You are on page 1of 41

Materiais e Processos Txteis

Professora: Gislaine de Souza Pereira

2009

Diviso da Indstria Txtil


Fibras Artificiais ou Qumicas A fabricao de fibras artificiais trata da obteno das mesmas atravs de processos qumicos. As fibras so apresentadas ao mercado sob a forma de fios de filamentos contnuos ou de filamentos cortados. Grande parte dos fios de filamentos texturizada. Fiao A fiao a etapa do processamento txtil que transforma as fibras (sejam elas qumicas cortadas ou naturais) em fios. Tecelagem Plana a etapa do processamento txtil em que os fios so entrelaados, transformando-se em tecidos planos. tambm chamada de tecelagem convencional. Malharia Na malharia, os fios formam laadas que se entrelaam, dando origem ao tecido de malha. A diferena entre um tecido plano e um tecido de malha repousa na forma do entrelaamento dos fios que compem o tecido. Beneficiamento Diversos processos constituem o ramo do beneficiamento de produtos txteis alvejamento, tinturaria, estamparia, etc. conferindo a esses produtos a cor desejada, determinado aspecto, um toque especfico e outras caractersticas que estejam em consonncia com o mercado a que se destinam.

Processo Produtivo da Cadeia Txtil


Segundo IEL (2000), a definio da cadeia produtiva txtil tem seus contornos bsicos definidos na figura abaixo:
Fibras Sintticas Fibras Artificiais Fibras Naturais

Fiao

Malharia

Tecelagem

Acabamento Confeco

A Cadeia Txtil 2

A cadeia produtiva txtil, conforme a figura acima, integra a produo de fibras (sintticas, artificiais e naturais), fiao, tecelagem e malharia, estamparia, acabamento/beneficiamento abastecendo as indstrias do setor de confeces. Para o Sebrae SP e o IPT Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (2001, p. 5), a indstria txtil constituda dos segmentos de fiao, tecelagem e acabamento de fios e tecidos, sendo que o segmento de tecelagem subdivide-se, por sua vez, em tecelagem plana e malharia. Cada um destes segmentos pode oferecer ao mercado um produto acabado e pode na prtica, estar desconectado dos demais. Afirma ainda o Sebrae SP & IPT (2001, p. 5), que embora os segmentos ou etapas do processo se interliguem pelas caractersticas tcnicas dos produtos a serem obtidos, essas etapas no precisam necessariamente serem todas internalizadas pelas empresas. As atividades produtivas do segmento txtil so atividades interdependentes, porm com relativa independncia dentro do processo produtivo, o que permite a coexistncia de empresas especializadas e com diferentes graus de atualizao tecnolgica. O resultado de cada etapa de produo pode alimentar a etapa seguinte, independentemente de fatores como escala e tecnologia de produo. Desta forma, existem indstrias txteis que possuem somente o subsetor de fiao, atuando como fornecedor para as indstrias que atuam nos subsetores de malharia e tecelagem plana, assim como existem indstrias totalmente verticalizadas, onde atuam em todos os subsetores produtivos txteis como fornecedores para as indstrias de confeco e vesturio. A figura abaixo apresenta os principais elos entre os subsetores do complexo txtil:
Fornecedores Industriais Setor Txtil Clientes Confeco do V esturio Mquinas Confeco de Acessrios Fibras Naturais Fiao
Tecelagem P lana, Malharia e Notecido

Beneficiamento e Estamparia Artigos para o Lar

Fibras Artificiais e Sintticas Artigos Tcnicos e Industriais Corantes

Principais Segmentos do Complexo Txtil - Fonte: Filho et al. (1997, p. 64). Conforme o ilustrado na figura acima, os segmentos de mquinas e de fibras so fornecedores industriais do setor txtil, sendo que o segmento de confeces do vesturio o principal cliente do setor. Porm, os segmentos dedicados produo de bens de uso domstico, hospitalar e industrial apresentam crescente participao na absoro da produo txtil mundial. Em suma, os artigos produzidos pelo setor txtil podem ser agrupados em quatro grandes segmentos: fios txteis, tecidos, malhas, notecidos, beneficiamento e acabamento de tecidos planos e malhas. 3

Cenrio Brasileiro da Cadeia Txtil


O Brasil um dos poucos pases em desenvolvimento que possuem todas as etapas de produo bem desenvolvidas. Ainda concentrada regionalmente, a produo bastante fragmentada em nmero de empresas. O segmento de confeco o que rene o maior nmero de empresas. A maior parte da produo nacional est concentrada nas regies sul e sudeste, que juntas renem 86% do total. Apesar disso, a participao das empresas da regio nordeste, tm se mostrado crescente. No segmento de vesturio, cerca de 43% das vendas nacionais so da linha de produtos classificada como lazer, que engloba peas de casual wear, tais como jeans, camisetas, bermudas e shorts. A linha social (ternos, tailleurs, por exemplo) fica com 15% e a esportiva, com outros 10%. Os demais 32% esto divididos entre os segmentos de moda profissional, praia, gala, inverno, beb, meias, moda ntima, acessrios, etc. As mulheres so as grandes consumidoras de moda no pas. A moda feminina responde por 41% da produo. J o pblico masculino representa 35% do mercado. A moda infantil tem participao de 18% e a beb, 5%. As Transformaes do Setor A crise do setor verificada no incio dos anos 90 conduziu a uma srie de transformaes na organizao produtiva. Elas redundaram em um grande movimento de recuperao, que teve como caractersticas principais os seguintes fatores: Aproveitamento das condies cambiais favorveis (1994-99) para promover uma profunda modernizao no parque industrial interno; Esforos de promoo e divulgao do produto nacional nos mercados externos, dedicando ateno especial aos itens de maior valor agregado (confeccionados) para reverter o papel tradicional de pas exportador de matria-prima e commodities; Organizao de um calendrio oficial para a produo nacional de moda em vesturio, marcado por eventos de grande escala e repercusso, de que so exemplos o So Paulo Fashion Week (SPFS) e o Fashion Rio; Crescente desverticalizao das empresas, associada aos esforos de investimentos em ativos imateriais, tais como desenvolvimento de produto, marcas e design, marketing, comercializao e distribuio de produtos; e Deslocamento da produo para outras regies via investimento ou subcontratao da produo, marcadamente da regio sudeste para a nordeste. Essa desconcentrao regional produtiva, no entanto, resumiu-se s etapas materiais do processo, pois no aconteceu, pelo menos com a mesma intensidade, nas etapas e funes de planejamento e concepo da cadeia txtilvesturio. No segmento final da cadeia, as transformaes foram ainda mais visveis. O So Paulo Fashion Week e o Fashion Rio, alm de expor a produo de moda nacional para o pblico estrangeiro, cumpriram tambm o papel de estabelecer um calendrio oficial, que tende a orientar as aes de toda a cadeia, principalmente as empresas que exploram o conceito moda. A ABIT Associao Brasileira da Indstria Txtil a entidade que representa todos os elos da Cadeia Produtiva Txtil e que tem como misso promover os produtos brasileiros, tanto no mercado interno quanto no exterior. 4

A ABIT desenvolve programas especiais de capacitao e reciclagem profissional, apia programas sociais e ambientais entre outras atividades.

Normas Tcnicas e sua Classificao


A terminologia empregada tambm deve ser uniforme, isto , o significado dos termos tcnicos empregados deve ser o mesmo em qualquer parte. Os rgos de normalizao so: ASTM: American Society for Test Materials (EUA); AFNOR: Association Franaise de Normalization (Frana); BSI: British Standard Institute (Inglaterra); DIN: Deutesches Institut fr Normung (Alemanha); ABNT: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (Brasil).

Fibras Txteis
Definio
a unidade de matria, caracterizada por sua flexibilidade, finura e elevada proporo entre comprimento e finura, cujas propriedades a tornam capaz de ser transformadas em fio. Essa definio tambm se aplica para determinar o tamanho de uma fibra qumica quando esta se apresenta cortada segundo distintos comprimentos de corte, correspondendo assim ao termo ingls staple. A indstria txtil utiliza diferentes espcies de fibras, oriundas do reino vegetal, animal e mineral, existindo ainda as que so quimicamente produzidas pelo homem, atravs da utilizao de materiais provenientes dos reinos vegetal e mineral. Assim sendo, todo material proveniente dos trs reinos da natureza que apresente a capacidade de produzir fios considerado como uma fibra txtil.

Classificao e Nomenclatura das Fibras Txteis


A classificao geral das fibras txteis est resumida como mostra a seguir: Fibras Txteis

Naturais

No Naturais

Animais
Secreo Glandular

Minerais

Vegetais Da Semente Do Caule Da Folha

Artificiais

Sintticas

Plos

Do Fruto Classificao Geral das Fibras Txteis. Fonte: Fibra S.A.

A nomenclatura das principais fibras txteis segue como mostra a seguir: Naturais Origem Animal Seda L Nome Sigla S WO

Vegetal

Algodo Juta Linho Rami

CO CJ CL CR A

Mineral

Amianto Nomenclatura das Principais Fibras Naturais. Fonte: Fibra S.A.

