You are on page 1of 32

RESUMO O Estado como uma entidade age em nome de um conjunto de pessoas na medida em que este por si s define as necessecidades

da colectividade, necessidades estas que so de carcter social economico e politico, as quais se covertem em objectivos a atingir num periodo determinado, no obstante o estado ao atingir estes objectivos estar a concorrer para o bem-estar da colectividade, quando falo das necessidades do estado estou querendo referir das necessidades pblicas isto da colectividade. O estado na tentativa de satisfazer as necessidades de forma organizada uma vez que estas so ilimitadas este apoia-se de um plano, plano este que o estado a define suas metas atingir num periodo quinquenal. Como o estado age na colectividade o plano em causa tambm deve ser do ponto de vista colectivo isto deve abarcar as necessidades de todos seus constituintes, os quis devem ser capazes de desponibilizar parte das suas riquezas em forma de impostos para o estado assumir como receita e aplicar no suprimento das necessidades acima citadas em forma de despesa. Para garantir a correcta programao das despesas e alocao dos recursos, o estado v-se obrigado a se apoiar dum guio standard onde seja possivel dispor os recursos disponiveis de um lado e as necessidades por satisfazer de outro, dai estariamos perante ao Oramento do Estado, dispondo deste mecanismos remeterianos a uma outra situo a qual resumi-se que instrumentos ir o estado usar para a atingir os objectivos prdeterminados. A presente pesquisa que vos proponho ir fazer um estudo sobre A Gesto do Oramento Estatal, o qual feito numa base anual. Singindu-se no Oramento Geral do Estado de Moambique e abase legal que rege para a Gesto Oramental do Estado o SISTAFE (Sistema de Adiministrao Financeira do Estado).

CAPITULO I
2

1. INTRODUO Gesto o conjunto de tarefas que procuram garantir que a afectao eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organizao, afim de serem atingidos os objectivos prdeterminados (Henry Fayol: 1922)

A prossecuo dos objectivos econmicos de um pas feita atravs da correcta alocao dos recursos, isto , a correcta escolha dos sectores em que investir. A planificao das despesas e das Receitas feita atravs do Oramento numa base anual tendo em conta vrios aspectos. No entanto existe a necessidade de se olhar alm do curto prazo, mesmo porque certas iniciativas do estado tm resultado imediato. Sendo assim o estado v-se perante uma situao de iniciativa do ponto de vista plurianual, para fazer face a este tipo de iniciativa elabora-se o Cenrio Fiscal de Mdio Prazo.

Deve ser tambm preparado o Programa do Governo, onde sero definidas as estratgias adoptadas, que tero um impacto no desenvolvimento da economia. Elaborado o cenrio fiscal de mdio prazo e o programa do governo haver necessidade de coordenar estes instrumentos afim de que possam concorrer para a correcta aplicao dos recursos pblicos por meio do oramento geral do estado. Estes instrumentos no so suficientes para correcta gesto do oramento pblico dai o estado obrigado a criar leis a fim de fiscalizar desde a elaborao at a execuo do oramento do estado

No nosso pas (Moambique) o processo de elaborao do oramento tambm complexo no entanto deve se ter em conta que este seguir pressupostos adoptados pelo cenrio Fiscal de mdio prazo e pelo programa Quinquenrio do Governo.

1.2 Objectivos a) Geral Explicar a Gesto do Oramental do Estado, atravs da coordenao dos demais instrumentos que contribuem apara a elaborao e gesto do oramento do estado dos quais, o Cenrio Fiscal de Mdio Prazo (CFMP), o Programa do Governo de Moambique e o Sistema de Administrao Financeira do Estado (SISTAFE).

b) Especifico

Conceituar Oramento, e diversos instrumentos que so usando para a gesto oramental.

Explicar as funes do oramento e os princpios se ter em conta na elaborao do oramento.

Procurar explicar quais os procedimentos/fases para elaborao do Oramento do Estado tendo em ateno o nosso pas.

1.3 Justificativa O processo Oramental bastante complexo e exige um conjunto de medidas cujos efeitos devero ser bem estudadas antes de aplicados. O oramento no deve ser desenhado apenas para que proporcione um superavite mas sim para que seja capaz de provocar mudanas estruturarias positivas no plano scio econmico e ambiental. neste contexto que este trabalho tem a importncia ao procurar perceber como funciona o processo de gesto desse oramento atravs da coordenao entre o oramento, o cenrio fiscal de mdio prazo e programa do governo, e se esta coordenao efectiva ao ponto de produzir mudanas desejveis.
4

1.4 Metodologia No que se refere as pesquisas empregues na realizao deste trabalho de acordo com as formas de classificao, so as seguintes:
a) De ponto de vista de natureza foi aplicada a pesquisa aplicada, que objectiva gerar

conhecimentos para aplicao prtica dirigidos soluo de problemas especficos. Envolve verdades e interesses locais.

b) De acordo com a forma de abordagem foi aplicada a pesquisa qualitativa que

considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objectivo e a subjectividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros.

c) Do ponto de vista dos objectivos foi aplicada a pesquisa explicativa que visa

identificar os factores que determinam ou contribuem para a ocorrncia de fenmenos.

d) Do ponto de vista dos procedimentos tcnicos - foram a pesquisa bibliogrfica, feito

um levantamento que a pesquisa envolve consulta directa das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

CAPITULO II
5

2. O ORAMENTO ESTATAL

Para a prossecuo dos objectivos econmicos dos pases necessrio estabelecer planos e programas que racionalmente faro a alocao mais adequada as necessidades dessa economia, do fundos recolhidos e das despesas efectuadas. 2.1 Conceito de oramento Estatal No que se refere ao conceito do oramento existe um grande debate entre autores e ainda no existe uma concordncia em relao a este conceito. Deste modo, sero apresentadas apenas duas formas de abordar este conceito. O oramento do estado um instrumento de gesto que contm a proviso das receitas e das despesas pblicas apresentadas pelo governo Assembleia da Republica sob forma de proposta de lei RIBEIRO (1988: p.13) O oramento do estado um quadro geral bsico de toda actividade financeira do estado visto por seu intermdio procura-se fixar a utilizao dos fundos pblicos. simultaneamente uma proviso econmica ou um plano financeiro das receitas e despesas do estado para o perodo de um ano, cuja autorizao poltica deste plano visando garantir que direitos fundamentais dos cidados, quer o equilbrio e a separao dos poderes e ainda a limitao dos poderes financeiros da administrao para o perodo oramental (Sapo 2002) Nos termos do artigo 12 da Lei n09/2002 de 12 de Fevereiro O Oramento do Estado o documento no qual so previstas as receitas a arrecadar e fixadas as despesas a realizar num determinado exerccio econmico e tem por objectivo a prossecuo da poltica financeira do Estado. Assim, todas as instituies e rgos do Estado, dotadas de autonomia administrativa e financeira ou no, as autarquias e empresas pblicas devem apresentar as suas propostas do OE considerando as receitas e as despesas previstas O oramento um instrumento de extrema importncia para a gesto dos fundos pblicos, visto que direcciona os fundos e os gastos para determinadas actividades ou sectores, que sero
6

