You are on page 1of 14

Verdade e fantasia em freud*

Marcos Chedid Abel

Doutor em Psicologia, mestre em Psicologia Clnica, psiclogo. Docente no Centro Universitrio de Braslia (UniCEUB). Psiclogo clnico no Centro de Ateno Sade Mental Anank.

resumo: Trata-se de abordar as relaes entre verdade e fantasia no pensamento de Sigmund Freud e suas implicaes no trabalho psicanaltico. Apresenta-se a aproximao progressiva que se opera entre verdade e fantasia em suas elaboraes tericas. Demonstra-se que a fantasia, a princpio considerada apenas como obstculo verdade, passa a integrar a verdade buscada no tratamento. Argumenta-se que a verdade histrica na psicanlise composta pela verdade material e a fantasia de desejo. Conclui-se que Freud, em sua prtica, passa a visar, sobretudo, reconstruo ou construo com o analisante de sua verdade histrica, mais como poeta do que propriamente a descobrir a verdade material, como arquelogo. Palavras-chave: Freud, psicanlise, verdade histrica, verdade material, fantasia. abstract: Truth and fantasy in Freud. This essay discusses the

relations between truth and fantasy in the thought of Sigmund Freud and its implications in the objectives of the psychoanalytical work. It presents the gradual approach that is operated between truth and fantasy in his theoretical elaborations. It demonstrates that the fantasy, initially considered only as obstacle to the truth, becomes component of the truth searched in the treatment. It argues that the historical truth in psychoanalysis is composed by the material truth and the fantasy of desire. It concludes that Freud, in his practice, starts to aim at, over all, the reconstruction or the construction with the analysand of his story, as poet, than to discover his history, as archaeologist. Keywords: Freud, psychoanalysis, historical truth, material truth, fantasy.

* Trabalho financiado pelo Centro Universitrio de Braslia (UniCEUB),

por meio de bolsa de pesquisa.


gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

48

MARCos ChedId Abel

E, finalmente, no devemos esquecer que o relacionamento analtico se baseia no amor verdade isto , no reconhecimento de uma realidade e que isso exclui qualquer tipo de impostura ou engano. (FrEUD, 1937a/[200-], VII)

rabalho aqui a verdade em Sigmund Freud (1856-1939) com o objetivo geral de investigar as conexes entre verdade (Warheit) e fantasia (Phantasie). Verdade compreendida como aquilo que Freud busca alcanar no tratamento psicanaltico, cujo assentimento e integrao, por parte do analisante, so condies necessrias para modificaes no funcionamento psquico, isto , em seu modo de ser. Os objetivos especficos so, a partir da teoria da seduo, acompanhar as modificaes no papel da fantasia em relao verdade, at a diferenciao ulterior, apresentada em apenas dois textos, a partir de 1935, entre verdade histrica e verdade material, como tambm as consequncias dessas alteraes nos objetivos do tratamento psicanaltico. Em Freud, a verdade tem importncia fundamental, como indicado pela epgrafe acima, compreendida em sua definio tradicional como correspondncia a uma realidade, tal como manifestado quando reafirma sua filiao Weltanschauung cientfica (1933 [1932]/[200-], XXXV). Mas a questo a que realidade corresponde verdade em psicanlise. A verdade se apresenta como problema para Freud por duas vias: a verdade da psicanlise, da teoria em sua validade epistemolgica; e a verdade na psicanlise, na prtica em sua eficincia ou eficcia. Na teoria, persevera em manter a psicanlise no campo da cincia natural, tendo como ponto de apoio a fonte biolgica da pulso na sobredeterminao etiolgica. Na prtica, parte de uma concepo de causalidade materialista, chegando, de maneira involuntria, a uma perspectiva idealista, com proeminncia ascendente, em seu percurso, da realidade psquica sobre a realidade material. Nesse ensaio trato, principalmente, da verdade na psicanlise, em suas relaes com a fantasia. Em primeiro lugar, da fantasia como obstculo ao alcance da verdade; em seguida, da fantasia compondo a verdade; por fim, da diferena entre verdade histrica e verdade material.

fantasia como anteParo Verdade

A verdade o material com que Freud busca suscitar a convico do analisante para produzir efeitos de transformao no funcionamento psquico. Entretanto, no caminho em direo verdade, Freud se depara com o obstculo da fantasia. A concepo da fantasia como defesa est presente desde o perodo da teoria da seduo, que precede a clebre carta a Fliess, de 21/9/1897, na qual declara
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