Artificiais Origem Celulose Nome Acetato Viscose Modal Liocel Nomenclatura das Principais Fibras Artificiais. Fonte: Fibra S.A. Sintticas Origem Petrleo Nome Poliacrilonitrilo (Acrlico) Poliamida (Nylon) Polister Polietileno Polipropileno Poliuretano (Elastano) Nomenclatura das Principais Fibras Sintticas. Fonte: Fibra S.A. Estas fibras, tanto as naturais como as no naturais diferem-se de inmeras maneiras. Cada qual possui caractersticas e propriedades diferentes, sejam as dimenses de suas cadeias moleculares, cristalinidade, as cores, massa especfica, elasticidade, hidrofilidade e muitas outras que iro conferir ao tecido aplicaes diversas. Da a grande importncia de se conhecer de forma profunda as fibras txteis e seus aspectos tcnicos antes de desenvolver determinado tecido, ou seja, tudo na cadeia txtil passa primeiramente pela correta escolha da fibra txtil. 7 Sigla PAC PA PES PET PP PUE Sigla CA CV CMO CLY

Fibras Txteis e Suas Propriedades


O que confere a cada fibra txtil uma qualidade diferenciada e nica a sua composio qumica. Portanto, as fibras txteis so classificadas de acordo com sua composio qumica e de sua estrutura molecular. Quase sempre, sejam fibras naturais ou no naturais, o elemento carbono est presente, ligado na maioria das vezes com outros elementos como o hidrognio, oxignio, nitrognio, enxofre e elementos algenos, como flor, cloro e iodo. A forma com que estes elementos se ligam, formando as cadeias de polmeros, afetam as caractersticas e propriedades de alongamento, elasticidade, resistncia, absoro entre outras. As maiorias das fibras possuem estruturas cristalinas, mas elas tambm possuem reas amorfas. Estas reas amorfas se comparadas com as estruturas cristalinas das fibras possuem baixa resistncia trao. Se as redes cristalinas forem orientadas, a resistncia da fibra aumentada ainda mais. Contudo as reas amorfas contribuem para a absoro de corantes e da umidade, por terem maiores espaos entre as molculas. Alm disso, fibras amorfas possuem uma maior elasticidade e alongamento se comparadas com fibras cristalinas de cadeias orientadas. O entendimento dos processos txteis, no requer to somente o conhecimento da qumica, mas tambm a compreenso dos fenmenos fsicos. No processamento em toda a cadeia txtil, ou seja, desde a fibra at o artigo confeccionado, existe uma composio de foras e tenses agindo diretamente sobre as fibras, fios, tecidos, etc. O comportamento do artigo txtil em reao a este conjunto de foras que ir determinar quando, como e que tipo de fibra e fio ser utilizado no processamento do tecido at o artigo final. As principais caractersticas fsicas das fibras txteis so: massa especfica, gramatura, finura, resistncia trao, tenacidade, hidrofilidade e ponto de fuso. As molculas de uma fibra absorvem a energia trmica e podem mudar a sua estrutura qumica ou a sua configurao fsica, sendo esta propriedade muito explorada na indstria txtil, a fim de se obter algumas caractersticas e propriedades desejveis em alguns materiais. Os polmeros termoplsticos, por exemplo, sob uma temperatura alta sofrem um rearranjo em sua estrutura molecular criando mais reas cristalinas ou amorfas. Assim tanto a fibra quanto o tecido assumem propriedades fsicas e qumicas diferentes das originais.

As Fibras Naturais
As fibras naturais podem ser divididas em trs principais classes, de acordo com a sua natureza: vegetais, animais e minerais.

As Fibras Animais
As fibras animais tambm so conhecidas como fibras proticas por possurem na sua estrutura qumica bsica a composio de aminocidos. Todas as fibras proticas contm os elementos carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio em sua composio. Em cada fibra protica estes elementos so combinados em diferentes quantidades e em diferentes formas moleculares. Como resultado, as propriedades de cada fibra tendem a serem conseqentemente muito diferentes umas das outras, conferindo aos tecidos diversas propriedades, cores, texturas, etc. As fibras animais mais utilizadas pela indstria txtil so a l e a seda.

A L
A l ou plo como agente de proteo vem sendo utilizado desde a idade da pedra, quando as peles de animais primitivos eram utilizadas para cobrir o corpo humano. No perodo Neoltico j se fazia uso txtil da fibra de l, sendo desenvolvidas as prticas da fiao rudimentar manual, da feltragem (encolhimento irreversvel) e da tecelagem. A tosquia (corte da l com o carneiro vivo) era citada na Bblia (Gnesis) conforma a seguinte referncia: ...Labo foi tosquiar os seus carneiros...

Ilustrao 1: Fibra de L. Quimicamente a l composta por: 50% de carbono; 22 a 25% de oxignio; 16 a 17% de nitrognio; 7% de hidrgnio e; 3 a 4% de enxofre. No entanto, as diferentes raas de ovinos no produzem a l com uma composio qumica constante. Pode-se ainda encontrar-se () 1% de matria mineral. Estes elementos esto estruturados em cadeias de aminocidos constituindo a Creatina ou Queratina (que so as mesmas protenas que compem os plos, unhas e cabelos humanos) e a Lanolina (leo contido na l). A fibra da l possui importantes propriedades, entre elas destaca-se a isolao trmica, graas principalmente ao colcho de ar formado pelas ondulaes das fibras. Portanto, quanto mais fina for a fibra de l e mais ondulada, maior ser sua capacidade de isolamento. A l ainda a mais higroscpica das fibras txteis, absorvendo uma quantidade igual ou superior a 30% do seu prprio peso. A l a mais resistente fibra em termos de flamabilidade entre as fibras naturais, e tambm considerada uma fibra elstica, tornando-se resistente ao amarrotamento quando seca. 9

As fibras de l variam o seu comprimento de acordo com o tipo animal, sendo os dimetros de 25 microns os mais comuns. Encontram-se fibras com comprimentos que variam de 40 a 120 mm e quanto maior melhor. As caractersticas mais importantes da l so: pobre condutor de calor; a superfcie da fibra escamada; a superfcie ondulada e no lisa; sua combinao de escamas e ondulao permitem a feltragem; alta extensibilidade: 30 ou at 40%.

A Seda
A seda obtida dos casulos do bicho-da-seda. O antigo cultivo do bicho-da-seda originrio da China. Por volta de 3.000 anos A.C. o homem no somente tinha aprendido sobre a cultura do bicho-da-seda como era apto a desenrolar o casulo para obter um filamento contnuo de seda. Na idade mdia a produo da seda chegou Itlia e Frana. Hoje desempenha um importante papel no Japo, China, ndia e Turquia. O bicho-da-seda fia um casulo com filamento de 2.500 a 3.000 metros com uma finura mdia de 20 mcrons. A composio qumica da seda : Sericina (substncia gomosa) = 22 25%; Fibrona (substncia por aminocidos) = 62,5 67%; gua = 10 11%; Sais = 1 1,5%. A seda possui uma inigualvel capacidade de reflexo de cor e de absoro tintorial, apesar de ser mais difcil de tingir do que a l. A absoro de gua igualmente boa, est na casa dos 11%. A seda a mais resistente das fibras naturais. mais resistente do que a prpria l, por causa principalmente de suas redes cristalinas bem orientadas. A estabilidade dimensional da seda boa. A seda no estica ou deforma-se facilmente, mas apresenta encolhimento por relaxamento em virtude da sua alta capacidade de absoro da umidade.

Fibras Vegetais
As fibras vegetais so compostas por celulose natural, por isso tambm so chamadas de fibras celulsicas naturais. So derivadas de uma grande variedade de sementes, dos caules e das folhas das plantas. Alguns exemplos de fibras vegetais so: algodo, linho, juta e o rami. Todas estas fibras possuem composio qumica muito semelhante, porm, suas propriedades fsicas, propriedades mecnicas e aparncia diferem muito uma das outras. Esta variao pode ser notada principalmente nos tecidos manufaturados por diferentes fibras celulsica, como a maciez de um tecido de algodo, contra o toque seco do tecido de linho. As maiores semelhanas destas fibras esto na grande capacidade de absoro, na hidrofilidade, na boa condutibilidade trmica, na baixa resistncia ao amarrotamento e na baixa estabilidade dimensional que proporcionam aos tecidos. 10

De todas as fibras vegetais, algodo a mais importante. A explicao para esta performance do algodo no mercado na verdade bastante simples, primeiramente porque o algodo continua sendo a fibra txtil preferida a ser utilizada em vesturio que possui contato direto com a pele do corpo, pois comparativamente s fibras artificiais e sintticas, sua principal vantagem o conforto dos artigos confeccionados.

O algodo
O algodo uma fibra natural, de origem vegetal e sua fibra apresenta um comprimento que varia entre 24 e 38 mm. As fibras do algodo constituem o revestimento piloso do fruto do algodoeiro (Gossypium). Esta planta, tem o porte de um pequeno arbusto com cerca de 1,20 m de altura. Aps a florao o ovrio transforma-se numa cpsula que com a maturao estala, libertando um tufo de fibras geralmente brancas que so ento colhidas. O algodo tem sido cultivado por mais de 5.000 anos, por isso, existem hoje muitas variedades de diferentes tipos de algodo. Estas variaes implicam em diferentes caractersticas e aplicaes, e se do devido s diferentes condies de solo, clima, fertilizantes e mtodos de cultivo. A qualidade da fibra de algodo est baseada em sua cor, finura, comprimento e resistncia. Os maiores produtores na atualidade so a China, Estados Unidos, ndia e Paquisto.