impulsionadores do crescimento econmico. Deste modo, o oramento um instrumento de planeamento de recursos. 2.2 Funo ou Dimenso do Oramento 2.2.1 Funo Econmica Em primeiro lugar o oramento tem uma variante econmica importante e apresenta uma viso global das fianas pblicas envolvendo a programao de despesas. No se trata apenas de uma formulao previsional de um conjunto de despesas e das respectivas modalidades de obter as receitas que as torna possvel mas o muito importante trata-se de estabelecer um conjunto de processo que expresse uma determinada forma de racionalidade da cincia econmica:
a) Como atingir determinados objectivos, em geral a um nmero crescente de populao de

determinados nveis em relao ao bem-estar econmico social com o menor volume de recursos; b) Como delimitar os objectivos a alcanar, os objectivos quantificados nas despesas em funo do seu impacto econmico-social e dar sua exigibilidade face a um recurso de volume limitado. c) Por que as aplicaes que so feitas dos recursos disponveis evoluem o progresso da riqueza pblica local, a funo econmica do oramento pretende ainda assegurar que estes recursos sejam aplicados de modo a prosseguir objectivos de racionalidade econmica eficincia e eficcia de forma a maximizar a utilidade social. O oramento Pblico influncia o quadro macroeconmico sendo por ele tambm influenciado os recursos financeiros aplicados por exemplo nas transferncias sociais para as famlias na melhoria das condies remuneratrios dos trabalhadores da funo pblica ou em grandes projectos de investimentos pblico afectam positiva e directamente grandes agregados macroeconmicos. 2.2.2 Funo Politica
7

Em geral o oramento do estado aprovado pelas mais altas instantes do poder poltico no caso de Moambique compete a assembleia da Republica aprovar o plano de oramento do estado contm componente poltico importante j que se apresenta institucionalmente legitimado, garantindo os deveres e salvaguardando os direitos dos diferentes intervenientes que esteja no lado da captao de receitas quer esteja na perspectiva de aplicao dos recursos. O oramento constitui uma autorizao poltica considerada pelo poder legislativo mediante a aprovao formal da proposta elaborada e submetida pelo poder executivo. O oramento na essncia um documento por reflectir as politicas e as prioridades de um governo consubstanciados dos tipos e estruturas quer dos recursos financeiros obtidas na economia quer da sua afectao as polticas sectoriais e aos programas e projectos. Tal significa que toda e qualquer despesa ou receita tem na sua natureza e montante um fundamento e objectivo. Se um governo pretende com base no seu programa melhorar a segurana do cidado em melhorar organizar a rede de sade primria, aliviar a carga fiscal das empresas para reduzir a tributao sobre o rendimento da famlia ento cada um dos seus oramentos anuais deve reflectir estas opes. 2.2.3 Funo Jurdica como resultante da componente anterior o oramento uma instituio jurdica fundamenta actividade financeira do estado atravs da qual se delimitam os poderes de diferentes rgos da administrao financeira. Num sistema de deciso h vrios nveis como o caso de Moambique poder pensar-se o oramento do estado apenas um somatrio dos diferentes oramentos Provinciais no s como tambm expressa o conjunto das decises tomadas a nvel central, estabelecendo um relacionamento com os oramentos aprovados pela assembleia da repblica de cada pas. O oramento constitui um instrumento sob forma de lei que limita os poderes financeiros no que respeita a realizao das despesas e obteno das receitas. CAPITULO III

3. GESTO DO ORAMENTO ESTATAL Compete ao governo executar o oramento de modo a atingir os objectivos pr concebidos os quais geralmente ficam inscritos no Programa do Governo. do conhecimento geral que nem sempre o estado dispe de recursos suficientes para atingir os seus objectivos dai que este V-se obrigado a optar pelo princpio de economicidade o qual determina a utilizao racional dos recursos financeiros e a melhor gesto da tesouraria.

3.1 Elaborao do Oramento do Estado A elaborao da proposta do Oramento do Estado, cuja aprovao da competncia da Assembleia da Repblica, passa pelas seguintes etapas: elaborao e comunicao das Orientaes e dos Limites Indicativos de Despesas de Funcionamento e de Investimento e de Metodologias s diferentes instituies; elaborao, compatibilizao e aprovao das propostas pelas diferentes instituies; entrega das propostas ao Ministrio da Planificao e Desenvolvimento; avaliao das propostas pelos Ministrios da Planificao e Desenvolvimento e das Finanas; elaborao da proposta de Oramento do Estado (Despesas de Funcionamento e Despesas de Investimento) e sua apresentao ao Governo; aprovao do projecto de Oramento do Estado pelo Governo e sua submisso apreciao pela Assembleia da Repblica.

