You are on page 1of 10

III FRUM DE PESQUISA FAU.

MACKENZIE I 2007

INVESTIGAO SOBRE SISTEMA DE VENTILAO NATURAL UTILIZANDO-SE O PROJETO ESTRUTURAL DE UM EDIFCIO 1 Dominique Fretin Ivana Bedendo Ladislao Pedro Szabo Henrique Benites Wagner Amodeo. Students: Thiago Vidal Pelakauskas, Arthur Francisco Rausch, Juliana da Cunha Miranda, Silvia Costa Monteiro, Boris Villen, Cinhia Kawano, Julio Csar de Morais, Sara de Almeida.Ferreira da Silva.

Resumo O grupo de pesquisa Posturas ambientais em Arquitetura e Urbanismo vinculado ao NAU e a FAU Mackenzie desenvolveu, em laboratrio de conforto ambiental e projeto de arquitetura, estudos enfocando tcnicas construtivas passveis aplicveis construo de arranha-cus na cidade de So Paulo, e adaptados ao ambiente natural e social de uma metrpole situada em regio tropical de altitude (+ou- 800m).

Desde o princpio, o objetivo foi discutir solues sustentveis que aproveitassem as energias naturais, fossem adaptadas s condies geogrficas locais e causassem o menor impacto possvel no meio ambiente e na vizinhana.

Paralelamente os resultados trouxeram subsdios para discusses sobre novas formas (marco de uma postura eco-ambiental).

decorrentes de novas possibilidades tcnicas: uma nova esttica s fachadas de edifcios

Escolhemos o tema ventilao por ser um dos fatores essenciais ao conforto em regies de clima quente e mido, a maior parte do ano. O exerccio focou um projeto de um edifcio multi-funcional, situado num terreno plano s margens do parque Ibirapuera, a mais extensa rea verde no centro da cidade de So Paulo.

Este terreno pertence municipalidade e, abriga um considervel complexo esportivo implantado desde 1954. O edifcio proposto atenderia s necessidades crescentes deste complexo incluindo escritrios para as federaes esportivas, salas para imprensa, espaos
1

(Adaptado do original apresentado no PLEA2006 - The 23rd Conference on Passive and Low Energy Architecture,

Geneva, Switzerland, 6-8 September 2006, sob o ttulo: INVESTIGATIONS ON A NATURAL VENTILATION SYSTEM USING THE STRUCTURE DESIGN OF A BUILDING.)

III FRUM DE PESQUISA FAU.MACKENZIE I 2007

reservados ao lazer e exposies, salas de espetculo, auditrios, um hotel, alojamentos para atletas, restaurantes, etc.

Partindo deste estudo inicial, neste trabalho, aprofundamos os estudos sobre um sistema de ventilao natural que utiliza a prpria estrutura do edifcio e tira partido de sua altura.

O objetivo: desenvolvimento de um projeto, dimensionamento e otimizao de um sistema de ventilao natural aplicvel a edifcios altos.

A forma inicial do edifcio (seco transversal e altura) j tinha sido estabelecida a partir de estudos e ensaios que verificaram os fluxos da ar em torno do edifcio de modo a 1) minimizar os impactos de turbilhonamento do vento no entorno (em particular na pista de atletismo descoberta do conjunto esportivo) e 2) garantir uma ventilao cruzada eficiente nos andares do edifcio, em funo da direo predominante dos ventos na regio.

A partir de primeiras idias do que seria um sistema passivo para captao dos ventos e

ventilao/aerao dos ambientes, definimos um modelo conceitual de um sistema possvel sudeste), dutos de ventilao, equipamentos de filtragem e controle dos fluxos de ar nos sol.

que inclui captadores de ventos direcionados para os ventos predominantes da regio (sul / ambientes e um sistema complementar de tiragem de ar por efeito chamin, aquecido pelo

Este estudo est nos permitindo analisar e avaliar o desempenho de um sistema de ventilao outro que o tradicional vento cruzado atravs dos ambientes, mas natural e controlvel

INTRODUO A idia de organizar uma oficina de projeto com nfase nas questes de conforto ambiental e, em particular da ventilao natural, surgiu da necessidade de promover o debate acerca de um assunto cada vez mais discutido no mundo de hoje: eficincia energtica associada tema, a equipe buscou incentivar as discusses, num primeiro momento no seio da possveis caminhos para solues de grandes problemas. Morando, estudando ou trabalhando numa das maiores aglomeraes urbanas do mundo, vivenciamos diariamente os problemas inerentes a uma metrpole.

sustentabilidade das obras arquitetnicas nas grandes cidades. Motivados pela relevncia do comunidade acadmica desta faculdade, com a inteno de levantar questes e discutir

Optou-se pelo desenvolvimento de um projeto de um arranha cu, simplesmente porque ele que a maioria dos altos edifcios que nos rodeiam, nem sempre tiveram um estudo

se tornou comum em nosso cotidiano e inevitvel em nosso sistema econmico. O problema aprofundado dos impactos que causam em seu meio ambiente, gerando por sua vez novos

III FRUM DE PESQUISA FAU.MACKENZIE I 2007

problemas. Altos edifcios podem ter um projeto de qualidade e interagir positivamente com seu entorno.