A qualidade da fibra de algodo no varia somente pela classificao do comprimento e variedades de fibras, mas tambm pelas condies fsicas, de cor, de maturao, presena de sais acares, bem como pelas quantidades de folhas, areias e todo o tipo de impurezas contidas devido a colheita. Por isso, existem rgos reguladores que estabelecem limites, tolerncias destas e outras propriedades da fibra do algodo, com a finalidade de classific-lo, determinando assim o valor deste diante da bolsa de valores do algodo. O algodo composto por cadeias polimricas de celulose. A composio qumica do algodo pode ser resumida pela tabela abaixo:

11

Constituio Celulose Protena Substncias Pcticas Ceras Cinzas cidos Orgnicos Acares Outras Substncias

Proporo % 94,0 1,3 0,9 0,6 1,2 0,8 0,3 0,9

Composio da Fibra de Algodo. Fonte: Hamby (1965). O conhecimento da composio qumica da fibra importante pois esta influencia nos processos de beneficiamento txtil. Pela tabela acima, observa-se que a celulose o elemento mais importante e aquele que comanda a maior parte das propriedades fsicas e qumicas do algodo. As ceras no algodo esto localizadas na superfcie da fibra e agem como um agente lubrificante natural. O coeficiente de atrito triplica quando a cera removida. Sem as ceras, no se consegue fiar adequadamente o algodo. Por outro lado, as ceras conferem hidrofobia s fibras, o que bastante indesejvel para o bom aproveitamento dos processos posteriores de tingimento, estampagem, amaciamento, etc. Todos esses processos utilizam a gua como veculo, sendo as ceras um empecilho, que necessariamente deve ser eliminado. A estrutura molecular do algodo do tipo fibrilar. O algodo possui um alto grau de polimerizao. O grupo hidroxila (-OH) da cadeia responsvel por muitas propriedades associadas do algodo. Eles atraem gua e corantes, fazendo com que o algodo seja reconhecidamente fcil de ser tinto e de alta absoro. O algodo possui cadeias cristalinas em torno de 70% e cerca de 30% so amorfas.

O Linho
Uma das mais antigas fibras do mundo, usada pelos antigos Egpcios. Com 8.000 anos, ainda hoje tem grande demanda em funo de suas propriedades. Da famlia de Linnun usitatssimum e linnun perenne. Fibra extrada do caule e proveniente, principalmente, de pases frios como a Europa Oriental, Blgica, Irlanda, etc. Possui como caractersticas: Toque agradvel; Boa absoro de umidade; Resistncia trao; Boa resistncia lavagem; Amassa facilmente; Possui tendncia a encolher; No deforma ao calor; Pouca elasticidade; 12

Colorao variada (de cinza claro a castanho); Resistente ao alcalis.

Fibra de Linho

Juta
As fibras de juta so extradas do caule de "plantas duras" , assim como o linho, o cnhamo, etc. Trata-se de plantas herbceas anuais, ou seja, alcanam a maturidade no decorrer de um ano, produzindo sementes para os demais perodos de cultivo, porm exigindo, para um bom desenvolvimento, calor e umidade. Possuem um caule reto com circunferncia de cerca de 3,80 cm e altura entre 1,5 e 3 metros. A fibra de juta apresenta, geralmente, um brilho sedoso e, quando comparada ao linho, mais quebradia, o que a impede de ser transformada em fios finos, j que os feixes no se separam to bem no sentido longitudinal. Elas apresentam um fino "brilho" sedoso, um toque grosseiro e spero, embora as melhores qualidades sejam suaves e macias. A juta no to resistente nem to durvel quanto o linho, o cnhamo ou o rami. As fibras no se alongam dentro de uma extenso aprecivel. Apresentam baixa elasticidade. Semelhante do linho, ou seja, pssima recuperao dobra, compresso ou amarrotamento. Deterioram-se rapidamente com umidade, tornando-se quebradias, fracas e escuras. Tem menor resistncia que o linho ou o algodo ao de microorganismos. uma fibra barata, e se encontra disponvel em grande quantidade. Usada em telas de aniagem e tecidos para sacos.

Rami
O rami uma planta perene, isto , de cultura permanente, que pode produzir, sem renovao, por cerca de 20 anos. A planta apresenta uma cepa de onde partem as hastes que podem atingir, em terrenos apropriados, entre 2 e 3 metros de altura. Permite , em mdia, 3 a 4 cortes por ano. Se destaca por sua grande aplicao em tecidos para vesturio e para artigos de decorao. clara e 13

brilhante. Seus fios podem ser to fortes quanto os do linho. A fibra bastante durvel, mas tende a perder elasticidade. Absorve gua com muita rapidez e aumenta seu resistncia em cerca de 25% quando molhado, o que torna os tecidos de fcil lavagem e de rpida secagem. Alm de ser bastante resistente, o rami apresenta a vantagem de ser uma fibra longa ( 150 a 200 cm). As excepcionais qualidades txteis do rami so completadas por seu aspecto leve e fresco, capaz de absorver a transpirao corporal. Os tecidos de rami retm a cor dos corantes comerciais mais do que qualquer outra fibra vegetais. Substitui o cnhamo e outras matrias-primas na fabricao de cordas e barbantes, sendo preferido em funo de sua resistncia para os seguintes fins: barbantes para a indstria de calados, linhas de costura, etc.

Sisal
uma planta perene, e as fibras so retiradas atravs das folhas. O comprimento varia entre 60 e 160 cm. Apresentam excelente resistncia ruptura e ao alongamento, alm de notvel resistncia gua salgada (aumento de resistncia quando molhada). usada notadamente em cordoalha, solados de alpargatas, indstria de colches de molas, sacolas, sandlias, cestos, escovas, etc.

Fibras No-Naturais
As fibras no-naturais podem ser classificadas em artificiais e sintticas. As primeiras so produzidas a partir da celulose, substncia fibrosa encontrada na pasta da madeira ou lnter de algodo, da tambm serem conhecidas como fibras celulsicas. As fibras sintticas so originrias de polmeros petroqumicos como o acrlico, nylon, polister, polipropileno, elastano entre outras. Hilaire de Chardonnet foi quem em 1889 produziu a primeira seda (fibra) artificial. Alguns anos mais tarde iniciou-se a produo industrial da seda Chardonnet, que era constituda por nitrocelulose. Logo a seguir, na Alemanha, produz-se a celulose cupromoniacal (Max Fremery e Johannes Urban). Por seu lado, a Inglaterra desenvolveu a produo de viscose, cujo processo industrial somente em 1921 alcanou a viabilidade tcnica para a produo de Raions (fibras contnuas) e de fibras descontnuas para a cardao e fiao. O aparecimento das fibras sintticas se deu a partir do desenvolvimento do americano Wallace H. Carothers, que atravs da conceituao e testes laboratoriais das macromolculas chegou produo de uma revolucionria fibra txtil a qual chamou nylon. Esta fibra poliamdica produziu um impacto decisivo na indstria txtil, levando fabricao de novos artigos, com propriedades at ento inimaginveis, principalmente resistncia e finura, e despertou o interesse para o aparecimento de outras fibras sintticas ou artificiais. As fibras no-naturais foram desenvolvidas inicialmente com o objetivo de copiar e melhorar as caractersticas e propriedades das fibras naturais. medida que suas aplicaes foram crescendo, elas se tornaram uma necessidade, principalmente porque o crescimento da populao mundial aumentou a demanda de vesturios a um custo mais baixo, reduzindo ao mesmo tempo, a vulnerabilidade da indstria txtil s eventuais dificuldades da produo agrcola. As fibras nonaturais, de modo geral, seguem o mesmo processo de produo, por extruso, que consiste em pressionar a resina, em forma pastosa, atravs de furos finssimos numa pea denominada fieira. Os filamentos que saem desses furos so imediatamente solidificados. Esse processo denominado 14

fiao sinttica, embora o termo pouco tenha a ver com a fiao tradicional da indstria txtil. As fibras tomam sua forma final atravs de estiramento, realizado atravs de dois processos bsicos; no primeiro, as fibras so estiradas durante o processo de solidificao; no segundo, o estiramento feito aps estarem solidificadas. Em ambos os casos o dimetro da fibra reduzido, e sua resistncia trao aumentada. As fibras assim produzidas podem ser apresentadas em trs formas distintas, destinadas a usos tambm distintos: monofilamento, multifilamento e fibra cortada. O monofilamento, como o prprio nome indica, um nico filamento contnuo. O multifilamento a unio de pelo menos dois monofilamentos contnuos, unidos paralelamente por toro. A fibra cortada resultado do seccionamento, em tamanhos determinados, de um grande feixe de filamentos contnuos. A fibra cortada pode ser fiada nos mesmos filatrios que so utilizados para fiar algodo. Alm disso, se presta mistura com as fibras naturais j na fiao, permitindo a chamada mistura ntima, ou seja, os fios mistos produzidos adquirem uma mescla das caractersticas de resistncia e durabilidade das fibras qumicas e do toque e conforto das fibras naturais. Os fios com as fibras cortadas so tambm mais volumosos do que os filamentos contnuos do mesmo peso, o que possibilita seu uso na produo de tecidos com superfcies no lisas. Essa caracterstica, aliada maior facilidade de manuseio da fibra cortada em relao ao filamento contnuo, faz com que estes fios sejam mais utilizados, existindo inclusive fibras, como por exemplo o acrlico, em que raramente se utilizam filamentos contnuos na produo de artigos txteis. Nenhuma fibra isoladamente, seja qumica ou natural, preenche todas as necessidades da indstria txtil; no entanto, a mistura de fibras qumicas com fibras naturais, notadamente o algodo, trouxe a estas melhores desempenhos, resistncia, durabilidade e apresentao. O uso das fibras sintticas atualmente bastante difundido, abrangendo todos os segmentos da indstria txtil.