3.1.1 Princpios e Regras Gerais de Elaborao do Oramento do Estado A Lei do SISTAFE impe a observncia de princpios e regras gerais na elaborao do Oramento do Estado. Assim, de acordo com a referida Lei, na sua preparao e execuo, o Oramento do Estado observa, de entre outros os seguintes princpios e regras: anualidade,
9

unidade, universalidade, especificao, no compensao, no consignao, equilbrio e publicidade. anualidade: o Oramento do Estado tem um perodo de validade e de execuo anual, sem prejuzo da existncia de programas que impliquem encargos plurianuais; unidade: o Oramento do Estado apenas um; universalidade: todas as receitas e todas as despesas que determinem alteraes ao patrimnio do Estado devem ser obrigatoriamente inscritas no Oramento do Estado; especificao: cada receita e cada despesa deve ser suficientemente individualizada, excepto a dotao provisional que se destina afectao para a realizao de despesas no previsveis e inadiveis; no compensao: as receitas e despesas devem ser inscritas de forma ilquida; no consignao: o produto de quaisquer receitas no pode ser afectado cobertura de determinadas despesas especficas, ressalvadas as excepes previstas; equilbrio: todas as despesas previstas devem ser efectivamente cobertas por receitas inscritas no Oramento do Estado; publicidade: a Lei Oramental, as tabelas de receitas e as tabelas de despesas e bem assim as demais informaes econmicas e financeiras julgadas pertinentes devem ser publicadas em Boletim da Repblica.

As Orientaes e os Limites Indicativos constam de um documento especfico anualmente elaborado e divulgado pelos rgos e/ou instituies centrais, provinciais e Governos Distritais. Nesse documento so estabelecidos: as orientaes polticas e as prioridades que as instituies devem respeitar na afectao e programao dos recursos a elas atribudos. As orientaes e prioridades so baseadas nas grandes linhas definidas no Programa do Governo 2005-2009 e no PARPA II, bem como no CFMP e no Plano Econmico e Social;

10

os prazos aos quais se sujeitam as instituies na elaborao e apresentao das suas propostas;

os cmbios a utilizar na programao; e demais orientaes a considerar na elaborao das propostas.

Elaborao e Aprovao da Proposta de Oramento do Estado (Receitas e Despesas) 3.2.1 Aspectos Gerais Relativos Elaborao e Aprovao da Proposta 3.2.1.2 Aspectos Gerais O processo de elaborao das propostas no seio de cada instituio passa, em regra, pelos seguintes fases: recolha de informao no seio da instituio; globalizao da informao ao nvel da instituio; verificao do cumprimento das Orientaes e Limites Indicativos de Despesa e introduo dos ajustes necessrios; elaborao do processo contendo a proposta; aprovao da proposta pelo rgo competente da instituio e sua transmisso ao Ministrio da Planificao e Desenvolvimento. Importa evidenciar alguns aspectos relativos s propostas de Oramento, nomeadamente: as propostas so elaboradas com base no preenchimento das fichas apresentadas em anexo; as fichas relativas s receitas previstas e s despesas a serem financiadas por recursos internos so preenchidas a preos correntes; as fichas relativas aos recursos e s despesas a serem financiadas por fontes externas so preenchidas com base nas moedas dos correspondentes financiamentos.

11

3.2.2 Globalizao da Informao Recolhida Recolhida a informao, com base nas fichas preenchidas de acordo com as respectivas instrues apresentadas em anexo, o rgo competente procede sua globalizao, que consiste em reunir as informaes relativas a cada rgo que consta do Estatuto Orgnico e a cada instituio subordinada ou tutelada em fichas nicas de modo a dispor da situao global de toda a instituio. 3.2.3 Verificao do Cumprimento das Orientaes e dos Limites de Despesa Uma vez globalizada a informao ao nvel de toda a instituio, deve ser verificada a adequao da proposta que da resultar s orientaes e aos limites comunicados e serem introduzidos os ajustes que se mostrarem necessrios. Caso se verifique o incumprimento (das orientaes, limites ou metodologias) ou fraca fundamentao da proposta, a instituio dever solicitar instituio subordinada ou tutelada informaes adicionais ou a correco das informaes anteriormente enviadas. Em caso algum dever ser aceite uma proposta mal elaborada ou incompleta. Caso os limites sejam ultrapassados, a instituio deve reunir a informao detalhada que permita identificar e fundamentar a origem do desvio, para efeitos de sua apresentao ao rgo competente que aprova a proposta de Despesas de Funcionamento.

3.2.4 Elaborao do Processo Contendo a Proposta O processo que rene a proposta de oramento da instituio deve conter: um documento de fundamentao da propostas de Despesas de Funcionamento; Um anexo contendo: as fichas de Receitas globalizadas para toda a instituio e as relativas a cada rgo definido no Estatuto Orgnico e a cada instituio subordinada ou tutelada, devendo ser citado o Diploma Legal que estabelece cada uma das receitas;

12

as fichas de Despesas de Funcionamento globalizadas para toda a instituio e as relativas a cada rgo definido no Estatuto Orgnico e a cada instituio subordinada ou tutelada.

O documento de fundamentao ter uma capa e ser estruturado por captulos, como se indica a seguir. A capa deve indicar a designao da instituio, a inscrio Proposta de Oramento do Estado Receitas e Despesas de Funcionamento e o Ano Econmico a que se refere:
Captulo I Apresentao da Proposta Captulo II Receitas Captulo III Despesas de Funcionamento Parte I Despesas Correntes I.1 Despesas com o Pessoal I.1.1 Salrios e Remuneraes I.1.2 Outras Despesas com o Pessoal I.2 Bens e Servios I.3 Outras Despesas Correntes I.4 - Exerccios Findos Parte II Despesas de Capital II.1 Bens de Capital II.2 Outras Despesas de Capital

Aprovao da Proposta ao Nvel da Instituio e seu envio Direco Provincial do Plano Finanas e ao Ministrio da Planificao e Desenvolvimento Elaborado o processo contendo a proposta de oramento este submetido aprovao do rgo competente da instituio e transmitido, por via protocolar, ao Ministrio da Planificao e Desenvolvimento que em colaborao com o Ministrio das Finanas, proceder ao seu tratamento de acordo com as normas e procedimentos internos. 3.3 Oramento do Estado Receitas
O Artigo 14 da Lei do SISTAFE estabelece: 1. Constituem receita pblica todos os recursos monetrios ou em espcie, seja qual for a sua fonte ou natureza, postos disposio do Estado, com ressalva daquelas em que o Estado seja mero depositrio temporrio.

