You are on page 1of 8

SISTUF MANUAL

ACESSAR O SISTEMA VIA: https://sistuf.adj.com.br/ Obs: As GRU somente podero ser pagas via Banco do Brasil.

Inserir usurio e senha temporria enviada via email suporte_sistuf@adj.com.br

Efetuar alterao da senha temporria (recomendado): acessar Controle de Acesso e Alterar Senha do Usurio

1.

2. 3.

Inserir a senha temporria recebida no campo senha atual definir nova senha o campo nova senha confirmar a nova senha no campo nova senha

Acessando a relao de navios:

1. 2.

Navios Manter Navios

Nesta etapa poder pesquisar navios, caso ainda no tenham escalado um porto brasileiro, o mesmo no aparecer e com isto dever ser feito a incluso clicando em Incluir, certificar-se sobre correta insero dos dados do navio pois estes serviro de parmetros para gerar a GRU corretamente.

ATENO:

Tela para incluso de navios, atentar-se principamente para o lanamento do IRIM e TPB/DWT

Aps encontrar o navio ou incluir, acessar Navios e Manter Roteiro clicar no Box e depois em incluir

Aps clicar em Incluir aparecer a tela Incluir Roteiro, inserir os dados solicitados e informar o status da escala

Aps inserido os dados, clicar em enviar caso esteja tudo correto

Prximo passo, acessar Navios e Manter Escala

O navio includo no aparecer assim que esta tela abrir ento, clicar em incluir para insero de outros dados necessrios.

Inserir dados solicitados: 1. 2. Agncia Maritima Roteiro (o navio inserido em Manter Roteiro 3. Razo da Visita (escolher na lista suspensa) 4. Porto Visitado 5. Porto de Origem 6. Porto de destino 7. Data-hora de chegada(isto uma previso) 8. Data-hora de sada (isto uma previso) 9. Se realiza operao comercial 10. Se realiza operao de carga ou descarga Aps prenchido os campos necessrios, clicar em enviar

O navio aparecer na tela para se iniciar o processo final de gerao da GRU. 1. Clicar o Box ao lado do nome da Agencia Maritima 2. Clicar em Emititr Guia de Recolhimento da Unio

Poder ser diretamente impresso ou exportar via PDF, confira os dados antes de finalizar, notar que o valor da TUF (USD 1.500 ou 2.250 ou mais) esto de acordo ao TBP/DWT inseridos no incio da sesso, notar tambm que o valor de converso j consta na GRU.

Caso a GRU deva ser cancelada, clicar o BOX referente ao cancelamento e clicar em Excluir e posteriormente em confirmar caso tenha certeza. Se por alguma razo deva ser gerado uma GRU novamente do mesmo navio, basta clicar em incluir e re-iniciar o processo.

OBS: clicando em Ajuda Online podero encontrar as seguintes informaes, atentarem para esta leitura pois elucida ainda mais o acima exposto: Permite ao usurio gerenciar os dados da escala das embarcaes nos portos brasileiros, para elaborao do clculo da Tarifa nica de Faris (TUF). Regras aplicadas: 1) As escalas devem ser cadastradas segundo sua ordem cronolgica. 2) Somente possvel cadastrar escala cuja data-hora da sada do navio do porto seja posterior data-hora corrente. 3) O primeiro registro da escala deve indicar um porto estrangeiro como porto de origem. 4) O ltimo registro da escala deve indicar um porto estrangeiro como porto de destino. 5) Caso ocorra alterao na escala do navio em um dos portos, as escalas posteriores escala alterada devem ser excludas, em seguida deve ser alterado o porto de destino da escala anterior e cadastradas as demais escalas, segundo sua ordem cronolgica. 6) A alterao ou excluso da escala somente possvel at a data-hora prevista para sada do navio do porto. 7) O clculo para iseno da TUF aplicada a navios de passageiros (Regra nmero 11 abaixo listada) ser realizado pelo sistema quando o ltimo porto da escala do navio for cadastrado. 8) A excluso da escala, quando utilizada pelo usurio, realizada logicamente. Ou seja, no ocorre excluso de dados da base, sendo mantida a rastreabilidade das informaes originais. So consideradas isentas de recolhimento da TUF as embarcaes enquadradas nos casos abaixo, seguindo esta ordem de prioridade: 1) Embarcao nacional. 2) Embarcao de deslocamento inferior a 1.000 TPB.

3) Embarcao estrangeira que, sada de um porto onde haja pago o tributo, tocar ou der entrada em outro do mesmo Estado, ou regressar ao mesmo porto de onde tenha sado por motivo de arriba ou fora maior. 4) Embarcao estrangeira arribada por motivos humanitrios (salvamento), aquisio de medicamentos, gua, vveres, material de custeios, reparos, socorro, desembarque de nufragos ou doentes), no realizando receita no porto. 5) Embarcao despachada do campo petrolfero de Golfinho - ES. 6) Embarcao despachada do campo petrolfero de Jubarte - ES. 7) Embarcao de apoio martimo com despacho vlido para at 180 dias. 8) Embarcao que conduzir expedio cientfica, sempre que no faa operaes de comrcio. 9) Embarcao de instruo ou de guerra, desde que no faa operao de carga ou descarga. 10) Embarcao cujo pas de registro seja signatrio de acordo assinado com o Brasil contendo clusula de reciprocidade, e que reuna as condies e forma seguintes: a) ter feito duas viagens redondas na linha regular, para a qual est inscrevendo-se, durante o ano que antecede o requerimento de habilitao da regalia; b) possuir documentao hbil das Sociedades Classificadoras, contendo as caractersticas do navio. 11) Embarcao de passageiros de linhas regulares habitada pela autoridade fazendria a gozar das regalias atribudas aos paquetes, pagar a tarifa de utilizao de Faris somente nos dois primeiros portos em que derem entrada, tanto na viagem de direitura como na tornaviagem, recebendo da Capitania, Delegacia ou Agncia da Marinha do Brasil, do primeiro porto de entrada um 'Passe' que servir de prova nos demais portos. 3 As regalias de que trata o pargrafo anterior sero atribudas ou sustadas aos paquetes, nas condies e forma seguintes: I - O rgo competente da Secretaria da Receita Federal do Ministrio da Fazenda expedir o Certificado de Regalias de Paquete, a requerimento do interessado, desde que o Ministrio da Marinha decida e comprove, atravs de suas Capitanias, Delegacias e Agncias, que o navio rene as seguintes condies mnimas indispensveis: a) possuir acomodaes para passageiros em nmero igual ao da tripulao; b) ter feito duas viagens redondas na linha regular para a qual est inscrevendo-se durante o ano que antecede o requerimento de habitao da regalia; e c) possuir documentao hbil das Sociedades Classificadoras, contendo as caractersticas principais do navio.

You might also like