Modelos copiados de outros lugares se mostram problemticos porque no so adequados ao micro clima local e acabam acarretando gastos extras de energia, dispensveis ou minimizados se tivessem sido projetados em coerncia com a realidade micro climtica. Os trabalhos do arquiteto Ken Yeang serviram de inspirao uma vez que o arquiteto prope solues para um clima quente e mido (Malsia) e questiona a imagem puramente financeira da maioria dos aranhas-cu.

Verticalizar ou no? Eis a questo.......a primeira! Depois preciso pensar em verticalizar numa latitude de 23, 50 sob o trpico de

Capricrnio, com uma incidncia solar exagerada (quando comparada incidncia solar das regies de altas latitudes), altas temperaturas, altos ndices de umidade no ar e muitas precipitaes.

Proteo ou utilizao? Como equacionar? Professsores da FAUMackenzie envolvidos em programas de pesquisa sobre sustentabilidade e posturas ambientais em projetos de arquitetura e urbanismo propuseram a alunos da faculdade, um laboratrio envolvendo um projeto de um edifcio alto, de uso misto, propondo estudar um SISTEMA DE VENTILAO NATURAL CRUZADA.

Figura 01 A equipe trabalhando no Laboratrio de Conforto Ambiental.

O CLIMA DA REGIO METROPOLITANA DE SO PAULO A Cidade de So Paulo situa-se num planalto a 750m de altura em relao ao nvel do mar, razo pela qual as manhs e as noites so mais frescas e por vezes com a clssica "garoa possvel vivenciar as 4 estaes em 24 horas! paulistana". Em So Paulo, as 4 estaes do ano no so bem definidas mas em alguns dias,

III FRUM DE PESQUISA FAU.MACKENZIE I 2007

A latitude da regio metropolitana de So Paulo, cortada pelo Trpico de Capricrnio (23 30Sul), a altitude, a topografia acidentada e a influncia dos sistemas de circulao temperatura. perturbada so fatores que conduzem uma climatologia bastante diversificada em relao

A temperatura mdia anual situa-se entre 20oC e 24oC , podendo, nas reas mais elevadas, ser inferior a 18oC, devido ao efeito conjugado da latitude com a freqncia das correntes polares.

32oC. No inverno, a mdia das temperaturas mnimas varia de 6oC a 20oC, com mnimas reas mais elevadas.

No vero, principalmente no ms de janeiro, so comuns mdias das mximas de 30oC a

absolutas variando de 4o a 8oC, sendo que as temperaturas mais baixas so registradas nas

Com relao pluviometria, as chuvas so ora trazidas pelas correntes de sul, ora pelo

sistema de Oeste. A altura anual da precipitao nestas reas superior a 1.500 mm. O dezembro a maro.

perodo seco ocorre no inverno (junho, julho, e agosto) enquanto o perodo chuvoso vai de

Os ventos predominantes sopram do sul e sudeste, porm no so constantes nem fortes. Rajadas de maior fora e intensidade provm do noroeste. H outras variaes de direo, no nvel macro climtico, mas as maiores variaes ocorrem por conta da topografia irregular da regio (vales e colinas) e pela urbanizao / verticalizao.

Figura 02 Modelos de alta resoluo para os ventos regionais. GWT So Paulo City, SP - Fonte: Climatempo WRRC

III FRUM DE PESQUISA FAU.MACKENZIE I 2007

O PROJETO Como ponto de partida, escolheu-se um projeto de uma torre proposta para um concurso de arquitetura por professores do Mackenzie objetivando a renovao do conjunto esportivo do parque Ibirapuera na cidade de So Paulo que, na poca, era candidata a sediar os jogos olmpicos de 2008.

Propunha-se a construo de um edifcio alto para abrigar atividades previstas no programa do concurso de modo a liberar ao mximo a rea livre do terreno e ser, tambm, um marco arquitetnico para a cidade. As questes fundamentais que orientaram o projeto envolviam um programa complexo e extenso, uma rea construda pr-determinada, a altura do sustentabilidade do edifcio, do conjunto esportivo e de sua vizinhana. edifcio, as possibilidades tecnolgicas, os investimentos financeiros e, principalmente, a

Fig 03 Proposta para o edifcio Corte Norte-Sul.

A partir da definio de uma volumetria bsica e do sistema estrutural a ser utilizado, alguns simplificados foram construdos para investigaes de possibilidades com algumas solues alternativas.