VeRdAde e fAnTAsIA eM fReud

49

que no acredito mais em minha neurtica (MASSON, 1985/1986, p.265). Pois, quando Freud ainda acreditava nas suas neurticas, a fantasia j era concebida como obstculo ao alcance da suposta cena real de seduo, como colocado em outra carta, de 2/5/1897:
[...] adquiri uma noo segura da estrutura da histeria. Tudo remonta reproduo de cenas |do passado|. A algumas se pode chegar diretamente, e a outras, por meio de fantasias que se erguem frente delas. As fantasias provm de coisas que foram ouvidas, mas s posteriormente entendidas, e todo o material delas, claro, verdadeiro. So estruturas protetoras, sublimao dos fatos, embelezamento deles e, ao mesmo tempo, servem para o alvio pessoal. (MASSON, 1985/1986, p.240, grifo nosso)

Concepo tambm presente no manuscrito, anexo a essa carta, intitulado A arquitetura da histeria:
O objetivo parece ser o de alcanar as cenas |sexuais| mais primitivas. Em alguns casos isso se consegue diretamente, porm, em outros, somente atravs de um desvio, por meio das fantasias. E isso porque as fantasias so fachadas psquicas produzidas com a finalidade de impedir o acesso a essas recordaes. As fantasias servem, simultaneamente, tendncia a aperfeioar as lembranas e tendncia a sublim-las. (MASSON, 1985/1986, p.241, grifo nosso)

Vemos que, j nessa fase da teoria, as fantasias se constituem como algo a ser atravessado, para que se chegue s lembranas traumticas. A fantasia situa-se entre a anlise e as cenas passadas de seduo que so buscadas. Questo que retomada na carta de 25/5/1897, em manuscrito anexo: as fantasias emergem de uma combinao inconsciente de coisas vivenciadas e ouvidas, de acordo com certas tendncias. Essas tendncias tm o sentido de tornar inacessvel a lembrana da qual provieram ou podem provir os sintomas (MASSON, 1985/1986, p.248, grifo nosso). Nesse mesmo texto, as fantasias so consideradas como fices inconscientes, formadas por amalgamao e distoro, isto , as lembranas das cenas originais so falsificadas pela fragmentao que incide, sobretudo, nas relaes cronolgicas. Um fragmento da cena visual combina-se ento com um fragmento da cena auditiva, formando a fantasia (Idem). Nessa perspectiva, a fantasia uma formao psquica defensiva, como a amnsia e as lembranas encobridoras, abordadas em textos como O mecanismo psquico do esquecimento (1898/[200-]) e Lembranas encobridoras (1899/[200-]). No primeiro trabalho, apresenta o exemplo em que os nomes de Botticelli e Boltraffio emergem no lugar de Signorelli, que est associado morte e sexualidade. No segundo texto, as lembranas das flores amarelas, dentes-de-leo, associadas ao
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

50

MARCos ChedId Abel

vestido amarelo de sua primeira paixo, sua prima, e s fantasias de casamento com esta, que encobriam o desejo de deflor-la; como tambm a lembrana do po exageradamente saboroso representando fantasias ligadas a uma vida profissional mais prosaica, mais po com manteiga. Aps Freud fundamentar a etiologia das estruturas psquicas na teoria da libido e nos mecanismos de defesa do Eu, a perspectiva da fantasia como defesa continua presente. No trabalho com o Homem dos Lobos (1918 [1914]/[200-]), ltima das grandes anlises publicadas, considera que as lembranas referidas por este de tentar ver a irm despida eram, na verdade, fantasias que destinavam-se a apagar a lembrana de um evento que mais tarde pareceu ofensivo autoestima masculina do paciente, e atingiram o objetivo colocando uma inverso imaginria e desejvel em lugar da verdade histrica (III). Na reconstruo que Freud realiza da histria, apresenta o motivo da distoro da realidade. De acordo com essas fantasias, no era ele que havia desempenhado um papel passivo em relao irm, mas, pelo contrrio, fora agressivo, tentara v-la despida, fora rejeitado e punido, e iniciara, por essa razo, o comportamento colrico do qual a tradio familiar tanto falava. (III) Freud compara essas fantasias com as lendas por meio das quais uma nao que se tornou grande e orgulhosa tenta esconder a insignificncia e o fracasso dos seus primrdios (III). Nessa perspectiva, as fantasias so lendas pessoais, por meio das quais o sujeito altera seu passado, sua histria. A fantasia uma barreira interpondo-se entre a anlise e a verdade buscada por Freud. Temos, portanto, desde o perodo da teoria da seduo, e prosseguindo nos desenvolvimentos tericos ulteriores, Freud considerando a fantasia como anteparo frente s experincias e motivos realmente importantes na etiologia, ocultados por um disfarce fictcio. A fantasia tem o status de obstculo, interpondo-se entre a anlise e o objetivo de Freud: chegar verdade das lembranas traumticas.

