You are on page 1of 3

" A vida deveria ser de trs para frente. Ns deveramos morrer primeiro, se livrar logo disso...

Ento voc trabalha 40 anos at ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. A voc curte tudo ... faz festas e se prepara pra faculdade. Vai pro colgio, tem vrias namoradas, vira criana, no tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro tero da me, passa seus ltimos nove meses de vida flutuando ... E termina tudo com um timo orgasmo!!!"

http://ceticismo.wordpress.com/2007/01/26/os-sereshumanos-se-comunicam-quimicamente-porferomonios/ Os seres humanos se comunicam quimicamente por feromnios?


Publicado em 26/01/2007 por Andr Por Roberto Lent Por que ser que, em meio a um bom nmero de pessoas, aquela em especial que nos atrai? A beleza aos nossos olhos, a inteligncia ou a sensibilidade que nos revela ao falar, a sensualidade nos gestos, o que ser? Chegamos mais perto e o encanto inicial se confirma ou no. Por que ser? So vrios os fatores que determinam essa atrao interpessoal, mas um deles, invisvel e insensvel, tem excitado a curiosidade dos neurocientistas: a possibilidade de que a espcie humana empregue feromnios para comunicar-se quimicamente com seus semelhantes. Feromnios so substncias inodoras produzidas pelos animais

e depositadas no ambiente, capazes de influenciar o comportamento e o funcionamento orgnico de indivduos da mesma espcie. Os camundongos machos, por exemplo, secretam na sua urina um tal metiltiometanotiol ou MTMT, que atrai as fmeas e as faz investigar o ambiente em torno do emissor. As coelhas mames secretam no leite um 2metilbutenal-2, que determina nos filhotes a busca ativa pelas tetas. Nesses animais, j se identificou todo um conjunto de regies do sistema nervoso envolvido nessa forma de comunicao qumica: o chamado sistema vmero-nasal. Um setor da mucosa nasal, o rgo vmero-nasal, apresenta clulas sensoriais especiais dotadas de protenas especficas incrivelmente sensveis a baixas concentraes desses compostos. Essas clulas sensoriais estabelecem comunicao com certos neurnios do crebro, formando uma cadeia de circuitos que segue s regies da memria, das emoes, e da coordenao hormonal que o sistema nervoso exerce sobre o organismo. Mas no se trata do sistema olfatrio: esses mensageiros qumicos no so percebidos conscientemente, embora influam bastante sobre o comportamento e a funcionalidade do corpo. Existem feromnios nos seres humanos? A questo que se coloca a seguinte: existe essa forma invisvel e insensvel de comunicao qumica entre seres humanos? Evidncias circunstanciais sugerem que sim. Um bom exemplo o das mulheres que coabitam no mesmo ambiente (os colgios internos de antigamente, os orfanatos de hoje ou as prises femininas) e acabam por ter seu ciclo menstrual sincronizado, todas juntas fase a fase. Os neurocientistas que primeiro se interessaram por esse tema comprovaram a veracidade dessas observaes incidentais. Duas psiclogas da Universidade de Chicago, Kathleen Stern e Martha McClintock, coletaram com cotonetes a secreo axilar de um grupo de mulheres durante diferentes fases do ciclo menstrual, mascararam o cheiro dos cotonetes com lcool e apresentaram a outro grupo de mulheres cotonetes s com lcool, ou cotonetes tambm com cec axilar. O resultado da pesquisa sugeriu a existncia de pelo menos dois feromnios com efeitos distintos: um, coletado antes da ovulao, encurtava o ciclo menstrual das mulheres receptoras; outro, coletado durante a ovulao, fazia o contrrio: prolongava o ciclo das receptoras. Mais recentemente, outro grupo de pesquisadores fez um experimento diferente: coletou o extrato axilar de homens e o submeteu a mulheres disfarado com um certo perfume. O ciclo hormonal se modificou nas mulheres receptoras (mas no nas que receberam o

cotonete s com o perfume). Alm disso, ao responder a questionrios padronizados, elas relataram diminuio da tenso do dia-a-dia e uma sensao agradvel de relaxamento! O problema que no h vestgios de rgo vmero-nasal nos seres humanos, a no ser durante a fase fetal, nem regies especficas no crebro que processem essa forma de comunicao qumica. Tambm no foi possvel identificar clulas sensoriais diferentes na nossa mucosa nasal e, alm disso, o genoma humano contm pobres evidncias de algum gene que codifique as molculas receptoras dos feromnios, como se verificou em animais. Pode ser, entretanto, que em nosso caso o sistema olfatrio esteja envolvido, isto , sentiramos algum cheiro diferente que os fermonios veiculariam. C entre ns, talvez seja melhor assim. De outra forma, no teria sentido o que Jorge Amado escreveu sobre o amor de Nacib por Gabriela: Ela estava esperando, o sorriso nos lbios, a rstia de luar nos seus cabelos e aquele cheiro de cravo.

You might also like