Viscose
A fibra de viscose produzida a partir de um elemento natural, o lnter de algodo. Trata-se de uma fibra regenerada obtida atravs da dissoluo das fibras de material celulsico (algodo) formandose uma pasta celulsica que por extruso (fieiras) e em contato com outra soluo volta a precipitarse regenerando os materiais fibrosos, produzindo-se assim a fibra artificial de viscose.

Fibra de Viscose.

15

Os fios contnuos multifilamentos so chamados simplesmente de Rayon, uma aluso continuidade de um raio, enquanto as fibras cortadas, obtida aps a frisagem e corte de cabos multifilamentos, recebem o nome de viscose. Estas ltimas so utilizadas para a produo de fios fiados como os de algodo. A frisagem uma operao fsica que visa dar s fibras ondulaes, sem as quais estas fibras no poderiam ser usadas nas mquinas de fiao desenvolvidas para o algodo. A forma circular em dentes de serra da sua seo transversal o que confere ao raion viscose um brilho caracterstico. Os raios de luz tocam a superfcie da fibra que atua como um conjunto de espelhos cncavos que concentram a luz refletida. A fibra de viscose bastante branca e pura, apresentando apenas leos de ensimagem. A molcula de celulose no raion viscose difere da celulose do algodo por ser bem menor, da ordem de 1/8 e 1/10 do comprimento da do algodo. O teor cristalino de apenas 30 a 35%. Pelo processo qumico de fabricao do raion viscose se formam diversos outros grupos diferentes das hidroxilas na celulose que levam esta fibra a exigir certos cuidados nos processos de beneficiamento qumico e tambm no manuseio dos artigos confeccionados.

Poliamida (Nylon)
A definio de nylon, segundo a Federal Trade Commission FTC, uma fibra formada por uma longa cadeia de poliamida sinttica, onde at 85% do grupo amida est ligada diretamente a dois anis aromticos.

Fibra de Poliamida. Esta definio cobre os dois tipos de poliamidas ofertados no mercado internacional das fibras sintticas, a poliamida 6 e a poliamida 6.6. Os dois tipos so ismeros e possuem os mesmos elementos, contudo os polmeros esto dispostos de maneira diferente. Sendo que estas diferenas na estrutura do polmero causam diferentes propriedades nas fibras. Apesar do processo de fabricao das duas estruturas ser conhecida desde a poca da primeira experimentao por parte da DuPont, a empresa optou pela utilizao da poliamida 6.6 e talvez esta seja a principal justificativa pela predominncia deste tipo de fibra pelo mercado Norte Americano. A estrutura molecular da poliamida altamente orientada e as fibras so de 50 a 80% cristalinas, conferindo uma grande resistncia fibra. A sua alta resistncia dificulta o rompimento do fio 16

durante vrios processos de manufatura txtil. Em vrios segmentos txteis, como a fabricao de meias, cales, jaquetas e agasalhos esportivos, a mistura de algodo e poliamida est sendo cada vez mais utilizada, em virtude das seguintes caractersticas de produtos que resultam da mistura: maior resistncia lavagem, secagem mais rpida, maior diferenciao no aspecto visual, praticidade no uso, melhor afinidade tintorial, maior estabilidade dimensional, caimento e toques variados e maior poder de transpirao do tecido.

Polister
Aps a descoberta da poliamida, um grupo ingls de pesquisa sediado na Imperial Chemical Industrie ICI, concentrou esforos no desenvolvimento da sntese do polister. Estes experimentos levara ento produo da fibra de polister.

Fibra de Polister. A fibra de polister mais comum conhecida por PET, abreviao da palavra inglesa (Polyethylene Terephthalate). Entre todas as fibras no-naturais, o polister domina o mercado. A quantidade em uso do polister deve-se principalmente sua versatilidade. Para se ter uma idia, o polister pode ser encontrado como uma matria-prima na forma de fibra a ser misturada a outras fibras e a ser fiada, ou na forma de filamentos lisos, ou filamentos texturizados e ainda na forma de micro-fibras. A seo transversal do polister pode ser modificada para criar uma diversidade de tecidos com inmeras caractersticas especiais, como brilho, toque e caimento. O polister hoje pode ser encontrado em diversos segmentos e produtos txteis, desde uma corda at a mais delicada camisa. A grande vantagem do polister que deve ser ressaltada a sua alta estabilidade dimensional, quando este sofre um processo de termofixao. Se o polister no for termofixado, ele ter um certo grau de encolhimento quando em contato com temperaturas elevadas. Alm disso, o polister quando mido no altera a sua forma e, portanto, no encolhe e pode estabilizar os tecidos quando misturado com outras fibras.

Acrlico
Embora sendo a menos consumida dentre as fibras sintticas txteis, o acrlico, por suas caractersticas, ocupa espao prprio no setor de confeccionados txteis como o melhor substituto 17

da l. Por possui m condutividade trmica, o acrlico tem sido o substituto natural para a l, especialmente em pases de clima subtropical. A taxa de reabsoro padronizada do acrlico de apenas 2,5%. Outra propriedade interessante das fibras acrlicas sua alta resistncia s intempries, o que as torna adequadas aplicao em toldos e estofamentos nuticos. Tem larga aplicao na fabricao de artigos de inverno.

Fibra de Acrlico.

Elastano
O desenvolvimento da fibra de elastano foi realizado pela DuPont por volta de 1950 e sua comercializao, com nome Lycra, foi iniciada em 1958. Atualmente, esta fibra produzida em oito unidades da DuPont localizadas em diferentes pases do mundo. Existem outros produtores de elastano na Alemanha e na sia. A fibra elastano no usada isoladamente, sua utilizao industrial se d sempre em conjunto com outras fibras, como a poliamida em mais e meias e o algodo em malharia ou tecelagem plana. A fibra obtida pela extruso, atravs da fieira, numa atmosfera de vapor que promove as ligaes transversais. O elastano normalmente mantido incolor ou na cor branca leitosa pigmentada por dixido de titnio. Como s utilizado em combinao com outras fibras, so estas as efetivamente responsveis pela cor do artigo final. A principal propriedade destas fibras conferir elasticidade aos tecidos convencionais (de malha ou tecidos planos), o que permite confeccionar peas de vesturio que aderem ao corpo, acompanhando as formas e movimentos.

Caractersticas do Elastano. 18

Esta caracterstica as torna particularmente apropriadas confeco de roupas de praia, peas femininas, esportivas e ntimas, meias e artigos para aplicaes mdicas e estticas.

Microfibra
Recentemente foi desenvolvida uma nova variedade de fibra sinttica, a microfibra, que surgiu no mercado por volta de 1990. Produzida a partir de acrlico, polister ou poliamida, ela se caracteriza por filamentos extremamente delgados e utilizada na forma de fios multifilamentos. As caractersticas da microfibra permitem a fabricao de tecidos leves e de toque agradvel.

Comparao da microfibra com as outras fibras mais comuns. a terceira gerao das fibras no-naturais e esto revolucionando o mundo das fibras txteis. Com a microfibra, nasceu um novo conceito de fibras sintticas: fibras confortveis e agradveis ao uso, que atende s exigncias das mais variadas aplicaes, com grande facilidade na manuteno e alta durabilidade. um fio txtil que se caracteriza pelo seu reduzido dimetro ou ttulo, expresso em decitex (dtex). Os tecidos fabricados em microfilamentos de poliamida e polister oferecem um novo toque, que alia suavidade, maciez e contato agradvel. Essas caractersticas podem ser otimizadas com acabamentos como a lixagem, que resulta num aspecto de pele de pssego. E por sua baixa resistncia flexo, as microfibras conferem aos tecidos uma grande fluidez e um excelente caimento. A textura dos tecidos fabricados em microfilamentos muito fina, e por esta razo, so mais suscetveis ao atrito do que outros tecidos. Com relao ao acabamento, todos os parmetros devem ser modificados quando so utilizadas as microfibras. Por exemplo: no tingimento, a quantidade de corantes para se obter um mesmo padro de cor sensivelmente maior, isso se justifica pela maior superfcie de filamentos a serem tingidos. A textura suficientemente fechada e a extrema finura dos filamentos conferem aos tecidos: impermeabilidade gua e ao vento e permeabilidade ao vapor d'gua.

19

Tecnologia da Fiao
Esta etapa da cadeia txtil tem como objetivo transformar as fibras em fio. Na pr-histria o processo de fiao era realizado manualmente, onde um chumao de fibras (l, algodo ou linho, por exemplo) era estirado e depois torcido. Nas antigas Grcia e Roma o processo de fiao era realizado por um aparelho chamado ROCA. Uma evoluo da roca primitiva foi a inveno da roca com tambor onde a fiadora podia ficar sentada. Com a revoluo industrial da Inglaterra, automatizou-se o processo de fiao, transformando as rocas em mquinas que chamamos nos dias de hoje de Filatrios. O processo de fiao consiste, essencialmente, em transformar a matria-prima fibrosa, previamente tratada, em um fio, com relao de massa por unidade de comprimento (ttulo) desejada por meio de um conjunto de operaes previamente determinadas. As caractersticas fsicas da matria-prima fibrosa condicionam e definem o processo de fiao a ser utilizado, bem como o fio mais fino (com menor relao massa por unidade de comprimento) que pode ser produzido.

O Processo de Fiao
Para a obteno dos Fios Txteis so necessrios vrios processos que podem ser subdivididos de acordo com a tabela abaixo: Abertura Automtica ou Manual Batedores Preparao Fiao Cardas Passadores Reunideiras Fiao Penteada Penteadeiras Maaroqueira Filatrios de Anis Fiao Convencional Bobinadeiras/Conicaleiras Retorcedeiras

Fiao No Convencional (Open End)

Filatrios Open End (Rotor)

Fluxograma dos Processos de Fiao.