fantasia como comPonente da Verdade

Na teoria da seduo, a fantasia j era concebida, em sua funo de defesa, como passvel de produzir sintomas. Pois, como colocado em carta a Fliess, de 25/5/1897, o aumento da intensidade de uma fantasia defensiva poderia desencadear o recalque e produzir, por consequncia, um sintoma (MASSON, 1985/1986, p.248). Aspecto quantitativo, referente intensidade de investimento na representao, cuja importncia permanecer na teoria etiolgica como condio necessria para o desencadeamento da defesa. Contudo, aps 1897, a fantasia tambm ganha em importncia na composio do sintoma, como fantasia de desejo. Por exemplo, ao analisar a tosse nervosa de Dora (1905 [1901]), Freud coloca que:
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

VeRdAde e fAnTAsIA eM fReud

51

Segundo uma regra que eu pudera confirmar repetidamente pela experincia, mas que ainda no me atrevera a consolidar num princpio geral, o sintoma significa a representao a realizao de uma fantasia de contedo sexual, isto , uma situao sexual. Melhor dizendo, pelo menos um dos significados de um sintoma corresponde representao de uma fantasia sexual, enquanto para os outros significados no se impe tal limitao do contedo. (O quadro clnico)

Os sintomas histricos so a expresso de seus mais secretos desejos recalcados (1905 [1901], Notas preliminares), so a atividade sexual do doente (1905 [1901], Posfcio). Temos, portanto, a fantasia passvel de um duplo papel: como impedimento fictcio ao acesso verdade insuportvel, contra a qual a defesa foi erigida; e como verdade imaginria rechaada, cujo retorno compe o sintoma. A partir do caso do Homem dos Lobos (1918 [1914]/200-]), a fantasia, na modalidade primeva (Urphantasie), passa a tambm poder ter funo de cena primeva (Urszene), na etiologia do quadro clnico, provocando o recalque primevo (Urverdrngung) e a fixao. At ento, Freud no considera que a fantasia tenha esse papel, que estaria restrito defesa e formao do sintoma. Essa posio de Freud em relao fantasia patente em sua correspondncia com Carl Jung (1875-1961), que, em 1911, est envolvido na investigao das fantasias inconscientes na etiologia a ponto de dizer, em carta de 08/05, que as formas manifestas das fantasias inconscientes me devoram vivo (McGUIrE, 1974/1976, p.482). Enquanto Freud, de sua parte, considera, em 15/06, que sempre que o encontrei, o que o sistema [de fantasias inconscientes] produzia no era mais importante do que a etiologia e os motivos e as recompensas reais da vida (Idem, p.491). Ou seja, a fantasia no seria mais importante que a fixao da libido, o evento a frustrao (Versagung) iniciada pela instalao ou suspenso de uma privao (Entbehrung) levando regresso do investimento libidinal, gerao de conflito, ao desencadeamento da defesa e soluo de compromisso manifesta no sintoma, mantido pelo ganho primrio interno econmico e o ganho secundrio exterior. De fato, constata-se que at o caso do Homem dos Lobos (1918 [1914]/[200-]), na investigao etiolgica da causa especfica e da causa desencadeante, a busca pela cena real traumtica, base da teoria da seduo, prossegue na teoria da sexualidade infantil. Entretanto, a cena no mais como introdutora da sexualidade, mas despertando e intensificando de maneira traumtica a excitao sexual, tal como havia sido suposta nas anlises de Dora e Hans cena que passa a ser a do coito parental. Cena que tem importncia para Freud, porque o fato de uma criana em idade muito precoce escutar os pais copularem, pode desencadear sua primeira excitao sexual e [...] esse acontecimento pode, devido a seus efeitos
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

