You are on page 1of 11

SANEAMENTO BSICO

um conjunto de procedimentos adotados numa determinada regio que visa proporcionar uma situao higinica e saudvel para os habitantes. Entre os procedimentos do saneamento bsico, podemos citar: tratamento de gua, canalizao e tratamento de esgotos, limpeza pblica de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resduos orgnicos (em aterros sanitrios regularizados) e materias (atravs da reciclagem). Outras atividades de saneamento so: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitaes. Com estas medidas de saneamento bsico, possvel garantir melhores condies de sade para as pessoas, evitando a contaminao e proliferao de doenas. Ao mesmo tempo, garante-se a preservao do meio ambiente.

FALTA DE SANEAMENTO BSICO


Comunidade sem condies mnimas de infraestrutura, sem gua tratada, com existncia de valas negras e acumulo de lixo, deixam a populao vulnervel a doenas. As aes pblicas de saneamento bsico so precrias: no h servios suficientes de esgotamento sanitrio, uma vez que parte dos domiclios lanam seus dejetos direto no rio e em lagoas, apenas uma pequena parcela dos domiclios possuem rede de esgoto. A falta de saneamento bsico causa doenas provocadas por verminoses, diarria, doenas de pele.

TRATAMENTO DA GUA
Conjunto de procedimentos fsicos e qumicos aplicados na gua para que esta fique em condies adequadas para o consumo (se torne potvel). O processo de tratamento de gua a livra de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas. A construo de um sistema completo de abastecimento de gua requer muitos estudos e pessoal altamente especializado. Com base nessas informaes, o sistema projetado para servir comunidade, durante muitos anos, com a quantidade suficiente de gua tratada. Para iniciarem-se os trabalhos, necessrio definir-se: (a populao a ser abastecida; a taxa de crescimento da cidade e suas necessidades industriais). PROCESSO CONVENCIONAL DE TRATAMENTO DE GUA

ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA - ETA

Captao A seleo da fonte abastecedora de gua processo importante na construo de um sistema de abastecimento, deve-se procurar um manancial com vazo capaz de proporcionar perfeito abastecimento comunidade. A captao pode ser superficial ou subterrnea. A superficial feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento. Se por bombeamento, uma casa de mquinas construda junto captao. Ela contm motobombas que sugam a gua do manancial e a enviam para a estao de tratamento. A subterrnea efetuada atravs de poos artesianos, perfuraes com 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a gua dos lenis subterrneos. Essa gua tambm sugada por motobombas instaladas perto do lenol dgua e enviada superfcie por tubulaes. A gua dos poos artesianos est, em sua quase totalidade, isenta de contaminao por bactrias e vrus, alm de no apresentar turbidez.

Tratamento da gua de captao superficial


composto pelas seguintes fases: Oxidao O primeiro passo oxidar os metais presentes na gua, principalmente o ferro e o mangans, que normalmente se apresentam dissolvidos na gua bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolveis na gua, permitindo, assim, a sua remoo nas outras etapas de tratamento. Coagulao A remoo das partculas de sujeira se inicia no tanque de mistura rpida com a dosagem de sulfato de alumnio ou cloreto frrico. Estes coagulantes, tm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal, o que mantm o pH da gua no nvel adequado. Floculao Na floculao, a gua j coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistncia. Decantao Na decantao, os flocos formados anteriormente separam-se da gua, sedimentando-se, no fundo dos tanques. Filtrao A gua ainda contm impurezas que no foram sedimentadas no processo de decantao. Por isso, ela precisa passar por filtros constitudos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retm a sujeira ainda restante. Desinfeco A gua j est limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substncia: o cloro. Este elimina os germes nocivos sade, garantindo tambm a qualidade da gua nas redes de distribuio e nos reservatrios.

Correo de pH Para proteger as canalizaes das redes e das casas contra corroso ou incrustao, a gua recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH.

Fluoretao Finalmente a gua fluoretada, em atendimento Portaria do Ministrio da Sade. Consiste na aplicao de uma dosagem de composto de flor (cido fluossilcico). Reduz a incidncia da crie dentria, especialmente no perodo de formao dos dentes, que vai da gestao at a idade de 15 anos.

Tratamento da gua de captao subterrnea


A gua captada atravs de poos profundos, na maioria das vezes, no precisa ser tratada, bastando apenas a desinfeco com cloro. Isso ocorre porque, nesse caso, a gua no apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que so necessrias ao tratamento das guas superficiais. Reservao A gua armazenada em reservatrios, com duas finalidades: manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando necessrio paralisar a produo para manuteno; atender s demandas extraordinrias, como as que ocorrem nos perodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usase muita gua ao mesmo tempo (na hora do almoo, por exemplo). Redes de distribuio Para chegar s casas, a gua passa por vrios canos enterrados sob a pavimentao das ruas da cidade. Essas canalizaes so chamadas redes de distribuio. Para que essa rede possa funcionar perfeitamente, necessrio haver presso satisfatria em todos os seus pontos. Onde existe menor presso, instalam-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo bombear a gua para locais mais altos. Ligaes domiciliares A ligao domiciliar uma instalao que une a rede de distribuio rede interna de cada residncia, loja ou indstria, fazendo a gua chegar s torneiras. Para controlar, medir e registrar a quantidade de gua consumida em cada imvel, instala-se um hidrmetro junto ligao.