13

2. Nenhuma receita pode ser estabelecida, inscrita no Oramento do Estado ou cobrada seno em virtude de lei anterior e, ainda que estabelecidas por lei, as receitas s podem ser cobradas se estiverem previstas no Oramento do Estado aprovado. 3. Os montantes de receita inscritos no Oramento do Estado constituem limites mnimos a serem cobrados no correspondente exerccio. Assim, todas as instituies e rgos do Estado, dotadas de autonomia administrativa e financeira ou no, as autarquias e empresas pblicas, devem apresentar a totalidade das receitas previstas, mencionando a base legal que as estabelece. O preenchimento das fichas feito numa base anual, quando referncia diferente no especificada. Para efeitos de sistematizao da informao relativa s receitas, so estabelecidos modelos especficos e que a seguir se apresentam:
Ficha Ficha RF 1 Finalidade: Recolha de informao sobre Receitas Fiscais Deve ser preenchida por: MF-DGI e DGA em coordenao com as DPPFs e as Delegaes das Alfndegas MF-DGI e DGA em coordenao com as DPPFs e as Delegaes das Alfndegas DPPFs em coordenao com MFDGI. DPPFs em coordenao com MFDGI. Todas as instituies de mbito central, incluindo as dotadas de autonomia administrativa e financeira (excepto Governos Distritais, autarquias e empresas pblicas). Todas as instituies de provincial (excepto Governos Distritais, autarquias e empresas pblicas). Modelo especfico para os Governos Distritais. Todas as instituies de mbito central, incluindo as dotadas de autonomia administrativa e financeira (excepto Governos Distritais, autarquias e empresas pblicas).

Ficha RF 2

Receitas no Fiscais, Receitas Consignadas e Receitas de Capital Receitas Fiscais Receitas no Fiscais, Receitas Consignadas e Receitas de Capital Receitas no Fiscais Previstas e Aplicaes

Ficha RF 3 Ficha RF 4 Ficha RC 1

Ficha RC 2

Receitas no Fiscais Previstas e Aplicaes

Ficha RC 3 Ficha RD 1

Receitas no Fiscais Previstas e Aplicaes Receitas Consignadas Previstas e Aplicaes

14

Ficha Ficha RD 2

Finalidade: Recolha de informao sobre Receitas Consignadas Previstas e Aplicaes

Deve ser preenchida por: Todas as instituies mbito de provincial (excepto Governos Distritais, autarquias e empresas pblicas). Modelo especfico para os Governos Distritais. Modelo especfico para as autarquias Modelo especfico para as autarquias

Ficha RD 3 RC-A RD-A

Receitas Consignadas Previstas e Aplicaes Receitas Fiscais, no Fiscais, Receitas Consignadas e Receitas de Capital Situao Financeira das Autarquias

A Ficha RF-1 Receitas Fiscais uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas Fiscais segundo a classificao econmica e territorial. Tal como mencionado um modelo especfico do MF- DGI e DGA e respectivos rgos provinciais. A Ficha RF-2 Receitas no Fiscais, Receitas Consignadas e Receitas de Capital uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas no Fiscais, Receitas Consignadas e Receitas de Capital segundo a classificao econmica e territorial, e deve ser preenchida pelo MF-DGI e DGA e respectivos rgos provinciais. A Ficha RF-3 Receitas Fiscais uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas Fiscais segundo a classificao econmica e territorial e deve ser preenchida pelas DPPFs em coordenao com MF-DGI. A Ficha RF-4 Receitas no Fiscais, Receitas Consignadas e Receitas de Capital uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas no Fiscais, Receitas Consignadas e Receitas de Capital segundo a a classificao econmica e territorial e deve ser preenchida pelas DPPFs em coordenao com MF-DGI. A Ficha RC-1 Receitas no Fiscais: Previstas e Aplicaes uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas no Fiscais previstas e respectivas aplicaes segundo a classificao econmica e territorial e deve ser preenchida por todas as instituies de mbito central, incluindo as dotadas de autonomia administrativa e financeira. A Ficha RC-2 Receitas no Fiscais: Previstas e Aplicaes uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas no Fiscais previstas e respectivas aplicaes segundo a
15

classificao econmica e territorial e deve ser preenchida por todas as instituies de mbito provincial. A Ficha RC-3 Receitas no Fiscais: Previstas e Aplicaes uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas no Fiscais Previstas e respectivas aplicaes segundo a classificao econmica e territorial e deve ser preenchida por todas os Governos Distritais . A Ficha RD-1 Receitas Consignadas: Previstas e Aplicaes uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas Consignadas previstas e respectivas aplicaes segundo a classificao econmica e territorial e deve ser preenchida por todas as instituies de mbito central, incluindo as dotadas de autonomia administrativa e financeira. A Ficha RD-2 Receitas Consignadas: Previstas e Aplicaes uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas Consignadas previstas e respectivas aplicaes segundo a classificao econmica e territorial e deve ser preenchida por todas as instituies de mbito provincial. A Ficha RD-3 Receitas Consignadas: Previstas e Aplicaes uma ficha que apoia a sistematizao das Receitas Consignadas previstas e respectivas aplicaes segundo a a classificao econmica e territorial e deve ser preenchida por todas os Governos Distritais. A Ficha RC-A Receitas Fiscais, no Fiscais, Receitas Consignadas e Receitas de Capital uma ficha que apoia a sistematizao da Receitas Fiscais, no Fiscais, Receitas Consignadas e Receitas de Capital e deve ser preenchida por todas as autarquias. A Ficha RD-A Situao Financeira das Autarquias uma ficha que apoia a sistematizao da Situao Financeira das Autarquias e deve ser preenchida por todas as autarquias.

3.4 Oramento do Estado Despesas O Artigo 15 da lei acima citada Lei estabelece:
Constitui despesa pblica todo o dispndio de recursos monetrios ou em espcie, seja qual for a sua provenincia ou natureza, gastos pelo Estado, com ressalva daqueles em que o beneficirio se encontra obrigado reposio dos mesmos.
16

Nenhuma despesa pode ser assumida, ordenada ou realizada sem que, sendo legal, se encontre inscrita devidamente no Oramento do Estado aprovado, tenha cabimento na correspondente verba oramental e seja justificada quanto sua economicidade, eficincia e eficcia. As despesas s podem ser assumidas durante o ano econmico para o qual tiverem sido oramentadas. As dotaes oramentais constituem o limite mximo a utilizar na realizao de despesas pblicas, no correspondente exerccio.

