de Fondue sobre o rchaud. A funo do alho de aromatizar a fondue, caso no aprecie, descarte-o. Outra dica deixar prximo panela uma vela aromatizada; alm de decorar o ambiente, ajuda a expulsar do ambiente o odor da fritura. O leo ideal para que a fondue borguignone no solte fumaa ou cheiro desagradvel a gordura de coco da marca Brasileira ou tambm leo base de semente de uvas. No tempere a carne, o ideal que cada participante coma degustando-a com os molhos da mesa ou ento com pimenta ou sal gosto. Ao servir Espetar um pedao de carne, com um dos garfos que acompanham o conjunto, e levar ao leo quente. Deixar fritar at o ponto desejado e servir no prato, com os molhos especiais, que se encontram a seguir. Na fondue borguignone interessante que os convidados coloquem apenas um cubo de carne em cada garfo. Caso haja muitos pedaos em cada garfo de fondue dois ou trs, por exemplo, o leo no ir fritar e ir esfriar, deixando todos os participantes insatisfeitos. Neste caso as carnes devero ser retiradas e deve-se aguardar at que o leo esquente novamente.

Fondue de carne oriental ou asitico Esse tipo de fondue deve ser preparado antes de o evento acontecer, j que necessita de um perodo para o cozimento do caldo que ser servido na panela no lugar do leo quente. Os ingredientes dessa receita rendem para 4 pessoas comerem bem: 1 l de gua 2 cenouras 1 batata repolho pequeno 1 alho poro Sal e pimenta do reino a gosto

Cozinhar os legumes em torno de 30min, coar o caldo e colocar na panela de fondue. Esses legumes que estavam na panela, por ficarem muito tempo at terminar o cozimento, j no servem para a fondue, descarte-os. Para dar mais sabor, voc pode colocar caldo de carne pronto, cubos de carne, frango ou peixe. Os molhos so leves, base de iogurte natural, maionese light, raiz forte ou ainda com os mesmos molhos da fondue de carne. Os acompanhamentos so verduras e legumes pr-cozidos, podem-se usar tambm bolinhos de carne (pequenas almndegas), cuja receita encontra-se logo abaixo. O caldo resultante do cozimento poder ser dividido entre os convidados.

Bolinhos de carne Ingredientes: 500g de carne moda, 1/2 pacote de creme de cebola, 1 pitada de sal, pimenta do reino a gosto. Misturar bem a carne ao creme de cebola e formar bolinhas de 2cm de dimetro. Cozinhar por 5 min pode ser no caldo que ser feito para a fondue e retirar. Elas no iro desmanchar-se, a no ser que fique pouco tempo na panela cozinhando. Ao servir Espetar os legumes, verduras e bolinhos de carne um de cada vez e colocar por alguns minutos na panela com o caldo bastante aquecido. Servir no prato, com os molhos especiais, que podem ser os mesmos molhos da fondue borguignone (sugestes a seguir).

Molhos especiais para fondues de carne H muitos tipos de molhos para fondue, o ideal em uma confraternizao como essa oferecer, pelo menos, de 6 a 9 tipos de molhos, que so servidos nas cumbucas que acompanham o aparelho ou ento ficaro dispostas em recipientes avulsos em torno da panela. Caso voc no tenha muito tempo para fazer os molhos, pode compr-los prontos, as marcas Helmann's e Uncle Beans possuem molhos muito saborosos. Gelias de framboesa e morango tambm do um toque especial. A seguir, h os molhos mais tradicionais para a fondue de carne (borguignone e oriental).
Molho de Beterraba - 1 beterraba (mdia) cozida - 1 dente de alho picado - 1 colher (sopa) de cebola picada - 2 colheres (sopa) de vinagre branco - xcara (ch) de maionese light - 1 pitada de adoante em p - Sal e pimenta a gosto Cozinhar a beterraba e bater junto dos ingredientes no liquidificador. Molho de Peito de Peru - copo de requeijo cremoso light - 100g de peito de peru modo (ou presunto magro) - xcara (ch) de maionese light - 2 colheres (sopa) de creme de leite light - Sal e pimenta-do-reino a gosto Molho com Azeitonas - 1 xcara de maionese - 6 a 7 azeitonas verdes ou pretas trituradas Molho de tomates secos - 1 xcara de maionese e 5 tomates secos. Picar bem o tomate seco (pode ser passado no processador) e juntar maionese.