52

MARCos ChedId Abel

posteriores, agir como ponto de partida para todo o desenvolvimento sexual da criana (FrEUD, 1925). Em Dora (1905 [1901]/[200-]), a cena suposta ter sido ouvida e participado na revulso de sua sexualidade, aos oito anos, na passagem da masturbao dispneia:
Os atos sintomticos e outros sinais de Dora forneceram-me boas razes para supor que a menina, cujo quarto era contguo ao dos pais, teria entreouvido uma visita noturna do pai a sua mulher e escutado a respirao ofegante do homem (alis, habitualmente entrecortada) durante o coito. As crianas, nesses casos, pressentem o sexual nesse rudo inslito. A rigor, os movimentos expressivos da excitao sexual j se acham prontos nelas como mecanismos inatos. Indiquei, anos atrs, que a dispneia e as palpitaes da histeria e da neurose de angstia so apenas fragmentos isolados do ato do coito, e em muitos casos, como no de Dora, pude reconduzir o sintoma da dispneia, da asma nervosa, mesma origem causal: ao som entreouvido da relao sexual entre adultos. Sob a influncia da excitao concomitante experimentada nessa ocasio, perfeitamente possvel que tenha sobrevindo uma reviravolta na sexualidade da menina, substituindo sua inclinao para a masturbao por uma inclinao para a angstia. (O primeiro sonho, grifo nosso)

Em Hans (1909/[200-]), a cena do coito parental conjecturada tambm ter sido ouvida e incidido na transio do anseio libidinal por sua me angstia, aos quatro anos e nove meses. Freud suspeita que havia alguma lembrana agitando-se na mente da criana, lembrana de ter observado uma cena de relao sexual entre seus pais no quarto destes (Discusso, II, grifo nosso). Apesar do pai de Hans haver afirmado a Freud que no tenho nenhuma evidncia direta de ele por acaso ter ouvido, como o senhor supe, seus pais tendo relaes sexuais (Caso clnico e anlise). Na anlise do Homem dos Lobos (1918 [1914]/[200-]), Freud buscar verificar a existncia material da cena do coito parental, suposta em Dora e Hans, mas, de maneira diversa destes, a cena teria sido vista e no ouvida, o que talvez indique a avidez de Freud de, nesse caso, obter uma evidncia. Esta cena teria acelerado em Pankejeff os processos de amadurecimento sexual (1918 [1914]/ [200-], IX). Entretanto, ao final da anlise, discutida a realidade da cena, seu estatuto de verdade. As questes centrais giram em torno dos dois tempos do trauma. Quanto realidade da cena no primeiro tempo, Freud prope duas solues: a) a cena foi vista e de fato se tratava de cpula parental; ou b) a cena no foi vista e se tratava de traos de memria sem sentido sexual em sua origem. Com respeito ao segundo tempo, a significao sexual da cena, Freud postula duas possibilidades:
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