Descrio dos Processos


Preparao Fiao Abertura As matrias-primas, notadamente o algodo (em funo de ser a fibra mais consumida 20

mundialmente), apresentam-se na forma de fados compactados, com peso em torno de 200 kg cada, assim como outras fibras, a exemplo do linho e polister. Ao chegar indstria o algodo na forma de fardos preparado para ser processado para a transformao em fio, seguindo as etapas a seguir: a) Coletas de Amostras e Recebimento Com a chegada dos fardos empresa, estes so descarregados em local apropriado (livres da ao do sol e da chuva) onde so retiradas amostras, que sero analisadas no laboratrio de fiao. O propsito desta anlise o de verificar a quantidade de gua na amostra: conhecida como regain, ou seja, para haver a certificao, que est sendo adquirido um algodo com a quantidade tolervel de gua. Outra anlise que efetuada a anlise do tipo do algodo, nesta anlise verificada a aparncia do algodo contra padres de classificao. Atravs desta classificao o algodo valorizado no mercado. O tipo 1 o algodo mais caro (mais limpo) e o tipo 7 o outro extremo o algodo mais barato (mais sujo cascas, restos de sementes, fibras mortas e sujeira de terra), alm de testes das caractersticas da fibra: teste de comprimento feito no fibrgrafo e da maturidade feito no micronaire. b) Armazenagem

Armazenagem. Os fardos so posicionados no depsito conforme suas propriedades, o que ir facilitar o plano de mistura da fiao. c) Sala de Abertura

Abridor de Fardos. Os fardos so transportados em empilhadeiras, do depsito at a sala de abertura e, ali, so 21

dispostos lado a lado. A abertura feita por um equipamento, automtico ou manual, que coleta pequenas pores de cada fardo e as submete a batimentos para remoo de impurezas. Essas impurezas, que consistem de cascas, galhos, folhas, areia e barro, entre outras, so removidas em grande parte nesses batedores. Dos batedores, as fibras so transportadas ao processo de cardagem. Geralmente o transporte realizado por tubulaes. Produto de entrada: algodo em pluma Produto de sada: flocos de algodo Cardagem

Ilustrao 5: Carda. A cardagem propicia a obteno de uma mecha de fibras. Sua finalidade a limpeza mecnica das fibras, assim como o incio do processo de estiramento e toro, princpios destinados a obteno das qualidades finais dos diversos tipos de fios. A cardagem engloba o conjunto das operaes efetuadas sobre a carda. Inicialmente a cardagem era feita manualmente com um par de pequenas escovas ou cardas. O principal objetivo da cardagem consiste em separar as fibras umas das outras, libertando-as das impurezas que ainda possam estar na matria-prima. A carda possibilita ainda uma mistura mais ntima das fibras. Na carda se d a continuao da abertura e limpeza das fibras. o incio do processo de paralelismo e estiragem da massa de fibras. Produto de entrada: manta Produto de sada: fita de carda Passadores Tem como objetivo uniformizar o peso por unidade de comprimento, paralelizar as fibras atravs da estiragem e misturar as fibras. A idia bsica da estiragem por cilindros simples. A fita introduzida num par de cilindros giratrios com velocidade e posteriormente esta fita de algodo entra em outro par de cilindros movimentando-se a uma velocidade maior, por exemplo, seis vezes 22

maior que a do primeiro par, a fita resultante ser seis vezes mais comprida e fina que a introduzida no primeiro par de cilindros. A uniformizao da qualidade das fibras realizada nos passadores. Sua funo efetuar a mistura de vrias fitas de carda para a obteno de uma nova. Isso realizado com a passagem das vrias fitas (4, 8 ou 16) por um sistema de juno, com posterior estiramento e toro, para obteno de fitas com melhor uniformidade.

Passador. Juntamente com a estiragem ocorre a paralelizao das fibras da fita, o que auxilia nos processos posteriores de fiao, a paralelizao alcanada com o atrito que se forma entre as fibras quando estas se deslocam em relao umas s outras resultam no endireitamento destas fibras.

Entrada das Fitas da Carda.

Sada da Fita do Passador. Mistura Dinmica de Fios: Utilizando-se, por exemplo, um passador, do qual entram seis fitas de matria-prima, pode-se fazer uma mistura dinmica, colocando-se trs latas alternadas de algodo 23

com trs de polister. Que ir gerar uma fita de passador com uma mistura dinmica de 50% algodo com 50% polister. O produto de sada a fita do passador. Produto de entrada: 4, 6 ou 8 fitas de carda. Produto de sada: 1 fita de passador. Fiao Penteada Reunideira Para o processo penteado, existe a necessidade de incluirmos trs mquinas: a reunideira, a laminadeira e a penteadeira. A reunideira tem por objetivo reunir as fitas sadas da carda ou do passador e unir em forma de uma manta para alimentar a penteadeira. Penteadeira denominado fio penteado aquele que submetido a um processo mecnico de segregao das fibras curtas, realizado por um equipamento conhecido como penteadeira. Isto feito atravs de um processo de penteao, onde os pentes retm as fibras curtas que so segregadas. As fibras longas remanescentes, por sua vez, so novamente transformadas em fitas. A penteadeira tem como objetivo uniformizar o comprimento das fibras, eliminando todas aquelas que no atinjam o comprimento adequado para obter fios finos e de boa qualidade. A intensidade da seleo ser em funo da qualidade do algodo que se trabalha. A penteadeira permite ainda eliminar bastante neps, que so emaranhado de fibras e que prejudicam a qualidade do fio. O desperdcio obtido na penteadeira, isto , as fibras curtas, so ainda utilizadas por uma mistura com a matria que alimenta os batedores, para obter fios de menor qualidade e mais grossos.

Penteadeira. Fiao convencional Maaroqueira Na primeira fase da fiao, utilizou-se o mtodo da estiragem para obter uma melhor regularidade da massa da matria fibrosa por unidade de comprimento, sem procurar uma grande reduo da massa por unidade de comprimento, ou seja, a espessura da fita na sada da carda at a sada do passador ou da penteadeira manteve-se a mesma. No entanto, a finalidade da fiao a obteno do fio que uma estrutura fibrosa linear com uma massa por unidade de comprimento bastante reduzida, sendo que para a fiao convencional de anel 24

no possvel converter diretamente uma fita em fio, deve haver ento um produto intermedirio tanto em espessura quanto em toro, que o pavio.

Maaroqueira. Assim sendo necessrio acrescentar mais uma mquina no processo de fiao, chamada maaroqueira. As maaroqueiras possuem por finalidade a transformao das fitas em fios, ainda de grandes dimenses, chamados pavios, com cerca de 3 a 5 mm de espessura.

Tipos mais comuns de Fiao


Existem dois princpios fundamentais de fiao: o convencional e o no convencional. O primeiro o da fiao anel, que pode produzir, simultaneamente, vrios fios (entre 200 e 1100 bobinas simultaneamente), sendo cada unidade de fiao conhecida por fuso, que esto situados ao longo da mquina, repartidos em igual nmero para ambas as faces. O segundo exemplificado pela fiao a rotor, conhecida como fiao Open End, que diferentemente do processo a anel, produz cerca de 300 bobinas simultneas em um dos lados da mquina a velocidades muito superiores. Fiao Anel Na fiao anel, cada fuso alimentado por uma mecha, ou pavio (fita constituda de fibras com uma ligeira toro, produzida em uma mquina conhecida como maaroqueira), que posicionada na parte superior da estrutura do filatrio. A mecha passa primeiramente pelo sistema, ou trem de estiragem (conjunto de cilindros e manches emborrachados que promovem, atravs da diferena de suas velocidades perifricas, o estiramento da massa fibrosa). Na figura possvel observar o mecanismo de formao do fio em um filatrio a anel, onde o fuso (1), acionado por meio de uma correia, projetando-se para cima atravs do porta anis (2) no qual se encontra fixo o anel (3). A canela (4), que tem a forma de um tubo, montada no fuso de modo a girar com ele, podendo, entretanto ser facilmente removida para descarregar.

25

Na borda do anel fica um viajante (5) com a forma de C e por cima do fuso fica o guia fio (6). Aps o fios deixar a frente dos cilindros do trem de estiragem, passa no guia fios e ento no viajante, enrolando-se seguidamente na canela. O separador (7) tem o objetivo de evitar que o balo do fio de um fuso interfira com o balo do fio de outro fuso vizinho.

A Fiao a Rotor
Dentre os mtodos no convencionais rotor (open end), jato de ar e frico, o mais utilizado e com grande sucesso comercial inclusive, o da fiao por rotor (open end). Este mtodo de fiao tem uma melhor performance para fibras curtas. Uma das maiores vantagens da fiao por rotor devida ao fato de a aplicao da toro efetuar-se em separado do enrolamento do fio, o que permite altas velocidades no mecanismo de toro, enquanto o enrolamento acontece a uma velocidade muito mais baixa, agredindo menos o fio e as fibras que o compem. A fiao a rotor consiste na produo do fio diretamente da fita, o que evita a necessidade do pavio produzido pela maaroqueira.