Os conceitos de ventilao, tanto a renovao do ar e sensao de conforto dos usurios,

bem como o arrefecimento da estrutura, quanto interferncia da massa do edifcio para

III FRUM DE PESQUISA FAU.MACKENZIE I 2007

fundamentais para qualquer ambiente construdo em regies de clima quente e mido a maior parte do ano-, foram logo incorporados concepo geral do edifcio e de cada ambiente interno.

O desenho final em forma de gota resultou de um estudo em tnel de vento, das trajetrias do vento no conjunto esportivo e no bairro, alteradas pelo edifcio.

Fig 04 Studies for the shape in wind tunnel essays at Mackenzie University Laboratory. (2005)

A verticalizao do entorno prejudica a ventilao do local, modificando o regime da cidade, at a dcada de 1990, nunca levaram em conta as questes ambientais.

circulao dos ventos prximos superfcie. Os planos diretores e de zoneamento da

A proposta de um edifcio alto nesta regio, como marco arquitetnico e urbano, deve se preocupar com estas questes e tirar partido de todos os elementos ambientais circundantes.

sistema estrutural da lajes, imaginamos um sistema que pudesse captar os ventos

Aproveitando a orientao do edifcio, com seu maior eixo na direo sul / norte e tambm o

predominantes da regio (sul / sudeste) e ventilar cada um dos andares do edifcio.

Figura 05 Croquis do sistema de ventilao

Na face sul, voltada para os ventos predominantes, um sistema de captao dos ventos,

canaliza o ar atravs de dutos encaixados na estrutura, de um lado para o outro do edifcio.

III FRUM DE PESQUISA FAU.MACKENZIE I 2007

Vento canalizado, filtrado usando a fora natural dos ventos. Mas, se o ar em movimento essencial para garantir as condies de conforto em climas quentes e midos, h um conflito natural a ser administrado: numa metrpole como So Paulo, industrial e constantemente congestionada, h necessidade de ar condicionado, no tanto pelo conforto trmico mas par proteger da poluio do ar e da poeira em suspenso, principalmente em terrenos prximos a eixos virios importantes, como o caso do parque Ibirapuera, rodeado de grandes avenidas de trfego muito intenso ao longo do dia (Avenida Repblica do Lbano, avenida Ibirapuera, avenida 23 de maio, avenida Brasil, Avenida Brigadeiro Luis Antonio, etc.).

O problema fundamental era implantar um sistema de ventilao indireto que permitisse a

filtragem e o controle com o mnimo de energia para seu funcionamento, pois a ventilao proposto, utilizando os espaos abaixo das lajes e a prpria configurao da estrutura do

cruzada direta, atravs das janelas seria inconveniente e inconfortvel. Um sistema como o edifcio, permite a filtragem do ar antes de penetrar nos ambientes e, claro o seu controle. Sistemas auxiliares, seja atravs de insuflamento ou exausto mecnica ou ainda utilizando de energia.

um sistema de tiragem por chamin solar, reduziriam consideravelmente essas necessidades

Por outro lado, a regio de So Paulo no conta com ventos constantes e confiveis para garantir o seu aproveitamento contnuo. Somente os andares mais altos poderiam ter sua ventilao garantida (grfico da variao de velocidade do vento com a altura).

Figura 06 Variao da velocidade dos ventos com a altura. Fonte: Givoni, Baruch [1] & Ken Yeang [5]

No entanto a insolao muito mais intensa e constante ao longo do ano, e portanto, um sistema utilizando o sol seria mais indicado. Alm da captao direta dos ventos (na face que recebe a maior quantidade de radiao solar) que atua como uma chamin solar, durante os quais mais se necessita da ventilao. sul), prev-se outro sitema de tiragem de ar ao criar uma rea envidraada na face Norte (a forando a ventilao pelos dutos durante os dias ensolarados, portanto mais quentes e

III FRUM DE PESQUISA FAU.MACKENZIE I 2007

Ao abrigar funes diversas, no haveria a necessidade absoluta de andares tipos iguais. As diversas funes (teatro, hotel, escritrios e federaes esportivas) foram agrupadas em 4 grandes blocos separados por andares vazios criando jardins e praas intermedirias que possibilitam efeitos positivos no conforto dos ambientes e na insero de reas de lazer e contemplao da paisagem. (ref. ver Ken Yeang)

A orientao ao sol e aos ventos foi estabelecida de modo a garantir a cada unidade interna energias naturais para beneficio do edifcio e de todo o complexo.

as melhores condies ambientais de conforto, assim como a possibilidade de utilizao das

Modelos em 3D, testados em tnel de vento e solarscpio, permitiram a analise e a avaliao dos sistemas estruturais pensados, em relao ao desempenho do conforto dos ambientes internos e dos impactos do edifcio no entorno.

Figura 07 Experimento no tnel de vento.