VeRdAde e fAnTAsIA eM fReud

53

a) a significao foi devida a conhecimento obtido atravs da experincia; b) a significao foi devida a um esquema imaginrio filogentico. Sobre o primeiro tempo, chega deciso de que no importa se a cena ocorreu mesmo ou foi fantasiada em um momento posterior. Insere nota na qual diz que indiferente a questo de escolhermos consider-la como uma cena primria ou como uma fantasia primitiva (FrEUD, 1918 [1914], IX). Do segundo tempo, tambm no importante se a significao foi a partir de conhecimento obtido atravs da experincia, ou oriundo de um esquema imaginrio filogentico. Conclui que qualquer combinao dessas quatro variveis possvel, e, sejam quais forem estas, o resultado ser o mesmo e o modo de tratamento tambm. Assim o objetivo da psicanlise continua sendo tornar conscientes as reminiscncias sexuais infantis (IV; IX). A partir dessa psicanlise, Freud prope que a atitude a ser tomada a de que podemos igualar fantasia e realidade; e no nos importaremos, em princpio, com qual seja esta ou aquela das experincias da infncia que esto sendo examinadas (1916-1917 [1915-1917], XXIII, grifo nosso). Contudo, a fantasia no s equiparada realidade material, mas passa a ter proeminncia sobre esta, pois, as fantasias possuem realidade psquica, em contraste com a realidade material, e gradualmente aprendemos a entender que, no mundo das neuroses, a realidade psquica a realidade decisiva (XXIII). Entretanto, constata-se que, enquanto no tratamento h a valorizao da realidade psquica, na teoria, continua presente a importncia da realidade material no pensamento de Freud, em sua proposta quanto origem filogentica das fantasias primevas, de observao do coito dos pais, seduo por um adulto e ameaa de ser castrado (1916-1917 [1915-1917]/[200-], XXIII). Para Freud, essas fantasias tm suas fontes nas pulses e se constituem como um acervo filogentico (XXIII). Nessas fantasias, o indivduo se contacta, alm de sua prpria experincia, com a experincia primeva naqueles pontos nos quais sua prpria experincia foi demasiado rudimentar (XXIII). Ou seja, se no uma verdade ontogentica, uma verdade filogentica.
Parece-me bem possvel que todas as coisas que nos so relatadas hoje em dia, na anlise, como fantasia seduo de crianas, surgimento da excitao sexual por observar o coito dos pais, ameaa de castrao (ou, ento, a prpria castrao) foram, em determinada poca, ocorrncias reais dos tempos primitivos da famlia humana, e que as crianas, em suas fantasias, simplesmente preenchem os claros da verdade individual com a verdade pr-histrica. repetidamente tenho sido levado a suspeitar que a psicologia das neuroses tem acumulada em si mais antiguidades da evoluo humana do que qualquer outra fonte. (XIII, grifo nosso)

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

54

MARCos ChedId Abel

Vale ressaltar que, em 1911, Jung j defendia a tese da herana filogentica. Como na carta a Freud de 17/10, quando diz que as chamadas memrias remotas da infncia no so em absoluto memrias individuais, mas sim filogenticas (McGUIrE, p.514). Naquele momento, restringindo estas ao nascimento e ao sugar, porm, acrescentando que creio que h muito mais coisas a tomar por memrias filogenticas do que atualmente supomos (McGUIrE, p.514). Proposta de Jung, que Freud parece por fim integrar, pois, no Homem dos Lobos, sobre a determinao dos efeitos imediatos cena, coloca que:
Se se considera o comportamento do menino de quatro anos em relao cena primria reativada, ou mesmo se se pensa nas reaes muito mais simples da criana de um ano e meio, quando a cena foi realmente vivida, difcil descartar a opinio de que algum tipo de conhecimento, dificilmente definvel, algo, fosse o que fosse, preparatrio para uma compreenso, estivesse agindo na criana, na poca. No podemos formar um conceito sobre aquilo em que poderia ter consistido esse conhecimento; nada temos nossa disposio, a no ser uma nica analogia e ela excelente , a do extenso conhecimento instintivo [instinktiv] dos animais. [...] Esse fator instintivo seria ento o ncleo do inconsciente, um tipo primitivo de atividade mental, que seria depois destronado e encoberto pela razo humana. (FrEUD, 1918 [1914], IX, grifo nosso)

Ao apelar para o instintivo para explicar as reaes concomitantes cena primeva, Freud parece remeter a questo para o campo da etologia, a fenmenos tais como os citados por Jacques Lacan (1901-1981), em 1946, quanto a imagos eliciando ovulao em pombos. A dificuldade de Freud para explicar os efeitos imediatos cena, como tambm o sonho de angstia, est na considerao de que, por um lado, a criana, como o adulto, s pode produzir fantasias a partir do material que foi adquirido (Freud, 1918 [1914], V). Por outro lado, no caso de Pankejeff, o espao de tempo disponvel para a aquisio curto (FrEUD, 1918 [1914], 5). Penso que, por julgar o tempo de vida curto, Freud no aventa a possibilidade de aproximar a fantasia primeva do simbolismo onrico, principalmente nos sonhos tpicos, cujo material a linguagem e a cultura (FrEUD, 1900, V, E). Portanto, na prtica, a realidade psquica passa a ser equiparada realidade material, podendo mesmo ter proeminncia sobre ela. Com a concepo das Urphantasien podendo substituir as Urszenen, no desencademento da Urverdrngung, a partir da introduo do trauma narcsico, a fantasia, alm de ser concebida como obstculo, passa a compor tambm a verdade da etiologia, com participao no restrita formao do sintoma. No entanto, na teoria, continua necessria,

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

VeRdAde e fAnTAsIA eM fReud

55

ao pensamento de Freud, a experincia de eventos objetivos, mesmo que prhistrica e transmitida pela filogenia.