Filatrio Open End. 26

O processo Open End possui este nome por fundamentar-se na produo de fios de fibras descontnuas por qualquer mtodo no qual a ponta da fita, ou da mecha, aberta e separada, individualizando-se as fibras que a compem, sendo reconstituda no dispositivo de fiao, a fim de formar o fio. Bobinadeira/Conicaleira O processo de fiao de anel produz o fio singelo em uma embalagem chamada de espula, a espula no pode ser utilizada para o processo de tecelagem, deve-se ento mudar a embalagem do fio da espula para uma embalagem que possa ser utilizada para o processo posterior de tecelagem, esta embalagem a bobina. O processo de mudana de embalagem feito em uma mquina chamada de bobinadeira. A bobinadeira alm da funo de mudana de embalagem tambm possui a funo de retirar as irregularidades do fio, como os pontos grossos e finos.

Bobinadeira. Retorcedeira O processo de fiao convencional produz fios, que so designados de fios singelos, com a caracterstica principal das fibras estarem retorcidas em espiral em volta do eixo do fio. possvel reunir dois ou mais fios simples, combinando-os por meio de toro de modo a produzir um fio retorcido.

Retorcedeira. O princpio de funcionamento da retorcedeira consiste em alimentar os fios a serem retorcidos atravs de um par de cilindros, retorcendo-os em seguida por intermdio de um fuso de rotao. 27

Os Fios Txteis
O fio txtil o produto final da etapa de fiao, sendo que sua caracterstica principal o dimetro ou espessura (tecnicamente chamado de ttulo do fio). O fio txtil pode ser fabricado a partir de fibras naturais, artificiais e sintticas, que so a matria-prima utilizada. Fios Penteados Produzidos a partir do sistema de filatrio anel (tambm chamado de mtodo convencional). O fio produzido passando pelo processo de penteagem que retira da matria-prima as impurezas e fibras curtas. Na fase de fiar (filatrios), passa pelo filatrio de anis. Apresenta seis fases de processamento e utiliza mais pessoas, maior nmero de mquinas e, tambm uma maior rea construda. Uma das vantagens deste sistema a flexibilidade de produo, pois permite produzir fios de qualquer espessura, alm de produzir um fio de maior resistncia e conseqentemente, de maior valor agregado. Fios Cardados Fios tambm produzidos a partir do sistema anel (mtodo convencional), porm apresenta uma fase a menos do que os fios penteados, justamente a fase de separao das fibras curtas das longas, que conforme a ilustrao acima, realizada com os fios penteados, gerando, desta forma, fios mais fracos e grossos do que os fios penteados. Fios Cardados Open End Os fios produzidos por esse processo so mais grossos e fracos. So produzidos pelo menor fluxo produtivo entre os tipos de fios, passando pela carda, passador e filatrio a rotor (open end).

Caractersticas dos Fios que Influenciam na Comercializao


Pureza: Tanto o algodo como a l contm uma elevada quantidade de impurezas que so em grande parte removidas por processos de limpeza. Quanto mais elevado for o percentual de impurezas menor ser a qualidade do fio. Resistncia: a capacidade que o fio tem de resistir aos esforos aos quais venha a sofrer nos processos posteriores para sua transformao em tecidos. Flexibilidade: a capacidade do fio de ser submetido a flexes e tores sem alterar suas caractersticas. Toro: Tem grande influncia na resistncia do fio. Regularidade A uniformidade do fio txtil uma das mais importantes propriedades de qualidade, pois ela determinar a qualidade do tecido (barramentos) e do processo (paradas de mquinas). Ttulo: O ttulo do fio uma expresso numrica que define a sua espessura. Devido s variadas formas de seo dos fios e suas irregularidades, o dimetro do fio no o parmetro mais indicado para exprimir a sua espessura exata. Logo, como alternativa foi criar um sistema que faz uma relao

28

Apresentao dos Fios


Algodo Hoje, os fios de algodo apresentam-se puros e em combinaes com a maioria das outras fibras txteis, sendo o polister/algodo o mais famoso. Esta combinao obtida durante o processo de fiao, quando as fibras so misturadas em propores pr-estabelecidas. Esse tipo de mistura chamado de mistura ntima. As misturas mais usuais do algodo so: 67% polister/33% algodo; 50% polister/50% algodo; 50% polister/35% algodo/15% linho. As menos usuais, ainda existentes, so: polister/algodo/viscose; algodo/viscose; algodo/acrlico. Essas misturas visam a objetivos bem especficos. O polister uma fibra que melhora a regularidade do fio, que confere a qualidade anti-rugas (no-amassa) e reduz custo final do produto. Por sua vez, o algodo entra com as qualidades naturais j mencionadas, da mesma maneira que o linho. Fios de algodo recebem diferentes denominaes, dependendo do processo de fiao com que foram obtidos. So singelos, quando se apresentam com um nico cabo; e retorcidos, quando compostos por dois ou mais cabos. Cardados: Geralmente compostos de algodo de qualidade mdia/baixa, com aproveitamento de 85 a 90% das fibras. Este fio obtido em fiaes convencionais. Open End: Utilizam a mesma matria-prima do cardado, com aproveitamento ligeiramente maior de fibras (mais prximo dos 90%). O fio obtido em fiaes Open End de baixo custo operacional. Penteados: Utilizam algodo de boa qualidade, com 75 a 80% de aproveitamento das fibras. O processo de fiao mais longo (inclui o processo de penteagem) e os ttulos dos fios, geralmente finos, encarecem o produto. Os tecidos de algodo mais comuns so: Popeline; Tricoline; Voile; Organdi; Cambraia; Brim; Utilizao do Algodo: vesturio, cama, mesa, banho, acessrios, etc. L 29

No Brasil, a l apresenta-se geralmente em mistura. Se bem que alguns lanifcios ainda comercializam fios e tecidos de pura l. O mais usual, entretanto, que ela seja apresentada em mistura ntima com outras fibras, sendo o mais freqente a mistura polister/l. As misturas mais usuais da l so: Polister/l em misturas variadas: desde 80% polister/20% l; At 50% polister/50% l; Viscose/l em percentuais de misturas semelhantes ao polister/l; 50% polister/35% viscose/15% l. Como no caso do algodo, essas misturas visam principalmente reduo dos custos dos fios e, em segundo lugar, obteno da qualidade anti-rugas. Os fios de l recebem diferentes denominaes, dependendo do processo de fiao com que foram obtidos. Cardados: So fios compostos por fibras de l grossas e de resduos resultantes da fiao penteada. O aproveitamento da ordem de 80% sobre a massa de fibras lavadas e prontas para o uso. Penteados: Fios obtidos a partir de fibras finas e com baixo aproveitamento, geralmente em torno de 70%. O processo mais longo e os fios obtidos so mais finos e mais caros. Mesclas: So fios cardados ou penteados em que uma parte da massa de fibras foi tingida antes do processo de fiao e posteriormente mesclada com fibras no tintas. possvel tambm, que a mesclagem seja obtida a partir de fibras tingidas em duas ou mais cores. Vigoreaux: So fios em que o efeito mescla obtido mediante a estampagem das fibras antes do processo de fiao. Por ser um processo semi-artesanal, somente usado em fios penteados e de alta qualidade. Os tecidos de l mais usuais so: Tela; Crepe; Camura; Tweed; Gabardine; Tric. Utilizao da L: Vesturio masculino/feminino, meias, estofamento, etc. Seda Seda Grgia ou Crua: Fio de seda composto de, pelo menos, trs filamentos desenrolados dos casulos, reunidos em um s cabo e colocados entre si pela sericina amolecida em gua quente. Fios com cerca de 60 filamentos conhecidos por grgia grossa. Atingem o ttulo de 180 denier, aproximadamente. A seda grgia ainda no passou por nenhum processo de beneficiamento. Fio Tinto de Seda: Fio de seda desengomado (a sericina eliminada), mediamente torcido, tinto e apto para tecer. Geralmente, utilizado na fabricao de tecidos tafet de seda. Linha Mole de Seda: Composto por dois ou at quatro cabos de fios tintos de seda, retorcidos entre 30

si e utilizados para bordados. Crepe de Seda: Fio de seda grgia excessivamente torcido. Schappe de Seda: Trata-se de fio que passou pelo processo convencional de fiao, semelhante ao do algodo, l ou linho. As misturas mais usuais da seda so: Polister/seda; Polister/Viscose/Seda; Viscose/Seda. Os tecidos de seda mais usuais so: Tafet; Shantung; Organza. Utilizao da seda: Vesturio masculino/feminino de luxo, decorao, etc. Viscose Podemos encontrar a viscose sob muitos aspectos e at disfarces. De modo geral, temos que separar os fios de filamentos dos fios fiados (produzidos em fiaes de fibras descontnuas). Crepe de Viscose: Fio de filamento de viscose, excessivamente torcido. Fios Fiados de Viscose: O filamento de viscose pode ser cortado em comprimentos desejados e processados em fiaes apropriadas para algodo, l ou linho. Fio de Fibra Curta: Fio processado em fiao prpria de algodo. A fibra mais fina e sedosa e o tecido tem um toque muito macio, utilizado na produo de artigos conhecidos por cidlia, lazinha, etc. Fio de Fibra Longa: Fio processado em fiao prpria para l ou linho. A fibra mais grossa e mais rgida do que aquela preparada para corte curto. O tecido feito com viscose fibra longa adquire um toque prximo l. As misturas so todos os fios anteriormente vistos nas fibras naturais, entretanto esses fios recebem o nome da fibra natural que entra na sua composio ou nome de ambos. Exemplo: polister/viscose, viscose/linho, viscose/l, viscose/seda, etc. Poliamida Apresenta-se principalmente em filamentos com poucas variantes: filamento liso, filamento texturizado, e High Bulk. Pode ser tingido, em mesmo banho, com os mesmos corantes utilizados na l, freqente a mistura ntima de pequenas porcentagens de poliamida com l, tornando o produto final mais resistente e 31