TRATAMENTO DE ESGOTO
A gua utilizada de diversas maneiras no dia-a-dia, para tomar banho, lavar loua, na descarga do vaso sanitrio. Depois de eliminada, ela passa a ser chamada de esgoto. A origem do esgoto poe ser, alm de domstica, pluvial (gua das chuvas) e industrial (gua utilizada nos processos industriais). Se no receber tratamento adequado, o esgoto pode causar enormes prejuzos sade pblica por meio de transmisso de doenas. Seja pelo contato direto ou atravs de ratos, baratas e moscas. Ele pode ainda poluir rios e fontes, afetando os recursos hdricos e a vida vegetal e animal.

Para evitar esses problemas, as autoridades sanitrias instituram padres de qualidade de efluentes que tem dois objetivos fundamentais: a sade pblica e a preservao ambiental. Atravs da rede coletora pblica, o esgoto sai das residncias e chega estao de tratamento, denominada ETE. O sistema longo, pois o esgoto recolhido por ramais prediais e levado para bem longe, o que exige a realizao de grades obras subterrneas ao longo das ruas.

PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ESGOTO


Lodos ativados Neste sistema, o esgoto vai para tanques de aerao onde as bactrias existentes no prprio esgoto se alimentam da matria orgnica e consomem oxignio. Para que essas bactrias se desenvolvam mais rapidamente e acelerem o processo de decomposio, recebem oxignio atravs dos aeradores. Com isso, as bactrias se agrupam, eliminando a matria orgnica, e passam para o tanque de decantao, formando um lodo. Esse lodo recirculado para o tanque de aerao, e o excedente descartado atravs dos leitos de secagem. O sistema de lodos ativados est em operao nas cidades de Santa Maria, Rio Grande, Canoas, Santo ngelo e Sapucaia do Sul.

Tanques Imhoff Este sistema formado de unidades compactadas que possuem no mesmo tanque os processos de decantao e digesto do lodo, feitos por bactrias anaerbicas, isto , que no necessitam de oxignio. Do tanque Imhoff saem trs correntes: esgoto tratado, com reduo de sua carga orgnica, gs gerado no processo de digesto do lodo e o lodo digerido, que vai para o leito de secagem. As cidades de Torres, Esteio, Cachoeira do Sul e So Gabriel tm estaes com o tratamento atravs de tanques Imhoff.

Lagoas de estabilizao No interior das guas das lagoas, as bactrias e algas utilizam a matria orgnica para sobreviver e desta forma, fazem a autodepurao do esgoto. Rosrio do Sul, Santa Rosa, Rio Grande, Cachoeirinha e Gravata optaram pelo tratamento atravs de lagoas de estabilizao.

Disposio no solo A disposio de esgoto domstico no solo como processo de tratamento comunitrio uma prtica j antiga adotada pelo homem. Neste processo, o esgoto absorvido pela camada de solo atravs de bacias de infiltrao. Em Capo da Canoa, Xangril, Cidreira e Tramanda, a tcnica de tratamento escolhida foi a de disposio no solo.

Laboratrios Cada sistema de tratamento possui um laboratrio que processa as anlises e os exames fsicos, qumicos e bacteriolgicos, fornecendo os dados que permitem verificar a eficincia do tratamento e conhecer as caractersticas dos esgotos e efluentes. As anlises mais complexas so realizadas no laboratrio central, em Canoas, onde se encontram equipamentos sofisticados e alta tecnologia.

TRATAMENTO DO LIXO
Lixo, ou resduo, qualquer material considerado intil, suprfluo, sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. qualquer material cujo proprietrio elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar. O conceito de lixo pode ser considerado uma concepo humana, porque em processos naturais no h lixo, apenas produtos inertes. Muito do lixo pode ser reutilizado, atravs da reciclagem, desde que adequadamente tratado, gerando fonte de renda e empregos, alm de contribuir contra a poluio ambiental. Outros resduos, por outro lado, no podem ser reutilizados de nenhuma forma, como lixo hospitalar ou nuclear, por exemplo. O termo lixo aplica-se geralmente para materiais no estado slido, lquidos ou gases considerados inteis, so geralmente chamados de resduos (lquidos ou gasosos).