Verdade histrica, Verdade material e fantasia

A primeira ocorrncia do termo verdade histrica (historische Wahrheit), encontrada na anlise que Freud empreende em Leonardo da Vinci (1910/[200-]), a partir de uma de suas primeiras lembranas da infncia. Faz analogias, s quais recorrer vrias vezes durante sua obra, entre verdade histrica com realidade vivida e histria individual com histria de um povo. ressalta a importncia das histrias da infncia, pois caso fossem menosprezadas, cometeramos uma injustia to grande como faramos se desprezssemos o conjunto de lendas, tradies e interpretaes encontradas na histria primitiva de uma nao (II).
A despeito de todas as distores e mal-entendidos elas ainda representam a realidade do passado: representam aquilo que um povo constri com a experincia de seus tempos primitivos e sob a influncia de motivos que, poderosos em pocas passadas, ainda se fazem sentir na atualidade; e, se fosse possvel, atravs do conhecimento de todas as foras atuantes, desfazer essas distores, no haveria dificuldade em desvendar a verdade histrica que se esconde atrs do acervo lendrio. (II, grifo nosso)

Desfazendo-se as distores lendrias, se chegaria verdade histrica composta pela experincia e os motivos do passado, que continuariam presentes. Objetivo que Freud busca alcanar, tanto na dimenso histrica coletiva, em textos como Totem e tabu (1912-13/[200-]) e Moiss e o monotesmo (1939 [1934-1938]/[200]), como tambm no plano individual, na prtica psicanaltica, ao considerar as lembranas da infncia ou as fantasias do indivduo (1910, II). preciso tratar do que o analisante cr se lembrar da infncia, pois os restos de recordaes que ele prprio no compreende encobrem valiosos testemunhos dos traos mais importantes de seu desenvolvimento mental (1910, II). Temos aqui a relao entre verdade histrica e trao (Zge). So os traos, as marcas lavradas na histria pela experincia e os motivos, o que se busca. Em Construes em anlise (1937b/[200-]), Freud reafirma sua concepo de que o objetivo do trabalho analtico o de induzir o paciente a abandonar as represses [...] prprias a seu primitivo desenvolvimento e a substitu-las por reaes de um tipo que corresponda a uma condio psiquicamente madura (I). Para se alcanar esse objetivo, ele deve ser levado a recordar certas experincias e os impulsos afetivos por elas invocados, os quais, presentemente, ele esqueceu (I, grifo nosso). O analista teria o papel de reconstruir, ou construir, a verdade histrica do sujeito, atravs de combinaes do material apresentado a partir dos sonhos,
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

56

MARCos ChedId Abel

das ideias produzidas pela associao livre e pela repetio dos afetos pertencentes ao material reprimido (I). Portanto, eis o que Freud concebe como a verdade histrica: o conjunto formado pela experincia e as pulses despertadas originalmente que se coaduna com sua concepo de equao etiolgica, constituda como srie complementar pela disposio constitucional hereditria e a disposio adquirida pela experincia (FrEUD, 1916-17 [1915-17]/[200-], XXIII). Assim, penso que, na diferenciao feita por Freud entre verdade histrica e verdade material, esta ltima se restringe s experincias de eventos na realidade material, excluindo os impulsos afetivos originais (fantasias de desejo) e as defesas quanto a esses impulsos (fantasias de defesa, lembranas encobridoras, amnsias etc.). J a verdade histrica composta pelas experincias na realidade material e as fantasias de desejo. Teramos trs fatores: 1) os eventos da realidade material, ou seja, a verdade material; 2) as representaes (fantasias) das pulses, que, junto aos eventos da realidade material, formam a verdade histrica; e 3) as defesas, que distorcem a verdade histrica. Por conseguinte, a verdade histrica que Freud busca encontrar no tratamento o conjunto formado pelos eventos experienciados na realidade material e as fantasias de desejo da realidade psquica (com prevalncia desta), por meio do atravessamento das defesas, que tambm participam da realidade psquica. Em apoio a essa diferenciao entre a verdade histrica e a verdade material, reporto-me ao nico texto em que essa distino apresentada de forma mais explcita, pela primeira e ltima vez, Moiss e o monotesmo (1939 [1934-1938]/ [200]), como tambm breve referncia feita no Ps-escrito, de 1935, a Um estudo autobiogrfico (1925 [1924]/[200-]), no qual escreve:
Em O futuro de uma iluso exprimi uma avaliao essencialmente negativa da religio. Depois, encontrei uma frmula que lhe fazia melhor justia: embora admitindo que sua fora reside na verdade que ela contm, mostrei que a verdade no era uma verdade material mas histrica. (Ps-escrito)