reduzindo o custo do produto. Com a mistura, passa-se a ter, no o mesmo tipo de tecido, mas outros tecidos completamente novos, proporcionando uma grande variao de toques, caimentos e, conseqentemente, aplicaes. A poliamida empregada na fabricao de meias, pra-quedas, tecidos lavveis que no precisam ser passados a ferro, vesturio em geral, tecidos de malha, impermeveis, etc. Polister Pode ser encontrado nas seguintes formas: Liso; Texturizado; Cr; Tinto; Em misturas com o algodo, confere ao tecido um melhor caimento, excelente toque, aspecto diferenciado e variedade de artigos. Quanto absoro de umidade, a mescla do material melhora bastante e proporciona maior praticidade e conforto. Acrlico Para determinadas aplicaes industriais, utiliza-se fios de filamentos de acrlico. Mas, para a confeco de vesturio, o fio de acrlico utilizado sob a forma de fio fiado em fiaes de fibra longa, ou seja, fiaes para l. Fio Retorcido: Utiliza-se tanto para tecidos planos como para malharia. A toro d maior coeso entre as fibras de maneira a obter um produto final mais liso, ou seja, com menor pilosidade. Toro Malharia: A toro bem mais fraca dando ao fio um aspecto mais macio e volumoso. Este fio s pode ser usado para a produo de malhas. Fio para Tric: Geralmente, so apresentados retorcidos a dois ou trs cabos, toro bem frouxa e produzidos a partir de filamentos grossos com o objetivo de aumentar o volume e a aparncia final do fio. So utilizadas para a tricotagem manual ou utilizados em mquinas retilneas para malhas grossas. Fios fantasia: Existe uma ampla gama de possibilidades de se produzir fios com efeitos e irregularidades tanto na fiao como na retoro. Aplicaes do Acrlico: Utilizado para substituir a l na malharia, tecido plano, cobertores, mantas, etc. Elastano O elastano deve ser misturado com outros materiais e, em especial, encontramos a mistura com algodo numa combinao perfeita entre o natural e o sinttico. O elastano entra sempre em menor proporo na composio do tecido. Pode-se encontrar o fio na forma nua, na produo de tecidos de malha ou recoberto com poliamida em forma de multifilamento ou almado (core spun) nos quais o elastano fiado junto com o 32

algodo ou outros materiais para produo de tecidos planos ou tambm na produo de tecidos de malha com algodo. Os fios so somente produzidos sob a forma de filamento e como tal pode ser usado junto com outros materiais em teares de malharia. Apresenta-se tambm, sob a denominao de core-spun que quando o filamento de elastano vem revestido por fibras naturais, geralmente algodo, dando a impresso de um fio de algodo elstico. Se o elastano for recoberto por fios em processo de retoro, o fio conhecido como core-ply. Aplicao do Elastano: Vesturio masculino, feminino, infantil, linha esportiva, moda praia, roupas ntimas, punhos, meias, etc. Principais Tipos de Fios Fios obtidos a filamentos contnuos a partir de: Monofilamentos O fio consiste em um nico filamento de espessura capilar, geralmente de poliamida, utilizado para produzir telas finas para filtros e quadros de estamparia. Utiliza-se tambm como fio de costura invisvel. Linhas de pesca tambm so monofilamentos, podendo chegar espessura de 3 a 4 mm. Multifilamentos Todos os materiais txteis artificiais e sintticos so extrudados em fieiras de mltiplos orifcios produzindo um feixe de filamentos. Seus aspectos so lisos e brilhantes, e podem ser utilizados, dessa maneira, para fabricao de tecidos. O aspecto e o toque, porm, sero essencialmente plstico, com superfcie lisa e escorregadia. O tecido cola-se facilmente ao corpo por causa de dois fatores: pelo suor que, no sendo absorvido pela roupa serve de cola; e pela eletricidade esttica que esses materiais costumam acumular. Fios Texturizados Podem, tambm, ser chamados de texturados. A maneira encontrada de contornar os problemas causados pelos filamentos lisos foi a de encrespar esses filamentos de maneira a torn-los mais prximos, em aspecto, dos fios produzidos a partir de fibras naturais. Fios Retorcidos Os fios de fibras descontnuas ou de filamentos, lisos ou texturizados, podem ser torcidos com a finalidade de aumentar sua resistncia. A partir de um fio singelo, ou mesmo dentro de um fio singelo, pode-se criar uma infinidade de efeitos no fio, obtendo-se tantas combinaes quantas desejar a imaginao do padronista ou a aceitao do mercado.

33

Fio Retorcido em Dois Cabos

Ilustrao 28: Fio Retorcido em Dois Cabos

esquerda vemos um fio singelo, ao centro um fio retorcido a dois cabos e direita um fio retorcido a dois cabos, depois novamente retorcido a dois cabos (4 cabos).

Fio Singelo; Fio Retorcido a dois cabos; Fios retorcido a dois cabos e novamente retorcido a dois cabos. Fio Moulin Quando os dois fios so retorcidos, de mesma natureza ou de naturezas diferentes, porm em cores distintas, temos o efeito moulin. comum juntar-se um fio de filamento com fio fiado a partir de fibras para produzir esse tipo de fio. Fio Fantasia Os efeitos especiais que podem se obter com fios fiados so inmeros, alguns deles com denominao especial e outros no e todos eles agrupados como fios fantasia. o fio txtil ao qual so adicionadas irregularidades intermitentes em termos de toro, grossura e cor, com a finalidade de conferir-lhe um aspecto de fantasia, como indica a sua denominao. Basicamente, um fio fantasia completo est constitudo de trs elementos, a saber: O fio-alma ou miolo; O fio-fantasia ou efeito; O fio de ligamento-amarrao. Fios fantasias so concebidos preferencialmente para efeitos decorativos e funcionais. Muito raramente um tecido composto totalmente por este tipo de fio, exceto possivelmente em cortinas ou tapetes. 34

Exemplos: Fio Boucl: Fio fantasia com pequenos anis ou alas a intervalos regulares, mais ou menos prximos; Fio Boton: Fio fantasia caracterizado por irregularidades em forma de pequenas alas, dilataes ou botes, a intervalos mais ou menos regulares. Tais fios so obtidos por meio de um fio que vai envolvendo, de forma irregular, um outro fio (alma) ou por adio intermitente de pequenas pores de fibras durante a fiao; Fio Flam: Fio fantasia caracterizado por trechos no cilndricos ou com ausncia de toro. Esses fios so obtidos em filatrios anis. Temos que distinguir aqueles que s foram fiados com esses efeitos, que so os fios fantasia propriamente ditos; e posteriormente, aqueles que so obtidos na retoro, os retorcidos fantasia. Enquanto que para estes sempre necessrio a mquina ou equipamento especial para produz-los; para aqueles, o efeito fantasia pode ser obtido mesmo sem esse equipamento. Chenille Tem o aspecto de veludo. Um dos cabos primeiramente enrolado sobre um gabarito de ao e, em seguida, cortado e assegurado entre dois outros cabos retorcendo-se entre si. Eventualmente usado em tricotagem manual, tem seu uso muito difundido para tecidos que so utilizados no revestimento de mveis.

35

Titulao dos Fios


Histrico
Os mais antigos documentos situam os primrdios da titulao de fios ao sculo XVI, na Frana, quando o ttulo de um fio de seda era dado pelo peso de 8 meadas com comprimento de 120 varas cada, totalizando 9.600 varas. O comprimento de uma vara era baseado na medida do brao humano e variava de pas para pas, correspondendo a 1,125 m na Frana, de maneira que 9.600 varas correspondiam a 10.800 m (na Inglaterra uma vara correspondia a 1,143 m ou 45 polegadas inglesas). Um dos primeiros atos de Francisco I quando assumiu o reinado da Frana (entre 1.515 e 1.547 d.C.), foi introduzir a manufatura da seda em Lyon, Paris, St. Etienne e outras cidades, o que lhe valeu o ttulo de Pai da Indstria da Seda. Ele estabeleceu que o fio dessa fibra seria, a partir de ento, dimensionado pela quantidade de deniers necessrios para equilibrar uma balana que tinha em outro prato meada de fio com 400 varas (450 m) de comprimento. O denier a palavra francesa do original latino denarius (que deu origem, em portugus, palavra dinheiro), e era o nome de uma pequena moeda (figura ao lado), de baixo valor, utilizada antes e durante o imprio de Jlio Csar. Foi utilizada pela primeira vez fora de Roma durante a Guerra Glica (58 a 52 a.C.), onde hoje a Frana. Quando da morte de Jlio Csar (44 a.C.), a moeda deixou de ser utilizada e foi esquecida, at que Francisco I resolveu utiliz-la na titulao de fios de seda.

Ilustrao 10: Denarius de Hadrian.

Desta maneira, se a balana com 400 varas (450 m) de fio em um dos pratos era, por exemplo, era equilibrada por 15 moedas, ento o fio de 15 deniers. Fios de 20 deniers e de 30 deniers necessitam respectivamente, 20 e 30 moedas para equilibrar a balana com 400 varas (450 m) de fio de seda. Um denarius pesava 0,053 gramas. A partir de 1873, estabeleceu-se que o denier passaria a corresponder massa em gramas, de 9.000 m de fio. Esse sistema ainda utilizado na titulao de fios de seda tendo j sido utilizado na titulao de fios em forma de filamentos contnuos, como a viscose, a poliamida e o polister, sendo hoje substitudo pelo sistema decitex (ou, abreviadamente, dtex), que corresponde massa do fio em gramas para 10.000 m de fio.