Tipos de Lixo
Lixo orgnico Lixo orgnico todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais tcnica e moderna, abordaramos os resduos slidos, sendo seu componente biolgico a matria orgnica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papis, madeira, etc. Mesmo na atualidade esse tipo de lixo considerado poluente e, quando acumulado, o lixo orgnico muitas vezes pode tornar-se altamente inatrativo, mal-cheiroso, em geral devido decomposio destes produtos. O principal componente do lixo orgnico o lixo humano, composto pelos resduos produzidos pelo corpo humano, tais como fezes e urina. O lixo humano pode ser altamente perigoso, uma vez que pode abrigar e transmitir com facilidade uma grande variedade de vermes, bactrias, fungos e vrus causadores de doenas. O lixo orgnico pode ser seletivizado e usado como adubo ou utilizado para a produo de certos combustveis como metano. Lixo inorgnico Lixo inorgnico inclui todo material que no possui origem biolgica, ou que foi produzida atravs de meios humanos, como plsticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformao da natureza, os materiais inorgnicos so representados pelos minerais. Muito do lixo inorgnico possui um grande problema: quando jogado diretamente no meio ambiente, sem tratamento prvio, demora muito tempo para ser decomposto. Outros produtos como metais no podem ser decompostos, acumulando-se com o tempo, a no ser que sejam reciclados.

Lixo txico Muito do lixo txico. Lixo txico inclui pilhas e baterias, que contm cidos e metais pesados em sua composio, certos tipos de tinta (como aquela usada nas impressoras), alm de rejeitos industriais. Lixo txico precisa receber tratamento adequado, ou pode causar srios danos ambientais e sade de muitas pessoas. Lixo altamente txico Lixo nuclear e hospitalar entram neste quesito. Estes produtos precisam receber tratamento especial, ou podem causar srios danos ambientais e sade de muitas pessoas. Lixo altamente txico deve ser isolado, enquanto lixo hospitalar deve ser incinerado.

Por origem
Lixo domstico: o lixo produzido pelas pessoas que moram dentro da casa.

Lixo urbano: o lixo produzido em instalaes pblicas (parques, por exemplo), em instalaes comerciais, bem como restos de construes e demolies.

Lixo industrial: gerado pelas indstrias, e geralmente altamente destrutiva ao meio ambiente ou sade humana.

Lixo hospitalar: a classificao dada produtos sem valor e considerados perigosos produzidos dentro de um hospital, como seringas usadas, aventais, etc. Por serem perigosos, podendo conter agentes causadores de doenas, este tipo de lixo separado do restante produzido dentro do hospital (restos de comida, etc), e geralmente incinerado.

Lixo nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustvel nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papis, etc), enfim, qualquer material que teve exposio prolongada radioatividade e que possue algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuarem a emitir radioatividade por longos perodos de tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.

Lixo Agrcola: So os resduos slidos das atividades agrcolas e da pecuria, como embalagens de adubos, rao, restos de colheitas e esterco de animal (grande escala).

Entulho/Calia: So resduos da construo civil como demolies e restos de obras, solos e escavaes. Este material geralmente inerte e sendo assim, passvel de reaproveitamento.

TRATAMENTO
Aterros sanitrios Aterros sanitrios so a maneira mais prtica, barata e usada de eliminar o lixo domstico e urbano, alm de esgoto no tratado. Utilizam grandes reas de terra, onde o lixo depositado. Porm, inutilizam vrios materiais que poderiam ser reciclados, alm de ser uma fonte de poluio do solo (lquidos que fluem do lixo para o solo, contendo bactrias e produtos txicos), de rios e lagos (quando tais lquidos fluem do aterro para corpos de gua na regio) e do ar (decomposio, que gera enormes quantidades de metano e outros agentes poluidores).

Reciclagem A reciclagem o processo de reaproveitamento de material orgnico e inorgnico do lixo. considerado o melhor mtodo de tratamento de lixo, em relao ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo enviado a aterros sanitrios, e reduz a necessidade de extrao de mais matria-prima diretamente da natureza. Porm, muitos materiais no podem ser reciclados continuadamente (fibras, em especial). A reciclagem de certos materiais vivel, mas pouco ou no praticada por ser economicamente invivel. Algumas formas de lixo, em especial, lixo altamente txico, no pode ser reciclada, e precisa ser descartado.

Incineradores Incineradores literalmente incineram o lixo, reduzindo-o a cinzas. So altamente poluidores, gerando enormes quantidades de poluentes, como gases que contribuem ao agravamento do efeito estufa. o mtodo utilizado para a destruio de lixo hospitalar, que pode conter agentes causadores de doenas potencialmente fatais.

Decomposio Matria orgnica pode ser decomposta. Alm de presente em aterros sanitrios, a decomposio pode ser utilizada para tornar lixo orgnico em adubo e composto. O metano, um produto comum da decomposio de material orgnico, pode ser utilizado como combustvel. Existem usinas que produzem metano utilizando lixo orgnico como matria-prima para outos fins.

Confinamento permanente Lixo altamente txico e duradouro, e que no pode ser destrudo, como lixo nuclear, precisa ser tratado e confinado permanentemente, e mantidos em algum lugar de difcil acesso, como tneis escavados a quilmetros abaixo do solo, por exemplo.

You might also like