Em O futuro de uma iluso (1927/[200-]), ao analisar o papel de Deus na proibio do homicdio, Freud considera que a doutrina religiosa est certa, porta a verdade histrica. E a verdade histrica que o pai primordial constituiu a imagem original de Deus, o modelo a partir do qual as geraes posteriores deram forma figura de Deus. Da a explicao religiosa ser correta (VIII). Os fatos contidos nas doutrinas so verdades sob uma roupagem simblica (p.59). Pois, a doutrina religiosa nos conta a verdade histrica submetida embora, verdade, a certa modificao e disfarce (VIII). Considera ento que
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

VeRdAde e fAnTAsIA eM fReud

57

o cabedal de ideias religiosas inclui no apenas realizaes de desejos, mas tambm importantes reminiscncias histricas (VIII). Baseado na afirmao do Ps-escrito, de 1935, de que a explicao religiosa porta a verdade histrica e no a verdade material, concluo que, caso a explicao dos crentes contivesse a verdade material, teria sido Deus de fato quem efetuou a proibio. J a verdade histrica composta pela experincia na realidade material do pai primordial e o assassinato deste (verdade material) somada aos impulsos afetivos a essa experincia. Verdade histrica que teria sido alterada a posteriori. No texto sobre Moiss (1939 [1934-1938]/[200-]), a diferena entre verdade histrica e material apresentada durante a anlise da ideia de um deus nico, aceita pelos crentes piedosos como parte da verdade eterna (G). Freud considera, tal como no Ps-escrito, que a explicao dos crentes contm a verdade, mas a verdade histrica, no a verdade material (G). Verdade histrica que, seguindo uma linha de raciocnio similar a anterior, foi deformada em seu retorno. Corrigindo-se essa deformao, a verdade histrica que teria havido no um grande deus nico, mas uma pessoa isolada que estava fadada a parecer imensa na poca e que, posteriormente, retornou na memria dos homens, elevada divindade (G). Assim, a verdade histrica que uma pessoa (realidade material) que parecia imensa na poca (fantasia original) foi posteriormente elevada divindade (fantasia deformante). Portanto, entendo que nesses dois textos: A. Verdade material coincide com realidade material. Mas verdade histrica no se restringe realidade psquica, ou seja, a verdade histrica engloba a realidade material (ou verdade material) e a realidade psquica (fantasia). B. realidade psquica composta pela fantasia pulsional, como tambm pela formao psquica distorcedora. C. Para se chegar verdade histrica, h que se desfazer da formao adulterante posterior para se alcanar a fantasia original e o evento real. Portanto, transpondo essas concluses para o campo da clnica psicanaltica, confirma-se que verdade histrica vem a se estabelecer no pensamento de Freud como o evento na realidade material (verdade material) somado s fantasias de desejo, subtraindo-se as defesas. J a verdade material a verdade histrica desnudada das fantasias de desejo e das defesas: Verdade Histrica = (Verdade Material + Fantasia de Desejo) Defesa Verdade Material = Verdade Histrica (Fantasia de Desejo + Defesa)

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

58

MARCos ChedId Abel

Assim, na prtica psicanaltica, a verdade histrica buscada no se reduz realidade material, pois as fantasias de desejo possuem valor exponencial em relao aos eventos reais.
concluso