Sistema Direto de Titulao


Como pode-se observar estes sistema possui a massa (em gramas) por comprimento (em metro) de fio, diretamente proporcional sua espessura, (ou seja, pode-se afirmar que quanto maior a massa por comprimento de um fio, mais espesso ele ), e que por isto so conhecidos por

36

sistemas diretos de titulao, o que no significa que o ttulo seja diretamente proporcional ao seu dimetro. Apesar dos sistemas denier e dtex serem os mais conhecidos, no so os nicos diretos. O dtex um submltiplo do sistema tex que, evidentemente, tambm um sistema direto de titulao. Este sistema foi desenvolvido pelo The Textile Institute (em Manchester, Inglaterra), sendo divulgado em 1945, com a finalidade de ser utilizado como um sistema universal de titulao. Lamentavelmente ainda pouco utilizado mundialmente, apesar da maior parte dos pases terem criados normas nacionais considerando o sistema tex como oficial. Isto ocorre tambm no Brasil (norma Inmetro NBR 8427), porm apenas as empresas produtoras de fibras qumicas adotaram plenamente o sistema (utilizando o dtex para a titulao de fibras contnuas e descontnuas). O tex um sistema bastante simples de se trabalhar, admitindo submltiplos como o decitex (ou dtex), cuja base 1 grama por 10.000 metros, utilizado principalmente em filamentos, ou militex (ou mtex), correspondendo a 1 grama por 100.000 metros, utilizado na titulao de fibras individuais, admitindo tambm mltiplos, como o quilotex (ou ktex) que utilizado na titulao de cabos que apresentam maior massa por metro. O ktex o equivalente a 1 grama por metro.

Sistema Indireto de Titulao


Os sistemas indiretos de titulao tomam como base a massa fixa e o comprimento varivel, ao contrrio do que acontece com os sistemas diretos de titulao onde a base comprimento fixo e massa varivel. Neste caso o ttulo do fio indiretamente proporciona sua espessura. Os sistemas de titulao mais conhecidos so: o ttulo ingls (para fios fiados em processos de fibra curta), estabelecido pela quantidade de meadas de 840 jardas (768,1 m) para se obter 1 libra (453,6 g) de fio e o ttulo mtrico (para fios fiados em processo de fibra longa) estabelecido pela quantidade de meadas de 1.000 metros cada para se obter 1.000 gramas de fio. O ttulo ingls usualmente abreviado por Ne, enquanto que o ttulo mtrico usualmente abreviado por Nm.

Frmulas para Obteno do Ttulo do Fio


O ttulo uma relao entre massa e comprimento onde, dependendo do sistema, um deles fixo e o outro varivel. Pode-se ento estabelecer frmulas para se conhecer a varivel desconhecida sabendo-se duas das outras entre ttulo, peso e comprimento. Para o sistema direto de titulao a frmula adotada : m k =cT onde: m = peso (massa) do fio, em gramas; k = valor constante resultante da diviso do comprimento fixo pela base massa que so: 9.000 para denier = 450 metros 0,05 grama 1.000 para tex = 1.000 metros 1 grama 10.000 para dtex = 10.000 metros 1 grama 1 para ktex = 1 metro 1 grama

37

c = comprimento do fio, metros; T = ttulo do fio. Ou seja: a massa do fio multiplicado pela constante igual ao comprimento multiplicado pelo ttulo. Exemplos de aplicao da frmula: a) Um fio com 5.000 metros de comprimento e 55,6 gramas de peso tem denier igual a: 55,6 gramas 9.000=5.000 metrosT logo, T =
55,6 9.000 =100 denier 5.000

b) Um fio com ttulo 150 dtex e 20.000 metros de comprimento tem massa em gramas igual a: m10.000 =20.000 metros150 denier
m= 20.000 150 =100 denier 10.000

c) Um fio com ttulo 20 tex e 500 gramas de peso tem comprimento em metros igual a: 500 gramas1.000=c 20 tex logo, c=
5001.000 = 25.000 metros 20

Para o sistema indireto de titulao a frmula adotada : c k =mT onde: c = comprimento do fio, em metros; k = valor constante resultante da diviso da massa fixa pela base de comprimento que so: 0,59 para Ne = 453,6 gramas 768,1 metros 1 para Nm = 1.000 gramas 1.000 metros m = peso (massa) do fio, em gramas; T = ttulo do fio. Ou seja, o comprimento do fio multiplicado pela constante igual ao seu peso multiplicado pelo ttulo. Exemplos de aplicao da frmula: a) Um fio com 25.000 metros de comprimento e 368,8 gramas de peso tem o ttulo ingls (Ne) igual a: 25.0000,59=368,8 T

38

T=

25.0000,59 = Ne 40 368,8

b) Um fio com ttulo Ne 20 e 1.500 gramas de peso tem comprimento em metros igual a: c0,59 =1.500 gramas Ne 20 logo, c= 1.500 20 =50.847 metros 0,59

Resumo dos Principais Sistemas de Titulao


Em resumo, os principais sistemas de titulao, seus smbolos e constante, esto indicados na tabela abaixo: Sistema Frmula Titulao denier militex direto m k =cT decitex tex quilotex indireto c k =mT inglesa mtrica Smbolo denier mtex dtex tex ktex Ne Nm Constante (k) 9.000 1.000.000 10.000 1.000 1 0,59 1 Utilizao Filamentos contnuos Fibras Filamentos contnuos Fios em geral Filamentos contnuos Fios de fibra curta Fios de fibra longa

Principais Sistemas de Titulao de Fios.

Converso de Sistemas de Titulao de Fios


A tabela abaixo possibilita a converso entre os principais sistemas de titulao: ktex ktex tex dtex denier Nm Ne tex/1.000 dtex/10.000 denier/9.000 1/Nm 0,59/Ne dtex/10 denier/9 1.000/Nm 590/Ne Denier/1,1 10.000/Nm 5.900/Ne 9.000/Nm 5.320/Ne Ne . 1,69 tex ktex . 1.000 dtex ktex . 10.000 tex . 10 denier ktex . 9.000 tex . 9 dtex . 0,9 Nm 1/ktex 1.000/tex 10.000/dtex 9.000/denier Ne 0,59/ktex 590/tex 5.900/dtex 5.320/denier Nm . 0,59

Formulrio de Converso entre Sistemas de Titulao.

39

Toro de Fios: Aspectos Tericos


No conceito geral, toro pode ser definida como: disposio espiral do(s) componente(s) de um fio que usualmente o resultado da toro relativa de suas extremidades. Em conceito mais especfico, pode-se definir toro de fio como: nmero de voltas que possui, por unidade de comprimento, ou seja, tores/m, tores/cm, tores/polegadas, etc. Quando da introduo do Sistema Internacional de Unidades (SI), nos diversos pases, a unidade de toro ficou determinada em tores/m ou em casos especficos, em tores/cm. Observa-se, entretanto, que grande parte das nossas indstrias utiliza ainda a unidade de tores/polegada, contrariamente s normas tcnicas.

Finalidade da Toro
A toro tem a finalidade de evitar que as fibras deslizem umas sobre as outras. A toro essencial para fornecer uma certa coeso mnima entre as fibras, sem a qual um fio que precisa ter significante resistncia trao no pode ser manufaturado. Esta coeso dependente das foras de frico fornecidas pela presso lateral entre as fibras, surgidas pela aplicao de uma carga de tenso ao longo do eixo do fio. Com a introduo dos fios de filamentos contnuos, entretanto, a finalidade da toro deve ser reconsiderada. Em fios de filamentos contnuos, a toro no necessria para dar-lhes resistncia trao, mas necessria para possibilitar uma resistncia satisfatria abraso, fadiga ou aos outros tipo de avarias associadas a foras outras que no fora de tenso e tipificado pelo rompimento de filamentos individuais, resultando no total rompimento da estrutura. Alta toro produz fio duro que altamente resistente a avarias desse tipo. A finalidade da toro em fios de filamentos contnuos , portanto, produzir uma estrutura coesa, que no pode ser desintegrada por foras laterais.

Direo da Toro
O fio pode ter duas direes de toro: S e Z. A verificao da direo da toro de um fio pode ser feita pela inclinao dada das fibras. A direo de toro S obtida pela toro das fibras no sentido horrio e a inclinao delas no sentido da esquerda quando observada de baixo para cima, confundindo-se assim com a poro central da letra S, conforme mostra a figura abaixo:

Tores Z e S, respectivamente. A direo de toro Z obtida pela toro das fibras no sentido anti-horrio, e a inclinao delas no sentido da direita quando observada de baixo para cima, confundindo-se assim com a poro 40

central da letra Z, conforme a mesma figura acima.

Clculo da Toro
Diversas frmulas so utilizadas para o clculo de toro. Provavelmente as mais conhecidas so: toro / pol = e Ne Onde: e = fator ou coeficiente de toro (ingls); Ne = ttulo ingls do fio.
toro / m=
m

Nm

Onde: e = fator ou coeficiente de toro (ingls); Nm = ttulo mtrico do fio. A quantidade de tores pode ser expressa tambm em tores/cm, estando ainda dentro das especificaes do SI. Para se converter tores/pol em tores/m, basta multiplicar a quantidade de tores/pol por 39,37. Desejando-se a quantidade de tores/cm, deve-se multiplicar por 0,3937, ou, dividir por 2,54.

41

You might also like