Nestes termos, todas as instituies e rgos do Estado, dotadas de autonomia administrativa e financeira ou no, as autarquias e empresas pblicas devero prever as despesas que podero assumir no exerccio econmico objecto de programao, para que seja possvel a execuo das referidas despesas. 3.4.1 Oramento do Estado Despesas de Funcionamento A informao relativa s Despesas de Funcionamento deve ser sistematizada nos modelos que a seguir se apresentam:
Ficha Ficha OC D Finalidade: Recolha de informao sobre Despesas de Funcionamento Resumo mbito Distrital Despesas de Funcionamento Resumo Provincial Despesas com o Pessoal Deve ser preenchida por: Deve ser preenchida exclusivamente pelos Governos Distritais. Deve ser preenchida exclusivamente pelas DPPFs. Todas as instituies de mbito central, provincial e Governos Distritais, as dotadas de autonomia administrativa e financeira e autarquias (excepto empresas pblicas).

Ficha OC PP Ficha OC 1

17

Ficha Ficha OC 1 A

Finalidade: Recolha de informao sobre Salrios e Remuneraes: Funes de Direco, de Chefia e Lugares de Confiana

Deve ser preenchida por: Todas as instituies de mbito central, provincial e Governos Distritais, as dotadas de autonomia administrativa e financeira e autarquias (excepto empresas pblicas). Todas as instituies de mbito central, provincial e Governos Distritais, as dotadas de autonomia administrativa e financeira e autarquias (excepto empresas pblicas). Todas as instituies de mbito central, provincial e Governos Distritais, as dotadas de autonomia administrativa e financeira e autarquias (excepto empresas pblicas). Todas as instituies de mbito central, provincial e Governos Distritais, as dotadas de autonomia administrativa e financeira e autarquias (excepto empresas pblicas). Todas as instituies de mbito central, provincial e Governos Distritais, as dotadas de autonomia administrativa e financeira e autarquias (excepto empresas pblicas). Todas as instituies de mbito central, provincial e Governos Distritais, as dotadas de autonomia administrativa e financeira e autarquias (excepto empresas pblicas). Deve ser preenchida exclusivamente pelas DPPFs.

Ficha OC 1B

Outras Despesas com o Pessoal: Funes de Direco, de Chefia e Lugares de Confiana

Ficha OC 1C

Salrios e Remuneraes: Carreiras e Categorias Profissionais

Ficha OC 1D

Outras Despesas com o Pessoal: Carreiras e Categorias Profissionais

Ficha OC 2

Bens, Servios, Transferncias Correntes, Outras Despesas Correntes e Exerccios Findos

Ficha OC 3

Despesas de Capital

Ficha OC 4

Fundamentao do Despesas de Funcionamento dos Governos Distritais

18

Ficha Ficha OCDP

Finalidade: Recolha de informao sobre Despesas de Funcionamento Resumo mbito Distrital

Deve ser preenchida por: Deve ser preenchida exclusivamente pelas DPPFs.

O preenchimento das fichas feito numa base anual, quando a referncia diferente no especificada. Face especificidade de algumas despesas, chama-se a ateno particular para o seu preenchimento, nomeadamente:
Classificao Econmica Cdigo Instrues Especficas Descrio Salrios e Remuneraes do Pessoal Militar Deve ser preenchido exclusivamente pelo MDN e FADM. Programao deve ser global para o rgo ou instituio. Deve ser preenchido exclusivamente pelo MDN e FADM. Deve ser preenchido apenas para o mbito central e para as funes iguais ou superiores a Secretrio do Estado ou equiparado. Deve ser preenchido apenas para as funes iguais ou superiores a de Chefe de Departamento Central no mbito central e para as funes de Director Provincial ou equiparado nvel dos rgos ou instituies de mbito provincial.

111005

111008

Remuneraes Extraordinrias

112004

Pessoal militar

112005

Representao

112006

Subsdio de Combustvel e Manuteno de Viaturas

19

Classificao Econmica Cdigo 121004 Instrues Especficas Descrio Construes e Equipamentos Militares Deve ser preenchido exclusivamente pelo MDN e FADM. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas e Direces Provinciais do Plano e Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas em coordenao com o Ministrio da Mulher e Coordenao da Aco Social/Instituto Nacional de Aco Social. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio da Administrao Estatal em coordenao com o Ministrio das Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas, em coordenao com o Ministrio da Sade, ao nvel central e pelas respectivas Direces Provinciais ao nvel provincial. Deve ser preenchido exclusivamente pela Assembleia da Repblica em coordenao com o Ministrio das Finanas.

130000

Encargos da Dvida

142000

Transferncias para Administraes Privadas

143100

Penses Civis - em todas as categorias Penses Militares - em todas as categorias Subsdio de Alimentos

143200

143301

143402

Subsdios de Dirigentes Cessantes

143403

Deslocao de Doentes

143404

Previdncia Social dos Deputados

20

Classificao Econmica Cdigo 143405 Instrues Especficas Descrio Subsdio de Reintegrao Deputados Deve ser preenchido exclusivamente pela Assembleia da Repblica em coordenao com o Ministrio das Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio da Administrao Estatal em coordenao com o Ministrio das Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas, em coordenao com o Ministrio dos Negcios Estrangeiros e Cooperao. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas, em coordenao com o Ministrio dos Negcios Estrangeiros e Cooperao. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas. Deve ser preenchido exclusivamente pelo Ministrio das Finanas.