PARQUE IBIRAPUERA Inserido no meio da malha urbana, 1,6 milho de m , 03 lagos artificiais que ocupam 157 mil m e vastas reas de gramados e jardins, o parque Ibirapuera o resultado da liberdade plstica, escultrica e expressiva de Oscar Niemeyer e do paisagista Roberto Burle Marx.

, sem dvida, o maior espao pblico da cidade e uma das nicas reas de lazer, visitado diariamente por mais de 200.000 pessoas, encantadas com o raro acervo de plantas Principal espao pblico. Inaugurado em 1954 para o quarto centenrio da cidade, o parque um dos maiores smbolos de So Paulo, um cone da Arquitetura Modernista e tombado pelo Patrimnio Histrico Brasileiro.

Um importante complexo esportivo margeia o parque. J foi sede dos jogos pan-americanos de 1963 e por esta razo foi sugerido para ser a eventual sede de jogos olmpicos.

III FRUM DE PESQUISA FAU.MACKENZIE I 2007

Figura 08 Localizao do Parque Ibirapuera na malha urbana..

CONCLUSO A noo de sustentabilidade em arquitetura, recm assimilada no Brasil e ainda est da imagem de empresas construtoras que querem se manter la page. O uso do ar

associada a conceitos equivocados, muitas vezes ligada a idias de marqueting e a melhoria condicionado amplamente difundido, pois fortemente vinculado imagem de status social e ainda, infelizmente, arraigado idia de que a energia eltrica abundante e barata. Esta mentalidade provocou o desenvolvimento da plstica dos edifcios, muitas vezes em detrimento da funcionalidade da arquitetura. Este trabalho foi, antes de tudo, de investigao, com objetivos didticos, a fim de explorar novas possibilidades construtivas perante um problema atual, real e, ao nosso entender, srio. Queramos investigar novas tcnicas aplicveis a edifcios altos, em meio urbano de ao mostrar que novas estticas podem ser alcanadas a partir de raciocnios ambientais. A soluo apresentada serve par mostrar que possvel aplicar aos projetos de edifcios

modo a levantar questes que sensibilizem a classe dos futuros arquitetos e crie polmica,

altos, solues passivas que no s melhoram as condies de habitabilidade dos espaos esttica nas construes locais.

com eficincia economia de energia, mas que tambm contribuem para a busca de uma nova

So Paulo uma metrpole com densidade de construes irregular, apresentando regies observado a tendncia verticalizao e a profuso de modelos muitas vezes importados de altamente verticalizadas ao lado de outras quase vazias. Em termos de edificaes, temos

pases ricos, principalmente nos prdios comerciais, sem a mnima preocupao em adaptar os projetos realidade climtica local, a no ser a instalao sistemtica de centrais de ar condicionado que consomem montes de energia. Se a preocupao est nascendo e

tomando fora, ela ainda incipiente. Os dados climticos so ainda insuficientes, pois so gerais e s recentemente inauguram-se estaes espalhadas pelos bairros da cidade para entender e registrar as diferenas micro-climticas numa megalpole que cobre uma rea to grande, com diferenas topogrficas e geogrficas marcantes. H, por exemplo, poucos estudos sistemticos sobre ventos, a no ser em torno dos dois principais aeroportos, o que

III FRUM DE PESQUISA FAU.MACKENZIE I 2007

10

representa um grande lacuna. Os dados disponveis limitam-se a direo e velocidades de

ventos predominantes (sul-sudeste e noroeste), portanto, este trabalho tambm vem alertar Paulo possa, atravs de sua arquitetura e de seu desenho urbano, enfrentar os desafios de um desenvolvimento sustentvel.

a urgncia e a importncia de estudos locais mais confiveis. Para que uma cidade como So

REFERNCIAS 1 GIVONI, BARUCH - Climate Considerations in Building and Urban design. John Wiley &sons, Inc., New York 2000 2 ROGERS, RICHARD Cities for a small planet, Ed. Phillip Gumuchdjian, London, 1997. 3 REIGOTTA, MARCOS Ecologia, elites e intelligentsia na Amrica latina: um estudo de suas representaes sociais. Annablumme, So Paulo, 1999. 4 DESNER SIMON The Principles of sustainability. Earthscan, London, 2002. 5 YEANG, KEN El rascacielos ecolgico. G.Gili, Barcelona, 2001. 6 COMISSO EUROPIA A green Vitruvius: Princpios e Prticas de Projecto para uma Arquitetura Sustentvel. Ordem dos Arquitetos, Portugal, 1999. 7 DANIELS, KLAUS The Technology of Ecological Building: Basic Principles and measures, examples and ideas. Birkhauser, Zurich, 1995. 8 RICHARDS, IVOR T.R. Hamzah & Yeang: ecology of the sky. Images, Australia, 2001.

You might also like