Molho Agridoce com Passas - 1 xcara de requeijo ou maionese - 6 a 8 passas bem picadas. Misturar bem. Molho Vermelho - 1/4 de xcara de catchup picante - 1/2 colher de ch de molho ingls - 1 xcara de maionese Molho de Maionese - 1 xcara de maionese - 2 cebolinhas verdes picadas - 3 galinhos de salsa - 1/2 colher de ch de vinagre - 1/2 colher de ch de mostarda Molho Fcil de Cebola - 1/2 pacote de sopa de cebola - 2 xcaras de creme de leite fresco ou enlatado - 1 colher de suco de limo Se for usar creme de leite fresco, primeiro bata at engrossar levemente e s ento misture o suco de limo e o restante dos ingredientes.

Como portar-se mesa algumas regrinhas de etiqueta Por ser um tipo de refeio um pouco diferente, algumas dvidas podem surgir no momento de degustar cada tipo de fondue. Visando tirar esse tipo de dvida a Bettega Presentes disponibiliza algumas regrinhas de etiqueta que deixaro esse momento de descontrao ainda mais charmoso! Fondue de queijo: Ao espetar o po/legume com o garfo de fondue, averiguar se este se encontra preso o suficiente a fim de que no caia na panela. Procure no toc-lo e, ao passar na fondue, utilize as paredes da panela como apoio, fazendo um movimento giratrio internamente. Dessa forma, alm de todas as partes do po/legume ficarem com queijo, no se corre o risco de perd-lo na panela. Essa atitude interessante, pois evita a necessidade de ficar mexendo com a esptula a fondue periodicamente. Em seguida, leva-se o po/legume diretamente boca, sem pr antes no prato. Procure no lamber o garfo, j que voc retornar a coloc-lo na panela.

Fondue de chocolate: A forma de degustar muito parecida com a fondue de queijo. Espeta-se com o garfo a fruta caso ela esteja mida, como a uva, por exemplo, pode-se sec-la com o auxlio de um guardanapo e, logo em seguida, deve ser passada na massa de chocolate. Leva-se boca sem pr no prato, tambm tomando o cuidado de no lamber o garfo, j que voc retornar a coloc-lo na panela. Fondue de carne: Esse tipo de fondue exige um pouco mais de pacincia de cada participante, j que a carne precisar fritar ou cozinhar por alguns minutos. muito deselegante colocar mais de um cubo de carne em cada garfo, por esse motivo imprescindvel disponibilizar 2 garfos para cada pessoa. Desta forma, coloca-se na panela um pedao de carne enquanto se come o outro, j cozido/frito anteriormente. No se deve passar a carne na cumbuca do molho, ou seja, com a ajuda de uma esptula ou colher deve-se servir a quantidade desejada do molho em seu prprio prato. A carne pode ser retirada e levada ao prato para ser passada nos molhos, para, ento, ser levada boca. Se for servir mais de um tipo de fondue muito importante ter mais de uma panela e disponibilizar mais de um prato e garfos para cada participante, do contrrio poder ocorrer de resqucios de fondue de queijo ficarem na panela de fondue de chocolate, por exemplo.

Novidades e Curiosidades A fondue pode ser degustada de vrias formas. Desde que se difundiu no Brasil essa deliciosa refeio muitas pessoas j criaram outras receitas. Esteja vontade para test-las e increment-las como desejar. As novidades mais interessantes que atualmente esto em voga so a Fondue na Pedra e a Fondue Mineirinha. Veja as receitas logo abaixo e aproveite! Fondue na Pedra O Fondue na Pedra, tambm chamado de Piarrade, uma novidade que veio do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pedra vulcnica pode ser um mrmore muito aquecido e vrias cumbucas com variados molhos. Muito semelhante degustao de um raclete, a pessoa pega fatias de carne (a indicao uma carne bovina da raa charols, mignon ou frango) e as coloca na chapa em que previamente foi passado sal (para a carne no grudar). Depois de assadas, as fatias de carne so passadas nos molhos, que podem ser doces ou salgados (podem ser os mesmos molhos das fondues convencionais) e degustadas com po e outros acompanhamentos. A Bettega Presentes disponibiliza aos clientes um aparelho que possui essa pedra chamado Gulla Grill, em que, alm de fazer a fondue na pedra, possvel assar carnes e outros acompanhamentos, como pinho, batata e outros. Fondue Mineirinho para 6 pessoas 440g de goiabada 200g de cream cheese 3 colheres de iogurte natural 50ml de licor de cassis

Picar a goiabada e juntar o cream cheese, colocar no rchaud e manter a chama baixa. Fundir a mistura at que esteja homognea. Acrescentar o licor e aguardar a temperatura ideal. Acompanhar com queijo minas, frutas da estao e frutas secas. _____________________

You might also like