143406

Outras Despesas com Dirigentes Cessantes

144001

Transferncias Organismos Internacionais Gerais

150000

Subsdios

160001

Dotao Provisional

160003

Visitas de Chefes de Estado

160002

Restituio de Cobranas Indevidas

230001

Dotao Provisional

240000

Operaes Financeiras

21

A Ficha OC D Despesas de Funcionamento Resumo mbito Distrital visa a recolha e sistematizao de informao relativa s Despesas de Funcionamento dos rgos e instituies distritais, segundo a classificao econmica desagregada at ao 2 dgito. A Ficha OC-1 Despesas com o Pessoal uma ficha resumo que resulta da agregao das fichas OC-1A, 1B, 1C e 1D. A Ficha OC-1A Salrios e Remuneraes: Funes de Direco, de Chefia e Lugares de Confiana - auxilia a recolha e sistematizao da informao relativa s diferentes formas de Salrios e Remuneraes, especficas aos lugares de direco, de chefia, e de confiana, em cada instituio. A Ficha OC-1B Outras Despesas com o Pessoal: Funes de Direco, de Chefia e Lugares de Confiana - auxilia a recolha e sistematizao da informao relativa s diferentes classificaes de Outras Despesas com o Pessoal, especficas aos lugares de direco, de chefia, e de confiana, em cada instituio. A Ficha OC-1C Salrios e Remuneraes: Carreiras e Categorias Profissionais - auxilia a recolha e sistematizao da informao relativa s diferentes formas de Salrios e Remuneraes, por carreiras e categorias profissionais, em cada instituio. A Ficha OC-1D Outras Despesas com o Pessoal: Carreiras e Categorias Profissionais auxiliam a recolha e sistematizao da informao relativa s diferentes classificaes de Outras Despesas com o Pessoal, por carreiras e categorias profissionais, em cada instituio. A Ficha OC-2 Bens, Servios, Transferncias Correntes, Outras Despesas Correntes e Exerccios Findos uma ficha que rene de forma desagregada e de acordo com a classificao econmica, as despesas previstas para cada instituio. A Ficha OC-3 Despesas de Capital uma ficha que rene de forma desagregada e de acordo com a classificao econmica, as despesas de capital enquadradas no Despesas de Funcionamento de cada instituio.

22

A Ficha OC-4 Fundamentao do Despesas de Funcionamento das Administraes Distritais uma ficha que resume as receitas e as despesas de cada Administrao Distrital. A Ficha OC-DP Despesas de Funcionamento Resumo mbito Distrital uma ficha que serve para a recolha e sistematizao de informao relativa s Despesas de Funcionamento dos Distritos da Provncia, segundo a classificao econmica desagregada at ao 2 dgito. 3.5 Oramento do Estado Despesas de Investimento 3.5.1 mbito e Alguns Aspectos Metodolgicos O domnio coberto pelo Oramento do Estado Despesas de Investimento, enquanto instrumento vocacionado para o enquadramento das aces do Sector Pblico. A recolha de informao tambm feita junto de todas as instituies, dotadas ou no de autonomia administrativa e financeira, autarquias, empresas pblicas, que se encarregam das aces, projectos ou programas cuja incluso no Oramento do Estado Despesas de Investimento se pretende. As fichas de recolha de informao encontram-se anexadas a esta Metodologia. Elas compemse de dois grupos, sendo um dedicado identificao e o outro programao financeira:
Ficha Ficha OI D Ficha OI PP Ficha OI 1 A Finalidade: Recolha de informao sobre Despesas de Investimento Resumo mbito Distrital Despesas de Investimento Resumo Provincial Identificao do projecto ou programa Deve ser preenchida por: Deve ser preenchida exclusivamente pelos Governos Deve ser preenchida exclusivamente pelas DPPFs. Todas as instituies de mbito central, provincial e Governos Distritais, as dotadas de autonomia administrativa e financeira, autarquias e Idem. Idem Idem

Ficha OI 1B Ficha OI 1C Ficha OI 1D

Caracterizao do projecto ou programa Acordos de financiamento externo Programao Financeira do projecto ou programa

23

Ficha OI 1E

Ficha OI DP

Programao Financeira do projecto Desembolsos Programados por Fonte de Financiamento (Modelo Especfico para os Sectores com Projectos Financiados por Fundo Comum.) Despesas de Investimento Resumo mbito Distrital

Idem

Deve ser preenchida exclusivamente pelas DPPFs.

A ficha OI-PP Despesas de Investimento mbito Provincial - resume as Despesas de Investimento Provincial segundo a modalidade (interno e externo), de todos os rgos e/ou instituies provinciais e distritais, e preenchida exclusivamente pela DPPF. As fichas OI -1A, OI -1B, OI -1C, OI -1D e OI -1E devem ser preenchidas para cada projecto ou programa de acordo com as instrues apresentadas em anexo. Embora corresponda a um projecto ou programa, as fichas OI -1C, OI -1D e OI-1E devem ser igualmente preenchidas para cada fonte de recurso e cada fonte de financiamento, na respectiva moeda de origem. A Ficha OI -1A Identificao do Projecto ou Programa visa a recolha e sistematizao da informao relativa aos elementos de identificao de cada um dos projectos ou programas que se pretendem incluir nas Despesas de Investimento de cada instituio. A Ficha OI -1B Caracterizao do Projecto ou Programa visa a recolha e sistematizao da informao que caracteriza cada um dos projectos ou programas que se pretendem incluir nas Despesas de Investimento de cada instituio. A Ficha OI -1C Acordos de Financiamento Externo do Projecto ou Programa visa a sistematizao das informaes detalhadas relativas s fontes de financiamento, por cada uma delas e na moeda original, para cada um dos projectos ou programas que se pretendem incluir nas Despesas de Investimento de cada instituio. A Ficha OI -1D Programao Financeira do Projecto ou Programa visa a sistematizao da informao relativa programao financeira, por fonte de financiamento e na moeda original, para cada um dos projectos ou programas que se pretendem incluir nas Despesas de Investimento de cada instituio. A Ficha OI -1E Programao Financeira do Projecto Desembolsos Programados por Fonte de Financiamento (Modelo Especfico para os Sectores com Projectos Financiados por
24

Fundo Comum) visa a obteno de informao dos desembolsos programados por Fonte de Financiamento dos programas/projectos financiados por Fundo Comum, nos sectores em que esta modalidade esteja em aplicao e o acordo devidamente sancionado pelo MF. A Ficha OI D Despesas de Investimento Resumo mbito Distrital visa a recolha e sistematizao de informao relativa aos s Despesas de Investimento dos rgos e instituies distritais, segundo a origem do financiamento. Importa referir os projectos e programas no inscritos nas Despesas de Investimento no

podero beneficiar de quaisquer recursos ou de autorizao relativa ao pagamento de direitos de importao ou outro tipo de pagamento, mesmo que se destinem cobertura de comparticipao interna dos financiamentos externos. Ao se pretender introduzir um projecto ou programa nas Despesas de Investimento pela primeira vez, obrigatrio, para alm do preenchimento das fichas apropriadas, apresentando em anexo da documentao relativa ao estudo de viabilidade tcnica, financeira e/ou econmica, bem como do respectivo acordo de financiamento externo, se aplicvel. Globalizao da Informao Recolhida e Verificao do Cumprimento das Orientaes, Limites de Despesa e Metodologias Posteriormente recolha da informao, o rgo competente da instituio deve proceder sua globalizao, isto apurar os montantes totais programados pelos diferentes organismos de modo a poder verificar o grau de cobertura das necessidades, adequao do programa proposto com as polticas e prioridades sectoriais, o cumprimento das orientaes emitidas, o respeito pelos limites de despesa e metodologias definidos e a introduo dos ajustes que se revelarem necessrios Elaborao do Processo Relativo proposta de Oramento do Estado Despesas de Investimento. A elaborao do processo relativo proposta do Oramento do Estado Despesas de Investimento tem lugar aps a globalizao e a verificao do cumprimento do que estabelece o