No h como ser mensurado quanto dos ataques psicanlise provm do medo a Freud, fantasiado como Bicho-papo que revolve, qual Orcus, os infernos das paixes infantis, ainda pulsantes sob a pele do adulto. Entretanto, no desenvolvimento de seu pensamento, Freud se assemelha mais a Janus, trabalhando na dupla perspectiva do biolgico e do psquico, que se condensam no conceito de pulso. Na teoria, a fantasia deixa de ter somente funo de defesa quanto verdade, ganhando progressivamente papis na constituio da verdade, com participao crescente na etiologia. Na prtica, a construo ressaltada em relao interpretao, ou seja, a criao se destaca em relao ao descobrimento. Passa a ser menos importante, no tratamento, estabelecer o contexto objetivo da experincia, do que localizar o incio do conflito, isto , o porqu, os motivos do conflito pulsional, e o para qu, a finalidade da defesa. Entretanto foi demorado o assentimento por Freud quanto amplitude do papel etiolgico da fantasia. manifesto seu pendor pela arqueologia incidentalmente a profisso de Norbert Hanold, em Gradiva que pode ser constatado por suas analogias entre o trabalho do arquelogo e do psicanalista, como tambm pela sua paixo por estatuetas ancestrais. Contudo soube se deixar guiar pelas caractersticas do seu objeto de estudo, passando a visar menos a descobrir a verdade material, como arquelogo, do que a possibilitar a reconstruo ou a construo pelo analisante de sua verdade histrica, como poeta, ao concluir que, em extenso maior que imaginara, somos, de fato, feitos da mesma substncia dos sonhos. Na prtica, o desejo de trabalhar com o material concreto do cientista positivo revisto, passando a incluir cada vez mais o material difano da Psych, que, ladeada por Eros e Thnatos, no abrir e fechar suas asas de borboleta, aparece e desaparece, como miragem. O que parece ser uma sina da qual Freud busca se livrar desde o tempo do tratamento catrtico, cujos relatos de casos lhe pareciam mais contos. No entanto, com o recurso fantasia filogentica, o objetivo de ter uma base material para sua teoria fluctuat nec mergitur. Pois, nessa concepo, continua presente a realidade material do evento, suposto desde a teoria da seduo, agora transmitido pela biologia. Necessidade terica que penso ser decorrente da generalizao de que a fantasia formada a partir de estmulos perceptuais, tal como pensada na elaborao do sonho. Todavia, continua em aberto a questo de por que Freud, para explicao da fantasia primeva, considerou curto o tempo
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

VeRdAde e fAnTAsIA eM fReud

59

de vida de Pankejeff, no recorrendo, por isso, materialidade da linguagem e da cultura, como j proposto para o simbolismo no sonho, em vez do apelo biologia. Considerando a importncia da verdade em Freud, notvel que diferenciao entre verdade histrica e verdade material, somente sejam feitas duas breves e tardias abordagens em toda a sua obra, a partir de 1935, como tambm que essa diferena seja tratada em textos sociolgicos, e no clnicos. Talvez isso se deva ao fato de ter constatado que essa distino, por importante que seja no que tange histria coletiva, tenha menos implicaes no mbito da histria individual. Ou pela relutncia a concluir que a verdade na psicanlise, enfim, no uma verdade material.
recebido em 18/5/2009. Aprovado em 15/7/2009.

referncias

FrEUD, S. [200-] Edio eletrnica brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Verso 2.0. rio de Janeiro: Imago. CD-rOM. No paginado. (1898). O mecanismo psquico do esquecimento, v. 3; (1899). Lembranas encobridoras, v.3; (1900). A interpretao dos sonhos, v. 4-5; (1905 [1901]). Fragmentos da anlise de um caso de histeria, v.7; (1909). Anlise de uma fobia em um menino de cinco anos, v.10; (1910). Leonardo da Vinci e uma lembrana de sua infncia, v.11; (1912-13). Totem e tabu, v.13; (1918 [1914]). Histria de uma neurose infantil, v.17; (1916-1917 [1915-1917]). Conferncias introdutrias sobre psicanlise, v.15-16; (1925). Algumas consequncias psquicas da distino anatmica entre os sexos, v.19; (1925 [1924]). Um estudo autobiogrfico, v.20; (1927). O futuro de uma iluso, v.21; (1933 [1932]). Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise, v.22; (1937a). Anlise terminvel e interminvel, v.23; (1937b). Construes em anlise, v.23; (1939 [1934-1938]). Moiss e o monotesmo, v.23. LACAN, J. (1946) Propos sur la causalit psychique, in crits I. Paris: Points, 1999.
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

60

MARCos ChedId Abel

McGUIrE, W. (Org.) (1974) Freud/Jung correspondncia completa. rio de Janeiro: Imago, 1976. MASSON, J. (Org.) (1985/1986) A correspondncia completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess 1887-1904. rio de Janeiro: Imago.

Marcos Chedid Abel mc.abel@ig.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 47-60

You might also like