25

documento Orientaes para a Elaborao das Propostas de: Plano Econmico e Social e Oramento do Estado. Este processo constitudo por: um documento de fundamentao; um anexo contendo o conjunto das fichas, devidamente preenchidas, relativas aos projectos e/ou programas a serem includos no OE . O documento de fundamentao dever ter a estrutura indicativa seguinte:
Captulo I Apresentao e Anlise da Execuo do Oramento do Estado Despesas de Investimento do Ano Econmico em Curso Captulo II Objectivos e Estratgias Captulo III Apresentao e Caracterizao Global da Proposta de Despesas de Investimento III.1 Contribuio das Despesas de Investimento na concretizao dos Objectivos e Estratgias no mbito do PARPA III.2 Distribuio dos gastos programados segundo a estrutura orgnica, econmica e territorial III.3 Financiamento das Despesas de Investimento III.4 Nvel de gastos correntes nas Despesas de Investimento III.5 Aces susceptveis de financiamento durante o perodo de execuo do OE Captulo IV Apresentao e Caracterizao das Propostas de Despesas de Investimento IV.I Entidades Pblicas IV.2 Organismos Autnomos IV.3 Autarquias IV.4 Empresas do Estado

3.5.3.1 Aprovao da Proposta pela Instituio e sua transmisso Direco Provincial do Plano e Finanas e ao Ministrio da Planificao e Desenvolvimento Constitudo o processo de proposta de Despesas de Investimento, este aprovado pelo rgo competente da instituio e transmitido Direco Provincial do Plano e Finanas, que proceder ao seu tratamento de acordo com as normas e procedimentos internos, canalizando-a posteriormente ao Ministrio da Planificao e Desenvolvimento. 3.6 Controle da Execuo do Oramento A lei sujeita a execuo do oramento a uma apertada fiscalizao de natureza administrativa e judicial, destinada a garantir que aquela decorra com inteiro respeito pela proviso oramental e de acordo com as regras legalmente prescritas. A fiscalizao administrativa da execuo do oramento das receitas, que visa averiguar se foram liquidados e cobradas, a quem o deviam ser pelo montante devido, e se efectua uma correcta contabilizao das entradas, isto cargo dos servios de Inspeco-Geral de Finanas.
26

A legalidade da liquidao e cobrana das receitas pode ainda ser objecto de aprovao judicial que atravs dos tribunais fiscais, tratando-se de receitas tributrias do contencioso e receitas quer ainda dos tribunais judiciais, quanto as receitas provenientes do domnio privado do estado. 3.7 A Fiscalizao das Despesas Fiscalizao administrativa

Quanto s despesas, a sua fiscalizao administrativa compete no s prpria entidade responsvel pela gesto e execuo do oramento corresponde e s entidades hierarquicamente superior e da tutela com s respectivas Delegaes Geral da contabilidade Pblica da administrao central do estado, e s reparties de contabilidade. A fiscalizao administrativa da gesto oramental efectuada, atravs de um sistema de controlo sucessivo, que abrange a regularidade financeira e a eficincia e eficcia das despesas efectuadas e ter por base os mapas justificativos e documentao de despesas remetidas Direco-Geral da contabilidade Pblica. A fiscalizao judicial a da competncia do tribunal de contas, abrange aqui todos os contractos celebrados pelas entidades suspeitas jurisdio do tribunal de contas com excepo dos arrendamentos e dos de fornecimento de gua, gs, electricidade.

CAPITULO IV 4. A COORDENAO DO ORAMENTO ESTATAL, DO CENRIO FISCAL E O PROGRAMA DO GOVERNO

27

4.1 O Cenrio Fiscal de Mdio Prazo A complexidade da preparao do oramento, e principalmente a importncia destes para a economia, exige um conjunto de aces a serem tomadas de modo a garantirem a correcta aplicao dos fundos. Existe tambm ao facto que nem todas as iniciativas governamentais so verificveis a curto prazo sendo que necessrio estabelecer-se um plano a um perodo mais longo de 3 anos. O Cenrio Fiscal de Mdio Prazo (CFMP) um instrumento de planificao de base no processo de elaborao do oramento de estado e de gesto do errio pblico com objectivo de introduzir uma viso de Mdio Prazo na programao oramental melhorando assim a qualidade de prestao de servios pblicos. Esta viso de mdio prazo permite efectuar mudanas estruturais na despesa e aumentar o grau de previsibilidade dos recursos, contribuindo para uma planificao estratgica, coerente e compatvel com os recursos disponveis1 CFMP preparado com o objectivo de dar uma viso mais a mdio prazo a execuo os objectivos definidos pelos programas quinquenais. Isto , seria muito difcil fazer controlo do atingimento dos objectivos do programa apenas atravs de programas de base anual, deste modo foi desenvolvido este que visa servir de um intermedirio. Este deve garantir a interligao entre os custos e as metas e devem estar presentes todas a determinaes legais para: Assegurar a disciplina oramental para manter o equilbrio macroeconmico. Adequar a afectao intra-sectorial e territorial de recursos s metas e prioridades estratgicas expressas no programa quinquenal do governo e no PARPA II, bem como nas estratgias sectoriais e territoriais. Promover a eficcia na utilizao de recursos atravs de maior previsibilidade de recursos disponveis aos sectores e estratgias sectoriais, para perodo alm de um ano;
28

Facilitar as discusses e decises conjuntas sobre (i) Politica tributria a prosseguir; (ii) os benefcios/implicaes de alteraes do nvel das despesas pblicas.

Tomar decises sobre a periodizao na afectao de recursos; Usar cada vez mais eficientes instrumentos que apoiem a tomada de decises em harmonia com as politicas e prioridades

4.2 O Programa do Governo Como j referido acima a preparao do oramento um processo complexo, e deve envolver a globalidade dos objectivos e necessidades de uma economia. Deste moo o programa do governo surge como forma de trocar e delimitar as estratgias que iro levar a economia ao caminho pretendido. Programa do Governo um documento do qual constam as principais orientaes polticas e medidas a adoptar ou a propor para governar um pas (wikipedia 2001) Ou seja, o programa do governo um eixo norteador de toda aco governativa, o sinal a economia do rumo que o governo ir tomar, isto , qual o rumo efectivo da economia. Assim noutras palavras, conclui-se que o programa do governo a proposta de solues governamentais e dar sinal a economia do rumo que ser seguido de modo a trilhar tambm a seu rumo de acordo com o objectivos da economia. 4.3 O Oramento de Estado Moambicano O oramento de estado elaborado numa base anual. No entanto, no processo da sua elaborao muito importante ter em conta os objectivos da poltica macroeconmica, ou seja as perspectivas de mdio prazo no que se refere as estatsticas econmicas. Factores como a taxa de crescimento de inflao, nveis de preos, entre mais devem ser estimados para apreciao do oramento, e estes factores devem ser estimados para a preparao
29

do oramento estes factores devem ser estudados tendo em conta as projeces do quadro fiscal para o perodo de mdio prazo.

4.4 A Coordenao do Oramento de Estado, do Cenrio Fiscal de Mdio Prazo e do Programa do Governo em Moambique O oramento do estado deve estar estreitamente ligado aos objectivos do governo e a necessidade de disponibilizar bens pblicos para a promoo do bem estar da populao. Este um instrumento chave para melhorar esta ligao entre os objectivos e afectao da despesa. O CFMP serve em primeiro lugar para a tomada de decises sobre a afectao dos recursos pblicos a diferentes actividades, bens pblicos objectivos e instituies a todos os nveis. tambm a parte estratgica que define as grandes linhas da poltica oramental, o oramento anual detalha e operacionaliza a estratgia. O CFMP serve de base para afixao dos limites de programao para elaborao do oramento anual. A discusso sobre a afectao de recursos s instituies deve ter lugar no contexto do CFMP e no no remoto da elaborao do oramento anual, portanto, o CFMP permite uma tomada de decises com melhor informao sobre as consequncias financeiras das polticas a mdio prazo tomando em considerao o envelope global dos recursos disponveis. Serve tambm de base para afectao dos recursos esternos, num pas muito dependente de ajuda externa como Moambique, o governo e os doadores precisam de alguma orientao sobre a estrutura das despesas financiadas por fundos externos. O CFMP pretende assim oferecer tal orientao no que diz respeito parte de ajuda externa que vem sob forma de projectos ou apoio sectorial. Os parceiros de cooperao deram indicaes claras de que esto dispostos a respeitar propriedades do governo. Neste contexto, o CFMP o instrumento chave por que pretende justificaras despesas por sector (e subsector se for apropriado) em funo dos objectivos e metas estabelecidas nos documentos estratgicos. Tal como o programa Quinquenal do Governo, o PARPAII e, de forma subordinada, nas estratgias e planos estratgicos sectoriais e territoriais.
30

CAPITULO V 5. CONCLUSO E SUGESTES 5.1 Concluses

31

Com este trabalho pude concluir o que a elaborao do oramento do estado em um processo complexo e minuncioso, uma vez que para a sua elaborao devem ser observadas formalidades que at certo no ajudam a cumprir os prazos para a sua aprovao. A gesto do oramento pblico ou estatal uma questo que ainda muito preocupa os peritos ligados a oramentao pblica, por causa da incerteza que por natureza qualquer plano apresenta, isto nem sempre o que se prev o que se realiza na prtica. A gesto do oramento estatal muitas veses s possivel com as leis que regulam a politica financeira de qualquer pas, no s como tambm a idoniedade de quem aplica os fudos pblicos. Pude ainda chegar a concluso de que o nosso pas rene intrumentos chaves para a boa gesto do oramento do estado a destacar a Lei n9/2002, de 12 de Fevereiro, Lei do Sistema da Administrao Financeira do Estado (SISTAFE), o Cenrio Fiscal de Mdio Prazo entre outros. O que esta em falta a possibilidade de poder financiar oramento do estado sem recorrer a ajuda externa, poi isso no ajuda a gesto do oramento por causa das exigencias que os financiadores do 5.2 Sugestes Sugiro que este trabalho possa ser usado como parte de um plano de aulas visto que um tema bastante interessante, e imprescendivel para o curso de tecnico de contas, e que seja colocado na biblioteca da escola para que possa ser usado sempre que possivel para uma consulta bibliogrfica. Devido as dificuldades que tive ao elaborara este trabalho sou de opinio que no curso de contabilidade especialidade tcnico de contas possa se leccionar a disciplina de Contabilidade pblica uma vez que por si sa disciplina de finana no cobre variados assuntos sobre as finanas pblicas. BIBLIOGRAFIA Google. (sd) motor de busca Google. Obtido em 2010, de Google www.google.pt.

32

Ministrio de planificao e Desenvolvimento. (Fevereiro de 2005) MPD obtido em Outubro de 2008 de http//www.dnpo.gov.mz MPD (Setembro Outubro de 2006) Oramento do Estado para 2007, Maputo. MPD (Maro de 2005) PQ de Governo 2005-2009, Maputo, Maputo, Moambique. Sapo (2002) o OE obtido em Outubro de 2008 de sapo: http// octalberto. Sapo.pt/ o oramentode-estado,. ht.mz. Wikipedia (15 de Janeiro de 2001). Enciclopdia livre obtido em Fevereiro Junho de 2008 http//wikiedia.or Lei n9/2002, de 12 de Fevereiro, Lei do Sistema da Administrao Financeira do Estado (SISTAFE) Manual de Metodologia de Elaborao da Proposta do Oramento do Estado, Ministrio das Finanas. Manual de Actualizao em Finanas, de Mwanga Projectos Lda RIBEIRO J.T, Lies de Finanas Pblicas, 2 edio, 1988, Coimbra Editora,.

33

You might also like